Tatiana Escovedo
Professora e coordenadora de cursos de pós-graduação lato sensu e professora do quadro complementar (cursos de graduação) do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É doutora em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio na área de Métodos de Apoio a Decisão (2015), mestre em Informática pela PUC-Rio (2007) na área de Engenharia de Software e bacharel em Sistemas de Informação pela PUC-Rio (2005). Profissional de múltiplos interesses com experiência em tecnologia, óleo e gás, análise de riscos, gestão e ensino. Desenvolveu extensas habilidades de liderança, comunicação e trabalho com equipes multidisciplinares e tem recebido reconhecimento por sua capacidade de resiliência, adaptabilidade, proatividade, realizar trabalhos críticos e organizados e compromisso com resultados. É autora de livros e artigos científicos na área de Ciência de Dados, Engenharia de Software, Educação Colaborativa e Agile, sendo o livro "Introdução a Data Science - Algoritmos de Machine Learning e métodos de análise" bestseller da editora Casa do Código em 2020 e o livro "Engenharia de Software para Ciência de Dados", finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024. Seus interesses incluem (mas não estão limitados a) Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Machine Learning, Analytics, Inteligência de Negócios, Transformação Digital, Agile, Liderança, Negócios, Engenharia de Software, Colaboração, Ensino e Pesquisa. Desde 2006 atua como Analista de Sistemas na Petrobras, atualmente como Gerente Geral da área de Transformação Digital.
Informações coletadas do Lattes em 24/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Métodos de Apoio à Decisão
2012 - 2015
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Título: Aprendizagem Neuroevolutiva e Detecção de Concept Drift em Ambientes Não Estacionários
, Ano de obtenção: 2015. Marley Maria Bernardes Rebuzzi Vellasco. Coorientador: André Vargas Abs da Cruz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Business Intelligence.
Mestrado em Informática
2005 - 2007
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Título: IssueNet: Um Framework para Avaliação Colaborativa de Tarefas
, Ano de Obtenção: 2007.Carlos José Pereira de Lucena.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Groupware. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Graduação em Bacharelado em Informática
2002 - 2005
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Aplicando a Intrução Baseada na Web na Educação Musical
Orientador: Hugo Fuks
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.
Formação complementar
2022 - 2022
Prosci® Certified Change Practitioner. , PROSCI, PROSCI, Estados Unidos.
2020 - 2021
Extensão universitária em Harvard ManageMentor. (Carga horária: 164h). , Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.
2020 - 2020
Extensão universitária em Management Specialization. (Carga horária: 32h). , The University of Akron, UAKRON, Estados Unidos.
2020 - 2020
Soft Skills. (Carga horária: 8h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.
2020 - 2020
Engenharia de Dados com Hadoop e Spark. (Carga horária: 44h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.
2020 - 2020
Gestão de Projetos de Big Data. (Carga horária: 64h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.
2020 - 2020
Visualização de Dados e Design de Dashboards. (Carga horária: 54h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.
2020 - 2020
Matemática Para Machine Learning. (Carga horária: 64h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.
2020 - 2020
Governança de Dados. (Carga horária: 8h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.
2020 - 2020
Business Analytics. (Carga horária: 64h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.
2019 - 2020
Big Data Real-Time Analytics com Python e Spark. (Carga horária: 64h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.
2019 - 2020
Machine Learning. (Carga horária: 120h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Corporate Finance Specialization. (Carga horária: 32h). , Ohio University, O.U., Estados Unidos.
2019 - 2019
DevOps Professional. (Carga horária: 8h). , EXIN your ICT competence partner, EXIN, Brasil.
2019 - 2019
Big Data Analytics com R e Microsoft Azure Machine Learning. (Carga horária: 108h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.
2018 - 2018
Curso Desenvolvimento Web com HTML, CSS e JavaScript. (Carga horária: 40h). , Caelum, CAELUM, Brasil.
2018 - 2018
Curso Web Apps com JavaScript Moderno, DOM e jQuery. (Carga horária: 32h). , Caelum, CAELUM, Brasil.
2018 - 2018
Certified Scrum Master (CSM). (Carga horária: 16h). , Knowledge 21, K21, Brasil.
2018 - 2018
Métricas Ágeis. (Carga horária: 8h). , Knowledge 21, K21, Brasil.
2018 - 2018
Certified Scrum Product Owner (CSPO). (Carga horária: 16h). , Knowledge 21, K21, Brasil.
2018 - 2018
Kanban Management Professional I. (Carga horária: 16h). , Knowledge 21, K21, Brasil.
2018 - 2018
Management 3.0. (Carga horária: 16h). , Knowledge 21, K21, Brasil.
2017 - 2017
Arquitetura e Design de Projetos Java. (Carga horária: 40h). , Caelum, CAELUM, Brasil.
2017 - 2017
Leader Training. (Carga horária: 45h). , Instituto Tadashi Kadomoto, ITK, Brasil.
2015 - 2015
Laboratório de Java com Testes, JSF e Design Patterns. (Carga horária: 20h). , Caelum, CAELUM, Brasil.
2015 - 2015
Java para Desenvolvimento Web. (Carga horária: 40h). , Caelum, CAELUM, Brasil.
2015 - 2015
Java e Orientação a Objetos. (Carga horária: 40h). , Caelum, CAELUM, Brasil.
2009 - 2010
Academia SAP BW. , Gplux, GPLUX, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: CIÊNCIA DE DADOS.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Computacional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Métodos de Apoio à Decisão.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
Participação em bancas
MAITELLI, C. W. S. P.; DORIA NETO, A. D.; SOARES, F. L.;ESCOVEDO, T.. APLICAÇÃO DE MODELOS DEEP LEARNING NA ESTIMAÇÃO DE VAZÃO DE PETRÓLEO EM POÇOS OFFSHORE COM SISTEMA DE BOMBEIO CENTRÍFUGO SUBMERSO. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MELO, M. T.; OLIVEIRA, B. G. M.; NOVO, L. R. G. S. L.; MEDEIROS, L. H. A.;ESCOVEDO, T.. Diagnóstico de Falhas Estruturais em Hastes de Âncora por Meio da Análise de Sinais Eletromagnéticos por Ferramentas de Inteligência Artificial. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Pernambuco.
CARVALHO, E. A.;ESCOVEDO, T.MELO, R. N.. Macedo. Sistema de gestão de treinos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MICELI, L.A.;ESCOVEDO, T.; CARVALHO, E. A.. Sistema de Gestão Financeira de Projetos, um Ambiente de Gerenciamento Financeiro Aplicado a uma Pequena Empresa de Tradução. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MICELI, L.A.;ESCOVEDO, T.; CARVALHO, E. A.. Projecting and Building, um Ambiente de Gerenciamento de Manutenção de Veículos para Plataforma Web. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
CARVALHO, E. A.;ESCOVEDO, T.MELO, R. N.. Projeto Touch. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
CARVALHO, E. A.;ESCOVEDO, T.MELO, R. N.. SGR ? Sistema Gerenciador de Requisitos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MELO, R. N.ESCOVEDO, T.; CARVALHO, E. A.. Data warehouse como ferramenta de auxilio no controle de informações da diretoria de ensino dos colégios militares. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MELO, R. N.ESCOVEDO, T.; CARVALHO, E. A.. Data Warehouse para Serviços Portuários. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MELO, R. N.ESCOVEDO, T.; CARVALHO, E. A.. Interface Gráfica Dwing. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MELO, R. N.ESCOVEDO, T.; CARVALHO, E. A.. Modelagem conceitual no apoio à construção de um dw aplicado na dataprev. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MELO, R. N.ESCOVEDO, T.; CARVALHO, E. A.. Uma Aplicação de Data Warehouse Companhia de Trafego Aéreo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MELO, R. N.ESCOVEDO, T.; CARVALHO, E. A.. Uso da técnica de mineração de dados para descoberta de padrões em projetos realizados em usinas hidrelétricas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
CARVALHO, E. A.;MELO, R. N.ESCOVEDO, T.. Sistema de Suporte de TI. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
PEREIRA, L. A. M.;ESCOVEDO, T.. Working Together - Sistema de Integração Corporativa. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
PEREIRA, L. A. M.;ESCOVEDO, T.. Gerenciador de Finanças Pessoais . 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MATHIAS, I.; TORREAO, E.;ESCOVEDO, T.. EquipeOn - Gerenciador de equipes externas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Orientou
Aprendizado Profundo Aplicado à Detecção de Anomalias em Séries Temporais Multivariadas; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Classificação Multirrótulo de Reclamações no Setor Financeiro; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
A importancia do mix de produtos; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Previsão de Picos de Dengue no Rio de Janeiro Utilizando Técnicas de Machine Learning; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Machine Learning Aplicado na Construção de Tábua de Entrada em Aposentadoria por Invalidez do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) do Brasil; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
A definir; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
A definir; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
A definir; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Aprendizado de Máquina Aplicado à Predição de Anomalias em Transformadores e Reatores a partir da Cromatografia Gasosa do Óleo Isolante; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Geração de Modelo Preditivo para Valores do Mercado de Energia Elétrica Utilizando Séries Temporais: Uma Abordagem Comparativa; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Migração de um Data Mart Construído com Planilhas para um Banco de Dados Relacional; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Machine Learning Aplicado à Predição de Preços no Mercado de Curto Prazo de Energia Elétrica (PLDs); Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
A definir; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Detecção de Consumo Anômalo de Energia em Prédios Comerciais Usando Machine Learning; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Machine Learning Aplicado à Classificação de Imagens de Imóveis; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Desenvolvimento de um Chatbot para Solicitações de Informática: Uma Abordagem Baseada em Dados Históricos; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Inspeção de Linhas de Transmissão com uso de Inteligência Artificial; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Machine Learning Aplicado à Predição da Insolvência de Empresas do Setor Elétrico Brasileiro; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Machine Learning Aplicado à predição da adesão a Plano de demissão incentivada; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
A definir; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Mecanismo de Pesquisa em Documentos Técnicos Usando Processamento de Linguagem Natural; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
A definir; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Ciência de dados aplicada à Gestão da Execução do Plano Mínimo de Manutenção dos Ativos de Transmissão de Energia Elétrica; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Visualização de Dados em People Analytics: um Estudo de Caso; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
A definir; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Issues that lead to code technical debt in machine learning systems; 2024; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Tatiana Escovedo;
Análise de Dados de Sensoriamento para Predição de Níveis em Tanques de Oxigênio; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Análise Preditiva da Satisfação dos Clientes de E-Commerce da Plataforma Olist; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Aprendizado de Máquina aplicado à Previsão de Vencedores em Licitações; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Aprendizado Não Supervisionado Aplicado ao Monitoramento de Encalhes de Animais Marinhos em Praias Brasileiras; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Business Intelligence aplicado ao Supply Chain da Americanas S; A; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Business Intelligence para Tomada de Decisão na Confederação Brasileira de Tênis de Mesa; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Classificação de RTIs quanto à Tendência de Aumento de Criticidade; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Customer Health Index; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Desenvolvimento de Regras de Associação para um Varejo Utilizando o Modelo Apriori; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Em Busca de Rodovias mais Seguras: um Estudo de Caso dos Registros de Acidentes em Rodovias Federais Brasileiras Utilizando Técnicas de Machine Learning; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Gestão de Recursos Críticos aplicados a projetos de abandono de poços marítimos através da Clusterização; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Implantando Governança de Dados na ONG Brasil Cursinhos; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Implementando recomendação dos serviços mais acessados com o algoritmo Apriori; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Inferência de propriedades de uma planta de processamento de gás natural através da aplicação de Machine Learning a séries temporais; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Machine Learning Aplicado a Equação da Gravidade para o Comércio Agro-alimentário Internacional; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Machine Learning Aplicado à Previsão de Compra do Cliente no Varejo Offline; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Machine Learning Aplicado à Propensão em Inovar das Empresas Latinoamericanas; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Machine Learning Aplicado em Dados Abertos Governamentais para Detecção de Impropriedades na Aplicação de Recursos Públicos; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Machine Learning em Triagem de Candidatos: um Catalizador para a área de Recursos Humanos; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Machine Learning para Detecção de Anomalias em Custos com Nuvem; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Modelos Multivariados Heterocedásticos; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Otimização de operações de pré-testes em poços de petróleo utilizando ciência de dados; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Processamento de Linguagem Natural Aplicado à Geração Automática de Testes de Software; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Racismo Algorítmico e Implicações Sociais da Inteligência Artificial em Dispositivos de Reconhecimento Facial; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Short-term Effects of News Headline Sentiment on Brazilian Equities; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Técnicas de Clusterização Aplicadas à Terminais de Armazenamento de Petróleo e Derivados quanto ao Nível de Movimentação de Produtos; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Um Ambiente Virtual para Ensino Personalizado; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Um Modelo de Classificação de Notícias Falsas em Português; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Using machine learning to fault detection in oil well production; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Utilização de ferramentas de DW e BI para automatizar e agilizar a tomada de decisão; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
APLICANDO BUSINESS INTELLIGENCE PARA INVESTIGAR A RELAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E O DISTANCIAMENTO SOCIAL; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
JORNADA DATA DRIVEN PARA A CAPTAÇÃO DE CLIENTES; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
CLASSIFICAÇÃO DE POBREZA NO BRASIL USANDO MACHINE LEARNING; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
ANALISANDO AS INTERNAÇÕES DE PNEUMONIA NO BRASIL COM BUSINESS INTELLIGENCE; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
DETECÇÃO DE PONTOS DE RISCO ATRAVÉS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS (MLP) COM GEOLOCALIZAÇÃO; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
IMPLEMENTANDO GESTÃO DE DADOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
AUDITORIA ORIENTADA POR DADOS, UMA NOVA ABORDAGEM COM APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE DATA ANALYTICS; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
APOIANDO A MIGRAÇÃO DO DW TRADICIONAL PARA O DW NA NUVEM NA ERA DO BIG DATA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
DESENVOLVENDO UM ENSEMBLE DE REDES PROFUNDAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE LENTES GRAVITACIONAIS: APLICAÇÃO EM REGIME DE POUCOS DADOS; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
CONSTRUÇÃO DE TÁBUAS DE MORTALIDADE COM A UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS LSTM; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
O PRINCÍPIO DA IMPLANTAÇÃO DE UMA CULTURA DATA DRIVEN NA GESTÃO PÚBLICA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
DEEP LEARNING PARA PREDIÇÃO DE SENTIMENTOS DA BOLSA DE VALORES; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
CLUSTERS DE MUNICÍPIOS BRASILEIROS E A RELAÇÃO COM SUA GESTÃO FISCAL; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
DETECÇÃO PRECOCE DE ALZHEIMER USANDO MACHINE LEARNING; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
MACHINE LEARNING APLICADO AO RESULTADO DE PEDIDO DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS DO INSS; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
UM DATA WAREHOUSE PARA ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO DO PARQUE DE BANCO DE DADOS E VERSÕES EXISTENTES; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE GRADES DE TELEVISÃO A PARTIR DE LOGS DE SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DE EXIBIÇÃO; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
ABORDAGEM DE REDES DEPENDENTES APRESENTADA SOB UMA TOPOLOGIA EM GRAFOS; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
ANALYZING COMPUTER SCIENCE RESEARCH THROUGH TOPIC MODELING; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema BORA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema Naturalmente Orgânicos; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema Intervozes; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
MACHINE LEARNING PARA PREDIÇÃO DE SENTIMENTOS DA BOLSA DE VALORES; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
SISTEMA DIGITAL CHARITY; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
SISTEMA DE GESTÃO DE DESEMPENHO (SIGED); 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
ANÁLISE DE PONTUALIDADE EM AERÓDROMOS USANDO BUSINESS INTELLIGENCE; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Gestão de Dados para Análise de Desempenho de Movimento de Aeronaves em Aeródromos; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
UM DATA WAREHOUSE PARA ANÁLISE DE DESEMPENHO DE MOVIMENTO DE AERONAVES EM AERÓDROMOS; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE BUSINESS INTELLIGENCE NO COMBATE À FRAUDE E INADIMPLÊNCIA EM COMPANHIAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
A BUSCA PELA DE REDUÇÃO DE DANOS NO SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
APLICAÇÃO DE DATA MINING E DATA WAREHOUSING PARA REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA E IDENTIFICAÇÃO DE FRAUDES; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
CORRELAÇÃO DE INADIMPLÊNCIA E FRAUDE EM COMPANHIAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA USANDO TÉCNICAS DE DATA MINING; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - ANÁLISE DO PERFIL DOS BANCOS NO BRASIL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
DESENVOLVIMENTO DE DATA WAREHOUSE E DATA MINING PARA ANÁLISE DE CLIENTES BANCÁRIOS; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
ANÁLISE DE DADOS EM BANCOS ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DE BI (BUSINESS INTELLIGENCE); 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA ANALISAR O PERFIL DOS CLIENTES BANCÁRIOS; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
É PRECISO IR AO BANCO? LEVANTAMENTO DE REQUISITOS E GESTÃO DE DADOS PARA ANÁLISE DO PERFIL ATUAL DOS CLIENTES BANCÁRIOS; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema StudiaTech; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema para Clínica Veterinária; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema Rifei; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema Carol Loureiro PhotoDesign; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema Boca do Trombone; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema Nutrisoft; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
BI para Capitalização; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Business Intelligence como Apoio a Decisões Estratégicas na Empresa; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Análise do investimento em educação; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Uma Análise sobre Evasão no Contexto de uma Instituição de Ensino Superior Brasileira; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema de Controle de Venda de Bebibas Lalo; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema Integrado de Avaliação Física; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Data Warehouse aplicado à gestão de relacionamento com o consumidor: Uma análise de denúncias feitas aos principais órgãos de atendimento ao consumidor no Brasil; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Business Intelligence no apoio a Serviços de Assistência Funeral: Indicadores de desempenho e análises preditivas de mortes para região da baixada fluminense; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Solução de Business Intelligence para o segmento calçadista; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Um Data Warehouse para Análise de Dados de Acidentes em Rodovias Federais; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema ChocoNobre; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema Casei; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema Bolsa de Única da Propaganda; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema de Controle de Qualidade de Obras; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Retaguarda de Controles Internos - Sistema ReSeguros; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema Cupim de Livro; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema Tryon; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema de Controle de Solicitações ? SCS HPA - MANUAL DO USUÁRIO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Modelagem do Negocio e Requisitos do Sistema Suprimentos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
ANÁLISE E PROJETO UML E BANCO DE DADOS DO SISTEMA DE QUESTIONÁRIO ONLINE PARA AVALIAÇÃO COLABORATIVA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Inteligência de negócio aplicada a Redes Sociais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Fundamentação Teórica da Solução Business Intelligence para análise de vendas de Pneus; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Utilização de software de BI para análise de dados em campos brasileiros de Petróleo e Gás; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema de Gestão de Cantinas Saudáveis; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Oficina online de edição de livros (Ebooks); 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Gestão de Contratos de Obra de Arquitetura; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
SysAdminParties ? Sistema de administração de eventos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
EAD CONTABILIDADE ONLINE; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
SMFP - Sem Miséria Finanças Pessoais; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Aplicação de Data Warehouse para análise de carteira de Assistência 24 Horas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Solução de Businnes Intelligence com os dados da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
BI PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE - PACOTE DE INDICADORES DE SAÚDE PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Aplicando uma arquitetura para Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial com base em um Modelo de Integração Organizacional; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Estudo das reclamações fundamentadas do Procon; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Detalhamento da Arquitetura da Solução de Business Intelligence para Análise de Recursos Previdenciários em Calamidade Públicas; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema de Tomada de Decisão em Aquisição; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
ZEUS versão 1; 0 - MÓDULO OMPS - CEF (CONTROLE E EMISSÃO DE FATURAS); 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema de Controle de Nota Fiscal Eletrônica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema Integrado Para Gestão de Empresas Construtoras; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
SisClanf - Sistema de Controle de Carros Lagartas Anfíbios; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Uma aplicação de Data Warehouse para análise do processo de coleta de sangue e de medula óssea; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Aplicação de BI em uma rede varejista; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Extração de relatórios dinâmicos através de ontologias; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Projeto de Data Warehouse para Análise de Riscos de Resseguros; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Uma Análise Comparativa entre as Ferramentas OLAP como Apoio a Soluções de BI nas Empresas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Utilização de Sistemas de Redes Sociais como mecanismo para promover a Inteligência Organizacional; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Aplicação de Data Warehousing no cadastro de Ficha Limpa do TSE; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Capital do Esporte: Aplicação Prática do Business Inteligence no Conhecimento do Negócio; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Uso de data Warehouse na Análise de Indicadores de qualidade: Caso prático em Hospital de traumas ortopédicos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Construção de um Data Warehouse para uma loja de Fast Food; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Construção de uma Data Warehouse para Análise dos Fundos de Investimentos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
DW para análise de futebol; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sys Pilates - Sistema de Controle de Estúdio de Pilates; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Gerador de Provas e Banco de Questões; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
SCG - Sistema de Controle de Garantias; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema de Ajuste de Ponto Eletrônico; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
SGGD - Sistema de Gestão de Despensa Doméstica; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema de Avaliação Física; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Gerenciador de Conteúdo da Marinha do Brasil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
IssueNet2; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema de Gerenciamento de Transportes; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Condomínio Transparente - Sistema de Gerenciamento e Controle de Demandas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
What´s Open Now; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
SISTIMP - Sistema de Terceirização de Impressão; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Aluno on-line ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Fábrica de Biscoitos Trigale; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sisboleto; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Painel Colaborativo Academico; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
GENEEL - Gerenciamento de Energia Elétrica em Média Tensão; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema de Concurso Público - SCP; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Gerenciador Eletrônico de Documentos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
SGA - Sistema Gerenciador de Animais; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Sistema de Escala Integrada de Serviço Hospitalar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Como as Pessoas Utilizam o Tempo: Um estudo sobre ETL, Data Warehouse e a ferramenta QlikView como software para B; I; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Construção de um Data Warehouse com dados de estações meteorológicas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Tecnologias de Banco de Dados para Computação nas Nuvens; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
ConDePe - Controle de Departamento Pessoal; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Projeto de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Estudo de Caso: Engenharia de Requisitos em Machine Learning; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Uma Análise Sobre Boas Práticas de Documentação em Power BI; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
De Low-Code para No-Code: Um caso real de transição; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Avaliação de interfaces de ferramentas no-code voltadas para Aprendizado de Máquina; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Explorando recursos de Machine Learning na Nuvem usando o modelo Serverless; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tatiana Escovedo;
Produções bibliográficas
-
NASCIMENTO, J. D. ; ESCOVEDO, T. ; KALINOWSKI, M. . Construction of Mortality Tables using Bidirectional LSTM Neural Networks to Predict Death Probabilities. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação , v. 15, p. 1-9, 2022.
-
BARCHILON, N. ; ESCOVEDO, T. ; KALINOWSKI, M. . Machine Learning Applied to the INSS Benefit Request. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação , v. 15, p. 1-28, 2022.
-
CASTRO, ICARO ; TELES, KAYQUE ; BOM, CLÉCIO ; Escovedo, Tatiana . Desenvolvendo um Ensemble de Redes Profundas para identificação de Lentes Gravitacionais: Aplicação em Regime de Poucos dados. NOTAS TÉCNICAS DO CBPF , v. 11, p. 1-13, 2021.
-
Escovedo, Tatiana ; KOSHIYAMA, ADRIANO ; DA CRUZ, ANDRE ABS ; Vellasco, Marley . Neuroevolutionary learning in nonstationary environments. APPLIED INTELLIGENCE (DORDRECHT. ONLINE) , v. 50, p. 1573-7497, 2020.
-
Escovedo, Tatiana ; KOSHIYAMA, ADRIANO ; DA CRUZ, ANDRE ABS ; Vellasco, Marley . DetectA: abrupt concept drift detection in non-stationary environments. APPLIED SOFT COMPUTING , v. 62, p. 119-133, 2018.
-
Escovedo, Tatiana ; DA CRUZ, ANDRÉ V. ABS ; VELLASCO, MARLEY M. B. R. ; KOSHIYAMA, ADRIANO S. . LEARNING UNDER CONCEPT DRIFT USING A NEURO-EVOLUTIONARY ENSEMBLE. INTERNATIONAL JOURNAL ON COMPUTATIONAL INTELLIGENCE AND APPLICATIONS , v. 12, p. 1340002, 2013.
-
KOSHIYAMA, A. S. ; ESCOVEDO, T. ; DIAS, D. M. ; VELLASCO, M. ; PACHECO, M. A. . Combining Forecasts: A Genetic Programming Approach. International Journal of Natural Computing Research , v. 3, p. 46-60, 2012.
-
KALINOWSKI, M. ; ESCOVEDO, T. ; VILLAMIZAR, H. ; LOPES, H. C. V. . Engenharia de Software para Ciência de Dados: Um guia de boas práticas com ênfase na construção de sistemas de Machine Learning em Python. 1. ed. São Paulo: Casa do Código, 2023. 476p .
-
GUILHON, A. ; MUNIZ, A. ; GOMES, C. ; GASPAR, E. ; GUAMA, J. ; CORDEIRO, K. ; ISENSEE, R. ; ESCOVEDO, T. . Jornada Python: uma Jornada Imersiva na Aplicabilidade de uma das Mais Poderosas Linguagens de Programação do Mundo. 1. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2022. v. 1. 552p .
-
MUNIZ, A. ; KAUFMAN, B. ; PITZER JUNIOR, R. ; MOUTINHO, R. ; GIACOMOZZI, S. ; Tatiana Escovedo . Jornada Java - Unindo práticas para construção de código limpo e implantação que entregue valor ao cliente. 1. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2021. v. 1.
-
Tatiana Escovedo ; KOSHIYAMA, A. S. . Introdução a Data Science - Algoritmos de Machine Learning e métodos de análise. 1. ed. São Paulo: Casa do Código, 2020.
-
ESCOVEDO, T. ; FIGUEIREDO, K. ; SZWARCMAN, D. ; VELLASCO, M. . Neuroevolutionary Models Based on Quantum-Inspired Evolutionary Algorithms. In: Alice E. Smith. (Org.). Women in Computational Intelligence. 1ed.Cham, Switzerland: Springer, 2022, v. 1, p. 303-334.
-
Escovedo, Tatiana ; Cruz, André Vargas Abs ; Vellasco, Marley ; Koshiyama, Adriano Soares . NEVE: A Neuro-Evolutionary Ensemble for Adaptive Learning. IFIP Advances in Information and Communication Technology. 412ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. , p. 636-645.
-
AMARAL, A. ; ARAUJO, A. ; TOMAZELA, B. ; ESCOVEDO, T. ; KALINOWSKI, M. . Machine Learning Applied to the Classification of Technical Inspection Recommendations Regarding the Trend to Increase Criticality. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2023, Maceió. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2023. p. 1-8.
-
SILVA, L. ; MARQUES, M. ; GOMES, M. V. C. ; ESCOVEDO, T. ; KALINOWSKI, M. . Inference of Properties of a Natural Gas Processing Plant Through the Application of Machine Learning to Time Series. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2023, Maceió. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2023. p. 1-8.
-
VARGAS, A. ; VAQUEIRO, R. ; ESCOVEDO, T. ; KALINOWSKI, M. . Machine Learning Applied to Open Government Data for the Detection of Improperities in the Application of Public Resources. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2023, Maceió. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2023. p. 1-8.
-
ABBEHUSEN, M. ; RODRIGUES, R. ; OLIVEIRA, L. A. B. ; ESCOVEDO, T. ; KALINOWSKI, M. . Optimizing Wireline Formation Testing in Oil Wells: A Data Science approach. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2023, Maceió. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2023. p. 1-8.
-
GOMES, A. L. ; VIANNA, G. ; ESCOVEDO, T. ; KALINOWSKI, M. . Predicting IMDb Rating of TV Series with Deep Learning: The Case of Arrow. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2022, Curitiba. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2022.
-
BARCHILON, N. ; ESCOVEDO, T. . Machine Learning Applied to the INSS Benefit Request. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2021, Online. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2021.
-
AFONSO, M. F. ; ESCOVEDO, T. . Clusters of Brazilian municipalities and the relationship with their fiscal management. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2021, Online. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2021.
-
NASCIMENTO, J. D. ; ESCOVEDO, T. . Construction of Mortality Tables using LSTM Neural Networks. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2021, Online. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2021.
-
VILLAMIZAR, H. ; Escovedo, Tatiana ; KALINOWSKI, M. . Requirements Engineering for Machine Learning: A Systematic Mapping Study. In: Euromicro Conference on Software Engineering and Advanced Applications (SEAA), 2021, Palermo, Itália. Proceedings of Euromicro Conference on Software Engineering and Advanced Applications (SEAA), 2021.
-
Paiva, N. ; ESCOVEDO, T. . Detecção Precoce de Alzheimer Usando Machine Learning. In: Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional (CBIC), 2021, Joinville. Anais do 15 Congresso Brasileiro de Intelig\^encia Computacional, 2021.
-
Escovedo, Tatiana ; KOSHIYAMA, ADRIANO ; Vellasco, Marley ; MELO, RUBENS ; DA CRUZ, ANDRE ABS . A2D2: A pre-event abrupt drift detection. In: 2015 International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN), 2015, Killarney. 2015 International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN), 2015. p. 1.
-
Escovedo, Tatiana ; DA CRUZ, ANDRE ABS ; KOSHIYAMA, ADRIANO ; MELO, RUBENS ; Vellasco, Marley . NEVE++: A neuro-evolutionary unlimited ensemble for adaptive learning. In: 2014 International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN), 2014, Beijing. 2014 International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN), 2014. p. 3331.
-
KOSHIYAMA, ADRIANO S. ; Escovedo, Tatiana ; VELLASCO, MARLEY M. B. R. ; TANSCHEIT, RICARDO . GPFIS-Control: A fuzzy Genetic model for Control tasks. In: 2014 IEEE International Conference on Fuzzy Systems (FUZZIEEE), 2014, Beijing. 2014 IEEE International Conference on Fuzzy Systems (FUZZ-IEEE), 2014. p. 1953.
-
KOSHIYAMA, A. S. ; ESCOVEDO, T. ; DIAS, D. M. ; VELLASCO, M. ; TANSCHEIT, R. . GPF-CLASS: A Genetic Fuzzy Model for Classification. In: IEEE Congress on Evolutionary Computation, 2013, Cancún. IEEE Congress on Evolutionary Computation, 2013. p. 3275-3282.
-
ESCOVEDO, T. ; CRUZ, A. V. A. ; VELLASCO, M. ; KOSHIYAMA, A. S. . Using Ensembles for Adaptive Learning: A Comparative Approach. In: International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN 2013), 2013, Dallas. Proceedings, 2013. p. 842-848.
-
ESCOVEDO, T. ; CRUZ, A. V. A. ; VELLASCO, M. ; KOSHIYAMA, A. S. . NEVE: A Neuro-Evolutionary Ensemble for Adaptive Learning. In: LEAPS 2013 Workshop of the 9th IFIP International Conference on Artificial Intelligence Applications & Innovations (AIAI 2013), 2013, Paphos. LEAPS 2013 Workshop of the 9th IFIP International Conference on Artificial Intelligence Applications & Innovations (AIAI 2013), 2013.
-
KOSHIYAMA, A. S. ; ESCOVEDO, T. ; DIAS, D. M. ; VELLASCO, M. ; TANSCHEIT, R. . Um Modelo Fuzzy-Genético para Problemas de Classificação. In: Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional, 2013, Porto de Galinhas. Proceedings of 11th Brazilian Congress (CBIC) on Computational Intelligence, 2013.
-
KOSHIYAMA, A. S. ; ESCOVEDO, T. ; VELLASCO, M. ; TANSCHEIT, R. . GPF-Forecast: um Sistema Fuzzy-Genético para Previsão. In: Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional, 2013, Porto de Galinhas. Proceedings of 11th Brazilian Congress (CBIC) on Computational Intelligence, 2013.
-
ESCOVEDO, T. ; CRUZ, A. V. A. ; VELLASCO, M. ; KOSHIYAMA, A. S. . NEVE: Um Comitê de Classificadores Neuro-Evolucionário para Aprendizagem Adaptativa. In: Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional, 2013, Porto de Galinhas. Proceedings of 11th Brazilian Congress (CBIC) on Computational Intelligence, 2013.
-
SÁ, Thays ; Mateus, Alessandra ; RIBEIRO, A. ; Iwanaga, Massao ; ESCOVEDO, T. ; MELO, R. N. . Uma Análise Comparativa entre as Ferramentas OLAP como Apoio a Soluções de BI nas Empresas. In: INFOBRASIL 2012 / InfoBrasil - Edição 2012 - V Congresso Tecnológico TI e Telecom (INFOBRASIL), 2012, Fortaleza. Anais do INFOBRASIL 2012, 2012.
-
SILVA, M. F. ; LIRA, L.G.C. ; ANTUNES, M.F ; ESCOVEDO, T. ; MELO, R. N. . Aplicação de Data Warehousing no cadastro de Ficha Limpa do TSE. In: INFOBRASIL 2012 / InfoBrasil - Edição 2012 - V Congresso Tecnológico TI e Telecom (INFOBRASIL), 2012, Fortaleza. Anais do INFOBRASIL 2012, 2012.
-
PELITO, R.T. ; PEREIRA, G.C.G. ; SOUZA, D.M.S. ; OLIVEIRA, A.L.A. ; ESCOVEDO, T. ; MELO, R. N. . Uma aplicação de Data Warehouse para análise do processo de coleta de sangue e de medula óssea. In: INFOBRASIL 2012 / InfoBrasil - Edição 2012 - V Congresso Tecnológico TI e Telecom (INFOBRASIL), 2012, Fortaleza. Anais do INFOBRASIL 2012, 2012.
-
ESCOVEDO, T. ; KOSHIYAMA, A. S. ; PACHECO, M. A. . Otimização do Planejamento de Cargas de Dados utilizando Algoritmos Genéticos. In: IX Encontro Nacional de Inteligência Artificial, 2012, Curitiba. IX Encontro Nacional de Inteligência Artificial, 2012.
-
KOSHIYAMA, A. S. ; ESCOVEDO, T. ; DIAS, D. M. ; VELLASCO, M. ; TANSCHEIT, R. . Uma Proposta de Hibridização entre Sistema de Inferência Fuzzy e Programação Genética. In: II Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy, 2012, Natal. II Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy, 2012.
-
ESCOVEDO, T. ; AGRELIO, B. ; KOSHIYAMA, A. S. ; VELLASCO, M. ; TANSCHEIT, R. . Lógica Fuzzy Aplicada ao Problema de Previsão do Tempo de Execução de queries BW. In: II Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy, 2012, Natal. II Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy, 2012.
-
ESCOVEDO, T. ; TAVARES, T. B. ; MELO, R. N. ; VELLASCO, M. . MLP Networks Applied to the Problem of Prediction of Runtime of SAP BW Queries. In: Ubiquitous Data Mining, 2012, Montpellier. Ubiquitous Data Mining, 2012.
-
CARVALHO, E. A. ; ESCOVEDO, T. ; MELO, R. N. . Using Business Processes in System Requirements Definition. In: 33rd Annual IEEE Software Engineering Workshop, 2010, Skovde. 33rd Annual IEEE Software Engineering Workshop, 2010.
-
ESCOVEDO, T. ; MELO, R. N. . Applying a methodology for collaborative assessment in learning groups. In: EDUCON, 2010, Madrid. I Annual Global Engineering Education Conference, 2010.
-
ESCOVEDO, T. ; MELO, R. N. . Avaliação Colaborativa de Trabalhos Acadêmicos em Grupos de Aprendizagem. In: INTERTECH, 2010, Ilhéus. XI Conferência Internacional de Educação em Engenharia e Tecnologia, 2010.
-
ESCOVEDO, T. ; MELO, R. N. . Evaluación Colaborativa en Grupos de Trabajo y Aprendizaje usando el Framework IssueNet. In: VIII Jornada Peruana de Computación, 2009, Huancayo. VIII Congreso de la Sociedad Peruana de Computación, 2009.
-
ESCOVEDO, T. ; LUCENA, C. J. P. . Um Framework para Avaliação Colaborativa de Tarefas em Grupos de Aprendizagem. In: III Congresso Sul Catarinense de Computação, 2007, Criciúma, SC. Anais do III Congresso Sul Catarinense de Computação, 2007.
-
ESCOVEDO, T. ; LUCENA, C. J. P. . Promovendo a Avaliação Colaborativa através de um Framework Gerenciador de Tarefas. In: World Conference on Distance Education: Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education, 23nd ICDE, 2007, Toluca, México. Proceedings, 2007.
-
ESCOVEDO, T. ; LUCENA, C. J. P. . Avaliação Colaborativa na Prática: um Estudo de Caso com o Framework IssueNet. In: Workshop de Educação em Computação e Informática do Estado de Minas Gerais, VI WEIMIG, 2007, Lavras, MG. Anais do VI WEIMIG, 2007.
-
ESCOVEDO, T. ; SARAMAGO, F. ; FUKS, H. ; LUCENA, C. J. P. . Applying Web-based Instruction to Musical Education. In: 22nd ICDE - World Conference on Distance Education: Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education, 2006, Rio de Janeiro. 22nd ICDE - World Conference on Distance Education: Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2006.
-
PIMENTEL, M. ; ESCOVEDO, T. ; FUKS, H. ; LUCENA, C. J. P. . Investigating the Assessment of Learner's Participation in Asynchronous Conference of an Online Course. In: 22nd ICDE - World Conference on Distance Education: Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education, 2006, Rio de Janeiro. 22nd ICDE - World Conference on Distance Education: Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2006.
-
ESCOVEDO, T. ; PIMENTEL, M. ; FUKS, H. ; LUCENA, C. J. P. . Avaliei avaliei ... ensinei? Investigações sobre Avaliação nas Conferências de um Curso Online. In: Workshop de Informática na Educação, 2006, Campo Grande. Anais do Workshop de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2006.
-
ESCOVEDO, T. ; MACHADO, F. B. ; SILVEIRA, D. S. . Uma Análise Crítica Sobre a Aplicação do E-Learning na Educação Musical. In: 5a conferência da APSI, 2004, Lisboa. Actas da 5ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, 2004.
-
Tatiana Escovedo . Primeiro programa em Java do zero para iniciantes. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Tatiana Escovedo . Machine Learning: Projeto de classificação binaria com Python e Scikit-Learn. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Tatiana Escovedo . A Caixa Preta da Inteligência Artificial - Desmistificando IA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Tatiana Escovedo . A Importância da Cultura Data Driven. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ESCOVEDO, T. ; CRUZ, A. V. A. ; VELLASCO, M. ; KOSHIYAMA, A. S. . Using Ensembles for Adaptive Learning: A Comparative Approach. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ESCOVEDO, T. ; CRUZ, A. V. A. ; VELLASCO, M. ; KOSHIYAMA, A. S. . NEVE: A Neuro-Evolutionary Ensemble for Adaptive Learning. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ESCOVEDO, T. ; KOSHIYAMA, A. S. ; PACHECO, M. A. . Otimização do Planejamento de Cargas de Dados utilizando Algoritmos Genéticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ESCOVEDO, T. ; AGRELIO, B. ; KOSHIYAMA, A. S. ; VELLASCO, M. ; TANSCHEIT, R. . Lógica Fuzzy Aplicada ao Problema de Previsão do Tempo de Execução de queries BW. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ESCOVEDO, T. ; TAVARES, T. B. ; MELO, R. N. ; VELLASCO, M. . MLP Networks Applied to the Problem of Prediction of Runtime of SAP BW Queries. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, E. A. ; ESCOVEDO, T. ; MELO, R. N. . Using Business Processes in System Requirements Definition. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ESCOVEDO, T. ; LUCENA, C. J. P. . Um Framework para Avaliação Colaborativa de Tarefas em Grupos de Aprendizagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ESCOVEDO, T. ; LUCENA, C. J. P. . Promovendo a Avaliação Colaborativa através de um Framework Gerenciador de Tarefas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ESCOVEDO, T. ; LUCENA, C. J. P. . Avaliação Colaborativa na Prática: um Estudo de Caso com o Framework IssueNet. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ESCOVEDO, T. ; SARAMAGO, F. ; FUKS, H. ; LUCENA, C. J. P. . Applying the web-based instruction in musical education. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ESCOVEDO, T. ; MACHADO, F. B. ; SILVEIRA, D. S. . Uma Análise Crítica Sobre a Aplicação do E-Learning na Educação Musical. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ESCOVEDO, T. . IssueNet: Um Framework para. Avaliação Colaborativa de Tarefas. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2007 (Dissertação de Mestrado).
-
FUKS, H. ; ESCOVEDO, T. . Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: Uma perspectiva histórica, 2006. (Tradução/Artigo).
-
ESCOVEDO, T. . Aplicando a Instrução Baseada na Web na Educação Musical 2005 (Monografia).
Outras produções
ESCOVEDO, T. . IssueNet. 2007.
ESCOVEDO, T. . AulaNet Companion. 2006.
Silva, H.V.O. ; BARBOSA, A. C. ; Leal, C.E.N. ; ESCOVEDO, T. . BW para novos empregados. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ESCOVEDO, T. ; Leal, C.E.N. ; Silva, H.V.O. . Business Intelligence. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
ESCOVEDO, T. ; SARAMAGO, F. . Gerência de Requisitos. 2009. .
ESCOVEDO, T. . Disciplina de Projeto de Sistemas de Informação. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
ESCOVEDO, T. . Disciplina de Laboratório de Linguagens de Programação. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
ESCOVEDO, T. . Disciplina de Redes e Teleprocessamento. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
Prêmios
2021
Menção Honrosa do artigo "Construction of Mortality Tables using LSTM Neural Networks" no SBSI 2021. Autores: Jose Nascimento e Tatiana Escovedo, Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, SBC.
2021
Melhor artigo da Trilha Principal do SBSI 2021. Artigo: "Machine Learning Applied to the INSS Benefit Request". Autores: Ney Barchilon e Tatiana Escovedo, Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, SBC.
2016
1o lugar no concurso de teses de Doutorado (LA-CCI), IEEE LA-CCI (Latin American Conference on Computational Intelligence).
2010
Destaque ADS-TI - Comitê de Ambiência Organizacional, Petrobras.
2005
Bolsa de Fomento de Mestrado, CNPq.
2002
Bolsa de Desempenho Academico no Vestibular, PUC-Rio.
2001
Bolsa de Desempenho Academico Escolar, Liceu Franco Brasileiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Petrobras, DNL/SDA. , Avenida Henrique Valadares 28 - 13o andar Ala A, Centro, 20231030 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 994906545
Experiência profissional
2004 - 2004
Companhia Brasileira de Petróleo IpirangaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
2002 - 2002
Instituto Gênesis - PUC-RioVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
2008 - Atual
PETROBRASVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Sênior /Gerente Setorial, Carga horária: 40
2021 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 4
2009 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de pós-graduação lato sensu, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora dos cursos de pós-graduação lato sensu:
- Especialização em Análise e Projeto de Sistemas
- Especialização em Banco de Dados
- Especialização em Ciência de Dados
- Técnicas Básicas de Desenvolvimento de Sistemas
Disciplinas lecionadas:
- Laboratório de Linguagens de Programação (Java e Orientação a Objeto)
- Projeto de Sistemas de Informação (Padrões de Projeto)
- Laboratório de Desenvolvimento Web
- Data Mining I e II
- Introdução a Ciência de Dados
- Machine Learning
- Seminários
- Projeto Final
2005 - 2006
Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 4
Outras informações:
Mediadora da disciplina Tecnologia da Informação aplicada à Educação.
2003 - 2005
Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10
Outras informações:
Monitora das disciplinas de graduação Introdução a Matemática e Banco de Dados II.
Atividades
-
03/2002 - 09/2002
Estágios , Instituto Gênesis.Estágio realizado, Estágio em TI - Suporte.
2006 - 2008
Atos OriginVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Junior, Carga horária: 40
2008 - 2008
Instituto Infnet do Rio de JaneiroVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3
Atividades
-
04/2008 - 12/2008
Ensino, Gestão de TI, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estatística, Estruturas Discretas
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tatiana Escovedo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?