Johanes Lopes de Moura
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2003), especialização em Psicopedagogia e Lingüística pela Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas - Instituto Cuiabano de Educação (2004) e graduação em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (2008), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Santo André (2015) e mestrando em Economia e Ciência Política pela ESEADE - Escola Superior de Administração e Economia de Buenos Aires - ARG (2015). Como atuação profissional é advogado atuante e exerce o cargo de professor no curso de Direito, no Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI - desde 2013, além de ser Coordenador Adjunto do Curso de Direito, membro do Conselho do Curso de Direito e do Conselho de Ética e Pesquisa do CEULJI desde fevereiro de 2014, além de exercer o cargo de Diretor de Política Sindical no SINPRO - Sindicato dos Pofessores de Instituições de Ensino Superior Pirvadas do Estado de Rondônia, desde agosto de 2014.
Informações coletadas do Lattes em 03/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Especialização Direito Constitucional
2014 - Atual
Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus
Título: Dissertação
Especialização em Metodologia do Ensino Superior
2014 - 2015
Faculdade Santo André
Título: Desafios da Educação Superior na Contemporaneidade
Orientador: Margarida Arcari
Especialização em Psicopedagogia e Lingüistica
2004 - 2004
Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas
Título: O Processo Participativo dos Pais e Mães nas Escolas Públicas Municipais de Ji-Paraná no ano de 2004
Orientador: Raul Domingues Valle Monteiro
Graduação em Direito
2003 - 2008
Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná
Título: Reconhecimento das Convenções e Acordos Coletivos nas Relações de Trabalho pela Constituição Federal de 1988
Orientador: Marlete Maria da Cruz Corrêa da Silva
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Participação em eventos
Sistema Prisional. 2015. (Outra).
V Congresso de Direito Contemporâneo. 2014. (Congresso).
Semana da Memória 50 anos do Golpe Civil-Militar: memória da luta e resistência popular.Debate sobre o Filme: O ano em que meus pais saíram de férias.. 2014. (Encontro).
Programa de Capacitação Docente CEULJI/ULBRA. 2014. (Outra).
I Semana ULBRA de Acessibilidade.Fórum de Acessibilidade. 2014. (Outra).
Participação em bancas
ZANIN, F. C.; PAIVA, R. C. G.;MOURA, J. L.. Sucessões: A concorrência do Cônjuge sobrevivente com os descendentes do autor da herança em união estável. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. Critérios de Discriminação Positiva do Programa de Cotas - Leis 12.711/2012 e 12.990/2014: Viabilidade e Aplicabilidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. União estável a luz da lei. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. Penas privativas de liberdade: Uma análise da crueldade velada do sistema penitenciário brasileiro à luz do princípio da humanidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. O valor da confissão como meio de prova nos crimes contra a vida. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. Conflitos de direitos fundamentais devido à recusa de transfusão sanguínea por motivos religiosos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. Aspectos (legais) da regularização fundiárias das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. A posição hierárquica dos Tratados de Direitos Humanos após a Emenda à Constiotuição 45/2004. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. A Parcialidade Positiva do Juiz. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. O Adolescente e a prática do ato infracional: a redução da maioridade penal é uma das soluções para reprimir a delinquência juvenil?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. O princípio do non feformatio in pejus e a aplicação ao direito tributário no processo administrativo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. O portador de visão monocular: deve ou não ser enquadrado como portador de necessidades especiais?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. A real socialização do adolescente internado concedida pelo Estado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. Controvérsia acerca do Art. 28 da Lei 11.343/2006 e o princípio da alteridade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. Crimes contra a seguridade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. O princípio da nos reformatio in pejus e a aplicação ao direito tributário no processo admnistrativo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. Portador de visão monocular: deve ou não ser enquadrado como portador de necessidades especiais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
PAIVA, R. C. G.; AMARAL, T. M.;MOURA, J. L.. A imprevisibilidade das decisões judiciais nas revisões contratuais frente ao princípio da segurança jurídica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
INACIO, M. S.;MOURA, J. L.; ALVES JUNIOR, O. F.. A retratação da vítima nos crimes de lesão corporal leve em face da Lei Maria da Penha. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
ZANIN, F. C.;MOURA, J. L.; SILVA, E. L.. A obrigatoriedade do voto no direito eleitoral brasileiro comparado ao sistema norte-americano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
AMARAL, T. M.; SILVA, E. L.;MOURA, J. L.. A inconstitucionalidade da regra 1/4 (um quarto) do salário mínimo prevista no parágrafo 3º do art. 20 da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
ZANIN, F. C.; SILVA, E. L.;MOURA, J. L.. A aplicabilidade da lei complementar 135/2010 à luz da Constituição Federal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. Banca de Avaliação de presentação de Pôster no XX Salão de Iniciação Científica. 2015. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. Banca de Submissão da Seção de Direito do XX Salão de Iniciação Científica. 2015. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. Banca de Submissão da Seção de Direito do XIX Salão de Iniciação Científica. 2014.
MOURA, J. L.. Banca de Submissão da Seção de Direito no XVIII Salão de Iniciação Científica. 2014. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. Banca de Avaliação de apresentação em Pôster no XVIII Salão de Iniciação Científica. 2014.
MOURA, J. L.. Banca de Avaliação de apresentação de Pôster no XIX Salão de Iniciação de Científica. 2014. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
MOURA, J. L.. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos do CEULJI/ULBRA. 2014. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.
Orientou
Aspectos jurídicos frente à exigências de teste de aptidão física em concurso público para cargos de natureza administrativa e burocrática; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Internação compulsória: Análise frente aos princípios constitucionais e a direitos fundamentais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Redução da Maioridade Penal à luz da Constituição Federal; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
A Lavratura do Termo Circunstaciado pela Polícia Militar do Estado de Rondônia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Interpretação Telefônica e os Frutos Proibidos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Súmula Vinculante: violação ao princípio da tripartição de poderes e do livre convencimento do juiz; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
A Eutanásia e a Valoração da Proteção da Dignidade da Pessoa Humana frente o Direito à Vida: Uma abordagem pós-positivista na perspectiva de Robert Alexy e a Teoria dos Princípios; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Supremo Tribunal Federal e o ativismo judicial; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
A presença do Ativismo Judicial nas decisões judiciais em sede de Mandado de Injunção; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Adoção de crianças por casal homoafetivo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
A possibilidade de tributação do download de software originário de empresa do exterior sem representação comercial no pais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Dos Direitos e Garantias Fundamentais; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
O Assistente Social no Exercício da Dignidade da Pessoa Humana como Direito; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Black Blocks, Direito à Manifestação e a Vedação ao Anonimato; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Princípio da Legalidade e o Estado Democrático de Direito; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Direito à vida e à eutanásia; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Teoria Geral sobre a Tripartição de Poderes e suas Funções Típicas e Atípicas na Constituição Federal de 1988; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Ações Afirmativas e o Sistema de Cotas no Brasil; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Ações Afirmativas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Financiamento de Campanhas Eleitorais Frente aos Princípios Constitucionais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Eutanásia: O dilema entre a vida e o sofrimento; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Uma análise constitucional sobre o direito de votar e ser votado; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Judicialização da Política, ativismo judicial e direitos fundamentais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Breve análise do princípio da igualdade; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná; Orientador: Johanes Lopes de Moura;
Produções bibliográficas
-
MOURA, J. L. ; Remédios Constitucionais. In: XX Salão de Inciação Científica - Ceulji, 2015, Ji-Paraná. XX Salão de Inciação Científica - Ceulji, 2015.
-
MOURA, J. L. ; A Lei do Feminicídio e o Direito e o Direito Fundamental à Igualdade de Gênero. In: XX Salão de Inciação Científica - Ceulji, 2015, Ji-Paraná. XX Salão de Inciação Científica - Ceulji, 2015.
-
MOURA, J. L. ; O Assistente Social no Exercício da Dignidade da Pessoa Humana como Direito. In: XX Salão de Inciação Científica - Ceulji, 2015, Ji-Paraná. XX Salão de Inciação Científica - Ceulji, 2015.
-
MOURA, J. L. ; O indulto: uma análise crítica. In: XX Salão de Inciação Científica - Ceulji, 2015, Ji-Paraná. XX Salão de Inciação Científica - Ceulji, 2015.
-
MOURA, J. L. ; Dos direitos e garantias fundamentais. In: XX Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2015, Ji-Paraná. XX Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2015.
-
MOURA, J. L. ; Educação escolar: origem e aspecto legal no Brasil. In: XX Salão de Iniciação Científica, 2015, Ji-Paraná. XX Salão de Iniciação Científica, 2015.
-
MOURA, J. L. ; Histórico das Constituições Brasileiras. In: XX Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2015, Ji-Paraná. XX Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2015.
-
MOURA, J. L. ; As dimensões dos direitos e garantias fundamentais. In: XX Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2015, Ji-Paraná. XX Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2015.
-
MOURA, J. L. ; Direitos fundamentais de primeira, segunda e terceira geração. In: XX Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2015, Ji-Paraná. XX Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2015.
-
MOURA, J. L. ; Princípio do duplo grau de jurisdição: regra e exceção quanto a aplicabilidade. In: XX Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2015, Ji-Paraná. XX Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2015.
-
MOURA, J. L. ; A redução da maioridade penal vista pela sociedade como meio para diminuir a criminalidade frente a inconstitucionalidade do projeto de emenda constitucional 171/1993. In: XX Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2015, Ji-Paraná. XX Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2015.
-
MOURA, J. L. ; O contraste entre os princípios constitucionais da administração pública e a realidade brasileira. In: XX Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2015, Ji-Paraná. XX Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2015.
-
MOURA, J. L. ; Uma análise constitucional sobre os direitos sociais. In: XIX Salão de Iniciação Científica, 2014, Ji-Paraná. XIX Salão de Iniciação Científica, 2014.
-
MOURA, J. L. ; Teoria Geral sobre a Tripartição dos Poderes e suas funções Típicas e Atípicas na Constituição Federal de 1988. In: XIX Salão de Iniciação Científica - Ceulji, 2014, Ji-Paraná. XIX Salão de Iniciação Científica - Ceulji, 2014.
-
MOURA, J. L. ; Direito à Vida e a Eutanásia. In: XIX Salão de Iniciação Científica - Ceulji, 2014, Ji-Paraná. XIX Salão de Iniciação Científica - Ceulji, 2014.
-
MOURA, J. L. ; Financiamento de Campanhas Eleitorais aos Princípios Constitucionais. In: XIX Salão de Iniciação Científica - Ceulji, 2014, Ji-Paraná. XIX Salão de Iniciação Científica - Ceulji, 2014.
-
MOURA, J. L. ; Uma análise Constitucional sobre o Direito de votar e ser votado. In: XIX Salão de Iniciação Científica - Ceulji, 2014, Ji-Paraná. XIX Salão de Iniciação Científica - Ceulji, 2014.
-
MOURA, J. L. ; Judicialização da Política, Ativismo Judicial e Direitos Fundamentais. In: XIX Salão de Iniciação Científica - Ceulji, 2014, Ji-Paraná. XIX Salão de Iniciação Científica - Ceulji, 2014.
-
MOURA, J. L. ; Breve análise do Princípio da Igualdade. In: XIX Salão de Iniciação Científica - Ceulji, 2014, Ji-Paraná. XIX Salão de Iniciação Científica - Ceulji, 2014.
-
MOURA, J. L. ; Ações Afirmativas e o Sistema de Cotas no Brasil. In: XIX Salão de Iniciação Científica - Ceulji, 2014, Ji-Paraná. XIX Salão de Iniciação Científica - Ceulji, 2014.
-
MOURA, J. L. ; Eutanásia : o dilema entre a vida e o sofrimento. In: XIX Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2014, Ji-Paraná. XIX Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2014.
-
MOURA, J. L. ; O poder legislativo no Brasil: separação dos poderes. In: XVIII Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2014, Ji-Paraná. XVIII Salão de Iniciação Científica - CEULJI, 2014.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná. , Avenida Engenheiro Manfredo Barata Almeida da Fonseca - de 572/573 ao fim, Jardim Aurélio Bernardi, 76907438 - Ji-Paraná, RO - Brasil, Telefone: (69) 34163157
Experiência profissional
2014 - Atual
Centro Universitário Luterano de Ji-ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CEP - Conselho de Ética e Pesquisa, Carga horária: 10
2014 - Atual
Centro Universitário Luterano de Ji-ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Conselho de Curso de Direito, Carga horária: 10
2013 - Atual
Centro Universitário Luterano de Ji-ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coord. de Ativ. Complementares e Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - Atual
Ordem dos Advogados do Brasil - Seção RondôniaVínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Advogado
2004 - 2014
Governo do Estado de RondôniaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Nível III, Carga horária: 40
2014 - Atual
Sindicato dos Professores de Instituição de Ensino Superior PrivadasVínculo: Direitor Sindical, Enquadramento Funcional: Diretor de Política Sindical, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Johanes Lopes de Moura e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?