Jardeson Leite Gomes
Possui graduação em Bacharelado em Fisioterapia pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí - NOVAFAPI (2010). Tem experiência na área de Fisioterapia clínica, ambulatório e enfermaria Neurológica, Cardiologia e Pneumologia, com ênfase em Fisioterapia Terapia Intensiva pediátrica e adulta, além de participações em pesquisas sobre o estudo da variabilidade da frequência cardíaca em indivíduos saudáveis e atletas. Integrante do Laboratório de Fisiologia Experimental e Aplicada da UFF (LAFE-AE). Áreas de interesse fisiologia do exercício, cardiologia e pneumologia.
Informações coletadas do Lattes em 09/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Aperfeiçoamento em XII Aprimoramento em Fisioterapia Cardiopulmonar
2010 - 2010
Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
Orientador: INGRID CORREIA NOGUEIRA
Graduação em andamento em Licenciatura Plena em Educação Física
2005 - Atual
Graduação em Bacharelado em Fisioterapia
2005 - 2010
Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí
Orientador: Maria Andréia Brito Ferreira
Bolsista do(a): Fundo de Incentivo Estudantil.
Formação complementar
2010 - 2010
Radiologia em Fisioterapia Cardio-Pulmonar. (Carga horária: 20h). , Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes.
2010 - 2010
Suporte Básico para o Manejo da Ventilação Mecânic. (Carga horária: 40h). , Hospital Monte Klinikum.
2009 - 2009
Biofotogrametria e Estabilometria. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Fisioterapia.
2009 - 2009
Fsioterapia Cardiopulmonar e Metabólica. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Fisioterapia.
2008 - 2008
Condutas de Tratamento Fisioterapêutico Pediátrico. (Carga horária: 20h). , Associação dos Pais e Amigos do Excepcional.
2007 - 2007
Anátomo - Cinesiologia do Sistema Muscular. (Carga horária: 16h). , III Congresso Acadêmico de Fisioterapia.
2006 - 2006
Semiologia - Exame Clínico e diagnóstico Diferenci. (Carga horária: 40h). , Centro de Estudos Avançados, Pesquisa e Pós-Graduação - S.C. Saúde.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: TERAPIA INTENSIVA.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: FISIOTERAPIA DESPORTIVA.
Participação em eventos
I Ciclo de Palestras de Pediatria.Manejo ventilatório em pediatria nas cardiopatias congênitas. 2010. (Simpósio).
VII Jornada em Fisioterapia Cardiorrespiratória e II Jornada de Fisioterapia em Pediatria do HM. 2010. (Simpósio).
XII Seminário de Formação em Saúde, com o tema: Saúde da Mulher e do Homem. 2010. (Encontro).
I SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. 2010. (Encontro).
IV Jornada Científica da Faculdade Novafapi. Abordagem fisioterapêutica no pré e pós operatório de cirurgia abdominal. 2009. (Congresso).
V Congresso Norte - Nordeste de Fisioterapia e II Congresso Piauense de Fisioterapia. 2009. (Congresso).
IV Congresso Piauiense de Cardiologia, III Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia, III Simpósio de Enfermagem em Cardiologia e I Simpósio de Educação Física em Cardiologia. 2009. (Congresso).
III Jornada Multidisciplinar de Esclerose Múltipla e da Oficina de Administração das formas Terapêuticas na Esclerose Múltipla.. 2009. (Outra).
4º Congresso Internacional de Fisioterappia. Efeito da Intervenção fisioterapêutica manipulativa em paciente acometido por fibromialgia. 2008. (Congresso).
III Congresso Acadêmico de Fisioterapia do Piauí - CONAFISIO. 2007. (Congresso).
V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. A Prática da Caminhada e Suas Representações Sociais: Um estudo Realizado na Cidade de Teresina-PI. 2007. (Congresso).
3º Congresso Internacional de Fisioterapia. 2007. (Congresso).
Ação Global.Hipertensão Arterial Primária. 2007. (Seminário).
Semana da Pesquisa Científica.A prática da caminhada e suas representações socias: um estudo realizado na cidade de Teresina-Pi. 2007. (Simpósio).
I Jornada Piauiense de Fisioterapia na Saúde da Mulher. 2007. (Outra).
I Jornada Acadêmica de Fisioterapia da Novafapi. 2006. (Simpósio).
I Congresso Acadêmico de Fisioterapia do Piauí - CONAFISIO. 2005. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
GOMES, J. L. ; MAGALHÃES, M. S. ; MELO, Y. D. . Abordagem fisioterapêutica no pré e pós operatório de cirurgia abdominal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAGALHÃES, M. S. ; GONÇALVES, F. L. ; GOMES, J. L. ; OLIVEIRA, Indiara Soares . Efeito da Intervenção fisioterapêutica manipulativa em paciente acometido por fibromialgia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, Maria Zilda Silva ; SOARES, Juliana Gomes da Silva ; OLIVEIRA, Indiara Soares ; GOMES, J. L. . A prática da caminhada e suas representações sociais: um estudo realizado na cidade de Teresina-PI. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, J. L. ; OLIVEIRA, Indiara Soares ; SOARES, Juliana Gomes da Silva ; SOARES, Maria Zilda Silva . A prática da caminhada e suas representações socias: um estudo realizado na cidade de Teresina-Pi. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GOMES, J. L. ; MOURA FILHO, O. F. . Hipertensão Arterial Primária. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2013
Efeito da Ventilação Não-Invasiva e do Treinamento da Musculatura Respiratória Sobre Variáveis Cardiorrespiratórias e Tempo de Fadiga., Descrição: Recentemente, mostramos que a utilização da ventilação não-invasiva (VNI) em exercício aeróbio em uma faixa de 80% do VO2pico diminui a percepção subjetiva do esforço central e periférica, além de proporcionar um aumento no tempo de execução do exercício, sem alteração das respostas cardiorrespiratórias em comparação ao exercício sem VNI. Esses resultados partem da premissa de que o favorecimento das trocas gasosas, devido ao aumento da pressão intratorácica, facilitaria o processo de difusão, atenuando assim a dispnéia e a concorrência pelo fluxo sanguíneo entre a musculatura periférica e diafragmática principalmente. Além disso, sabe-se que o treinamento da musculatura respiratória também diminui a sensação do esforço e aumenta o tempo de exercício. Esse estudo tem como objetivo comparar às variáveis cardiorespiratórias e tolerância a fadiga durante o exercício físico com e sem o uso da VNI após quatro semanas de treinamento da musculatura respiratória. Esta pesquisa pode ter resultados bem animadores e que podem ter enorme aplicabilidade para a prescrição e fisiologia do exercício e cardiovascular e para a área de ciências de saúde em geral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Jardeson Leite Gomes - Integrante / Thiago Rodrigues Gonçalves - Integrante / Pedro Paulo da Silva Soares - Integrante / Rogério Barbosa Magalhães Barros - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2010 - 2012
Efeito da Ventilação Não-Invasiva sobre Variáveis Cardiorrespiratórias e Tolerância à Fadiga em Exercício Físico de Diferentes Intensidades, Descrição: Recentemente, mostramos que a utilização da ventilação não-invasiva (VNI) em exercício aeróbio em uma faixa de 80% do VO2pico diminui a percepção subjetiva do esforço central e periférica, além de proporcionar um aumento no tempo de execução do exercício, sem alteração das respostas cardiorrespiratórias em comparação ao exercício sem VNI. Esses resultados partem da premissa de que o favorecimento das trocas gasosas, devido ao aumento da pressão intratorácica, facilitaria o processo de difusão, atenuando assim a dispnéia e a concorrência pelo fluxo sanguíneo entre a musculatura periférica e diafragmática principalmente. Contudo, estes dados devem ser mais bem explorados a partir da ocorrência de diferentes protocolos de exercícios variando intensidade e/ou volume e ainda incluir mais métodos técnicos e de diagnósticos para pesquisa. O objetivo do presente estudo é avaliar o efeito do BIPAP sobre variáveis cardiorrespiratórias e tolerância a fadiga durante exercício físico de diferentes intensidades. Esta pesquisa pode ter resultados bem animadores e que podem ter enorme aplicabilidade para a prescrição e fisiologia do exercício e cardiovascular e para a área de ciências de saúde em geral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Jardeson Leite Gomes - Integrante / Thiago Rodrigues Gonçalves - Coordenador / Pedro Paulo da Silva Soares - Integrante / Rogério Barbosa Magalhães Barros - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Prêmios
2010
3º LUGAR NO TEMA LIVRE: Comparação das respostas cardio-respiratórias no teste de caminhada de seis minutos realizado no corredor e na esteira rolante., Hospital de Messejana Dr.Carlos Alberto Studart Gomes.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2013
Universidade Federal FluminenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante, Carga horária: 12
2011 - 2011
Instituto de NeurociênciasVínculo: funcionário, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Neuro., Traumato. e Resp., Carga horária: 20
2007 - 2008
Centro Integrado de Educação EspecialVínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Fisioterapia, Carga horária: 20
2007 - 2007
Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do PiauíVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Fisioterapia, Carga horária: 4
Outras informações:
Estagiário em fisioterapia membro da Escola da Postura, na Clínica de Fisioterapia da Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí - NOVAFAPI com carga horária de 40h.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jardeson Leite Gomes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?