Edilma Acioli de Melo Bomfim
possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1977), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (1992) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Narratologia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica literária, arquétipo, poesia, narrativa e mito.
Informações coletadas do Lattes em 06/09/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras
1996 - 2000
Universidade Federal de Alagoas
Título: RAZÃO MUTILADA: UMA VISÃO JUNGUIANA DA LOUCURA EM JOÃO URSO DE BRENO ACCIOLY
Orientador: CLAUDIA CANUTO DE MENEZES
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Palavras-chave: ARQUÉTIPO; MITO; SOMBRA; JOÃO URSO; BRENO ACCIOLY; INDIVIDUAÇÃO. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira / Especialidade: Narratologia Contemporânea. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Letras e Lingüística
1990 - 1992
Universidade Federal de Alagoas
Orientador: VICENTE DE PAULA ATAÍDE
Palavras-chave: EROTISMO; PRAZER; INTERDIÇÃO.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira / Especialidade: Narratologia Contemporânea. Setores de atividade: Educação.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Narratologia Contemporânea.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Poesia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Literatura e Gênero.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Arquétipos na Literatura Infanto Juvenil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Crítica Literária Junguiana.
Participação em eventos
II Feira Internacional de Marechal Deodoro.O lugar da memória na poesia de Ledo Ivo. 2011. (Outra).
IV CIPA. Dicionário Mulheres de Alagoas: registro, contributo e legado da atuação feminina. 2010. (Congresso).
Semana Mestre Aurélio Buarque de Holanda.Aurélio Buarque de Holanda: entre a província e a metrópole uma história contada. 2010. (Seminário).
Festival Literário Internacional do Litoral Norte - FLINORTE.Sobre homens e imagens: a escrta de Breno Accioly. 2010. (Outra).
1 Congresso Acadêmico do CESMAC. Criativiadade verbal: Aplicação e resultados. 2008. (Congresso).
Um olhar sobre a teoria da narrativa: propostas de análise..Personagem: da análise psicológica à desfiguração. 2006. (Seminário).
Seminário de Literatura Alagoana.Seminário de Literatura Alagoana. 2004. (Seminário).
FAL.Alagoas e Turismo. 2004. (Seminário).
Semana de Letras.Como analisar narrativas: problemas e desafios. 2004. (Encontro).
Ciclo de palestras: estudos literários.Produção literária alagoana: narrativas intimistas. 2004. (Encontro).
Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística - ENANPOLL.EU E OS OUTROS. 2004. (Encontro).
Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. II ECLAE. 2003. (Congresso).
Semana de estudos Literários II.Semana de Estudos Literários II. 2003. (Encontro).
IV Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. ELFE. 2002. (Congresso).
Semana de Estudos Literários.Semana de Estudos Literários. 2001. (Encontro).
Participação em bancas
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. um itinerário de lutas e buscas: esperança e resistência em "Vidas secas", de Graciliano Ramos e "Os flagelados do vento leste", de Manuel Lopes. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. O homem, o mar e a sereia: uma visão junguiana dos contos. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. A angústia do caos existencial no romance "Casa de Pedra", de vicente Ataíde: uma leitura junguiana. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Policarpo Quaresma entre o ideal e o real o triste fim. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Imagens do feminino: um estudo comparativo em "A casa de Bernarda Alba ", de Frederico Garcia Lorca e "O escravo", de Lúcio Cardoso.. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Hibridez e americanidade na poesia de José Geraldo Marques em "Cactos temporários & Itinenários maríntimos". 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Um passeio pelo fantástico em Heliônia Ceres. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Entre pitangas e sapotis-- modernismo e regionalismo em Alagoas. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. A poesia popular de Pacífico Pacato Cordeiro Manso: uma análise cultural da oralidade poética no Autor. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
MOTA, S. M. S. DA;BOMFIM, EDILMA ACIOLI. O reino das águas claras: Uma possibilidade de ressignificação edípica. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. O mito da serpente: leitura mítico-psicológica da trajetória do herói em "Cobra Norato "de Raul Bopp e a "Serpente emplumada" de D.H.Lawrence. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. " Entre deusas, bruxas e mulheres : Leitura mítico-psicológica da trajetória da heroína em " As parceiras", de Lya Luft.. 2003. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; ROMARIZ, VERA; Izabel Brandão; Elizabeth Marinheiro. Alceu Valença: Em uma Burrinha Biônica ou "Nas Naus do Sonho", um Andarilho Intercultural. 2002. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. A jornada da sombra à consciência solar: Uma visão junguiana de quatro contos brasileiros. 2002. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Entre(mentes), enlaces culturais em "O cheiro de Deus, romance de Roberto Drummond. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. O Anjo encarnado. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. A trajetória da mímesis da representação na transposição da linguagem literária d'O Guarani, de José de Alencar, para a linguagem musical da ópera II Guarany, de Carlos Gomes. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Cobra Norato e The Plumed Serpent; o processo de individuação em duas obras modernistas. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
Maria Heloísa Melo de Moraes; Renilton Melo;BOMFIM, EDILMA ACIOLI. A desconstrução do conto de fadas tradicional em "História meio ao contrário", de Ana Maria Machado. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; ROMARIZ, VERA. Um estudo comparativo entre as personagens Medéia, DE eURÍPEDES, E jOANA DE pALO pONTES. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua e Literatura Brasileira) - Universidade Cidade de São Paulo.
Maria Heloísa Melo de Moraes; ROSA E SILVA, E. Q.;BOMFIM, EDILMA ACIOLI. A singularidade na estrutura narrativa da obra "Lãs ao vento", de Arriete Vilela. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; Maria Heloísa Melo de Moraes; ROSA E SILVA, E. Q.. Do Clássico ao moderno: a temática do diferente nas obras "O patinho feio", de Andersen, e "A terra dos meninos pelados", de Graciliano Ramos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; Renilton Melo; Maria Heloísa de Melo Morais. A arte à margem::intertextualidade e anáfora no poema 66, de Arriete Vilela. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; ROMARIZ, VERA; ROSA E SILVA, E. Q.. O reverso da história: ficção e realidade em "O pianista do silencioso". 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua e Literatura Brasileira) - Universidade Cidade de São Paulo.
RAMOS, M. A. L.;BOMFIM, EDILMA ACIOLI. O fantástico como representação de uma fratura da realidade no conto "As ursas", de Moacyr Scliar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; ROMARIZ, VERA; Duarte, Zuleide. A relação Autoria e Narrador na configuração da personagem, em dois contos de Zuleide Duarte. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; ROMARIZ, VERA; SANTOS, R.. "Verdes olhos e um destino", uma leitura do conto de Arriete Vilela na sala de aula. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; ROSA E SILVA, E. Q.; Maria Heloísa de Melo Morais. O anonimato revelador em "Uma vela para Dario" de Dalton Trevisan. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Infância feliz: mito ou realidade?. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; ROMARIZ, VERA. da Costa. Chapeuzinho vermelho: uma história sem fim. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; ROMARIZ, VERA. Infância feliz: mito ou realidade. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; ROMARIZ, VERA; CABRAL, O.. A poesia no ensino fundamental: o canto e a palavra na poesia de Gonzaga Leão. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. A representação da personagem estranha no conto "Bárbara", de Murilo Rubião. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. O preconceito e a desigualdade na óptica de Graciliano Ramos, no conto "A testemunha". 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. "Lua nua":uma representação da problemática existencial. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Da carta/ crônica ,de Pero Vaz de Caminha à Crônica/carta, de Carlos Drummond de Andrade. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. A construção do social na poesia de Anilda Leão e Ferreira Gullar: Afinidades. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; Jerzuí Tomaz; ROSA E SILVA, E. Q.. Augusto dos Anjos: o ser e o nada poético. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; ROSA E SILVA, E. Q.; Maria Lucilene da Silva. Ideologia Marxista em "Seara Vermelha", de Jorge Amado. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; ROSA E SILVA, E. Q.; Maria Heloísa de Melo Morais. A visão do negro no poema "Essa Negra Fulô", de Jorge de Lima. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; ROSA E SILVA, E. Q.; Maria Heloísa de Melo Morais. A Representação do Desejo no Conto "O Enigma do Desejo", de Judith Grossman. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Academia Alagoana de Letras.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Paralelismos bíblicos na obra de Augusto Frederico Schmidt. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em graduação em letras) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; ROMARIZ, VERA; VIVELA, G. B.. Estudo comparativo dos poemas À hora que os cisnes cantam, de Cecília Meireles e O cisne, de Baudelaire. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em graduação em letras) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. A personagem Peri em. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em graduação em letras) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. o erotismo na contística de Dalton Trevisan. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em graduação em letras) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. A caricatura social em "O Alienista", de Dalton Trevisan. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em graduação em letras) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. "Iracema": romance fundador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em graduação em letras) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Aspectos culturais e sociais da mulher no século XIX, na obra " O primo Basílio".. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em graduação em letras) - Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. A representação da mulher no século XIX. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em graduação em letras) - Universidade Federal de Alagoas.
ANNATHERESA,;BOMFIM, EDILMA ACIOLI; LIMA, ROBERTO S.; ROMARIZ, VERA. Prêmio Judas Isgorogota . 2002. Outra participação, Fundação Municipal de Ação Cultural.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Hino da Instituição de Reeducandos do Hospital Portugal Ramalho. 2005. Portugal Ramalho.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Seleção para ingresso no Curso de Pós-graduação em Letras e Lingüística. 2004. Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI; ROSA E SILVA, E. Q.; Fernando Fiúza. Concurso para Professor Substituto de Literatura. 2002. Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Seleção para o curso de Pós-Graduação em letras e Lingüística. 2002. Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Concurso Nacional de poesia e contos do TRT AL. 2006. Tribunal Regional do Trabalho de AL 19ª Região.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. 7º Concurso Penedense de Poesia Falada. 2004. Prefeitura Municipal de Penedo.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Presidente da Banca Examinadora para seleção de Monitores. 2004. Universidade Federal de Alagoas.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI. Concurso de Monitoria. 2003. Universidade Federal de Alagoas.
Orientou
Cultura e identidade brasileiras no romance " O cheiro de Deus", de Roberto Drummond; ; Início: 2003; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
Policarpo Quaresma entre o ideal e o real o triste fim; 2005; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
A angústia do caos existencial no romance "Casa de Pedra", de Vicente Ataíde; 2005; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
O homem, o mar e a sereia: uma visão junguiana dos contos "O marido da mãe d'água" e "The Lady of Gollerus"; 2005; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
A narativa infantil clariciana: fronteita entre a realidade e a fantasia; 2003; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
O anjo encarnado: aspectos mitopoéticos de uma aventura compartilhada no modernismo brasileiro; 2005; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas,; Coorientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
Emília sem papas na língua; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Infantil) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
Emília sem papas na língua; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Infantil) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
A poesia infantil: linguagem e símbolo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em graduação em letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
Chapeuzinho Vermelho que (agora) assusta; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em graduação em letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
O Símbolo da transcendência em "A terceira margem do rio", de Guimarães Rosa; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em graduação em letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
Análise da personagem Emília de Monteiro Lobato; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em graduação em letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
O Narrador Duplo em A Hora da Estrela, de Clarice Lispector; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
Mulheres Bíblicas: Sinal e Resgate do Gênero Feminino; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
Visões Antagônicas nos Espaços em a Cidade e as Serras de Eça de Queirós; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
Símbolo, Descrença e Crença em Natal da Barca de Lygia Fagundes Telles; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
A Face Oculta de Isabel; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
Horísmo ou Anti-Heroísmo no Romance Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
Dicionário Mulheres de Alagoas: ontem e hoje; 2003; Iniciação Científica - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
Resgate da Memória feminina em Alagoas Dicionário mulheres de Alagoas: ontem e hoje; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em graduação em letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
Resgate da memória feminina de Alagoas Dicionário mulheres de Alagoas : ontem e hoje; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em graduação em letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
Hora e Vez de Pesquisa Literária; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
Silva; Hora e Vez de Pesquisa Literária; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
Hora e Vez de Pesquisa Literária; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edilma Acioli de Melo Bomfim;
Produções bibliográficas
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Breno Accioly (re)visita o mito do pai ausente. Inconho: Revista das Faculdades de Ciências Humanas, Jurídicas, Educação e Comunicação do Centro Universitário CESMAC , v. 1, p. 07-12, 2009.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Maurício de Nacedo pendura a poesia no cordão. Letras e Artes , v. 1, p. 59-62, 2009.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Um artifício da memória: psicologia e literatura. Revista do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Humanas do CESMAC: Ciência, Consciência, Humanismo - CCH em ação , v. 300, p. 10-18, 2009.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Sol e anjo: o universo lírico de Solange Chalita. Letras e Artes , v. 17, p. 40-45, 2008.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Literatura e psicologia: um diálogo interarquetípico. Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL) , Maceió - AL, p. 227-240, 2004.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . "João Urso": do riso solitário à solidão da incomunicabilidade. Leitura Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística/UFAL, Maceió, p. 199-216, 2004.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Oralidade e texto escrito. Oralidade e escrita: estudos sobre os usos da língua , Maceió, v. 01, p. 132-136, 2003.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . O Jogo Erótico: Uma Tentativa de Reconstrução Amorosa. Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL) , Maceió, n.19, p. 29-47, 1997.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . A Dupla Face de Arlinda. Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL) , Maceió, n.15, p. 72-92, 1995.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . A Intercomunicação Homem Animal: Uma Tentativa de Recuperação da Origem Perdida. Revista do Chla Ufal, Maceió, n.6, p. 57-68, 1991.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI ; Carlito Lima . A poesia das Alagoas. 1. ed. Recife: Edições Bagaço, 2007. v. 1000. 222p .
-
ROSA E SILVA, E. Q. ; BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Dicionário mulheres de Alagoas: ontem e hoje. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2007. v. 1000. 456p .
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI ; Carlito Lima . O conto das Alagoas. 1. ed. Recife-PE: Edições Bagaço, 2007. v. 1000. 309p .
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Razão Mutilada: ficção e loucura em Breno Accioly. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2005. v. 1000. 289p .
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . A Escritura do Desejo. 1. ed. Maceió: Edufal, 2001. v. 1500. 84p .
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI (Org.) ; ROSA E SILVA, E. Q. (Org.) . A hora e Vez de José Geraldo W. Marques. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2000. v. 600. 138p .
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . A Arte Literária em Alagoas. 1. ed. Maceió: SECULT, 1993. v. 3000. 10p .
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI ; ROMARIZ, VERA . Manoel Bandeira: Quem é você?. 3. ed. Maceió: SECULT, 1986. v. 3000. 15p .
-
ROSA E SILVA, E. Q. ; Fernando Fiúza ; ROMARIZ, VERA ; Renira Lisboa de Moura Lima ; José medeiros ; Marcos Vasconcelos Filho ; BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Rostos, objetos e palavras: o inventário ficcional de Aurélio Buarque de Holanda. In: Enaura Quixabeira Rosa e Silva. (Org.). Revelando Mestre Aurélio.... 1ed.Maceió: Edufal, 2011, v. 1, p. 25-39.
-
Aguinaldo Nepomuceno Marques ; José marques de Melo ; BOMFIM, EDILMA ACIOLI . o lugar epifânico na narrativa de Breno Accioly. In: José Marques de Melo; Rossana Gaia. (Org.). Sertão Glocal: um mar de ideias brota às margens do Ipanema. 1ed.Maceió: Edufal, 2010, v. 1, p. 175-193.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . A literatura em Alagoas: um percurso lírico e histórico. In: Maria Heloísa Melo de Moraes. (Org.). Poesia alagoana hoje. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2007, v. 1, p. 13-40.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Oralidade e escrita: uma reflexão sobre o ato criador. Oralidade e escrita: estudos sobre os usos da língua. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2003, v. 1, p. 132-136.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Clandestinidade e erotismo: a fala da paixão. In: Izabel Brandão. (Org.). Entre o amor e a palavra: olhar(es) sobre Arriete Vilela. 1ed.Maceió: Catavento, 2001, v. 1000, p. 29-36.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . FARPA: FELINA FERIDA. In: Izabel Brandão. (Org.). Entre o amor e a palavra: olhar(es) sobre Arriete Vilela. 1ed.Maceió: Catavento, 2001, v. 1000, p. 151-172.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI ; MAGALHÃES, B. ; ROSA E SILVA, E. Q. ; MARQUES, J. G. W. ; PIMENTEL, L. ; SÁVIO DE ALMEIDA, L. ; CAVALCANTE, M. A. H. ; CABRAL, O. ; ROMARIZ, VERA . A ferida Arcaica ou a dor sem fim. In: Edlima Acioli Bomfim; Enaura Quixabeira Rosa e Silva. (Org.). Hora e Vez de José Geraldo W. MArques. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2000, v. 500, p. 11-135.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Judith Grossmann: criando (re) pensando a criação. In: Belmira Rita da Costa Magalhões; Otávio Cabral. (Org.). Sinfonia Inacabada do Amor Ameno: Algumas Rflexões Críticas em Torno de "Meu Amigo Marcel Proust Romance". 1ed.Maceió: EDUFAL, 1999, v. 1, p. 45-56.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . A Escritura da Paixão. In: Izabel F. O. Brandão. (Org.). A Mulher na Literatura: Texto e Contexto. 18ed.Maceió: EDUFAL, 1996, v. 18, p. 149-155.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . "Canto efêmero: a palavra empenhada. Gazeta de Alagoas, Maceió, p. 3 - 4, 05 nov. 2011.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . 400 anos de Pão de Açúcar. O Jornal, Maceió, p. B1 - B1, 30 jun. 2011.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . MULHER: entre sussuros e vozes explode um campo minado. O jornal, Maceió, p. B1 - B1, 20 mar. 2011.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Sobre sussurros e vozes. Gazeta de Alagoas, Maceió, p. A4 - A4, 06 mar. 2011.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Sobre galos, homens e verdades. Gazeta de Alagoas - Suplemento SABER, Maceió, p. A8 - A8, 05 fev. 2011.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Breno Accioly: uma estranha vida e obra. Revista da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro, Maceió, p. 226 - 236, 28 dez. 2010.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI ; ROMARIZ, VERA . O coração de Vera Romariz. O Jornal, Maceió, p. B2 - B2, 05 jul. 2009.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Resgatando Heliônia Ceres dez anos depois: enfim!. Jornal Gazeta de Alagoas, Maceió, p. A6 - A6, 04 jul. 2009.
-
Jerzuí Tomaz ; Maria Heloísa de Melo Morais ; BOMFIM, EDILMA ACIOLI ; ROSA E SILVA, E. Q. . Entre águas insulares Moliterno se fez ilha. Revista Graciliano, Maceió-Al, p. 48 - 54, 03 fev. 2009.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Trovas de Amor e de Amigo. Jornal "O Jornal", Maceió- AL, p. B1 - B1, 17 out. 2008.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . GRACILIANO: Meninos que revelam. GRACILIANO, MACEIÓ, , v. 1, p. 8 - 10, 05 set. 2008.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Quando a pressa é amiga da perfeição. O Jornal, Maceió, p. A2 - A2, 16 ago. 2008.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Maceió prosa e poesia. Maceió século XXI, Maceió, p. 01 - 18, 15 mar. 2007.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Entre o ocultamento e a revelação. O jornal, Maceió-Al, 28 out. 2006.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Francisco Valois: redescobrindo a poesia de Matheos de Lima. Alagoas em tempo, Maceió-AL, 31 jul. 2006.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Campo Minado: Voz de Mulher (II). Gazeta de Alagoas / Suplemento "Mulher", Maceió, p. 02 - 02, 16 mar. 2002.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Campo Minado. Gazeta de Alagoas / Suplemento "Mulher", Maceió, p. 19 - 19, 08 mar. 2002.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Maria Mariá: duplamente Maria. Gazeta de Alagoas, Maceió, , v. 16000, p. 1 - 8, 03 ago. 2001.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Breno Accioly: O Homem e seus Fantasmas. Jornal Gazeta de Alagoas, Maceió, , v. 14, p. 1 - 8, 22 set. 2000.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Breve Painel da Cultura Alagoana. Jornal Gazeta de Alagoas, Maceió, , v. 1, p. 1 - 8, 31 mar. 2000.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Ouro: Nasce São Bernardo, obra símbolo. Jornal Gazeta de Alagoas, Maceió, , v. 1, p. E9 - E9, 25 fev. 2000.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Inventado uma Ilha, Descobrindo Palavras. Jornal Gazeta de Alagoas, Maceió, , v. 1, p. A10 - A10, 24 maio 1997.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Judith Grossmann: Em Busca do Tempo (não) Perdido. Jornal Gazeta de Alagoas, Maceió, , v. 1, p. 1B - 1B, 07 nov. 1996.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Arriéte Vilela e a Paixão da (na) Palavra. Jornal Gazeta de Alagoas, Maceió, , v. 1, p. 5B - 5B, 29 set. 1996.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . A Ilha se fez Verbo e Habitou entre Nós: Uma leitura da poética de Carlos Moliterno. In: CULTURA, CONTEXTOS E CONTEMPORANEIDADE, 1999, MACEIÓ. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA. SALVADOR: EDUFBA, 1999. v. 1. p. 45-51.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Arte como Artefato em Heliônia Ceres. In: Mulher e Literatura, 1999, Salvador. VIII Seminário Nacional Mulher e Literatura. Salvador: EDUFBA, 1999. v. 1. p. 26-26.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Literatura e Cultura: Uma intersecção Crítica e Literária. In: Literatura Comparada = Estudos Culturais?, 1998, Florianópolis. VI Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Florianópolis: EDUFSC, 1998. v. 1. p. 1-1.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Oralidade e escrita: uma reflexão sobre o ato criador. In: IV Encontro Nacional e Língua Falada e Escrita, 2002, Maceió. IV Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. Maceió: Q Gráfica, 2002. v. 01. p. 173-174.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . A amarga solidão da incomunicabilidade. In: II Encontro Nacional de ciências da linguagem aplicadas ao ensino - ECLAE, 2003, João Pessoa. Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE. João Pessoa: Idéia, 2003. v. 01. p. 330-331.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Mulheres: Vidas Feridas. In: VII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre a mulher e relações de gênero, 2001, Salvador. Feminismo, Ciência e Tecnologia. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2001. v. 1000. p. 70-70.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Utopias em José Saramago e Breno Acioly. In: XVIII Encontro de professores brasileiros de literatura portuguesa, 2001, Santa Maria-RS. Literatura Portuguesa e Pós-Colonialismo:Produção, Recepção e Cultura. Santa Maria-RS: Gráfica Editora Pallotti, 2001. v. 1000. p. 16-16.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Heliônia Ceres: do oral ao escrito, o prazer de narrar. In: As razões da diferença: identidades e diálogos, 1999, Maceió. III Encontro de Ciências Humanas. Maceió: EDUFAL, 1999. v. 1. p. 3-3.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . "Não sei o quanto de mim sou mulher". 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . A memória na poesia de Ledo Ivo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Da sombra para a luz. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PERDIGAO, L. ; BOMFIM, EDILMA ACIOLI . "História do futebol alagoano: arquivos implacáveis". Maceió: EdUFAL, 2011 (Revisão).
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . "Canto efêmero": abcd...ário amoroso. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Alagoas entre o açúcar e o algodão: marca histórica. Maceió, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
TENORIO, D. A. ; BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Um olhar destimido. Maceió, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI ; TENORIO, D. A. . Uma figura histórica: Armando Souto Maior. Maceió, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Entre palavras e imagens: um Anjo Encarnado. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Pocarpo Quaresma- entre o ideal e o real - triste fim. maceió, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Gogó de Emas: a participação das mulheres na história do Estado de Alagoas. São Paulo: REDEH e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004 (Coletânea).
-
BOMFIM, EDILMA ACIOLI ; ROSA E SILVA, E. Q. . Continuando a caminhada (agora) sertaneja. Maceió, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . A literatura infantil na sala de aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Leitura de poemasdo livro "Amor aos cinqüenta", de Vera Romariz. 2004.
BOMFIM, EDILMA ACIOLI . Seminário de pesquisa discente. 2004 (Seminário) .
Prêmios
2008
Mulher valorosa do Brasil, Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro.
2008
Pêmio ESPIA 2007 - melhor livro do Ano "Dicionário Mulheres de Alagoas: ontem e hoje, Revista Semanal de opinião - ESPIA.
2008
ALANE 30 anos - Destaque trabalho e cultura, ALANE.
2005
Prêmio "Espia 2005": alagoanos notáveis cultura e arte, ESPIA - Revista semanal de opinião, cultura e notícias.
2002
Prêmio Cidadã Honorária de Maceió, Câmara Municipal de Maceió.
1993
Prêmio Tércio Wanderley de crítica Literária e Ensaio, Academia Alagoana de Letras.
1990
Prêmio Othon Bezerra de Mello de Ensaio Literário, Academia Alagoana de Letras.
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - Atual
centro de estudos superiores de maceióVínculo: CONSULTORIA, Enquadramento Funcional: contra recibo, Carga horária: 20
Outras informações:
Minha atuação no Centro de Estudos Superiores de Maceió está vinculado a atividade de extensão. Integro a equipe do NPE-Núcleo de Projeto de Extensão com trabalho de consultoria.
1995 - Atual
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 0
Atividades
-
03/2001
Ensino, Letras e Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativa Contemporânea
-
03/2001
Ensino, Letras e Lingüística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Crítica literária junguiana, Literatura Infanto-Juvenil
-
01/1995
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura, Literatura Portuguesa
-
03/1998 - 03/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edilma Acioli de Melo Bomfim e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?