Ana Luíza Azevedo Fireman
Graduada em Letras/Linguística/Espanhol (UFAL); Mestra em Crítica Literária Sociocultural (UFAL); Doutora em Linguística, com concentração em Análise do Discurso (UFAL).Professora Efetiva do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - lotada no Campus Piranhas.Atualmente, coordena o Nugedis (Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade) e é membro do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) do IFAL, ambos do IFAL, Campus Piranhas. Em pesquisa, atua principalmente nos seguintes temas: crítica sociocultural, análise do discurso, discurso e poder, práxis sociocultural e linguagem, diversidade, gênero e sexualidade, educação.
Informações coletadas do Lattes em 21/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras e Lingüística
2013 - 2017
Universidade Federal de Alagoas
Título: Uma análise discursiva das decisões judiciais: a ideologia por trás do martelo
Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante.
Mestrado em Letras e Lingüística
2001 - 2004
Universidade Federal de Alagoas
Título: Hibridez e americanidade na poesia de José Geraldo Marques, em cactos temporários e itinerário marítimo: uma análise social e cultural, Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Belmira Rita da Costa Magalhães
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: americanidade; Literatura brasileira; Crítica sócio-cultural.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira. Setores de atividade: Outros Setores.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Organização de eventos
FIREMAN, A. L. A. . X Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica - EITIC 2023. 2023. (Outro).
FIREMAN, A. L. A. . Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica. 2023. (Congresso).
FIREMAN, Ana Luiza A. ; COSME, C. M. ; RUZEMBERG, T. . I Webinar: "Etnias, História e Culturas: educando para a valorização da diversidade e a construção da igualdade". 2020. (Outro).
Participação em eventos
4ª SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. ALFA BETO E O JOGOS DE LINGUAGEM: APRENDER PODE SER DIVERTIDO. 2024. (Feira).
3ª SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. 2023. (Feira).
Encontro Nacional de Linguística Aplicada - ENALA.?O DISCURSO RELIGIOSO ULTRACONSERVADOR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO E A DEMOCRACIA. 2023. (Encontro).
Encontro Nacional de Linguística Aplicada - ENALA. 2023. (Encontro).
I SEMANA DE INTEGRAÇÃO DAS LICENCIATURAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA.Mesa-redonda: Maternidade no Ensino. 2023. (Seminário).
Semana de Popularização da Ciência. JOGOS DE LINGUAGEM: APRENDER PODE SER DIVERTIDO. 2023. (Congresso).
VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional. 2023. (Encontro).
VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e VII Encontro de Relações Raciais e Sociedade (VII ENNEABI e VII ERAS). PROJETO GRIÔ: A ESCUTA DOS CORPOS INTERDITADOS: NARRATIVAS, ANCESTRALIDADES E SABERES DE ESTUDANTES NEGROS/AS E INDÍGENAS DO SERTÃO DE ALAGOAS. 2023. (Congresso).
II Congreso de Políticas Universitarias de Géneros, Interculturalidad, e Inclusión. 2021. (Congresso).
III Colóquio em Letras e Linguística. 2016. (Seminário).
III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr). 2016. (Seminário).
III Seplev. 2016. (Seminário).
X Seminário de Atualidades Jurídicas. 2016. (Seminário).
V Reunião Equatorial de Antropologia. 2015. (Congresso).
Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE. Análise discursiva da decisão que determinou a retirada da Comunidade da Vilas dos Pescadores, em Jaraguá. 2014. (Congresso).
I Colóquio em Letras e Linguístca e X Seminário Discente.Uma análise discursiva da Súmula 385 do Superior Tribunal de Justiça - STJ. 2014. (Seminário).
I Congresso Internacional de Estudos do Discurso. Uma análise discursiva da Súmula 385 do Superior Tribunal de Justiça - STJ. 2014. (Congresso).
II Semana de Cultura Jurídica do CCJUR.A argumentação no discurso jurídico; A pesquisa jurídica. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
FIREMAN, A. L. A.; SILVA, G.; SILVA, A. P.. O discurso da reforma do ensino médio e suas implicações para a formação da classe trabalhadora. 2023. Dissertação (Mestrado em ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Universidade Federal de Alagoas.
FIREMAN, A. L. A.; CAVALCANTE, M. S. A. O.; SANTOS, I. M.. O INIMIGO PÚBLICO PROFESSOR: UMA "ESCOLA SEM-PARTIDO" PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONSENSO DE DIREITA NA EDUCAÇÃO. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.
SOBRINHO, Helson Flávio da Silva; CAVALCANTE, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira;FIREMAN, Ana Luiza A.. O DISCURSO SOBRE OS DIREITOS TRABALHISTAS NAS PROPOSTAS DO GOVERNO BOLSONARO: IDEOLOGIA E SILENCIAMENTOS. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
FIREMAN, A. L. A.; SOBRINHO, Helson Flávio da Silva; Claudete Gomes Soares; SILVA, S. E. V.; Débora Raquel Hettwer Massmann. Discurso, ideologia e racismo: sentidos conflitantes do/ sobre o empoderamento da estética da mulher negra. 2023. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
FIREMAN, Ana Luiza A.; MAGALHÂES, Belmira Rita da Costa; SOBRINHO, Helson Flávio da Silva; Amanda Cavalcante de Macêdo; Débora Raquel Hettwer Massmann. ?BELA, RECATADA E ?DO LAR?: DISCURSO, AMBIGUIDADES E SILENCIAMENTOS?. 2021. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
SOBRINHO, Helson Flávio da Silva; Débora Raquel Hettwer Massmann; Claudete Gomes Soares;FIREMAN, Ana Luiza A.. DISCURSO, RACISMO E IDEOLOGIA: SENTIDOS CONFLITANTES NA ESTÉTICA DA MULHER NEGRA. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
FIREMAN, A. L. A.; SILVA, G.; CAVALCANTE, M. S. A. O.. AS IMPLICAÇÕES DO DISCURSO MATERIALIZADO NA LEI 13.415/2017 PARA A FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA. 2022.
SOBRINHO, Helson Flávio da Silva; CAVALCANTE, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira;FIREMAN, Ana Luiza A.. ANÁLISE DISCURSIVA DOS SILENCIAMENTOS NAS PROPOSTAS DO GOVERNO BOLSONARO EM RELAÇÃO AOS DIREITOS TRABALHISTAS. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.
FIREMAN, A. L. A.; PIMENTA, Rosângela; ROCHA, F. F. S.. Um olhar para a produção textual em apostilas didáticas de português das séries iniciais da educação básica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.
FIREMAN, Ana Luiza A.; Juliana Vasconcelos Maia Lemos. EDUCAÇÃO E CULTURA COMO ELEMENTOS POLÍTICOS E DEMOCRÁTICOS NA ARGENTINA E NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DA PARTICIPAÇÃO ATRAVÉS DO DISCURSO OFICIAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades da Seune.
FIREMAN, Ana Luiza A.; CAVALCANTI, R. J.; PIMENTA, Rosângela. Avaliação das Produções Textuais nas séries iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.
FIREMAN, Ana Luiza A.; FIGUEIREDO, Sheyla de Oliveira. Perspectivas e paradigmas da redução da maioridade penal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.; COSTA, Alexsandro Nascimento da. Intervenção da Justiça no Estado de Direito à entrega de medicamentos e tratamentos pelo Estado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.; COSTA, Alexsandro Nascimento da. Vinculo Empregatício após a aposentadoria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.; FARIAS, Rony. Terceirização e Direito dos trabahadores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.; FARIAS, Rony. A inércia na aplicação da legislação e fiscalização no âmbito do meio do trabalho e sua colaboração na divergência prescricional em relação às pretensões de reparações por acidente de trabalho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.; COSTA, Alexsandro Nascimento da. Mediação nas relações de família. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.; COSTA, Alexsandro Nascimento da. A importância da arbitragem para minimizar o acúmulo de processo no âmbito jurídico estadual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.; FALCÃO, Paula. A inexigibilidade de conduta diversa na prática da eutanásia como causa supra legal d exclusão de culpabilidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.; COSTA, Alexsandro Nascimento da. Atuação das agências reguladoras no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.; FARIAS, Rony. Meio ambiente de trabalho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.; FENTANES, V.. Efetivação dos direitos fundamentais dos empregados domésticos com a realização da Convenção 189 da OIT pelo Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.; Schlempler, Maricélia. A responsabilidade civil dos estabelecimentos de ensino público nos casos de bullyng entre os estudantes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas.
FIREMAN, Ana Luiza A.; SOUZA, Adriana Cláudia Tavares de.. Os efeitos criminógenos do cárcere e a efetividade dos direitos fundamentais da mulher inserida no sistema prisional brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas.
FIREMAN, Ana Luiza A.; MELO, José Renato Ferreira de. Os efeitos socioambientais do trabalho verde na agricultura de Alagoas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas.
FIREMAN, Ana Luiza A.; COUTINHO, Cleonice. O servidor público da educação e o direito de greve: valorações decorrentes do ordenamento jurídico alagoano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas.
FIREMAN, Ana Luiza A.; ARRUDA, Múcio de Moraes. Brito de Medeiros.O esporte como direito fundamental à educação: a eficácia social do desporto educacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas.
FIREMAN, Ana Luiza A.; SILVA, Willaine Araújo. Ações afirmativas: por uma ponderação às cotas nas universidades públicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas.
FIREMAN, Ana Luiza A.; MELO, José Renato Ferreira de. A efetividade das políticas públicas previstas no art. 208 da Constituição Federal, voltadas ao ensino fundamental na rede pública municipal de Maceió. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas.
FIREMAN, Ana Luiza A.; Guilhermino, Everilda Brandão. Mídia e Crime: do controle judicial das garantias constitucionais (dignidade da pessoa humana e liberdade de informação jornalística). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas.
FIREMAN, Ana Luiza A.; MELO, José Renato Ferreira de. Políticas Públicas de proteção e tutela jurídica dos animais: alternativas de algumas cidades do país. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas.
FIREMAN, Ana Luiza A.; Bastos, Bruno de Assis. Necessidade de aplicação de uma hermenêutica moderna na interpretação do art. 651 da CLT, regra geral, que preserve os princípios gerais do Direito e do direito do trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas.
FIREMAN, Ana Luiza A.; SILVA, Clarice Pereira da. O sigilo das fontes de imprensa e o direito à informação no sistema constitucional brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas.
FIREMAN, Ana Luiza A.; COUTINHO, Cleonice. Consequências do bullyng nas crianças. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas.
FIREMAN, Ana Luiza A.. Turismo: a inclusão do cego. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. Desenvolvimento turístico do município de porto de Pedras. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. de F. Campos e Flávia Regina P. dos Santos.A inelegibilidade reflexa: fronteira entre namoro e união estável. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. Rodrigues.Trabalho infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. Pedrosa.Publicidade enganosa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. A guarda dos filhos na separação judicial litigiosa e o critério para seu deferimento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. A impenhorabilidade do bem de família. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. A busca da verdade em face do devido processo legal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. Os limites da interpretação da ordem pública para decretação da prisão preventiva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. A redução da maioridade penal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. A eutanásia no nosso ordenamento jurídico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. Machado e Lauro Sérgio Omena Barbosa.Reparação ou indústria dos danos morais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. A história e as aplicações de leis constitucionais mediante a tortura no Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. Franco Junior.A responsabilidade civil pelos danos causados ao meio ambiente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. A responsabilidade pelo vício do produto. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. Queiroz.As alíquotas para negros nas universidades federais brasileiras à luz do princípio da igualdade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. Teoria da desconsideração da personalidade jurídica no Direito Civil Brasileiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. Ato de improbidade administrativa como forma de enriquecimento ilícito. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. Proteção contratual como direito básico do consumidor. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. Rodrigues Lisboa.A capacidade jurídica e o transtorno mental: a esquizofrenia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. Direito de resposta e sua aplicação no direito eleitoral. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. Do mandado de injução e seus efeitos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. A possibilidade de se exigir pensão alimentícia dos avós nos parâmetros do ordanamento brasilleiro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió.
FIREMAN, Ana Luiza A.. Seleção pública para professor de Direito Agrário do Curso de Direito. 2007. Faculdade de Maceió.
Orientou
LETRAMENTO EM FÍSICA EM ESCOLA ESTADUAL DO ALTO SERTÃO ALAGOANO; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Liceciatura em Física) - Instituto Federal de Alagoas; (Orientador);
DA (NÃO) EFETIVIDADE DA RESOLUÇÃO Nº9/CNE/2004: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO ENSINO NOS CURSOS DE DIREITO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
O Código de Defesa do Consumidor: a sociedade de consumo e a proteção do consumidor; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
limites e responsabilidade civil da imprensa: o direito à informação x direitos da personalidade e da dignidade da pessoa humana; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
Análise discursiva das publicidades e a não observância do Código do Consumidor; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
Análise Discursiva das publicidades e a não observância do Código do Consumidor; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
Violação do princípio da presunção de inocência nos programas policiais jornalísticos televisivos de Alagoas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
(In)constitucionalidade das restrições à publicidade comercial do cigarro: uma análise da Lei 9; 294/96 à luz dos princípios constitucionais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Estácio de Alagoas; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
Cavalcante e Thomaz Borges Fortes; A violência contra mulher; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
A eficácia da LDB: um estudo de caso na escola de ensino fundamental Dr; Orlando Rocha; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
A importância do artesanato e do folclore no Turismo em Alagoas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade de Maceió; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
O potencial turístico do bairro de Bebedouro; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade de Maceió; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
Identidade e alteridade no turismo cultural; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade de Maceió; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
Propaganda enganosa: análise do discurso da publicidade brasileira; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
O direito à educação no Brasil; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
Desenvolvimento turístico do município de Porto de Pedras; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Faculdade de Maceió; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
Turismo ecologógico: o potencial turístico da reserva de Santa Tereza, Atalaia, AL; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Faculdade de Maceió; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
Argumentação na oratória jurídica: uma análise dos tipos de argumentos mais utilizados nas ações penais em Maceió; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Faculdade de Maceió; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
Argumentação no discurso jurídico em Alagoas; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
Turismo sustentável: preservação dos corais em Maragogi; 2006; Iniciação Científica - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió; Orientador: Ana Luiza Azevedo Fireman;
Produções bibliográficas
-
FIREMAN, A. L. A. ; NASCIMENTO, Priscila V. do ; CARLOS, E. I. S. ; FERREIRA, V. M. G. . O DISCURSO RELIGIOSO POR TRÁS DO DISCURSO POLÍTICO E A AMEAÇA AO ESTADO LAICO. Revista Eletrônica Direito e Conhecimento , v. V. 1, p. 20-31, 2020.
-
FIREMAN, A. L. A. ; NASCIMENTO, Priscila V. do ; FERREIRA, V. M. G. ; ROCHA FILHO, O. . DEMOCRACIA, DIREITO E LIBERDADE: ANÁLISE DISCURSIVA DAS DECISÕES JUDICIAIS ENVOLVENDO OPERAÇÕES POLICIAIS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIÁVEIS DE 2018. Revista Eletrônica Direito e Conhecimento , v. 1, p. 115, 2020.
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . Discurso sobre empoderamento feminino nas redes sociais: superação ou reprodução da opressão?. Leituras , v. 58, p. s/n, 2018.
-
FIREMAN, Ana Luiza A. ; NOHARA, Irene Patrícia . Desenvolvimento pelo incentivo à cultura: papel da arte e vicissitudes da utilização da Lei Rouanet. Revista de Direito Econômico e Socioambiental , v. 7, p. 198, 2016.
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . A literatura como possibilidade de (des)mascaramento dos discursos ideológicos: uma análise interdisciplinar do conto 'As roupas novas do imperador', de Hans Christian Andersen. Cise em revista: Centro Universitário de Profissionais de Educação , v. 2, p. 57-68, 2006.
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . Gramática e discriminação social: uma análise dos aspectos jurídicos que permeiam o fenômeno da linguagem. CCJUR em Revista , v. 2, p. 01-18, 2004.
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . Transculturação narrativa no conto roseano 'A menina de lá': diálogo entre as culturas e poetização das vozes abafadas. Leitura (UFAL) , v. 24, p. 127-140, 1999.
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . O ser antítese. Maceió: EDUFAL, 2001. v. 1. 65p .
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . O que o poeta vê. , 1997.
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . Descoberta. , 1991.
-
FIREMAN, A. L. A. ; NASCIMENTO, Priscila V. do ; ROCHA FILHO, O. ; FERREIRA, V. M. G. . LUZ, CÂMERA, AÇÃO: uma análise do livro "Segredo de Justiça" à luz da teoria da metáfora conceptual e do desenvolvimento tecnológico nas relações jurídicos privadas de direito de família. In: Fernando Sérgio Tenório de Amorim. (Org.). Direito, contemporaneidade e transformação social. 1ed.Maceió: CESMAC, 2023, v. , p. 118-143.
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . Pelo direito ao toré: uma análise do discurso político de integração do indígena. In: NATIVIDADE, Simone et all. (Org.). Estudos da linguagem: abordagens metodológicas e perspectivas teóricas. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. , p. 85-100.
-
PIMENTA, Rosângela ; Paulo Nin ; FIREMAN, Ana Luiza A. . Fala, escrita, gêneros, dialogismo e alteridade: uma reflexão do ensino da língua à luz do Círculo de Bakhtin. Pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio em Alagoas: reflexões, possibilidades e desafiios. 1ed.Maceió: EDUFAL - Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2016, v. , p. 139-162.
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . DIREITO E LUTA DE CLASSES: UMA ANÁLISE À LUZ DO MATERIALISMO HISTÓRICO DE MARX. In: III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (III Sediar), 2016, Aracajú. Anais do III Seminário Internacional de Estudos Sobre Discurso e Argumentação (III SEDiAr. Ilhéus: Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, 2016. p. 393-403.
-
FIREMAN, A. L. A. ; RUZEMBERG, T. . PROJETO GRIÔ A LINGUAGEM DOS CORPOS INTERDITADOS: NARRATIVAS, ANCESTRALIDADES E SABERES DE ESTUDANTES NEGROS/AS E INDÍGENAS DO SERTÃO DE ALAGOAS. In: VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e Grupos Correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e VII Encontro de Relações Raciais e Sociedade (VII ENNEABI e VII ERAS), 2023, São João Del-Rei. Anais do VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e Grupos Correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e VII Encontro de Relações Raciais e Sociedade (VII ENNEABI e VII ERAS), 2024.
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . Argumentação no discurso jurídico. In: II Semana de Cultura Jurídica do CCJUR, 2004, Maceió. Relatório da II Semana de Cultura Jurídica, 2004.
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . RACISMO, NECROPOLÍTICA E RESISTÊNCIA: ANÁLISE DE DISCURSOS (ANTI)RACISTAS QUE CIRCULAM NAS REDES SOCIAIS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . Pelo direito de dançar a Toré: implícitos e silenciamentos por trás do discurso político de integração dos indígenas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . Discurso sobre empoderamento feminino nas redes sociais: superação ou reprodução da opressão?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . Discurso Jurídico e trabalho: os implícitos e silenciamentos sobre a atividade do corte da cana nas decisões judiciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . Direito e luta de classes: uma análise à luz do materialismo histórico de Marx. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . Uma análise discursiva da Súmula 385 do STJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . Uma análise discursiva da Súmula 385 do Superior Tribunal de Justiça - STJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . Uma análise dicursva da decisão que julgou procedente a retirada da Vila dos Pescadores em Jaraguá, Maceió. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIREMAN, Ana Luiza A. . Uma análise discursiva da Súmula 385 do Superior Tribunal de Justiça - STJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
A DOR E A DELÍCIA DE SER QUEM É: PROCESSOS DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DOS SENTIDOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM PIRANHAS, SERTÃO ALAGOANO, Descrição: A partir de entrevistas com estudantes e servidores/as do IFAL Campus Piranhas, registrar narrativas e (multi)sentidos nos processos de construção, (re)signicação e subjetivação de gênero e sexualidade. Fazer uma análise das sequências discursivas extraídas das entrevistas, explorando os sentidos e significações em torno de gênero e sexualidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Luiza Azevedo Fireman - Coordenador.
-
2024 - Atual
ESTRANGEIROS EM SEU PRÓPRIO LUGAR: processos de gentrificação e segregação em Piranhas, sertão alagoano, Descrição: Fazer um estudo investigativo dos processos de gentrificação e segregação vivenciados pelos moradores de Piranhas, a partir da análise discursiva de suas narrativas e do resgate da memória coletiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Luiza Azevedo Fireman - Coordenador / ENEDINA MARIA SOARES SOUTO - Integrante.
-
2023 - 2024
QUARTA DE FEIRA LIVRE NO CENTRO HISTÓRICO DE PIRANHAS: DO FIM AO REENCONTRO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Luiza Azevedo Fireman - Integrante / Rosana Tavares Conceição - Coordenador.
-
2023 - 2024
PROJETO GRIÔ: A ESCUTA DOS CORPOS INTERDITADOS: NARRATIVAS, ANCESTRALIDADES E SABERES DE ESTUDANTES NEGROS/AS E INDÍGENAS DO SERTÃO DE ALAGOAS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Luiza Azevedo Fireman - Coordenador / THYAGO RUZEMBERG GONZAGA DE SOUZA - Integrante / ÉLIDA VIEIRA SANTOS - Integrante.
-
2023 - 2024
ALFA BETO E O JOGOS DE LINGUAGEM: APRENDER PODE SER DIVERTIDO (FASE DE TESTE E APRIMORAMENTO), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Luiza Azevedo Fireman - Coordenador / LUIZ FELIPE NAZIAZENO NETO - Integrante.
-
2022 - 2023
A LINGUAGEM DOS CORPOS INTERDITADOS: NARRATIVAS, ANCESTRALIDADES E SABERES DE ESTUDANTES NEGROS/AS E INDÍGENAS DO SERTÃO DE ALAGOAS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Luiza Azevedo Fireman - Coordenador / THYAGO RUZEMBERG GONZAGA DE SOUZA - Integrante / ÉLIDA VIEIRA SANTOS - Integrante.
-
2021 - 2022
?DINÂMICAS DISCURSIVAS DE PODER, SILENCIAMENTO E RESISTÊNCIA: ANÁLISE DE DISCURSOS QUE CIRCULAM NAS REDES SOCIAIS EM TORNO DO RACISMO, Descrição: Analisar discursos que circulam nas redes sociais em torno de notícias de eventos relacionados ao racismo, identificando as intencionalidades, os interditos, os regimes de verdade, as estratégias de silenciamentos e as relações de poder que operacionalizam e sustentam esses discursos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Azevedo Fireman - Coordenador / Samuel Barbosa Lima - Integrante / ISADORA ALVES MELROS DE OLIVEIRA RIOS - Integrante.
-
2017 - 2018
ATUAÇÃO DAS COMISSÕES DOS DIREITOS HUMANOS EM ALAGOAS: UMA ANALISE CRITICA Á ALUZ DA CARTA DE DIREITOS HUMANOS DE 1948, Descrição: Uma investigação bibliográfico e de campo, reconhecendo a relevância da Carta de Direitos Humanos de 1948 na construção da democracia, bem como verificando a atuação das Comissões de Direitos Humanos locais, se estas estão de acordo com a Carta, de forma a tentar garantir a concretude desses direitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Luiza Azevedo Fireman - Coordenador / Sara Rebeca Pereira dos Santos - Integrante.
-
2014 - 2016
Análise das estratégias argumentativas utilizadas no discurso jurídico, Descrição: Um estudo das estratégias argumentativas utilizadas nas sustentações orais em audiências e redação de peças jurídicas, como petição inicial e contestação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Ana Luiza Azevedo Fireman - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2021 - Atual
JOGOS DE LINGUAGEM: APRENDER PODE SER DIVERTIDO, Descrição: Produzir um jogo em formato de aplicativo que leve os jogadores a perceber e a refletir sobre o uso da linguagem em sociedade, explorando as diferenças de (re)significação a partir de diversos contextos de produção de enunciados e gêneros textuais diferenciados, desenvolvendo a competência linguística do falante para o uso estratégico da língua, tanto nos processos de interpretação como produção textuais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ana Luiza Azevedo Fireman - Coordenador / LUIZ FELIPE NAZIAZENO NETO - Integrante / JOÃO PEDRO SANTANA SANTOS - Integrante / LUCAS AKIRA TANABE QUARESMA - Integrante.
-
2023 - Atual
ALFA BETO E O JOGOS DE LINGUAGEM: APRENDER PODE SER DIVERTIDO (FASE DE TESTE E APRIMORAMENTO), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ana Luiza Azevedo Fireman - Coordenador / LUIZ FELIPE NAZIAZENO NETO - Integrante.
-
2022 - 2023
JOGOS DE LINGUAGEM: APRENDER PODE SER DIVERTIDO (FASE DE TESTE E APRIMORAMENTO), Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ana Luiza Azevedo Fireman - Coordenador / LUIZ FELIPE NAZIAZENO NETO - Integrante.
-
2021 - 2022
JOGOS DE LINGUAGEM: APRENDER PODE SER DIVERTIDO, Descrição: Produzir um jogo em formato de aplicativo que leve os jogadores a perceber e a refletir sobre o uso da linguagem em sociedade, explorando as diferenças de (re)significação a partir de diversos contextos de produção de enunciados e gêneros textuais diferenciados, desenvolvendo a competência linguística do falante para o uso estratégico da língua, tanto nos processos de interpretação como produção textuais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ana Luiza Azevedo Fireman - Coordenador / LUIZ FELIPE NAZIAZENO NETO - Integrante / JOÃO PEDRO SANTANA SANTOS - Integrante / LUCAS AKIRA TANABE QUARESMA - Integrante.
Prêmios
1991
Prêmio Gustavo Paiva de poesia, Academia Alagoana de Letras.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - Atual
Instituto Federal de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - Atual
Instituto Federal de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do IFAL Campus Piranhas, de fevereiro de 2022 a março de 2024.
2018 - 2019
Centro Universitário CESMACVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
2001 - 2007
centro de estudos superiores de maceióVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24
Outras informações:
Curso: Direito
Professora das disciplinas: Português Forense; Prática de Trabalho de Conclusão de Curso (PTCC); Metodologia da pesquisa
Membro do Núcleo de Gerenciamento Acadêmico (NGA)
Membro do Conselho Editorial do periódico acadêmico "CCUR em revista"
Atividades
-
02/2003 - 07/2007
Pesquisa e desenvolvimento, CESMAC.Linhas de pesquisa
-
02/2003 - 07/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, CESMAC.Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial do periódico acadêmico CCJUR em Revista.
-
06/2001 - 07/2007
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Trabalho de Conclusão de Curso, Português Forense
2001 - 2019
Faculdade de MaceióVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24
Outras informações:
Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE
Membro e Organizadora do Periódico Acadêmico Ad Justitian
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Direito - NDE
Professora das disciplinas Argumentação Jurídica, Antropologia Jurídica no curso de graduação em Direito
Professora de Estudos Antropológicos nos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis
Professora de Metodologia nos cursos de Pós-Graduação
Atividades
-
08/2007
Extensão universitária , Faculdade de Maceió.Atividade de extensão realizada, Coordenação do Núcleo de Pesquisa e Extensão.
-
06/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Maceió.Cargo ou função, Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
-
06/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Maceió.Linhas de pesquisa
-
02/2001
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Português Instrumental
2017 - 2018
Faculdade de Ciências Sociais e Jurídicas de Maceió - FAMAVínculo: , Enquadramento Funcional:
2009 - 2017
Faculdade Estácio de Alagoas, Estácio FALVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora das disciplinas Teoria e Prática da Narrativa Jurídica, Teoria e Prática da Argumentação Jurídica
Diretora do Campus Jaraguá
Membro do Colegiado de Direito
Orientação em trabalho de conclusão de curso
2005 - 2008
Faculdade Figueiredo CostaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Cursos Pós-graduação lato sensu
Professora das disciplinas: Metodologia da pesquisa e Didática do Ensino Superior
Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE
Atividades
-
07/2004
Ensino, Administração, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Didática do Ensino Superior, Metodologia da Pesquisa
2006 - 2009
Faculdade Raimundo MarinhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações:
Curso: Direito
Professora da disciplina "Linguagem jurídica e redação"
Atividades
-
07/2006
Ensino, Faculdade Raimundo Marinho - FRM, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Linguagem jurídica e redação
2010 - 2018
Faculdade Maurício de Nassau (AL)Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9
Outras informações:
Professora da Graduação de Hermenêutica e Argumentação Jurídica, e Trabalho de Curso 1 e 2
Professora orientadora de Trabalho de curso de Direito (projeto de pesquisa e monografia)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Luíza Azevedo Fireman e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?