Marcio Figueiredo Botelho

Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e graduação em Engenharia Mecânica pela Faculdade Souza Marques (1987). Atualmente é consultor - Petrobras - Petroleo Brasileiro S.A.. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Elétrica

Informações coletadas do Lattes em 09/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2009 em Engenharia Mecânica

2008 - interrompida

UFRJ - COPPE
Título: Cogeração,Orientador: Manuel Ernani Cruz
Ano de interrupção: 2009

Graduação em Física

1999 - 2004

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Mecânica

1981 - 1987

Faculdade Souza Marques

Graduação em Engenharia Elétrica

1969 - 1975

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Subestação Industrial em 34,5kV
Orientador: Waldon Salengue

Formação complementar

2011 - 2011

Estabilidade de Sistemas Elétricos. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2010 - 2010

Transitórios Eletromagnéticos. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2009 - 2009

Arco Elétrico devido à falha interna em Cj. de BT. (Carga horária: 24h). , CEPEL - Centro de Pesquisa de Energia Elétrica, CEPEL, Brasil.

2006 - 2006

Modelagem e Avaliação de Célula Combustível. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2005 - 2005

Tubos Flexíveis e Cabos Umbilicais. (Carga horária: 28h). , UFRJ - Coordenação de Programas de Pós-graduação em Engenharia, UFRJ - COPPE, Brasil.

2005 - 2005

Cogeração e Geração Distribuída. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2004 - 2004

Mecânica de Bombas Centrífugas. (Carga horária: 40h). , Petrobras - Petroleo Brasileiro S.A., PETROBRAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Petrobras - Petroleo Brasileiro S.A.. , Avenida Almirante Barroso, n 81, Centro, 20031004 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 32291179

Experiência profissional

2011 - Atual

PETROBRAS - petróleo brasileiro S.A.

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Consultor, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Atuação no desenvolvimento do Projeto Elétrico, acompanhamento da construção e comissionamento das Usinas Eolioelétricas de Mangue Seco 1, 2, 3 e 5. - Inspeção na fábrica de equipamentos para as Usinas Eolioelétricas de Mangue Seco 1, 2, 3 e 5. - Desenvolvimento de Memorial Descritivo de Elétrica para as Usinas Eolioelétricas de Mangue Seco 6 e 7. - Acompanhamento dos projetos relativos às UTEs da Baixada Fluminense e Barra do Rocha I. - Preparação da documentação e análise dosEstudos de Integração ao Sistema Elétrico Nacional para a Solicitação de Acesso ao ONS.

2003 - 2011

Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Equipamentos, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Principais atividades na Gerência de Implantação de Ativos de Energia: - Acompanhamento de das obras de construção da Usina Termoelétrica de Euzébio Rocha, em Cubatão. - Projeto elétrico dos Serviços Auxiliares do Projeto Álcool para a Usina Termoelétrica de Juiz de Fora. - Comissionamento das obras do Almoxarifado e Oficina da UTE Celso Furtado, Bahia - Projeto elétrico conceitual da Termoelétrica de SuapeII. Principais atividades na Gerência de Suporte de Manutenção de Turbomáquinas: - Suporte técnico às Termoelétricas na solução de problemas em sistemas elétricos e mecânicos. - Acompanhamento das obras de construção da UTE EZR, em Cubatão. - Acompanhamento das obras de Conversão para Biocombustível das UTE Barbosa Lima Sobrinho e Termoceará. - Consultoria em Projetos de Cogeração da Gerência de Soluções Energéticas da BR Distribuidora. Principais atividades na Gerência de Padronização de Materiais: - Coordenação de ações visando à formação de grupos de trabalho para tratar da padronização de equipamentos com o objetivo de reduzir a diversidade dos mesmos no atendimento a funções comuns.

1995 - 2003

Cogerar Sistemas de Energia Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Projetos, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação no projeto, acompanhamento da obra e comissionamento da implantação de Centrais de Cogeração de Energia. Principais empreendimentos: Centrais de Cogeração do Norteshopping, Fábrica da Brahma no RJ, Parque Gráfico do Globo, Fábrica da Coca-Cola de Jundiaí e R.J. Estudos na área de Eficiência Energética envolvendo iluminação, demanda elétrica, automação e projetos otimizados de ar condicionado com baixo consumo energético.

1994 - 1995

Eaton Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos de Painéis Elétricos, Regime: Dedicação exclusiva.

1984 - 1994

GENERAL ELECTRIC DO BRASIL S.A.

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Desenvolvimento de Produtos, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Desenvolvimento de projetos eletromecânicos, envolvendo conhecimentos de eletromagnetismo e mecânica de precisão, com aplicação na produção de medidores de energia elétrica e registradores mecânicos de precisão.

1975 - 1984

AEG-Telefunken do Brasil Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos de Painéis Elétricos, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
-Principais trabalhos como engenheiro de projetos (1975/1980) e como gerente de projetos (1980/1984): Painéis de 4,16kV para a ampliação do oleoduto Rio / BH (AMBEL), Painéis de MTpara a Usina de Itaipu, Painéis de Serv. Aux.para SEs da Eletrosul, Painéis de MT Resistentes a Arco Interno para a CEMIG (os primeiros que o CEPEL ensaiou no seu laboratório), Painéis de MT para a Usina de Cauê da CVRD, CCMs para a Usina da Nuclebras em Resende e Painéis de BT para a NUCLEP. - Projeto da Subestação da Dow Química.