Juçara Gorski Brittes
Graduada em Sociologia pela Universite de Paris V, René Descartes; em Comunicação Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais; Licenciada em Sociologia, menção Antropologia Social , pela Université de Paris V - René Descartes. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) até 2019, na Universidade Federal de Ouro Preto, instituição na qual exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social (DECSO), e de vice-diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Lecionou e pesquisou na área de Comunicação/Jornalismo, com ênfase em políticas de comunicação, esfera pública e crítica de mídia. Atuou em Projetos de Extensão voltados para a democratização da mídia e da cultura. Fundadora do Coletivo MICA: Mídia, Identidade, Cultura e Arte. Parecerista de revistas acadêmicas, entre elas a Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação; E-Compós (de 2016 a 2019); Coordenadenou o GP Políticas e Estratégias de Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) de 2010 a 2014. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação até 2023. Aposentou-se em 2016, permanecendo como professora voluntária na UFOP até 2020
Informações coletadas do Lattes em 04/06/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Comunicação
1999 - 2003
Universidade de São Paulo
Título: Internet, Jornalismo e Esfera Pública. Estudo sobre o processo comunicativo do ciberespaço na formação da opinião
, Ano de obtenção: 2003. Alice Mitika Koshiyama. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: espaço público - jornalismo - comunicação em rede; políticas de comunicação.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outros Setores.
Mestrado em Comunicação Social
1995 - 1997
Universidade Metodista de São Paulo
Título: Políticas de Comunicação no Mercosul - do nacional ao megarregional
, Ano de Obtenção: 1997.José Marques de Melo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: direito à comunicação -; pesquisa em comunicação; NOMIC.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Graduação em Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
1979 - 1979
Graduação em Licenciatura Sociologia Menção Antropologia Social
1978 - 1979
Formação complementar
2015 - 2015
Acervos mineiros e narrativas. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: políticas de comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: história da imprensa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: pensamento comunicacional brasileiro.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: esfera pública.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Ciência da Informação.
Organização de eventos
ROCHA, A. P. ; BRITTES, J. G. . II Encontro sobre a diversidade linguística de Minas Gerais: Cultura e Memória. 2015. (Outro).
BRITTES, J. G. ; PRATA, N. . 9 Encontro Nacional da História da Mídia. 2013. (Congresso).
BRITTES, J. G. ; COSTA, F. H. ; LUIZ, D. L. ; SENA, M. . ?Imprensa em Mariana: páginas que compõem o passado?. 2013. (Exposição).
BRITTES, J. G. ; PRATA, N. . Intercom Sudeste 2012. 2012. (Congresso).
BRITTES, J. G. . Grupo de Trabalho Políticas de Comunicação e Cultura: Comunicação , mídia e democracia. 2009. (Congresso).
BRITTES, J. G. . Seminários Intercom 30 anos - Região Sudeste - Ícones do Jornalismo Brasileiro - Rubem Braga e a crônica moderna. 2007. (Outro).
BRITTES, J. G. . Cidades 2006. 2006. (Congresso).
BRITTES, J. G. ; PERUZZO, C. K. ; MELO, J. M. . VII Simpósio em Comunicação da Região Sudeste. 2000. (Congresso).
Participação em eventos
3 Seminário de Extensão Universitária.Debatedora. 2018. (Seminário).
III Seminário Integrado do Rio Doce.Apresentação do Jornal A Sirene, meio de comunicação dos atingidos pela barragem de rejeitos de Mariana. 2018. (Simpósio).
Seminário Liberdade de Expressão nas Artes, Educação e Imprensa.Liberdade de Imprensa. 2018. (Seminário).
III Seminário de Pesquisas do POSLETRAS - Linguagens, Cultura e Sociedade.Coordenação do simpósio Enunciação e Práticas Discursivas: Desafios e Perspectivas. 2017. (Simpósio).
IX Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social de Minas gerais.parecerista. 2017. (Encontro).
Semana de Inclusão, Diversidade e Juventudes.Linguagem audiovisual: criação, planejamento e execução de vídeo. 2017. (Oficina).
XIII Semana de Letras (Delet/ICHS/UFOP). 2016. (Outra).
Encontro do Grupo de Estudos Sobre Discurso e Memória.História da Mídia. 2015. (Oficina).
II Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação.Nos Bastidores da Notícia: projeto de extensão. 2015. (Encontro).
I Seminário para elaboração do Plano de Ações 2014-2015 dos Cursos de Graduação, área Ciênias Humanas, Sociais e Aplicadas.Os Cursos o ICSA. 2014. (Seminário).
IX Encontro Nacional da História da Mídia.Imprensa em Mariana, páginas que compõem o passado. 2013. (Encontro).
Sou Mais Juventude 2013.Políticas Públi cas de Comunicação e a lei da Mídia democrática. 2013. (Encontro).
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Direito à comunicação, democracia e ausência ns políticas públicas. 2013. (Congresso).
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Parecer em várias comunicações apresentadas ao GP Políticas e estratégias da Comunicação, da Intercom. 2013. (Congresso).
Ciclo de Estudos em Jornalismo. 2012. (Outra).
Colóquio Internacional Teorias dos Meios de Comunicação no Brasil e no Canadá: história e atualidade.Metodologia. 2012. (Simpósio).
XI Congreso Latinoamericao de Investigadores de la Comunicación. Políticas de Comunicação: histórias, discursos e propostas. 2012. (Congresso).
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Marco Regulatório da Comunicação: estudo comparativo entre Brasil e Argentina. 2012. (Congresso).
Encontro Mineiro de Profesores de Jornalismo.O fortalecimento da formação superior como elemento constitutivo e legitimador do campo do jornalismo. 2011. (Encontro).
Encontro Mineiro de Professores de Jornalismo.A identidade do conceito de informação nas Ciências da Comunicação (orientadora de Lorena Rubia Pereira Caminhas). 2011. (Encontro).
Encontro Mineiro de Professores de Jornalismo.Panorama da Produção Acadêmcia em Jornalismo. 2011. (Encontro).
IAMCR 2011- Cities, Creativity, Connetctivity. Peculiar Aspects of communication in Mariana. 2011. (Congresso).
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Identidade teórica dos estudos sobre politicas e estratégias da comunicação no âmbito da Intercom. 2011. (Congresso).
I Encontro local de Estudantes de Serviço Social.Projeto Ético Políico do Serviço Social: O papel acadêmico na conservação de uma perspectiva crítica para a profissão. 2010. (Encontro).
I Seminário de Pesquisa em Comunicação.Painel das pesquisas dos professores do Curso de Comunicação Social- Jornalismo. 2010. (Seminário).
I Seminário de Ética no Jornalismo.A Ética no Jornalismo. 2007. (Seminário).
Congresso Estadual dos Jornalistas. Jornalismo, Ética e Cidadania. 2006. (Congresso).
A História da Comunicação no Espírito Santo.Produção Científica em Comunicação Social no ES. Recuperação, Sistematização e Divulgação. 2005. (Seminário).
IV Mutirão Brasileiro da Comunicação - comunicação e responsabilidade social. Jornalismo e Cidadania. 2005. (Congresso).
Comunicação: O Sentido da formação para o século XXI.Virtudes e obstáculos dos cursos de comunicação social nas insituições federais. 2004. (Seminário).
Primeira Jornada de Formação Política para Estudantes e Profissionais de Comunicação.A Internet na Esfera Pública. 2004. (Seminário).
VII Congreso Latinoamericano de Ciencias da le Comunición. Análise qualitativa sobre os espaços noticiosos na internet e as consequências para os atores do processo comunicativo. 2004. (Congresso).
IX Congresso Estadual dos Jornalistas. Jornalismo e Poder. 2003. (Congresso).
VII Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação.Grupo Comunicacional de São Bernardo: do pensamento crítico ao pensamento utópico. 2003. (Simpósio).
Participação em bancas
SORGINE, J. F.; BRANDAO, J. P. M.;BRITTES, J. G.. O Festival de Inverno de Ouro Preto e as práticas de preservação cultural na cidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto d) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacioal - RJ.
MENDES, P. H. A.; MENEZES, W. A.;BRITTES, J. G.. A construção discursiva dos jornais marianenses a partir de elementos do imaginário sócio-discursivo de mineiridade. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pòs-Graduação em Letras: estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.
MENEZES, W. A.; MENDES, P. H. A.;BRITTES, J. G.. Argumentação, definição e sociedade: o ethos e a construção social da realidade nos jornais de Mariana durante as eleições municipais de 2012. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.
NAPOLITANO, C. J.; VICENTE, M. M.;BRITTES, J. G.. Os valores-notícia na cobertura de O Estado de S. Paulo sobre a Record News: diversidade, relações midi[aticas e concorrência.. 2016. Dissertação (Mestrado em Universidade Estadual Paulista) - Fundação para o Desenvolvimento da UNESP.
BRITTES, J. G.; GERALDES, E. C.; MACHADO., L. M. M.. Movimentos Sociais em luta pela democratização da comunicação - da Confecom ao Proejto de lei da Mídia democrática (2009-2013). 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília.
BRITTES, J. G.; BRITTOS, V. C.; TREIN, S.R.. Paradigmas da implantação da televisão digital: programação, ações nacionais e tendências locais. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
LOPES, D. C.; PRATA, N.;BRITTES, J. G.. Afetos em Bento Rodrigues: um documentário radiofônico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
LEAL, J. B. D.; SANDI, A. Q.;BRITTES, J. G.. O papel da comunicação interna como ferramenta estratégica de fortalecimento da imagem: um estudo de caso de 3 cases vencedores do Prêmio Aberge. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
ORLANDO, R. A. S.; CORACAO, C. R.;BRITTES, J. G.. Cultura Marianense: informação e preservação na web. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
LEAL, J. B. D.; QUIROGA, A.;BRITTES, J. G.. Estudo de Caso: Análise do cenário da comunicação organizacional de pequenas e médias empresas nas redes sociais digitais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
CARVALHO, A. L.; ROCHA, A.;BRITTES, J. G.. Retratos de Camburi:websérie documental sobre os modos de vida quilombola e caiçara em Ubatuta/SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
BRITTES, J. G.; QUIROGA, A.; SILVA, T. C.. Projeto de Lei de Iniciativa Popular para uma Mídia democrática: os avanços nas políticas públicas de comunicação no cenárioi nacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
LEAL, J. B. D.;BRITTES, J. G.; QUIROGA, A.. Imagem arranhada: análise pragmática de matérias jornalísticas que incomodaram a instituição". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social/Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
DONADON-LEA, J. B.;BRITTES, J. G.; FOUREAUX, J. L.. Jornal Mural: leitura semiótica de um mural de poesia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
MEDEIROS, A.; DONADON-LEA, J. B.;BRITTES, J. G.. Vaga-Lumes, Rabiscos e o escudo: uma análise da pichação através do documentário O PIXO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
MEDEIROS, A.; LEAL, J. B. D.;BRITTES, J. G.. A instantaneidade no ciberjornalismo como determinante no processo de cristalização da notícia: os casos G1 e UOK. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
QUADROS, C.; BARBOSA, J. A.;BRITTES, J. G.. Narrativas participativas em redes sociais digitais: O BH nas Ruas e o jornalismo colabortvo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
RODRIGUES, H.; COSTA, V. S.;BRITTES, J. G.. Estrella Marianense: ensaios da mídia impressa na primeira capital de Minas Gerais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
RODRIGUES, H.;BRITTES, J. G.. Copa do mundo e protestos de rua - quando a cobertura esportiva encontra a cobertura política. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
RODRIGUES, H.;BRITTES, J. G.; PRATA, N.. O rádio como instrumento de inclusão dos deficientes visuais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
BRITTES, J. G.; COSTA, V. S.; Bravim,A.. Homenagem ao Malandro: representações da cultura e identidade brasileiras. Um estudo das crônicas de Chico Buarque no jornal O Pasquim. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
Bravim,A.;BRITTES, J. G.; COSTA, V. S.. Imprensa em Passagem de Mariana: uma análise de O Espeto, o jornal que pretendia dar voz ao povo no início do Século XX. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
OLIVEIRA, F. H. P.; OLIVEIRA, A. M.;BRITTES, J. G.. A Criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento socioeconômico da região dos Inconfidentes em Minas Gerais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.
OLIVEIRA, Elias;BRITTES, J. G.. bibUFES - Proposta de uma biblioteca digital de monografias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal do Espírito Santo.
BRITTES, J. G.; CASTRO, C. E.; LOPES FILHO, B. B.. Concurso para docente do Magistério Superior nas áreas de Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Jornalismo e Editoração. 2013. Universidade Federal de Ouro Preto.
BRITTES, J. G.; LANNES, J. S.; DANDREA, C.. Concurso para professor de fotografia e editoração. 2012. Universidade Federal de Viçosa.
BRITTES, J. G.. Banca de concurso público de professor adjunto do Departamento de Jornalismo FACOM/UFJF. 2012. Universidade Federal de Juiz de Fora.
BRITTES, J. G.. Concurso público para professor do curso de jornalismo. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.
BRITTES, J. G.. Concurso Público para Professor Efetivo do Departamento de Arquivologia. 2010. Universidade Federal do Espírito Santo.
Resende, Guilherme; COUTINHO, I. M.;BRITTES, J. G.. Concurso Público para Professor Efetivo em Comunicação Social. 2008. Universidade Federal de São João Del-Rei.
BRITTES, J. G.. 24ª edição da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE). 2014. Editora Abril.
BRITTES, J. G.. Avaliação dos Cursos de Comunicação Social, Jornalismo. 2013. Editora Abril.
BRITTES, J. G.. XX Seminário de Iniciação Científica da UFOP. 2012. Universidade Federal de Ouro Preto.
BRITTES, J. G.. XIX Semana de Iniciação Científica da UFOP. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.
BRITTES, J. G.. XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.
BRITTES, J. G.. Avaliação de projetos de pesquisa. 2006. Faculdade Cásper Líbero.
BRITTES, J. G.. processo de avaliação de projetos de pesquisa. 2005. Faculdade Cásper Líbero.
BRITTES, J. G.. IX Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação - jornalismo. 2002.
Orientou
Um golpe sagrado? Narrativas do jornal O Arquidiocesano e as transições; Políticas no Brasil do início dos anos 1960; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCOM)) - Universidade Federal de Ouro Preto, ; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
A PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA COMO DISCURSO DE MANIPULAÇÃO: A campanha do Instituto Datafolha pelo impeachment de Dilma Rousseff; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Ouro Preto, ; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Os discursos em torno de um acontecimento: Um estudo sobre os sentidos e ordenações a partir da capela de Santo Antônio localizada em Paracatu de Baixo, Mariana-MG; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCOM)) - Universidade Federal de Ouro Preto, ; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Inovação no telejornalismo: as estratégias e seus efeitos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Economia para Jornalistas e Comuniacadores Institu) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
O Processo Comunicativo no Projeto Promotores de Cidadania; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Economia para Jornalistas e Comuniacadores Institu) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
História da Economia no espírito santo e o jornalismo local; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Economia para Jornalistas e Comuniacadores Institu) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Análise comparativa da cobertura econômica do Welt (Alemanha) e da Folha de S; Paulo (Brasil); 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Economia para Jornalistas e Comuniacadores Institu) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Estratégias comunicacionais da Prefeitura Municipal de Vitória; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Economia para Jornalistas e Comuniacadores Institu) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
TV a cabo em Vitória - uma análise do impacto que a nova mídia provoca e as mudanças no mercado dominado pelas TVs abertas; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Pós Graduação Em Políticas de Comunicaç) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
No banco da praça 8: acerca das notícias do governo do estado do Espírito Santo na coluna política de A Gazeta; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Pós Graduação Em Políticas de Comunicaç) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
A evolução do jornalismo on line no Espírito Santo; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Pós Graduação Em Políticas de Comunicaç) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Meu voto eu não vendo - o papel da mídia na campanha contra a corrupção eleitoral e a discussão social pelo fim da compra do voto; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Pós Graduação Em Políticas de Comunicaç) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Futebol Nacional X Futebol local: um jogo desonesto; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Pós Graduação Em Políticas de Comunicaç) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Atendimento ao cliente Telest; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Pós Graduação Em Políticas de Comunicaç) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
O Alfinete: memória e mulher; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social/Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Projeto de Lei de Iniciativa Popular para uma Mídia democrática: os avanços nas políticas públicas de comunicação no cenárioi nacional; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Perfis: Artistas querem passagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Marco Regulatório da Comunicação: estudo comparativo entre Brasil e Argentina; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
O Diário da Dilma na revista piaui; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Do gramado ao púlpito: história de jogadores que se tornaram políticos em Minas gerais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
São Pedro por jovens olhares ? lugares, representações e a construção da notícia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Mobilização da Socialsfera no Vácuo ds Políticas Públicas de Comunicação: o caso Guarani-Kaiowa; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Agência experimental de comunicação: estudo de modelos e projeto de implantação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
O Futuro que não tivemos; relatos sobre o conflito Israel X Palestina (liro reportagem); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Identidade nacional futebolística ? A relação do brasileiro com o futebol e a hipótese do agendamento ?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social/Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Fundamentos Teóricos da Comunicação: análise dos paradigmas a partir dos manuais de teorias da comunicação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social/Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
O Arquidiocesano - análise do discurso de edições do jornal publicadas durante o período da ditadurta militar no Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Direito autoral: a questão das cópias não autorizadas dentro das universidades; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Análise da revista científica do IBICT; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Direito Autoral e Internet; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Direito Autoral e Internet; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
A influência da ficção sobre a realidade: estudo de caso sobre a novela das oito da Rede Globo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Plano de Comunicação Interna a Serviço da Saúde Comunicacional; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
O discurso do homoerotismo nas páginas da Veja no início do século XXI; : em busca da cidadania?; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Programa do Ratinho; o pavão na TV; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Do popular ao virtual - análise das políticas de comunicação das três últimas gestões da Prefeitura Municipal de Vitória; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Jornal Universidade da Terra - informativo do Nuara; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Revista Tópicos: temas e personagens que compoem o universo da publicação institucional; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
O Uso do rádio no cotidiano das criaças hospitalizadas; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Estrutura do livro Umbanda de Luz; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Políticas de Comunicação: histórias, discursos e propostas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Políticas de Comunicação: história, discursos e propostas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
História da imprensa marianense:características discursivas e moforlógicas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
História dos jornais marianenses do século XIX; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Saber Militante; identidade teórica do grupo de pesquisa Políticas e Estratégias da Comunicação da Intercom; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Lorena Rubia Pereira Caminhas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social/Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
O Sistema Informativo de Mariana e Suas Peculiaridades; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social/Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
O agendamento da midia pelos movimentos sociais; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social/Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Análise do conceito de Informação em estudos de comunicação: avaliação e descrição das mutações no conceito provocadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social/Jornalismo) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Visibilidade do conhecimento gerado pelas universidades: estudo de caso; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
As Ciências da Informação e da Comunicação e a interdisciplinariedade: análise das produções nos programas de pós-graduação da UFES; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Arquivologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Sistematização e tratamento da informação de textos científicos de docentes e discentes do DCI/UFES; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Arquivologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Produção Acadêmica em Comunicação Social no Espírito Santo: pesquisas e artigos científicos elaborados por mestres e doutores; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
A produção científica em comunicação social no Espírito Santo em nível de especialização; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Estudo, implantação e desenvolvimento de ferramentas de software livre para criação de rede social online, para geração de inteligância coletiva no âmbito do Pensacom; ; 2005; Iniciação Científica - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Os aspectos da atividade jornalística no ciberespaço; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
A Produção Cinematográfica do Espírito Santo; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Globalização e jornalismo regional; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juçara Gorski Brittes;
Produções bibliográficas
-
BRITTES, J. G. ; RUGGIERI, A. L. . A pesquisa de opinião pública como discurso de manipulação:a campanha do Instituto Datafolha pelo impeachment de Dilma Rousseff. COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE (ONLINE) , v. 41, p. 143-166, 2019.
-
BRITTES, J. G. . Para aprender e ensinar comunicação. Comunicação & Sociedade (Online) , v. 27, p. 201, 2013.
-
BRITTES, J. G. . Debemos denunciar la estructura deshumanizante y anunciar la estructura humanizante. CHASQUI , v. 105, p. 20-31, 2009.
-
BRITTES, J. G. . A revitalização da esfera pública habermasiana pela comunicação ciberespacial. BOCC. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação , v. 1, p. 1-2, 2007.
-
BRITTES, J. G. ; PEREIRA, J. L. . Tecnologias da Informação e da Comunicação e a polêmica sobre direito autoral: o caso Google Book Search. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação , v. 36, p. 13, 2007.
-
BRITTES, J. G. . Análise qualitativa sobre os espaços noticiosos na internet e as consequências para os atores do processo informativo. Revista IMES. Comunicação , São Caetano do Sul, v. 1, p. 40-46, 2004.
-
BRITTES, J. G. . Enfoques Teóricos Dominantes nas Ciências da Comunicação e os Distintos Olhares sobre o Receptor. Communicare (São Paulo) , São Paulo, v. 3, p. 19-25, 2003.
-
BRITTES, J. G. . Mídia e família: entre os usos e gratificações. PCLA. Pensamento Comunicacional Latino Americano (Online) , v. 3, 2002.
-
BRITTES, J. G. . Rede Alfredo de Carvalho Resgatará história da imprensa brasileira. Comunicação & Sociedade , São Bernardo do Campo, v. 1, n.35, p. 288-291, 2001.
-
BRITTES, J. G. ; MELO, J. M. . Communication Policies in Mercosouth: from national to megaregional. Anuário Unesco Umesp de Comunicação Regional 1998, São Bernardo do Campo SP, p. 117-131, 1998.
-
BRITTES, J. G. . José Marques de Melo e a construção de espaços de pesquisa no Brasil. Comunicação & Sociedade , São Brenardo do Campo - SP, v. 25, p. 229-255, 1996.
-
BRITTES, J. G. ; PRATA, N. (Org.) . Pensamento Comunicacional de Minas Gerais Vol1. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2014. v. 1. 400p .
-
BRITTES, J. G. ; AGUIAR, I. (Org.) ; LIEDTKE, P. F. (Org.) ; RAMOS, M. C. (Org.) ; GERALDES, E. C. (Org.) ; SOUSA, J. (Org.) ; GIOANORDOLI, T. (Org.) ; FOSSA, M. I. T. (Org.) ; REIS, R. (Org.) ; BURITI, P. L. A. (Org.) ; CARVALHO, J. M. (Org.) ; NAPOLITANO, C. J. (Org.) ; GENTILLI, D. L. (Org.) ; TEJERA, M. H. D. (Org.) . Saber militante: teoria e crítica nas políticas de comunicação do Brasil. 1a.. ed. Santa Maria e São Paulo: Facos-UFSM e Inbtercom, 2013. v. 01. 253p .
-
BRITTES, J. G. . Aspectos históricos da imprensa capixaba. 1. ed. Vitória: Editora da Universidade Federal do Espírito Santo, 2010.
-
BRITTES, J. G. ; PERUZZO, C. K. (Org.) . Sociedade da Informação e novas mídias. Participação ou exclusão?. 1. ed. São Paulo: INTERCOM, 2002. v. 01. 139p .
-
BRITTES, J. G. ; MELO, J. M. (Org.) . A trajetória comunicacional de Luis Ramiro Beltrán. São Bernardo do Campo, SP: IMS, 1998. v. um. 168p .
-
MENDES, P. H. A. ; BRITTES, J. G. ; RUGGIERI, A. L. ; BARBOZA, D. . Midiativismo: ferramentas da tecnologia discursiva e padrões de acesso ao discurso. In: Antonio Augusto Braighi; Claudio Lessa; Marco Tulio Camara. (Org.). Interfaces do Midiativismo: do conceito à prática. 1ed.Belo Horizonte: CEFET, 2018, v. 1, p. 132-151.
-
BRITTES, J. G. ; BORGES, E. ; DINIZ, Y. O. ; RUGGIERI, A. L. ; BASTOS, T. ; MEIRELES, L. D. R. ; MENDES, D. ; ZUMERLE, O. A. ; NOGUEIRA, F. . Nos Bastidores da Notícia: Mídia e Democracia. In: Carlos Camponez; Francisco Pinheiro; Joana Fernandes; Marco Gomes; Rosa sobreira. (Org.). Comunicação e Transformações Sociais - Comunicação e Política, Comunicação Organizacional e Institucional, Cultura Visual. 1ed.Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX; Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 2017, v. 2, p. 168-180.
-
BRITTES, J. G. . Políticas Públicas de Comunicação e a Lei da Mídia Democrática. In: Claudia Braga de Andrade; Margareth Diniz; Carla Mercês da Rocha Jatobá (orgs). (Org.). Juventudes e o mal-estar na contemporaneidade. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2016, v. 1, p. 145-165.
-
RENO, D. P. ; BRITTES, J. G. ; MARTINEZ, M. ; CAMPALANS, C. . Possibilidades de revitalização da esfera pública habermasiana pelas plataformas midiáticas ciberespaciais. In: RENÓ, Denis; MARTÍNEZ, Marcelo; CAMPALANS, Carolina. (Org.). Medios y opinión pública. 01ed.Bogotá: Bogota:Editorial Universidad del Rosario, 2015, v. 01, p. 39-50.
-
MELO, J. M. ; PRATA, N. ; BRITTES, J. G. . Ópera de Sabão - um romance de Marcos Rey. In: Marques de Melo, José; Prata, Nair. (Org.). Radialismo no Brasil - Cartografia do Campo Acadêmico. 1ed.São Paulo: Insular, 2015, v. 1, p. 73-88.
-
BRITTES, J. G. . O mito da uniformidade e as diferenças negadas ? comentários sobre o pecado de Ruben Oliven. Pensamento Comunicacional Brasileiro. O legado das ciências humanas. 1ed.São Paulo: Paulus, 2015, v. 2, p. 145-150.
-
BRITTES, J. G. . Histórias da vida de um professor que construiu os caminhos da pesquisa e do ensino em comunicação no Brasil e foi cassado por culpa de Doris Day. In: Clarissa Josgrilberg Pereira; Eduardo Amaral Gurgel; Iury Parente Aragão; Osvando de Moraes. (Org.). Fortuna Crítica de Marques de Melo - Liderança e Vanguardismo. 1ed.São Paulo: Intercom, 2015, v. 4, p. 245-253.
-
BRITTES, J. G. . Ensaio sobre a iIdentidade das ciências da comunicação e da informação. In: Martino, Luiz C.; Ferreira, Giovandro, Hohlfeldt, Antonio, Morais, Osvando J. de. (Org.). Teorias da Comunicação no Brasil e no Canadá. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 35-43.
-
BRITTES, J. G. . Erivan Moraes de Oliveira. In: BRITTES, J.G. e PRATA, Nair.. (Org.). Pnesamento Comunicacional de Minas Gerais. 1ed.Florianópolis: Insular, 2014, v. 1, p. 121-124.
-
BRITTES, J. G. . Filomena Maria Alvim Bomfim. Pensamento Comunicacional de Minas Gerais Vol1. 1ed.Florianópolis: Insular, 2014, v. 1, p. 135-138.
-
BRITTES, J. G. . A maioridade dos estudos em políticas de comunicação. In: Osvando Moraes. (Org.). Cencias da Comunicação em Processo: paradigmas e mudanças nas ciências da comunicação no século XXI - conheciumento, leituras e práticas contemporãneas. 01ed.São Paulo: Intercom, 2014, v. 01, p. 630-661.
-
BRITTES, J. G. . Contribuir para as mutações educativas. In: PARENTE, I, MORAIS, O. JACONI, S.. (Org.). JMM - Fortuna Crítica. 1ed.São Paulo: INTERCOM, 2013, v. 2, p. 415-423.
-
BRITTES, J. G. . Grupo de Pesquisa Políticas e Estratégias da Comunicação: identidade e perspectivas. In: Juçara Gorski Brittes. (Org.). Saber militante: teoria e crítica nas políticas de comunicação do Brasil. 1ed.São Paulo: INTERCOM, 2013, v. , p. 25-49.
-
BRITTES, J. G. . Política Nacional de Educação Ambiental e Ensino de Comunicação: uma agenda a ser construída. In: José Marques de Melo. (Org.). Mídia, Ecologia, Sociedade. 1ed.São Paulo: Intercom, 2008, v. , p. 309-336.
-
BRITTES, J. G. . O receptor no âmbito dos enfoques teóricos dominantes nas ciências da comunicação. In: FERREIRA, Giovandro Marcus; MARTINO, Luiz Cláudio. (Org.). Teorias da comunicação. Epistemologia, Ensino, Discurso e recepção. 1ed.Salvador: Edufba, 2007, v. , p. -.
-
BRITTES, J. G. ; SILVA, R. ; MELO, J. M. . João Calom - paladino da educação. In: Marques de Melo, José. (Org.). Imprensa Brasileira: personagens que fizeram história. 1ed.São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005, v. 2, p. 95-106.
-
BRITTES, J. G. . Breve História de Vida e Síntese da Trajetória Intelectual de José Marques de Melo. In: Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. (Org.). Anuário Unesco/Umesp de Comunicação Regional. 7ed.São Bernardo do Campo: UMESP, 2004, v. 1, p. 175-177.
-
BRITTES, J. G. . Criação e fortalecimento do Grupo de São Bernardo:o protagonismo de José Marques de Melo. In: José Marques de Melo; Maria Cristina Gobbi. (Org.). Pensamento Comunicacional Latino-Americano. Da pesquisa-denúncia ao pragmatismo utópico. 1ed.São Bernardo do Campo: UMESP, 2004, v. , p. 235-256.
-
BRITTES, J. G. . José Marques de Melo - perfil intelectual. In: Hohlfeldt, Antônio; Gobbi, Marica Cristina. (Org.). Teoria da Comunicação- Antologia de Pesquisadores Brasileiros. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2004, v. , p. 83-97.
-
BRITTES, J. G. ; ANDRADE, A. . Mercosul é notícia?. In: LOPES, Maria Immacolata Vassalo de; MARQUES DE MELO, José.. (Org.). Políticas regionais de Comunicação. Londrina/São Paulo: Inercom/UEL, 1997, v. 1, p. 331-351.
-
BRITTES, J. G. . Nos tempos do Brasil colônia. Um pequeno e desamparado grupo de garimpeirtos ainda vive o sonho do ouro em Mariana. Carta capital, São Paulo - SP, p. 10 - 11, 24 mar. 2110.
-
BRITTES, J. G. ; MELO, J. M. ; SILVA, R. . João Calmon, o sucessor de Chatô. Revista Imprensa, Sâo Paulo, p. 90 - 96, 12 set. 2002.
-
BRITTES, J. G. . A (i)relevância da liberdade de imprensa no Mercosul. Ou em qualquer outro lugar do planeta. Jornal da Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro -RJ, p. 64 - 64.
-
BRITTES, J. G. ; LIEDTKE, P. F. . Alinhamento teórico-metodológico das comunicações ao Grupo de Pesquisas Políticas e Estratégias de Comunicação apresentadas nos Congressos da Intercom. In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021, virtual. Anais do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2021. v. 1.
-
BRITTES, J. G. ; MARQUES, T. . O processo de patrimonialização da Capela de Santo Antônio, em Paracatu de Baixo, no rastro da lama da mineração1. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? VIRTUAL ? 1º a 10/12/2020, 2020, virtual. Anais do 43 Congresso da Intercom. São Paulo: Intercom, 2020. v. 1.
-
BRITTES, J. G. ; SENA, M. . Em nome do padre, do jornal e do golpe: a intruiga de 1964 em O Arquidiocesano. In: 42º Congresso da Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2019, Belém. Anais do 42º Congresso da Intercom. São Paulo: INTERCOM, 2019. v. 1.
-
BRITTES, J. G. ; RUGGIERI, A. L. . A Pesquisa de Opinião Pública como discurso de manipulação: A campanha do instituto Datafolha pelo impeachment de Dilma Rousseff. In: 41 Congresso Brtasileiro de Camunicação, 2018, Joinvile. Desigualdade, Gêneros e Comunicação. Joonvile: Universidade de Joinvile, 2018.
-
BRITTES, J. G. ; DRUMOND, R. . A Sirene e o Direito à Comunicação dos Atingidos pela Lama. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. XXXXIX Congresso da Intercom - Anais. São Paulo: Intercom, 2016. v. 1.
-
BRITTES, J. G. ; VILAS BOAS, F. . Estudos sobre Marco Regulatório da Comunicação realizados pelo Grupo de Pesquisa em Políticas e Estratégias da Comunicação, entre 2000 e 2014. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais da Intercom. São Paulo: Intercom, 2015.
-
BRITTES, J. G. ; BASTOS, T. ; DINIZ, Y. ; LELIS, J. ; RUGGIERI, A. L. ; ZUMERLE, O. A. . Nos bastidores da notícia: mídia e democracia. In: IX Congresso da Associação Portuguesa de Comunicação (SOPCOM), 2015, Coimbra. Anais do 9 SOPCOM. Coimbra - PT: SOPCOM, 2015. v. 2. p. 168-180.
-
BRITTES, J. G. . Direito à comunicação, democracia e ausência nas políticas públicas. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: INTERCOM, 2013.
-
BRITTES, J. G. ; Gouvea M. ; Afonso J. ; WANGLER, R. . Políticas de comunicação: história, discursos e propostas. In: La Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, 2012, Montevideo. Alaic 2012. XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Montevideu: online, 2012.
-
BRITTES, J. G. . Marco Regulatório da Comunicação: estudo comparativo entre Brasil e Argentina. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. XXXV Congresso Brasleiro de Ciências da Comunicação, 2012.
-
BRITTES, J. G. ; SILVEIRA, B. . Identidade Teórica dos Estudos sobre Políticas e Estratégias de Comunicação no Âmbito da Intercom. In: XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2011, Recife. Quem tem medo da pesquisa empírica?. Recife/São Paulo, 2011.
-
BRITTES, J. G. ; CAMINHAS, L. R. . Peculiaridades do sistema informativo de Mariana: da comunicação interpessoal à ciberespacial. In: DT 8- GT Políticas e Estratégias de Comunicação, evento componente do XXXIII Congresso Brasileira de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Interocm e Universidade de Caxias do Sul, 2010.
-
BRITTES, J. G. ; ADAMS, M. . O papel estratégico da comunicação interpessoal na sociedade da informação e do conhecimento. In: XXXII Convgresso Brasileiro de Ciências da Conunicação, 2009, Curitiba. Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital, 2009.
-
BRITTES, J. G. . Uma nova ordem para a comunicação: a conveniência de esquecer uma utopia. In: XXXI Congresso da Sociedaed Brasileira de Estudos Interdisicplinares da Comun icação, 2008, Natal. Mídia, ecologia, sociedade, 2008.
-
BRITTES, J. G. . Rubem Braga e a crônica brasileira. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação, 2007, Santos. Mercado e comunicação na sociedade digital, 2007.
-
BRITTES, J. G. . Recuperação, Sistematização e Divulgação da Produção Científica em Comunicação Social no Espírito Santo. In: Terceiro Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, 2005, Novo Hamburgo. Cd do Terceiro Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho. Novo Hamburgo, 2005.
-
BRITTES, J. G. . A Nomic na era das tecnologias da Informação e da Comunicação. In: Segundo Colóquio Brasil-Canadá em Comunicações, 2005, Montreál. Segundo Colóquio Brasil-Canadá em Comunicações, 2005.
-
BRITTES, J. G. . Pensacom-ES: demonstração de ambiente web e formas de participação. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Ensino e pesquisa em comunicação, 2005.
-
BRITTES, J. G. . Análise qualitativa sobre os espaços noticiosos da internet e as conseqüências para os atores do processo informativo. In: VII Congreso Latinoamericano de Ciencias de la Comunicación - Alaic, 2004, La Plata. 70 años de periodismo y comunicación en America Latina, 2004.
-
BRITTES, J. G. . A revitalização da esfera pública habermasiana pela comunicação ciberespacial. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004, Porto Alegre. Intercom 2004 - Comunicação, Acontecimento e memória, 2004.
-
BRITTES, J. G. . Ritos, mediações e festejos de São Sebastião e São Benedito em Nova Almeida - ES.. In: V Conferência Brasileira de Folkcomunicação, 2002, Santos. V Conferencia Brasileira de Folkcomunicacao - A Imprensa do Povo, 2002.
-
BRITTES, J. G. . Enfoques teóricos dominantes nas Ciências da Comunicação e os distintos olhares sobre o receptor.. In: XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, 2002, Salvador. CDROM, 2002. v. único.
-
BRITTES, J. G. . Meios de Comunicação e mudanças sociais. In: XXIV Congresso da iNTERCOM, 2001, Campo Grande. XXIV Congresso da Intercom, 2001.
-
BRITTES, J. G. . Mídia e Movimentos Sociais: a caminho da emancipação possível.. In: XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisicplinares da Comunicação - INTERCOM, 2001, Campo Grande. Anais do XIV Congresso da Intercom, 2001.
-
BRITTES, J. G. . Globalização e convergências tecnológicas como fatores de influência nas políticas nacionais de comunicação. In: 51 Reunião Anual da SBPC, 1999, Porto Alegre. 51 SBPC. Porto Alegre: PUC-RS/SBPC, 1999. v. único.
-
BRITTES, J. G. ; MOTA, M. . Imprensa em Mariana: vozes que compõem o passado. In: XIII SEmana de Letras - Cultura da Escrita, Culturas da Oralidade, 2014, Mariana. XIII Semana de Letras: Cultura da oralidade, Culturas da Escrita, 2014.
-
BRITTES, J. G. ; CAMINHAS, L. R. ; Gouvea M. . Peculiar Aspects of communication in Mariana. In: IAMCR - Conference Cities, Creativity,Connectivity, 2011, Istambul. Cities, Creativity,Connectivity. Istambul, 2011.
-
BRITTES, J. G. ; PEREIRA, J. L. ; OLIVEIRA, Zilda Francisca . Les Technologies de l?Information et de la Communication et la polémique sur les Droits d?Auteur ? l?affaire Google Book Search. In: IAMCR 50th anniversary Paris Conference, 2007, Paris. Medias, Communication et Information: célébrer 50 ans de théories et de pratiques. Conférence Inernationale, 2007. v. 1. p. 17-17.
-
BRITTES, J. G. ; MENDES, P. H. A. ; ALBERGARIA, A. ; VILAS BOAS, F. . Políticas Públicas de Comunicação: história, discursos e propostas. In: II Encontro sobre a diversidade liguística de Minas Gerais, 2015, Mariana. II Diverminas, 2015.
-
BRITTES, J. G. . O Estado e as Teorias da Comunicação. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Brasília: UNB, 2006. v. 1.
-
BRITTES, J. G. . Jornalismo na Internet - ensaio sobre as alterações no jornalismo enquanto processo social, em seu movimento migratório do papel para a tela. In: XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2000, Manaus. Intercom 2000. Manaus: Universidade Federal de Manaus/Intercom, 2000. v. 1. p. 42-42.
-
BRITTES, J. G. . Meios de comunicação na constituição do espaço público - a emergência de novos espaços públicos na era da informacionalização. In: XXIII Congresso da Intercom, 2000, Manaus. Intercom 2000. Manaus: UFM/Intercom, 2000. v. único. p. 32-32.
-
BRITTES, J. G. . Políticas de Comunicação e Mercosul - do nacional ao megarregional. In: XXII Congresso da Intercom, 1998, Recife. Intercom 1999. Recife: UFPE/Intercom, 1998. v. único. p. 70-70.
-
BRITTES, J. G. ; MELO, J. M. . Políticas de Comunicação e Mercosul - do Nacional ao Megarregional. In: La industria de medios masivos de comunicacion en el Mercosur - los desfios de la integracion, 1998, Assunção. La industria de los medios masivos de comunicacion en el Mercosur. Assunção: Universidad Nacional de Asunción, 1998. v. único. p. 20.
-
BRITTES, J. G. . Liberdade de Imprensa:relatos de pesquisa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRITTES, J. G. ; SENA, M. . Uma experiência de análise pragmática da narrativa jornalística de O Arquidiocesano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RUGGIERI, A. L. ; BRITTES, J. G. . A Pesquisa de Opinião Pública como discurso de manipulação: A campanha do instituto Datafolha pelo impeachment de Dilma Rousseff. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITTES, J. G. . Políticas de Comunicação: histórias, discursos e propostas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRITTES, J. G. ; MOTA, M. ; CARVALHO, M. . História da Imprensa no Brasil - o lugar de Mariana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRITTES, J. G. ; MAFRA, R. M. . IV Seminário de Pesquisa em Jornalismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRITTES, J. G. . Direito à comunicação, democracia e ausência nas políticas públicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRITTES, J. G. ; SENA, M. ; COSTA, F. H. ; LUIZ, D. L. . ?Imprensa em Mariana: páginas que compõem o passado?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITTES, J. G. ; ARAUJO, D. A. ; BRANDAO, E. L. . Políticas Públicas de Comunicação e a Lei da Mídia Democrática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRITTES, J. G. ; Afonso J. ; Gouvea M. ; WANGLER, R. . Políticas de comunicação:história, discursos e propostas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRITTES, J. G. ; CAMINHAS, L. R. . Fundamentos teóricos da comunicação: análise dos paradigmas a partir dos manuais de teorias da comunicação.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRITTES, J. G. . Produção acadêmica em jornalismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRITTES, J. G. ; CAMINHAS, L. R. . A identidade do conceito de informação nas Ciências da Comunicação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ORLANDO, R. A. ; BRITTES, J. G. . Pensacom - estudo da plataforma interativa para compartilhar a produção acadêmica em comunicação social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRITTES, J. G. . As razões que a própria razão desconhece. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRITTES, J. G. . Panorama da produção acadêmica em jornalismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRITTES, J. G. . O fortalecimento da formação superior como elemento constitutivo e legitimador do campo de jornalismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRITTES, J. G. ; CAMINHAS, L. R. . Peculiaridades do Sistema Informativo de Mariana: da comunicação interpessoal à ciberespacial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITTES, J. G. ; DIAB, C. R. . Panorama da produção acadêmica em comunicação social: recuperação, sistematização, difusão (pensacom). 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRITTES, J. G. . Intercom - trinta anos de pesquisa em comunicação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRITTES, J. G. . História da pesquisa em comunicação social no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRITTES, J. G. . As cidades escondidas nas cidades. Vitória -ES, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
BRITTES, J. G. . A influência da tecnologia e da iinovação nos formatos de apresentação e redação de notícias. Vitória, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
BRITTES, J. G. . A televisão como novo objeto de estudos: elementos de reflexão para uma abordagem diacrônica e transcultural do discurso televisivo. São Paulo: Intercom, 2000. (Tradução/Artigo).
Outras produções
BRITTES, J. G. . Cidades 2006 - Feira e congresso internacional. 2006.
BRITTES, J. G. . Alfa-Omega: o pensamento crítico em livros. 2014.
BRITTES, J. G. . Comunicação, Cultura e Linguagem. 2013.
BRITTES, J. G. . Guia do Estudante da Editora Abril- Melhores Universidades. 2013.
BRITTES, J. G. . Contribuições às políticas e estratégias de comunicação pública e democracia digital. 2013.
BRITTES, J. G. . Disseminação do Conhecimento sobre Asma: um estudo entre adolescentes de uma escola pública de Salvador. 2013.
BRITTES, J. G. . NUEVA ECOLOGÍA DE LOS MEDIOS Y DESARROLLO CIUDADANO. 2013.
BRITTES, J. G. . XXI Seminário de Iniciaão Científica da UFOP. Encontro de Saberes. 2013.
BRITTES, J. G. . Parecerista do GP Políticas e Estratégias de Comunicação. 2013.
BRITTES, J. G. . Reflexões sobre os 10 anos dos blogs de ciência da informação no Brasil. 2013.
BRITTES, J. G. . Guia do Estudante da Editora Abril- Melhores Universidades. 2012.
BRITTES, J. G. . XX Seminário de Iniciação Científica da Ufop. 2012.
BRITTES, J. G. . XX Seminário de Iniciação Científica da UFOP. 2012.
BRITTES, J. G. . Parecerista do GP Políticas e Estratégias de Comunicação. 2012.
BRITTES, J. G. . Guia do Estudante da Editora Abril - Melhor Universidade. 2011.
BRITTES, J. G. . Guia do Estudante Editora Abril. 2010.
BRITTES, J. G. . Avaliação das condições de ensino. 2002.
BRITTES, J. G. . Avaliadora das condições de oferta de cursos para fins de autorização. 2000.
BRITTES, J. G. . Avaliadora das condições de oferta de cursos de comunicação social - jornalismo e publicidade e propaganda, junto a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. 1999.
PENA, F. ; MACHADO, J. ; PEIXOTO, L. ; BRITTES, J. G. . Mesa Intercom: Iconoclastia, história e narrativas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BRITTES, J. G. ; DUARTE, T. ; DINIZ, Y. O. ; ARITA, B. L. ; Vilas Boas, F.S. ; OLIVEIRA, R. W. S. M. ; ALVARADO JUNIOR, S. A. ; ALVES, A. C. ; MENDES, D. ; HARDT, C. S. ; MELQUIADES, A. ; NOGUEIRA, F. ; VIEIRA, W. . São Pedro na Rede. 2014; Tema: O blog é um dos produtos realizados pelo Projeto de Extensão Nos bastidores da notícia: projeto de comunicação comunitária incluindo oficinas de leitura crítica da mídia e construção plataformas comunicativas independentes. (Blog).
BRITTES, J. G. ; ORLANDO, R. A. ; BASTOS, T. ; Vilas Boas, F. ; MELQUIADES, A. ; DINIZ, Y. O. ; ALVARADO, S. A. ; LEANDRO, L. A. . Site do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto. 2012; Tema: Espaço web de convivência ciberespacial e informação entre docentes, discentes e Técnicos Administrativos. (Site).
BRITTES, J. G. . Guia do estudante da Editora Abril. 2016. (parecerista/ avaliadora dos cursos de jornalismo).
BRITTES, J. G. ; MELO, F. . História da mídia marianense do século XIX. 2014. (Relatório de pesquisa).
BRITTES, J. G. ; Afonso J. . Saber militante: identidade teórica do grupo de pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação da Intercom. 2013. (Relatório de pesquisa).
Gouvea M. ; BRITTES, J. G. . O sistema informativo de Mariana e suas peculiaridades. 2012. (Relatório de pesquisa).
CAMINHAS, L. R. ; BRITTES, J. G. . Fundamentos teóricos da comunicação: análise dos manuais de teorias da comunicação. 2012. (Relatório de pesquisa).
BRITTES, J. G. ; Afonso J. ; WANGLER, R. . As políticas públicas de comunicação no Brasil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAMINHAS, L. R. ; BRITTES, J. G. . Análise do conceito de Informação em estudos de comunicação: avaliação e descrição das mutações no conceito provocadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).. 2011. (Relatório de pesquisa).
Gouvea M. ; BRITTES, J. G. . O agendamento da midia pelos movimentos sociais. 2010. (Relatório de pesquisa).
BRITTES, J. G. . Panorama do conhecimento capixaba em ciências da informação e da comunicação: recuperação, sistematização e difusão. 2009. (Relatório de pesquisa).
BRITTES, J. G. ; PROVEDEL, A. . Produção Científica em Comunicação Social no Espírito Santo - recuperação, sistematização e divulgação. 2005. (Relatório de pesquisa).
BRITTES, J. G. . Ritos, mediações e festejos. Imagens Midiáticas das Festas de São Sebastião e São Benedito em Nova Almeida - ES. 2001 (pesquisa) .
BRITTES, J. G. . A sociedade da informação e as novas mídias. Participação ou exclusão?. 2001 (simpósio regional) .
BRITTES, J. G. . O Mercosul na Imprensa do Mercosul. 2000 (pesquisa) .
BRITTES, J. G. . Imagens Midiáticas do Carnaval Brasileiro. 2000 (pesquisa) .
BRITTES, J. G. . VI Encontro de professores de comunicação comparada. 1999 (coordenação de encontro de professores) .
BRITTES, J. G. . VI Simpósio da Pesquisa em Comunicação da região Sudeste. 1999 (coordenação de evento regional) .
BRITTES, J. G. . Considerações sobre a estrutura comunicacional em processo de implantação no Mercosul. 1999 (apresentação de paper em congresso) .
BRITTES, J. G. ; MELO, J. M. . La Indústria de Medios Masivos de Comunicación en el Mercosur. Los Desafios de la Integración (Politicas de Comunicación en el Mecosur). 1998 (simpósio internacional) .
BRITTES, J. G. . Políticas de Comunicação no Mercosul. 1998 (apresentação de paper em congresso) .
BRITTES, J. G. . I Ciclo de Estudos sobre a Escola Latino-Americana de Ciências da Comunicação - as contribuições de Luis Ramiro Beltrán. 1997 (coordenação mesa de debates) .
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2019
Jornais marianenses: aspectos históricos, morfológicos e discursivos., Descrição: Esta pesquisa, de cunho histórico/jornalístico, enseja recuperar e estudar jornais publicados em Mariana, com o propósito de contribuir para preservar a memória da primeira cidade de Minas Gerais, por meio de uma composição metodológica, envolvendo técnicas do jornalismo investigativo, da história oral, da análise de conteúdo e de discurso. A investigação se limita ao acervo, em fase de catalogação, do Centro de Pesquisa sobre Linguagem, Memória e Tradução (CPLMT), vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Juçara Gorski Brittes - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2015 - 2016
História dos jornais marianenses: características morfológicas e discursivas, Descrição: Esta pesquisa começou em 2013, sob o título História da Mídia Marianense no Século XIX, agregando, nesta nova etapa, parceiras com o Departamento de Letras (DELET) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). A pesquisa passa a contar com a co-orientação do professor Paulo Henrique Aguiar Mendes, do DELET, e o corpus analítico, formado por exemplares de jornais marianenses da época em estudo, será enriquecido com o acervo sob guarda do Centro de Pesquisa sobre Linguagem, Memória e Tradução (CPLMT), coordenado pelo prof. Dr. William Augusto de Menezes. Com tais recursos, os impressos serão estudados à luz de novas metodologias, entre as quais a análise textual dos jornais, cujo propósito é avançar na constituição de um modelo discursivo de análise da narrativa jornalística, que encampe elementos da tradição retórica, da pragmática e da linguística cognitiva. Permite, ainda, disponibilizar ao público um acervo organizado, assim como compartilhar traços da história local registrada nos meios de comunicação impressos pioneiros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juçara Gorski Brittes - Coordenador / Moisés Mota - Integrante / Paulo Henrique Aguiar Mendes - Integrante.
-
2015 - 2016
Análise discursiva da imprensa marianense: narrativa, memória e política em o Bom Ladrão, Descrição: O presente projeto objetiva analisar a construção de narrativas na imprensa marianense, com ênfase em suas dimensões histórica e discursiva. Para tanto, utilizamos o modelo de análise crítica da narrativa desenvolvido por Luiz Gonzaga Motta (2013), o qual tem sido objeto de estudo do Grupo de Estudos sobre Discurso e Memória (GEDEM). Esse modelo apresenta uma metodologia de análise da narrativa baseado nas teorias da pragmática, como forma de superar as limitações das formulações estruturalistas, que desenvolveram um enfoque imanentista do texto narrativo, desvinculado de suas condições sociohistóricas de produção. Motta propõe, nesse sentido, uma abordagem pragmática que considere a construção da narrativa em função de seu contexto de produção, circulação e recepção, destacando, entre os diversos gêneros discursivos, a relevância dos textos jornalísticos, em termos das estratégias utilizadas na elaboração de seu projeto dramático. O ponto de partida consiste em considerar que a comunicação narrativa compreende um processo linguageiro de base na existência humana: em meio às narrativas, criamos o mundo e, ao mesmo tempo, nos instalamos nesse mundo. O fato é que contar, relatar e narrar, na medida em que mobilizam intencionalidades dos interlocutores, são também atitudes que participam de maneira decisiva dos processos argumentativos ? o que permite afirmar que ?as narrativas são dispositivos argumentativos produtores de significados? (MOTTA, 2013: 120). Tratando-se de um projeto de Iniciação Científica na área de Linguística, mais especificamente, de estudos discursivos, esta investigação busca verificar a validade e o alcance desse modelo para a análise do acervo de jornais marianenses que vem sendo construído pelo GEDEM. Assim, propomos um estudo de caso, que se traduz pela análise das edições do primeiro ano de publicação do jornal "O Bom Ladrão" (1873), periódico histórico da Igreja Católica em Mariana, com o objetivo geral de investigar as estratégias narrativas utilizadas na construção das suas notícias e/ou artigos, descrevendo a configuração e evolução de seus gêneros textuais, identificando as vozes neles presentes e os seus conflitos. Através deste estudo, conheceremos as formas discursivas constitutivas da influência político-religiosa exercida pelo periódico, através de sua ideologia, na formação de valores morais, políticos, religiosos, culturais e seus desdobramentos durante o conturbado momento de sua circulação. Em sintonia com esse objetivo geral, apresentamos os seguintes objetivos específicos: 1. Fazer um levantamento histórico sobre as condições de produção, circulação e recepção do jornal ?O Bom Ladrão?; 2. Observar, no corpus, os componentes da lógica ou sintaxe narrativa; 3. Descrever os principais conflitos presentes na construção do projeto dramático das notícias; 4. Examinar os padrões de solução dos conflitos presentes nas estratégias do jornal; 5. Identificar os recursos discursivos de credibilidade e de captação mais recorrentes nas notícias e seus efeitos; 6. Analisar as projeções identitárias e estereótipos dos personagens das notícias; 7. Avaliar a hierarquização das instâncias enunciativas e o escalonamento das vozes do jornal e dos personagens na construção das notícias; 8. Estudar as relações de poder estabelecidas entre a imprensa, a igreja católica e o poder público em Mariana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juçara Gorski Brittes - Coordenador / Paulo Henrique Aguiar Mendes - Integrante / Claúdia Pessoa - Integrante.
-
2014 - 2016
Políticas de Comunicação: histórias, discursos e propostas, Descrição: Este projeto abrange uma série de estudos, em andamento e iniciantes, realizado em parceria entre os Institutos de Ciências Sociais Aplicadas e de Ciências Humanas e Sociais (tendo o prof. Dr. Paulo Henrique Aguiar Mendes como co-orientador) da UFOP. O fio condutor, como indicado no título, é formado pelas políticas de comunicação, enfocadas em distintas perspectivas: marco regulatório, análise dos discursos midiáticos a respeito do tema em tela, compondo estudo de casos múltiplos. A pesquisa compara o Brasil e a Argentina no tema proposto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Juçara Gorski Brittes - Coordenador / Francine Vilas Boas - Integrante / Ariane Albergaria - Integrante / Paulo Henrique Mendes Aguiar - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
2013 - 2015
Pensamento Comunicacional Brasileiro - Minas Gerais, Descrição: A pesquisa é desenvolvida coletivamente por professores de vários Instituições de Ensino Superior, consistindo no mapeamento da produção acadêmica em comunicação de autores brasileiros. O recorte no qual trabalho com a profa. dra. Nair Prata, se destina à produção realizada em Minas Gerais. A primeira etapa da pesquisa está em fase de finalização, tendo traçado o perfil biobibliográfico de professores vinculados aos cursos de comunicação das Universidades federais mineiras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juçara Gorski Brittes - Coordenador / Nair Prata - Integrante.
-
2013 - 2014
História da Mídia Marianense no Século XIX, Descrição: A pesquisa visa recuperar e organizar informações a respeito dos jornais marianenses, a primeira capital de Minas Gerais, com vistas a preencher uma lacuna existente. Já foram coletados exemplares de jornais junto a moradores do município e mostrados pela primeira vez em exposição durante o IX Encontro Nacional da História da Mídia, em 2013, na cidade de Ouro Preto. O trabalho incluiu a realização de um video, com depoimentos de personagens locais, com recursos da história oral. Na continuidade, desenvolve-se a pesquisa intitulada História dos jornais marianenses do século XIX, pela qual estão sendo analisados os conteúdos e formatos dos impressos da época.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Juçara Gorski Brittes - Coordenador / Marcelo Sena - Integrante / Fábio Melo - Integrante., Número de produções C, T & A: 3
-
2012 - 2013
Saber Militante: identidade do grupo de pesquisa Políticas e Estratégias da Comunicação da Intercom, Descrição: Trata-se de um mapeamento das comunicações apresentadas de 2000 a 2012, pelo Grupo de Pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação, aos congressos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), com vistas a identificar as principais características dos papers, tais como objetos e temas eleitos; conhecer os participantes, suas regiões de origem e instituições às quais se vinculam. O estudo foi incentivado pela necessidade de fortalecimento do referido Grupo, por entendê-lo na condição de locus de geração e compartilhamento de conhecimentos na rubrica enfocada. A investigação revela que apesar de ser um dos Grupos de Pesquisa mais antigos da Intercom, caracteriza-se como um espaço para divulgação de produções acadêmicas alinhadas ao seu tema. A ausência de trabalhos conjuntos, a rotatividade entre os praticipante, a descontuinuidade das pesquisas e temáticas apresentadas demonstram a fragilidade do GP e a consequente necessidade de estímulo para que desempenhe a missão que lhe é atribuída pela Intercom e desejável para um real grupo de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juçara Gorski Brittes - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
-
2010 - 2011
O sistema informativo de Mariana: a comunicação em distintas plataformas midiáticas, Descrição: A proposta é estudar o sistema informativo existente em Mariana, MG, por intermédio da cartografia dos meios utilizados pelos habitantes para a comunicar-se. Observar os fluxos informativos em várias plataformas, tais como jornais impressos, emissoras radiofônicas, comunicação interpessoal e espaços web institucionais e privados. A pesquisa abarca etapas teóricas, sobre os conceitos de informação, sistemas e fluxos informativos, teorias do agendamento e da opinião pública. Em concomitância, desenvolverá investigação de campo, com a finalidade de mapear os meios comunicativos utilizados na localidade, suas características e modos de interação com os receptores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Juçara Gorski Brittes - Coordenador.
-
2008 - 2008
História da Imprensa no Espírito Santo, Descrição: Pesquisa sobre a história do jornalismo impresso no Espírito Santo, motivada pela comemoração dos 200 anos de imprensa no Brasil, cujo conteúdo subisidiou a Expoisção 200 anos da imprensa no Brasil - módulo capixaba. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juçara Gorski Brittes - Coordenador / José Carlos Mattedi - Integrante / Gabriel Augusto de Mello Bittencourt - Integrante / Joel Soprani - Integrante / Letícia Poliello Lindenberg de Azevedo - Integrante / Sônia Maria da Costa Barreto - Integrante / Suzana Tatagiba - Integrante.
-
2003 - 2005
Gêneros jornalísticos na Internet, Descrição: Estuda os gêneros jornalísticos na Internet com o objetivo de detectar processos democráticos de formação de opinião pública. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juçara Gorski Brittes - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4
-
2001 - 2008
História da Imprensa - Comitê Capixaba da Rede Alfredo de Carvalho, Descrição: A Rede Alfredo de Carvalho foi instituída no Espírito Santo em março de 2001, durante o VIII Simpósio da Pesquisa em Comunicação da Região Sudeste, que se realizou na Ufes. Sob coordenação de Juçara Brittes, o Comitê Capixada da Redealcar integra a rede nacional organizada pela Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, que visa recuperar a memória da mídia brasileira até 2008, quando a imprensa comemora seus 200 anos de implantação no país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juçara Gorski Brittes - Coordenador.
Prêmios
2014
Homenagem do Município de Belo Horizonte, Câmara Municipal de Belo Horizonte.
2006
Honra ao mérito, Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação 1996-2006.
2000
Jornalistas do futuro - oirentadora da aluna Melissa Luchi, Revista Imprensa.
2000
Prêmio Intercom 2000 - orientação melhor monografia de graduação, Sociedade Brasileira de Estudos Intedisciplinares da Comunicação - Intercom.
1999
Jornalistas do futuro - orientadora da aluna Renata Gemelo, Revista Imprensa.
1999
Melhor jornal laboratório - orientadora, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisicplinares da Comunicação - Intercom.
1999
Votos de congratulações pelo prêmio jornalistas do futuro 1999, Câmara Municipal de Vitória.
1999
Votos de louvor pela coordenação do Jornal Laboratório Primeira Mão, do curso de comunicação social da Universidade Federal do Espírito Santo, Câmara Municipal de Vitória.
1989
Votos de congratulações pela série de reportagens A Crise dos Hospitais - publicada pelo Jornal do Comércio de Porto Alegre, Câmara Municipal de Porto Alegre.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA. , Rua do Catete,166, Centro, 35420000 - Mariana, MG - Brasil, Telefone: (31) 35582275
Experiência profissional
2010 - 2020
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora associada III, Carga horária: 20
Outras informações:
Chefe do Departamento de Ciências Sociais, Comunicação Social/Jornalismo e Serviço Social (DECSO) em 2010
Vice-Diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - 2011 a 2014
Atividades
-
03/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA.,Linhas de pesquisa
-
11/2009
Ensino, Comunicação Social/Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Organizacional (curso de Administração), Crítica de Mídia, Jornalismo Especializado, Políticas Públicas de Comunicação, Produtos e processos editoriais, Redação em Jornalismo I, Técnicas de Reportagem e Entrevista em Jornalismo
-
03/2015 - 03/2020
Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Direito à Comunicação, políticas públicas e democracia, Metodologias Aplicadas à Análise de Jornais, Política, práticas culturais e processos midiáticos
-
07/2013 - 12/2017
Extensão universitária , Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA.,Atividade de extensão realizada, Nos bastidores da notícia: projeto de comunicação comunitária incluindo oficinas de leitura crítica da mídia e construção plataformas comunicativas independentes.
-
04/2015 - 04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do ICSA do Centro de Extensão de Mariana.
-
12/2011 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Atividade realizada, Vice-Coordenadora do ICSA.
-
11/2011 - 12/2014
Direção e administração, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA.,Cargo ou função, Vice-Diretora de Unidade.
-
10/2011 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA.,Cargo ou função, representante do ICSA na Coordenadoria de Assuntos Internacionais - CAINT - da UFOP.
-
09/2011 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA.,Cargo ou função, membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Jornalismo.
-
03/2010 - 11/2011
Direção e administração, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
10/2010 - 06/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA.,Cargo ou função, Representante do DECSO (Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social) no Colegiado do Curso de Jornalismo do ICSA/UFOP.
1993 - 2010
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: , Enquadramento Funcional: adjunto 3, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
remanejada para a Universidade Federal de Ouro Preto
Atividades
-
02/2010
Ensino, Comunicação Social Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos e produtos editoriais, Jornalismo Especializado
-
01/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas.,Linhas de pesquisa
-
03/1993
Ensino, Comunicação Social Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Comparada, Jornalismo impresso, Preparação e revisão de originais e provas em VT, Técnicas de administração e mercadologia em empresa jornalística, Técnicas de redação e expressão oral II, Técnicas de redação e expressão oral III, Técnicas de redação e expressão oral IV, Técnicas de redação e expresssão oral I, Técnicas de reportagem e pesquisa em jornalismo
-
01/2005 - 12/2009
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Editoração, Teorias da Comunicação
-
01/2005 - 12/2009
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ação Cultural, Comunicação e linguagem, Conhecimento e linguagem, Estudos de público, Métodos e técnicas de pesquisa
-
01/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Difusão Cultural.,Cargo ou função, Membro Coselho Editorial da EDUFES.
-
01/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Iniciação Científica.
-
03/2007 - 12/2008
Ensino, Economia para jornalistas e comunicadores instituc, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da pesquisa em comunicação, Políticas de comunicação
-
01/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas.,Linhas de pesquisa
-
05/2005 - 09/2006
Direção e administração, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
08/1998 - 08/1998
Ensino, I Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Políticas d, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Comunicação
1989 - 1992
Cia Jornalística J C Jarros Jornal do ComércioVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: repórter, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1991 - 06/1992
Serviços técnicos especializados , Cia Jornalística JC Jarros, Editoria de Assuntos Especiais.,Serviço realizado, Reportagens especiais.
1990 - 1991
Gazeta Mercantil S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: reporter, Carga horária: 40
Outras informações:
Repórter na editoria Internacional do Jornal Diário do Sul, publicado pela Gazeta Mercantil em Porto Alegre, RS.
Atividades
-
01/1987 - 01/1988
Serviços técnicos especializados , Diário do Sul.,Serviço realizado, Repórter da editoria internacional.
1993 - 1994
Jornal A GazetaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: repórter, Carga horária: 0
Outras informações:
Exerci a função de repórter colaboradora na editoria de cadernos especiais e de turismo, o que repeti no ano de 1998.
Atividades
-
01/1993 - 01/1995
Serviços técnicos especializados , Editoria de Turismo.,Serviço realizado, Prestaçào de serviço como repórter.
2015 - 2020
Coletivo MICA: Mídia, Identidade, Cultura e ArteVínculo: Diretora Presidente, Enquadramento Funcional: Diretora Presidente, Carga horária: 10
Outras informações:
O MICA é uma Organização da Sociedade Civil dedicada a projetos em pról do direito à comunicação junto a comunidades periféricas. Dá continuidade a Projetos de Extensão desenvolvidos na Universidade Federal de Ouro Preto,
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juçara Gorski Brittes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?