Pedro Augusto da Silva

Mestre em música (performance), especialista em educação musical no ensino básico, técnico e bacharel em Música (Trombone), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É compositor, arranjador e trombonista membro do grupo Potibones da EMUFRN. Durante os quatro anos de graduação foi 1 trombone da Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN) grupo onde desenvolveu e participou de intensas atividades artísticas no Rio Grande do Norte, bem como em outros estados do Brasil e no exterior. Participou de diversos festivais de música, onde teve master classes com renomados trombonistas, tais como Radegundis Feitosa, Jacques Mauger, James Lebens, Bradley Palmer, Alexandre Ferreira, Dirk Anreim, João Luiz Areias, Don Lucas, Marcelo Bambam, Nathaniel Brickens, Sandoval Moreno, Lélio Alves, Peter Korner, entre outros. Atuou como músico convidado na Banda Sinfônica do Natal 2006/2007 e na Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) 2011/2012 e na Kammerorchester Karlsruhe (Orquestra de câmera de Karlsruhe - Alemanha) em turnê nos Concertos do Ano da Alemanha no Brasil - 2013. Participou de diversos festivais de bandas no estado do RN como professor de trombone convidado, destaque para os festivais: III Seminário de Música de Cruzeta (2004), Royal Cinema 'Uma Valsa Centerária' (2013), 1 Seminário de Música do Colégio Diocesano Seridoense com patrocínio da JTAPATER (2013), I Encontro de Bandas Escolares do Trairi - I EBET (2014), 1 Seminário de Música da Serra (2016), 8 Festival Maestro Felinto Lúcio Dantas (2017), VII São Tomé In Concert (2017). Foi professor de trombone e metais da escola de música Sesi Arte e trombonista da orquestra Sesi Big Band 2014/2018, onde acompanhou diversos artistas brasileiros como: Ed Motta, Ivan Lins, Yamandú Costa, Lenine, Hamilton de Holanda, Guilherme Arantes, Jorge Versilo, entre outros. Desde de 2012 integra a comissão organizadora do Encontro de Trombonistas do Rio Grande do Norte realizado através da Associação Norte Rio-grandense de Trombonistas (ATRN) da qual foi presidente nos anos de 2017 e 2018. Atualmente é professor de trombone, coordenador e maestro da Banda Filarmônica de mãe Luiza e professor de trombone no Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Monteiro, (IFPB).

Informações coletadas do Lattes em 07/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Música

2017 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Concertino para Trombone e Orquestra de Cordas do compositor Fernando Deddos: perspectivas técnico-interpretativas e pedagógicas da obra, Ano de Obtenção: 2018
Radegundis Aranha Tavares Feitosa.

Especialização em Espacialização em Educação Musical

2015 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Educação musical através Banda Filarmônica: Processos metodológicos utilizados para o ensino de música na Banda Filarmônica 24 Outubro
Orientador: Radegundis Aranha Tavares Feitosa

Graduação em andamento em Música - Licenciatura

2025 - Atual

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT

Graduação em Graduação em Música - Bacharelado em Trombone

2012 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Regência

2020 - 2021

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Trombone

2007 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em VIII ENCONTRO DE TROMBONISTAS DO RIO GRANDE DO NORTE. (Carga horária: 20h). , Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, EMUFRN, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em AQUISIÇÃO, PROCESSAMENTO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, ATRAVÉS DOS FAZERES A. (Carga horária: 12h). , Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, EMUFRN, Brasil.

2020 - 2020

Festival Internacional de Música em Casa ? FIMUCA. (Carga horária: 30h). , Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, EMUFRN, Brasil.

2018 - 2018

VI Encontro de trombonistas do Rio Grande do Norte. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

I Fórum de mulheres trombonistas do Brasil. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2017 - 2017

V Encontro de trombonistas do Rio grande do Norte. , EMUFRN, EMUFRN, Brasil.

2016 - 2016

IV Encontro de Trombonistas do Rio grande do Norte. , EMUFRN, EMUFRN, Brasil.

2015 - 2015

III Encontro de Trombonistas do Rio grande do Norte(). , EMUFRN, EMUFRN, Brasil.

2014 - 2014

II Encontro de Trombonistas do Rio grande do Norte. , ATRN e EMUFRN, ATRN UFRN, Brasil.

2013 - 2013

Master Classe de Trombone. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2013 - 2013

Encontro Nacional de Trombonistas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Semana da Música 2011. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

XVII Festival Brasileiro de Trombonistas. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Encontro de Metais do Sérido. (Carga horária: 20h). , Associação Musical e Cultural do RN, AMUSIC, Brasil.

2010 - 2010

3º Workchop Muic Técnica de sopro - Metais. , Igreja Evangélica Assembleia de Deus Parnamirim, ADPAR, Brasil.

2010 - 2010

XVI Festival Brasileiro de Trombonistas. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira dos Trobonistas, ABT, Brasil.

2010 - 2010

3º Workshop Music Improvisação. (Carga horária: 5h). , Igreja Evangélica Assembleia de Deus Parnamirim, ADPAR, Brasil.

2009 - 2009

Semana da Música 2009. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2008 - 2008

II Seminário de Capacitação Técnica do Projeto Bandas Filarmônicas. , Coordenadoria de Projetos Especiais, COPES/SETHAS, Brasil.

2006 - 2006

Seminário Nacional de Bandas de Música. (Carga horária: 40h). , Federação de Bandas do RN, FBRN, Brasil.

2006 - 2006

Seminário Nacional de Bandas de Música - Instrumentista na oficina de práti. , Fundação José Augusto, FJA, Brasil.

2004 - 2004

III Seminário de Música de Cruzeta. , Associação musical de Cruzeta, AMUSIC, Brasil.

2004 - 2004

Linguagem Musical e Articulação. , Associação musical de Cruzeta, AMUSIC, Brasil.

2002 - 2002

X Seminário de Música. (Carga horária: 40h). , Fundação José Augusto, FJA, Brasil.

2002 - 2002

I Seminário de Música de Asú. (Carga horária: 20h). , Fundação José Augusto, FJA, Brasil.

2002 - 2002

Workshop Malte Burba. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Organização de eventos

SILVA, P. A. . Coordenador geral da CAPACITAÇÃO MESTRE DE BANDA FILARMÔNICA. 2021. (Congresso).

SILVA, P. A. . Coordenador adjunto do VI Encontro de Trombonistas do Rio do Norte, no período de 13 a 15 de abril de 2018, contabilizando carga horária de 20 hs.. 2018. (Festival).

SILVA, P. A. . VI Congresso da ABRAPEM. 2018. (Congresso).

SILVA, P. A. . Coordenador adjunto do V Encontro Nacional de Trombonistas do Rio grande do Norte realizado na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - EMUFRN com patrocínio da PROEX, UFRN e ATRN. 2017. (Outro).

SILVA, P. A. . Colaboração como participante do projeto de extensão Grupo Potibones com patrocínio da PROEX e UFRN. 2017. (Concerto).

SILVA, P. A. . Participação na equipe organizadora do 49º Simpósio Internacional de Trompistas com patrocínio da ABT, UFRN e IHS. 2017. (Outro).

SILVA, P. A. . Coordenador adjunto do IV Encontro Nacional de Trombonistas do Rio grande do Norte realizado na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - EMUFRN com patrocínio da PROEX, UFRN e ATRN. 2016. (Congresso).

SILVA, P. A. . Coordenador adjunto do III Encontro Nacional de Trombonistas do Rio grande do Norte realizado na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - EMUFRN com patrocínio da PROEX, UFRN e ATRN. 2015. (Festival).

SILVA, P. A. . Coordenador adjunto do II Encontro Nacional de Trombonistas do Rio grande do Norte realizado na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - EMUFRN com patrocínio da PROEX, UFRN e ATRN. 2014. (Congresso).

SILVA, P. A. . Participação da Equipe organizadora do II Encontro Brasileiro de Trompistas com patrocínio da PROEX e EMUFRN. 2014. (Congresso).

SILVA, P. A. . Coordenador adjunto do Master Classe de Trombone realizado na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com patrocínio da PROEX e UFRN e ATRN. 2013. (Outro).

SILVA, P. A. . Coordenador adjunto do I Encontro Nacional de Trombonistas do Rio grande do Norte realizado na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - EMUFRN com patrocínio da PROEX, UFRN e ATRN. 2013. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SILVA, P. A. ; Radegundis Feitosa . A construção da performance musical no trombone: uma revisão de literatura Pedro. CLAVES (JOÃO PESSOA. ONLINE) , v. V, p. 2, 2018.

  • SILVA, P. A. ; Radegundis Feitosa . EDUCAÇÃO MUSICAL ATRAVÉS DA BANDA FILARMÔNICA: PROCESSOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS PARA O ENSINO DE MÚSICA NA BANDA FILARMÔNICA 24 DE OUTUBRO. In: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017, Campinas - SP. Caderno de Resumos e Anais do XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017.

  • SILVA, P. A. . Relato de experiência, contribuições e atividades realizadas pela ATRN. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

SILVA, P. A. . Monitoria no Grupo Potibones. 2022. (Professor).

SILVA, P. A. . CORAL DE TROMBONES DA UFRN. 2022. (professor convidado).

SILVA, P. A. . 8º Festival Maestro Felinto Lúcio Dantas na qualidade de professor de Trombone com patrocínio do Fecomércio SESC/SENAC RN , ASSOMUSC, e Prefeitura de Santa Cruz - RN ministrando aulas sobre Conceitos básicos para a construção da performance musical no Trombone. 2017. (Professor).

SILVA, P. A. . Master Class de Trombone no Conservatório de Música D'alva Stella Nogueira Freire da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN com patrocínio da CMDSNF e PROEG. 2017. (professor convidado).

SILVA, P. A. . Evento de extensão Grupo Potibones no Seridó-RN como ministrante com patrocínio da PROEX e UFRN. 2017. (professor convidado).

SILVA, P. A. . Master Class de Trombone no VII São Tomé In Concert realizado na cidade de São Tomé - RN com patrocínio daa associação de Jovens , ação e cidadania e prefeitura municipal de São Tomé -RN. 2017. (professor convidado).

SILVA, P. A. . Master Class de Trombone no 1º Seminário de Música da Serra realizado na cidade de Tenente Laurentino Cruz - RN com patrocínio da Associação de Músicos Laurentinenses e EMUFRN. 2016. (professor convidado).

SILVA, P. A. . Master Class de Trombone no I Encontro de Bandas Escolares do Trairi - I EBET realizado na cidade de Santa Cruz - RN com patrocínio do CEDAR e IFRN. 2014. (professor convidado).

SILVA, P. A. . Oficina de Trombone no Festival Royal Cinema 'Uma Valsa Centerária' realizado na cidade Carnaúba dos Dantas - RN com patrocínio da Fundação José Augusto, AMUSIC, EMUFRN, UNIBAM e prefeitura municipal da Carnaúba dos Dantas. 2013. (professor convidado).

SILVA, P. A. . Ministrante da Oficina de Trombone no 1º Seminário de Música do Colégio Diocesano Seridoense com patrocínio da JTAPATER. 2013. (professor convidado).

SILVA, P. A. . Monitor de Bombardino no III Seminário de Música de Cruzeta realizado na cidade de Cruzeta - RN com patrocínio da Fundação José Augusto e AMUSIC. 2004. (professor convidado).

SILVA, P. A. . Apresentação musical com o Grupo Potibones no Evento de Nomeação do Auditório Sônia Campos Ferreira. 2018. Interpretação.

SILVA, P. A. . Concerto com o Grupo Potibones no VI Congresso da ABRAPEM. 2018. Interpretação.

SILVA, P. A. . Apresentação musical com o Grupo Potibones no Evento de Nomeação do Auditório Sônia Campos Ferreira.. 2018. Interpretação.

SILVA, P. A. . Apresentação com o Coral de trombones da UFRN no Camarão Brass e Percussion. Festival.. 2018. Interpretação.

SILVA, P. A. . Concerto com o Sexteto Potiguar no Teatro Minerva, Areia -PB. 2018. Interpretação.

SILVA, P. A. . Temporada de seis concertos como trombonista da Sesi Big Band com obras de João Cavalcanti e Luis Gonzaga com patrocínio do Sesi - RN. 2017 (Cencerto).

SILVA, P. A. . Participação como trombonistas no II Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica da UFRN com patrocínio da PROEX e UFRN. 2015 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Participação como trombonistas no III Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica da Universidade federal do Rio Grande do Norte com patrocínio do SESC - parecerias sinfônicas, PROEX e EMUFRN. 2014 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Participação como trombonistas no V Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica da UFRN com patrocínio do SESC - parecerias sinfônicas, EMUFRN e Funarte. 2014 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRN durante a programação do V Festival Internacional de Música de Campina Grande - PB com patricínio da UFCG, UEPB e UFRN. 2014 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Temporada de quatro concertos como trombonista convidado da Orquestra de Câmera Musikhochule Karlsruhe com patrocínio da Fundação Amazonica de Música, UFRJ, UFPB e UFRN. 2013 (Concerto).

SILVA, P. A. . Concerto com o grupo Potibones na programação 'Quarta Musical' da EMUFRN. 2013 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Participação como trombonista do Sexteto Potiguar em concerto no 41º Café Cultural do LEAN com patrocínio da UFRN e LEAN. 2013 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Concerto com o Boa Ideia Trio durante o Encontro de Trombonistas do Rio Grande do Norte com patrocínio da PROEX, ATRN e UFRN. 2013 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Participação como trombonista convidado no III Concerto Oficial e Didático da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte com patrocínio do Governo do RN, Secretaria de Cultura e Fundação José Augusto. 2012 (Musico convidado).

SILVA, P. A. . Concerto com a Jerimum jazz na Semana da Música 2012 com patrocínio da AGECOM, UFRN, TVU.RN. 2012 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Participação como trombonistas no I Concerto Oficial da temporada 2012 da Orquestra Sinfônica da UFRN com patrocínio do SESC - parecerias sinfônicas e EMUFRN. 2012 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Participação como trombonistas no III Concerto Oficial da temporada 2012 da Orquestra Sinfônica da UFRN com patrocínio do SESC - parecerias sinfônicas e EMUFRN. 2012 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Participação como trombonista da Orquestra Sinfônica da UFRN em concerto no III Festival Internacional da Escola de Música da UFRN com patrocínio da PROEX, SESC e DAAD. 2012 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Participação como trombonista da Orquestra Sinfônica da UFRN em concerto na Semana do Canto Lírico da UFRN com patrocínio da PROEX, PROGRAD e PROPESQ. 2012 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Participação como trombonistas no II Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica da UFRN com patrocínio da PROEX, SESC e UFRN. 2012 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Concerto com o Quinteto de Metais Arquintetando durante a Semana da Música 2012 com patrocínio da AGECOM, TVU.RN e UFRN. 2012 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRN durante a programação do Festival Thomaz Babini com patricínio da PROEX e UFRN. 2012 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Participação como trombonista da Orquestra Sinfônica da UFRN no Concerto SESC Partituras com patrocínio do SESC - Fecomércio RN, PROEX e UFRN. 2012 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Participação como trombonista na Orquestra Sinfônica da Semana da Música sob a orientação do prof. Guilliaume Bourgogne com patrocínio da PROEX e EMUFRN. 2011 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Participação como trombonista no I Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Rio grande do Norte temporada 2011 com patrocínio do Governo do RN, Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto. 2011 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Participação como trombonista da Orquestra Sinfônica da UFRN na Semana da Música 2011 com patrocínio da PROEX e EMUFRN. 2011 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Temporada de concertos 2010 como músico trombonista da Big Band Jerimum Jazz com patrocínio da PROEX e EMUFRN. 2010 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Concerto com a Jerimum jazz na Semana da Música 2010 com patrocínio da AGECOM, UFRN, TVU.RN,. 2010 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Participação como trombonista na Orquestra Sinfônica da Semana da Música com patrocínio da PROEX e EMUFRN. 2009 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Concerto com a Jerimum jazz na Semana da Música 2009 com patrocínio da PROEX e UFRN,. 2009 (Musico trombonista).

SILVA, P. A. . Participação como Bombardinista no 1º Concerto Oficial da Banda Sinfônica do Natal com patrocínio da SETUR, Capitania das Artes e prefeitura do Natal. 2005 (Musico convidado).

SILVA, P. A. . Participação como Bombardinista da Banda Sinfônica do Natal em concerto durante a programação do Auto do Natal com patrocínio da SETUR, Capitania das Artes e prefeitura do Natal. 2004 (Musico convidado).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2018

Serviço Social da Indústria

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Trombone, Trompete, Trompa, Bomb, Carga horária: 8

2013 - 2018

Serviço Social da Indústria

Vínculo: Músico da Sesi Big Band, Enquadramento Funcional: Músico trombonista, Carga horária: 14

2020 - 2020

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coral de trombones da UFRN - Ministrante, Carga horária: 4

2019 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador no grupo Potibones, Carga horária: 4

2018 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coral de trombones da UFRN - Colaborador, Carga horária: 4

2014 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Professor de Música, Enquadramento Funcional: Professor de Trombone, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor das disciplinas de linguagem e estruturação musical e de trombone

2012 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Músico da Orquestra Sinfônica da UFRN, Carga horária: 10

2007 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Músico da Orquestra Sinfônica da UFRN, Carga horária: 8

2007 - 2012

Associação Musical e cultural do RN

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Trombone, Carga horária: 10

2018 - 2018

Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de trombone no Curso de Extensão, Carga horária: 4

2016 - Atual

escola de música de Mãe Luiza

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de instrumentos de metal, maestro, Carga horária: 30

Outras informações:
Escola de Música de Mãe Luiza

2023 - Atual

INSTITUO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de Trombone, Carga horária: 40