Vanderlei Dorneles da Silva
Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo (2009), e doutor em Ciências da Religião, pela Universidade Metodista de São Paulo (2020). Pós-doutor em Novo Testamento pela Andrews University (2020). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pela Uniso - Universidade de Sorocaba (2001), graduação em Teologia pelo Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho (2005), e mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2004). Atualmente é professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho. Tem experiência profissional na área de comunicação e edição, tendo trabalhado como editor e chefe de redação. Ensina desde 2002 em Teologia e Comunicação Social. Tem escrito sobre os seguintes temas: teologia, religião, escatologia, imperialismo, semiótica da cultura, textos da cultura, linguagem e produção de sentido, messianismo norte-americano e mitologia.
Informações coletadas do Lattes em 14/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Religião
2017 - 2020
Universidade Metodista de São Paulo
Título: A besta de sete cabeças: monstruosidade e construção de fronteiras da cultura
, Ano de obtenção: 2020. Paulo Roberto Garcia. Coorientador: Paulo Augusto de Souza Nogueira. Palavras-chave: Apocalipse; Semiótica da Cultura; Monstros; Intertextualidade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciências da Linguagem Religiosa. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Religião.
Doutorado em Ciências da Comunicação
2006 - 2009
Universidade de São Paulo
Título: Configurações do Mito da 'Nova Ordem' na Cultura Norte-Americana em Textos Midiáticos de Diferentes Épocas
, Ano de obtenção: 2009. Profa. Dra. Terezinha de Fátima Tagé Fernandes. Palavras-chave: Semiótica; memória; Estados Unidos.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Mestrado em Comunicação Social
2003 - 2004
Universidade Metodista de São Paulo
Título: Do verbal para o visual: o status da imagem nas revistas semanais de informação, Ano de Obtenção: 2004
Orientador: José Salvador Faro
Palavras-chave: jornalismo; revistas semanais; imagem.
Graduação em Teologia
1997 - 2005
centro universitário adventista de são paulo - campus Engenheiro Coelho
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo
1998 - 2001
Universidade de Sorocaba
Título: O domínio da sensação: análise crítica da imprensa periodística brasileira
Orientador: Andreia Torres
Pós-doutorado
2016 - 2020
Pós-Doutorado. , Andrews University, A.U., Estados Unidos. , Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Participação em eventos
34 Congresso Soter: A Amazônia e o futuro da humanidade. Taças da ira e a reversão da criação original: exegese e intertexutalidade em Apocalipse 16. 2023. (Congresso).
IX Congresso Anptecre: Religião na América Latina e no Caribe. "Um só Deus, um só Espírito": teologia e antropologia pentecostal na visão de Kärkkäinen, Yong e Anderson. 2023. (Congresso).
34 Congresso SOTER: Religiões e projetos de Brasil: nos 200 anos de independência. Intertextualidade nos profetas: os autores bíblicos eram estudiosos bem familiarizados com as Escrituras. 2022. (Congresso).
Anptecre: Religião e Teologia entre o Estado e a Política: uma abordagem interdisciplinar. A meretriz cavalga a besta: uma representação simbólica da relação entre Religião e Estado. 2021. (Congresso).
Soter: Religião, laicidade e democracia. NOMEAR E DOMINAR: EXEGESE E INTERTEXTUALIDADE EM APOCALIPSE 13 E GÊNESIS 1?2. 2021. (Congresso).
II Congresso Humanitas: as humanidades em tempos de pós-verdade. ?Liberdade ao oprimido?: a narrativa do jubileu e sua intertextualidade em Isaías e Lucas. 2020. (Congresso).
Congresso Anptecre: Religião e crise ambiental. A REFUNDAÇÃO DO MUNDO: Linguagem mítica e apocalíptica nos textos da independência norte-americana. 2019. (Congresso).
SOTER: Decoloniadade e práticas emancipatórias. A glória de Deus e o templo de Jerusalém: Intertextualidade narrativa nos relatos de juízo de Mateus e Ezequiel. 2019. (Congresso).
BRI: Biblical Eschatology from Adventist Perspective.An earlier armagedon: an intertextaul exegesis. 2018. (Simpósio).
SOTER: Religião, ética e política. O modelo da santidade cristã: Exegese intertextual em 1 Pedro 1:14-16. 2018. (Congresso).
Congresso Anptecre: Religião, Migração e Mobilidade Humana. A besta de sete cabeças e seus antecedentes em textos da cultura antiga. 2017. (Congresso).
Semana de Estudos de Religião: Imagens femininas de deus e devoções marianas na América Latina. Mitologia e reprodução textual: a vida dos textos no espaço da semiosfera. 2017. (Congresso).
Comissão de Pesquisa da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia."O ARMAGEDOM E A QUEDA DA BABILÔNIA: Um estudo das relações intertextuais e contextuais da última batalha". 2015. (Encontro).
Sociedade Teológica Adventista Sul-Americana."Os Impérios da Besta: Uma exploração dos paralelos entre o dragão e as bestas de sete cabeças". 2015. (Encontro).
Simpósio de Apocalipse: Seminário Latino-AmericanoTeologia.O oitavo rei: Os símbolos de Ap 17 à luz do Antigo Testamento. 2013. (Simpósio).
Intercom. A nação eleita: a ideologia do messianismo americano como um sistema da cultura. 2007. (Congresso).
Intercom. Ideologia para crianças: o filme FormiguinhaZ à luz dos Estudos Culturais e da Semiótica da Cultura. 2006. (Congresso).
Intercom. Do verbal para o visual: status da imagem nas revistas semanais de informação. 2004. (Congresso).
Intercom. A revista imperialista: análise do discurso de Veja na cobertura dos preparartivos para a guerra EUA X Saddan. 2003. (Congresso).
Orientou
A figura mulher na profecia: uma análise intertextual entre Apocalipse 12 e o Antigo Testamento; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Peregrinação e os aspectos identitários envolvidos no cumprimento da missão dada por Deus a Abraão; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Daniel na corte babilônica: desafios enfrentados pelos jovens hebreus no cativeiro; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Espírito Santo: pessoa, função e relacionamento; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
A origem e identidade do remanescente de Apocalipse 12; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Hoffmann, João L; Oliveira, Marcos A; L; Aguiar; Adoração ao Criador: evidências de chamado para a observância do dia do Senhor na primeira mensagem angélica; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teologia e Estudos Adventistas) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Deus amou Jacó e aborreceu Esaú: análise intertextual de Romanos 9:13; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teologia Bíblica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Apocalipse 18: a queda de Babel a partir do Antigo Testamento; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
A besta que era e não é: estudo exegético em Apocalipse 13 e 17; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Releituras dos contos de fadas à luz da visão bíblico-adventista do grande conflito; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teologia e Estudos Adventistas) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Revisitando o juízo: Reações contra dois questionamentos de Desmond Ford aos eventos relacionados ao ano de 1844; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teologia e Estudos Adventistas) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
As declarações contemporâneas de saúde e os textos bíblicos: O conceito de bem-estar integral como ponto de convergência; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teologia e Estudos Adventistas) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Nova Jerusalém: Intertextualidade entre Apocalipse 21 e Êxodo 28; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Intertextualidade em Apocalipse: a natureza da peleja no céu entre Cristo e seus anjos e Satanás e seus anjos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Foi dado o juízo aos santos do Altíssimo: Exegese intertextual em Apocalipse 20 e Daniel 7; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
DIREITO DE RESGATE: UMA ANÁLISE INTERTEXTUAL ENTRE APOCALIPSE 5 E JEREMIAS 32; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Aliança em Apocalipse 2:18-29: uma análise intertextual; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Um estudo intertextual sobre os anciãos do Apocalipse: o uso da palavra presbyteros no AT e NT; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
O SIMBOLISMO DAS AVES IMPURAS DE APOCALIPSE 18:2; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
A ENTRONIZAÇÃO DE CRISTO NO APOCALIPSE: UMA EXEGESE INTERTEXTUAL DE AP 5; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
de O; Carminati; INTERPRETAÇÃO DO 1 SELO DO APOCALIPSE A LUZ DO INTERTEXTO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Gog e Magog: Intertextualidade entre Apoc; 20:7-10 e Ezeq; 38 e 39; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de Ensino; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
O falso profeta no Apocalipse: identidade, contexto e implicações; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
A helenização do mundo ocidental e sua influência na dieta levítica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
A meretriz Jezabel: uma breve análise de Apocalipse 17:16; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Música Gospel: elementos existencialistas na produção visual e musical dos CDs de musica evangélica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Estudos bíblicos na idade mídia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Deus é atual: histórias de fé na pós-modernidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Indústria cultural gospel: conceito de verdade no jornalismo da Revista Adventista; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Jornalismo apocalíptico: uma análise do perfil das reportagens de meio ambiente nas revistas semanais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
O sagrado em pauta: uma análise da abordagem da revista Veja sobre o fenômeno religioso; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Boa Vista do Guilherme: a conquista de uma terra e o florescer de novas vidas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Processo de transformação do conceito de reportagem nas revistas informativas brasileiras; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Crise da ciência: mudança de pauta na SuperInteressante; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
A fé nos Bálcãs: a origem e o estabelecimento da igreja adventista do sétimo dia num país ateu; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Sexo forte: análise da representação feminina nas revistas de informação e análise; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Eunice Michilles: a primeira senadora do Brasil; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
A cultura da imagem: mídia e comportamento humano; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Estereótipos religiosos na revista Época; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho; Orientador: Vanderlei Dorneles da Silva;
Produções bibliográficas
-
DORNELES, VANDERLEI . PELO SANGUE DO CORDEIRO: INTERTEXTUALIDADE E LINGUAGEM DA EXPIAÇÃO EM APOCALIPSE 5. ATUALIDADE TEOLÓGICA , v. XXVI, p. 757-780, 2022.
-
DORNELES, VANDERLEI . A Linguagem da religião: binarismo, simbolismo e universalidade das narrativas míticas. TEOLITERÁRIA: REVISTA BRASILEIRA DE LITERATURAS E TEOLOGIAS , v. 11, p. 503-524, 2021.
-
DORNELES, Vanderlei . ?NÃO FICARÁ PEDRA SOBRE PEDRA?: ABANDONO DO TEMPLO E JUÍZO EM TEXTOS RELIGIOSOS ANTIGOS. CAMINHOS (GOIÂNIA. ONLINE) , v. 19, p. 176-193, 2021.
-
DORNELES, VANDERLEI . -FAREMOS NELE MORADA-: A INTIMIDADE ENTRE JESUS E SEUS SEGUIDORES E A UNIDADE DO EVANGELHO DE JOÃO. PERSPECTIVA TEOLÓGICA (BELO HORIZONTE) , v. 53, p. 463-484, 2021.
-
Dorneles, Vanderlei Dorneles . tradição das origens. REVER: REVISTA DE ESTUDOS DA RELIGIÃO , v. 21, p. 29-44, 2021.
-
DORNELES, VANDERLEI . Crise e expiação social: violência coletiva e alteridade no livro de Ester. CAMINHANDO , v. 24, p. 103-115, 2019.
-
DORNELES, Vanderlei . LUTERO E SEUS MONSTROS: COMO O REFORMADOR ERIGIU FRONTEIRAS AO SE REFERIR À ALTERIDADE. PROTESTANTISMO EM REVISTA , v. 45, p. 133-150, 2019.
-
DORNELES, Vanderlei . Mitologia e Reprodução Textual: a vida dos textos da cultura no espaço da semiosfera. ANTARES: LETRAS E HUMANIDADES , v. 10, p. 111-127, 2018.
-
DORNELES, VANDERLEI . Mito e acontecimento: as relações entre mitologia e história nas teorias de Eliade e Girard. Estudos Teologicos (Online) , v. 58, p. 180-194, 2018.
-
DORNELES, VANDERLEI . O Reino Americano: A Escatologia do Evangelho Social de Rauschenbusch e o Destino Manifesto. ESTUDOS DE RELIGIAO (IMS) , v. 32, p. 117-138, 2018.
-
DORNELES, VANDERLEI . Comer e beber: metáforas apocalípticas de juízo e restauração. KERYGMA (ENGENHEIRO COELHO) , v. 13, p. 7-21, 2018.
-
DORNELES, VANDERLEI . A besta de sete cabeças e seus antecedentes em textos da cultura antiga. HORIZONTE: REVISTA DE ESTUDOS DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (ONLINE) , v. 15, p. 1423-1445, 2017.
-
DORNELES, Vanderlei . The Eighth Empire: New Hypotheses for the Symbols of Revelation 17. Andrews University Seminary Student Journal , v. 1, p. 1-19, 2016.
-
DORNELES, Vanderlei . Entre a Realidade e o Imaginário: A Hiper-realidade e os Processos Cognitivos. Apuntes Universitarios , v. 3, p. 125-138, 2013.
-
DORNELES, Vanderlei . O oitavo império: Novas hipóteses para os símbolos de Ap 17. Kerygma (Engenheiro Coelho) , v. 9, p. 27-44, 2013.
-
DORNELES, Vanderlei . Jornalismo do Armagedon: a guerra entre o bem e o mal. Observatório da Imprensa (São Paulo) , v. 12, p. 002, 2008.
-
DORNELES, Vanderlei . 'O novo 'Israel': a construção da ideologia do messianismo americano'. Parousia , v. 1, p. 67-81, 2007.
-
DORNELES, Vanderlei . Jornalismo do Armagedom: a guerra antiterrorista em Veja como um conflito entrre o bem e o mal. Revista PJ:Br , v. 09, p. 9-15, 2007.
-
DORNELES, Vanderlei . "Entre a vida e a morte: o relato de uma experiência de vida e a formação de valores". Formadores (Cachoeira) , v. 2, p. 133-145, 2007.
-
DORNELES, Vanderlei . Do verbal para o visual: status da imagem nas revistas semanais de informação. Acta Científica. Ciências Humanas , Engenheiro Coelho, v. 2, n.7, p. 56-64, 2004.
-
DORNELES, Vanderlei . Liberdade e autonomia: as novas tecnologias da comunicação podem mudar as estruturas de poder das sociedades democráticas. Acta Científica. Ciências Humanas , Engenheiro Coelho, v. 2, n.5, p. 27-34, 2003.
-
DORNELES, Vanderlei . ?O domínio e a sensação: uma análise crítica da mídia impressa brasileira?. Acta Científica. Ciências Humanas , Engenheiro Coelho, SP, v. 2, n.9, p. 18-27, 2002.
-
DORNELES, VANDERLEI . En busca de éxtasis: La adoración cristiana y la espiritualidad. 1. ed. Buenos Aires, Argentina: ACES, 2021. v. 1. 214p .
-
DORNELES, Vanderlei ; OLIVARES, C. (Org.) . Desvendando o (Texto del) Apocalipsis. 1. ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2019. v. 1. 290p .
-
Dorneles ; DORNELES, Vanderlei . The Last Empire: The New World Order and the Counterfeiting of God's Kingdom. 1. ed. Tatuí, SP: Safeliz, Espanha, 2017. v. 1. 192p .
-
DORNELES, VANDERLEI . El último imperio: el nuevo orden y la falsificación del reyno de Dios. 1. ed. Buenos Aires, Argentina: Aces, 2017. v. 1. 232p .
-
DORNELES, Vanderlei . Mundo Virtual: Riscos e Oportunidades das Novas Tecnologias. 1. ed. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2016. v. 1. 240p .
-
DORNELES, Vanderlei . Pelo Sangue do Cordeiro. 1. ed. Tatuí, P: Casa Publicadora Brasileira, 2015. v. 1. 221p .
-
DORNELES, VANDERLEI . Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia. 1. ed. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2015. v. 7. 1236p .
-
DORNELES, VANDERLEI . Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia. 1. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2014. v. 7. 1250p .
-
DORNELES, VANDERLEI . Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia. 1. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2014. v. 7. 1353p .
-
DORNELES, VANDERLEI . Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia. 1. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2013. v. 7. 1289p .
-
DORNELES, VANDERLEI . Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia. 1. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2013. v. 7. 1306p .
-
DORNELES, Vanderlei . A Mitologia do Império: semiótica, cultura e cinema. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2012. 153p .
-
DORNELES, VANDERLEI . Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia. 1. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2012. v. 7. 1153p .
-
DORNELES, VANDERLEI . Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia. 1. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2012. v. 7. 1322p .
-
DORNELES, Vanderlei . O Último Império: A Nova Ordem a Contrafação do reino de Deus. 1. ed. Tatuí, Sp: Casa Publicadora Brasileira, 2012. v. 4000. 184p .
-
DORNELES, Vanderlei . Cristãos em Busca do Êxtase. 2. ed. Engenheiro Coelho: UNaspress, 2007. v. 1. 276p .
-
DORNELES, Vanderlei . Transe místico: o fator de aproximação entre culto primitivo e pentecostalismo. 1a. ed. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2004. v. 1. 282p .
-
Vanderlei Dorneles ; KURIAN, T. P. . Prostitution and Human Trafficking: Current Issues and Biblical Principles. In: Elias Brasil de Souza; Ekkehardt Muller. (Org.). Sexuality: Contemporary Issues from a Biblical Perspective. 1ed.Silver Springs, MA: Pacific Press Publishing Association, 2022, v. 2, p. 195-222.
-
Vanderlei Dorneles . Cybersex and Robotic Sex: Social, Psychological and Biblical Issues. In: Ekkehardt Mueller; Elias Brasil e Souza. (Org.). Sexuality: Contemporary Issues from a Biblical Perspective. 1ed.Nampa: ID: Pacific Press Publishing Association, 2022, v. 2, p. 517-544.
-
DORNELES, VANDERLEI . Ester e o bode expiatório: o desafio do outro. In: José Ademar Kaefer; Altierres S. Santos. (Org.). Novelas bíblicas. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2021, v. 1, p. 105-118.
-
DORNELES, VANDERLEI . As leis e o domingo. In: Mario P. Martinelle. (Org.). Eventos finais; não basta apenas saber. 1ed.Madrid, Espanha: Safeliz, 2021, v. 1, p. 77-84.
-
DORNELES, Vanderlei . A oferta de incenso dos 24 anciãos: inauguração do ministério de Cristo no Apocalipse. In: Dorneles, Vanderlei; Olivares, Carlos. (Org.). Desvendando o (Texto del) Apocalipsis. 1ed.São Paulo: Fonte Editorial, 2019, v. 1, p. 173-197.
-
DORNELES, VANDERLEI . O reino iminente: a expectativa escatológica dos reformadores. In: Glauber S. Araújo. (Org.). A Reforma Protestante. 1ed.Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2017, v. 1, p. 121-133.
-
DORNELES, VANDERLEI . Santidade e adoração: uma introdução às relações entre santificação e cultura. In: Adolfo S. Suarez. (Org.). Biblia y Cultura: fundamentos e impactos para la iglesia actual. 1ed.Lima, Peru: Editora da Universidad Peruana Union, 2017, v. 1, p. 127-144.
-
DORNELES, VANDERLEI . O encanto da virtualidade. In: Adolfo S. Suarez. (Org.). Manual do Educador. 1ed.Engenheiro Coelho: Unaspress, 2015, v. 1, p. 111-.
-
Vanderlei Dorneles . Espiritualismo no tempo do fim. Revista Ministério, Tatuí, SP, p. 27 - 30, 01 set. 2022.
-
DORNELES, Vanderlei . O contexto bíblico do 666: uma interpretação do código a partir das evidências bíblicas. Ministério, Tatuí, SP, p. 16 - 19, 01 jan. 2019.
-
DORNELES, Vanderlei . Armagedom: a última batalha. Revista Ministério, Tatuí, SP, p. 22 - 26, 01 jul. 2016.
-
DORNELES, VANDERLEI . Eterna vigilância: o preço da liberdade. Revista Adventista Online, Tatuí, SP, 01 maio 2016.
-
DORNELES, Vanderlei . O Oitavo Rei. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 36 - 38, 01 out. 2015.
-
DORNELES, VANDERLEI . Dois anos de Francisco. Revista Adventista Online, Tatuí, SP, 01 mar. 2015.
-
DORNELES, Vanderlei . A igreja em adoração. Revista Adventista, Tatuí SP, p. 08 - 11, 01 mar. 2014.
-
DORNELES, Vanderlei . 'Esperança Viva'. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 8 - 12, 05 fev. 2013.
-
DORNELES, Vanderlei . O amor da verdade. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 13 - 15, 01 jan. 2012.
-
DORNELES, Vanderlei . As Escrituras e o Reavivamento. Ministério, Tatuí, SP, p. 17 - 20, 01 nov. 2011.
-
DORNELES, Vanderlei . A agonia da Terra. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 12 - 14, 01 maio 2011.
-
DORNELES, Vanderlei . A Centralidade de Cristo. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 08 - 11, 01 nov. 2010.
-
DORNELES, Vanderlei . O canto do Senhor:. blog Advir, Internet, 10 jul. 2009.
-
DORNELES, Vanderlei . Um messias judaico-americano. Novo Tempo, Internet, 10 jan. 2009.
-
DORNELES, Vanderlei . João Paulo II, o restaurador de feridas. Canal da Imprensa, 10 maio 2005.
-
DORNELES, Vanderlei . Bush reeleito e fim da história. Portal Advir, 25 nov. 2004.
-
DORNELES, Vanderlei . Liberdade e autonomia na era tecnológica. Canal da Imprensa, 10 abr. 2004.
-
DORNELES, Vanderlei . Um messias judaico-americano. Portal Advir, 10 maio 2003.
-
DORNELES, Vanderlei . Veja e a razão imperialista. Observatório da Imprensa, 26 mar. 2003.
-
DORNELES, Vanderlei . A moral e o voto. Observatório da Imprensa, 28 ago. 2002.
-
DORNELES, Vanderlei . Teoria x Prática: superação da dualidade. Canal da Imprensa, 10 ago. 2002.
-
DORNELES, Vanderlei . Liberdade de expressão e democracia. Canal da Imprensa, 10 abr. 2002.
-
DORNELES, Vanderlei . As Razões da fé. Revista Adventista, Tatuí, São Paulo, p. 23 - 23, 01 maio 2001.
-
DORNELES, Vanderlei . Ano da renovação. Revista Adventista, Tatuí, São Paulo, p. 25 - 25, 01 maio 2001.
-
DORNELES, Vanderlei . Qual o seu valor?. Revista Adventista, p. 18 - 18, 01 abr. 2001.
-
DORNELES, Vanderlei . A tumba vazia. Sinais dos Tempos, Tatuí, São Paulo, 01 abr. 2001.
-
DORNELES, Vanderlei . "A terra vai ferver". Sinais dos Tempos, Tatuí, SP, p. 26 - 27, 01 jan. 2001.
-
DORNELES, Vanderlei . Sinais e iscas. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 25 - 25, 01 nov. 2000.
-
DORNELES, Vanderlei . Astros e platéia. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 37 - 37, 01 out. 2000.
-
DORNELES, Vanderlei . Pecado Eletrônico. Sinais dos Tempos, Tatuí, SP, p. 10 - 11, 01 set. 2000.
-
DORNELES, Vanderlei . Uma luz infalível. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 23 - 23, 01 set. 2000.
-
DORNELES, Vanderlei . A face de Deus. Sinais dos Tempos, Tatuí, SP, p. 22 - 24, 01 jul. 2000.
-
DORNELES, Vanderlei . Acima do impulso. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 23 - 23, 01 jul. 2000.
-
DORNELES, Vanderlei . Nossa revista missionária. Vida e Saúde, Tatuí, SP, p. 04 - 05, 01 jun. 2000.
-
DORNELES, Vanderlei . Em busca da paz?. Sinais dos Tempos, Tatuís, São Paulo, p. 26 - 27, 01 maio 2000.
-
DORNELES, Vanderlei . Sagrado e profano na religião e no carnaval. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 38 - 38, 01 maio 2000.
-
DORNELES, Vanderlei . Os 100 anos da Casa Publicadora Brasileira. Revista Adventista, Tatuí, São Paulo, p. 12 - 17, 01 abr. 2000.
-
DORNELES, Vanderlei . Espírito que morre. Sinais dos Tempos, Tatuí, São Paulo, p. 10 - 11, 01 mar. 2000.
-
DORNELES, Vanderlei . O ensino da Fé. Revista Adventista, Tatuí, São Paulo, p. 15 - 15, 01 mar. 2000.
-
DORNELES, Vanderlei . O milênio da diferença. Revvista Adventista, Tatuí, São Paulo, p. 22 - 24, 01 jan. 2000.
-
DORNELES, Vanderlei . Trabalho sem sacrifício. Revista Vida e Saúde, Tatuí, SP, p. 04 - 05, 01 dez. 1999.
-
DORNELES, Vanderlei . Projeto Sinais dos Tempos. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 15 - 15, 01 dez. 1999.
-
DORNELES, Vanderlei . Amar é Compartilhar. Revista Vida e Saúde, Tatuí, SP, p. 34 - 34, 01 nov. 1999.
-
DORNELES, Vanderlei . Os concorrentes da palavra. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 15 - 15, 01 nov. 1999.
-
DORNELES, Vanderlei . Um centro do saber. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 27 - 27, 01 out. 1999.
-
DORNELES, Vanderlei . Um Deus pessoal. Vida e Saúde, Tatuí, SP, p. 34 - 34, 01 set. 1999.
-
DORNELES, Vanderlei . Um culto vivo. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 08 - 10, 01 set. 1999.
-
DORNELES, Vanderlei . Apresse o grande dia!. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 15 - 15, 01 set. 1999.
-
DORNELES, Vanderlei . O evangelismo na era do Satélite. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 14 - 17, 01 jul. 1999.
-
DORNELES, Vanderlei . Senhor Generoso. Vida e Saúde, Tatuí, SP, p. 34 - 34, 01 jul. 1999.
-
DORNELES, Vanderlei . A igreja é o povo. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 17 - 17, 01 maio 1999.
-
DORNELES, Vanderlei . Unidade: virtude inegociável. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 17 - 17, 01 abr. 1999.
-
DORNELES, Vanderlei . O desafio criacionista. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 15 - 15, 01 mar. 1999.
-
DORNELES, Vanderlei . Missão espiritual. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 15 - 15, 01 fev. 1999.
-
DORNELES, Vanderlei . Muitos meios, um fim. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 15 - 15, 01 jan. 1999.
-
DORNELES, Vanderlei . Qualidade vem de Deus. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 15 - 15, 01 dez. 1998.
-
DORNELES, Vanderlei . Sem olhar para trás. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 27 - 27, 01 out. 1998.
-
DORNELES, Vanderlei . Em busca do Equilíbrio. Vida e Saúde, Tatuí, SP, p. 04 - 05, 01 set. 1998.
-
DORNELES, Vanderlei . A Bíblia e a ovelha. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 15 - 15, 01 set. 1998.
-
DORNELES, Vanderlei . No mundo sem juízo. Sinais dos Tempos, Tatuí, SP, p. 25 - 28, 01 set. 1998.
-
DORNELES, Vanderlei . Diet ou Ligth?. Vida e Saúde, Tatuí, SP, p. 24 - 25, 01 ago. 1998.
-
DORNELES, Vanderlei . Testemunho ousado. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 15 - 15, 01 ago. 1998.
-
DORNELES, Vanderlei . Adeus fumaça. Vida e Saúde, Tatuí, SP, p. 24 - 25, 01 jul. 1998.
-
DORNELES, Vanderlei . Trampolim social da igreja. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 16 - 16, 01 jul. 1998.
-
DORNELES, Vanderlei . Ternura pelo Nordeste. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 15 - 15, 01 jun. 1998.
-
DORNELES, Vanderlei . Igreja Pródiga. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 15 - 15, 01 maio 1998.
-
DORNELES, Vanderlei . Sentimento nobre. Sinais dos Tempos, Tatuí, SP, p. 16 - 17, 01 abr. 1998.
-
DORNELES, Vanderlei . A mais bela obra. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 15 - 15, 01 mar. 1998.
-
DORNELES, Vanderlei . Mulheres sem véu. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 15 - 15, 01 jan. 1998.
-
DORNELES, Vanderlei . O desafio de servir. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 17 - 17, 01 dez. 1997.
-
DORNELES, Vanderlei . Qualidade na igreja. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 15 - 15, 01 nov. 1997.
-
DORNELES, Vanderlei . Saúde enferma. Vida e Saúde, Tatuí, SP, p. 04 - 05, 01 nov. 1997.
-
DORNELES, Vanderlei . Sem fronteiras. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 29 - 29, 01 out. 1997.
-
DORNELES, Vanderlei . Maldade Natural. Sinais dos Tempos, Tatuí, SP, p. 10 - 12, 01 set. 1997.
-
DORNELES, Vanderlei . Igreja. Revista Adventista, Tatuí, SP, p. 08 - 08, 01 set. 1997.
-
DORNELES, Vanderlei . Chega de fumaça. Vida e Saúde, Tatuí, SP, p. 04 - 05, 01 ago. 1997.
-
Vanderlei Dorneles . Intertextualidade nos profetas: os autores bíblicos eram bem familiarizadfos com as Escrituras. In: 34 Congresso da SOTER: Religiões e projetos de Brasil:nos 500 anos, 2022, Belo Horizonte, MG. 34 Congresso da SOTER: Religiões e projetos de Brasil:nos 500 anos. Belo Horizonte, MG: Soter, 2022. p. 134-139.
-
DORNELES, Vanderlei . Nomear e dominar: Exegese e intertextualidade em Apocalipse 13 E Gênesis 1?2. In: Religião, Laicidade e Democracia, 2021, Belo Horizonte, MG. Religião, Laicidade e Democracia. Belo Horizonte, MG: SOTER, 2021. v. 31. p. 169-175.
-
DORNELES, VANDERLEI . A meretriz cavalga a besta: uma representação simbólica da relação entre Religião e Estado. In: VIII Congresso Anptecre: Religião e teologia: entre o estado e a política, 2021, Rio de Janeiro. Religião e teologia: entre o estado e a política. Rio de Janeiro: Anptecre, 2021. v. 1.
-
DORNELES, Vanderlei . A glória de Deus e o templo de Jerusalém: intertextualidade narrativa nos relatos de juízo de Mateus e Ezequiel. In: SOTER: Decolonialidade e práticas emancipatórias, 2019, Belo Horizonte MG. 32 Congresso Internacional da Soter: Decolonialidade e práticas emancipatórias. Belo Horizonte MG: SOTER, 2019. p. 183-188.
-
DORNELES, Vanderlei . O modelo da santidade cristã: Exegese intertextual em 1 Pedro 1:14-16. In: 31 Congresso Internacional da Soter, 2018, Belo Horizonte, MG. Religião, ética e política. Belo Horizonte, MG: Soter, 2018. p. 147-156.
-
DORNELES, Vanderlei . "A nação eleita: a ideologia do messianismo americano como um sistema da cultura". In: Mercado e Comunicação na Sociedade Digital, 2007, Santos. Intercom 2007 - XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007.
-
DORNELES, Vanderlei . Ideologia para crianças: o filme FormiguinhaZ à luz dos Estudos Culturais e da Semiótica da Cultura. In: Intercom 2006, 2006, Brasília. Intercom 2006: Estado e Comunicação, 2006.
-
DORNELES, Vanderlei . Do verbal para o visual: status da imagem nas revistas semanais de informação. In: Intercom, 2004, Porto Alegre. Comunicação, Acontecimento e Memória, 2004.
-
DORNELES, Vanderlei . A revista imperialista: análise do discurso de Veja na cobertura dos preparartivos para a guerra EUA X Saddan. In: Intercom, 2003, Belo Horizonte. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2003.
-
DORNELES, Vanderlei . ?Liberdade ao oprimido': A narrativa do jubileu e sua intertextualidade em Isaías e Lucas. In: II Congresso Humanitas: As Humanidades em Tempos de Pós-Verdade, 2020, Curitiba, PR. As Humanidades em Tempos de Pós-Verdade. Curitiba, PR: PUC-PR, 2020. v. 1. p. 411-412.
-
Vanderlei Dorneles . Taças da ira e a reversão da criação original: exegese e intertexutalidade em Apocalipse 16. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Vanderlei Dorneles . 'Um só Deus, um só Espírito': teologia e antropologia pentecostal na visão de Kärkkäinen, Yong e Anderson. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Vanderlei Dorneles . Intertextualidade nos profetas: os autores bíblicos eram estudiosos bem familiarizados com as Escrituras. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DORNELES, Vanderlei . A meretriz cavalga a besta: uma representação simbólica da relação entre Religião e Estado. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DORNELES, Vanderlei . Nomear e dominar: Exegese e intertextualidade em Apocalipse 13 e Gênesis 1?2. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DORNELES, VANDERLEI . A criação no Apocalipse. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, VANDERLEI . Decreto e lei dominical. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . Estados Unidos e China na linguagem proféitca. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . Como interpretar o Apocalipse. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . Tendências culturais e religiosas contmporâneas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . A caminhada de Cristo com a igreja. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . A crise da adoração no contexto atual. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . ?Liberdade ao oprimido?: a narrativa do jubileu e sua intertextualidade em Isaías e Lucas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DORNELES, VANDERLEI . Tempo de crer no juízo final. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . Liberdade e emancipação: o jubileu e sua teologia no evangelho. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . Decifrando o código 666 no contexto bíblico. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei ; SIQUEIRA, R. ; BRENHA, E. . A Nova Ordem Mundial. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . Os 144 mil e os exércitos de Cristo no Armagedom. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . O sscerdócio eterno de todos os crentes. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . O criacionismo moderno e a crença na criação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei ; SIQUEIRA, R. ; BRENHA, E. . os 144 mil selados do Apocalipse. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . Vencedores pelo sangue do Cordeiro. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . O sábado e o domingo na Bíblia e na história. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . A glória de Deus e o templo de Jerusalém: Intertextualidade narrativa nos relatos de juízo de Mateus e Ezequiel. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DORNELES, Vanderlei . A REFUNDAÇÃO DO MUNDO: Linguagem mítica e apocalíptica nos textos da independência norte-americana. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DORNELES, VANDERLEI . A crise da Bíbia no século 21. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, VANDERLEI . An Earlier Armageddon: The Starting Time of the Last Battle and the Critical Condition of the Wicked at the Sixth Bowl. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DORNELES, Vanderlei . O modelo da santidade cristã: Exegese intertextual em 1 Pedro 1:14-16. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DORNELES, VANDERLEI . O santuário no Apocalipse. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, VANDERLEI . Apocalipse 5: A exaltação do Cordeiro de Deus. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, VANDERLEI . O Armagedom como uma batalha religiosa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, VANDERLEI . Desvendando a besta de dois chifres tipo cordeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, VANDERLEI . O chamado à santidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . O chamado à santidade: intertextualidade entre 1 Pedro e Levítico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . Mitologia e reprodução textual: a vida dos textos da cultura no espaço da semiosfera. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DORNELES, Vanderlei . A besta de sete cabeças e seus antecedentes em textos da cultura antiga. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DORNELES, Vanderlei . 'Santidade e adoração: Uma introdução às relações entre santificação e cultura'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DORNELES, Vanderlei . 'A Hiper-realidade e o Imaginário: Uma Reflexão sobre as Relações Mediadas pela Tecnologia'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DORNELES, Vanderlei . "Signos do novo da cultura norte-americana na linguagem fílmica em diferentes épocas". 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . "Implicações de sistemas sígnicos integrados em textos fílmicos da cultura norte-americana". 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DORNELES, Vanderlei . "A metanarrativa do Império Americano". 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DORNELES, Vanderlei . "De Realidade a Veja: a construção de um novo modelo midiático". 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
DORNELES, Vanderlei . Avaliação de artigo científico para revista Protestantismo em Revista. 2020.
MENDES, V. ; TAVARES, A. ; BORGES, M. ; Vanderlei Dorneles . Lições da Bíblia 1: Jesus vence, o mal perde. 2023.
Vanderlei Dorneles ; MENDES, V. ; BORGES, M. ; TAVARES, A. . Lições da Bíblia 2: O plano divino centrado em Cristo. 2023.
Vanderlei Dorneles ; MENDES, V. ; BORGES, M. ; TAVARES, A. . Lições da Bíblia 3: O evangelho eterno. 2023.
Vanderlei Dorneles ; MENDES, V. ; BORGES, M. ; TAVARES, A. . Lições da Bíblia 4: Temam a Deus e deem glória a Ele. 2023.
Vanderlei Dorneles ; MENDES, V. ; BORGES, M. ; TAVARES, A. . Lições da Bíblia 5: Expiação horizontal: a cruz e a igreja. 2023.
Vanderlei Dorneles ; MENDES, V. ; BORGES, M. ; TAVARES, A. . Lições da Bíblia 6: O mistério do evangelho. 2023.
Vanderlei Dorneles ; MENDES, V. ; TAVARES, A. ; BORGES, M. . Lições da Bíblia 7: Adorando o Criador. 2023.
Vanderlei Dorneles ; MENDES, V. ; TAVARES, A. ; BORGES, M. . Lições da Bíblia 8: O sábado e o fim. 2023.
Vanderlei Dorneles ; MENDES, V. ; TAVARES, A. ; BORGES, M. . Lições da Bíblia 9: Uma cidade chamada confusão. 2023.
Vanderlei Dorneles ; MENDES, V. ; TAVARES, A. ; BORGES, M. . Lições da Bíblia 10: Os últimos enganos e satanás. 2023.
Vanderlei Dorneles ; MENDES, V. ; TAVARES, A. ; BORGES, M. . Lições da Bíblia 12: O selo de Deus e a marca da besta Parte 2. 2023.
Vanderlei Dorneles ; MENDES, V. ; TAVARES, A. ; BORGES, M. . Lições da Bíblia 11: O selo de Deus e a marca da besta parte 1. 2023.
Vanderlei Dorneles ; MENDES, V. ; TAVARES, A. ; BORGES, M. . Lições da Bíblia: Iluminados com a glória de Deus. 2023.
DORNELES, VANDERLEI ; MENDES, V. ; TONETTI, M. ; CORREIA, F. . Lições da Bíblia 1: Vivendo em uma sociedade que não para. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DORNELES, VANDERLEI ; MENDES, V. ; TONETTI, M. ; CORREIA, F. . Lições da Bíblia 2: Inquietos e rebeldes. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DORNELES, VANDERLEI ; MENDES, V. ; TONETTI, M. ; CORREIA, F. . Lições da Bíblia 3: As raízes da inquietação. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DORNELES, VANDERLEI ; MENDES, V. ; TONETTI, M. ; CORREIA, F. . Lições da Bíblia 4: O custo do descanso. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DORNELES, VANDERLEI ; MENDES, V. ; TONETTI, M. ; CORREIA, F. . Lições da Bíblia 5: Jesus, o doador do descanso. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DORNELES, VANDERLEI ; MENDES, V. ; TONETTI, M. ; CORREIA, F. . Lições da Bíblia 6: Descanso nos laços familiares. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DORNELES, VANDERLEI ; MENDES, V. ; TONETTI, M. ; CORREIA, F. . Lições da Bíblia 2: Descanso, relacionamento e cura. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DORNELES, VANDERLEI ; MENDES, V. ; TONETTI, M. ; CORREIA, F. . Lições da Bíblia 7: Descanso, relacionamento e cura. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DORNELES, VANDERLEI ; MENDES, V. ; TONETTI, M. ; CORREIA, F. . Lições da Bíblia 8: Inquietos e rebeldes. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DORNELES, VANDERLEI ; MENDES, V. ; TONETTI, M. ; CORREIA, F. . Lições da Bíblia 9: Os ritmos do descanso. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DORNELES, VANDERLEI ; MENDES, V. ; TONETTI, M. ; CORREIA, F. . Lições da Bíblia 10: Descanso sabático. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DORNELES, VANDERLEI ; MENDES, V. ; TONETTI, M. ; CORREIA, F. . Lições da Bíblia 11: Ansiando por mais. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DORNELES, VANDERLEI ; MENDES, V. ; TONETTI, M. ; CORREIA, F. . Lições da Bíblia 13: O descanso supremo. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DORNELES, VANDERLEI ; MENDES, V. ; TONETTI, M. ; CORREIA, F. . Lições da Bíblia 12: O profeta inquieto. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DORNELES, VANDERLEI ; LANZA, L. . TV Novo Tempo: Faço novas todas as cosias (Apocalipse). 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DORNELES, VANDERLEI ; LANZA, L. . TV Novo Tempo: Juízo sobre Babilônia (Apocalipse). 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DORNELES, Vanderlei . A Lição: Jesus e o Livro do Apocalipse. 2018.
DORNELES, Vanderlei . A Lição: Salvação e Tempo do Fim. 2018.
DORNELES, Vanderlei . A Lição: O Conflito Cósmico. 2018.
DORNELES, Vanderlei . A Lição: Cristo no Santuário Celestial. 2018.
DORNELES, Vanderlei . A Lição: Pode a Lei de Deus ser Mudada?. 2018.
DORNELES, Vanderlei . A Lição: O sermão escatológico de Cristo em Mateus 24. 2018.
DORNELES, Vanderlei . A Lição: Adore o Criador. 2018.
DORNELES, Vanderlei . A Lição: Enganos do tempo do fim. 2018.
DORNELES, Vanderlei . A Lição: América e Babilônia. 2018.
DORNELES, Vanderlei . A Lição: O selo de Deus. 2018.
DORNELES, Vanderlei . A Lição: Babilônia e o Armagedom. 2018.
DORNELES, Vanderlei . A Lição: A segunda vinda de Jesus. 2018.
DORNELES, Vanderlei . A Lição: Daniel e o tempo do fim. 2018.
DORNELES, VANDERLEI . Protestantismo: Ellen White e sua contribuição como profetisa. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Vanderlei Dorneles . Intertextualidade no NT. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Vanderlei Dorneles . Estudos em Escatologia Bíblica. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Vanderlei Dorneles . Escatologia bíblica. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DORNELES, VANDERLEI . Intertextualidade no NT. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DORNELES, VANDERLEI . Estudos em apocalíptica bíblica. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DORNELES, VANDERLEI . Apocalíptica bíblica. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DORNELES, VANDERLEI . Intertextualidade no NT. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DORNELES, VANDERLEI . Intertextualidade no NT. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DORNELES, VANDERLEI . Apocalíptica bíblica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DORNELES, VANDERLEI . Intertextualidade no NT. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DORNELES, VANDERLEI . Apocalíptica bíblica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DORNELES, VANDERLEI . Projeto de pesquisa: elaboração de proposta. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DORNELES, VANDERLEI . The start-time of Armageddon. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DORNELES, VANDERLEI . Judaísmo e cristianismo primitivo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DORNELES, VANDERLEI . Estudos em escatologia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DORNELES, VANDERLEI . A besta de sete cabeças em textos da cultura antiga. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DORNELES, VANDERLEI . Projeto de pesquisa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DORNELES, VANDERLEI . Apocalíptica bíblica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DORNELES, VANDERLEI . Intertextualidade no NT. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DORNELES, VANDERLEI . Intertextualidade no NT. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DORNELES, VANDERLEI . Ciência e verdade: uma reflexão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DORNELES, VANDERLEI . Santidade e adoração: uma introdução às relações entre santificação e cultura. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DORNELES, VANDERLEI . Escatologia e adoração: estudo exegético em Daniel e Apocalipse. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DORNELES, Vanderlei . Mitos, sistema modelizante e linguagens da cultura: os mitos nos textos midiáticos. 2008 (Palestra) .
DORNELES, Vanderlei . Memória textual, texto código e sistemas de modelização na cultura: a noção de messianismo em diferentes mídias. 2007 (Palestra) .
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Intertextualidade em textos apocalípticos, Descrição: A estrutura literária dos textos apocalípticos e suas implicações interpretativas. O intertexto como característica do texto profético. Exegese intertextual dos textos apocalípticos em relação ao AT. Este projeto está vinculado ao projeto de pesquisa "Intertexto e literatura do mundo bíblico", parte da proposta de mestrado stricto sensu submetida à Capes em 2022.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (6) . , Integrantes: Vanderlei Dorneles da Silva - Coordenador / Estêvão William A. Mendonça - Integrante / Hernani dos Santos Júnior - Integrante / Hugo Sant?Ana Guimarães - Integrante / Adriano Barco - Integrante / Ricardo Jacob - Integrante / Cristiano Baruffi - Integrante / JOSÉ CARLOS DOS SANTOS SILVA JUNIOR - Integrante / Silverio Queluz Daniel Uiembe - Integrante / Joaquim Sadrak - Integrante / Júlio César Ribeiro - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho, Faculdade de Teologia. , Rod Walter Boger s/n, Lagoa Bonita, 13165000 - Engenheiro Coelho, SP - Brasil, Telefone: (19) 38589000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2002 - Atual
centro universitário adventista de são paulo - campus Engenheiro CoelhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2017
Ensino, Teologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Intertextualidade no NT
-
08/2016
Direção e administração, Faculdade de Teologia.,Cargo ou função, Coordenador de pós-graduação.
-
08/2016
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apocalipse, Hermenêutica Pós-moderna, Doutrina do Sábado
-
01/2004 - 07/2010
Outras atividades técnico-científicas , Imprensa Universitária - Unaspress, Imprensa Universitária - Unaspress.,Atividade realizada, Editor da revista Acta Científica.
-
01/2004 - 07/2010
Outras atividades técnico-científicas , Imprensa Universitária - Unaspress, Imprensa Universitária - Unaspress.,Atividade realizada, Editor.
-
01/2002 - 07/2010
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Comunicação, Métodos eTécnicas de Pesquisa, Redação Publicitária, Filosofia Geral, Ética
-
01/2002 - 07/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, Ética
-
01/2001 - 07/2010
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Comunicação, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Técnica de Reportagem , Entrevista e Pesquisa Jornalística, Filosofia Geral, Ética
-
01/2001 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral, Filosofia da Educação
-
01/2006 - 01/2007
Direção e administração, Curso de Comunicação Social.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
2010 - 2016
Casa Publicadora BrasileiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1997 - 04/2001
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, editor.
2012 - 2014
Instituto Adventista de Ensino do NordesteVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vanderlei Dorneles da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?