Luciana Aparecida da Silva
É professora de Português e Espanhol formada pela UFRJ em 1992, com a Licenciatura plena em 1993. Fez o curso de Pós-graduação Lato Senso em Tradução de Espanhol pela UGF, com a carga horária de 360h (2005-2006). Atualmente trabalha no CREJA- Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos (ensino fundamental) e no Colégio Estadual Professor Clóvis Monteiro (ensino médio), e atua nos seguintes temas: micro-relatos, propagandas, mini-contos, leituras de textos para trabalhos didáticos, TIC's, Informática, Youtube e canções.
Informações coletadas do Lattes em 09/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
XIII Jornadas Andinas de Literatura Lastinoamericana (JALLA 2018). "Despacito" como recurso para o ensino de E/LE: A transição de saberes e culturas na música "Despacito". 2018. (Congresso).
Curso de capacitação de espanhol e de tradução.El uso de MUY y MUCHO. 2016. (Outra).
Bolsa de estudos (beca) na Universidade de Salamanca."Lengua espaola" y "Conversación y redacción". 2011. (Outra).
XIV Congresso Brasileiro de professores de espanhol Cbpe 2011. A sensibilidade do Camp nos microrrelatos de Monterroso. 2011. (Congresso).
I Encontro Sergipano de Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas.A importância das leituras de textos hispânicos para o ensino do espanhol como língua didática no Brasil, como um novo desafio na metodologia didática. 2010. (Seminário).
III Simposio Internacional de Lengua Espaola.Las canciones como ejemplos de destrezas de las comprensiones de las lenguas espaola y portuguesa, sin fronteras. 2010. (Simpósio).
IX Congresso Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana. A informática como espaço da unidade entre as culturas da América e as do Brasil na educação. 2010. (Congresso).
Seminário APEERJ de experiências didáticas.O ensino do E/LE nas escolas públicas: divergências e mudanças que incidem na formação educativa dos alunos brasileiros. 2010. (Seminário).
VI Congresso Brasileiro de Hispanistas. A sensibilidade do Camp na criação dos microrelatos com o exemplo do autor Augusto Monterroso. 2010. (Congresso).
Cursos do CRDE/Rio oferecidos no mês de dezembro de 2009.Literaturas Hispánicas del siglo XX: nuevas palabras, nuevas miradas. 2009. (Oficina).
II Congreso nordestino de Espaol. Las propagandas: una propuesta de reflexiones junto con la midia en la enseanza de E/LE entre profesores y alumnos en las escuelas. 2009. (Congresso).
II Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia (II CIELLA). O trabalho com o insólito no micro-relato de Augusto Monterroso. 2009. (Congresso).
II Simpósio internacional de Lengua Espaola.Las propagandas: una nueva propuesta de ampliación de la lengua oral.. 2009. (Simpósio).
IX Colóquio de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas.O uso da retórica do gênero da fábula clássica com os personagens metafóricos nos micro-relatos de Augusto Monterroso. 2009. (Encontro).
V painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional: o sólito em questão/ I Encontro Nacional do Insólito como Questão na Narrativa Ficcional.O trabalho com o Insólito no micro-relato de Augusto Monterroso. 2009. (Encontro).
Cursos do CRDE/Rio oferecidos no mês de dezembro de 2008.Los minicuentos en el E/ LE. 2008. (Oficina).
I Congreso Nordestino de Espaol. La interpretación de cuentos literarios hispanoamericanos para los alumnos de las escuelas públicas. 2008. (Congresso).
III Painel "Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional": o insólito na literatura e no cinema.A interpretação de contos literários hispano-americanos para os alunos das escolas públicas.. 2008. (Outra).
I Congreso Pernambucano de Espaol. Las dificultades de trabajar con las traducciones de textos en las escuelas públicas brasileas. 2007. (Congresso).
II Simpósio Internacional de Letras; "Culturas, Discurso e Poder".La narrativa latino-americana a través de la realidad con los cuentos, según Julio Cortázar. 2007. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
SILVA, L. A. . A(s) leitura(s) da música 'Despacito' como recurso para o ensino de E/LE: a transição de saberes e culturas na música 'Despacito'. In: XIII Jornadas Andinas de Literartura Latinoamericana, 2018, Rio Branco. XIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana. Rio Branco: Nepan Editora, 2018. v. I.
-
SILVA, L. A. . A informática como espaço da unidade entre as culturas da América e as do Brasil na educação. In: IX Congresso Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana, 2010, Niterói. Anais das IX jornadas Andinas de Literatura Latino - Americana, 2010. v. 1. p. 1-2010.
-
SILVA, L. A. . O trabalho com o insólito no microrrelato de Augusto Monterroso. In: II CIELLA- Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2009, Belém. Línguas e Literaturas:Diversidade e Adversidades na América Latina. Belém: Editoração Eletrônica e Capa-Jorge Domingues Lopes (jdlopes@ufpa.br), 2009. v. 2. p. 1-828.
-
SILVA, L. A. . A interpretação de contos literários hispano-americanos para os alunos das escolas públicas. In: III Painel, 2008, São Gonçalo. Painéis " Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional". Programas, Cadernos de Resumos, Conferências, Palestras, Comunicações Temáticas e Individuais., 2008.
-
SILVA, L. A. . La interpretación de cuentos literarios hispanoamericanos para los alumnos de las escuelas públicas. In: I Congreso Nordestino de Espaol, 2008, Recife. La interpretación de cuentos literarios hispanoamericanos para los alumnos de las escuelas públicas, 2008.
-
SILVA, L. A. . O trabalho com o insólito no microrrelato de Augusto Monterroso. Anales de Documentación (Internet) , 2012.
-
SILVA, L. A. . Las dificultades de trabajar con las traducciones de textos en las escuelas públicas brasileas. ANAL PDE , 2012.
-
SILVA, L. A. . 'Despacito' como recurso para o ensino de e/LE: A transição de saberes e culturas na música 'Despacito'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, L. A. . O uso do rébus na tradução. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. A. . A sensibilidde do Camp nos microrrelatos de Monterroso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, L. A. . A narrativa como forma de identificação da sensibilidade:através do blog do professor Carlinhos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, L. A. . Las canciones como ejemplos de destrezas de las comprensiones de las lenguas espaola y portuguesa, sin fronteras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. A. . O ensino do E/LE nas escolas públicas:divergências e mudanças que incidem na formação educativa dos alunos brasileiros. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, L. A. . A importância das leituras de textos hispânicos para o novo desafio do espanhol como língua estrangeira no Brasil, como um novo desafio na metodologia didática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. A. . A informática como espaço da unidade entre as culturas da América e as do Brasil na educção. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. A. . O ensino do E/LE nas escolas públicas: divergências e mudanças que incidem na formação sducativ dos alunos brasileiros. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. A. . O trabalho com o insólito no micro-relato de Augusto Monterroso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. A. . Las propagandas: una nueva propuesta de ampliación de la lengua oral.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. A. . Las propagandas: una propuesta de reflexiones junto con la midia en la enseanza de E/ LE entre profesores y alumnos en las escuelas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. A. . O uso da retórica do gênero da fábula clássica com os personagens metafóricos nos micro-relatos de Augusto Monterroso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . O trabalho com o insólito no micro-relato de Augusto Monterroso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, L. A. . Literaturas Hispánicas del siglo XX: nuevas palabras, nuevas miradas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. A. . A interpretação de contos literários hispano-americanos para os alunos das escolas públicas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. A. . La interpretación de cuentos literarios hispanoamericanos para los alumnos de las escuelas públicas.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. A. . Los minicuentos en el E/ LE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. A. . Las dificultades de trabajar con las traducciones de textos en las escuelas públicas brasileas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, L. A. . La narrativa latinoamericana a través de la realidad con los cuentos, según Julio Cortázar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
SILVA, L. A. . Curso de Espaol (Lengua y Cultura). 2011. (Curso Internacional nivel Superior en la Universidad de Salamanca).
SILVA, L. A. . Las canciones como ejemplos de destrezas de las comprensiones de las lenguas espaola y portuguesa, sin fronteras. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, L. A. . Seminário APEERJ de experiências didáticas. 2010. .
SILVA, L. A. . Literaturas Hispánicas del siglo XX: nuevas palabras, nuevas miradas.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, L. A. . Los Minicuentos en el E/LE. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
1999 - Atual
Centro de Referência de Educação de Jovens e AdultosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalho na rede municipal de ensino no Ensino Fundamental concursada pela SME do RJ.
1999 - Atual
Centro de Referência de Educação de Jovens e AdultosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalho na rede municipal com o Ensino Fundamental concursada pela SME.
1998 - Atual
Colégio Estadual Professor Clóvis MonteiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalho na rede estadual de ensino no Ensino Médio concursada pela SEE.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciana Aparecida da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?