Marcelo da Silveira Campos

Professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Vice-chefe do Departamento de Ciências Sociais da UFJF e coordenador do Laboratório de Metodologia em Ciências Sociais da UFJF. Marcelo Campos possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e mestrado em ciência política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) com doutorado sanduíche pelo Department of Criminology da University of Ottawa. Pesquisador do INCT-InEAC (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Comparados em Administração de Conflitos). Foi professor adjunto de sociologia do curso de Ciências Sociais da UFGD, professor convidado da residência multiprofissional em álcool e drogas da Faculdade de Medicina da USP e pesquisador visitante na Canada Research Chair in Legal Traditions and Penal Rationality. Em 2010 ganhou o prêmio de melhor trabalho em Ciências Criminais do Brasil pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais/IBCCRIM. Atualmente é bolsista de produtividade do CNPQ, pesquisador do NEVIDH da UFJF, professor do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos da UFGD e membro do comitê de pesquisa sociologia da violência da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Sua produção intelectual engloba livros, coletâneas, capítulos de livros e artigos publicados em diversas revistas como Tempo Social (USP), Revista de Sociologia e Política (UFPR), Revista Brasileira de Ciência Política (UNB), Revista Brasileira de Ciências Sociais (Anpocs) e Revista Opinião Púbica (UNICAMP). Suas pesquisas são em Sociologia Política e da Violência nos seguintes temas: lei de drogas, política criminal e congresso nacional, sistema de justiça criminal e sistema de saúde pública. E-mail: celo_campos@hotmail.com

Informações coletadas do Lattes em 15/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2011 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Pela metade: as principais implicações da nova lei de drogas no sistema de justiça criminal em São Paulo
Orientador: em University of Ottawa ( Alvaro Penna Pires)
com , Ano de obtenção: 2015. Marcos César Alvarez. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Lei de Drogas; Lei 11.343 de 2006; Sistema de Justiça Criminal; São Paulo; dispositivo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.

Mestrado em Ciência Política

2007 - 2010

Universidade Estadual de Campinas
Título: Crime e Congresso Nacional: uma análise da política criminal aprovada de 1989 a 2006, Ano de Obtenção: 2010
Valeriano Mendes Ferreira Costa.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Legislativo; Congresso Nacional e Legislação Penal; Políticas de Segurança; Violência; Justiça Criminal.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Graduação em Ciencias Sociais

2002 - 2005

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: AS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E A REDUÇÃO DA IDADE DE RESPONSABILIDADE PENAL.
Orientador: Luís Antônio Francisco de Souza
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Pós-doutorado

2018 - 2020

Pós-Doutorado. , Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos, INCT-INEAC/UFF, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito / Especialidade: Antropologia Jurídica.

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Análise qualitativa de texto, som e vídeo no Nvivo. , Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.

2010 - 2010

Análise de Dados do sistema de Justiça Criminal. (Carga horária: 24h). , Laboratório de Análise da Violência da UERJ, LAV-UERJ, Brasil.

2007 - 2007

I Curso de Pesquisa Social da Justiça Criminal. (Carga horária: 28h). , Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, IBCCRIM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Violência.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia da Punição.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Penal.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Comissão julgadora das bancas

Ethel Volfzon Kosminsky

KOSMINSKY, E. V.; SOUZA, Luis Antonio Francisco de; ALVAREZ, Marcos Cesar. As propostas de emenda à Constituição e a redução da idade de responsabilidade penal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Marília.

Gustavo Venturi Jr

TELLES, V. S.;VENTURI, G.; ALVAREZ, M. C.. Tráfico de drogas e administração da justiça criminal: uma análise dos casos na cidade de São Paulo. 2013 - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo

ALVAREZ, M. C.; PIRES, Álvaro;AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de; FRAGA, P. C. P.; MINHOTO, L. D.. Pela Metade: as principais implicações da nova lei de drogas no sistema de justiça criminal em São Paulo. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Luis Antonio Francisco de Souza

SOUZA, Luís Antônio F.; KOSMINSKY, E. V.;ALVAREZ, M. C.. As propostas de emenda à Constituição e a Redução da Idade de Responsabilidade Penal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

Laurindo Dias Minhoto

ALVAREZ, M. C.;Minhoto, L. D.; PIRES, A.; AZEVEDO, R. G.; FRAGA, P. C. P.. Pela metade: as principais implicações da nova lei de drogas no sistema de justiça criminal em São Paulo. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Marcos César Alvarez

ALVAREZ, M. C.; COSTA, V. M. F.; MENEGUELLO, R.. Crime e Congresso Nacional no Brasil pós-1988: uma análise da política criminal aprovada de 1989 a 2006. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Estadual de Campinas.

Marcos César Alvarez

Alvarez, Marcos César; Pires, A.; AZEVEDO, R. G.; Minhoto, L.D.; FRAGA, P. C. P.. Pela metade: as principais implicações da nova lei de drogas no sistema de justiça criminal em São Paulo.. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Marcos César Alvarez

Alvarez, Marcos César; Venturi, G.; Telles, V. S.. Tráfico de Drogas e Administração da Justiça Criminal: uma análise dos casos na cidade de São Paulo.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Foi orientado por

Júlia Maria do Prado Martins

Para além da Paradiplomacia: o tráfico de drogas na fronteira BRAS-BOL, a influência no município de Corumbá MS; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Júlia Maria do Prado Martins;

Luis Antonio Francisco de Souza

As propostas de emenda à constituição e a redução da idade de responsabiolidade penal; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Luís Antônio Francisco de Souza;

Luis Antonio Francisco de Souza

As propostas de emenda à Constituição e a redução da idade de responsabilidade penal; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Luís Antônio Francisco de Souza;

Valeriano Mendes Ferreira Costa

Crime e Congresso Nacional no Brasil pós-1988 : uma análise da política criminal aprovada de 1989 a 2006; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Valeriano Mendes Ferreira Costa;

Roberto Kant de Lima

2018; Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Roberto Kant de Lima;

Marcos César Alvarez

Pela metade: as principais implicações da nova lei de drogas no sistema de justiça criminal em São Paulo; ; 2015; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos César Alvarez;

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    As percepções de policiais sobre a justiça, a democracia e os direitos humanos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcos César Alvarez em 27/12/2023., Descrição: O projeto busca compreender as percepções dos policiais em relação às políticas públicas de segurança, o funcionamento do sistema de justiça, a Democracia e os Direitos Humanos no exercício de suas funções, observando como as percepções dos policiais influenciam a desconfiança e tensões entre as diferentes instituições de aplicação da lei, bem como a (des)legitimação dos agentes, instituições e políticas públicas, e como impactam as concepções e aplicações das políticas voltadas ao sistema de justiça criminal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo da Silveira Campos - Integrante / Marcos Cesar Alvarez - Coordenador / Giane Silvestre - Integrante / Paulo Cesar Pontes Fraga - Integrante / Camila Nunes Dias - Integrante / Luiz Claudio Lourenço - Integrante / Carlos Henrique Aguiar Serra - Integrante / Fernanda Novaes Cruz - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2021 - Atual

    Política Criminal e Políticas de Segurança Pública nas Américas: Brasil, Argentina, México e Canadá, Descrição: Trata-se de uma continuidade do subprojeto anteriormente desenvolvido, denominado Política Criminal e Políticas de Segurança Pública no Brasil e na Argentina, ampliando o escopo de abordagem para incluir o México e o Canadá, países com os quais mantemos relações de cooperação acadêmica e que ampliam a possibilidade de compreensão de tendências da política criminal e da segurança pública. ando continuidade a uma agenda de pesquisa que se inicia no final dos anos 90, com o desenvolvimento da tese de doutorado sobre as tendências de política criminal no Brasil e na Argentina, buscaremos conectar a questão das transformações atuais das políticas criminais e de segurança pública em quatro importantes países do continente americano, com características históricas, políticas e institucionais diversas, e vivendo contextos de transformação social bastante específicos, com semelhanças e diferenças entre eles. Para dar continuidade a esta agenda de pesquisa, pretendemos continuar acompanhando três áreas no interior do complexo campo do controle do crime, como espaços de exploração: a. a penalidade (legislação penal e processual penal, execução penal, taxas de encarceramento e penas alternativas); b. a polícia (retórica política e administrativa, legislação, organização e intervenção sobre as instituições policiais, seus efeitos sociais e institucionais); c. a prevenção ao delito (conjunto de estratégias e práticas com vistas à redução do delito diferentes do tradicional funcionamento do sistema penal).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Marcelo da Silveira Campos - Integrante / Rodrigo Ghiringhelli Azevedo - Coordenador / João Velloso - Integrante / Laura Hypólito - Integrante / Fernanda Bestetti de Vasconcellos - Integrante / Mázimo sozzo - Integrante / Michelle Karen Batista dos Santos - Integrante / Luiza Correa de Magalhães Dutra - Integrante / Taísa Gabriela Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2017 - 2021

    DROGAS, VIOLÊNCIA E FRONTEIRAS, Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a ocorrência dos homicídios na fronteira do Mato Grosso do Sul com relacionando as possíveis mortes (quando houver) com o comércio ilegal na região e o encarceramento, contribuindo para um melhor entendimento da violência no Estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcelo da Silveira Campos - Coordenador / Rodolfo de Arruda Leite - Integrante / André Luiz Faisting - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2017 - 2021

    Política Criminal e Políticas de Segurança Pública no Brasil e na Argentina: uma abordagem comparativa, Descrição: Trata-se de uma continuidade do subprojeto anteriormente desenvolvido, denominado ?As inovações em curso no âmbito das práticas judiciais penais e das políticas municipais de segurança pública?. Desde o início da década de 1990, os problemas da insegurança e da criminalidade constituem-se como alguns dos principais problemas dos grandes e médios centros urbanos na América do Sul. Sob o signo da ideia de "crise", uma mutação repentina e radical que ameaça um estado de coisas, que ameaça subverter completamente a ordem existente. Esta "crise" foi vista desde o início como integrada por um componente "objetivo", que está dado por um número crescente de variáveis relacionadas com as infrações penais que compõem o que é comumente definido como o "criminalidade de rua" ou "pequeno crime" , crimes contra a propriedade e contra as pessoas que se desenvolvem especialmente em público, ou no ambiente doméstico, e muitas vezes incluem o contato direto entre ofensor e ofendido. Para além dos muitos problemas graves na produção de informações estatísticas sobre o delito na região, observa-se uma tendência crescente tanto nas estatísticas oficiais como nas estatísticas de vitimização na região, com variações no ritmo e grau em cada país. Este crescimento é um elemento fundamental no processo de construção social e política do problema. Este componente objetivo tem sido acompanhado também de um componente "subjetivo", o "sentimento de insegurança", que traduz uma virada nas expectativas e sentimentos dos moradores das grandes e médias cidades no que diz respeito à possibilidade de ser vítima de um crime. Este desconforto por sua vez, se comunica com a realização de inúmeros comportamentos de autoproteção e evitamento, que têm um forte impacto sobre o desenvolvimento da vida quotidiana e constituem um novo componente objetivo da crise de insegurança contra o crime. Este projeto de pesquisa busca estruturar um olhar comparativo que parte de ?estar situado? em cada contexto nacional, pretendendo superar os exercícios de identificação de semelhanças e diferenças que somente se ocupam da utilização de dados empíricos de forma isolada, pela tentativa de compreensão mais ampla dos processos econômicos, sociais, culturais e políticos envolvidos. A operação que se busca levar adiante é compreender as mudanças nas políticas de segurança frente ao delito como um complexo fenômeno enraizado em cada cenário nacional da América do Sul, marcado pelo ascenso de governos nacionais de esquerda ou centro-esquerda, e somente a partir da exploração dessa conexão se procura construir um diálogo que ponha as semelhanças e diferenças em um terreno mais profundo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Marcelo da Silveira Campos - Integrante / Rodrigo Ghiringhelli Azevedo - Coordenador / Christiane Russomano Freire - Integrante / Ana Cláudia Cifali - Integrante / Maximo Sozzo - Integrante / Marcelli Cipriani - Integrante / Laura Hypólito - Integrante / Larissa Urruth - Integrante / Marina Balestrin Kobielski - Integrante / Marlene Inês Spaniol - Integrante / Alicia Roesler Nelsis - Integrante / Aline Mariano Leão - Integrante / Fernanda Bestetti de Vasconcellos - Integrante / Caroline momente - Integrante.

  • 2015 - 2021

    As principais implicações da lei de drogas no sistema de justiça criminal no Mato Grosso do Sul., Descrição: Após o ano de 2006, o Estado Brasileiro promulga a chamada Nova Lei de Drogas (Lei 11.343 de 2006) com o objetivo discursivo de deslocar o usuário de drogas para o sistema de saúde ao mesmo tempo em que aumentou a punição para os traficantes. Mediante este contexto, este projeto tem por objeto congregar pesquisas que analisam comparativamente as principais implicações da lei de drogas (lei 11.343 de 2006) no interior do sistema de justiça criminal em relação aos usuários e traficantes de drogas, em específico no Mato Grosso do Sul. Já o objetivo da pesquisa será acompanhar processos dentro da justiça criminal sul-mato-grossense acompanhando criminalizações ocorridas por tráfico e por uso de drogas desde o seu registro pela polícia até a sentença pelo juiz. Sabe-se que atualmente 27% (DEPEN, 2013) de toda a população prisional está presa por alguma infração em matéria de drogas. Assim sendo, a hipótese central da pesquisa é que a intensificação da criminalização por tráfico de drogas no Brasil ocorre pela rejeição do deslocamento do usuário para outro sistema que não o sistema de justiça criminal também no Mato Grosso do Sul, especificamente na cidade de Dourados , que está localizada na faixa de fronteira. Desse modo, articular e descrever as implicações do dispositivo na faixa fronteiriça será o objetivo desta pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcelo da Silveira Campos - Coordenador / Gabriel Yuji - Integrante / Thayane Brito de Jesus - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Grande Dourados - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2014

    Drugs and Criminal Justice in Criminology of Canada, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcos César Alvarez em 04/09/2015., Descrição: This research aims to develop the project entitled "Drugs in Criminology and Criminal Justice of Canada" at the University of Ottawa, in the Department of Criminology Faculty of Social Sciences. The objective is to achieve a deeper theoretical and methodological framework of the doctoral research conducted in the Department of Sociology at the University of São Paulo/FAPESP titled "Drug Trafficking and Administration of Criminal Justice: an analysis of cases in the city of São Paulo" ?through the systematization and analysis of a variety of contemporary international literature produced on the topic of drugs, punishment and criminal justice, with an emphasis on criminological literature produced in Canada, which is a center of excellence in this area of social sciences. The project has three main goals: i) undertake a theoretical reflection based on Canadian criminological research on the theme of drug laws and criminal justice; ii) systematize a significant part of contemporary English language literature that analyzes the results and models of alternative public policies in countries where the theme of use and sale of drugs is current; iii) analyze the present drug policy in Canada, as well as the initiatives of recent changes debated in Ottawa Parliament.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo da Silveira Campos - Integrante / Marcos Cesar Alvarez - Coordenador / ALVARO PENNA PIRES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2014 - Atual

    Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos - INCT-InEAC, Descrição: O presente projeto aprovado na Chamada N 16/2014 INCT/MCT/CNPq/CAPES/FAPs do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia/CNPq, é resultado de articulação de uma rede nacional e internacional de instituições de ensino, pesquisa e extensão, reunidos há 06 anos no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia/Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT/In-EAC), aprovado, em abril de 2009, na Chamada N 15/2008 MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP/ Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Esse programa é aqui consolidado e ampliado no sentido de promover ainda mais o trabalho de interlocução, inédito no Brasil, entre as ciências sociais e as ciências sociais aplicadas, especialmente entre a Antropologia e o Direito. A rede reunida nesse projeto integra Instituições e Grupos de pesquisa e programa de pós-graduação de sete estados brasileiros (RJ, MG, SP, PE, BA, RS, DF) e cinco países (Canadá, Argentina, França, Estados Unidos e Portugal). Este novo INCT tem como escopo da atuação a análise dos processos de administração institucional de conflitos e as formas não institucionais, especialmente, os processos de demanda de direitos e por reconhecimento por parte de diversos atores. Essas duas vias de pesquisa articulam-se com as ações propostas na área da transferência de conhecimento. No primeiro caso, trata-se de ações fortemente ancoradas nas tecnologias de formação, capacitação e interlocução como operadores dos sistemas de Segurança Pública, de Justiça e de outras burocracias estatais, gerando espaços de desconstrução e construção de matrizes e práticas institucionais e corporativas arraigadas nas formas de fazer do Estado no Brasil. No segundo caso, as ações serão inovadoras no sentido da construção de tecnologias sociais que promovam não a aplicação unilateral do conhecimento, mas a construção conjunta de formas de intervenção na esfera e nos espaços públicos que considerem diferentes pontos de vista e reivindicações das pessoas envolvidas nos conflitos tratados pelas agências públicas. No campo da atuação internacional do Instituto, as estratégias são tendentes à internacionalização de nossos pesquisadores e não só da produção por eles elaborada, como a publicação em revistas estrangeiras e participação em eventos acadêmicos internacionais. O foco da internacionalização do presente projeto é vencer os obstáculos impostos pela exclusão de nossa área do Programa Ciência Sem Fronteiras, para promover o intercâmbio institucional e fluido entre pesquisadores, estudantes e professores dos países envolvidos, como vistas à troca de experiências de pesquisa, de ambientes acadêmicos, mas, principalmente, para criar oportunidades para realização de pesquisas de campo em outros países, com a finalidade de produzir resultados que possam ser contrastados àqueles aqui obtidos. Assim, destaca-se que esse projeto se funda em uma perspectiva comparada e multidisciplinar de análise, pioneira no Brasil em relação à interlocução entre o Direito e as Ciências Sociais, no entendimento da Segurança Pública como um campo de disputas e consensos que vai além da criminalidade e da intervenção repressiva. LINHAS DE PESQUISA: 1. Concepções e sentidos de "igualdade", "cidadania" e "violência" 2. Processos de administração de conflitos: práticas institucionais e moralidades 3. Direitos, mercados e mobilizações coletivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo da Silveira Campos - Integrante / Rodrigo Ghiringhelli Azevedo - Integrante / Pedro Heitor Barros Geraldo - Integrante / Vivian Gilbert Ferreira Paes - Integrante / Frederico Policarpo de Mendonça Filho - Integrante / Bárbara Gomes Lupetti Baptista - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador / Fabio Reis Mota - Integrante / Lucía Eilbaum - Integrante / Lenin Pires - Integrante / Ana Paula Miranda - Integrante / Haydee Glória Cruz Caruso - Integrante / Jacqueline Sinhoretto - Integrante / José Colaço - Integrante / Marcos Verissimo - Integrante / Michel Lobo Toledo Lima - Integrante / Luciane Patricio - Integrante / Katia Mello - Integrante / Glaucia Maria Pontes Mouzinho - Integrante / Luis Roberto Cardoso de Oliveira - Integrante / Nalayne Mendonça Pinto - Integrante / Edilson Márcio Almeida da Silva - Integrante / Marco Antonio da Silva Mello - Integrante / Ronaldo Joaquim da Silveira Lobão - Integrante / Simoni Lahud Guedes - Integrante / Maria Stella Amorim - Integrante / Laura Graziela F F Gomes - Integrante / Roberta de Mello Corrêa - Integrante / Neiva Vieira da Cunha - Integrante / Jaqueline de Oliveria Muniz - Integrante / Eliane Cantarino O'Dwier - Integrante / Sofia Tiscornia - Integrante / Daniel Schroeter Simião - Integrante / Virgínia Karla Vivas Taveira - Integrante / Lúcio Pinho Duarte - Integrante / Claudio Salles - Integrante / Sonia Maria Oliveira de Castro - Integrante / Boris Maia e Silva - Integrante / Monica Garelli Machado - Integrante / Josie da Silva Lessa - Integrante / Soraya Silveira Simões - Integrante / Fernanda Duarte - Integrante / Izabel Saenger Nuez - Integrante / Fernanda Bestetti de Vasconcellos - Integrante / Yolanda Gaffree Ribeiro - Integrante / Yuri José de Paula Motta - Integrante / Antonio Claudio Ribeiro da Costa - Integrante / luana martins - Integrante / Caroline momente - Integrante., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2013

    Projeto Justiça Criminal Brasília, Descrição: O projeto fundou-se na necessidade de suplementar a atividade das organizações parceiras da Pastoral Carcerária (Conectas, Sou da Paz, Pastoral Carcerária, IDDD e ITTC) no monitoramento legislativo junto ao Congresso Nacional e a correspondente articulação com o Executivo Federal na esfera penal, atividade que vem sendo realizada pelo projeto colaborativo entre a Pastoral Carceraria, Conectas Direitos Humanos e o Instituto Sou da Paz desde Janeiro de 2010, financiado pela Open Society Foundation. O referido projeto tem buscado consolidar o anseio de uma série de organizações da sociedade civil, preocupadas com a produção legislativa penal, de fortalecer a democracia participativa, conhecer melhor o que pensa o Congresso Nacional e participar ativamente na construção de um sistema de justiça penal mais próximo dos ditames do Estado Democrático de Direito.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo da Silveira Campos - Integrante / José de Jesus Filho - Coordenador / Rodolfo de Almeida Valente - Integrante / Heidi Ann Cerneka - Integrante.

  • 2011 - 2015

    Pela metade: as principais implicações da nova lei de drogas no sistema de justiça criminal em São Paulo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcos César Alvarez em 04/09/2015., Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo realizar uma análise do funcionamento do sistema de justiça criminal para o crime de tráfico de entorpecentes e drogas, na cidade de São Paulo, nos anos de 2004 a 2008. Pretende-se investigar os fluxos de procedimentos e indivíduos no interior das organizações que compõem o sistema de justiça criminal: polícia, ministério público e sistema judicial em duas delegacias de polícia da cidade: 77ª DP (SANTA CECÍLIA) e 32ª DP (ITAQUERA). Através dessa reconstituição faremos uma análise quantitativa e qualitativa com base nos dados disponíveis nessas organizações. Portanto, o objetivo é, de um lado, reconstituir os procedimentos e as decisões que envolvem o crime de tráfico de entorpecentes no município de São Paulo, e, de outro, analisar quem são os indivíduos envolvidos nessa modalidade de delito.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo da Silveira Campos - Integrante / Marcos Cesar Alvarez - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2011 - 2012

    Violência e Fronteiras, Descrição: Na fronteira extrema da região oeste da Amazônia, Acre e Rondônia também são fronteiriços em termos de desenvolvimento econômico e suas histórias apresentam exemplos do que pode acontecer quando o desenvolvimento econômico precede qualquer tipo de controle social. Desrespeito ao Estado de Direito, combinado à presença majoritária de atividades econômicas informais e ilegais, reforçando a presença do crime organizado, em um contexto no qual os órgãos de implementação da lei não funcionam ou nem sequer tentam aplicar as leis, resultou em massivas violações aos direitos humanos. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo da Silveira Campos - Integrante / Marcos Cesar Alvarez - Integrante / Fernando Afonso Salla - Coordenador / Leticia Nunez Almeida - Integrante / Amanda Hildebrand Oi - Integrante.

  • 2009 - 2011

    SEGURANÇA E DIREITOS CIVIS NOS EUA PÓS 11 DE SETEMBRO e América Latina, Descrição: O objetivo do projeto foi realizar um balanço da literatura contemporânea sobre as relações bilaterais e modelos de "segurança" em vigor nos EUA e na América Latina, especificamente no contexto após 11 de setembro de 2001.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo da Silveira Campos - Integrante / Andrei Koerner - Coordenador / Cleber Da Silva Lopes - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Uma análise da legislação aprovada sobre segurança pública e justiça criminal no Brasil (1989 a 2006), Descrição: Esta pesquisa, tem por objetivo analisar a legislação aprovada sobre segurança pública e justiça criminal pelo Congresso Nacional desde 1995 até 2006, a fim de identificar qual é o sentido geral das mudanças legislativas no campo das instituições penais: se elas implicam o endurecimento das penas legalmente previstas, à suspensão de garantias legais no processo penal, assim como a ampliação dos recursos e das atividades das organizações repressivas estatais. A pesquisa consiste no levantamento das mudanças legislativas e na sua comparação com os dispositivos legais revogados pela nova legislação. Caso se trate de inovações legais ou institucionais, as características gerais e os efeitos visados por aquelas inovações. Serão também analisadas em detalhe algumas alterações legislativas mais significativas. Buscamos subsídios empíricos para compreender se é possível falarmos em um Estado Brasileiro cada vez mais punitivo ou não no período pós-redemocratização. As teses que caracterizam o Estado penal abrangem múltiplas dimensões da organização e atividades estatais, assim como as das suas relações com a sociedade, essa pesquisa inicia o exame dessas teses tratando da dimensão específica da legislação federal em matéria penal e de segurança pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo da Silveira Campos - Coordenador / Valeriano Mendes Ferreira Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

Prêmios

2023

BRICS Young Scientist, Academia Brasileira de Ciências/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

2022

Aprovação em primeiro lugar para professor do Departamento de Ciências Sociais da UFJF, .

2019

Aprovação em segundo lugar para professor de Sociologia Geral do IESP/UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ., .

2015

Aprovação em primeiro lugar para professor adjunto de Teoria Sociológica Contemporânea, Faculdade de Ciências Humanas/UFGD.

2010

Vencedor em primeiro lugar do 14 Concurso de Monografias em Ciências Criminais do IBCCRIM, IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

2008

Aprovado em concurso público para o cargo de ESPECIALISTA EM MEIO AMBIENTE I - Ciências Sociais, Prefeitura do Município de São Paulo.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais. , Rua José Lorenço Kelmer, Campus Universitário, 79804970 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 21023161

Experiência profissional

2015 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: pesquisador do GPESC, Enquadramento Funcional: pesquisador

2022 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 12/2022

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais.,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento de Ciências Sociais.

  • 06/2022

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas, Instituto de Ciências Humanas.,Atividade realizada, Coordenador do Laboratório de Metodologia em Ciências Sociais.

  • 03/2023 - 08/2023

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ação, sujeito e mudanças sociais

  • 02/2023 - 08/2023

    Ensino, Interdisciplinar em Ciências Humanas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia: história, temas e atualidades

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Abi - Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Saúde

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia: história, temas e atualidades

  • 06/2022 - 08/2022

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia: História, temas e atualidade

  • 05/2022 - 08/2022

    Ensino, Interdisciplinar em Ciências Humanas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estratificação, Grupos e Poder

2016 - Atual

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Parecerista

2005 - 2015

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista Doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Bolsa de Estágio a Pesquisa no Exterior pela FAPESP.

2015 - 2022

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior Adjunto-A, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Membro Suplente do Conselho Universitário - COUNI/UFGD.

  • 12/2016

    Direção e administração, Faculdade de educação à Distância - EAD/UFGD.,Cargo ou função, Coordenação da Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio.

  • 05/2016

    Direção e administração, Reitoria, Faculdade de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Sociologia.

  • 02/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Coordenadoria de Assuntos Internacionais.,Cargo ou função, Gestor do Acordo de Cooperação Internacional da UFGD com a Universidade de Algarve.

  • 02/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Coordenadoria de Assuntos Internacionais.,Cargo ou função, Membro do Conselho Consultivo do ESAI - Escritório de Assuntos Internacionais representado a Faculdade de Ciências Humanas.

  • 03/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Faculdade de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro do NDE - Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciências Sociais.

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa Social

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Sociologia

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Contemporânea

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa Social

  • 02/2020 - 06/2020

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação da Sociedade Moderna

  • 02/2020 - 06/2020

    Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Temas Atuais em Sociologia

  • 08/2018 - 10/2018

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia

  • 08/2018 - 10/2018

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Brasil

  • 12/2017 - 08/2018

    Direção e administração, Faculdade de educação à Distância - EAD/UFGD.,Cargo ou função, Coordenador da Especialização à Distância em Ensino de Sociologia no Ensino Médio - UAB/CAPES.

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO À FILOSOFIA E ÉTICA

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Social

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

  • 11/2016 - 04/2017

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral - Pensamento Político Contemporâneo

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Social

  • 06/2016 - 10/2016

    Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Contemporânea

  • 06/2016 - 10/2016

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Filosofia

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Brasil

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Socia

  • 09/2015 - 10/2015

    Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Brasil

  • 03/2015 - 09/2015

    Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e Ciências Humanas

  • 03/2015 - 09/2015

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Filosofia

2017 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador do INCT-InEAC/Proppi/UFF, Carga horária: 4

2020 - 2020

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança ? PPGJS - com a disciplina ?O Estado da Arte das Pesquisas sobre Justiça e Segurança? em conjunto com os professores Dr. Frederico Policarpo e Dr. Pedro Heitor (60 horas aula)

2018 - 2020

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorando no INCT-InEAC

Outras informações:
Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) sob supervisão do Prof. Dr. Roberto Kant de Lima.

2016 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Professor convidado da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental com Ênfase em Dependência Química do Instituto de Psiquiatria da USP, Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

2011 - 2015

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista FAPESP/BEPE

2013 - 2013

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estágio supervisionado (PAE), Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio supervisionado com atividades didáticas no âmbito do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE-USP), como assistente do Prof. Dr. Marcos César Alvarez na disciplina "Pensamento Sociológico Contemporâneo", ministrada aos alunos de graduação no curso de Ciências Sociais da FFLCH/USP.

2013 - 2013

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estágio supervisionado, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio supervisionado na disciplina "Práticas de Pesquisa", ministrada pelos Professores Antônio Sérgio Guimarães e Gustavo Venturi, durante o 2 semestre de 2013 na graduação em Ciêncas Sociais da FFLCH/USP.

Atividades

  • 06/2016

    Ensino, Medicina - Psiquiatria, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Lei de Drogas

2014 - 2014

University of Ottawa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 40

Outras informações:
Visiting Researcher Canada Research Chair in Legal Traditions and Penal Rationality).This research aims to develop the project entitled "Drugs in Criminology and Criminal Justice of Canada" at the University of Ottawa, in the Department of Criminology Faculty of Social Sciences with the Full Professor Alvaro Penna Pires.

2007 - 2010

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Programa Ciência Polítca, Enquadramento Funcional: Aluno mestrado

2007 - 2010

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Atividades vinculadas ao Projeto de Pesquisa "Grupo de Pesquisa sobre Politica e Direito" da UNICAMP, e desenvolvida junto ao grupo "Direito e cidadania no Brasil" , cadastrado no CNPq, ambos coordenados pelo Prof. Dr. Andrei Koerner.

2008 - 2008

Centro de Estudos de Opinião Pública - UNICAMP

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pesquisa de Campo

Outras informações:
Contratado para Coordenar entrevistadores em pesquisa de opinião "Avaliação dos Restaurantes Populares- UNICAMP/MDS/FAO" realizada com usuários dos Restaurantes Populares de Diadema-SP e Curitiba-PR. Orgãos finaciadores da pesquisa: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

2012 - 2013

Pastoral Carcerária CNBB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor em Política Criminal, Carga horária: 2

Outras informações:
Assessor em Política Criminal na elaboração de projetos de lei, propostas de emenda à constituição, Amicus Curiae de interesse da Pastoral Carcerária Nacional e da Rede Justiça Criminal.

2009 - 2010

Centro de Estudos de Cultura Contemporânea

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Segurança e Direitos Civis nos Estados Unidos Pós 11 de Setembro O projeto tem dois objetivos: i) analisar as controvérsias sobre os efeitos, para as liberdades civis, das políticas de segurança interna adotadas pelos EUA a partir do 11 de setembro; ii) explorar a adoção, pelos EUA, dessas políticas internas como modelos de segurança pública exportados em fóruns internacionais e em relações bilaterais, notadamente com países latino-americanos;

2011 - 2014

Núcleo de Estudos da Violência - USP

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Pesquisador do projeto "Violencia e Fronteiras" desenvolvido via INCT na linha "A (não)implementação do Estado de Direito democrático: segurança ou insegurança pública?". O objetivo do projeto é analisar a não implementação do Estado de Direito em áreas fronteiriças, combinado à presença majoritária de atividades econômicas informais e ilegais. Reforçando a presença do crime organizado e resultando em massivas violações aos direitos humanos.

2009 - 2009

Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Com. Monografias IBCCRIM, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro da Comissão Julgadora do Concurso IBCCRIM de Monografias de Ciências Criminais.

2007 - 2007

Instituto LatinoAmericano das Nações Unidas para Prevenção do Delito

Vínculo: pesquisador de campo, Enquadramento Funcional: pesquisador

Outras informações:
Participação como pesquisador de campo do ILANUD (Instituto Latino Americano das Nações Unidas para prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente), integrando a ?Pesquisa sobre as medidas socioeducativas de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade - ILANUD BRASIL 2007? em Campinas-SP.

2010 - 2011

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor do Curso de Especialização em Políticas Públicas da UNINOVE, Campus Memorial, ministrando as disciplinas: METODOLOGIA CIENTÍFICA, POLÍTICAS SOCIAIS E SUAS e como Orientador de TCC.