Magda Bahia Schlee

Magda Bahia Schlee possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: lingüística sistêmico-funcional, sintaxe, produção textual, ensino-aprendizagem. (Texto informado pelo autor)

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ

2004 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A modalidade em português: uma abordagem sistêmico-funcional das orações principais
Claudio Cezar Henriques. Palavras-chave: Lingüística sistêmico-funcional; Sintaxe; Modalidade; Argumentação.

Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)

1988 - 1992

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Pontuação: uma perspectiva sintático-discursiva,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: José Carlos de Azeredo
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Pontuação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa / Especialidade: Semântica. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Letras Português-Literaturas

1984 - 1987

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Sistêmico Funcional.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Sintaxe.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Análise do Discurso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SCHLEE, M. B. ; DUTRA, V. L. R. . III Seminário SAL e I Congresso Brasileiro de. 2019. (Congresso).

SCHLEE, M. B. ; DUTRA, Vânia . Análise de estruturas linguísticas em perspectiva sistêmico-funcional. 2009. (Congresso).

SCHLEE, M. B. . IX Congresso Nacional de Lingúística e Filologia. 2005. (Congresso).

SCHLEE, M. B. . Comissão organizadora do VII Fórum de Estudos Lingüísticos. 2003. (Outro).

SCHLEE, M. B. . II Semana Nacional de Língua Portuguesa. 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Congresso Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. Os processos de articulação de orações e o ensino. 2018. (Congresso).

XIV Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL). Mapeamento das sentenças complexas no discurso midiático. 2018. (Congresso).

VI COLSEMI - Colóquio Internacional de Semiótica.A gramática como pista para a leitura e produção de textos. 2017. (Outra).

VI SIMELP Simpósio Mundial e Estudos da Língua Portuguesa.A gramática como ferramenta para a leitura e produção de textos. 2017. (Simpósio).

XIII Fórum de Estudos Linguísticos e I Congresso Internacional de Língua Portuguesa. A linguística sistêmico-funcional como ferramenta para a compreensão de diferentes práticas discursivas. 2017. (Congresso).

I CONELP - Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa. A nominalização em perspectiva funcional. 2016. (Congresso).

Semana de Letras - Arte, Ensino e Multiculturalismo.O ensino da gramática e as duas correntes do pensamento linguístico: formalismo e funcionalismo. 2016. (Outra).

IX Congresso Internacional da Abralin.Ensino e descrição de língua sob perspectiva sistêmico-funcional. 2015. (Simpósio).

VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros.Ensino aprendizagem de gêneros em uma perspectiva sistêmico-funcional. 2015. (Simpósio).

XI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina: contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional para os Multiletramentos. A metáfora gramatical em editoriais de jornal. 2015. (Congresso).

IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Estrutura da informação e progressão do tema em textos argumentativos. 2013. (Simpósio).

XVI Congresso Nacional da Linguística e Filologia. A linguística sistêmico-funcional no quadro das grandes teorias linguísticas. 2012. (Congresso).

III Colóquio de Semiótica.?Ensino de Língua Portuguesa ? uma perspectiva sistêmico-funcional?. 2010. (Outra).

II Colóquio de Semiótica.A linguística sistêmico-funcional: a língua como sistema semiótico. 2009. (Outra).

IV ALSFAL. Orações principais: uma abordagem sistêmico-funcional. 2008. (Congresso).

33rd International Systemic Functional Congresss. O finito e a modalidade em textos jornalísticos. 2006. (Congresso).

II Jornada de Trabalhos da Especialização e IV Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa.Marcas de modalidade em editoriais. 2006. (Seminário).

XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. Leitura polissêmica: estrutura lingüística e sentido(s). 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vívian de Sousa Neves Pereira

Valente, André Crim; COELHO, F. A. C.;SCHLEE, M. B.. As orações causais entre o tradicional e o funcionalismo nas crônicas da Belle Époque carioca. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Karoline Silva Angelici

CAVALIERE, R. S.; SILVA, E. V.;SCHLEE, M. B.. Percurso do conceito de sujeito na gramaticografia brasileira do português. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo Costa dos Santos

NOBREGA, A.; SANTOS, R. C.;SCHLEE, M. B.; MILLER, Inês Kayon de. "Pare de levar a internet a sério": a construção discursiva da polarização em um canal do YouTube à luz do Sistema de Avaliatividade. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciere Luiza de Souza

SCHLEE, M. B.; MEYER, R. M. B.. A preposição "de" no ensino de português como segunda língua. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fátima Ribeiro de Castro

SCHLEE, M. B.; COIMBRA, M. S.; DUTRA, Vânia. O adjetivo em textos de opinião. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Manuela Ribeiro dos Santos Lopes

DUTRA, Vânia; MARTINS, A. L. R. P.;SCHLEE, M. B.. Carta do leitor: um gênero de marcadores interpessoais e avaliativos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Flavia Corrêa Galloulckydio

DUTRA, Vânia; COIMBRA, M. S.;SCHLEE, M. B.. Estrutura temática do gênero reportagem na revista Veja e no jornal A Nova Democracia: o caso Santiago. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thamy da Costa Antunes

SCHLEE, M. B.; DUTRA, Vânia. O uso de operadores argumentativos em produções textuais na escola básica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Macpherson Garcia de Paiva

DUTRA, Vânia; MONNERAT, R. S. M.;SCHLEE, M. B.. Itens de prova do Enem: cognição e ação à luz da Linguística. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Miguel

OLIVEIRA, Lúcia Pacheco; NOBREGA, A. N. A.; MILLER, Inês Kayon de; DUTRA, Vânia;SCHLEE, M. B.. Argumentação em redações escolares: análise de elementos modalizadores e avaliativos na perspectiva sistêmico-funcional. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Brito dos Santos

AZEREDO, José Carlos Santos de; ABREU, M. T. T. V.;SCHLEE, M. B.. Um mundo sem palavras na palavra do narrador: os processos mentais, comportamentais e verbais em Vidas Secas. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisa Tavares Pires

DUTRA, Vânia; RIBEIRO, Patricia;SCHLEE, M. B.. A transitividade em textos de autoajuda para mulheres. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rubiane Guilherme Valério

OLIVEIRA, Lúcia Pacheco; NOBREGA, A. N.;SCHLEE, M. B.. A função coesiva da nominalização em redações escolares na perspectiva sistêmico-funcional. 2012 - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatiana Jardim Gonçalves

SCHLEE, M. B.; MENEZES, V. M. C.; DAHER, M. C. F. G.; MEDEIROS, V.. Acho que nunca antes na história deste país: modalização deôntica e epistêmica em cartas de leitores do período eleitoral para a Presidência da República. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosângela Veloso da Silva

SCHLEE, M. B.; ABREU, M. T. T. V.. Os gêneros digitais no livro didáticos de língua portuguesa. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em MINTER Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Glayci Kelli da Silva Xavier

FERES, Beatriz; RIBEIRO, Patricia;SCHLEE, M. B.. Charaudeau na sala de aula: argumentação e publicidade nas séries iniciais. 2011. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Phellipe Marcel da Siva Esteves

MEDEIROS, Vanise; SILVA, S. C. D.;SCHLEE, M. B.. A translação de sentidos entre língua e classe social. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Suzana de Carvalho Barroso

OLIVEIRA, Lúcia Pacheco; MILLER, Inês Kayon de;SCHLEE, M. B.. Tematização e representação da prática docente: análise sistêmico-funcional da construção discursiva da profissão e da identidade do professor de inglês como língua estrangeira. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Thamara Santos de Castro

AZEREDO, José Carlos Santos de; CABRAL, S. S.; CASTRO, T. S.; COELHO, F. A. C.; DUTRA, V. L. R.;SCHLEE, M. B.. A construção do sentido de contraste em editoriais - uma análise segundo a linguística sistêmico-funcional. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Macpherson Garcia de Paiva

PAIVA, C. M. G.; DUTRA, V. L. R.;SCHLEE, M. B.; COELHO, F. A. C.; LIMA-LOPES, R. E.. Relações conjuntivas sob enfoque sistêmico-funcional: uma experiência em sala de aula. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Macpherson Garcia de Paiva

PAIVA, C. M. G.; DUTRA, V. L. R.;SCHLEE, M. B.; COELHO, F. A. C.; LIMA-LOPES, R. E.. Relações conjuntivas sob enfoque sistêmico-funcional: uma experiência em sala de aula. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alex Caldas Simões

SIMOES, A. C.; CAMARA, T. M. N.;SCHLEE, M. B.; PEREIRA, M. T. G.; SILVA, E. C. M.; PIMENTEL, C.. A estrutura potencial de gênero (EPG) e o ensino explícito de gêneros do discurso: a configuração do gênero de tiras e o ensino da língua portuguesa. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Canterle Bochett

BOCHETT, A. C.; CABRAL, S. S.;SCHLEE, M. B.; VIAN JUNIOR, O.; NUNES, G. G.; OLIVEIRA, S. M. N.. Das atividades sociais à argumentação, da modalidade ao comprometimento: o direito à liberdade de expressão em um Inteiro Teor de Acórdão. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado/CAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ariane de Fátima Escobar Rossi Niederauer

CABRAL, S. S.; NIEDERAUER, A. F. E. R.;SCHLEE, M. B.; ALMEIDA, F. A. S. D. P.; GEHRKE, N. A.; MATZEMBACHER, F.. O papel do engajamento na construção do discurso sobre privatização em notícias acerca da polêmica de adesão de hospitais universitários federais à EBSERH. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: MARIA NOÊMI FREIRE DA COSTA FREITAS

DUTRA, Vânia;SCHLEE, M. B.; FERNANDEZ, P. R. C.; COSTA, M. F.; Valente, André Crim. Expressão substantiva: iconicidade e argumentatividade. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana da Fonseca hermes Velloso

OLIVEIRA, Lúcia Pacheco; NOBREGA, A. N.; QUENTAL, Violeta de San Tiago Barbosa de;SCHLEE, M. B.; DUTRA, Vânia. Metáfora gramatical no Ensino Médio: a produção textual do aluno em uma perspectiva transdiciplinar. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Nogueira Accioly Nóbrega

OLIVEIRA, Lúcia Pacheco; MILLER, Inês Kayon de; BALOCCO, Anna Elizabeth; BASTOS, L. C.; VEREZA, Solange;SCHLEE, M. B.. Narrativas e avaliação no processo de construção do conhecimento pedagógico: abordagem sociocultural e sociossemiótica. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Carmem Diva Rodrigues Jorge Wilson

OLIVEIRA, Lúcia Pacheco; MILLER, Inês Kayon de; QUENTAL, Violeta de San Tiago Barbosa de; VEREZA, Solange Couto;SCHLEE, M. B.; Hawad, Helena Feres; BALOCCO, Anna Elizabeth. Relações interpessoais em um fórum de discussão online: a perspectiva sistêmico-funcional em práticas discursivas de educação a distância. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Macpherson Garcia de Paiva

PAIVA, C. M. G.;SCHLEE, M. B.. Mecanismos de coesão textual na perspectiva sistêmico-funcional: uma experiência de sala de aula. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alex Caldas Simões

SCHLEE, M. B.; CAMARA, T. M. N.. A estrutura potencial de gênero (EPG) e o Ensino de Língua Portuguesa: o desenvolvimento de estratégias de escritura para o ensino explícito de gêneros do discurso. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alex Caldas Simões

SILVA, E. C. M.; CAMARA, T. M. N.;SCHLEE, M. B.. A estrutura potencial de gênero (EPG) e o ensino de Língua Portuguesa: o desenvolvimento de estratégias de escritura para o ensino explícito de gêneros do discurso. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: MARIA NOÊMI FREIRE DA COSTA FREITAS

SCHLEE, M. B.; DUTRA, Vânia. A expressão substantiva na produção de sentidos: iconicidade e argumentatividade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana da Fonseca hermes Velloso

SCHLEE, M. B.; NOBREGA, A.; OLIVEIRA, Lúcia Pacheco. Metáfora gramatical no Ensino Médio: a produção textual e a prática docente. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Vívian de Sousa Neves Pereira

PEREIRA, V. S. N.;SCHLEE, M. B.. As orações causais entre o tradicional e o funcionalismo nas crônicas da Belle Époque carioca. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Maria Vasconcellos Trindade Bispo

COELHO, F. A. C.; DUTRA, Vânia;SCHLEE, M. B.. A estrutura temática em nos editoriais e nas notícias de jornal: uma abordagem sistêmico-funcional. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina Vieira de Brito

SCHLEE, M. B.; MACIEL, A. M. C. A.; MARTINS, A. S. R.. Imagens que contam: a pedagogia de multiletramentos na Educação Infantil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) - Colégio Pedro II.

Aluno: Tatiana Jardim Gonçalves

DAHER, M. C. F. G.; MENEZES, V. M. C.;SCHLEE, M. B.. Acho que nunca antes na história deste país: modalização deôntica e epistêmica em cartas de leitores do período eleitoral. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mirian Corrêa dos Santos

SCHLEE, M. B.. Reflexões sobre a prática de textos escolares. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Borges Gallego Soares

SCHLEE, M. B.. O jargão do policial civil do Estado do Rio de Janeiro como instrumento de trabalho e meio de exclusão social - aspectos lexicais. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Liliane Pastore da Silva

SCHLEE, M. B.. A norma padrão do português escrito do Brasil. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SCHLEE, M. B.; AMORIM, C.. Supervisor de banca de correção da prova de LPL do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2020. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

AMORIM, C.; SALIM. Denise;SCHLEE, M. B.. Supervisor da Banca de Correção da Prova de Língua Portuguesa e Literaturas do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2019. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SCHLEE, M. B.; LEAL, C.. Processo de Admissão de Estudantes para o ano letivo de 2018 da Escola Sesc de Ensino Médio. 2017. Escola Sesc de Ensino Médio.

SCHLEE, M. B.; AMORIM, C.. Supervisor da banca de correção da prova de Língua Portuguesa e Literaturas do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2018. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SCHLEE, M. B.; DUTRA, Vânia. Processo de Admissão de Estudantes para o ano letivo de 2016 da Escola Sesc de Ensino Médio. 2015. Escola Sesc de Ensino Médio.

SCHLEE, M. B.. Supervisor da banca de correção da prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2016. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SCHLEE, M. B.; DUTRA, Vânia. Processo de Admissão de Estudantes para o ano letivo de 2015 da Escola Sesc de Ensino Médio. 2014. Escola Sesc de Ensino Médio.

SCHLEE, M. B.. Supervisor da banca de correção da prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2015. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SCHLEE, M. B.. Concurso de redação sobre tributação e cidadania. 2002. Sindicato dos Fiscais de Rendas do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lucia Pacheco de Oliveira

HENRIQUES, C. C.; AZEREDO, J. C. S.;OLIVEIRA, L. P.. A modalidade em português: Uma abordagem sistêmico-funcional das orações principais. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Elisa da Silva de Almeida

METÁFORA GRAMATICAL: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS ENTRE BRASIL E PORTUGAL,; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Isadora de Vasconcelos Picanço

Recursos linguísticos de modalidade no livro didático; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Isabela Aparecida Canossa

Análise da figura do catingueiro nas canções de Elomar Figueira Mello; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Érica Portas do Nascimento Telles

Orações relativas: estratégias de posicionamento no gênero notícia"; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Barbara Tavela da Costa

Os adjetivos no gênero crítica de cinema: uma abordagem sistêmico-funcional; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Marcella Mendonça da Fonseca

A modalidade no gênero carta do leitor: uma abordagem sistêmico-funcional; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Fabio Rosário Damique Fisciletti

O uso dos predicativos como estratégia; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Bruna Maria Vasconcellos Trindade

Os verbos auxiliares modais em Língua Portuguesa: uma abordagem sistêmico- funcional; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Barbara Tavela da Costa

Uma nova perspectiva dos advérbios modais através de uma abordagem sistêmico-funcional; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Andréa Aparecida Teixeira Moreira Curti

Locuções adverbiais e advérbios modalizadores em editoriais de jornal; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Elizabeth Henrique Cezar

A figura de pensamento ironia nas crônicas de João Ubaldo Ribeiro; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Heloísa Helena da Cruz Aguiar

A capacidade de argumentação dos alunos de 5ª e 6ª séries; 2005; 75 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Ligia Tomaz Alves

A indecisão entre causa e explicação nos livros didáticos; 2005; 42 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Raquel Machado Alonso

O contrato de comunicação no Tropicalismo; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Joelma Bitencourt da Silva

A ambigüidade intencional no discurso publicitário; 2005; 28 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Viviane de Oliveira Lucas

O valor expressivo da pontuação no romance Memorial do Convento, de José Saramago; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Luciana da Silva Pelloso

A importância dos conectivos E e MAS na construção textual das narrativas infanto-juvenis de Ruth Rocha; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Letícia Maria de Souza Côrtes

O papel persuasivo do advérbio no texto argumentativo; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Gizelly de Lima e Silva

Se índice de indeterminação do sujeito e pronome apassivador nos textos argumentativos; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Mauro Goes Pinto

Falar errado é uma arte - justificativas para as alterações fonéticas de alguns vocábulos encontrados no registro popular e presentes nas canções de Adoniran Barbosa; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Gisele Gomes Guedes

O aposto e seu aspecto discursivo; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Simone de Almeida

Conhecimentos gramaticais para eficiência comunicativa: uma nova abordagem; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Rosita Santos Lopes

Normas gramaticais e uso popular: com quem está a razão?; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Cristiane Guntensperger Souza

Argumentação no livro de Jó; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Joovelt Costa da Cunha

Normas gramaticais e uso popular: com quem está a razão?; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Iraneide Andrade Fontes Cidreira

A argumentação e os operadores do discurso; 2001; 34 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Flávia Renata Mendes Pinheiro

Sujeito e Predicado: quem é o termo determinado?; 2001; 21 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Magda Bahia Schlee;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SCHLEE, M. B. . Linguística Sistêmico-Funcional: ampliação da capacidade de leitura e expressão na escola. ECOS DE LINGUAGEM , v. 3, p. 20-39, 2014.

  • SCHLEE, M. B. . A modalidade em editoriais de jornal. REVISTA DE HUMANIDADES (UNIFOR) , v. 27, p. 11-30, 2012.

  • SCHLEE, M. B. ; HENRIQUES, C. C. . Coordenação e Subordinação em perspectiva funcional. Revista da Academia Brasileira de Filologia , v. X, p. 18-22, 2012.

  • SCHLEE, M. B. . Breve abordagem da categoria discursiva modalidade. Revista da Academia Brasileira de Filologia , v. IX, p. 157-169, 2011.

  • SCHLEE, M. B. . Breve histórico da oração principal na gramaticografia portuguesa. Matraga (Rio de Janeiro) , v. 26, p. 10-28, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SCHLEE, M. B. . Parecer para Procuradoria Geral do ERJ. 2017.

SCHLEE, M. B. . Parecer avaliativo sobre o artigo ID 10845 para a Revista de Estudos da Linguagem. 2016.

SCHLEE, M. B. . Parecer avaliativo sobre o artigo UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DOS PROCESSOS EXISTENCIAIS. 2015.

SCHLEE, M. B. . Parecer avaliativo sobre o artigo 'Análise das metafunções da gramática sistêmico-funcional em manchetes jornalísticas'. 2015.

OLIVEIRA, Lúcia Pacheco ; QUENTAL, Violeta de San Tiago Barbosa de ; GOES, Maria Cristina ; SANTOS, Maria de Fátima ; SCHLEE, M. B. . Escrita e inclusão social: análise de corpus a metáfora gramatical no ensino médio. 2008.

SCHLEE, M. B. ; ARAUJO, N. . Matraga - Miscelânea. 2017. (Editoração/Periódico).

MALFACINI, A. ; SILVA, A. B. ; PAIVA, M. N. ; SCHLEE, M. B. . Língua Portuguesa: teorias linguisticas e práticas discursivas. 2017. (Editoração/Livro).

SCHLEE, M. B. . Argumentação: ensino e estrutura (por ocasião da I Jornada de trabalhos da especialização). 2005. (Presidente de mesa-redonda).

SCHLEE, M. B. . Produção textual: do ensino fundamental ao vestibular. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHLEE, M. B. . Concurso de Seleção para Especialização em Língua Portuguesa. 2002. (Participação em banca de elaboração de prova do curso de especialização).

SCHLEE, M. B. . Competências lingüísticas: leitura e produção de textos (por ocasião do 14 UERJ Sem Muros). 2003 (Mesa-redonda) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A funcionalidade das estruturas léxico-gramaticais em gêneros midiáticos, Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar as relações entre diferentes gêneros do domínio discursivo midiático e as estruturas léxico-gramaticais que os constituem. Para o desenvolvimento deste trabalho, recorre-se aos pressupostos teóricos da lingüística sistêmico-funcional, de acordo com as concepções que norteiam a visão da lingüística funcional segundo Michael Halliday. A opção pela perspectiva sistêmico-funcional deve-se à crença de que a língua como sistema se abre ao falante em recursos à sua escolha e, simultaneamente, sofre mudanças, que são reflexos de seleções social e discursivamente motivadas (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2014). Nesse sentido, as estruturas léxico-gramaticais que caracterizam os diferentes gêneros estão diretamente ligadas às funções que esses gêneros têm de cumprir. O reconhecimento dessas estruturas torna-se, assim, de grande valia para a formação de leitores mais críticos dos gêneros mídiaticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Magda Bahia Schlee - Coordenador / Vania Lúcia Rodrigues Dutra - Integrante / Érica Portas - Integrante / Barbara Tavela - Integrante / Michele Souza - Integrante / Marcella Mendonça - Integrante / Isadora Picanço - Integrante / Elisa Almeida - Integrante / Thais Araujo - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL), Descrição: Com base na perspectiva trinocular da Linguística Sistêmico-Funcional, por meio da qual textos, em seus variados formatos, são analisados em contextos ou ambientes de semiose, o foco investigativo dos integrantes deste grupo de pesquisa são as linguagens em diferentes contextos semióticos, tendo como pano de fundo o sistema como catalisador dos significados potenciais em jogo. A perspectiva trinocular possibilita acurar o olhar do linguista para entender que textos são produtos de um potencial de escolhas que podem sinalizar um conjunto de intenções comunicativas, movidas por ideologias pessoais ou coletivas, a depender do momento histórico no qual surgem e dos contextos em que se inserem. Partindo dessa visão, Halliday (1978, p. 11) define a linguagem como arte, comportamento, conhecimento e sistema. Os significados, pois, não são estanques, circunscritos às regras de uma gramática prescritiva; ao contrário, são multifacetados, porque se reconstituem ininterruptamente nos vários ambientes em que são postos em ação. É dessa conceituação que os integrantes deste grupo de pesquisa partem para analisar os textos de seus interesses, de modo a mapear como e por que esses textos são instanciados e circulam em contextos específicos, e para servirem a quais propósitos. O objetivo principal dos trabalhos acadêmicos vinculados a este grupo de pesquisa é entender o papel das linguagens em ambientes semióticos variados, sempre com um olhar atento ao sistema potencializador das escolhas presentes nos textos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Magda Bahia Schlee - Coordenador / Vânia R. Dutra - Integrante / TAVELA, Barbara - Integrante / Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel - Integrante / Orlando Vian Junior - Integrante / Adriana Nóbrega - Integrante / Sara Scotta Cabral - Integrante / Cristiane Fuzer - Integrante / Adail Sebastião Rodrigues-Júnior - Integrante / Rodrigo Esteves de Lima Lopes - Integrante / FRANCIELI MATZEMBACHER PINTON - Integrante / Leila Barbara - Integrante / Ane Caroline Souza dos Santos - Integrante / Carla MacPherson Garcia de Paiva - Integrante / Maria Medianeira de Souza - Integrante / Amanda Canterle Bochett - Integrante / Lúcia Rottava - Integrante / Maria Otília Guimarães Ninin - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Ensino de Língua Portuguesa, Descrição: O subprojeto "Ensino de Língua Portuguesa" é parte do Projeto Institucional da UERJ, "Saber escolar e formação docente na Educação Básica", que foi criado em atendimento ao edital 2013/CAPES - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. O subprojeto tem o apoio da CAPES por meio de concessão de bolsas de iniciação à docência e de verbas de custeio a elas vinculadas, para alunos regularmente matriculados nos cursos de Licenciatura aprovados pela mesma agência de fomento. No âmbito do subprojeto, 41 alunos do curso do Instituto de Letras da UERJ e oito professores de duas escplas estaduais do RJ serão contemplados com bolsas do PIBID. Eles trabalharão sob a coordenação dos professores Vania Lúcia Rodrigues Dutra, Magda Bahia Schlee e Ricardo Joseh Lima,da UERJ, desenvolvendo pesquisa acerca do ensino-aprendizagem da língua materna no âmbito da leitura, da escrita, da análise gramatical e da oralidade. O subprojeto visa instrumentalizar os licenciandos-bolsistas para uma prática efetiva em sala de aula, oferecer apoio teórico-prático ao professor da escola pública conveniada e contribuir para uma aprendizagem mais efetiva da língua pelos alunos da escola pública. Espera-se, com a implementação do projeto, os seguintes resultados: 1- proporcionar experiência real de sala de aula, de planejamento didático e de análise de resultados aos licenciandos-bolsistas; 2- aproximar a Escola Básica da Universidade, levando o resultado de pesquisas acadêmicas aos professores que atuam em sala de aula, buscando contribuir para sua prática; 3- produzir reflexos do trabalho desenvolvido na aprendizagem dos alunos da escola pública... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (41) . , Integrantes: Magda Bahia Schlee - Coordenador / Vânia R. Dutra - Integrante / Ricardo Joseh Lima - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Escrita e inclusão social: análise de corpus e ametáfora gramatical no ensino médio, Descrição: Esta pesquisa, que se insere nas de Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006) e de Linguística de Corpus (Biber et al, 1998), toma como base a teoria sistêmico-funcional (Halliday, 1994) para a análise de textos escritos, dando ênfase especial às atividades de produção textual no ensino médio, em escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro. Na escola, muitas vezes, os alunos defrontam-se com uma língua que, para eles, não é a sua, ou seja, vêm a língua portuguesa, especialmente em sua modalidade escrita, como uma outra língua, a qual não dominam. Esse confronto pode dificultar o aprendizado de língua materna e de outras disciplinas e, consequentemente, comprometer o sucesso da construção de conhecimento no contexto escolar. Considerando tal situação, este projeto investiga um recurso fundamental para a elaboração de textos produzidos em contextos pedagógicos - a metáfora gramatical - que implica, dentre outros aspectos, a transformação de ideias mais concretas em mais abstratas, através do uso de nominalizações em lugar de processos verbais (Hallidau, 1994, Heyvaert, 2003).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Magda Bahia Schlee - Integrante / Lúcia Pacheco de oliveira - Coordenador / Violeta de San Tiago Dantas Barbosa de Quental - Integrante / Adriana Nóbrega - Integrante / Rubiane Valério - Integrante / Vera Lúcia Selvatici - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Letras. , Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 11031 Bloco B, Maracanã, 20550-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 25877313, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1994 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2015

    Ensino, Doutorado em Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Descrição do Português Contemporâneo, Língua Portuguesa: pesquisa e descrição, Pesquisa Orientada, Tópicos em Descrição da Língua Portuguesa, Tópicos Especiais

  • 03/2012

    Ensino, Mestrado em Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Português do Brasil, Pesquisa Orientada, Teorias Gramaticais no Brasil e em Portugal: uma visão crítica, Tópicos em Sintaxe da Língua Portuguesa, Tópicos Especiais

  • 03/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .,Linhas de pesquisa

  • 03/1994

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa II, Língua Portuguesa III, Língua Portuguesa IV, Língua Portuguesa V, Língua Portuguesa VI, Língua Portuguesa VII, Língua Portuguesa VIII, Tópicos Especiais de Língua Portuguesa III, Técnicas de Composição Oral e Escrita I

  • 04/2017 - 10/2017

    Direção e administração, Instituto de Letras, .,Cargo ou função, Coordenadora da área de Estudos de Língua do Programa de Pós-Graduação em Letras.

  • 08/2015 - 03/2017

    Direção e administração, Instituto de Letras, .,Cargo ou função, Vice-coordenadora da área de Estudos de Língua do Programa de Pós-Graduação em Letras.

  • 03/1996 - 12/2006

    Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa Filologia.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Centro Filológico Clóvis Monteiro.

  • 03/1995 - 03/2005

    Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estilística da Língua Portuguesa, Estudos Diacrônicos, Mecanismos Gramaticais de Estruturação Sintática, Técnicas de Produção de Monografia

2009 - 2014

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 20

2017 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Grupo de Pesquisa CNPq: Análise Sistêmico-Funcional e Avaliatividade no Discurso (ASFAD) Descrição: Grupo de pesquisa CNPq, certificado pela PUC-Rio. O grupo de pesquisa tem como objetivo a análise do discurso em contextos pedagógicos, profissionais e cotidianos, de acordo com a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. As atividades do grupo visam o estudo do discurso em sua modalidade oral e escrita e propõem a articulação teórica e analítica da linguística sistêmico-funcional e do sistema de avaliatividade com outras áreas de pesquisa, tais como: estudos da narrativa e de identidade; análise crítica do discurso; gêneros discursivos e multimodalidade; e socioconstrução do conhecimento em ambientes pedagógicos e profissionais. O grupo vincula-se à linha de pesquisa Discurso, vida social e práticas profissionais, do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL/ PUC-Rio). Integrantes: Adriana Nogueira Accioly Nóbrega - Coordenador / Magda Bahia Schlee - Integrante / Adriana Rodrigues de Abreu - Integrante / Monica da Costa Monteiro de Souza - Integrante / Suzana de Carvalho Barroso - Integrante / Heloísa Quirino Oliveira - Integrante / Carla Cristina de Souza - Integrante / Gabriela Coelho Oliveira - Integrante / Odete Firmino - Integrante / Thais Regina Santos Borges - Integrante.

2009 - 2011

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Escrita e Inclusão Social: Análise de Corpus e metáfora gramatical no Ensino Médio Descrição: Esta pesquisa, que se insere nas áreas de Lingüística Aplicada (Moita Lopes, 2006) e de Lingüista de Corpus (Biber et al, 1998), toma como base a teoria sistêmico-funcional (Halliday, 1994) para a análise de textos escritos, dando ênfase especial às atividades de produção textual no Ensino Médio, em escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro. Este projeto conta com apoio da FAPERJ, através do Edital 26/2008, da área de humanidades, processo n 112.269/2008, e consolida as atividades de pesquisa do Gr Pesq. CNPQ Linguística sistêmico-funcional, linguística de corpus e análise do discurso , formado em 2006... Integrantes: Adriana Nogueira Accioly Nóbrega - Integrante / Vera Lúcia G. Selvatici - Integrante / Magda Bahia Schlee - Integrante / Lucia Pacheco de Oliveira - Coordenador / Violeta Quental - Integrante / VALÉRIO, Rubiane - Integrante.

1988 - 1994

Sociedade de Ensino Superior Pinheiro Guimarães

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor

1992 - 2014

Colégio de São Bento

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

1988 - 1992

Colegio marista Sao Jose

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

1988 - 1993

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor