Ruy Moreira

É graduado (licenciado e bacharel) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1970), mestre em Geografia por esta mesma Universidade (1984), doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo-USP (1994) e Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2016). Professor permanente do curso de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde é aposentado pelo Departamento de Geografia, e professor permanente do curso de pós-graduação (mestrado) em Geografia da FFP-UERJ. E autor de 14 livros e diversos textos em capítulos de livros e artigos publicados em diferentes periódicos nacionais e estrangeiros. Dedicado por todo tempo a questões de ontologia e epistemologia da geografia, seu objeto real de pesquisa é o encontro de um teoria geral da geografia com uma teoria geral do Brasil que esclareça, à luz da clarificação onto-ontológica da geograficidade, o segredo recôndito do enigma Brasil, sua pluralidade, estrutura e significado.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia (Geografia Humana)

1991 - 1994

Universidade de São Paulo
Título: Espaço, corpo do tempo
Orientador: Armando Correia da Silva
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Geografia

1979 - 1984

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Movimento operário e a relação cidade-campo no Brasil,Ano de Obtenção: 1984
Orientador: Maurício de Almeida Abreu

Graduação em Geografia

1966 - 1970

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Análise Regional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Teoria do Desenvolvimento Regional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVI ENG - XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS. Os referenciais marxistas na análise geográfica- fim ou permanência? (Mesa redonda). 2010. (Congresso).

VIII ENANPEGE - VIII ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE. Da espacidade ao espaço real: o problema da teoria geral a propósito do simples e do complexo em geografia. 2009. (Congresso).

XV ENG - XV ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS. A agb em movimento - 30 anos de renovação (conferência de abertura). 2008. (Congresso).

Debate sobre a geografia crítica.?Hacia dónde va el pensamiento geográfico?. 2007. (Seminário).

Impactos da reestruturação produtiva nos municípios do conleste - o caso COMPERJ.A indústria como elemento formador de espaços periféricos de exclusão - o caso COMPERJ. 2007. (Seminário).

VII Encontro Nacional da Anpege.Espacidades. 2007. (Encontro).

A inserção da Amazônia na reestruturação produtiva do espaço agrário brasileiro.XIV Encontro Nacional dos Geógrafos. 2006. (Encontro).

II Encontro Regional de Profissionais de História e Geografia.Análise de conjuntura nacional e internacional. 2005. (Encontro).

III Simpósio de Geografia.Os desafios da Geografia diante da globalização. 2005. (Simpósio).

II Semana de Geoagrafia/I Semana de História.Epistemologia Contemporânea da Geografia. 2005. (Seminário).

Interfaces das representações urbanas em tempos de globalização.Campo e Cidade no Brasil Contemporâneo. 2005. (Simpósio).

Semana Acadêmica.A Geografia e seu significado na construção do território brasileiro. 2005. (Encontro).

Semana do Calouro.Território e dinheiro. 2005. (Encontro).

VI Encontro Nacional da Anpege.Contexto mundial contemporâneo: novo imperialismo?. 2005. (Encontro).

VI Semana de Geografia.Geografia e as territorialidades impostas pela conjuntura política. 2005. (Outra).

V Semana de Geografia da UESB.Brasil: as transformações no trabalho e as dersregulações sociais. 2005. (Outra).

V Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP-Rio Claro.Bases filosóficas e técnicas: a Geografia em discussão. 2005. (Seminário).

X Encontro de Geógrafos da América Latina - Uma geografia latino-americana: do labirinto da solidão ao espaço da solidariedade.Sociabilidade e espaço: tendência das formas de organização geográfica das sociedades na era da terceira revolução industrial. 2005. (Encontro).

Encontro Regional - Meio Ambiente, Educação , Poder e Mídia - Os Nós da Sociedade Informacional.Meio Ambiente e Educação. 2004. (Encontro).

III Semana de Geografia - O ensino de Geografia no Brasil e os principais desafios aos professores hoje.Divisão territorial do trabalho industrial e meio ambiente no espaço brasileiro. 2004. (Encontro).

II Semana de Geografia - Diversidade Territorial, Multiplicidade Teórica e Conflitos Sociais: o que a geografia tem a dizer?.Diversidade Territorial, Multiplicidade Teórica e Conflitos Sociais: o que a geografia tem a dizer?. 2004. (Encontro).

O Ensino de Geografia no Brasil e os Principais Desafios aos Professores Hoje.Divisão Territorial do Trabalho e Meio Ambiente no Espaço Brasileiro. 2004. (Seminário).

Palestra.Geografia e Marxismo. 2004. (Oficina).

Palestra.Ver e Pensar em Geografia. 2004. (Oficina).

Palestra.Geografias ou geografia?: discussão a respeito da dicotomia entre Geografia Física e Humana. 2004. (Oficina).

Semana de Geografia.Ver e Pensar em Geografia. 2004. (Oficina).

Simpósio Cultura, Arte e Tecnologia.Padrões Industriais, cultura técnica, modos de vida e os problemas ambientais modernos. 2004. (Simpósio).

VI Congresso Brasileiro de Geógrafos - AGB. Marxismo na Geografia Brasileira. 2004. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Geógrafos - Setenta anos da AGB: as transformações do espaço e a geografia no século XXI. Espaço Memória - Horieste Gomes 70 anos. 2004. (Congresso).

X Semana Acadêmica de Geografia - Natureza e Sociedade no Século XXI.Natureza e Sociedade no Século XXI. 2004. (Encontro).

XX Semana de Geografia - Desenvolvimento e Questão Ambiental - A Geografia no Cotidiano.O Mundo do Trabalho e o Tecnicismo na Formação do Geógrafo. 2004. (Encontro).

I Encontro Sul-Brasileiro de Geografia.O Mundo do Trabalho e a Superação da Crise. 2003. (Encontro).

I Encontro Sul-Brasileiro de Geografia.O Pensamento de Milton Santos - Mudanças no Pensamento (1978-1986). 2003. (Encontro).

Seminário Brasil Século XXI - Por uma nova regionalização?.Novos Padrões do Espaço Industrial Brasileiro. 2003. (Seminário).

Seminário Leituras do Brasil Contemporâneo.A Crítica da Matriz Espacial Brasileira. 2003. (Seminário).

V Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor.Pós-Graduação, Pesquisa e Ensino de Geografia. 2003. (Encontro).

XII Encontro Sul-Matogrossense de Geografia.Produção do Espaço e Tendências de Preservação do Meio Ambiente no Brasil. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vinicius Cavalcanti Ferreira

MOREIRA, R.; CASTELAR, S. M. V.. A construção do raciocínio geográfico - reflexões de um professor pesquisador sobre o trabalho de campo. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - Universidade do Estado do Rio de JaJ.

Aluno: Giovane da Silva Mota

MOREIRA, R.. Contribuições para uma Teoria Geográfica do Lugar. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Eduardo Pimentel Menezes

MOREIRA, R.. A organização espacial em rede da CEDERJ sob o signo da relação espaço-tempo na sociedade contemporânea. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rafael da Silva Oliveira

MOREIRA, R.. As Transformações na Organização Espacial do Município de Nova Iguaçu: uma leitura a partir dos eixos de transporte. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Valnir de Aguiar Teixeira

MOREIRA, R.. A gestão territorial do grupo André Maggi em Matro Grosso. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alcebiades de Souza Teixeira Filho

MOREIRA, R.. Os projetos do petismo na e para a cidade do Rio de Janeiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alexandre Regio da Silva

MOREIRA, R.. A educação na fronteira do cerrado-amazônica: re-territorialização no meio rural do Médio Araguaia - MT. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gilberto Cunha Franca

MOREIRA, R.. O Espaço do Trabalho a Partir das Transformações na Fábrica. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Guilherme da Silva Ribeiro

MOREIRA, R.. As Apropriações do Espaço no Pensamento de Eric Hobsbawn: reflexões sobre a epistemologia da geografia vista sob o olhar do outro. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nilo

MOREIRA, R.. As Práticas Espaciais do Poder em São Gonçalo. 2003. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Angela Damasceno Gomes

MOREIRA, R.; PACHECO, S. M. M.; VASCONCELOS, P. A.; MACHADO, L. O.. Maurício Abreu: uma história com muitas geografias. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Denizart da Silva Fortuna

MOREIRA, R.. Circulação e Territorialidade Econômica: a (re)ordenação territorial no eixo médio matogrossense da rodovia federal 163 (Cuiabá-Santarém). 2006. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: César Augusto Ávila Martins

MOREIRA, R.. Indústria da Pesca no Brasil: o uso do território por empresas de enlatamento de pescado. 2006. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Angela Massumi Katuta

MOREIRA, R.. O Estrangeiro no mundo da geografia. 2005. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tadeu Pereira Alencar Arrais

MOREIRA, R.. A região como arena política: a produção da região urbana Centro-Goiano. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fabrício Pedroso Bauab

MOREIRA, R.. Da Geografia Medieval às Origens da Geografia moderna: contrastes entre diferentes noções de natureza, espaço e tempo. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Cláudio Ubiratan Gonçalves

MOREIRA, R.. Ética, Diferenciação Interna do Trabalho e Políticas Públicas no Cariri Cearense: solidariedade e conflito. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcos Antônio Campos Couto

MOREIRA, R.. Construção dos conceitos científicos e escolares: caminhos para a organização da educação geográfica. 2005. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Regina Celia de Mattos

MOREIRA, R.. Desvendando o Íntimo Espaço da Moda. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Dinalva Donizete Ribeiro

MOREIRA, R.. A agricultura "caificada" no Sudoeste de Goiás: do bônus econômico ao ônus sócio-ambiental. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ivaldo Gonçalves de Lima

MOREIRA, R.. Redes Políticas e Recomposição do Território. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Anselmo Alfredo

MOREIRA, R.. Índio, questão de majestade. A problemática indígena e a contradição urbana na ocupação produtiva do planalto paulista no século XVIII. 2004. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mauro Leão Gomes

MOREIRA, R.. Ouro, posseiros e fazendas de café - ocupação e degradação ambiental da região das Minas do Canta Gallo na província do Rio de Janeiro. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mario Leal Lahorgue

MOREIRA, R.. Espaço e Políticas Urbanas: Porto Alegre sob Governo do Partido dos Trabalhadores. 2004. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Clara Torres Ribeiro

RIBEIRO, A. C. T.. "Espaço, corpo do tempo: a construção geográfica das sociedades". 1994. Tese (Doutorado em Geografia) - Departamento de Geografia - FFLCH / USP.

Mauricio de Almeida Abreu

ABREU, M. A.. Contradições fabrís, espaço e ordenação de classes (A questão cidade-campo no Brasil).. 1984. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LIA OSORIO MACHADO

MACHADO, Lia Osorio. ESPAÇO, CORPO DO TEMPO. A CONSTRUÇÃO GEOGRÁFICA DAS SOCIEDADES. 1995. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Roberto Hudson Barros

Uma análise geográfica e regulatória do desenvolvimento da rede de transporte aéreo regular no Brasil; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Pedro Armando Martinez Martinez Toledo

Elisée Reclus: espaço e história, teoria e método em Ò homem e a Terra; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Humberto Goulart Guimarães

A condição ontológica terrestre: da interpretação crítica dos fundamentos ontoepistemológicos de natureza e homem à proposta de uma geografia ontofenomenológica; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Thiago Adriano Machado

Milton Santos, intérprete do Brasil: uma análise da contribuição geográfica ao estudo da realidade brasileira; Início: 2015; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Pedro Armando Martinez Martines Toledo

Elisée Reclus: espaço e história, teoria e método em O Homem e a Terra; 2018; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Lívia Domiciano Cunha

O avanço da fronteira agrícola moderna moderna no Mato Grosso do Sul e a precarização das práticas espaciais guarani e kaiowa; 2017; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Bernard Teixeira Coutinho

Geografia e anarquia do claroescuro: a ontologia do ser social como política da existência espacial; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - Universidade do Estado do Rio de JaJ,; Orientador: Ruy Moreira;

Roberto Hudson Barros

Uma análise geográfica e regulatória do desenvolvimento da rede de transporte aéreo regular de passageiros no Brasil; 2017; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Alexandre Magno Lopes Gollo

Do espaço aos territórios: as expressões da agricultura familiar e da pesca artesanal no noroeste fluminense - os fatores que limitam sua reprodução; 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ruy Moreira;

Régis da Francisco Rafael Silva

Benfica: subúrbio ferroviário, industrial, militar e operário; 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Arthur Pereira Santos

Notas introdutórias sobre geografia e cinema: reflexões em torno da experiência da morada na Cidade de Deus e no Edifício Mastter; 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Isis Marinho

A Região Noroeste Fluminense e o Projeto Rio Rural: tendências e problemas da agricultura familiar; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores,; Orientador: Ruy Moreira;

Renato Veloso Pereira

O movimento de renovação geográfica na Brasil: heranças e impasses e novas perspectivas no ensino de geografia; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ,; Orientador: Ruy Moreira;

Thiago Adriano Machado

A responsabilidade social do empresariado (RSE): a falsa generosidade para a gestão das tensões espaciais; 2014; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ruy Moreira;

Vera Nazira Mizrahi

Uma crítica geográfica da biomedicina: o arranjo espacial do corpo como elo do processo saúde-doença; 2013; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ruy Moreira;

Luis Guilherme Almeida Bandeira de Menezes

Nós participamos, eles ganham: a Agenda 21 e o Comperj no município de São Gonçalo; 2011; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Humberto Goulart Guimarães

Uma Odisséia para o espaço: proposta de análise espacial humana na geografia científica; 2010; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Astrogildo Luiz França Filho

O marxismo na renovação crítica da Geografia: uma aproximação com Althusser; 2009; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Leonardo Arantes Ventura da Silva

Da geografia da natureza à natureza da geografia: uma breve consideração da contribuição de Kant à ciência geográfica; 2009; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ruy Moreira;

Mariane de Oliveira Biteti

Uma reflexão sobre o tema da ontologia do espaço; 2007; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ruy Moreira;

Fernanda Silva Soares

A cidade e a ética do ter e do ser; 2007; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ruy Moreira;

Elias Lopes de Lima

A reinvenção da corporeidade: o cotejo entre a tradição moderna e a tradição indígena; 2007; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ruy Moreira;

Vanessa Moura de Lacerda Teixeira

A Lagoa de Araruama: memória e identidade da cidade de Araruama; 2006; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Adriana Carvalho da Silva

O Espaço Carioca no Olhar de Lima Barreto: um estudo da interação Literatura-Gedografia; 2005; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Viviane Pimentel Moscardini Sussumo

A Reestruturação Produtiva do Capital e os Rearranjos do Trabalho no Território Fabril: um estudo sobre os trabalhadores da Ultrafértil; 2005; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Guilherme da Silva Ribeiro

As apropriações do espaço no pensamento de Eric Hobsbawm: reflexões sobre a epistemologia da geografia vista pelo olhar do outro; 2004; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Adriana Gonçalves Lima

Espaço, Espelho da Sociedade; A Barra da Tijuca Pergunta: Espelho, Espelho Meu, Existe Bairro Mais Belo do Que Eu?; 2003; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Leonardo Lacerda

Perceptos e Afectos Como Fatores Compreensivos de Arranjos Espaciais; 2003; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Shirley Santos Lopes

A Rio-Light e o Papel da Hidreletricidade na Organização do Território e no Desenvolvimento Local do Vale Médio do Paraíba do Sul Fluminense; 2002; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Nahylson Rodrigues Brandão Marcelino

Extrativismo e campesinato na Amazônia: o caso da Goodyear/Paracrevea/Assentamento Lopes Sobrinho; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Denizart da Silva Fortuna

Circulação e territorialidade na construção do espaço matogrossense; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ruy Moreira;

Charlles da França Antunes

Os estudantes e a construção da Geografia: um Encontro nos Encontros Nacionais dos Estudantes de Geografia; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Martha Ramscheid Figueiredo

Campus Universitário: fragmentação, controle e alienação; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

FERNANDO PINHEIRO DE MIRANDA

Os caminhos da soja no Brasil: a diversificação produtiva e a sustentabilidade ecológica do modelo sojífero no espaço matogrossense; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Giovane da Silva Mota

O prometeu traído: espaço, técnica e controle no capitalismo monopolista e tecnológico; 2016; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

José Carlos de Oliveira Soares

Pequenas cidades da região de Cáceres-MT: papéis e significados na dinâmica socioeconômica regional; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Mariane de Oliveira Biteti

O em-si-para-o-outro-para-si: o ôntico e o ontológico como dimensão do ser geográfico; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ruy Moreira;

Elias Lopes de Lima

Encruzilhadas geográficas: notas críticas sobre a compreensão do sujeito em Geografia; 2013; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ruy Moreira;

Heloísa Helena Gonçalves

Descortinando perspectivas para um novo agir ético: geografando redes e corporificando a cultura da partilha na Economia de Comunhão; 2009; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Nazira Correia Camely

A geopolítica do ambientalismo ongueiro na Amazônia brasileira: um estudo sobre o Estado do Acre; 2009; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Charlles da França Antunes

A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) - origens, idéias e transformações: notas de uma história; 2008; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Lígia Maria Tavares da Silva

Parahiba, uma cidade esquecida no Império do Brasil (1822-1859); 2007; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Julio Cezer Ribeiro

A geografia das formas espaciais de reprodução da existência humana ao longo do tempo à luz do materialismo histórico-geográfico; 2006; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Jose Carlos Milléo de Paula

A Utilização dos Indicadores Sociais pela Geografia: uma análise crítica; 2005; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ruy Moreira;

Marco Aurélio Tedesco

jornada de iniciaçao; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ruy Moreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mauricio de Almeida Abreu

Contradições fabris, espaço e ordenação de classes (A questão cidade-campo no Brasil); 1984; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Mauricio de Almeida Abreu;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOREIRA, R. . A torre, o palimpsesto e a expropriação: olhando Tricart, Aziz Ab`Saber e Quaini pelos olhos da totalidade homem-meio. Revista Entre-Lugar (UFGD. Impresso) , v. 10, p. 15-37, 2019.

  • MOREIRA, R. . Uma ciência das práticas e saberes espaciais. Revista Tamoios , v. 13, p. 26-43, 2017.

  • MOREIRA, R. . O capítulo 24 e o segredo da atualidade analítico-estrutural do Capital de Marx. Revista da ANPEGE , v. 11, p. 9-19, 2015.

  • MOREIRA, R. . Do espaço local ao espaço de relações: perfil e trajetória das formações espaciais. Ciência Geográfica , v. xviii, p. 7-12-12, 2014.

  • MOREIRA, R. . As três geografias: refletindo pelo retrovisor sobre os problemas de toda mudança. Boletim Paulista de Geografia , v. 00, p. 97-114, 2008.

  • MOREIRA, R. . A reestruturação espacial e as novas formas de sujeitos e conflitos geográficos deste começo de século. Terra Livre , v. 1, p. 171-184, 2008.

  • MOREIRA, R. . Espaço, rede e meio ambiente. Ciência Geográfica , v. 00, p. 12-20, 2007.

  • MOREIRA, R. . Epistemologia da Geografia e o Projeto Nacional. Revista Paranaense de Geografia , v. 00, p. 15-29, 2007.

  • MOREIRA, R. . Bioenergia, sentido e significado. Revista da ANPEGE , v. 3, p. 43-56, 2007.

  • MOREIRA, R. . A reestruturação, a regulação privada e a brecha: tendências e conflitos na reorganização do espaço brasileiro. Revista Paranaense de Geografia , v. 10, p. 12-25, 2006.

  • MOREIRA, R. . Sociedade e espaço no Brasil: as fases da formação espacial brasileira: hegemonias e conflitos. Boletim Paulista de Geografia , São Pauloi, n.83, p. 07-33, 2005.

  • MOREIRA, R. . Cidade e campo no Brasil contemporâneo. Ciência Geográfica , Bauru, v. 11, n.3, p. 193-199, 2005.

  • MOREIRA, R. . Sociabilidade e espaço: tendência das formas de organização geográfica das sociedades na era da terceira revolução industrial. Revista do IEEE América Latina , São Paulo, v. 1, n.2, p. 93-108, 2005.

  • MOREIRA, R. . Sociabilidad y espacio - Las formas de organización geográfica de las sociedades en la era de la tercera revolución industrial, un estudio de tendencias. Diseo y Sociedad , v. 18, p. 54-59, 2005.

  • MOREIRA, R. . SER-TÕES: o universal no regionalismo de Graciliano Ramos, Mário de Andrade e Guimarães Rosa (um ensaio sobre a geograficidade do espaço brasileiro). Ciência Geográfica , Bauru - SP, v. X, n.X, p. 186-194, 2004.

  • MOREIRA, R. . Marxismo e Geografia: a geograficidade e o diálogo das ontologias. GEOgraphia , Niterói, v. VI, n.VI, p. 21-38, 2004.

  • MOREIRA, R. . Crítica da Matriz Espacial Brasileira. GEOgraphia (UFF) , Niterói, v. 4, n.1, p. 21-46, 2003.

  • MOREIRA, R. . Os Quatro Modelos de Espaço-Tempo e a Restruturação. GEOgraphia (UFF) , Niterói, v. 1, n.7, p. 33-54, 2002.

  • MOREIRA, R. . Teses Para Uma Geografia do Trabalho. Ciência Geográfica, Bauru, v. 1, n.20, p. 19-23, 2002.

  • MOREIRA, R. . As categorias espaciais da construção geográfica da sociedade. GEOgraphia (UFF) , Rio de Janeiro- Niterói, v. 3, n.5, p. 15-42, 2001.

  • MOREIRA, R. . A globalização como modo de vida capitalista globalizado. Ciência Geográfica , v. 2, n.19, p. 18-22, 2001.

  • MOREIRA, R. . As novas noções do mundo (geográfico) do trabalho. Ciência Geográfica , Bauru- SP, v. 3, n.20, p. 10-14, 2001.

  • MOREIRA, R. . As categorias espaciais da construção geográfica das sociedaes. GEOgraphia (UFF) , Niterói, v. 3, n.5, p. 19-41, 2001.

  • MOREIRA, R. . Os períodos técnicos e os paradigmas do trabalho. Ciência Geográfica , Bauru- SP, n.16, p. 4-8, 2000.

  • MOREIRA, R. . Assim se passaram dez anos: A renovação da geografia brasileira no período 1978/1988. GEOgraphia (UFF) , Rio de Janeiro- Niterói, v. 2, n.3, p. 25-50, 2000.

  • MOREIRA, R. . O Paradigma e a ordem (Genealogia e metamorfoses do espaço capitalista). Revista Ciência Geográfica, AGB-Bauru, v. V, n.13, p. 31-44, 1999.

  • MOREIRA, R. . A Diferença e a Geografia (o ardil da identidade e a representação da diferença na Geografia). GEOgraphia (UFF) , Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 25-42, 1999.

  • MOREIRA, R. . Desregulação e remonte no espaço geográfico globalizado. Revista Ciência Geográfica, AGB-Bauru/São Paulo, v. IV, n.10, p. 23-27, 1998.

  • MOREIRA, R. . O Tempo e a Forma (A sociedade e suas formas de espaço no tempo). Revista Ciência Geográfica, AGB-Bauru/São Paulo, v. IV, n.9, p. 04-10, 1998.

  • MOREIRA, R. . A Globalização e o Neoliberalismo. Cadernos de Geografia, PUC-MG, v. 8, n.10, p. 21-29, 1998.

  • MOREIRA, R. . Da Região à Rede e ao Lugar (A nova realidade e o novo olhar sobre o mundo). Revista Ciência Geográfica, AGB-Bauru/São Paulo, v. III, n.6, p. 01-11, 1997.

  • MOREIRA, R. . A Pós-Modernidade e o Mundo Globalizado do Trabalho. Revista Paranaense de Geografia, AGB-Curitiba/Paraná, v. I, n.02, p. 48-56, 1997.

  • MOREIRA, R. . O Espaço da Geografia. Boletim Fluminense de Geografia, AGB-Niterói/Rio de Janeiro, v. I, n.2, p. 07-32, 1996.

  • MOREIRA, R. . Grande Sertão: Veredas, na Trilha de uma Geografia Roseana. Revista Fluminense de Geografia, AGB-Niterói/Rio de Janeiro, v. I, n.1, p. 43-49, 1996.

  • MOREIRA, R. . Grande Sertões: veredas, na trilha de uma Geografia roseana. Revista Fluminense de Geografia, Niterói, 1996.

  • MOREIRA, R. . Ascensão e Crise de Um Paradigma Disciplinar (O espaço do complexo CSN-Volta Redonda). Caderno Prudentino de Geografia, AGB-Presidente Prudente/São Pa, n.18, p. 40-64, 1996.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOREIRA, R. . FORMULAÇÃO DO PROGRAMA DE GEOGRAFIA DAS ESCOLAS TÉCNICAS DA FATEC/SEC. CIENCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE SAO PAULO, E RECICLAGEM PERMANENTE DA EQUIPE DOCENTE. 1997.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Núcleo de Memória da Geografia Brasileira, Descrição: O Núcleo de Memória da Geografia Brasileira atua na construção de um espaço de resgate e divulgação das histórias da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB) e do Movimento Estudantil de Geografia - seus atores, eventos, publicações, projetos e lutas; através do registro e tratamento de documentos, fotos e imagens diversas. O Núcleo de Memória conta com a parceria de pesquisadores da própria UERJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade de São Paulo (USP), e com a infraestrutura do Laboratório de Ensino de Geografia da FFP/UERJ. O Núcleo de Memória da Geografia Brasileira apresenta uma série de sub-projetos que são desenvolvidos pelos seus integrantes ? professores e estudantes. Entre eles destacamos: Memória do Movimento Estudantil; A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) na Construção da Geografia Brasileira; Imagens do Movimento de Renovação Crítica da Geografia Brasileira ? personagens e contribuições teóricas. Destacam-se também um conjunto de ações para captação, seleção, recuperação, preservação e disseminação da memória da ciência geográfica brasileira, como: digitalização dos Anais e Boletins da AGB; digitalização de documentos; produção de vídeos sobre personagens e movimentos importantes para a história da Geografia no Brasil e reedição de antigos textos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ruy Moreira - Integrante / Charlles da França Antunes - Coordenador / Manoel Fernandes de Sousa Neto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A Reestruturação Produtiva Brasileira e o Novo Modelo Industrial do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: O Estado do Rio de Janeiro vem experimentando desde os anos 1980 um grande movimento de rearrumação espacial do seu parque industrial, relacionado seja a um remanejamento do valor relativo da produção de seus diferentes polos industrial e seja ao surgimento de polos novos. Parte disso se deve ao novo rumo que o desenvolvimento econômico brasileiro segue como fruto dos PNDs, nos anos 1970, e parte à medida de interiorização que desde então o governo implementa como política de desenvolvimento estadual. O objetivo desta pesquisa é analisar os mecanismo e caráter redistributivo desse movimento de rearrumação, avaliando suas projeções e tendências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ruy Moreira - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Doutor Honoris Causa, Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Geociências. , UFF - Universidade Federal Fluminense, Icaraí, 24220900 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26295950, Fax: (21) 26295950

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

1991 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1987 - 1991

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2004

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geografia.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Progressão.

  • 03/2004

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geografia.,Cargo ou função, Membro do Colegiado da Unidade Geociências.

  • 06/1999

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geografia.,Cargo ou função, Membro de colegiado de Geografia.

  • 03/1999

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A Estrutura Espaço territorial das Sociedades, Epistemologia do Pensamento Geográfico

  • 01/1987

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Geografia, Geografia da Indústria

  • 01/1987

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geografia.,Linhas de pesquisa

  • 09/1998 - 09/2003

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geografia.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

  • 06/1996 - 08/1999

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geografia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.