Guilherme Caldeira De Lello

Guilherme Caldeira De Lello obteve o título de Engenheiro Eletrônico e de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2008. Atua na área de Ciência da Computação, com experiência em gerenciamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento de software. Suas áreas de interesse incluem: gerenciamento de produtos, gerenciamento de projetos, engenharia de software, redes de computadores e inteligência computacional.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Eletrônica e de Computação

2000 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Simulador de CPU
Orientador: Antônio Cláudio Gómez de Souza

Ensino Médio (2º grau)

1997 - 1999

Colégio Santo Agostinho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Web Summit Lisbon. My LiveCom. 2016. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sergio Barbosa Villas-Boas

VILLAS-BOAS, S. B.. Simulador de CPU. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica e de Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Claudio Gómez de Sousa

Simulador de CPU; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Eletrônica e de Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antônio Cláudio Gómez de Sousa;

Mauricio Aredes

Assesment of signal modeling techniques for partial discharges recognition in electricity distribution networks; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GIRALDEZ, E. P. ; JORGE, J. B. ; De Lello, G. C. ; PINTO, A. O. ; DANTAS, D. C. T. ; SANTOS, T. P. ; BENTO, F. A. L. . Mano. 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Metodologia para detecção de problemas em isoladores das redes de distribuição por Redes Neurais Profundas, Descrição: Visando desenvolver técnicas para a determinação de problemas em isoladores, a equipe do LEMT/LIF/COPPE/UFRJ propõe desenvolver um sistema que monitore, detecte, classifique e alerte aos operadores defeitos que gerem pontos quentes e/ou vazamentos de corrente devido a condições atmosféricas adversas ou problemas nos isoladores utilizando sistemas de aprendizado de máquinas por redes neurais profundas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Caldeira De Lello - Integrante / Maurício Aredes - Coordenador / Marcelo M. Werneck - Integrante / Cesar C. Carvalho - Integrante / Regina Célia Allil - Integrante / Igor Vital Rodrigues - Integrante / Juliano Freitas Caldeira - Integrante / Jorge Eliecer Caicedo Castaño - Integrante / Emanuel Leonardus Van Emmerik - Integrante / Maynara Azevedo Aredes - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - 2009

    MultiTV, Descrição: Consistiu no projeto e implementação de software de videoconferência multiplataforma em C++. Algumas das funcionalidades do software incluem videoconferência em tempo real, streaming de arquivos de vídeo, compartilhamento de tela e quadro digital. O projeto MultiTV foi executado pela POLI/UFRJ, sob a coordenação do professor Sergio Barbosa Villas-Boas e consultoria do professor Lisandro Lovisolo, em parceria com a empresa VAT Tecnologia da Informação e financiamento da FINEP.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Guilherme Caldeira De Lello - Integrante / Sergio Barbosa Villas-Boas - Coordenador / Lisandro Lovisolo - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Vat Tecnologia da Informacão - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    MultiTV, Descrição: Consistiu no projeto e implementação de software de videoconferência multiplataforma em C++. Algumas das funcionalidades do software incluem videoconferência em tempo real, streaming de arquivos de vídeo, compartilhamento de tela, transferência de arquivos e quadro digital. O projeto MultiTV foi executado pela POLI/UFRJ, sob a coordenação do professor Sergio Barbosa Villas-Boas e consultoria do professor Lisandro Lovisolo, em parceria com a empresa VAT Tecnologia da Informação e financiamento da FINEP. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Guilherme Caldeira De Lello - Integrante / Sergio Barbosa Villas-Boas - Coordenador / Lisandro Lovisolo - Integrante.Financiador(es): Vat Tecnologia da Informacão - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    MultiTV, Descrição: Consistiu no projeto e implementação de software de videoconferência multiplataforma em C++. Algumas das funcionalidades do software incluem videoconferência em tempo real, streaming de arquivos de vídeo, compartilhamento de tela, transferência de arquivos e quadro digital. O projeto MultiTV foi executado pela POLI/UFRJ, sob a coordenação do professor Sergio Barbosa Villas-Boas e consultoria do professor Lisandro Lovisolo, em parceria com a empresa VAT Tecnologia da Informação e financiamento da FINEP. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Guilherme Caldeira De Lello - Integrante / Sergio Barbosa Villas-Boas - Coordenador / Lisandro Lovisolo - Integrante., Financiador(es): Vat Tecnologia da Informacão - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Melhor Solução de Telecomunicações, ASSESPRO-RJ.

2013

Melhor Solução de Infraestrutura de TI, ASSESPRO-RJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • IP.TV, IP.TV. , Praça Astério Alves de Mendonça, 71, sala 101-A parte, Centro, 28800000 - Rio Bonito, RJ - Brasil, Telefone: (21) 2121419590, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    IP.TV

    Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Gerente de Produto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atualmente lidero o projeto, a implementação e a evolução do aplicativo Mano (https://mano.tv), uma rede social focada na transmissão de conteúdo ao vivo e na interatividade entre audiência e produtores de conteúdo. Entre as principais funcionalidades da plataforma, incluem-se: transmissão de vídeo em tempo real, chamadas de áudio e vídeo, lista de reprodução multimídia na nuvem, mensageiro multimídia, quiz e chatbots. Minhas principais responsabilidades são: participar da definição dos requisitos de negócio, definir o produto, criar e gerenciar o roadmap, gerenciar o backlog, liderar o time de desenvolvimento, revisar os entregáveis e projetar e monitorar os dados analíticos gerados pelo sistema. Em Novembro de 2016, estive na conferência Web Summit Lisbon como expositor para demonstrar e obter feedback sobre a tecnologia, então denominada My LiveCom.

    Atividades

    • 01/2017

      Direção e administração, IP.TV, .,Cargo ou função, Gerente de Produto.

    • 01/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , IP.TV, .,Linhas de pesquisa

  • 2009 - 2016

    VAT Tecnologia da Informação

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Liderou projetos de pesquisa e desenvolvimento de software da Plataforma IP.TV (http://www.ip.tv), atendendo a diversos tipos de necessidades dos mercados de videoconferência, colaboração eletrônica, TV por IP, compartilhamento de mídia digital e ensino à distância. Além das atividades gerenciais, coordenando uma equipe de 7 programadores, também exerceu as atividades de arquiteto de software, projetista de banco de dados e programador. Sua principal contribuição foi o aperfeiçoamento dos processos de desenvolvimento de software da empresa através da implementação de mudanças como: definição de padrões de desenvolvimento; adoção de metodologias de desenvolvimento ágil (SCRUM) e orientado a testes (TDD) e adoção de um sistema de compilação multiplataforma (CMake). Principais projetos: IP.TV MOBILE: Desenvolvimento de aplicativos de videoconferência para Android e iOS, utilizando protocolo SIP e backend Asterisk integrado aos demais clientes de videoconferência da Plataforma IP.TV (Desktop e Web). SYNCAST - IP.TV SYNC: Projeto e implementação de um sistema de distribuição de conteúdo de um ponto central para um número escalável de pontos remotos otimizado para uso em redes VSAT e MPLS. O sistema possui gerenciamento centralizado das transmissões multicast através de aplicação web, sistema de arquivos virtual para gerenciamento de conteúdo e garantia de entrega de arquivos implementada no nível de aplicação utilizando link de retorno unicast. A implantação do sistema em mais de 3.000 lojas da rede O Boticário levou a VAT Tecnologia da Informação a ser contemplada nas categorias "Melhor Solução de Telecomunicações" e "Melhor Solução de Infraestrutura de TI" do Prêmio ASSESPRO-RJ Melhores Empresas 2013. SENASP/EAD: Manutenção da plataforma de ensino à distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que atende a 200.000 usuários por ano. A principal inovação foi a disponibilização da funcionalidade de videoconferência web.

    Atividades

    • 04/2009 - 12/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , VAT Tecnologia da Informação, .,Linhas de pesquisa

  • 2007 - 2009

    Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projeto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Projeto MultiTV (Novembro de 2007 a Fevereiro de 2009): Foi responsável pelo projeto e implementação de um cliente IP.TV multiplataforma em C++, liderando uma equipe de 3 programadores. As principais funcionalidades implementadas foram: videoconferência, streaming de vídeo, compartilhamento de tela, transmissão de arquivos e quadro branco digital. As principais tecnologias envolvidas foram: C++, wxWidgets, OpenGL e OpenAL.

    Atividades

    • 11/2007 - 02/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , COPPETEC, .,Linhas de pesquisa

  • 2006 - 2007

    Accenture

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Projeto Petrobras/GeDIg/FAL (Janeiro de 2007 a Outubro de 2007): Atuou como desenvolvedor de software no projeto de Gerenciamento Digital Integrado (GeDIg) do campo de Fazenda Alegre/ES, tendo projetado e implementado os módulos de Monitoramento de Poço e Perdas de Produção. Algumas das tecnologias envolvidas foram: C#, ASP.NET e SharePoint Portal Server da Microsoft; e o historiador PI System da OSIsoft. Projeto ONS/SIGA (Março de 2006 a Dezembro de 2006): Atuou como analista de infraestrutura no projeto de desenvolvimento do Sistema de Informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (SIGA), tendo como responsabilidades a administração dos ambientes de Desenvolvimento, Teste e Treinamento e a criação de documentação técnica.

    Atividades

    • 01/2007 - 10/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Accenture, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2006 - 12/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Accenture, .,Linhas de pesquisa