Bruno Andrade Cardi
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), mestrado em Radiobiologia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) da Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências pelo mesmo instituto (1999). Atualmente é Professor Adjunto J DE da Universidade Estadual do Ceará (UECE), lotado no curso de Medicina, onde leciona a disciplina de Fisiologia, além de coordenar e ministrar aulas nas disciplinas de Biologia Celular e Molecular e Venenos e Toxinas em Medicina. Também atua como professor e coordenador das disciplinas de Fisiologia Humana, Bases Biológicas Aplicadas à Educação Física e Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros no curso de graduação em Educação Física da UECE. Na pós-graduação, contribui em cursos lato sensu, destacando-se na disciplina Adaptações cardiovasculares agudas e crônicas induzidas por exercício físico. Sua experiência de pesquisa abrange as áreas de Toxinologia, Biologia Celular, Microbiologia, Imunologia, Histologia, cultivo celular e manejo de animais peçonhentos em cativeiro e em campo. Atua principalmente nos seguintes temas: biodistribuição de toxinas animais em modelos in vivo e in vitro, modelos de miotoxicidade, atividade antimicrobiana de compostos isolados de venenos animais e criação e manutenção de animais peçonhentos em cativeiro. No que diz respeito à orientação discente, é professor orientador de projetos na Liga de Emergência (LEMERG) do curso de Medicina da UECE, além de colaborar com a Liga de Medicina Legal e Perícias Médicas (LAMELPEM) e a Liga Acadêmica de Ortopedia e Medicina do Esporte (LAOME). Na extensão universitária, coordena projetos de grande relevância social: Projeto É Hora de Parar Prevenção e combate ao tabagismo; Projeto Desintoxicar Uso de drogas, automedicação, acidentes por animais peçonhentos e outras intoxicações e Projeto Emergência para Todos Noções de primeiros socorros e suporte básico de vida para leigos. Em atividades administrativas, atua como membro do Comitê de Ética em Experimentação Animal (CEUA) da UECE, membro do conselho gestor do Complexo Poliesportivo da instituição, e integrante da comissão de TCC do curso de Medicina.
Informações coletadas do Lattes em 30/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares
1995 - 1999
Universidade de São Paulo
Título: Avaliação do mecanismo de reconhecimento e internalização de proteínas submetidas a ação da radiação gama por macrófagos peritoneais de camundongos
Orientador: Heitor Franco de Andrade Jr
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Crotoxina; Radiação ionizante; endocitose; Imunohistoquímica; ELISA in situ; receptores scavenger. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Aplicada.
Mestrado em Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares
1992 - 1995
Universidade de São Paulo
Título: Estudo morfocitológico comparativo de crotoxina nativa ou irradiada, sobre tecidos e células de camundongos CBA/J, Ano de Obtenção: 1995
Orientador: Heitor Franco de Andrade Jr
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Crotoxina; crotoxina irradiada; Crotalus durissus terrificus; Radiação ionizante; Biodistribuição; Imunohistoquímica. Grande área: Ciências Biológicas
Curso técnico/profissionalizante em Patologia Clínica
1981 - 1984
Formação complementar
2024 - 2024
Formação de Instrutores de Suporte Básico no Afogamento (FiSBA) | Nível 2. (Carga horária: 60h). , Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar, IBRAPH, Brasil.
2024 - 2024
Formação de Instrutores de Suporte Básico de Vida (FiSBV) | Nível 2. (Carga horária: 60h). , Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar, IBRAPH, Brasil.
2024 - 2024
Formação de Instrutores de Controle de Hemorragias (FiCH) | Nível 2. (Carga horária: 60h). , Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar, IBRAPH, Brasil.
2023 - 2023
Formação de Instrutores de Primeiros Socorros (FiPS) | Nível 2. (Carga horária: 60h). , Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar, IBRAPH, Brasil.
2023 - 2023
SBV, os 4 passos que salvam vidas. (Carga horária: 5h). , Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar, IBRAPH, Brasil.
2023 - 2023
Primeiros socorros em acidentes com animais de importância em saúde. (Carga horária: 12h). , Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar, IBRAPH, Brasil.
2023 - 2023
Primeiros Socorros com ênfase na Lei Lucas. (Carga horária: 10h). , Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar, IBRAPH, Brasil.
2023 - 2023
Restrição de movimentos da coluna no APH. (Carga horária: 10h). , Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar, IBRAPH, Brasil.
2022 - 2023
Pesquisa e Publicações Científicas. (Carga horária: 15h). , Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Primeiros Socorros Infantil - Lei Lucas. (Carga horária: 360h). , Instituto Brasileiro de Ensino e Aprimoramento Profissional, INEAP, Brasil.
2019 - 2020
Extensão universitária em Capacitação no Uso e Manejo de Animais de Laboratório. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2007
Prev e cont da resist microb e uso rac de antimic. (Carga horária: 150h). , OPAS,ANVISA,CGLAB, UNIFESP/EPM, OPAS,ANVISA,CGLA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Toxicologia/Especialidade: Toxinologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Aplicada.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Geral.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Histologia aplicada.
Organização de eventos
CARDI, B. A. ; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes . Congresso Brasileiro de Toxinologia 2006. 2006. (Congresso).
Participação em eventos
41 Congresso Norte Nordeste de Cardiologia 27 Congresso Cearense de Cardiologia. Insuficiência cardíaca e exercício físico. 2022. (Congresso).
VI Semana do Direito.Perspectivas médico-jurídicas sobre o uso de células-tronco embrionárias. 2008. (Outra).
II Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE. Toxinolo de Animais Típicos do Semiárido. 2007. (Congresso).
II Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE. Venenos e Secreções Animais com Fontes de Novos Antibióticos. 2007. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Toxinologia.IX Congresso Brasileiro de Toxinologia. 2006. (Simpósio).
XII Congresso Cearense de Cardiologia, III Jornada Cearense de Educação Física em Cardiologia. Palestra: Hipotensão pós-exercício: perspectivas. 2006. (Congresso).
V Semana da Biologia.Biologia dos Animais Peçonhentos. 2004. (Encontro).
WorkShop de Biologia e Toxinologia de Anfíbios.Defesa química de girinos - Palestra. 2004. (Outra).
2º Ciclo de Seminários do Laboratório de Protozoologia do IMTSP/FMUSP.Captação de proteínas irradiadas por macrófagos. 1997. (Seminário).
Seminários Quinzenais do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.Aumento da captação de proteínas irradiadas por macrófagos. 1996. (Seminário).
1º Ciclo de Palestras do Laboratório de Protozoologia do IMTSP/FMUSP.Técnicas imunohistoquímicas. 1995. (Seminário).
1º Ciclo de Palestras do Laboratório de Protozoologia do IMTSP/FMUSP.Técnicas histológicas de rotina. 1995. (Seminário).
1º Ciclo de Palestras do Laboratório de Protozoologia do IMTSP/FMUSP.Técnicas gerais de coloração em Histologia. 1995. (Seminário).
Seminários da disciplina Zoologia IV - Curso de Ciências Biológicas.Artrópodes peçonhentos II - Biologia e mecanismos de ação de suas secreções tóxicas. 1990. (Seminário).
Seminários da Disciplina Zologia IV - Curso de Graduação em Ciências Biológicas.Artrópodes peçonhentos I -biologia e mecanismos de ação de suas secreções tóxicas. 1989. (Seminário).
Participação em bancas
MEDEIROS, R. L.; NASCIMENTO, N. R. F.; CARVALHO, K. M.;CARDI, B. A.. Análise da toxicidade e da segurança farmacológica da telecinobufagina, um analgésico que atua nas dores agudas e crônicas neuropáticas. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas-CCS-UECE) - Universidade Estadual do Ceará.
LIMA, M. A.; BINDA, A. H.;CARDI, B. A.. Potencial nefroprotetor dos ácidos ursólico e oleanólico na injúria renal aguda induzida pelo veneno da serpente Bothrops jararacussu. 2020. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal do Ceará.
CRUZ, G. I. M.; CAMARAO, G. C.;CARDI, B. A.; CARVALHO, K. M.. Atividade antinociceptiva do veneno da serpente Bothrops moojeni na dor neuropática diabética em camundongos. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas-CCS-UECE) - Universidade Estadual do Ceará.
CARVALHO, K. M.; ROCHA, Marcos Fábio G;CARDI, B. A.. Ação antifúngica dos peptídeos leptoctinas-1 e -2 isolados da secreção da pele da rã sul-americana Leptodactylus pentadactylus (LEPTODACTYLIDAE). 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; VASCONCELOS, Silvania Maria Mendes; CAMARÃO, Gisela Costa. Atividade antinociceptiva, em dores agudas, de um novo fator esteroidal extraído da secreção cutânea de Rhinella schneideri. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; PIMENTA, Daniel C; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes. Leptoglicina: um novo peptídeo antimicrobiano rico em glicina/leucina isolado da secreção da pele da rã sul americana Leptodactylus pentadactylus (Leptodactylidae). 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.NASCIMENTO, Nilberto Robson Falcão Do; Magalhães. PJC. Efeitos de um peptídeo isolado do veneno de Crotalus durissus cascavella em íleo de cobaio e pressão arterial de ratos com hipertensão renovascular. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; VASCONCELOS, Silvânia Maria Mendes; CAMARÃO, Gisela Costa. Estudo de um novo fator com atividade antinociceptiva extraído da secreção cutânea de Rhinella jimi. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; VASCONCELOS, Silvania Maria Mendes; CAMARÃO, Gisela Costa. Atividade antinociceptiva de um componente bioativo presente no veneno do sapo Rhinella jimi sobre dor neuropática experimental. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; CARVALHO, K. M.; Moretti-Ferreira, D.. Análise citogenética de pacientes com suspeita de síndrome de Ullrich-Turner no estado do Ceará-Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Estadual do Ceará.
HONÓRIO JR, J. E. R.; Campello, CC; CARVALHO, K. M.;CARDI, B. A.. Avaliação da biodistribuição, em tecidos cutâneos de anuros, de uma toxina protéica isolada da secreção da pele da rã Leptodactylus pentadactylus (Laurenti, 1768). 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará.
VASCONCELOS, Silvania Maria Mendes; CARVALHO, K. M.;CARDI, B. A.. Estudo de um fator antinociceptivo de ação periférica extraído do veneno da serpente Crotalus durissus collilineatus. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; Fonteles, CSR; CAMARÃO, Gisela Costa. Associação de um novo anestésico local isolado do Bufo paracnemis com anestésicos locais clássicos: uma estratégia para aumento dos efeitos anestésicos e atenuação dos efeitos colaterais. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.CARVALHO, Krishnamurti de Morais; VASCONCELOS, Silvânia Maria Mendes. Descoberta de uma substância com atividade analgésica periférica isolada do veveno da serpente Crotalus durissus collilineatus. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará.
CORTEZ FILHO, J. J.;CARDI, B. A.; CAMARÃO, Gisela Costa;CARVALHO, Krishnamurti de Morais. Estudos farmacológicos de uma nova substância anestésica local isolada do veneno da pele de Bufo paracnemis (amphibia, Anura). 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará.
AMARAL, P. C.;CARDI, B. A.; CAMARÃO, Gisela Costa;CARVALHO, Krishnamurti de Morais. Estudo da atividade edematogênica e dos efeitos de substâncias bioativas oriundas da anêmona marinha Bunodosoma cangicum na contratilidade do músculo liso aórtico de rato. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará.
YUNES, A. N. A.;CARDI, B. A.; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes; CAMARÃO, Gisela Costa. Purificação, caracterização e estudos cinéticos de uma nova metaloendopeptidase que inativa peptídios opióides, presente nas secreções da pele da espécie Bufo paracnemis. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará.
EVANGELISTA, J. S. A. M.CARDI, B. A.; CAMARÃO, Gisela Costa; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes. Purificação e estudos farmacológicos de uma nova toxina protéica isolada da pele da rã Leptodactylus pentadactylus. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará.
EVANGELISTA, I. L.;CARDI, B. A.; MONTEIRO, Helena Serra Azul; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes. Estudos farmacológicos e ensaios clínicos em Medicina Veterinária de um novo anestésico local isolado do sapo Bufo paracnemis. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará.
FEITOSA, G. I. M. C.; PEREIRA, M. G.; CAMARAO, G. C.; VASCONCELOS, S. M. M.;CARDI, B. A.; CARVALHO, K. M.. Atividade antinociceptiva da telecinobufagina em dores aguda e crônica neuropática. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas-CCS-UECE) - Universidade Estadual do Ceará.
CARVALHO, K. M.; CAMARAO, G. C.; SANTOS, C. F.; NASCIMENTO, N. R.;CARDI, B. A.. Efeito da administração crônica do óleo de copaíba na dor neuropática diabética em camundongos. 2015. Tese (Doutorado em Biotecnologia - RENORBIO) - Universidade Estadual do Ceará.
FREITAS, C. I. A.;CARDI, B. A.; LIMA, A. Â. M.; LOTUFO, L. V. C.; TEIXEIRA, M. F. S.; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes. Estudo sobre a atividade antimicrobiana de substâncias extraídas e purificadas de exsudatos de anfíbios. 2003. Tese (Doutorado em Farmacologia) - Universidade Federal do Ceará.
ANJOS, F. B.;CARDI, B. A.; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes; CAVALHEIRO, E.; MAURÍCIO. Purificação e estudos farmacológicos de uma nova neurotoxina protéica da pele de Leptodactylus pentadactylus. 2000. Tese (Doutorado em Farmacologia) - Universidade Federal do Ceará.
NOGUEIRA, R. M. D.;CARDI, B. A.; JARED, C.; MONTEIRO, Helena Serra Azul; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes. Status epilepticus induzido por marinobufagina, uma susbtância isolada das glândulas parotóides de Bufo paracnemis, Lutz. 2000. Tese (Doutorado em Farmacologia) - Universidade Federal do Ceará.
CARVALHO, K. M.; Albuquerque. AAC;NASCIMENTO, Nilberto Robson Falcão DoCARDI, B. A.. Estudo dos efeitos do veneno bruto e suas frações peptídicas de cascavel (Crotalus durissus cascavella) sobre a memória de camundongos. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará.
CARVALHO, K. M.; Aragão, G; SANTOS, CLÁUDIA F.;CARDI, B. A.. Estudo de um novo fator com atividade antinociceptiva extraído do veneno de Crotalus durissus collilineatus, serpente típica do centro-oeste brasileiro. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará.
CARVALHO, K. M.; Aragão, G; SANTOS, CLÁUDIA F.;CARDI, B. A.. Avaliação do potencial analgésico do veneno da serpente Bothrops moojeni. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; SOARES, Paula Matias; Ferraz, ASM. Levantamento do perfil neuromuscular de atletas de Futsal adulto de Fortaleza-CE. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Treinamento Esportivo) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; SOARES, Paula Matias; MACHADO, A. A. N.. Níveis glicêmicos em portadores de diabetes antes e após uma sessão de exercício físico. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Treinamento Esportivo) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; SOARES, Paula Matias; MACHADO, A. A. N.. Treinamento combinado adaptado ao ciclo menstrual em mulheres jovens: influência sobre a composição coporal e força de membros superiores e inferiores. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Treinamento Esportivo) - Universidade Estadual do Ceará.
Fernandes, IS; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de; SOARES, Paula Mathias;CARDI, B. A.. O impacto do endurance e do treinamento resistido na qualidade de vida do idoso: uma análise comparativa. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ativ física e qualidade de vida na terceira idade) - Universidade Estadual do Ceará.
SILVA, Silvia Maria da; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de; GURGEL, Luilma Albuquerque;CARDI, B. A.. Utilização de exercícios físicos na reabilitação de idosos cardíacos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ativ física e qualidade de vida na terceira idade) - Universidade Estadual do Ceará.
Bastos, DM; SOARES, Paula Mathias; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de;CARDI, B. A.. Levantamento bibliográfico sobre a prescrição de atividade física para idosos hipertensos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ativ física e qualidade de vida na terceira idade) - Universidade Estadual do Ceará.
Martins, MG; Oliveira, ARC; Parente, FAC;CARDI, B. A.. Lazer: contribuição para a saúde na terceira idade. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ativ física e qualidade de vida na terceira idade) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; SILVA, Antônio de Pádua Valença da; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de. Teste de caminhada em pacientes idosos com insuficiência cardíaca que aguardam transplante. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde do Idoso) - Universidade Estadual do Ceará.
SILVA, E. C. E.;CARDI, B. A.. Hipertrofia muscular no treinamento de força: influência da proteína na dieta. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Nutrição e Exercício Físico) - Universidade Estadual do Ceará.
BEZERRA, I. J.;CARDI, B. A.; LOUREIRO, A. C. C.. Gasto energético total durante exercício físico: uma revisão narrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.
MACHADO, A. A. N.; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de;CARDI, B. A.. A influência crônica do alongamento muscular ativo pré e pós exercício na flexibilidade dos músculos da cadeia posterior. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.
MACHADO, A. A. N.; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de;CARDI, B. A.. Análise da aptidão física relacionada a performance de atletas amadores de jiu-jitsu - Monografia de conclusão do curso de Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.
LOUREIRO, A. C. C.;CARDI, B. A.. Caracterização de enzimas antioxidantes nas fibras vermelhas do músculo gastrocnêmio de animais submetidos a diferentes volumes de treinamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; MENDONÇA, Antônio Deison da Silva; LIMA, MGA. Tática de captura e subjugação de presas pela serpente cascavel Crotalus durissus cascavella Wagler, 1824, em cativeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; CARVALHO, K. M.; PANTOJA, LDM. Peptídeos extraídos de anfíbios: uma nova perspectiva frente à resistância microbiana. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.
Sousa, FR; FREIRE, J. C.;CARDI, B. A.. Qualidade de vida: uma coomparação entre os estudantes de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará e da Albany State University. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.
Sousa, FR; FREIRE, J. C.;CARDI, B. A.. Esportes de aventura na natureza: da prática ao mercado de trabalho na perspectiva dos estudantes do curso de Educação Física da UECE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.
GURGEL, Luilma Albuquerque; Ferraz, ASM;CARDI, B. A.. O impacto da ginástica laboral sobre a qualidade de vida de funcionários do SESC-Fortaleza. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.
SOUZA JUNIOR, A. U.; Ferraz, ASM;CARDI, B. A.. Motivos que levam os profissionais da área da natação a iniciarem o ensino da mesma pelo nado crawl. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.
Rodrigues, RF; Sousa, FR; Oliveira, ARC;CARDI, B. A.. EStudo da composição corporal de atletas de natação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Físca) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; GURGEL, Luilma Albuquerque; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de. A importância do exercício físico para capacidade funcional do idoso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Físca) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; GURGEL, Luilma Albuquerque; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de. Investigaçãos dos efeitos da hidroginástica sobre o equilíbrio, o risco de quedas e o IMC de mulheres na terceira idade: um estudo no SESC-Fortaleza. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Físca) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; GURGEL, Luilma Albuquerque; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de. Os benefícios dos exercícios físicos para a artrite reumatóide. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Físca) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; GURGEL, Luilma Albuquerque; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de. Análise do perfil cineantropométrico e da aptidão física de estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadula do Ceará. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Físca) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; GURGEL, Luilma Albuquerque; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de. Os benefícos da prática da hidroginástica na terceira idade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Físca) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.. Atividade farmacológica do extrato bruo da Ipomea asarifolia em diversas preparações biológicas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de; GURGEL, Luilma Albuquerque. O exercício físico como modalidade terapêutica durante a gestação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Físca) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de; GURGEL, Luilma Albuquerque. Caracterização antropométrica e da pressão arterial de mergulhadores de resgate do Núcleo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Físca) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de; GURGEL, Luilma Albuquerque. Atividade física para a prevenção e reabilitação de cardiopatas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Físca) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; GURGEL, Luilma Albuquerque; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de. O impacto da ginástica laboral na prevenção de LER/DORT e na qualidade de vida de operadores de caixa de uma companhia brasileira de distribuição. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Físca) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; GURGEL, Luilma Albuquerque; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de. A hidroterapia como coadjuvante no tratamento da doença de Alzheimer. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Físca) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; GURGEL, Luilma Albuquerque; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de. Benefícios de exercícios resistidos (musculação) sobre a incidência de quedas na terceira idade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Físca) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; OLIVEIRA, Ariclécio Cunha de; GURGEL, Luilma Albuquerque. Adaptações cardiovasculares promovidas por exercícios físicos aeróbicos e anaeróbicos em indivíduos hipertensos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Físca) - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; CASCON, Paulo; SALES JÚNIOR, Luis Gonzaga. Estratégias predatórias e antipredatórias de serpentes cascavés (Serpentes, Viperidae: Crotalus). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará.
MARTINS, V. E. P.;CARDI, B. A.; GUEDES, Maria Isabel Florindo; TEIXEIRA, M. F. S.. Resposta imunológica humoral em camundongos swiss imunizados com sorotipo 2 do dengue pela via subcutânea. 2003 - Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, BRUNO A.. Anatomia Humana e Fisiologia Aplicada à Educação Física/Cinesiologia/Estágio Supervisionado em Educação Física - Professor efetivo - curso Educação Física. 2022. Universidade Federal do Ceará.
CARDI, BRUNO A.; RONCARI, C. F.; DAVID, R. B.. Fisiologia humana - Professor assistente - curso Medicina. 2022. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, BRUNO A.; ABREU, G. L. M.; CAMPELLO, C. C.. Histologia e embriologia - Professor Temporário da FUNECE. 2021. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, BRUNO A.; LIMA, E. A.; CAVALCANTE, L. S.. Patologia geral e Fisiologia humana - Professor Temporário - curso Terapia Ocupacional. 2021. Universidade Estadual do Ceará.
FONTENELE, S. M. A.; ARRUDA, E. A. G.;CARDI, B. A.. XXV Seleção Pública para Professor Substituto/Temporário da Fundação Universidade Estadual do Ceará. 2018. Universidade Estadual do Ceará.
GURGEL, Luilma Albuquerque; PEREIRA, E. S.;CARDI, B. A.. XXV Seleção Pública para Professor Substituto/Temporário da Fundação Universidade Estadual do Ceará. 2018.
GURGEL, Luilma Albuquerque; Alves, FAF;CARDI, B. A.. Professor cargo Assistente da área de Metodologia do Ensino de Musculação. 2005. Universidade Estadual do Ceará.
SILVA, Paulo de Tarso Aded da; VASCONCELOS, Silvania Maria Mendes; CAMARÃO, Gisela Costa;CARDI, B. A.. Exame de qualificação de mestrado do aluno Paulo Tárcio Aded da Silva intitulado. 2008. Universidade Estadual do Ceará.
CARVALHO, Isabella Fernandes; VASCONCELOS, Silvania Maria Mendes; CAMARÃO, Gisela Costa;CARDI, B. A.. Exame de qualificação de mestrado da aluna Isabella Fernandes Carvalho intitulado. 2008. Universidade Estadual do Ceará.
Pinto, MAF; GADELHA, Marcos Fábio Rocha; CARVALHO, K. M.;CARDI, B. A.. Exame de qualificação de mestrado do aluno Marco antônio França Pinto intitulado. 2008. Universidade Estadual do Ceará.
Pinto, SFN; GADELHA, Marcos Fábio Rocha; CARVALHO, K. M.;CARDI, B. A.. Exame de qualificação de mestrado do aluno Sérgio Felipe de Negreiros Pinto intitulado "Avaliação da atividade antimicrobiana de componentes bioativos presentes em secreções tóxicas de anêmonas marinhas". 2008. Universidade Estadual do Ceará.
MACHADO, A. A. N.; Albuquerque. AAC; Ceccato, VA;CARDI, B. A.. Exame de qualificação de Mestrado do aluno André Accioly Nogueira intitulado. 2008. Universidade Estadual do Ceará.
Silva, BAC; ASSREUY, Ana Maria Sampaio; CARVALHO, K. M.;CARDI, B. A.. Exame de qualificação de Mestrado da aluna Bianca de Aguiar Coelho Silva intitulado "Estudo molecular sobre atrofia muscular espinhal humana". 2007. Universidade Estadual do Ceará.
SOUSA, Juliana Cordeiro; GADELHA, Marcos Fábio Rocha; CARVALHO, K. M.;CARDI, B. A.. Exame de qualificação de Mestrado da aluna Juliana Cordeiro de Sousa intitulado "Estudo de novas substâncias com potencial antimicrobiano isoladas da secreção da pele da rã Leptodactylus pentadactylus". 2006. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.. Comissão de Seleção de Mestraddo Acadêmico em Ciências Fisiológicas. 2005. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.. Comissão de Seleção de Mestrado Acadêmico em Ciências Fisiológicas. 2004. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.CARVALHO, Krishnamurti de Morais; CAMARÃO, Gisela Costa. Exame de qualificação de Mestrado da aluna Rosângela Albuquerque Lopes com projeto intitulado Estudo de novas substâncias com atividade analgésica central, isoladas de venenos de animais típicos do NE brasileiro, na avaliação do limiar de dor da polpa dentária de coelho. 2004. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes; GUEDES, Maria Isabel Florindo. Exame de qualificação de Mestrado do aluno José Eduardo Ribeiro Honório Júnior com projeto intitulado Avaliação da biodistribuição, em órgãos e tecidos de camundongos, de uma toxina protéica isolada da pele da rã Leptodactylus pentadactylus (laurenti, 1978). 2004. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes; VASCONCELOS, Silvânia Maria Mendes. Exame de qualificação de Mestrado da aluna Delane Viana Gondim com projeto intitulado Estudo da acupuntura sobre o limiar de dor em polpa dentária de coelho. 2004. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes; VASCONCELOS, Silvânia Maria Mendes. Exame de qualificação de Mestrado da aluna Doris Maria Fernades Carvalho com projeto intitulado Estudo de um novo anestésico local isolado da pele do Bufo paracnemis através de estimulação elétrica da polpa dentária dos incisivos centrais superiores de coelho. 2004. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; GADELHA, Marcos Fábio Rocha; CARVALHO, K. M.. Exame de qualificação de Mestrado da aluna Luciana Magalhães Melo com o projeto Isolamento e estudos farmacológicos de susbtâncias opióides em venenos de três subespécies de cascavéis (crotalus durissus spp). 2003. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; ASSREUY, Ana Maria Sampaio; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes. Exame de qualificação de Mestrado da aluna Cláudia Maria Montenegro com o título Investigação da atividade da fração 8 isolada da secreção da Leptodactylus pentadactylus em aorta isolada de rato. 2003. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; SAMPAIO, H. A. C.; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes. Exame de qualificação de Mestrado do aluno Ricardo de Freitas Lima com o projeto Metabolismo do aspartame em rim siolado filtrante perfundido de rato e seus efeitos no padrão de excreção renal. 2003. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes; ASSREUY, Ana Maria Sampaio. Exame de qualificação de Mestrado do aluno Danilo de Azevedo Batista com o projeto Estudos farmacológicos e de biodistribuição de componentes de baixo peso molecular com ação central presentes no veneno de Crotalus durissus cascavella (Wagler, 1824). 2003. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes; ASSREUY, Ana Maria Sampaio. Exame de qualificação de Mestrado da aluna Patrícia Lima Verde com o projeto Efeitos cardiovasculares. 2003. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes; MAIA, S.. Exame de qualificação de Mestrado da Aluna Patrícia Campelo do Amaral, com o projeto: Purificação em larga escala e estudos farmacológicos de um novo peptídeo neurotóxico (cangitoxina - CGX) isolado da anêmona marinha Bunodosoma cangicum, uma espécie típica do nordeste brasileiro. 2002. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes; MAIA, S.. Exame de qualificação de Mestrado do aluno José Jackson Cortez Filho, com o projeto: Estudo do uso farmacológico de uma nova droga anestésica local isolada a partir do veneno do Bufo paracnemis.. 2002. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes; NOGUEIRA, R. M. D.. Exame de qualificação de Mestrado da aluna Karla Graziella Moreira, com o projeto: Avaliação da atividade antinociceptiva do veneno da serpente Crotalus durissus collilineatus.. 2002. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes; CRIDDLE, D. N.. Exame de qualificação de Mestrado da aluna Socorro Vaneka Pinto Madeira, com o projeto Avaliação dos efeitos do óleo essencial da planta nordestina Ocimum gratissimum L. (Labiatae). 2002. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.. Exame de qualificação de Mestrado da aluna Andrea Neila Araújo Yunes com o título Purificação e identificação de um complexo multicatalítico de metaloendopeptidase da pele do Bufo paracnemis que inativa hormônios peptídeos. 2001. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes. Exame de qualificação de Mestrado da aluna Inez L Evangelista, com o projeto Estudos farmacológicos e ensaios clínicos em Medicina Veterinária de uma substância anestésica local isolada do sapo Bufo paracnemis. 2000. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes. Exame de qualificação de Mestrado da aluna Janaína SAM Evangelista, com o projeto Estudos farmacológicos de uma toxina isolada da pele da rã Leptodactylus pentadactylus. 2000. Universidade Estadual do Ceará.
CARDI, B. A.; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes. Exame de qualificação de Mestrado da aluna Ana Luíza R Ferreira, com o projeto Metabolismo do Aspartame pelo rim siolado não filtrante perfundido de rato. 2000. Universidade Estadual do Ceará.
Orientou
Desintoxicar: prevenção contra intoxicações e envenenamentos; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Ceará; Fundação Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Monitoria na disciplina de Biologia Celular e Molecular; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Emergência para todos: primeiros socorros para a comunidade; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Ceará; Fundação Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Monitoria na disciplina de Biologia Celular e Molecular; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Monitoria na disciplina de Biologia Celular e Molecular; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Monitoria na disciplina de Biologia Celular e Molecular; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Ceará; Fundação Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Atividade antinociceptiva, em dores agudas, de um novo fator esteroidal extraído da secreção cutânea de Rhinella schneideri; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Estudo de componentes bioativos presentes na secreção cutânea de Leptodactylus pentadactylus com atividade antifúngica; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Avaliação qualitativa da atividade antibacteriana de componentes bioativos presentes em secreções tóxicas de anêmonas marinhas; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Estudos sobre a biodistribuição de toxina protéica de Leptodactylus pentadactylus em tecidos e órgãos de camundongos; 2007; 120 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Análise imunofisiológica comparativa entre a crotamina de C; d; cascavella e a de outras subespécies de C; durissus, bem como entre outros componentes com atividade miotóxica presentes em venenos botrópicos; 2005; 90 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Avaliação preliminar das atividades biológicas da secreção da pele de Phrynohyas venulosa (Lautenti, 1768) (Hylidae, Anura, Amphibia); 2002; 80 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Purificação e estudos farmacológicos de uma nova toxina protéica isolada da pele da rã Leptodactylus pentadactylus; 2001; 136 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Fisiologia) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Bruno Andrade Cardi;
Atividade neurotóxica dos venenos de cascavéis brasileiras (Crotalus durissus - Linnaeus, 1758) em mamíferos; 2007; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Utilização de exercícios físicos na reabilitação de idosos cardíacos; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ativ física e qualidade de vida na terceira idade) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Peptídeos extraídos de anfíbios: uma nova perspectiva frente à resistência microbiana; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Avaliação comparativa do parâmetros de trabalho cardíaco de indivíduos sadios e portadores de cardiopatas frente a exercícios aeróbicos e anaeróbicos; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Eduacação Físca) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Estratégias predatórias e antipredatórias de serpentes cascavéis (Serpentes, Viperidae, Crotalinae, Crotalus); 2005; 85 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Benefícios de exercícios resistidos (musculação) sobre a incidência de quedas na terceira idade; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Físca) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
AVALIAçãO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE COMPONENTES BIOATIVOS PRESENTES EM VENENOS E SECREçõES TóXICAS DE ANFíBIOS E SERPENTES TíPICOS DO ESTADO DO CEARá; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Avaliação da atividade antimicrobiana de componentes bioativos presentes em venenos e secreções tóxicas de anfíbios e serpentes típicos do Estado do Ceará; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Estudo do padrão comportamental e alimentar de Crotalus durissus cascavella em cativeiro; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Avaliação da atividade antimicrobiana de componentes bioativos presentes no veneno de Bothrops erythromelas; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE COMPONENTES BIOATIVOS PRESENTES EM VENENOS E SECREÇÕES TÓXICAS DE ANFÍBIOS E SERPENTES TÍPICOS DO ESTADO DO CEARÁ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Avaliação da atividade antimicrobiana de componetes presentes no veneno de aranhas caranguejeiras (Acanthoscurria parahibana); 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Estudo de componentes com atividade antimicrobiana presentes nos venenos de serpentes; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Avaliação da atividade citolítica do extrato, bem como dos componentes bioativos isolados, da anêmona marinha Bunodosoma cangicum; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Técnicas de manejo de escorpiões Tityus stigmurus em cativeiro; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Estudo da atividade miotóxica de venenos animais em modelos in vivo; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Purificação em larga escala, estudos imunológicos e morfofisiológicos de um novo peptídeo neurotóxico (cangitoxina, CGX) isolado da anêmona marinha; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Produção e caracterização de anticorpos policlonais dirigidos para uma toxina protéica isolada da rã Leptodactylus pentadactylus; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Monitoria acadêmica da disciplina de Biologia Celular e Molecular do curso de Medicina da UECE; 2022; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Desintoxicar: prevenção contra intoxicações e envenenamentos; 2022; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
É HORA DE PARAR: não deixe que sua vida vire fumaça; 2021; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Doenças autoimunes na comunidade; 2020; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Bruno Andrade Cardi;
Produções bibliográficas
-
FEITOSA, GEISSY I.M.C. ; CARVALHO, ISABELLA F. ; COELHO, EDIVALDO B.S. ; MONTEIRO, MARLA R.B. ; MEDEIROS, RAFAEL L. ; CARVALHO, ELLAINE D.F. ; A. SILVA, PAULO T. ; CARVALHO, DÓRIS M.F. ; UCHOA, DANIEL E.A. ; SILVEIRA, EDILBERTO R. ; SANTOS, CLÁUDIA F. ; NASCIMENTO, NILBERTO R. ; CARVALHO, MARIA-DENISE F. ; CARDI, BRUNO A. ; CARVALHO, KRISHNAMURTI M. . Potent nonopioid antinociceptive activity of telocinobufagin in models of acute pain in mice. PAIN Reports , v. 4, p. e791, 2019.
-
GODINHO, ALANA N. ; COSTA, GRACIANA T. ; OLIVEIRA, NÁDIA O. ; CARDI, BRUNO A. ; UCHOA, DANIEL ESDRAS A. ; SILVEIRA, EDILBERTO R. ; QUINTAS, LUIS EDUARDO M. ; NOËL, FRANÇOIS G. ; FONTELES, MANASSÉS C. ; CARVALHO, KRISHNAMURTI M. ; SANTOS, CLÁUDIA F. ; LESSA, LUCÍLIA M.A. ; DO NASCIMENTO, NILBERTO R.F. . Effects of cardiotonic steroids on isolated perfused kidney and NHE3 activity in renal proximal tubules. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-GENERAL SUBJECTS , v. 1861, p. 1943-1950, 2017.
-
LOPES, DENISE M. ; JUNIOR, NORBERTO E.G. ; COSTA, PAULA P.C. ; MARTINS, PATRÍCIA L. ; SANTOS, CLÁUDIA F. ; CARVALHO, ELLAINE D.F. ; CARVALHO, MARIA D.F. ; Pimenta, Daniel C. ; CARDI, BRUNO A. ; FONTELES, MANASSÉS C. ; NASCIMENTO, NILBERTO R.F. ; CARVALHO, KRISHNAMURTI M. . A new structurally atypical bradykinin-potentiating peptide isolated from Crotalus durissus cascavella venom (South American rattlesnake). TOXICON , v. 90, p. 36-44, 2014.
-
Arnaud-Batista, F. J. ; Costa, G. T. ; de Oliveira, I. M. B. ; Costa, P. P. C. ; Santos, C. F. ; Fonteles, M. C. ; Uchoa, D. E. ; Silveira, E. R. ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, K. M. ; Amaral, L. S. ; Pocas, E. S. C. ; Quintas, L. E. M. ; Noel, F. ; Nascimento, N. R. F. . The natriuretic effect of bufalin in isolated rat kidneys involves activation of the Na+/K+-ATPase-Src kinase pathway. American Journal of Physiology. Renal Physiology , v. x, p. x/x, 2012.
-
Sousa, Juliana C. ; Berto, Raquel F. ; Gois, Elicélia A. ; Fontenele-Cardi, Nauíla C. ; Honório-Júnior, José E.R. ; KONNO, Katsuhiro ; RICHARDSON, Michael ; Rocha, Marcos F.G. ; Camargo, Antônio A.C.M. ; Pimenta, Daniel C. ; CARDI, B. A. . Leptoglycin: A new Glycine/Leucine-rich antimicrobial peptide isolated from the skin secretion of the South American frog Leptodactylus pentadactylus (Leptodactylidae). Toxicon , p. 1-10, 2009.
-
LIMAVERDE, Patrícia T ; NASCIMENTO, Nilberto Robson Falcão Do ; EVANGELISTA, J. S. A. M. ; TOMÉ, Adriana R ; FONTELES, Manassés Claudino ; SANTOS, Cláudia Ferreira ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, Krishnamurti de Morais . Isolation and pharmacological effects of leptoxin, a novel proteic toxin from Leptodactylus pentadactylus skin secretion. TOXICON , v. 54, p. 531-538, 2009.
-
CUNHA, R. B. ; SANTANA, A. N. ; AMARAL, P. C. ; CARVALHO, M. D. ; CARVALHO, D. M. ; CAVALHEIRO, E. A. ; MAIGRET, B. ; RICART, C. A. ; CARDI, B. A. ; SOUSA, M. V. ; CARVALHO, K. M. . Primary structure, behavioral and electroencephalographic effects of an epileptogenic peptide from the sea anemone Bunodosoma cangicum. TOXICON , v. 45, n.00, p. 207-217, 2005.
-
SOARES, Paula Mathias ; LIMA, S R ; MATOS, S G ; ANDRADE, M M ; PATROCÍNIO, Manuel Cáudio Do ; FREITAS, C D de ; RAMOS, M V ; CRIDDLE, D N ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, Krishnamurti de Morais ; ASSREUY, Ana Maria ; VASCONCELOS, Silvania Mendes . Antinociceptive activity of Calotropis procera latex in mice. JOURNAL OF ETHNOPHARMACOLOGY , v. 99, n.1, p. 125-129, 2005.
-
BARONE, A. A. ; TOSTA, R. A. B. ; TENGAN, F. M. ; MARINS, J. H. C. ; CAVALHEIRO, N. P. ; CARDI, B. A. . Are anti-interferon antibodies the cause of failure in chronic HCV hepatites treatment?. Brazilian Journal of Infectious Diseases , Salvador - BA, v. 8, n.1, p. 10-17, 2004.
-
CARDI, B. A. ; NASCIMENTO, N. ; ANDRADE JR, H. F. . Irradiation of Crotalus durissus terrificus crotoxin with 60Co gamma-rays induces its uptake by macrophages through scavenger receptors. International Journal Of Radiation Biology, Londres, v. 73, n.5, p. 557-564, 1998.
-
CARDI, B. A. ; ANDRADE JR, H. F. ; ROGERO, J. R. ; NASCIMENTO, N. . Differential biodistribution of native and 2 kGy 60Co irradiated crotoxin in tissues of CBA/J mice. Natural Toxins, Londres, v. 6, p. 19-25, 1998.
-
PINHO, J. R. R. ; CARDI, B. A. ; ANDRADE JR, H. F. ; BARR, P. J. ; BATHURST, I. C. ; VICENTE, E. J. ; SCHENBERG, A. C. G. . Immunogenic properties of the M. leprae recombinant 18-KDa antigen purified from Saccharomyces cerevisiae: enhancement of delayed-type hypersensitivity after gamma-irradiation. International Journal of Leprosy and other Mycobacterial Diseases , v. 63, n.3, p. 381-390, 1995.
-
CARDI, B. A. ; NASCIMENTO, N. ; ROGERO, J. R. ; ANDRADE JR, H. F. . Immunochemical detection of purified crotoxin from Crotalus durissus terrificus venom in the motor end plate fo striated muscle in CBA/J mice. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , 1992, v. 25, p. 905-908, 1992.
-
ANDRADE, L. R. V. ; CARDI, B. A. . Estrutura organizacional de um programa de prevenção de acidentes com animais peçonhentos. 1. ed. Juiz de Fora - MG: Secretaria de Estado da Saúde - Diretoria Regional de Saúde de Juiz de Fora - MG, 1989. v. 1. 48p .
-
CARDI, B. A. ; ALMEIDA, M. I. . Extensão universitária: contributo para formação acadêmica e comunidade. In: Almeida, MI; Fernandes, PFCBC; Silva, MG. (Org.). Medicina da UECE: 20 anos marcos históricos. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2024, v. , p. 169-187.
-
JORGE, M. S. B. ; CARDI, B. A. ; TORRES, M. N. B. F. ; BEZERRA, D. C. ; SOUZA, S. S. ; CASTRO, D. B. ; ALMEIDA, M. I. . A monitoria na formação acadêmica dos cusos de saúde. In: Almeida, MI; Fernandes, PFCBC; Silva, MG. (Org.). Medicina da UECE: 20 anos marcos históricos. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2024, v. , p. 120-138.
-
Oliveira, PPA ; Rocha, AKA ; Fernandes, C ; CARDI, BRUNO A. . IMPORTÂNCIA DA MICROBIOTA INTESTINAL PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS METABÓLICAS E GASTROINTESTINAIS. In: Katia Fernanda Alves Moreira; Adriana Tavares Hang; Cleson Oliveira de Souza; Daiana Evangelista Rodrigues Ferreira; Jandra Cibele Rodrigues de Abrantes Pereira Leite; Janne Cavalcante Monteiro. (Org.). Abordagens em medicina [livro eletrônico]: avanços científicos, tecnológicos e sociais. 1ed.Campina Grande: Amplla, 2022, v. , p. 484-495.
-
NASCIMENTO, N. R. ; FONTELES, Manassés Claudino ; ROCHA, E. A. ; CARDI, B. A. . Antiarrítmicos. In: Zanini, AC; Oga, S; Batistuzzo, JAO. (Org.). Farmacologia Aplicada. 6ed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2018, v. , p. 197-217.
-
ALBUQUERQUE., P. L. M. M. ; CARDI, B. A. . Animais peçonhentos do Ceará. In: Polianna Lemos Moura Moreira Albuquerque. (Org.). Intoxicações agudas: guia prático para o tratamento. 1ed.Fortaleza: Soneto Editora, 2017, v. , p. 57-72.
-
MAGALHAES, P. R. P. ; PESSOA, I. T. ; SOUSA, G. C. S. ; ARAUJO, L. M. ; MAIA, A. G. B. ; CARDI, B. A. . Projeto de Extensão em Toxicologia: relato preliminar de experiência de alunos de Medicina. In: XXVII Semana Universitária da UECE, 2022, Fortaleza. Anais da XXVII Semana Universitária da UECE, 2022.
-
PEREIRA, N. S. ; SILVA, F. D. V. ; OLIVEIRA, L. L. ; MEDEIROS, P. D. P. ; CARDI, BRUNO A. . Experiência no programa de monitoria acadêmica da disciplina de Biologia Celular e Molecular - Execução e impactos na aprendizagem. In: XXVII Semana Universitária da UECE, 2022, Fortaleza. Anais da XXVII Semana Universitária da UECE, 2022.
-
ALVES, A. S. G. ; SILVA, B. A. A. ; CARDI, B. A. . Cigarro eletrônico: a luta contra o tabagismo continua! Relato de experiência de um projeto de extensão. In: XXVII Semana Universitária da UECE, 2022, Fortaleza. Anais da XXVII Semana Universitária da UECE, 2022.
-
ALVES, A. S. G. ; CARDI, B. A. . Educação em saúde no combate ao tabagismo no Brasil: ações de um projeto de extensão. In: XXVI Semana Universitária da UECE, 2021. Anais da XXVI Semana Universitária da UECE, 2021.
-
FREITAS, S. F. ; CARVALHO, I. F. ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, M. D. F. ; CARVALHO, D. M. F. ; CARVALHO, K. M. . Comparison of the local anesthetic effects on tooth pulp stimulation of a bufodienolide isolated from Bufo paracnemis venom with those of lidocaine and bupivacaine. In: VII Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 2002, Pirenópolis (GO), 2002.
-
EVANGELISTA, J. S. M. ; HONÓRIO JÚNIOR, J. E. R. ; FALCÃO, N. R. ; OLIVEIRA, R. G. S. ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, K. M. . Isolation of a new toxic protein from the Leptodactylus pentadactylus (Amphibia, Anura) skin secretion. In: VII Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 2002, Pirenópolis (GO), 2002.
-
EVANGELISTA, J. S. A. M. ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes . Purificação de uma nova toxina protéica isolada da pele da rã Leptodactylus pentadactylus. In: XVI Reunião da FESBE, 2001, Caxambu - MG, 2001.
-
CARDI, B. A. ; NASCIMENTO, N. ; ANDRADE JR, H. F. . Differential uptake of irradiated crotoxin by CBA/J mice peritoneal macrophages and its inhibition by Probucol. In: IV ENAN - Encontro Nacional de Aplicações Nucleares, 1997, Poços de Caldas - MG. Anais do IV ENAN - Encontro Nacional de Aplicações Nucleares, 1997.
-
SPENCER, P. J. ; NASCIMENTO, N. ; PAULA, R. A. ; CARDI, B. A. ; ROGERO, J. R. . Cross-reactivity and phospholipase A2 neutralization ability of anti-irradiated Bothrops jararaca venom antibodies. In: III ENAN - Encontro Nacional de Aplicações Nucleares, 1995, Águas de Lindóia - MG. Anais do III ENAN - Encontro Nacional de Aplicações Nucleares, 1995. v. I. p. 129-133.
-
NASCIMENTO, N. ; CLISSA, P. B. ; ANDRADE JR, H. F. ; ANDRIANI, E. P. ; CARDI, B. A. ; CAMILLO, M. A. P. ; ROGERO, J. R. . Uso de traçador radioativo para o estudo de biodistribuição de diferentes toxinas animais. In: II ENAN - Encontro Nacional de Aplicações Nucleares, 1993, Caxambu, MG. Anais II ENAN - Encontro Nacional de Aplicações Nucleares, 1993. v. I.
-
OLIVEIRA, BCA ; BARRETO, JC ; BASTOS, MCA ; OLIVEIRA, GCA ; CARDI, B. A. . Emergências psicológicas no ambiente escolar: uma revisão integrativa e qualitativa sobre protocolos e estratégias de intervenção. In: XXX Semana Universitária da UECE, 2025, Fortaleza, CE. XXX Semana Universitária da UECE, 2025.
-
ARGOLLO, FC ; BASTOS, MCA ; NORONHA, J. M. R. ; REIS, GWG ; CRISOSTOMO, A. C. O. ; CARDI, B. A. . Salvar vidas antes do hospital: o papel crucial da ressuscitação cardiopulmonar de qualidade. In: XXX Semana Universitária da UECE, 2025, Fortaleza, CE. XXX Semana Universitária da UECE, 2025.
-
REIS, GWG ; NORONHA, J. M. R. ; ALVES, M. J. P. M. ; CORREIA NETO, M. M. ; ARGOLLO, FC ; CARDI, B. A. . O Encontro Doloroso com Águas-Vivas: Aspectos Clínicos, Epidemiológicos e Estratégias de Prevenção no Brasil. In: XXX Semana Universitária da UECE, 2025, Fortaleza, CE. XXX Semana Universitária da UECE, 2025.
-
NORONHA, J. M. R. ; ALVES, M. J. P. M. ; CRISOSTOMO, A. C. O. ; LOPES NETO, JO ; REIS, GWG ; CARDI, B. A. . Projeto Desintoxicar ? Ano 4: Experiência Extensionista na Prevenção de Intoxicações e Envenenamentos. In: XXX Semana Universitária da UECE, 2025, Fortaleza, CE. XXX Semana Universitária da UECE, 2025.
-
NORONHA, J. M. R. ; ALVES, M. J. P. M. ; CRISOSTOMO, A. C. O. ; LOPES NETO, JO ; REIS, GWG ; CARDI, B. A. . Intoxicação infantil acidental: causas comuns e medidas de prevenção. In: XXX Semana Universitária da UECE, 2025, Fortaleza, CE. XXX Semana Universitária da UECE, 2025.
-
BARRETO, JC ; OLIVEIRA, BCA ; BASTOS, MCA ; OLIVEIRA, G. C. A. ; CARDI, B. A. . Afogamentos no Brasil: números atuais e medidas para evitar tragédias. In: XXX Semana Universitária da UECE, 2025, Fortaleza, CE. XXX Semana Universitária da UECE, 2025.
-
ALVES, M. J. P. M. ; PESSOA, I. T. ; CORREIA NETO, M. M. ; LIMA, M. B. ; NORONHA, J. M. R. ; CARDI, B. A. . Uso recreativo de drogas sintéticas: cenário atual e caminhos para enfrentamento. In: XXX Semana Universitária da UECE, 2025, Fortaleza, CE. XXX Semana Universitária da UECE, 2025.
-
LIMA, M. B. ; OLIVEIRA, GCA ; SANTOS, VIN ; CARDI, B. A. . Cigarros eletrônicos: Vapor ou Ilusão? Os Verdadeiros Riscos dos Cigarros Eletrônicos. In: XXX Semana Universitária da UECE, 2025, Fortaleza, CE. XXX Semana Universitária da UECE, 2025.
-
BASTOS, MCA ; CARDI, B. A. . Engasgo no Ambiente Escolar: Prevenção e Conduta em Primeiros Socorros. In: XXX Semana Universitária da UECE, 2025, Fortaleza, CE. XXX Semana Universitária da UECE, 2025.
-
BASTOS, MCA ; OLIVEIRA, BCA ; ARGOLLO, FC ; BARRETO, JC ; OLIVEIRA, GCA ; CARDI, B. A. . Projeto ?Emergência para Todos? ? Ano III: Relato de Experiência no Contexto da Iniciação Artística Universitária. In: XXX Semana Universitária da UECE, 2025, Fortaleza, CE. XXX Semana Universitária da UECE, 2025.
-
CORREIA NETO, M. M. ; CARDI, B. A. . Alcoolismo precoce: como o consumo na adolescência pode moldar o adulto dependente. In: XXX Semana Universitária da UECE, 2025, Forteleza, CE. XXX Semana Universitária da UECE, 2025.
-
LOPES NETO, JO ; ALVES, M. J. P. M. ; CRISOSTOMO, A. C. O. ; NORONHA, J. M. R. ; REIS, GWG ; CARDI, B. A. . Acidentes com Escorpiões: Prevenção e Primeiros Socorros para uma Resposta Rápida e Segura. In: XXX Semana Universitária da UECE, 2025, Fortaleza, CE. XXX Semana Universitária da UECE, 2025.
-
MAIA, PCM ; RUSCHEL SOUZA, JG ; MENEZES, JHA ; CARDI, B. A. . Estratégias de ensino para a monitoria acadêmica de biologia celular e molecular: Um relato de experiência. In: XXX Semana Universitária da UECE, 2025, Fortaleza, CE. XXX Semana Universitária da UECE, 2025.
-
ALMEIDA, VLV ; CARDI, B. A. . Marcas que Vão Além da Pele: Uma Análise das Queimaduras, Seus Desdobramentos e o Papel dos Primeiros Socorros no Prognóstico. In: XXX Semana Universitária da UECE, 2025, Fortaleza, CE. XXX Semana Universitária da UECE, 2025.
-
ALVES, M. J. P. M. ; PESSOA, I. T. ; CORREIA NETO, M. M. ; LIMA, M. B. ; NORONHA, J. M. R. ; CARDI, B. A. . PROJETO DESINTOXICAR: PREVENÇÃO DE INTOXICAÇÕES E ENVENENAMENTOS - ANO 3: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA. In: XXIX Semana Universitária da UECE, 2024, Fortaleza. Anais da XXIX Semana Universitária da UECE, 2024.
-
CASTRO, L. ; PONTES, I. L. ; OLIVEIRA, G. C. A. ; MOITA, S. M. ; CARDI, B. A. . A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO E DOS PRIMEIROS SOCORROS EM CASOS DE AFOGAMENTOS. In: XXIX Semana Universitária da UECE, 2024, Fortaleza. Anais da XXIX Semana Universitária da UECE, 2024.
-
CASTRO, L. ; PONTES, I. L. ; OLIVEIRA, G. C. A. ; MOITA, S. M. ; CARDI, B. A. . PROJETO DE EXTENSÃO 'EMERGÊNCIA PARA TODOS - PRIMEIROS SOCORROS NA COMUNIDADE': A EDUCAÇÃO EM SAÚDE SALVA VIDAS. In: XXIX Semana Universitária da UECE, 2024, Fortaleza. Anais da XXIX Semana Universitária da UECE, 2024.
-
CORREIA NETO, M. M. ; CRISOSTOMO, A. C. O. ; ALVES, M. J. P. M. ; NORONHA, J. M. R. ; LIMA, M. B. ; CARDI, B. A. . AVALIAÇÃO SOBRE OS RISCOS À SAÚDE ASSOCIADOS AO USO ABUSIVO DE MACONHA. In: XXIX Semana Universitária da UECE, 2024, Fortaleza. Anais da XXIX Semana Universitária da UECE, 2024.
-
CRISOSTOMO, A. C. O. ; ALVES, M. J. P. M. ; CORREIA NETO, M. M. ; PESSOA, I. T. ; NORONHA, J. M. R. ; CARDI, B. A. . DOMISSANITÁRIOS: O PERIGO QUE TEMOS EM CASA, MAS NÃO SABEMOS. In: XXIX Semana Universitária da UECE, 2024, Fortaleza. Anais da XXIX Semana Universitária da UECE, 2024.
-
LIMA, M. B. ; NORONHA, J. M. R. ; PAULA, J. S. ; CORREIA NETO, M. M. ; ALVES, M. J. P. M. ; CARDI, B. A. . ENSINANDO MÉTODOS DE DESENGASGO DE CRIANÇAS: UM CONHECIMENTO SIMPLES QUE PODE SALVAR VIDAS. In: XXIX Semana Universitária da UECE, 2024, Fortaleza. Anais da XXIX Semana Universitária da UECE, 2024.
-
MOITA, S. M. ; CASTRO, L. ; SANTOS, V. I. N. ; CARDI, B. A. . RCP DE QUALIDADE: CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO LEIGA. In: XXIX Semana Universitária da UECE, 2024, Fortaleza. Anais da XXIX Semana Universitária da UECE, 2024.
-
VASCONCELOS, J. L. ; SOUZA, J. G. R. ; OLIVEIRA, N. A. C. ; SANTOS, D. P. ; CARDI, B. A. . A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA MONITORIA ACADÊMICA DE BIOLOGIA MOLECULAR E CELULAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XXIX Semana Universitária da UECE, 2024, Fortaleza. Anais da XXIX Semana Universitária da UECE, 2024.
-
NORONHA, J. M. R. ; ALVES, M. J. P. M. ; PAULA, J. S. ; CRISOSTOMO, A. C. O. ; LIMA, M. B. ; CARDI, B. A. . A NOVA FACETA DO TABAGISMO: O RISCO DO USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS ENTRE ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS. In: XXIX Semana Universitária da UECE, 2024, Fortaleza. Anais da XXIX Semana Universitária da UECE, 2024.
-
PONTES, I. L. ; CASTRO, L. ; CARDI, B. A. . ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE QUEDAS EM IDOSOS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2019 A 2024: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO. In: XXIX Semana Universitária da UECE, 2024, Fortaleza. Anais da XXIX Semana Universitária da UECE, 2024.
-
PAULA, J. S. ; ALVES, M. J. P. M. ; CORREIA NETO, M. M. ; CRISOSTOMO, A. C. O. ; LIMA, M. B. ; CARDI, B. A. . AVALIAÇÃO DOS ACIDENTES CAUSADOS POR ESCORPIÕES NO ANO DE 2023 NO ESTADO DO CEARÁ. In: XXIX Semana Universitária da UECE, 2024, Fortaleza. Anais da XXIX Semana Universitária da UECE, 2024.
-
ANDRADE, J. C. C. ; PESSOA, I. T. ; LIMA, M. B. ; MAGALHAES, P. R. P. ; NORONHA, J. M. R. ; CARDI, B. A. . O uso do cigarro eletrônico e seu efeito toxico no sistema respiratório: uma revisão integrativa. In: XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023, Fortaleza. Anais da XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023.
-
CASTRO, L. ; MOITA, S. M. ; CARDOSO, A. N. ; MAGALHAES, P. R. P. ; CARDI, B. A. . A importância dos primeiros socorros em vítimas de queimaduras: uma intervenção inicial correta pode salvar vidas. In: XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023, Fortaleza. Anais da XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023.
-
VERDE, M. C. Q. L. ; VASCONCELOS, J. L. ; LIMA, M. B. ; OLIVEIRA, N. A. C. ; CARVALHO, Maria Denise Fernandes ; CARDI, B. A. . A Importância da Biologia Celular e Molecular e o Papel da Monitoria como modalidade de ensino complementar: um relato de experiência. In: XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023, Fortaleza. Anais da XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023.
-
LIMA, M. B. ; PESSOA, I. T. ; NORONHA, J. M. R. ; ANDRADE, J. C. C. ; MAGALHAES, P. R. P. ; CARDI, B. A. . O uso excessivo de drogas estimulantes por estudantes de Medicina no Brasil: um problema ainda a ser resolvido. In: XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023, Fortaleza. Anais da XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023.
-
MOITA, S. M. ; MAGALHAES, P. R. P. ; CASTRO, L. ; CARDOSO, A. N. ; CARDI, B. A. . Projeto de Iniciação Artística ?Emergência para todos: primeiros socorros na comunidade?. In: XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023, Fortaleza. Anais da XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023.
-
NORONHA, J. M. R. ; PESSOA, I. T. ; ANDRADE, J. C. C. ; PAULA, J. S. ; CARDI, B. A. . Prevenção de acidentes causados por animais peçonhentos na comunidade: ação do Projeto de Extensão Desintoxicar. In: XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023, Fortaleza. Anais da XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023.
-
PESSOA, I. T. ; MAGALHAES, P. R. P. ; NORONHA, J. M. R. ; ANDRADE, J. C. C. ; PAULA, J. S. ; CARDI, B. A. . Desintoxicar: projeto de extensão em Toxicologia - Ano 2: relato preliminar de experiência de alunos extensionistas do curso de Medicina. In: XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023, Fortaleza. Anais da XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023.
-
SILVA, B. A. A. ; ALVES, A. S. G. ; CARDI, B. A. . É Hora de Parar!: a luta contra o tabagismo continua! Relato de experiência de um projeto de extensão. In: XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023, Fortaleza. Anais da XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023.
-
PAULA, J. S. ; ANDRADE, J. C. C. ; PESSOA, I. T. ; LIMA, M. B. ; MAGALHAES, P. R. P. ; CARDI, B. A. . Efeitos deletérios à saúde materno-infantil associados ao consumo de drogas na gravidez. In: XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023, Fortaleza. Anais da XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023.
-
Araujo, KF ; Pinto, SFN ; BERTO, Raquel Fontenele ; BARONI, Jones ; Ramalho, FF ; CARVALHO, K. M. ; CARDI, B. A. . Atividade antimicrobiana de componentes bioativos isolados do veneno de Crotalus durissus cascavella. In: XIV Semana Universitária da UECE, 2009, Fortaleza, CE. XIV Semana Universitária da UECE, 2009.
-
BARONI, Jones ; CARVALHO, K. M. ; CARDI, B. A. . Peptídeos obtidos de anfíbios: uma nova perspectiva rente à resistência microbiana. In: XIV Semana Universitária da UECE, 2009, Fortaleza, CE. XIV Semana Universitária da UECE, 2009.
-
MATOS, Eugênio P N B ; ARAÚJO, Danilo Saraiva ; SOUSA, Juliana Cordeiro ; GUIMARÃES, José Ambrósio ; CARVALHO, K. M. ; CARDI, B. A. . Epidemiologia e aspectos clínicos dos envenenamentos humanos por escorpiões em Fortaleza, CE. In: 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007, Belém, PA. Anais da 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007.
-
HONÓRIO JÚNIOR, José Eduardo Ribeiro ; SOUZA NETO, Juarez A de ; OLIVEIRA, Rosa Germana S ; CARVALHO, Krishnamurti de Morais ; CARDI, B. A. . EVALUATION OF THE GLANDULAR DISTRIBUTION OF A HIGHLY TOXIC PROTEIC FRACTION FROM Leptodactylus pentadactylus SKIN SECRETION, IN THE GRANULAR CUTANEOUS GLANDS OF ANURA. In: IX Congresso Brasileiro de Toxinologia, 2006, Fortaleza, 2006.
-
SOUSA, Juliana Cordeiro ; BERTO, Raquel Fontenele ; OLIVEIRA, Rosa Germana ; REBOUÇAS JÚNIOR, José Pereira ; OLINDA, Ana Carolina Campos ; CARVALHO, Isabella Fernandes ; SILVA, Paulo de Tarso Aded da ; CARDI, Nauíla Costa Fontenele ; PIMENTA, Daniel C ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, Krishnamurti de Morais . PURIFICATION AND PRIMARY STRUCTURE OF TWO ANTIMICROBIAL PEPTIDES FROM SKIN SECRETION OF Leptodacytlus pentadacylus (AMPHIBIAN: ANURA). In: IX Congresso Brasileiro de Toxinologia, 2006, Fortaleza, CE, 2006.
-
SOUSA, Juliana Cordeiro de ; BERTO, Raquel Fontenele ; OLIVEIRA, Rosa Germana ; REBOUÇAS JÚNIOR, José Pereira ; HONÓRIO JÚNIOR, José Eduardo Ribeiro ; OLINDA, Ana Carolina Campos ; CARVALHO, Isabella Fernandes ; SILVA, Paulo Aded da ; CARDI, Nauíla Costa Fontenele ; CORDEIRO, Rossana A ; CARDI, B. A. ; PIMENTA, Daniel C ; GADELHA, Marcos Fábio Rocha ; CARVALHO, Krishnamurti de Morais . ANTIFUNGAL ACTIVITY OF NEW PEPTIDES FROM SKIN SECRETION OF THE SOUTH AMERICAN FROG Leptodactylus pentadactylus. In: IX Congresso Brasileiro de Toxinologia, 2006, Fortaleza, CE, 2006.
-
BATISTA, Francisco José Arnaud ; FONTELES, Manassés Claudino ; SANTOS, Cláudia Ferreira ; REFOSCO, R M ; OLIVEIRA, Rosa Germana S ; COSTA, P P C ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, Krishnamurti de Morais ; NASCIMENTO, Nilberto Robson Falcão Do . A NEW CARDIOTONIC FROM Bufo paracnemis PAROTOID SECRETION. In: IX Congresso Brasileiro de Toxinologia, 2006, Fortaleza, CE, 2006.
-
BERTO, Raquel Fontenele ; SOUSA, Juliana Cordeiro de ; OLIVEIRA, Rosa Germana da Silva ; REBOUÇAS JÚNIOR, José Pereira ; HONÓRIO JÚNIOR, José Eduardo Ribeiro ; OLINDA, Ana Carolina Campos ; CARVALHO, Isabella Fernandes ; SILVA, Paulo de Tarso Aded da ; CARDI, Nauíla Costa Fontenele ; PIMENTA, Daniel C ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, Krishnamurti de Morais . A NEW GLYCINE-RICH ANTIMICROBIAL PEPTIDE FROM SKIN SECRETION OF THE SOUTH AMERICAN FROG Leptodacytlus pentadactylus. In: IX Congresso Brasileiro de Toxinologia, 2006, Fortaleza, CE, 2006.
-
BERTO, Raquel Fontenele ; SOUSA, Juliana Cordeiro de ; OLIVEIRA, Rosa Germana da Silva ; REBOUÇAS JÚNIOR, José Pereira ; HONÓRIO JÚNIOR, José Eduardo Ribeiro ; OLINDA, Ana Carolina Campos ; CARVALHO, Isabella Fernandes ; SILVA, Paulo Aded da ; CARDI, Nauíla Costa Fontenele ; PIMENTA, Daniel C ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, Krishnamurti de Morais . INDUCTION OF ANTIMICROBIAL PEPTIDE SYNTHESIS IN Leptodactylus pentadactylus (ANURA, AMPHIBIA) SKIN, BY MECHANICAL, CHEMICAL, AND MICROBIAL STIMULUS. In: IX Congresso Brasileiro de Toxinologia, 2006, Fortaleza, CE, 2006.
-
ARAÚJO, Danilo Saraiva ; SOUSA, Juliana Cordeiro de ; MATOS, Eugênio P N B ; OLIVEIRA, Rosa Germana da Silva ; HONÓRIO JÚNIOR, José Eduardo Ribeiro ; CARDI, Nauíla Costa Fontenele ; GUIMARÃES, José Ambrósio ; CARVALHO, Krishnamurti de Morais ; CARDI, B. A. . EPIDEMIOLOGICAL AND CLINICAL ASPECTS OF SCORPION ENVENOMATION IN FORTALEZA, CEARA (BRAZIL): A RESTROSPECTIVE STUDY. In: IX Congresso Brasileiro de Toxinologia, 2006, Fortaleza, CE, 2006.
-
ARAÚJO, Danilo Saraiva ; MATOS, e P N B ; CARVALHO, Krishnamurti de Morais ; CARDI, B. A. . BEHAVIORAL REPERTORY ANALYSIS OF Tityus stigmurus (SCORPIONES, BUTHIDAE) IN CAPTIVITY WITH EMPHASIS IN ITS TEMPORAL PATTERNS OF ACTIVITY. In: IX Congresso Brasileiro de Toxinologia, 2006, Fortaleza, CE, 2006.
-
MENDONÇA, Antônio Deison da Silva ; ARAÚJO JR, José Moacir de Carvalho ; CARVALHO, Maria Denise Fernandes ; OLIVEIRA, Rosa Germana da Silva ; HONÓRIO JÚNIOR, José Eduardo Ribeiro ; CARDI, Nauíla Costa Fontenele ; GUIMARÃES, José Ambrósio ; CARVALHO, Krishnamurti de Morais ; CARDI, B. A. . A RETROSPECTIVE EPIDEMIOLOGICAL STUDY OF HUMAN ENVENOMATIONS DUE TO SNAKEBITES IN STATE OF CEARA, BRAZIL. In: IX Congresso Brasileiro de Toxinologia, 2006, Fortaleza, CE, 2006.
-
GOMES, Ney Ferreira ; LOPES, Rosangela A ; REBOUÇAS JÚNIOR, José Pereira ; OLINDA, Ana Carolina Campos ; MINDELLO, Marcela M A ; SOUSA, Juliana Cordeiro de ; BERTO, Raquel Fontenele ; BARONI, Jones ; VASCONCELOS, Silvania Maria Mendes ; CARVALHO, Maria Denise Fernandes ; CARVALHO, Doris Maria Fernandes ; CARVALHO, Isabella Fernandes ; SILVA, Paulo Aded da ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, Krishnamurti de Morais . PERIPHERAL ANTINOCICEPTIVE FACTOR EXTRACTED FROM Crotalus durissus collilineatus VENOM. In: IX Congresso Brasileiro de Toxinologia, 2006, Fortaleza, CE, 2006.
-
MATOS, Samara Gomes ; JUCÁ, Natália Braga Hortêncio ; SIQUEIRA, Rômmulo Celly Lima ; LIMA, Silvane Rodrigues ; ANDRADE, Marcelo de Moraes ; SOARES, Paula Matias ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes ; NASCIMENTO, Nilberto Robson Falcão Do ; VASCONCELOS, Silvânia Maria Mendes . Estudo dos efeitos centrais da administração aguda de aminofilina em camundongos. In: 57ª Reunião anual da SBPC, 2005, Fortaleza, 2005.
-
ANDRADE, Marcelo de Moraes ; ARRUDA, Marta de Oliveira Viana ; SIQUEIRA, Rômmulo Celly Lima ; SOARES, Paula Matias ; MATOS, Samara Gomes ; MATOS, Isabella de Melo ; JUCÁ, Natália Braga Hortêncio ; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes ; CARDI, B. A. ; VASCONCELOS, Silvânia Maria Mendes . Efeito da risperidona sobre a ação antidepressiva da cetamina em camundongos. In: 57ª Reunião anual da SBPC, 2005.
-
LIMA, Silvane Rodrigues ; MONTEIRO, Lidiane Colares ; JUCÁ, Natália Braga Hortêncio ; MATOS, Isabella de Melo ; ARRUDA, Marta de Oliveira Viana ; CAVADA, Benildo Sousa ; CARDI, B. A. ; PATROCÍNIO, Manuel Cláudio Azevedo ; ASSREUY, Ana Maria Sampaio ; VASCONCELOS, Silvânia Maria Mendes . Estudos dos efeitos centrais da lectina de Araucaria angustifolia nos modelos de convulsão induzida por PTZ ou pilocarpina em camundongos. In: 57ª Reunião anual da SBPC, 2005, 2005.
-
SOARES, Paula Matias ; BASTOS, Ludmila Zuleika Chaves ; MATOS, Samara Gomes ; SIQUEIRA, Rômmulo Celly Lima ; ANDRADE, Marcelo de Moraes ; MARTINS, Alice Maria Costa ; QUEIROZ, Maria Gorette Rodrigues ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes ; VASCONCELOS, Silvânia Maria Mendes . Efeitos do etanol (E) em nível crônico sozinho ou em associação com um neuroléptico atípico (risperidona-R) nas concentrações sangüíneas de enzimas hepáticas (ALT e AST), glicose (G), colesterol (C) triglicerídeos (TGI) e lipoproteínas de alta densidade (HDL). In: 57ª Reunião anual da SBPC, 2005, Frotaleza-CE, 2005.
-
JUCÁ, Natália Braga Hortêncio ; MATOS, Isabella de Melo ; MATOS, Samara Gomes ; LIMA, Silvane Rodrigues ; ANDRADE, Marcelo de Moraes ; ROMERO, Felipe Calheiros R ; SOARES, Paula Matias ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes ; VASCONCELOS, Silvânia Maria Mendes . Efeitos comportamentais do veneno do sapo Bufo paracnemis em camundongos. In: 57ª Reunião anual da SBPC, 2005, Fortaleza-CE, 2005.
-
HONÓRIO JÚNIOR, José Eduardo Ribeiro ; OLIVEIRA, Rosa Germana da Silva ; VASCONCELOS, Silvânia Maria Mendes ; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes ; CARDI, B. A. . Avaliação da biodistribuição de LP8 do veneno de Leptodactylus pentadactylus em tecidos glandulares de anuros - Padronizaçãoimunohistoquímica. In: 57ª Reunião anual da SBPC, 2005, Fortaleza-CE, 2005.
-
MATOS, I. M. ; JUCÁ, N. ; SOARES, P. M. ; PATROCÍNIO, M. C. A. ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, Krishnamurti de Morais ; VASCONCELOS, Silvania Maria Mendes . Efeitos comportamentais do marinobufagin obtido do Bufo paracnemis em roedores.. In: FESBE, 2004, Águas de Lindóia, 2004.
-
BATISTA, Danilo de Azevedo ; LIMA, Amanda André ; HONÓRIO JÚNIOR, José Eduardo Ribeiro ; VASCONCELOS, Silvânia Maria Mendes ; CARVALHO, Krishnamurti de Morais ; CARDI, B. A. . Evidências da presença de crotamina nos venenos de espécimes de Crotalus durissus (Wagler, 1824), utilizando ensaio imunoenzimático (ELISA). In: VII Semana Universitária da UECE, 2004, Fortaleza, CE, 2004.
-
PAIVA, C. N. ; CAMPELO, P. A. ; OLIVEIRA, Rosa Germana ; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes ; CARDI, B. A. . Presença de citolisinas no extrato bruto da anêmona marinha Bunosoma cangicum (Belém e Preslercravo, 1973), espécie encontrada no litoral do Ceará. In: VIII Semana Universitária da UECE, 2003, Fortaleza-CE, 2003.
-
PATROCÍNIO, M. C. A. ; EVANGELISTA, I. L. ; ALMEIDA, M. M. ; CORTEZ, J. J. C. ; OLIVEIRA, R. G. S. ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, K. M. . Pharmacological studies of a new local anesthetic from Bufo paracnemis venom (Amphibia, Anura). In: 6 ème Congrès Annuel de la Société Française de Pharmacologie, 2002, Rennes - France, 2002.
-
EVANGELISTA, J. S. M. ; FALCÃO, N. R. ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, K. M. . Purification and pharmacological studies of a new proteic toxin from the Leptodactylus pentadactylus (Amphibia, Anura) skin secretion. In: 6 ème Congrès Annuel de la Société Française de Pharmacologie, 2002, Rennes - France, 2002.
-
CARVALHO, K. M. ; CARDI, B. A. ; CAMPELO, P. ; SANTANA, A. N. C. ; CAVALHEIRO, E. A. ; RICART, C. A. O. ; CUNHA, R. B. ; TREPTOW, W. L. ; MAIGRET, B. ; SOUZA, M. V. . Cangitoxin, an epileptogenic peptide from the sea anemone Bunodosoma cangicum: primary structure and behavioral and electroencephalographic effects. In: 6 ème Congrès Annuel de la Société Française de Pharmacologie, 2002, Rennes - France, 2002.
-
MOREIRA, K. G. ; AMORA, D. N. ; ROCHA, M. G. ; SILVA, R. M. ; CAMARÃO, G. C. ; SILVA, N. J. ; CARDI, B. A. ; NOGUEIRA, R. M. D. ; CARVALHO, K. M. . Study of antinociceptive and anti-inflamatory activities in the Crotalus durissus collilineatus whole venoms with and without crotamine. In: VII Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 2002, Pirenópolis (GO), 2002.
-
PATROCÍCIO, M. C. A. ; CORTEZ, J. J. C. ; ALMEIDA, M. M. ; EVANGELISTA, I. L. ; OLIVEIRA, R. G. S. ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, K. M. . A new local anesthetic isolated from Bufo paracnemis venom (Amphibia, Anura). In: VII Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 2002, Pirenópolis (GO), 2002.
-
CODEIRO, J. S. ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, K. M. . An edematogenic peptide isolated from Leptidactylus pentadactylus skin secretion. In: VII Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 2002, Pirenópolis (GO), 2002.
-
CAMPELO, P. A. ; SANTANA, A. N. C. ; PAIVA, C. N. ; CAVALHEIRO, E. A. ; RICART, C. A. O. ; CUNHA, R. B. ; TREPTOW, W. L. ; SOUSA, M. V. ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, K. M. . An epileptogenic peptide from the sea anemone Bunodosoma cangicum. In: VII Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 2002, Pirenópolis (GO), 2002.
-
PAIVA, C. N. ; CAMPELO, P. A. ; OLIVEIRA, Rosa Germana ; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes ; CARDI, B. A. . Purificação em larga escala e análise cromatográfica da cangitoxina (CGX), isolada da anêmona marinha Bunodosoma cangicum. In: VII Semana Universitária da UECE, 2002, Fortaleza-CE, 2002.
-
HONÓRIO JR, J. E. R. ; OLIVEIRA, Rosa Germana S ; EVANGELISTA, J. S. A. M. ; CARDI, B. A. . Produção e caracterização de anticorpos policlonais dirigidos para uma toxina cutânea de rã Leptodactylus pentadactylus (Spix, 1824) - II - Imunização de coelhos. In: VI Semana Universitária da UECE, 2001, Fortaleza, 2001.
-
HONÓRIO JR, J. E. R. ; EVANGELISTA, J. S. A. M. ; CARDI, B. A. . Produção e caracterização de anticorpos policlonais dirigidos para uma toxina cutânea da rã Leptodactylus pentadactylus (Spix, 1824) - I - Imunização de camundongos -. In: VI Semana Universitária da UECE, 2000, Fortaleza - CE, 2000.
-
EVANGELISTA, J. S. A. M. ; OLIVEIRA, Rosa Germana S ; CARDI, B. A. ; LIMA, R. B. ; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes . Purification and pharmacological effects of a proteic toxin from Leptodactylus pentadactylus skin. In: XVI Latin Am Cong of Pharmacology; XXXII Braz. Cong.Pharmacol. Exp. Therap.; II IberoAmerican Cong.Pharmacology; VII Interamerican Cong Clin.Pharmacol.Therap, 2000, Águas de Lindóia, 2000.
-
NASCIMENTO, N. ; CARDI, B. A. ; ROGERO, J. R. ; ANDRADE JR, H. F. . Comparative studies of native and irradiated crotoxin: physiological and morphological aspects. In: 10th International Meeting on Radiation Processing, 1997, Anaheim - California - USA.
-
CARDI, B. A. . Elicited endocytosis of irradiated crotoxin by macrophages. In: IV Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 1996, Recife-PE. Resumos do IV Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia, 1996. p. 103.
-
PINHO, J. R. R. ; CARDI, B. A. ; ANDRADE JR, H. F. ; BARR, P. J. ; BATHURST, I. C. ; VICENTE, E. J. ; SCHENBERG, A. C. G. . Expression of the 18-KDa antigen of Mycobacterium leprae in Saccharomyces cerevisiae and evaluation of its immunogenic properties. In: 42th National Congress of Genetics, 1996, Caxambu-MG. Brazilian Journal of Genetics, 1996. v. 19. p. 34.
-
CARDI, B. A. ; NASCIMENTO, N. ; ANDRADE JR, H. F. . Captação diferencial de crotoxina irradiada por macrófagos peritoneais de camundongos CBA/J e sua inibição pelo Probucol. In: XI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE), 1996, Caxambu - MG.
-
CARDI, B. A. ; ANDRADE JR, H. F. . Análise morfocitológica comparativa de tecidos de camundongos CBA/J inoculados com crotoxina nativa e irradiada. In: XXXI Congresso da Soc. Brasileira de Medicina Tropical, 1995, São Paulo, 1995.
-
CARDI, B. A. ; ANDRADE JR, H. F. . Aumento do reconhecimento e fagocitose por macrófagos de crotoxina de C.d.terrificus após irradiação gama. In: XXXI Congresso da Soc. Brasileira de Medicina Tropical, 1995.
-
PINHOP, J. R. R. ; CARDI, B. A. ; ANDRADE JR, H. F. ; BARR, P. ; BATHURST, I. ; SCHENBERG, A. C. . Immunogenic properties of native or irradiated purified Mycobacterium leprae recombinant p18, expressed on Saccharomyces cerevisiae in CBA/J mice. In: IX FESBE, 1994, Caxambu-MG. Resumos da IX FESBE, 1994. p. 362.
-
PINHO, J. R. R. ; CARDI, B. A. ; ANDRADE JR, H. F. ; BARR, P. ; BATHURST, I. ; SCHENBERG, A. C. . Indução de imunidade humoral e celular em camundongos CBA/J por antígeno recombinante de 18 kDa de Mycobacterium leprae, nativo ou submetido à irradiação ionizante. In: XXX Congresso da Soc. Brasileira de Medicina Tropical, 1994, Salvador - BA, 1994.
-
CARDI, B. A. ; NASCIMENTO, N. ; ROGERO, J. R. ; ANDRADE JR, H. F. . Immunolocalization of purified crotoxin from Crotalus durissus terrificus venom at motor end plate of striated muscle in CBA/J mice. In: VII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1992, Caxambu, MG, 1992.
-
CARVALHO, Krishnamurti de Moraes ; CARDI, B. A. ; CAMPELO, P. A. ; SANTANA, A. N. C. ; CAVALHEIRO, E. A. ; RICART, C. A. O. ; CUNHA, R. B. ; TREPTOW, W. L. ; MAIGRET, B. ; SOUSA, M. V. . Cangitoxin, an epileptogenic peptide from the sea anemone Bunodosoma cangicum: primary structure and behavioural. Fundamental And Clinical Pharmacology, v. 16, p. 380, 2002.
-
EVANGELISTA, J. S. A. M. ; FALCÃO, N. R. ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes . Purification and pharmacological studies of a new proteic toxin from the Leptodactylus pentadactylus (Amphibia, Anura) skin secretion. Fundamental And Clinical Pharmacology, v. 16, p. 391, 2002.
-
PATROCÍNIO, M. C. A. ; EVANGELISTA, I. L. ; ALMEIDA, M. M. ; CORTEZ, J. J. C. ; OLIVEIRA, R. G. S. ; CARDI, B. A. ; CARVALHO, Krishnamurti de Moraes . Pharmacological studies of a new local anesthetic from Bufo paracnemis venom (Amphibia, Anura). Fundamental And Clinical Pharmacology, v. 16, p. 420, 2002.
-
PAULA, J. S. ; SOUSA, G. C. S. ; OLIVEIRA, G. C. A. ; PESSOA, I. T. ; ARAUJO, L. M. ; SANTOS, V. I. N. ; CARDI, B. A. . PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS INTERNAÇÕES POR AVC NO CEARÁ: ANÁLISE DO PERÍODO DE JANEIRO DE 2020 A MAIO DE 2024. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAULA, J. S. ; ALVES, M. J. P. M. ; LIMA, M. B. ; CORREIA NETO, M. M. ; ANDRADE, J. C. C. ; NORONHA, J. M. R. ; PESSOA, I. T. ; CARDI, B. A. . PROJETO DE EXTENSÃO ?DESINTOXICAR?: UMA FORMA DE EDUCAR ACERCA DA PREVENÇÃO E DOS CUIDADOS COM INTOXICAÇÕES E ENVENENAMENTOS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAULA, J. S. ; CRISOSTOMO, A. C. O. ; SOUSA, G. C. S. ; PONTES, I. L. ; ANDRADE, J. C. C. ; ARAUJO, L. M. ; CARDI, B. A. . PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS INTERNAÇÕES POR ASMA NO ESTADO DO CEARÁ: ANÁLISE DO PERÍODO DE JANEIRO DE 2020 A MAIO DE 2024. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDI, B. A. . Exercício de endurance prolongado e extenuante pode predispor a riscos cardíacos?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDI, B. A. . Toxinas e antídotos: como as toxinas animais podem ajudar no tratamento da dor?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIMA-VERDE, M. C. Q. ; CARDI, B. A. ; SANTOS, I. B. ; SANTOS, S. ; LIMA, M. B. ; MIYAJIMA, O. R. . O PAPEL DA MONITORIA NA INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA POR INTERMÉDIO DE EVENTOS ACADÊMICOS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDI, BRUNO A. . Primeiros socorros e prevenção de acidentes causados por animais peçonhentos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARDI, BRUNO A. . Insuficiência cardíaca e exercício físico. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDI, BRUNO A. . Animais peçonhentos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDI, B. A. . Desafios da Medicina: o exemplo das células-tronco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
CARDI, B. A. . parecerista ad hoc da avaliação de resumos de inscritos na XXIX Semana Universitária. 2024.
CARDI, B. A. . parecerista ad hoc da avaliação de resumos de inscritos na XXVIII Semana Universitária. 2023.
CARDI, B. A. . parecerista ad hoc da avaliação de resumos de inscritos na XXVII Semana Universitária. 2022.
CARDI, B. A. . parecerista ad hoc da avaliação de resumos de inscritos na XXVI Semana Universitária. 2021.
CARDI, B. A. . parecerista ad hoc da avaliação de resumos de inscritos na XXIV Semana Universitária. 2019.
CARDI, B. A. . Palestra "Prevenção de acidentes por animais peçonhentos". 2008.
CARDI, B. A. . Palestra "Acidentes por animais peçonhentos". 2007.
CARDI, B. A. . Atividades científicas e sociais desenvolvidas no Campus Avançado de Tefé - UFJF (AM). 1988.
CARDI, B. A. ; BRINGEL, J. ; SOARES, H. . Curso de medicina completa 20 anos e comemora hospital universitário. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
UCHOA, P. ; ALVES, A. S. G. ; CARDI, B. A. . Tabagismo e COVID-19: o que precisamos saber?. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CORREA, P. ; SILVA, B. ; ALVES, A. S. G. ; CARDI, B. A. . Cigarro eletrônico: o que precisamos saber?. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARDI, B. A. ; SALES, GB ; SOUZA NETO, JD . Uso de Células tronco. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PESSOA, I. T. ; MAGALHAES, P. R. P. ; CARDI, BRUNO A. . Desintoxicar_uece. 2022; Tema: Intoxicações comuns no dia-a-dia. (Rede social).
CARDI, B. A. ; ALVES, A. S. G. ; SALES, M. P. U. . Tabagismo e COVID-19: O que precisamos saber?. 2021; Tema: Tabagismo e COVID-19. (Rede social).
CARDI, BRUNO A. ; ALVES, A. S. G. ; SILVA, B. ; CORREA, P. . Cigarro Eletrônico: o que precisamos saber?. 2021; Tema: Combate ao tabagismo. (Rede social).
ALVES, A. S. G. ; SILVA, B. ; CARDI, B. A. . É Hora de Parar!. 2020; Tema: Combate ao tabagismo. (Rede social).
ALVES, A. S. G. ; SILVA, B. ; CARDI, B. A. . É Hora de Parar!. 2020; Tema: Combate ao tabagismo. (Site).
CARDI, B. A. . REMÉDIO OU VENENO? DESVENDANDO AS INTOXICAÇÕES EXÓGENAS. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDI, B. A. . INTOXICAÇÕES EXÓGENAS. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDI, B. A. . Desafios da Medicina: o exemplo das células-tronco. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDI, B. A. . Toxinologia de Animais Peçonhentos e Tóxicos Brasileiros. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARDI, B. A. . Fisiologia do envelhecimento. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDI, B. A. . Consultoria Ad hoc para a Revista Ciência Animal, período de julho a dezembro de 2004, no volume 14, fascículo 2. Faculdade de Veterinária, UECE. 2004. (Consultoria Ad hoc).
CARDI, B. A. . Acidentes por animais peçonhentos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARDI, B. A. . Epidemiologia e Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos no Ceará. 2001. .
CARDI, B. A. . Noçoes gerais de biologia de serpentes. 2001. .
CARDI, B. A. . Epidemiologia e Controle dos Acidentes por Animais Peçonhentos no Ceará. 2000. .
CARDI, B. A. . Atendimento clínico de agressões provocadas por Animais Peçonhentos - Curso de Especialização em Saúde da Família. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARDI, B. A. . Coleta de materiais, fixação e representatividade em Histologia. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARDI, B. A. . Curso de animais peçonhentos: Primeiros Socorros - Módulo I e II. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDI, B. A. . Treinamento de identificação de animais peçonhentos. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDI, B. A. . Biologia de répteis e ofidismo. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDI, B. A. . Ofiologia e Ofidismo. 1988. .
CARDI, B. A. . Curso de Animais peçonhentos. 1988. .
CARDI, B. A. . Treinamento de identificação e captura de serpentes para trabalhadores rurais. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDI, B. A. . Palestra e Exposição sobre animais peçonhentos. 1987. .
CARDI, B. A. . Treinamento de identificação de animais peçonhentos para supervisores de centros de saúde. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARDI, B. A. . Treinamento de identificação de animais peçonhentos para médicos-chefe de Centros de saúde e hospitais do Centro Regional de Saúde de Juiz de Fora - MG. 1986. .
Projetos de pesquisa
-
2005 - 2014
Avaliação da atividade antimicrobiana de toxinas e venenos animais do estado do Ceará, Descrição: Projeto que visa a prospecção, isolamento e estudo dos mecanismos de ação de componentes dos venenos de animais típicos do Ceará detentores de atividades antibacterianas e antifúngicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Bruno Andrade Cardi - Coordenador / Marcos Fábio Rocha Gadelha - Integrante / Krishnamurti de Morais Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Centro Avanlado de Toxinologia Instituto Butantan - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3
-
2003 - 2019
Toxinologia de venenos animais, Descrição: Projeto envolvendo o estudo de venenos animais, levando em consideração, principalmente suas atividades miotóxicas, antimicrobianas e citotóxicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Bruno Andrade Cardi - Coordenador.
-
2003 - 2012
Modelos de lesão e reparo muscular envolvendo miotoxinas, Descrição: Estudo sobre a ação miotóxica de venenos animais, com ênfase na análise dos danos específicos gerados em miócitos, bem com na vasculatura, objetivando o estudo do reparo tissular, envolvendo diversas técnicas, tais como a infusão de células-tronco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bruno Andrade Cardi - Integrante / Krishnamurti de Morais Carvalho - Coordenador.
-
2003 - 2012
Toxinologia de Venenos Animais Típicos do Nordeste, Descrição: Estudo de componentes bioativos oriundos de venenos de animais típicos da biodiversidade do nordeste brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Andrade Cardi - Integrante / Marcos Fábio Rocha Gadelha - Integrante / Krishnamurti de Morais Carvalho - Coordenador / Doris MF Carvalho - Integrante / Silvânia Maria Mendes Vasconcelos - Integrante / Nilberto Robson Falcão do Nascimento - Integrante / Nauíla Costa Fontenele Cardi - Integrante.
-
2003 - 2010
Manejo de serpentes peçonhentas em cativeiro, Descrição: Projeto que visa a otimização de técnicas de manejo de serpentes peçonhentas em cativeiro, objetivando aumentar a sobrevida dos animais, bem como a produção de veneno.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Bruno Andrade Cardi - Coordenador / Antônio Deison da Silva Mendonça - Integrante / Danilo Saraiva Araújo - Integrante., Número de produções C, T & A: 3
-
2003 - 2009
Biodistribuição de toxinas animais em modelos in vivo e in vitro, Descrição: Projeto que visa o estudo da cinética de toxinas animais, utilizando modelos in vitro (macrófagos, miócitos) e in vivo (camundongos), utilizando técnicas imunoistoquímicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bruno Andrade Cardi - Coordenador / Krishnamurti de Morais Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Projetos de desenvolvimento
-
2003 - 2005
Apoio a manutenção e ampliação do serpentário da Universidade Estadual do Ceará-CNPq CTINFRA-01/2003 Apoio a pequenos biotérios, Descrição: Projeto destinado à ampliação do serpentário da UECE, no sentido de otimizar a produção e manutenção dos animais destinados a produção de veneno.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Andrade Cardi - Coordenador / Krishnamurti de Morais Carvalho - Integrante / Silvânia Maria Mendes Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Apoio a manutenção e ampliação do serpentário da Universidade Estadual do Ceará-CNPq CTINFRA-01/2003 Apoio a pequenos biotérios, Descrição: Projeto destinado à ampliação do serpentário da UECE, no sentido de otimizar a produção e manutenção dos animais destinados a produção de veneno.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Andrade Cardi - Coordenador / Krishnamurti de Morais Carvalho - Integrante / Silvânia Maria Mendes Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Apoio a manutenção e ampliação do serpentário da Universidade Estadual do Ceará-CNPq CTINFRA-01/2003 Apoio a pequenos biotérios, Descrição: Projeto destinado à ampliação do serpentário da UECE, no sentido de otimizar a produção e manutenção dos animais destinados a produção de veneno.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Andrade Cardi - Coordenador / Krishnamurti de Morais Carvalho - Integrante / Silvânia Maria Mendes Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Apoio a manutenção e ampliação do serpentário da Universidade Estadual do Ceará-CNPq CTINFRA-01/2003 Apoio a pequenos biotérios, Descrição: Projeto destinado à ampliação do serpentário da UECE, no sentido de otimizar a produção e manutenção dos animais destinados a produção de veneno.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Andrade Cardi - Coordenador / Krishnamurti de Morais Carvalho - Integrante / Silvânia Maria Mendes Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Apoio a manutenção e ampliação do serpentário da Universidade Estadual do Ceará-CNPq CTINFRA-01/2003 Apoio a pequenos biotérios, Descrição: Projeto destinado à ampliação do serpentário da UECE, no sentido de otimizar a produção e manutenção dos animais destinados a produção de veneno.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Andrade Cardi - Coordenador / Krishnamurti de Morais Carvalho - Integrante / Silvânia Maria Mendes Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Prêmios
2008
Primeiro prêmio na seção de posters sobre Infecções bacterianas, associadas aos cuidados de saúde, Antimicrobianos e Resistência microbiana, no 6º Congresso Paulista de Infectologia, Atibaia, SP., Sociedade Paulista de Infectologia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Ceará, Instituto Superior de Ciências Biomédicas. , Av. Paranjana, 1700, Itaperi, 60740-903 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 31019824, URL da Homepage:
Experiência profissional
2003 - Atual
Universidade Estadual do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto X, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor adjunto membro do colegiado do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Campus Itaperi.
Atua no curso de graduação em Medicina nas disciplinas:
Fisiologia do sangue e hemostasia (professor)
Biologia Celular e Molecular (professor e coordenador)
Venenos e Toxinas em Medicina (professor e coordenador)
Atua no curso de graduação em Educação Física nas disciplinas:
Introdução à Biologia Humana (professor e coordenador)
Bases Biológicas Aplicadas à Educação Física (professor e coordenador)
Fisiologia Humana (professor e coordenador)
Professor colaborador dos cursos de pós graduação Latu sensu de Fisiologia do Exercício e Treinamento esportivo.
Habilitado a colaborar, na graduação, nas disciplinas de Farmacologia, Imunologia, Microbiologia e Histologia.
2002 - 2003
Universidade Estadual do CearáVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor substituto na disciplina de Fisiologia Humana, ministrada ao curso de Nutrição da UECE; a referida disciplina também consta como parte da disciplina Anatomia e Fisiologia Humanas, ministrada ao curso de Ciências Biológicas e Educação Física da mesma Institutição.
1999 - 2002
Universidade Estadual do CearáVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor substituto na disciplina de Fisiologia Humana, ministrada ao curso de Nutrição da UECE; a referida disciplina também consta como parte da disciplina Anatomia e Fisiologia Humanas, ministrada ao curso de Ciências Biológicas e Educação Física da mesma Institutição.
Atividades
-
10/2025
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde.Cargo ou função, COMISSÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA MEDICINA.
-
08/2025
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros
-
03/2025
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde.Cargo ou função, COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS-CEUA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.
-
02/2025
Conselhos, Comissões e Consultoria, Complexo Poliesportivo.Cargo ou função, Núcleo gestor do Complexo Poliesportivo.
-
12/2022
Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Venenos e Toxinas em Medicina
-
11/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Complexo Poliesportivo.Cargo ou função, Conselho gestor do Complexo Poliesportivo da UECE.
-
03/2021
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde.Atividade de extensão realizada, É hora de parar: não deixe sua vida virar fumaça.
-
01/2021
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bases Biológicas Aplicadas à Educação Física
-
03/2015
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas-CCS-UECE, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Venenos animais como fonte de novas substâncias terapêuticas
-
01/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde.Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa Animal.
-
08/2003
Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fisiologia Humana
-
03/2003
Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Celular e Molecular
-
04/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Superior de Ciências Biomédicas.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Instituto Superior de Ciências Biomédicas.
-
03/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Saúde.Linhas de pesquisa
-
03/2002
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à biologia Humana
-
03/2002
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Superior de Ciências Biomédicas, Instituto Superior de Ciências Biomédicas.Atividade realizada, Coordenador do Laboratório de Animais Peçonhentos (LAPE/UECE).
-
01/2002
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Superior de Ciências Biomédicas, Instituto Superior de Ciências Biomédicas.Atividade realizada, Coodenador do Laboratório de Animais Peçonhentos - LAPE.
-
01/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Medicina.Cargo ou função, Membro de colegiado superior do curso de Medicina.
-
03/1999
Ensino, Educação Físca, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fisiologia Humana
-
08/2020 - 08/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Superior de Ciências Biomédicas.Cargo ou função, Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Superior de Ciências Biomédicas Portaria 05/2020.
-
03/2020 - 12/2020
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde.Atividade de extensão realizada, Doenças autoimunes na comunidade.
-
03/2004 - 03/2016
Ensino, Educação Físca, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fisiologia do Exercício
-
08/2001 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde.Cargo ou função, Membro da Comissão de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.
-
03/2000 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Superior de Ciências Biomédicas.Cargo ou função, Membro de colegiado superior do Mestrado Acadêmico em Ciências Fisiológicas.
-
12/2003 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Superior de Ciências Biomédicas, Instituto Superior de Ciências Biomédicas.Atividade realizada, Projeto de Pesquisa : Toxinologia de venenos de animais típicos da biodiversidade do Nordeste. PRONEX (Edital 002/2003 nº 1017/03). Executor: Núcleo de Toxinologia de Venenos Animais - ISCB-UECE.
-
06/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Superior de Ciências Biomédicas.Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de Mestrado em Ciências Fisiológicas.
-
07/2002 - 07/2004
Ensino, Mestrado Em Fisiologia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fisiologia Renal, na Disciplina de Fundamentos II
-
10/2000 - 12/2003
Ensino, Ciências Fisiológicas, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bases biológicas e Fisiológicas dos Animais Peçonhentos e suas Secreções Tóxicas
-
03/2002 - 03/2003
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fisiologia Humana
-
03/2002 - 08/2002
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia e Fisiologia Humanas Módulo Fisiologia
-
01/2002 - 06/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, Mestrado Em Ciências Fisiológicas.Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção do Mestrado Acadêmico de Ciências Fisiológicas.
-
03/2001 - 03/2002
Ensino, Ciências Fisiológicas, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminários II (Fisiologia Humana)
-
03/2001 - 03/2002
Ensino, Ciências Fisiológicas, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminários I (Fisiologia Humana)
-
06/1999 - 03/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Saúde, Mestrado Em Ciências Fisiológicas.Linhas de pesquisa
-
06/1999 - 03/2002
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fisiologia Humana
-
03/2001 - 12/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, Mestrado Em Ciências Fisiológicas.Cargo ou função, Membro de comissão de seleção de candidatos ao Mestrado em Ciências Fisiológicas.
1988 - 1988
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Atividades
-
04/1988 - 12/1988
Estágios , Instituto de Ciências Biológicas.Estágio realizado, Monitoria em Zoologia V.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruno Andrade Cardi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?