Daniela Nunes de Jesus
Possui graduação em SERVIÇO SOCIAL pela FACULDADE VALE DO SALGADO (2013) e especialização em POLÍTICAS SOCIAIS E GESTÃO DO SUAS pela TCC Educação, Ciência e Cultura(2014).
Informações coletadas do Lattes em 18/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Políticas Sociais e Gestão do SUAS
2013 - 2014
Faculdade Vale do salgado
Título: O SERVIÇO DE ATENDIMENTO INTEGRAL A FAMÍLIA E A INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL COM AS FAMILIAS ACOMPANHADAS NO CRAS II NO MUNICÍPIO DE ORÓS - CEARÁ
Orientador: DANIELA NUNES DE JESUS
Graduação em SERVIÇO SOCIAL
2009 - 2013
Faculdade Vale do salgado
Título: O Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família - PAIF e a inserção do Assistente Social com as famílias acompanhas no CRAS.
Formação complementar
2016 - 2016
Programa de Aperfeiçoamento Pedagógico - Métodos e Técnicas de Aprendizagem. (Carga horária: 12h). , FACULDADE VALE DO SALGADO, FVS, Brasil.
2016 - 2016
Programa de Aperfeiçoamento Pedagógico. (Carga horária: 8h). , FACULDADE VALE DO SALGADO, FVS, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação Docente Plano de Curso de Unidade Curricular. (Carga horária: 2h). , FACULDADE VALE DO SALGADO, FVS, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação Docente Plataforma Moodle. (Carga horária: 2h). , FACULDADE VALE DO SALGADO, FVS, Brasil.
2015 - 2015
Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS. (Carga horária: 40h). , Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, STDS, Brasil.
2012 - 2012
XIV ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS. (Carga horária: 24h). , Governo do Estado do Ceará, GOVERNO/CE, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Gestão Pública.
Organização de eventos
JESUS, D. N. . I Seminário Debate - O exercício profissional do Assistente Social nas Politicas Públicas. 2017. (Outro).
Participação em eventos
VIII Semana de Serviço Social: Serviço Social, Direitos Humanos e os Desafios Contemporâneos. 2018. (Outra).
XVI Encontro Pedagógico - Metodologia de Aprendizagem Ativa e Colaborativa. 2018. (Encontro).
A Avaliação como Diagnóstico de melhoria no Processo de Aprendizagem. 2017. (Outra).
Transferência de Recursos Fundo a Fundo da Assistencia Socuial.Práticas e Procedimentos. 2017. (Oficina).
XIV ENCONTRO PEDADÓGICO. 2017. (Encontro).
XV ENCONTRO PEDAGÓGICO. 2017. (Encontro).
15º CBAS - Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2016. (Congresso).
5º Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social. 2016. (Congresso).
XII Encontro Pedagógico. 2016. (Encontro).
XVII Encontro Pedagógico. 2016. (Encontro).
Curso de Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS.Gestão do SUAS. 2015. (Outra).
XI ENCONTRO PEDAGÓGICO. 2015. (Encontro).
XVII ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS. 2015. (Encontro).
SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 2014. (Seminário).
Oficina Regional de Inclusão Produtiva - Brasil Sem Miséria. 2013. (Oficina).
VI JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS.CONVIDADO. 2013. (Outra).
PREVIDÊNCIA SOCIAL: CONQUISTA DO TRABALHADOR BRASILEIRO - CONHECENDO OS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS E ASSISTENCIAIS.PREVIDÊNCIA SOCIAL. 2012. (Outra).
IX Conferência Estadual da Assistência Social.Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS. 2011. (Outra).
Reunião Ampliada dos Conselhos Estaduais de Assistência Social e dos Direitos do Idoso.Direitos do Idoso. 2011. (Outra).
V Jornada Internacional de Políticas Publicas.Estado, Desenvolvimento e Crise do Capital. 2011. (Outra).
XI ENCONTRO NACIONAL DO COLEGIADO NACIONAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. 2011. (Encontro).
III Seminário CREAS com o tema "A violação dos Direitos do Idoso: Os Maus Tratos no Convívio Familiar. 2010. (Seminário).
VI Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social - SRFPMESS.Reflexos da Crise do Capital na Formação profissional e as implicações na Organização do MESS. 2010. (Seminário).
Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social.O olho do Município na Assistência Social. 2009. (Encontro).
IV Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.Direitos da Criança e do Adolescente. 2009. (Outra).
Participação em bancas
PINHEIRO, A. J. S.;JESUS, D. N.; LOURENCO, R. A.. A violência intrafamiliar contra o idoso: uma revisão de literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Vale do Salgado.
PINHEIRO, A. J. S.; Luciana Maria Lobo Barbosa;JESUS, D. N.. Violência doméstica: os impactos da COVID-19 nos índices de violência doméstica contra a mulher. 2021 - Centro Universitário Vale do Salgado.
LOURENCO, R. A.;JESUS, D. N.; Luciana Maria Lobo Barbosa. Os possíveis desafios no acesso e permanência das pessoas trans na educação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Vale do Salgado.
LOURENCO, R. A.; Luciana Maria Lobo Barbosa;JESUS, D. N.. O assistente social como mediador na inclusão social da pessoa com deficiência auditiva na escola: uma revisão bibliográfica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Vale do Salgado.
Luciana Maria Lobo Barbosa;JESUS, D. N.; Viviane Correira do Prado Ferreira. Feminismo: uma luta por igualdade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Vale do Salgado.
PINHEIRO, E. T.; PINHEIRO, A. J. S.;JESUS, D. N.. Análise sobre as Políticas Públicas e a População em Situação de Rua. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Vale do Salgado.
LOURENCO, R. A.; JANUARIO, S. S.;JESUS, D. N.. o A Violência contra a Pessoa Idosa no âmbito familiar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Vale do Salgado.
Luciana Maria Lobo Barbosa;JESUS, D. N.; LOURENCO, R. A.. o Serviço Social no âmbito hospitalar: uma busca por efetivação de direitos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Vale do Salgado.
JESUS, D. N.; PINHEIRO, E. T.; LOURENCO, R. A.. A atuação do Assistente Social no Programa Bolsa Família. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Vale do Salgado.
Viviane Correira do Prado Ferreira;JESUS, D. N.; PINHEIRO, A. J. S.. Um estudo sobre o acesso ao Benefício de Prestação Continuada. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Vale do Salgado.
Luciana Maria Lobo Barbosa;JESUS, D. N.; Viviane Correira do Prado Ferreira. A importância da prevenção para evitar o abuso sexual contra crianças e adolescentes. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Vale do Salgado.
Josué Barros; Luciana Maria Lobo Barbosa;JESUS, D. N.. A Atuação do Assistente Social na Política Nacional de Saúde Mental. 2019 - Centro Universitário Vale do Salgado.
Luciana Maria Lobo Barbosa; JANUARIO, S. S.;JESUS, D. N.. O Assistente Social no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF - AB). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Vale do Salgado.
SOUSA, L. A.; Luciana Maria Lobo Barbosa;JESUS, D. N.. O Papel do Assistente Social frente a violação financeira contra a pessoa idosa: um estudo bibliográfico.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Vale do Salgado.
FIGUEIREDO, M. S. A.; JANUARIO, S. S.;JESUS, D. N.. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV como mecanismo de socialização da pessoa idosa.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Vale do Salgado.
PINHEIRO, A. J. S.; LOURENCO, R. A.;JESUS, D. N.. A pessoa idosa frente à sociedade capitalista atual. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Vale do Salgado.
LOURENCO, R. A.; PINHEIRO, A. J. S.;JESUS, D. N.. Bullying Escolar: A necessidade do Assistente Social na intervenção a essa expressão da Questão Social. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Vale do Salgado.
PINHEIRO, A. J. S.;JESUS, D. N.; Viviane Correira do Prado Ferreira. O Trabalho Infantil enquanto uma das Expressões da Questão Social. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
PINHEIRO, A. J. S.; LOURENCO, R. A.;JESUS, D. N.. Terceira Idade: Uma análise da percepção dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a sua qualidade de vida.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Luciana Maria Lobo Barbosa;JESUS, D. N.; FIGUEIREDO, M. S. A.. Os desafios enfrentados por casais homoafetivos no processo de adoção. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Luciana Maria Lobo Barbosa;JESUS, D. N.; JANUARIO, S. S.. A contribuição do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a socialização da pessoa idosa.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
LOURENCO, R. A.;JESUS, D. N.; JANUARIO, S. S.. As implicações das mulheres para ingressar no mercado de trabalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
LOURENCO, R. A.;JESUS, D. N.; JANUARIO, S. S.. Ressocialização Prisional, realidade ou ideal utópico ? Uma revisão de literatura sobre o processo de ressocializar e sua implicância na sociedade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
JESUS, D. N.; JANUARIO, S. S.. "Infância Violada": o castigo físico e a imposição do trabalho no decorrer da história.. 2017.
JESUS, D. N.; JANUARIO, S. S.. A Situação de Abandono Familiar frente aos usuários do CAPS AD: um estudo de caso realizado no município de Icó-Ceara.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
JESUS, D. N.; LOURENCO, R. A.. A Cultura da violência e os seus impactos na infância: uma análise no Distrito de Lima Campos, Icó-CE.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
JESUS, D. N.; SANTANA, R. P.. O Serviço Social no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS II: Um desafio no processo interdisciplinar na Estratégia de Saúde da Família - ESFJosé Rodrigues. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
JESUS, D. N.; JANUARIO, S. S.. Os Dilemas da divulgação de Serviços e Benefícios no CRAS: Um paralelo das percepções dos usuários e profissionais Assistentes Sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
JESUS, D. N.; LOURENCO, R. A.. O Impacto do BPC (Benefício de Prestação Continuada) nas famílias das crianças com deficiência atendidas no CRAS Maria Paes Sant'anna da idade de Jaguaribe-CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
JESUS, D. N.; LOURENCO, R. A.. O Trabalho do Assistente Social no combate a Violência Domestica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
JESUS, D. N.; JANUARIO, S. S.. A Atuação Profissional dos Assistentes Sociais no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS II. 2017.
JANUARIO, S. S.; Luciana Maria Lobo Barbosa;JESUS, D. N.. A Atuação da Equipe Multidisciplinar do Centro de Referência Especializado de Assistencia Social no Combate ao abuso sexual infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
JESUS, D. N.; FIGUEIREDO, M. S. A.. Reflexões a cerca da Violência e a Lei Maria da Penha: Um estudo de campo com as mulheres violentadas no CREAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
JESUS, D. N.; LOURENCO, R. A.. Abuso Sexual de crianças e adolescentes: Causas e Consequencias psicossociais. Estudo de caso realizado no CREAS de Iguatu-CE.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
JESUS, D. N.. Vigilãncia Socioassistencial: operacionalização, desafios e conquistas na Política de Assistência Social no Município de Iguatu-CE.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
JESUS, D. N.; JANUARIO, S. S.. A Negligência Familiar a pessoa idosa: um estudo no CREAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
JESUS, D. N.; FIGUEIREDO, M. S. A.. As Contribuições da proteção Social Básica para a Garantia dos Direitos da Criança e Adolescentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
JESUS, D. N.. Os Efeitos da Alienação Parental na Vida de Crianças e Adolescentes: Um estudo de caso realizado no CREAS do Município de Lavras da Mangabeira-CE.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
FIGUEIREDO, M. S. A.;JESUS, D. N.; GONCALVES, R. S. P.. Gravidez na adolescência uma expressão da questão social: análise frente aos SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do CRAS I em Cedro - Ce. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
SOUSA, L. A.; GONCALVES, R. S. P.;JESUS, D. N.. Os efeitos das condicionalidades na execução do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família do município de Lavras da Mangabeira - Ceará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
PINHEIRO, A. J. S.; SANTOS, N. L.;JESUS, D. N.. Violação vs Direito: uma análise do perfil das crianças que estão em processo de adoção assistidas pelo Projeto Eu Quero uma Família desenvolvido no CREAS do município de Orós - Ce. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Orientou
O Trabalho do Assistente Social na Prevenção da Violência Doméstica Contra a Mulher na Proteção Social Básica; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Daniela Nunes de Jesus;
O Trabalho da Equipe Multidisciplinar da Proteção Social Básica na Prevenção da Negligência Contra a Pessoa Idosa; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Daniela Nunes de Jesus;
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família e a inserção do Assistente Social com as famílias acompanhadas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Daniela Nunes de Jesus;
O Envelhecimento e a Importância da Convivência Familiar e Comunitária; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Daniela Nunes de Jesus;
O Trabalho do Assistente Social e os desafios frente a Proteção Social Básica no Município de Icó-Ce; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Daniela Nunes de Jesus;
O Trabalho do Assistente Social frente à Violência Doméstica contra o Idoso no Município de Icó - Ce; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Daniela Nunes de Jesus;
A Atuação do Assistente Social no Programa Bolsa Família; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Daniela Nunes de Jesus;
O Envelhecimento e a importância da Convivência Familiar e Comunitária; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Daniela Nunes de Jesus;
O Envelhecimento e a importância da Convivência Familiar e Comunitária; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Daniela Nunes de Jesus;
O Enfrentamento do Trabalho Infantil através dos Serviços da Proteção Social Básica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Daniela Nunes de Jesus;
Atuação do Assistente Social no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Daniela Nunes de Jesus;
O TRABALHO DA EQUIPE INTERDISCIPLINAR DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA NA PREVENÇÃO DA NEGLIGÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA:UM ESTUDO REALIZADO NO CRAS II DONA DAZINHA DO MUNICÍPIO DE ORÓS-CE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Daniela Nunes de Jesus;
Negligência Contra o Idoso: Um estudo de caso sobre as situações atendidas no CRAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Daniela Nunes de Jesus;
TRABALHO INFANTIL: UMA REFLEXÃO CONTEMPORÂNEA; UMA ANÁLISE DO SCFV NO ENFRENTAMENTO E COMBATE NO CRAS I DONA DAZINHA DO MUNÍCIPIO DE ORÓS-CE; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Daniela Nunes de Jesus;
ANÁLISE ACERCA DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA DA PESSOA IDOSA NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL -CRAS II DO MUNICÍPIO DE CEDRO-CEARÁ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Daniela Nunes de Jesus;
Produções bibliográficas
-
JESUS, D. N. . XI Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Jucás. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JESUS, D. N. . Debatendo a atuação do Assistente Social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JANUARIO, S. S. ; JESUS, D. N. . Instrumentos e Práticas da Proteção Social. 2016. .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
FACULDADE VALE DO SALGADO. , Rua Monsenhor Frota, 609, CENTRO, 63430000 - Icó, CE - Brasil, Telefone: (88) 35612760
Experiência profissional
2009 - Atual
RN ASSESSORIA E TREINAMENTO PROFISSIONALVínculo: PROPRIETÁRIA, Enquadramento Funcional: SOCIA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daniela Nunes de Jesus e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?