Ananda Terranova

Graduada em Engenharia Civil, com atuação profissional em obras públicas, atuou no âmbito de projetos complementares e arquitetônico, orçamentos, medições e fiscalização de obras, drenagem urbana, elaboração de plano de saneamento básico, acompanhamento de obras vinculadas ao governo federal, assim como obras e projetos estaduais. Prestou serviços na empresa NB soluções em energia, desenvolvendo estudo de terraplanagem para alocação de estruturas de fixação de painéis fotovoltaicos, estudo de drenagem para escoamento de água em terreno onde são instalados painéis fotovoltaicos, elaboração de planta de situação para construção de usinas solares fotovoltaicas e também dimensionamento e estudo de viabilidade das mesmas.

Informações coletadas do Lattes em 17/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia Elétrica

2024 - Atual

Universidade Federal do Ceará
Título: Formalização de um modelo de estrutura técnico-econômica para criação de comunidades de energia renovável: Estudo de caso para consumidores baixa renda
Ricardo Silva Thé Pontes.

Graduação em Engenharia Civil

2012 - 2017

Universidade Potiguar

Formação complementar

2017 - 2017

AutoCAD Civil 3D Básico. (Carga horária: 16h). , Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do RN, CREA RN, Brasil.

2016 - 2016

SISTEMAS DE TRATAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA. (Carga horária: 40h). , Instituto de Pós-Graduação e Graduação, IPOG, Brasil.

2012 - 2012

MS PROJECT. (Carga horária: 40h). , SENAC RN, SENAC RN, Brasil.

2012 - 2012

Como elaborar um PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas). (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2012 - 2012

AUTOCAD. (Carga horária: 40h). , Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do RN, CREA RN, Brasil.

2012 - 2012

EXCEL AVANÇADO. (Carga horária: 40h). , SENAC RN, SENAC RN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.

Participação em eventos

Workshop de Capacitação GMC 2017.Os governos municipais no desafio de viabilizar importantes investimentos nas áreas de habitação, saneamento e infraestrutura urbana. 2017. (Encontro).

CONCRETE SHOW. 2015. (Congresso).

CONCRETE SHOW. 2014. (Exposição).

CONCRETE SHOW - SEMINÁRIO ESTRADAS DE CONCRETO: UMA ESCOLHA INTELIGENTE E SE SUSTENTÁVEL. 2014. (Seminário).

Congresso Brasileiro do Concreto - CBC - IBRACON. 2014. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • TERRANOVA, A. ; CASTRO, L F C. ; PONTES, R S T. . FORMALIZAÇÃO DE UM MODELO DE ESTRUTURA TÉCNICO-ECÔMICA PARA CRIAÇÃO DE COMUNIDADES DE ENERGIA RENOVÁVEL: ESTUDO DE CASO PARA CONSUMIDORES BAIXA RENDA. In: CIDE - CONGRESSO DE INOVAÇÃO NA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, 2024, SÃO PAULO - SP. ANAIS DO CONGRESSO DE INOVAÇÃO NA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, 2024.

  • TERRANOVA, A. ; CASTRO, L F C. ; CARVALHO, P. C. M. . ANÁLISE DO PERÍODO 2013-2023 DE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NA AMÉRICA LATINA: TENDÊNCIAS E DESAFIOS 2024 (ARTIGO ACEITO EM CONGRESSO CIENTÍFICO).

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

IS ACADEMY

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2020

PREFEITURA MUNICIPAL DE UMARIZAL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da secretaria de obras, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Engenheira civil fiscal municipal, atuei nas fiscalizações de obras municipais junto ao município e nos programas de direcionamento estadual e federal nos quais o município foi beneficiado. Elaboração de plano de saneamento básico junto à Funasa, fiscalização de obras em geral, elaboração de medições e orçamentos.

2021 - 2024

NB Soluções em Energia

Vínculo: Membro do setor de obras, Enquadramento Funcional: Membro do setor de obras, Carga horária: 10

Outras informações:
Estudo de terraplanagem para alocação de estruturas de fixação de painéis fotovoltaicos; estudo de drenagem para escoamento de água em terreno onde são instalados painéis fotovoltaicos; elaboração de planta de situação para construção de usinas solares fotovoltaicas, além de demais serviços do setor de obras.