Ana Paula Silva Carvalho

Graduada em Psicologia pela Universidade de Uberaba ( 2008). Experiência profissional nas Aréas Social e Clínica. Atendimentos Individuais e Grupais. CRAS, CREAS, Grupos de Prevenção e Tratamento sobre Alcool e drogas como o Crack.

Informações coletadas do Lattes em 13/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em NEUROPSICOLOGIA

2014 - 2015

Unigrad
Título: DISLEXIA: UMA ABORDAGEM NEUROPSICOLÓGICA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA

Especialização em Programas de Saúde da Família

2010 - 2012

Instituto Prominas
Título: Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas no Município de Alvorada do Norte - Go

Graduação em Psicologia

2004 - 2008

Universidade de Uberaba
Título: Percepções da criança portadora de doenças crônicas sobre sua hospitalização
Orientador: Simone Aparecida dos Santos
Bolsista do(a): Financiamento, FIES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Participação em eventos

1ª Caminhada do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Orientações sobre o Autismo. 1ª Caminhada do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Orientações sobre o Autismo. 2017. (Exposição).

Minicurso: Assim eu Aprendo (TEA ? Transtorno do Espectro Autista). Workshop Diversidade na Educação e na Saúde: Desafios Possíveis.. 2017. (Oficina).

Reunião Informativa sobre os Serviços Multidisciplinar do CAUA. Público Alvo: Coordenadores da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Ilhéus..Reunião Informativa sobre os Serviços Multidisciplinar do CAUA.. 2017. (Encontro).

Roda de conversa sobre Autismo e Déficit Intelectual para Pais, Responsáveis e Cuidadores.Roda de conversa sobre Autismo e Déficit Intelectual para Pais, Responsáveis e Cuidadores. 2017. (Encontro).

Roda de conversa sobre Autismo e Dificuldades de Aprendizagem para Coordenadores, Professores e Profissionais da Educação.? Roda de conversa sobre Autismo e Dificuldades de Aprendizagem para Coordenadores, Professores e Profissionais da Educação. 2017. (Encontro).

Workshop Diversidade na Educação e na Saúde: Desafios Possíveis. 2017. (Simpósio).

Capacitação em Atenção ao Uso de Álcool, Crack e outras drogas. 2016. (Seminário).

Curso sobre Autismo: da Teoria á Prática. 2016. (Oficina).

Palestra sobre Constelações familiares para facilitar as conciliações nos processos. 2016. (Seminário).

Conferência Municipal da Juventude da Cidade de Itabuna ? BA. 2015. (Outra).

Curso Núcleo Básico, da Escola Nacional de Socioeducação (ENS), para os Operadores do SINASE.. 2015. (Outra).

Curso sobre Adoção ? Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Itabuna 2015. 2015. (Outra).

Curso sobre Justiça Restaurativa. 2015. (Outra).

Atualização para identificação precoce de sinais do Transtorno do Espectro Autista.. 2014. (Outra).

Ciclo de Estudos e Atualização Pedagógica. 2014. (Outra).

Curso de Aperfeiçoamento em Crack e Outras Drogas. 2014. (Outra).

Curso de Avaliação Neuropsicológica.. 2014. (Outra).

Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas ? Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias. 2014. (Outra).

Curso de Psicologia Forense.. 2014. (Outra).

Encontro Regional de Psicologia do Sul da Bahia. 2014. (Encontro).

Fórum Regional sobre Crack, Álcool e Outras Drogas. 2014. (Outra).

Seminário de Formação do Projeto Formação/Assessoria: Qualificando Os Serviços Socioassistenciais. 2014. (Seminário).

Seminário na Área de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto para os Operadores do CREAS. 2014. (Seminário).

Simpósio De Saúde Do Trabalhador Da Saúde. 2014. (Simpósio).

A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS.A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS. 2013. (Seminário).

Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas Profissionais a Serviços de Garantias e direitos. 2013. (Congresso).

Qualificando os Serviços Socioassistenciais para a População em Situação de Rua.. 2013. (Seminário).

Simpósio De TDAH e Dislexia. 2013. (Simpósio).

? Seminário de Capacitação de Diretores e Coordenadores do Ensino Médio e Fundamental da Campanha DROGAS POR QUÊ? DESAFIOS DA EDUCAÇÃO. 2012. (Outra).

Curso SUPERA ? Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção Social e Acompanhamento. 2012. (Outra).

Prevenção ao Uso de Drogas em Instituição Religiosas e Movimentos Afins ? Fé na Prevenção.Prevenção ao Uso de Drogas em Instituição Religiosas e Movimentos Afins ? Fé na Prevenção. 2012. (Outra).

A CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DE CRIANÇA E ADOLESCENTE EM ACOLHIMENTO. 2011. (Seminário).

ALINHAMENTO DAS DIRETRIZES PARA OS MATRICIADORES DAS ESTRATÉGIAS SAÚDE DA FAMILIA DOS MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DE GOIÁS. 2011. (Seminário).

AS CONSTELAÇÕES FAMILIARES NA ATENÇÃO DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI. 2011. (Seminário).

Curso: ?Processo Histórico de saúde Pública no Brasil?. 2011. (Outra).

Curso de Departamento Pessoal. 2011. (Outra).

CURSO PARA ABORDAGEM INTENSIVA DO FUMANTE. 2011. (Oficina).

II OFICINA PARA INSTRUMENTALIZAÇÃO DOS MATRICIADORES EM SAÚDE MENTAL COM ÊNFASE NA REDUÇÃO DE DANOS DO USO E ABUSO DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DO ESTADO DE GOIÁS.REDUÇÃO DE DANOS DO USO E ABUSO DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. 2011. (Oficina).

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ALVORADA DO NORTE.PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS. 2011. (Encontro).

VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE GOIÁS. 2011. (Encontro).

CAPACITAÇÃO REGIONALIZADA PARA GESTORES E EXECUTORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. 2010. (Seminário).

III COLÓQUIO REGIONAL SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL E TRÁFICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA FINS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL. 2010. (Encontro).

SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE ALVORADA DO NORTE - GO.ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE ALVORADA DO NORTE - GO. 2010. (Seminário).

VII ENCONTRO INTERESTADUAL DE ENFENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CIRANÇA E ADOLESCENTE DA REGIÃO CENTRO-OESTE. 2010. (Encontro).

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO E FORTALECIMENTO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO. 2009. (Seminário).

CURSO DE FORMAÇÃO DE OPERADORES DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO ( SINASE). 2009. (Outra).

REUNIÃO GRUPO FECHADO DOS CREAS E OUTRSO SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO E ATENDIMENTO DMICILIAR DO SUAS. 2009. (Seminário).

SEMINÁRIO E PESQUISA SOBRE POLITÍCAS PÚBLICAS DO CREAS/SUAS. 2009. (Seminário).

REDE DE PROTEÇÃO PAIR E DIAGNOSTICO DA VIOLÊNCIA SEXUAL EM UBERABA. 2008. (Encontro).

A HUMANIZAÇÃO NA UTI.A HUMANIZAÇÃO NA UTI. 2007. (Seminário).

CARNAVAL DA INCLUSÃO - FUNDAÇÃO GREGORIO BAREMBLITT E CAPS- MARIA BONECA.CARNAVAL DA INCLUSÃO - FUNDAÇÃO GREGORIO BAREMBLITT E CAPS- MARIA BONECA. 2007. (Encontro).

COHAGRA PROJETO CASA PARA TODOS.OBSERVAÇÃO E PRATICA E AMBIENTE PROFISSIONAL. 2007. (Outra).

ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO. 2007. (Encontro).

GUERRA CONTRA AS DROGAS.GUERRA CONTRA AS DROGAS. 2007. (Encontro).

II SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA HOSPITALAR.II SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA HOSPITALAR. 2007. (Simpósio).

LUTA ANTIMANICOMIAL.LUTA ANTIMANICOMIAL. 2007. (Oficina).

LUTA ANTIMANICOMIAL.LUTA ANTIMANICOMIAL. 2007. (Encontro).

MESA REDONDA: RESPONSABILIDADE SOCIAL DO PSICÓLOGO, COM AS PSICOLOGAS ALCI CABRAL. ELIANE CORDEIRO E HELENA DE ORNELAS SIVIERI.MESA REDONDA: RESPONSABILIDADE SOCIAL DO PSICÓLOGO, COM AS PSICOLOGAS ALCI CABRAL. ELIANE CORDEIRO E HELENA DE ORNELAS SIVIERI. 2007. (Seminário).

MONOGRAFIA-A EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE ATRAVÉS DO BRINCAR DA CRIANÇA HOSPITALIZADA.MONOGRAFIA-A EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE ATRAVÉS DO BRINCAR DA CRIANÇA HOSPITALIZADA. 2007. (Outra).

MONOGRAFIA-O OUTRO MUNDO DE SOFIA: UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO REAL.MONOGRAFIA-O OUTRO MUNDO DE SOFIA: UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO REAL. 2007. (Outra).

PSHOWLOGIA - PSICOLOGIA EM ARTE.PSHOWLOGIA - PSICOLOGIA EM ARTE. 2007. (Oficina).

SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL - BICHO DE SETE CABEÇAS.SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL - BICHO DE SETE CABEÇAS. 2007. (Encontro).

SEMANA DO PSICÓLOGO.ÉTICA PROFISSIONAL...... 2007. (Seminário).

SEMANA DO PSICÓLOGO - ESQUIZOANÁLISE.SEMANA DO PSICÓLOGO - ESQUIZOANÁLISE. 2007. (Seminário).

SEMANA DO PSICÓLOGO - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL.SEMANA DO PSICÓLOGO - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. 2007. (Seminário).

SEMINARIO DE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTENCIA AO PARTO E NASCIMENTO.SEMINARIO DE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTENCIA AO PARTO E NASCIMENTO. 2007. (Seminário).

TCC:PERCEPÇÃO DE MÃES DEPRESSIVAS E NÃO DEPRESSIVAS SOBRE AS DIFICULDADES EMOCIONAIS DE SEUS FILHOS.TCC:PERCEPÇÃO DE MÃES DEPRESSIVAS E NÃO DEPRESSIVAS SOBRE AS DIFICULDADES EMOCIONAIS DE SEUS FILHOS. 2007. (Outra).

UMA VISÃO BIO-PSICOSSOCIAL SOBRE O ENVELHECIMENTO.UMA VISÃO BIO-PSICOSSOCIAL SOBRE O ENVELHECIMENTO. 2007. (Seminário).

A IMPORTANCIA DA RELAÇÃO "EU - OUTRO"- NA CONTRUÇÃO DA IDENTIDADE "HENRI WALLON".A IMPORTANCIA DA RELAÇÃO "EU - OUTRO"- NA CONTRUÇÃO DA IDENTIDADE "HENRI WALLON". 2006. (Seminário).

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVES DO USO DE SUCATAS.ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVES DO USO DE SUCATAS. 2006. (Encontro).

A TRAJETÓRIA PSICO-EMOCIONAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE E A RUPTURA. 2006. (Seminário).

CINETEMA.QUEM SOMOS NÓS. 2006. (Encontro).

CINETEMA.CINETEMA. 2006. (Encontro).

CINETEMA.BEM ME QUER, MAL ME QUER. 2006. (Encontro).

CINETEMA - SIMONE.CINETEMA - SIMONE. 2006. (Encontro).

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR: DIRECIONADO AO SEGMENTO ALIMENTÍCIO.CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR: DIRECIONADO AO SEGMENTO ALIMENTÍCIO. 2006. (Seminário).

COHAGRA PROJETO CASA PARA TODOS.OBSERVAÇÃO E PRATICA E AMBIENTE PROFISSIONAL. 2006. (Outra).

DIA INTERNACIONAL DA MULHER.DIA INTERNACIONAL DA MULHER - EVENTO COORDENADO PELOS ALUNOS DO CURSO DE PSICOLOGIA, PALESTRAS, DIVULGAÇÃO DE ARTES.. 2006. (Oficina).

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - ATIVIDADES CULTURAIS-ARTISTICAS/ATIV. CIENTIFICAS. 2006. (Seminário).

EVENTO PREPARATÓRIO DO I FÓRUM REGIONAL DE PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA.EVENTO PREPARATÓRIO DO I FÓRUM REGIONAL DE PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA. 2006. (Simpósio).

I ENCONTRO DE HUMANIZAÇÃO DA UFTM.I ENCONTRO DE HUMANIZAÇÃO DA UFTM. 2006. (Encontro).

II SEMANA DA MODA DA UNIVERSIDADE DE UBERABA.II SEMANA DA MODA DA UNIVERSIDADE DE UBERABA. 2006. (Seminário).

JOVEM PERSPECTIVA PARA O FUTURO.JOVEM PERSPECTIVA PARA O FUTURO. 2006. (Encontro).

LUTA ANTIMANICOMIAL.LUTA ANTIMANICOMIAL. 2006. (Encontro).

PENSAMENTOS E LINGUAGENS - CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET E VYGOSTSKY.PENSAMENTOS E LINGUAGENS - CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET E VYGOSTSKY. 2006. (Encontro).

PSICOLOGIA NO BRASIL TEM HISTÓRIA...DOS JESUITAS À PROFISSÃO DE PSICOLÓGO.PSICOLOGIA NO BRASIL TEM HISTÓRIA...DOS JESUITAS À PROFISSÃO DE PSICOLÓGO. 2006. (Encontro).

PSICOLOGIA PROFISSÃO EM EXERCÍCIO.PSICOLOGIA PROFISSÃO EM EXERCÍCIO. 2006. (Encontro).

PSICOLOGIA VAI A ESCOLA... FAZER O QUE MESMO?.PSICOLOGIA VAI A ESCOLA... FAZER O QUE MESMO?. 2006. (Encontro).

PSICOPEDAGOGIA NÃO É PROFISSÃO - UMA ANALISE DO PONTO DE VISTA LEGAL E INTERDISCIPLINAR.PSICOPEDAGOGIA NÃO É PROFISSÃO - UMA ANALISE DO PONTO DE VISTA LEGAL E INTERDISCIPLINAR. 2006. (Encontro).

SEMI. INSTI. - DESINSTITUCIONALIZAÇÃO: SERVIÇO SUBSTI. A OUTRO MUNDO POSSIVEL.SEMI. INSTI. - DESINSTITUCIONALIZAÇÃO: SERVIÇO SUBSTI. A OUTRO MUNDO POSSIVEL. 2006. (Seminário).

VIDA PELA VIDA.CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS. 2006. (Seminário).

VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO JUVENIL.VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO JUVENIL. 2006. (Seminário).

VISITAS DOMICILIARES A PACIENTES ONCOLOGICOS.VISITAS DOMICILIARES A PACIENTES ONCOLOGICOS. 2006. (Encontro).

X SIMPOSIO INSTITUTO CAIRRAL DE PSICQUIATRIA - SAUDE MENTAL NO MUNDO ATUAL - INTERFACES E DESAFIOS.X SIMPOSIO INSTITUTO CAIRRAL DE PSICQUIATRIA - SAUDE MENTAL NO MUNDO ATUAL - INTERFACES E DESAFIOS. 2006. (Simpósio).

DIA DO PSICÓLOGO. 2005. (Simpósio).

Orientou

Ana Paula Silva Carvalho

Percepções da criança portadora de doenças crônicas sobre sua hospitalização; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Uberaba; (Orientador);

Outras produções

CARVALHO, A. P. S. . Prevenção sobre Uso de drogas entre os adolescentes. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, A. P. S. . Entrevista sobre o Uso de drogas entre os adolescentes na cidade de Itabuna - BA. e a repercussão de videos nas redes sociais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, A. P. S. . Especial: jovens infratores do interior são mandados para internação em Salvador. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Prêmios

2015

Certificado de Serviços Prestados na Execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, Vara da Infância e Juventude de Itabuna Bahia.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2016

Centro de Referencia Especializado de Assistencia Social

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
? Atendimento individual e grupal para adolescentes em Medidas socioeducativas, aplicação de testes psicológicos, palestras educativas. Atendimento Social especializado, visitas domiciliares e Relatórios Técnicos para órgãos de Proteção a crianças e adolescentes para Ministério Público e Juizado especial da Vara da Infância e adolescência.

2012 - 2012

Instituição de Acolhimento Feminino Renascer

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
? Atendimento individual e grupal crianças, adolescentes. Atendimento Social especializado, visitas domiciliares e Relatórios Técnicos para órgãos de Proteção a Crianças/Adolescentes. ? Participar da elaboração do planejamento anual, em conjunto com a equipe técnica do Abrigo; ? Prestar atendimento psicológico aos abrigados, ampliando a integração social; ? Avaliar os abrigados e emitir relatório de avaliação, quando solicitado; ? Realizar trabalhos de grupo com a família do abrigado, visando à reintegração familiar; ? Assessorar os profissionais do Abrigo no desenvolvimento das ações socioeducativas; ? Preparar os abrigados para o desligamento da instituição; ? Participar de reuniões da equipe, para o aperfeiçoamento e a integração entre os profissionais; ? Apresentar à Coordenação relatório das atividades desenvolvidas; ? Participar de cursos, palestras, reuniões e outras atividades, quando solicitado; Efetivar o acompanhamento situacional, preservando a qualidade das inter-relações durante o abrigamento, e a avaliação do processo que culminou nesta medida protetiva, e, quando indicado, sua reintegração familiar; ? Realizar encaminhamentos específicos, após avaliação psicológica; e ? Desempenhar outras atividades compatíveis com a função e determinadas pela Secretária Municipal de Assistência Social de Ilhéus Bahia

2016 - Atual

CAUA ? Centro de Apoio Universo do Aprender

Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20

Outras informações:
Atendimento Psicológico individual e grupal de crianças, adolescentes e adultos com necessidades educacionais especiais; Triagem, encaminhamentos, Orientações aos pais e professores. Aplicação de testes psicológicos, palestras educativas; Atendimentos em escolas e creches. Formação continuada e capacitação dos professores para o atendimento às necessidades educacionais dos alunos; Orientação e encaminhamento dos alunos com necessidades especiais à atendimento com profissional especializado; Analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição.

2013 - 2015

CAEE ? Centro de Atendimento Especializado de Educação de Itacaré - BA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20

Outras informações:
Atendimento individual e grupal de crianças, adolescentes e adultos com necessidades educacionais especiais; Triagem, encaminhamentos, Orientações aos pais e professores. Aplicação de testes psicológicos, palestras educativas; Atendimentos em escolas e creches. Atendimento Social especializado, visitas domiciliares e Relatórios Técnicos para órgãos de Proteção a Crianças/Adolescentes; Formação continuada e capacitação dos professores para o atendimento às necessidades educacionais dos alunos; Orientação e encaminhamento dos alunos com necessidades especiais à atendimento com profissional especializado; Analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição.

2009 - 2011

CREAS - CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA ALVORADA DO NORTE

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PSICÓLOGA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
ATUAÇÃO NO CREAS, CRAS, PSF, HOSPITAL MUNICIPAL, ESCOLAS, PARCERIA COM O MINISTÉRIO PÚBLICO E JUDICIÁRIO, SECRETÁRIA MUNICIAPL DE SAÚDE.

2011 - 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ALVORADA DO NORTE - GO

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PSICÓLOGA E COORDENADORA

Outras informações:
COORDENADORA E PSICÓLOGA DO PROJETO DE PREVENÇÃO AO SUO ABUSIVO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DO MUNICÍPIO DE ALVORADA DO NORTE - GO.

2006 - 2007

Prefeitura Municipal de Uberaba, PM/Uberaba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 20