Afonso Silva Mendes
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará (1972) e mestrado em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (1986).
Informações coletadas do Lattes em 07/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em química Analítica
1981 - 1986
Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Walace Alves de Oliveira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Participação em bancas
MENDES, A. S.. O ensino de química na educação inclusiva: um panorma co os alunos portadores de deficiência auditiva de duas escolas públicas de Belém-PA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. Identificação da diversidade do ensino de química nas salas de aulas da escola " Ruth dos Santos Almeida". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. Vivenciando uma experiência envolvendo educação ambiental numa escola de Santa Izabel do Pará. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. Caracterização das substâncias húmicas (ácidos húmicos e ácidos fúlvicos) de sedimentos de manguezais do estuário do rio Marapanim, Pará. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. Avaliação da migração de fósforo e de metais desde o solo até o chá da planta medicinal Chenopodium ambrosioides L. (mastrus). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. Avaliação da qualidade nutricional de leite de búfula. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. Avaliação técnica das separações de substâncias fixas e voláteis presentes no mesocarpo e epicarpo do citrus medicus L.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. Elaboração de néctares mistos de maracujá, mamão com açucar e com adoçante natural de stevia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. construção do conhecimento científico através da determinação de cafeína em refrigerantes: da teoria à realidade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. Comparação de métodos para determinação de materiais orgânica em amostras ambientais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. Gomes, Augusto R. Maia e Jonathas de Franco A. Gomes.Química com materiais alternativos: sugestões práticas para o ensino de química no município de Itaituba, a partir da experimentação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. A química no ensino médio e sua relação com o cotidiano. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. Santos, Aline C. Freitas e Rosinaldo M. Silva.O ensino da química no nível médio: Experimentos e analogias para melhor compreensão.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. de Carvalho e Tatiane da S. Santos.Uma abordagem do ensino de química nas séries iniciais do ensino médio.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. Avaliação da concentração de crômo em sedimentos do igarapé do Tucunduba após a macrodrenagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. O conceito de substâncias, misturas e os métodos de separação: uma metodologia de ensino para o nível médio.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. Alelopatia, sua importância na preservação das pastagens na amazônia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. Determinação de minerais em diferentes tipos de leite: Uma contribuição ao valor nutritivo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. N. da Silva e Manoel Francisco D. de Oliveira.Avaliação da composição química e calórica de uma ração mista, elaborada experimentalmente, de milho, soja e caroço de açaí como volumoso.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. Elaboração de bebidas lácteas fermentadas adicionadas de xarope de polpa de cupuaçu (Theobroma Grandiflorum).. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará.
MENDES, A. S.. Uma abordagem crítica do ensino de ciências dentro da visão construtiva.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Pará.
Orientou
Pigmentos naturais com propriedades indicadoras ácido-base: uma contribuição às aulas experimentais de equilbrio químico no ensino médio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Avaliação da eficiência de um gerador de cloro para água potável; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Avaliaçãoda potabilidade da águas dos igarapés domunicípio de Mocajuba; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
caracterizaçãoe diferenciação de gorduras de palma para produção de sorvetes, biscoito e usogeral em alimentos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Avaliação da qualidade de água subterrâneas e superficiais da área central e do distrito de pau D'arco do munípio de Santa Bárbara-PA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Determinação de Fe, Mn e Cl em plantas utiizadas na medicina popular e na gastronomia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Avaliação da qualidade de duas fontes de águas subterâneas localizadas no bairros do Marco e do Curió-Utinga-Belém-Pará; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Análise e classificação de Calcarios vendidos comercialmente em lojas da região metropolitana de Belém; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Avaliação da potabilidade de águas de fertilidade e do solo da área metropolitana de Belém usada no cultivo de hortaliças; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Avaliação da potabilidade de águas subterrâneas e superficiais do município de Capanema Pará; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Tecnologia de reciclagem de PET pós-consumo em uma industria da região metropolitana de Belém e seu controle de qualidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
O conceito de substâncias, misturas e os métodos de separação: uma nova metodologia de ensino para o nível médio; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Determinação instrumental do pH de macro e micro nutrientes em dois tipos de solo do município de Altamira; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Análise da fertildade do solo para fins de agricultura no bairrode xurupita no município de Santo antônio do Tauá; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
determinação de macro nutrientes ( C, P, N e K ) e outros elementos químicos e outros ( Na e Si) e origem da matéria orgânica em função da razão C/N ou sedimentos ao longo da bacia Rio Aurá; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Avaliação da intemperização de uma área anteriormente ocupada por um lixão na cidade de Tucuruí; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Análise Quantitativa da água consumida pela comunidade Santana do Aurá e áreas adjacentes; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Determinação de macronutrientes ( C, N e K ), outros elementos químicos ( Na e Si ) e origem da matéria orgânica em função da razão C/N em sedimentos de fundo do rio Aurá-Bacia Hidrográfica do rio Aurá-Belém-PA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Determinação e avaliação ambiental de elementos químicos ( Al, Fe, Mn e Cu ) em sedimentos de fundo do rio Aurá-Bacia hirográfica do rio Aurá-Belém-Pará; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Avaliação da potabilidade de águas subterrâneas coletadas em poço do tipo Amazonas localizados na comunidade do Divino Espirito Santo- Mosqueiro; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Avaliação de parametros físicos, Físico-Químicos e químicos em águas de caldeiras, empregados no sistema de um processo industrial; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Determinação dos nutrientes cálcio (Cálcio (Ca), Magnésio (Mg) fósforo (P), fero (Fe), cobre (Cu), manganes (Mn) e boro (B), em solos de diferentes regiões; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Caracterização física-química em microbiologia da qualidade dos iogutes comercialzados na região metropolitana de Belém do Pará; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Fracionamento de fosfato em águas dos estuários dos rios Caeté, no estado do Pará Gurupi,; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Análise de umidade, fosforo e ferro, em amostras foliares de frutíferas da região amazônica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Avaliação de parâmetros físicos, fisico-químicos e químicos em aguas do rio guamá, empregados do sistema de resfriamento de um processo industrial; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Determinação e avaliação de nutrientes e um componentes estrutural em solos de redenção-Sul do Pará; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Análise físico-química e química de solo do estado do Pará; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Avaliação da potabilidade da água que abastece uma micro região urbana da bacia da cidade de Belém; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Evolução da matéria orgânica ( carbono, enxofre, fósforo e nitrogênio) em uma seção do canal do UNA, bacia hidrográfica do UNA Belém-Pará; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Controle de qualidade de refrigerantes industrializados e consumidos no estado do Pará; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Especiação de metais em sedimentos de uma micro bacia do canal do UNA; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Avaliação da qualidade da água de poço artesiano de alguns prédios residenciais da área metropolitana de Belém; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Afonso Silva Mendes;
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Faculdade de Químcia. , Avenida Augusto corrêa , nº 01, Guamá, 66075-110 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (91) 32017361, Ramal: 7361, URL da Homepage:
Experiência profissional
1976 - 1980
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ensino Química, Nível: Graduação, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas Química Geral Teórica e Química Geral Prática
1997 - 2009
Secretaria de Estado de Meio AmbienteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Afonso Silva Mendes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?