Rafael Marinato Castellar
Sou médico com formação na Escola de Medicina Souza Marques e especialização em Endocrinologia pela PUC-Rio. Possuo mestrado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela UERJ, com ênfase em hipercalciúria. Atualmente, atuo como pesquisador clínico no Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz e médico intensivista no Hospital Municipal Miguel Couto da Rio Saúde.
Minha trajetória acadêmica é marcada pela contribuição ao ensino superior, cursos de extensão e educação continuada. Tenho experiência significativa em pesquisa, com destaque para um estudo sobre o Libre Freestyle realizado durante meu período no IEDE. Essas contribuições me proporcionaram a oportunidade de apresentar frequentemente em congressos nacionais e internacionais.
Além da pesquisa e da prática em endocrinologia, atuei em ambientes desafiadores, como médico voluntário de campo durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 e líder da equipe médica do Hospital de Campanha Maracanã durante a pandemia de COVID-19.
Na Rede DASA, colaborei na elaboração do protocolo glicêmico do Complexo Hospitalar de Niterói e atuei como consultor em endocrinologia. Também tenho experiência com o Programa de Emagrecimento do Grupo CABERJ.
Minha trajetória profissional é pautada pela dedicação à medicina, à pesquisa e à educação, com habilidades em liderança, articulação e oratória.
Informações coletadas do Lattes em 16/08/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Fisiopatologia Clínica e Experimental
2020 - 2023
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Avaliação da correspondência da relação cálcio/creatinina na amostra única isolada de urina com calciúria na urina de 24 horas como método de mensuração da excreção renal de cálcio, Ano de Obtenção: 2023
Maria Caroline Alves Coelho Amaral.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cálcio; Urina de 24 horas; Spot urinário; Razão Cálcio / Creatinina; Concordância; Bland-Altman. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Nefrologia. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Fisiopatologia e diagnóstico laboratorial. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Atividades de atenção à saúde humana.
Especialização interrompida em 2020 em Endocrinologia e Metabologia
2018 - Atual
Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia
Título: Avaliação do perfil do controle glicêmico com o uso de monitoramento contínuo da glicose através do sistema Flash FreeStyle Libre em adolescentes com Diabetes tipo 1
Orientador: Rosane Kupfer
Ano de interrupção: 2020
Graduação em Medicina
2010 - 2015
Escola de Medicina Souza Marques
Título: Teste de Sensibilidade à Penicilina
Orientador: Maria Izabel Nunes
Formação complementar
2015 - 2015
Basic Provider Course. (Carga horária: 16h). , Internacional Trauma Life Support 2015, ITLS, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Estágio em terapia intensiva. (Carga horária: 12h). , Hospital Municipal Miguel Couto, HMMC, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Monitoria academica em Anatomia I e II. (Carga horária: 320h). , Escola de Medicina Souza marques, SM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Endocrinologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina Intensiva.
Participação em eventos
3 Curso de Imersão em Metabolismo Ósseo. 2019. (Outra).
Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia. Microcarcinoma Papilífero da Tireóide Não Invasivo com Metástase Pulmonar a Distância. 2019. (Congresso).
Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia. Coaching: Jovem Pesquisador. 2019. (Congresso).
Latin American Thyroid Society Congress LATS. Assesment of Thyroid Antibodies Profile Among Patients Who Measured Antibodies Against Cyclic Citrullinated Peptides. 2019. (Congresso).
Latin-America Thyroid Congress. Assessment of thyroid antibodies profile among patients who measured antibodies against cyclic citrullinated peptides (aCCP). 2019. (Congresso).
Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia 2019. Microcarcinoma Papilífero da Tireoide Não Invasivo com Metástase Pulmonar à Distância. 2018. (Congresso).
Suporte Avançado de Vida em Cardiologia. 2016. (Outra).
Congreso Franco Brasileiro de Oncologia. Papel da radioterapia no tratamento de câncer colorretal. Qual o melhor tempo na doença avan;cada e na neoadjuvância. 2014. (Congresso).
Congresso Franco Brasileiro de Oncologia. Conduta perante sarcomas de partes moles de alto grau? A experiência do INCA mediante a 387 casos. 2014. (Congresso).
Congresso Franco Brasileiro de Oncologia. Duodenopancreatectomia no tratamento de tumores periampulares? A experiência de 84 casos no INCA. 2014. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
Castellar, R. . Microcarcinoma Papilífero da Tireóide Não Invasivo com Metástase Pulmonar à Disrtância. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, P. B. ; Castellar, R. . Assessment of Thyroid Antibodies Profile Among Patients Who Measured Antibodies Against Cyclic Citrullinated Peptides. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTANNA, I. ; MUNIZ, R. ; MORGADO, G. ; TREIN, B. ; WARSZAWSKI, L. ; Castellar, R. ; Duarte, T. . Tratamento Alternativo para Compensação do Hipertiroidismo Pré-operatório. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Castellar, RM. . Coaching: Jovem Pesquisador. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Castellar, R. . Coaching: Jovem Pesquisador em Endocrinologia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Castellar, R. . Palestra: Oncogênese. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2022
Doença de Gorham-stout e análise dos parâmetros ósseos por DXA e HR-pQCT, Descrição: Este estudo aborda a doença de Gorham-Stout, um raro distúrbio ósseo caracterizado pela perda óssea gradual. Nosso foco é um caso de uma jovem brasileira de 15 anos, destacando as respostas clínicas às intervenções terapêuticas visando impedir a perda óssea. A coleta de dados envolve revisão da literatura, análise de prontuários médicos e informações auto relatadas por meio de entrevistas. O projeto ocorre de março a junho de 2022.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Marinato Castellar - Coordenador / Maria Caroline Alves Coelho - Integrante / BARBARA GEHRRKE - Integrante.
-
2020 - 2023
Avaliação da concordância entre a razão cálcio/creatinina no spot urinário com a calciúria na urina de 24 horas como método de mensuração da excreção renal de cálcio, Descrição: Este projeto de pesquisa se concentrou na hipercalciúria, um fator comum na formação de cálculos. Nosso objetivo foi analisar a concordância entre a razão cálcio/creatinina no spot urinário (SUCCR) e a calciúria na urina de 24 horas (24HUCa). Para isso, recrutamos 36 indivíduos e empregamos o coeficiente de correlação de Spearman e a análise gráfica de Bland-Altman. Nossos resultados sugerem uma correlação significativa, mas não uma concordância robusta, apontando para a necessidade de mais pesquisas neste campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rafael Marinato Castellar - Coordenador / Maria Caroline Alves Coelho - Integrante / BARBARA GEHRRKE - Integrante / Andrey Rodrigues Ferreira - Integrante / Luiz Guilherme Kraemer-Aguiar - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2018 - Atual
Uso da tecnologia no controle do diabetes: avaliando o uso do sensor da glicose Freestyle Libre em adolescentes com Diabetes tipo 1, Descrição: O estudo pretende avaliar se há vantagem no controle glicêmico e na frequência de hiperglicemia e hipoglicemia em monitorar a glicose intersticial contínua com o sensor Libre em substituição à glicemia capilar em adolescentes com Diabetes tipo 1.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Marinato Castellar - Integrante / Rosane Kupfer - Coordenador / Thaina Nazareth Duarte - Integrante.
Prêmios
2014
Prêmio Professor Luiz Guilherme Costa Lyra, XXIV Jornada de Gastroenterologia do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Clínico e Endocrinologista, Carga horária: 5
Outras informações:
Atuação como endocrinologista no ambulatório de Terapia Hormonal de Afirmação de Gênero ou Terapia Hormonal Cruzada voltado à população de mulheres transgênero que, concomitantemente, participam de estudos clínicos desenvolvimentos pelo Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids - LAPCLIN / Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas - INI, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. Sub-investigador nos ensaios clínicos da mesma instituição, como o HIV Prevention Trials Network - HPTN.
2020 - 2023
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
Outras informações:
Completei o mestrado acadêmico no Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental (FISCLINEX) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Minha área de concentração foi em Endocrinologia, com um enfoque em osteometabolismo.
Minha dissertação, intitulada "Avaliação da concordância da relação cálcio/creatinina no spot urinário com a calciúria de 24 Horas como método de mensuração da excreção renal de cálcio," . Defesa da dissertação com aprovação.
Atividades
-
03/2020 - 06/2023
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Biomédico, Faculdade de Ciências Médicas.,Linhas de pesquisa
2018 - Atual
Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz CapriglioneVínculo: , Enquadramento Funcional:
2020 - Atual
Caixa de Assistência à SaúdeVínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Endocrinologista, Carga horária: 25
Outras informações:
Atuação como médico do ambulatório de endocrinologia do Centro Médico da CABERJ com endocrinologia geral e no Programa de Emagrecimento, voltado ao tratamento clínico da obesidade.
2018 - 2020
Hospital São LucasVínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Médico rotina da Emergência, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação como rotina médica no setor de Emergência e Pronto Atendimento no Hospital São Lucas Copacabana (Rede DASA) situado na cidade do Rio de Janeiro. Líder de equipe em plantão e responsabilidade técnica pelo mesmo.
2018 - 2022
Complexo Hospitalar de NiteróiVínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Médico plantonista da Unidade Pós-Operatória, Carga horária: 24
Outras informações:
Atua como médico plantonista na unidade de terapia intensiva pós-operatória do Complexo Hospitalar de Niterói. Assistência técnica de paciente de alta complexidade em momento pós-operatório, destacando como diferencial, a atuação frequente em cuidados intensivos de pós-operatório de transplante hepática e renal. Aptidão para procedimentos invasivos a beira-leito como intubação orotraqueal, acesso venoso central, linha arterial, toracocentese descompressiva, protocolos como Ressuscitação Cardiopulmonar, Sepse, Síndrome Corornaria Aguda, AVE.
2017 - 2022
Complexo Hospitalar de NiteróiVínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Platonista da Unidade de Terapia Intensiva, Carga horária: 24
Outras informações:
Atuou como médico plantonista na Unidade de Terapia Intensiva Geral Adulta no Complexo Hospitalar de Niterói.
2020 - 2020
Hospital de Campanha MaracanãVínculo: Contrato PJ, Enquadramento Funcional: Coordenador médico, Carga horária: 24
Outras informações:
Atuação como integrante de coordenação médica do hospital de campanha, tendo como principais funções a orientação técnica e logística dos plantões designados, fiscalização e controle de escala do corpo clínico, liderança médica do plantão.
2020 - 2020
HOSPITAL QUINTA D'ORVínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Médico plantonista da UTI, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação como médico plantonista da Unidade de Terapia Intensiva Adulto especializado em pacientes internados sob cuidados intensivos infectados por SARS-CoV-2 na Pandemia do COVID-19.
2016 - 2016
HOSPITAL QUINTA D'ORVínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Médico plantonista da UTI, Carga horária: 24
Outras informações:
Atuou como médico plantonista na unidade ventilatória de terapia intensiva focada em desmame ventilatório de difícil manejo e paciente colonizados por germes multirresistentes
2020 - 2020
Hospital de Campanha Lagoa-Barra - Rede D`orVínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Médico plantonista da UTI, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação como médico plantonista da unidade de terapia intensiva do hospital de campanha no combate a pandemia do COVID-19.
2020 - 2020
Hospital de Campanha Parque dos Atletas - Rede D`orVínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Médico plantonista da UTI, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação como médico plantonista da unidade de terapia intensiva do hospital de campanha no combate a pandemia do COVID-19.
2016 - 2016
Comitê de Organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Médico Field Of Play, Carga horária: 12
Outras informações:
Participante como médico voluntário dos jogos olímpicos do Rio em 2016 no posto de médico field of play (médico de campo) onde tive a oportunidade de ter contato com profissionais de todo o mundo e receber treinamento específico avançado para o posto.
2017 - 2017
Hospital IcaraíVínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Rotina da clínica médica, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuou como rotina da clínica médica pela Unimed Rio no Hospital Icaraí situado na cidade de Niterói, RJ.
2015 - 2018
Centro Hospitalar São LucasVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Rotina médica da unidade de Terapia Intensiva, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação como pertencente ao grupo de rotinas médicas do Centro Hospitalar São Lucas, situado em Niterói. Atuou, também, como plantonista no mesmo setor com carga-horária de 24 horas semanais
2015 - 2017
Hospital São José dos LíriosVínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Plantonista da Unidade de Terapia Intensiva, Carga horária: 36
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rafael Marinato Castellar e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?