Monalisa Santuchi Robim

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2008), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos de Origem Animal pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2011). Tem experiência nas áreas de Controle Microbiológico e Físico-químico de alimentos, Abate humanitário de aves e suínos, Tecnologia e Processamento de Carnes e Produtos de Origem Animal, Controle de Qualidade em Indústria de Alimentos de Origem Animal, Ciência de Alimentos, Segurança Alimentar, APPCC - Análises de Perigo e Pontos Críticos de Controle, PPHO - Procedimento Padrão de Higiene Operacional, e Pesquisa acadêmica.

Informações coletadas do Lattes em 19/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)

2009 - 2011

Universidade Federal Fluminense
Título: AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE UAT COMERCIALIZADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E O EFEITO DA FRAUDE POR AGUAGEM NA FABRICAÇÃO, COMPOSIÇÃO E ANÁLISE SENSORIAL DE IOGURTE.,Ano de Obtenção: 2011
MARCO ANTONIO SLOBODA CORTEZ.Coorientador: ADRIANA CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos / Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Animal. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Medicina Veterinária

2003 - 2008

Universidade Federal Fluminense

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

Participação em eventos

Seminário Internacional de Controle de Qualidade em Alimentos CEPA PESAGRO/RJ. 2012. (Seminário).

V Congresso Latino americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimento. Análise sensorial de queijo minas frescal fabricado com adição de água em diferentes concentrações. 2011. (Congresso).

II Mostra de Higiene e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal Fluminense.Análise sensorial de ovo de avestruz (Struthio camelus). 2009. (Encontro).

Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Controle de qualidade do leite de cooperativas do Estado do Rio de Janeiro e perfil do consumidor de leite na região metropolitana de Niterói. 2008. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • ROBIM, M. S. ; SILVA, ADRIANA CRISTINA DE OLIVEIRA ; FILHO, RODOLPHO DE ALMEIDA TORRES ; GEMAL, NINA HAMA ; NOGUEIRA, EDUARDO BRUNO . Research fraud in UHT whole milk marketed in the state of Rio de Janeiro and comparison between the methods of physicochemical officers and the method of ultrasound. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes , v. 67, p. 43-50, 2012.

  • ROBIM, M. S. ; Controle de qualidade do leite de cooperativas do Estado do Rio de Janeiro e perfil do consumidor de leite na região metropolitana de Niterói. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2008

    Controle de qualidade do leite de cooperativas do Estado do Rio de Janeiro e perfil do consumidor de leite na região metropolitana de Niterói, Descrição: Projeto de Iniciação Científica (Pibic) em Tecnologia de Alimentos - UFF/CNPq.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Monalisa Santuchi Robim - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2013

Reginaves

Vínculo: , Enquadramento Funcional: ANALISTA DE QUALIDADE, Carga horária: 50

Outras informações:
- Atuação no sistema de Controle de Qualidade segundo normas BPF, HAPPC e PPHO, na indústria de abate e aves e processados. - Avaliação e verificação dos programas de controle de qualidade e higiene sanitária (BPF, HACCP e PPHO, com check-list de planilhas) nos setores de abate e processamento de carne de aves; - Monitoramento do processamento industrial da carne de ave - Treinamento de auxiliares de produção de acordo com a legislação sanitária vigente para Normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF), Técnicas de Abate Humanitário, e Procedimentos Operacional Padrão (POP); - Treinamento de técnicas de BPF para novos funcionários. - Realização de visitas técnicas especializadas em clientes da empresa. - Realização de auditorias em setores internos. - Controle das análises microbiológicas e físico-químicas dos produtos

Atividades

  • 03/2009 - 03/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal Fluminense, .,Linhas de pesquisa

2008 - 2008

Perdigão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA

Outras informações:
- Avaliação e verificação dos programas de controle de qualidade de produção e higiene nos setores de abate e processamento de carne de aves e suínos; - Avaliação e controle dos itens de qualidade na produção do Setor de alimentos industrializados controle do processamento dos setores de massa e CMS e produção de embutidos. - controle de qualidade nas granjas de frangos e suínos

2008 - 2008

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA

Outras informações:
- Avaliação e verificação dos programas de controle de qualidade, higiene e inspeção sanitária (BPF, HACCP, PPHO) nos setores de abate e processamento de carne de aves e suínos; - Certificação sanitária e medidas de exportação no abate de aves e suínos; - Treinamento de auxiliares de Inspeção de acordo com a legislação federal (RIISPOA e portaria n 210).

2009 - 2011

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2008

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pibic