Alexandre Jairo Marinho Moraes

Alexandre Jairo Marinho Moraes é pós-doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense, doutor e mestre em Ciência da Literatura e bacharel em Letras Português Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. De 1991 a 2013 foi professor de Literatura na Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor Associado IV aposentado. Participa do Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias e do Grupo de Pesquisa Poesia: suportes formais de significação, ambos registrados no CNPq. Tem experiência nas áreas de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira e literatura hispano-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, teoria literária, literatura hispano-americana, modernidade e pós-modernidade, poesia contemporânea (1960-aos dias atuais).

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)

1990 - 1994

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O outro lado do Hábito. Modernidade e sujeito em Cortázar
Ronaldo Pereira Lima Lins. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Modernidade; Julio Cortázar; Subjetividade.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)

1986 - 1989

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Os Fantasmas se acumulam uns sobre os outros. Estudo da produção de subjetividade em Jose Donoso,Ano de Obtenção: 1989
Ronaldo Pereira Lima Lins.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Subjetividade; Chile; José Donoso.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Letras Português Literatura

1976 - 1982

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2000 - 2001

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira / Especialidade: Literatura Brasileira Contemporânea.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Encontro de Escritoras Capixabas.A construção de uma mulher - mulheres escritas. 2012. (Encontro).

III Congresso Internacional Ufes/ Université Paris-Est/ Universidade do Minho - Territórios, poderes, identidades. A construção de territórios: as cidades e a Historia, fluxos e espaço literário latino-americano. 2011. (Congresso).

XIII Congresso de Estudos Literários. Que autor sou eu? Deslocamentos, experiências, fronteiras. Que autor encontramos nas marcas do texto?. 2011. (Congresso).

Conferência no Programa de Arte-Educação do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES-ES).Crítica contemporânea na arte e literatura. 2011. (Simpósio).

Debatepapo na Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo.A poesia contemporânea de Casé Lontra Marques. 2011. (Encontro).

XII Congresso de Estudos Literários: Leitor, leitora: literatura, recepção, gênero. Imagens, palavra, cinzas e água (pulsação e movimento do corpo no poema). 2010. (Congresso).

Bravos companheiros e fantasmas: IV Seminário sobre o autor capixaba.Outra claridade (Movimentação subjetiva e pensamento em textos de Casé Lontra Marques). 2010. (Seminário).

Conferência no Encontros de letras: poesia e sociedade em questãorealizado na UFRJ.A poesia e as formas de habitar o mundo: texto e pensamento na sociedade da imagem. 2010. (Encontro).

X Congresso de Estudos Literários: A crítica literária: percursos, métodos e exercícios. Mundos flutuantes - corpo, cidade, eu, ficção: configurações. 2008. (Congresso).

V Semana de Pesquisa em Letras. Pulsações infinitas: representações do corpo no texto literário pós-moderno. 2007. (Congresso).

IX Congresso de Estudos Literários: Pensamentos, críticas, ficções. O texto e os sujeitos mínimos, múltiplos e comuns de João Gilberto Noll. 2007. (Congresso).

VIII Congresso de Estudos Literários - Linguagens & mídias, políticas do pensamento contemporâneo. Nome não se dá; nome se recebe ou Se eu soubesse teu nome verdadeiro - notas sobre a configuração da morte em textos de Hilda Hilst. 2006. (Congresso).

Vertentes do mal na sociedade e concepões de estado.Fausto, de Goethe: uma análise do mal e do mundo institucional. 2006. (Seminário).

IV Semana de Pesquisa em Letras.Literatura contemporânea: faces múltiplas. 2006. (Seminário).

IV semana de Pesquisa em Letras.A face múltipla (Leituras de textos de Rolanda Barthes, Clarice Lispector Marguerite Yourcenar e outros). 2006. (Seminário).

VII CONGRESSO EM ESTUDOS LITERÁRIOS: SOB O SIGNOS DE BABEL - Literatura e poéticas da tradução. Sexo, tempo e sujeito: os delicados fios da inquieta imagem no texto. 2005. (Congresso).

Encontro Regional dos Estudantes de Letras.Visões contemporâneas do etnocentrismo, da homofobia e do racismo na literatura brasileira atual. 2005. (Seminário).

XVIII Encontro Nacional da ANPOLL.Participação no XVIII Encontro Nacional da ANPOLL. 2003. (Encontro).

Cinema BR Em Movimento: Cinema e Literatura.Cinema e Literatura. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Leda Mara Ferreira

MORAES, Alexandre J. M.. Clarice Lispector. Nos confins do simbólico, a invenção do sujeito. 2011. Dissertação (Mestrado em MEL - Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Daniel Pandolpho

MORAES, Alexandre J. M.. Participação como membro suplente na Banca de defesa de Mestrado do trabalho Murilo Mendes: em busca do eterno-feminino. 2005. Dissertação (Mestrado em MEL - Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Paula Rubia Stein

MORAES, Alexandre J. M.; SOUZA, M. P.. Um olhar sobre a obra 'Simulacros de Sérgio Sant' Anna. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Flávio Felipe de Castro Leal

MORAES, Alexandre J. M.. Além da realidade imediata: a perseguição do humano em dois contos de Julio Cortázar. 2004. Dissertação (Mestrado em MEL - Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Patrícia Pereira Pavesi

MORAES, Alexandre J. M.. Cada louco com a sua mania, cada mania de cura com a sua loucura. 2003. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Roseli Cerqueira de Souza

MORAES, Alexandre J. M.. Os romances de Chico Buarque em uma ótica benjaminiana: os silêncios da memória. 2002. Dissertação (Mestrado em MEL - Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Victor Manuel Ramos Lemus

LEMUS, V. M. R.;MORAES, Alexandre J. M.; LINS, R. P. L.; BUENO, A. L. L.. As rédeas de imaginação. Rayuela, de Julio Cortázar: entre o histórico e o transcendental. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Orlando Lopes Albertino

ALBERTINO, O. L.;MORAES, Alexandre J. M.; SALGUEIRO, W. C. F.; BUENO, A. L. L.. Navegar (É) Impreciso: Reconhecendo a rte do século XX a apartir de Nome de Arnaldo Antunes. 1999 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Bruno Saiter Zorzal

MORAES, Alexandre J. M.. Um lugar, outro lugar e outro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Espírito Santo.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação em Banca de Processo Seletivo Simplificado para a Contratação de Professor Substituto em Estudos Literários/ Literaturas de Língua Portuguesa. 2007. Universidade Federal do Espírito Santo.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação como Presidente da Banca Examinadora do Concurso Público para provimento de uma vaga para o cargo de professor Adjunto do quadro efetivo da UFES na área de Estudos Literários e Literaturas de Língua Portuguesa. 2002. Universidade Federal do Espírito Santo.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação como Presidente da Banca Examinadora do Concurso Público para provimento de uma vaga para o cargo de professor Adjunto do quadro efetivo da UFES na área de Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa. 2002. Universidade Federal do Espírito Santo.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação na Banca de Seleção para Professor Visitante na área de Teoria Literária - PPGL - UFES. 1998. Universidade Federal do Espírito Santo.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação na Banca de Seleção para professor substituto na área de Literatura Brasileira - DLL - UFES.. 1997. Universidade Federal do Espírito Santo.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação na Banca de Seleção para Professor Visitante na área de Literatura Brasileira - PPGL - UFES. 1997. Universidade Federal do Espírito Santo.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação na Banca de Concurso Público de Provas e Títulos para professor efetivo na área de Literatura Portuguesa - DLL - UFES. 1993. Universidade Federal do Espírito Santo.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação na Banca de Concurso Público de Provas e Título para professor efetivo na área de Literatura Portuguesa - DLL - UFES. 1992. Universidade Federal do Espírito Santo.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação em Comissão designada pela Coordenação Geral de Organização do Ensino Superior/SESu/MEC para autorização de funcionamento do curso de Letras da Faculdade de Letras de Manhuaçu. 1995. Faculdade de Letras de Manhuaçu.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação em Comissão designada pela Coordenação Geral de Organização do Ensino Superior/SESu/MEC para o reconhecimento do curso de Letras da Universidade São Judas Tadeu. 1993. Universidade São Judas Tadeu.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação como Presidente da Banca de Seleção para ingresso no Mestrado em Estudos Literários. 2004. Universidade Federal do Espírito Santo.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação na Banca Examinadora da Prova de Seleção para o Mestrado em Estudos Literários - UFES. 1999. Universidade Federal do Espírito Santo.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação na Banca Examinadora da Prova de Seleção para o Mestrado em Letras: Literatura Brasileira - UFES. 1997. Universidade Federal do Espírito Santo.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação em Banca de Correção de Vestibular. 1995. Universidade Federal do Espírito Santo.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação na Banca Examinadora da Prova de Seleção para o mestrado em Letras: Literatura Brasileira - UFES. 1995. Universidade Federal do Espírito Santo.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação em Banca de Correção de Vestibular. 1994. Universidade Federal do Espírito Santo.

MORAES, Alexandre J. M.. Participação na Banca Examinadora da Prova de Seleção para o Mestrado em Letras: Literatura Brasileira - UFES. 1994. Universidade Federal do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Aparecida da Silva

SILVA, Maria Aparecida da.; Jozef, Bella; VASSALLO, Lígia Maria Pondé; BUENO, A.; LINS, R. L.. O outro lado do hábito - Modernidade e sujeito em Cortázar. 1994. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ligia Maria Pondé Vassallo

VASSALLO, L. M. P.. O outro lado do hábito - Modernidade e sujeito em Cortázar. 1994. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

André Luiz de Lima Bueno

BUENO, A. L. L.. Os fantasmas se acumulam uns sobre os outros - a produção de subjetividade em José Donoso. 1989. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

André Luiz de Lima Bueno

BUENO, A. L. L.. O outro lado do hábito - modernidade e sujeito em Cortázar. 1994. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Eduardo de Faria Coutinho

COUTINHO, E. F.. Os fantasmas se acumulam uns sobre os outros: estudo da produção da subjetividade em José Donoso. 1989. Dissertação (Mestrado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Eduardo de Faria Coutinho

COUTINHO, E. F.. FALTA TÍTULO. 1992. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rafaela Scardino Lima Pizzol

Memória, história e experiência na literatura contemporânea; Início: 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Darcilia Moysés

Memórias de um oriente revisitado; Início: 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Danilo Barcelos Corrêa

Saber essencial e lugar da poesia nos poemas de Carlos Drummond de Andrade e Álvaro de Campos; Início: 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Alexander Jeferson Nassau Borges

Grafismos de uma poética: Fiama Hasse Pais Brandão e a escrita do indizível; Início: 2010; Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Pedro Demenech

O limiar da cidade: modernismo e criollismo em Jorge Luis Borges; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Carlos José Lontra Marques

Por onde respira a fala; Da palavra poética como criação do real; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Danilo Barcelos Corrêa

A matéria do nada; Potências, flutuações e experiência no nada poético de Carlos Drummond de Andrade; ; 2011; Dissertação (Mestrado em MEL - Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Jiego Balduino Fernandes Ribeiro

Máquinas fantasmas na escritura: a modernidade em Pedro Kilkerry; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Fabiano Venturotti

Uma biografia portuiguesa em "Levantado do chão": lugares da metaficção em José Saramago; ; 2009; Dissertação (Mestrado em MEL - Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Jefferson Diório do Rozário

Leituras da orfandade; Família, declin´pio do pai e ausência de lei; Uma abordagem do universo ficcional de Rubem Fonseca; ; 2009; Dissertação (Mestrado em MEL - Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Rafaela Scardino Lima Pizzol

A cidade flutuante: espaços, deslocamentos e identidades na literatura pós-moderna; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Kamila Brumatti Bergamini

Tempo, extratemporalidade e narrativa em Julio Cortázar; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em MEL - Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Alexander Jefferson Nassau Borges

Movimento de procura; Discursos e subjetividades em; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Jorge Verly Barbosa

A hora da palavra: intertextualidade em Caetano Veloso; 2006; Dissertação (Mestrado em MEL - Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Jorge Solano Garcia de Moraes

Mitos em Viva o Povo Brasileiro; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em MEL - Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Valéria de Deus Santos

Desconstruindo Machado; Recriações literárias baseadas em Dom Casmurro; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em MEL - Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Geraldo Majella de Souza

Da erudiçaõ à molecagem: breve história do poder dos discursos na narrativa de Sérgio Sant'Anna; 2001; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Vera Márcia Soares de Toledo

Repartindo cacos e ruínas: aspectos da Cabala Luriânica nas epifanias vividas por personagens de Clarice Lispector; ; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em MEL - Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Karina Bersan da Rocha

Veredas do amor no grande sertão: a relação amorosa de Riobaldo e Diadorim; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em MEL - Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Fernanda Maia Lyrio

Expressionismo, deformação e ironia: uma perspectiva de análise das fotografias de Álbum de Família; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Patrícia Saibel

Álbum de Família: aspectos da Loucura; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Marco Aurélio Furno Oliveira

Ali só; Paulo Leminski; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Ruy Abreu de Oliveira

Viver é muito perigoso; O perfil filosófico-religioso do personagem Riobaldo em Grande Sertão Veredas; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Regina Célia Fabres

Ascensão e queda de Paulo Honório; Personagem-protagonista da obra São Bernardo de Graciliano Ramos; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Maria da Consolação de Moraes

A animalização e a humanização em Vidas Secas de Graciliano Ramos; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Marco Antonio Vieira Barreto

Sexualidade em O quieto animal da Esquina: carência ou libido?; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Karina dos Santos

A Perda da Identidade em Vidas Secas; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Jorge Silva Alvarenga

Erotismo e sexualidade em A Via Crucis do Corpo de Clarice Lispector; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Ivana de Oliveira

Um Amor Metafísico; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Ivone Terezinha da Rós Morellato

Ironia em Memórias Póstumas de Brás Cubas; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Héber Ferreira de Souza

Pela Lente do Tempo; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Edinéia Almeida de Melo

O Humor e a ironia na obra machadiana Memórias Póstumas de Brás Cubas; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Edilene Farias Pergentino

O narrador no romance Cinco Minutos de José de Alencar; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Divino Vago

A linguagem cotidiana de Manoel Bandeira; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Carla Eduarda Barbosa

A linguagem violenta em Feliz Ano Novo; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Wanderson Chaves Santos

Brás Cubas, um defunto cético e bem humorado; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Carlos José Lontra Marques

Campo sem contornos: representações do corpo no texto literário pós-moderno; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Carlos José Lontra Marques

Autópsia do fogo: sobre sexo A fúria do corpo, de João Gilberto Noll; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Carlos José Lontra Marques

Anatomia dos mutilados - Laços afetivos e malhas narrativas em textos de João Gilberto Noll; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Thadeu Togneri Moreira

Estudo sobre o estigma na Literatura Brasileira Contemporânea; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Thadeu Togneri Moreira

Estigma: marcas sobre o corpo nas narrativas de Patrícia Melo e Rubem Fonseca; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Hadriano Gonçalves dos Santos

Filmes em cor: mídia e violência na literatura brasileira contemporânea; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

André Luis Campanha Demarchi

Territórios minados: juventude, maconha, família e trabalho; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Anne de Souza Ventura

Os dois lados da faca: violência contemporânea nas narrativas de Patrícia Melo e Rubem Fonseca; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Hadriano Gonçalves dos Santos

Reis do Inferno de querer e poder: consumo, mídia e violência em Patrícia Melo; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Thiago Zanotti Carminati

Periferias da dor; Jovem usuário de maconha, família e tratamento psíquico; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

André Luis Campanha Demarchi

Textos e contextos de juventude; Maconha: consumo, sentidos e narrativas; ; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Anne de Souza Ventura

Ultrapassagens no inferno do corpo: narrativa, corpo e olhar em Patrícia Melo; ; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Orlando Lopes Albertino

Estudos de teoria da Literatura e da Literatura Latino-americana; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Português - Literatura) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Jairo Marinho Moraes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ronaldo Pereira Lima Lins

Os Fantasmas Se Acumulam Uns Sobre Os Outros; 1989; Dissertação - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ronaldo Pereira Lima Lins;

Ronaldo Pereira Lima Lins

Ou outro lado do hábito: modernidade e sujeito em Contázar; 1994; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronaldo Pereira Lima Lins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Imagem, palavras, cinzas e água) (pulsação e movimento do corpo no poema). Contexto (UFES) , v. 20, p. 127-144, 2011.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Terceiras margens: travessias misturadas. Guimarães Rosa e Nelson Pereira dos Santos: família e abandono em dois olhares. Contexto (UFES) , v. 15/16, p. 151-162, 2009.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; O texto e os sujeitos mínimos, múltiplos e comuns de João Gilberto Noll. Contexto (UFES) , v. 15/16, p. 151-162, 2008.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Sexo, tempo e sujeito: os fios delicados da inquieta imagem no texto. Revista Saberes Letras (Vitória) , v. 5, p. 10-18, 2007.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Paulo Leminski: teorias e subjetividade. Contexto (Vitória) , v. 13, p. 71-81, 2006.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; O eu dissolvido: céu e estrelas, lágrimas e dobras. Contexto (Vitória) , v. 13, p. 255-262, 2006.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Música alguma. Ato Revista de Literatura, Belo Horizonte, v. 2, 2005.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; O buraco da bala. Ato Revista de Literatura, Belo Horizonte, v. 2, 2005.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Tempo e cidades: o sujeito na velocidade do hábito. Contexto (Vitória) , Vitória, v. 10, p. 51-63, 2004.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Tradição e hibridismo nos textos de Ricardo Piglia. Ipotesi (UFJF) , Juiz de Fora, v. 6, p. 91-101, 2002.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Aqui dentro do lado de fora: movimento e abandono em textos de Arnaldo Antunes e Paulo Leminski. Contexto , Vitória, v. 9, p. 105-114, 2002.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Texturas do contemporâneo em contos de Caio Fernando Abreu e Rubem Fonseca. Contexto (Vitória) , Vitória, v. 7, p. 7-32, 2000.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Notas sobre o teorikon visto de dentro e uma observação sobre Cortázar.. Ipotesi (UFJF) , Juiz de Fora, v. 2, n.2, p. 103-111, 1999.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Cortázar e a modernidade (Parte 2). Contexto (Vitória) , Vitória, v. 4, p. 50-59, 1996.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Cortázar e a modernidade (Parte 1). Contexto (Vitória) , Vitória, v. 3, p. 54-61, 1994.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Identidade, memória e solidão em El Astillero de Juan Carlos Onetti.. América Hispânica , Rio de Janeiro, v. 9, 1993.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; O fantástico sonho dos heróis (estudo sobre Adolfo Bioy-Casares).. América Hispânica , Rio de Janeiro, v. 8, 1993.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A estética borgiana dos fragmentos.. América Hispânica , Rio de Janeiro, v. 7, p. 94-112, 1992.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Preparação para o exercíco da chuva. Vitória: Aves de Água/Aquarius editora, 2010.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A sequência de todos os passos. Rio de Janeiro: Confraria do Vento Editora, 2009.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; PIZZOL, R. S. L. (Org.) ; DALVI, M. A. (Org.) . A crítica literária, percursos, métodos, exercícios. Vitória: PPGL/EDUFES, 2009. 697p .

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Paisagem sobre corpo em silêncio. Vitória: Flor&Cultura, 2008.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; O outro lado do Hábito: modernidade e sujeito. Vitória: EDUFES, 2004. 290p .

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Modernidades & Pós-modernidades: Literatura em dois tempos. 1. ed. Vitória: EDUFES e CCHN Publicações, 2002. v. 1. 412p .

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Clarice Lispector em muitos olhares. Vitória: Programa de Pós-Graduação em Letras/Departamento de Línguas e Letras - UFES, 2000. 232p .

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Pequenos Filmes sobre o corpo. Vitória: Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, 1997. 53p .

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Objetos com nomes. Vitória: UFES-SPDC, 1995. 100p .

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Pequenos labirintos sem fim: movimento e subjetividade em Caio Fernando Abreu. In: Alexandre Jairo Marinho Moraes, Rafaela Scardino, Maria Amélia Dalvi. (Org.). A crítica literária: percursos, métodos, exercícios. Vitória: PPGL/Ufes, 2009, v. , p. 350-361.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; O texto e os sujeitos minimos, múltiplos e comuns de João Gilberto Noll. In: Sérgio da Fonseca Amaral; Jorge Luiz do Nascimento. (Org.). Pensamentos, críticas, ficções. Vitória: PPGL/Ufes, 2008, v. , p. 141-147.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; João Gilberto Noll, imagem, texto e sentidos. In: Wilberth Claython Ferreira Salgueiro; Maracelo Paiva de Souza; Raimundo Nonato de Carvalho. (Org.). Sob o signo de babel - literatura e poéticas da tradução. Vitória: PPGL/Flor&Ccultura, 2006, v. , p. 28-37.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Coisas Quebradas. In: Erly Vieira Jr; Reinaldo Santos Neves. (Org.). Instantâneo: poesia e prosa: fermento literário. Vitória: Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, 2005, v. , p. 31-37.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Corpos ardentes e sujeitos violentados - o contemparâneo a partir de Rubem Fonseca e Caio Fernando Abreu. In: Alexandre Jairo Marinho Moraes. (Org.). Modernidades & Pós-modernidades: Literatura em dois tempos. 1ed.Vitória: EDUFES & CCHN Publicações, 2002, v. 1, p. 11-35.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Modos de ver e de usar - Apresentação. In: Alexandre Jairo Marinho Moraes. (Org.). Modernidades & Pós-modernidades: Literatura em dois tempos. 1ed.Vitória: EDUFES e CCHN Publicações, 2002, v. 1, p. 5-9.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; No mínimo, o máximo: notas sobre minimalismo e fragmento na poesia de Jorge Luis Borges. In: Raimundo Nonato Barbosa de Carvalho; Wilberth Claython Ferreira Salgueiro. (Org.). Poesia: Horizonte & Presença. Vitória: Programa de Pós-Graduação em Letras - CCHN - UFES, 2002, v. , p. 19-38.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; As casas tomadas - Anotações preliminares sobre casa, ordem e violência em textos de José Donoso, Julio Cortázar e Ricardo Piglia.. In: Wilberth Claython Ferreira Salgueiro. (Org.). Vale a escrita? Poéticas, cenas e tramas da literatura.. Vitória: Programa de Pós-Graduação em Letras/CCHN-UFES, 2001, v. , p. 35-47.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Clarice Lispector: possibilidades e simulacros do sujeito. In: Alexandre Jairo Marinho Moraes. (Org.). Clarice Lispector em muitos olhares. Vitória: Programa de Pós-Graduação em Letras/Departamento de Línguas e Letras - UFES, 2000, v. , p. 11-51.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Como ficar na moda e viver o final de século com elegância e dentro do mercado (ensaio de crítica do nosso tempo).. Revista Você, Vitória, , v. 58, p. 28 - 31, 10 jun. 1998.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; O amor da gorda de Cariacica diante da menina morta (conversa de leve com Miguel Marvilla, Clarice Lispector e a Gorda de Cariacica.. Revista Você, Vitória, , v. 57, p. 31 - 32, 12 maio 1998.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Greve e Universidade. A Gazeta, Vitória, 12 jun. 1993.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Cultura, fratura e tensões.. Jornal de Ensaios da Faculdade Pinheiro Guimarães, Rio de Janeiro, , v. 1, 12 set. 1990.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A construção de territórios: as cidades e a Historia, fluxos e espaço literário latino-americano. In: III Congresso Internacional Ufes/ Université Paris-Est/ Universidade do Minho - Territórios, poderes, identidades, 2011, Vitória. III Congresso Internacional Ufes/ Université Paris-Est/ Universidade do Minho - Territórios, poderes, identidades. Anais Eletrônicos. Vitória: PPGHis/Ufes, 2011. p. 1-12.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Ninguém, eu fica louco, eu fica fora de si: Paradeiros nessa viagem de passagem ( sobre textos de Arnaldo Antunes e Paulo Leminski}. In: Poesia Horizonte & Presença, 2001, Vitória. Poesia: Horizonte & Presença. vitória: EDUFES E CCHN Publicções, 2001. v. 1. p. 37-50.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Cortázar e o sujeito moderno.. In: Integração Latino-americana, 1993, Juiz de Fora. Integração Latino-americana. Juiz de Fora: UFJF; FAPEMIG, 1993.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Memória, identidades e sujeito na modernidade.. In: II Congresso da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada), 1991, Belo Horizonte. Anais do II Congresso da ABRALIC. Belo Horizonte, 1991.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A construção de territórios: as cidades e a História, fluxos e espaço literário latino-americano. In: III Congresso Internacional Ufes/ Université Paris-Est/ Universidade do Minho - Territórios, poderes, identidades, 2011, Vitória. III Congresso Internacional Ufes/ Université Paris-Est/ Universidade do Minho - Territórios, poderes, identidades. Programação e Livro de Resumos. Vitória: PPGHis/Ufes, 2011. p. 61-61.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Que autor encontramos nas marcas do texto?. In: XIII Congresso de Estudos Literários. Que autor sou eu? Deslocamentos, experiências, fronteiras, 2011, Vitória. XIII Congresso de Estudos Literários. Que autor sou eu? Deslocamentos, experiências, fronteiras. Programação e Resumos. Vitória: PPGL/Ufes, 2011. p. 23-24.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Outra claridade (Movimentação subjetiva e pensamento em textos de Casé Lontra Marques). In: Bravos companheiros e fantasmas: IV Seminário sobre o autor capixaba, 2010, Vitória. Bravos companheiros e fantasmas: IV Seminário sobre o autor capixaba. Caderno de Programação e Resumos.. Vitória: PPGL/Ufes, 2010. p. 15-16.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Imagens, palavra, cinzas e água (pulsação e movimento do corpo no poema). In: XII Congresso de Estudos Literários: Leitor, leitora: literatura, recepção, gênero, 2010, Vitória. XII Congresso de Estudos Literários: Leitor, leitora: literatura, recepção, gênero. Resumos. Vitória: PPGL/Ufes, 2010. p. 19-19.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Mundos flutuantes - corpo, cidade, eu, ficção: configurações. In: X Congresso de Estudos Literários: A crítica literária: percursos, métodos e exercícios, 2008, Vitória. X Congresso de Estudos Literários: A crítica literária: percursos, métodos e exercícios. Programação e Resumos. Vitória: PPGL/Ufes, 2008. p. 12-12.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Os inquietos da Esquina - Estudos de narrativa brasileira contemporânea. In: III Semana de Pesquisa em Letras, 2005, Vitória. Anais da III Semana de Pesquisa em Letras. Vitória: DLL - CCHN Publicações, 2005. p. 32-32.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; João Gilberto Noll e a contemporaneidade brasileira. In: VII Congresso de Estudos Literários - Torre de Babel, A tradução e os seus estudos, 2005, Vitória. Caderno de Resumos do VII Congresso de Estudos Literários - Torre de Babel, A tradução e os seus estudos, 2005.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Terceiras margens, travessias misturadas (Guimarães Rosa e Nelson Pereira dos Santos: família e abandono em dois olhares). In: III Seminário Internacional Guimarães Rosa, 2004, Belo Horizonte. Anais do III Seminário Internacional Guimarães Rosa, 2004.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Leminski: temas e teorias. In: VI Congresso de Estudos Literários - Multiteorias: Correntes críticas, culturalismo, transdisciplinaridade, 2004, Vitória. Programação e Resumos do VI Congresso de Estudos Literários - Multiteorias: Correntes críticas, culturalismo, transdisciplinaridade, 2004. p. 20-20.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Corpos ardentes - texturas do contemporâneo na Literatura Brasileira. In: II Semana de Pesquisa em Letras, 2004, Vitória. Programação e Caderno de Resumos da II Semana de Pesquisa em Letras, 2004. p. 42-42.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Línguas ardentes, tiros certeiros: fronteiras da dor e poesia brasileira. In: Congresso Literatura: Fronteiras e Teorias, 2003, Vitória. Anais do Congresso Literatura: Fronteiras e Teorias, 2003. p. 17-17.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A noção de sujeito diluído. In: I Semana de Pesquisa em Letras, 2003, Vitória. Programação e Caderno de Resumos da I Semana de Pesquisa em Letras, 2003. p. 36-36.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Territórios em movimento: violência, juventude, drogas e abandono (mediações a partir de Patrícia Melo, Caio Fernando Abreu e Rubem Fonseca). In: VIII Congresso Internacional ABRALIC 2002 Mediações, 2002, Belo Horizonte. Mediações Programa Resumos, 2002. p. 357-357.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Respiração artificial: história, tradição e hibridismo em textos de Ricardo Piglia ou a Argentina recusada e incorporada. In: V Encontro da ANPHLAC, 2002, Belo Horizonte. Caderno de Programação e Resumos. Belo Horizonte: FAFICH-UFMG, 2002. p. 57-57.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A luz, o grito e a escrita em territórios minados (a alma e as formas na pós-modernidade a partir de textos de Paulo Lins). In: II Congresso Vale a Escrita? Criação e Crítica na Contemporaneidade, 2002, Vitória. Programação e Caderno de Resumos do II Congresso Vale a Escrita? Criação e Crítica na Contemporaneidade, 2002. p. 23-23.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Narrativa e moralidade em representações da literatura contemporânea. In: IV Encontro Reginal de História. História, Representações e Narrativas, 2002, Vitória. Anais do IV Encontro Reginal de História. História, Representações e Narrativas, 2002. p. 17-17.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Tempo, mito e morte em ´Conversa de Bois`.. In: II Seminário Internacional Guimarães Rosa, 2001, Belo Horizonte. Programa e Resumos do II Seminário Internacional Guimarães Rosa. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2001. p. 135-135.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Ninguém, eu fica louco, eu fica fora de si: paradeiros nessa viagem de passagem (sobre textos de Arnaldo Antunes e Paulo Leminski). In: Poesia: Horizonte Presença, 2001, Vitória. Programação e Caderno de Resumos Poesia: Horizonte Presença. Vitória: Programa de Pós-Graduação em Letras/ CCHN-UFES, 2001. p. 14-14.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Mandalas, dinheiro queimado e pássaros obscenos: outras histórias da viiolência na América Latina. In: Congresso Vale a Escrita? Poéticas, cenas e tramas da literatura, 2000, Vitória, 2000. p. 12-12.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Migrações subjetivas de um sujeito no fundo do poço. Caio Fernando Abreu, Rubem Fonseca e a narrativa dos sujeitos diluídos. In: VII Congresso ABRALIC - Terras & Gentes, 2000, Salvador, 2000. p. 184-184.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Literatura e violência na América Latina Contemporânea. In: IV Encontro da ANPHLAC, 2000, Salvador, 2000. p. 10-10.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Jorge Luis Borges: ficção e fios de uma teoria da literatura. In: Seminário Comemorativo do Centenário de Nascimento de Jorge Luis Borges e Miguel Angel Asturias, 1999, Vitória. Caderno de Resumos do Seminário Comemorativo do Centenário de Nascimento de Jorge Luis Borges e Miguel Angel Asturias. Vitória: Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, 1999.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Texturas do contemporâneo: geografias narrativas de Caio Fernando Abreu e Rubem Fonseca.. In: Modernidades & Pós-Modernidades: literatura em dois tempos, 1999, Vitória. Caderno de Resumos do Congresso Modernidades & Pós-Modernidades: literatura em dois tempos. Vitória: DLL-UFES, 1999.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Respiração artificial: tradição e hibridismo nos textos de Ricardo Piglia.. In: VIII Congreso Brasileño de Profesores de Español - A las puertas del tercer milenio, 1999, Vitória. Caderno de Resumos do VIII Congreso Brasileño de Profesores de Español - A las puertas del tercer milenio. Vitória: DLL-UFES, 1999.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Texturas do contemporâneo. Caio Fernando Abreu, Rubem Fonseca e a narrativa dos sujeitos diluídos. In: I SEPES, 1999, Vitória, 1999.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Tocando a parede do nada: O sujeito marginal em texto de Caio Fernando Abreu, João Gilberto Noll e Bernadette Lyra.. In: Seminário Literatura e Marginalidades, 1998, Vitória. Caderno de Resumos do Seminário Literatura e Marginalidades. Vitória: EDUFES; CEG Publicações, 1998.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A via-crucis do sentido em contos de Clarice Lispector.. In: XV SIPUFES - Seminário Interno de Pesquisa, 1998, Vitória. Anais do XV SIPUFES - Seminário Interno de Pesquisa. Vitória: UFES-PRPPG, 1997.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A via crucis do sentido: os simulacros do sujeito em Clarice Lispector. In: I Seminário Clarice Lispector - Clarice Lispector em muitos olhares, 1998, Vitória. Caderno de Resumos do I Seminário Clarice Lispector - Clarice Lispector em muitos olhares, 1998.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Memória, identidades e sujeito na Modernidade. In: II Congresso da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada), 1990, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do II Congresso da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada). Belo Horizonte: UFMG, 1990.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A Construção de territórios: as cidades e a História, fluxos e espaço literário latino-americano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Que autor encontramos nas marcas do texto?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Outra claridade (Movimentação subjetiva e pensamento em textos de Casé Lontra Marques). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Imagens, palavra, cinzas e água (pulsação e movimento do corpo no poema). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Mundos flutuantes - corpo, cidade, eu, ficção: configurações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Visões contemporâneas do etnocentrismo, da homofobia e do racismo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Os inquietos da Esquina - Estudos de narrativa brasileira contemporânea. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; João Gilberto Noll e a contemporaneidade brasileira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Terceiras margens, travessias misturadas (Guimarães Rosa e Nelson Pereira dos Santos: família e abandono em dois olhares). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Corpos ardentes - texturas do contemporâneo na Literatura Brasileira. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Leminski: temas e teorias. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Teoria e narrativas contemporâneas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Línguas ardentes, tiros certeiros: fronteiras da dor e poesia brasileira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A noção de sujeito diluído. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Paisagens da cidade invisível (literatura contemporânea, arquiteturas e cidades). 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A arte na Pós-Modernidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Respiração artificial: história, tradição e hibridismo em textos de Ricardo Piglia ou a Argentina recusada e incorporada. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Territórios em movimento: violência, juventude, drogas e abandono (mediações a partir de Patrícia Melo, Caio Fernando Abreu e Rubem Fonseca). 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A luz, o grito e a escrita em territórios minados (a alma e as formas na pós-modernidade a partir de textos de Paulo Lins). 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Narrativa e moralidade em representações da literatura contemporânea. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Rubem Fonseca e a grande arte. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Tempo, mito e morte em Conversa de Bois . 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Clones, narrativas e fraturas de um sujeito pós-moderno. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Ninguém, eu fica louco, eu fica fora de si: paradeiros nessa viagem de passagem (sobre textos de Arnaldo Antunes e Paulo Leminski). 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Sobrevivências (ou ´come on baby and light my fire´). 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Migrações subjetivas de um sujeito no fundo do poço. Caio Fernando Abreu, Rubem Fonseca e a narrativa dos sujeitos diluídos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Mandalas, dinheiro queimado e pássaros obscenos: outras histórias de violência na América Latina. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Texturas do Contemporâneo: Geografias narrativas de Caio Fernando Abreu e Rubem Fonseca. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Respiração artificial: Tradição e hibridismo nos textos de Ricardo Piglia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Pasolini: cinema e literatura. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Jorge Luis Borges: ficção e fios de uma teoria da literatura. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Painel da Literatura Brasileira Contemporânea. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Texturas do contemporâneo. Caio Fernando Abreu, Rubem Fonseca e a narrativa dos sujeitos diluídos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A via-crucis do sentido: os simulacros do sujeito em Clarice Lispector. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Tocando a parede do nada (O Sujeito marginal em textos de Caio Fernando Abreu, João Gilberto Noll e Bernadette Lyra. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A via-crucis do sentido em contos de Clarice Lispector. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; O Olho e a superfície: um depoimento quase. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Borges, Cortázar e Clarice: filmes de múltiplos textos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; América Latina: descontinuidade no moderno e no pós-moderno. 1995. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Dois momentos na Narrativa Argentina (Cortázar e Ricardo Piglia ou Moderno e Pós-Moderno. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Cortázar e a modernidade. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; O Universo de Julio Cortázar. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Guimarães Rosa na literatura latino-americana. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; América, uma literatura descontínua. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; O outro lado do hábito: modernidade e sujeito em Cortázar. 1993. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Cortázar e o sujeito moderno. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Modernidade, América Latina e teoria da literatura. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A América Latina: um mundo de espelhos descontínuos (cultura, literatura e teoria da literatura na América. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A América e sua literatura descontínua. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Um mundo de espelhos descontínuos: a colonização, a cultura e a literatura na América Latina. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A Crítica e o livro Latino-americano. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Cortázar e a modernidade. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Memória, Identidades e sujeito na Modernidade. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Crise de identidades e Literatura. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; O humor da periferia. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Movimentos de demolição. Deslocamentos, identidades e literatura (Prefácio/ Apresentação). Vitória, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; A extensão dos segundos. Teresina 2010 (Poesia).

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Rumor de Coisas, o amor e a paisagem: veredas do paradoxo no grande sertão.. Nova Friburgo, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MORAES, Alexandre J. M. ; Clarice Lispector em muitos olhares. Vitória, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MORAES, Alexandre J. M. ; Elaboração de Parecer Técnico para a Capes. 2012.

MORAES, Alexandre J. M. ; Elaboração de Parecer Técnico para a Capes. 2012.

MORAES, Alexandre J. M. ; Elaboração de Parecer Técnico para a Capes. 2012.

MORAES, Alexandre J. M. ; Organização do número 20 da Revista Contexto e do dossiê Teorias e Literatura no século XXI: Crítica, trajetos, temas. 2011.

MORAES, Alexandre J. M. ; Organização do número 19 da Revista Contexto e do dossiê Literatura Brasileira contemporânea dos anos 1980 ao século XXI. 2011.

MORAES, Alexandre J. M. ; Coordenação do Simpósio Temático 01 - As marcas do caminho. História, Literatura & Artes Visuais:proposição, interpretação e significação das imagens de poder e identidades na Ccnstrução de territórios no III Congresso Internacional Ufes/ Université Paris-Est/ Universidade do Minho - Territórios, poderes, identidades. 2011.

MORAES, Alexandre J. M. ; Jurado do Prêmio Portugal Telecom. 2011.

MORAES, Alexandre J. M. ; Organização do número 13 da Revista Contexto e do dossiê Literatura e cosmopolitismo. 2006.

MORAES, Alexandre J. M. ; Coordenação do Laboratório de Estudos Literários Modernos e Contemporâneos desde 2010. 2010. (Outra produção técnica).

MORAES, Alexandre J. M. ; Editoria da Revista Contexto n.10 - ISSN:1519-0544. 2003. (Editoração/Periódico).

MORAES, Alexandre J. M. ; Cultura e Literatura nos anos 40 e 50. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAES, Alexandre J. M. ; Pesquisador do Grupo de Pesquisa Poesia suportes formais de significação desde 2002. 2002. (Outra produção técnica).

MORAES, Alexandre J. M. ; Corpos Ardentes. Texturas do contemporâneo e a narrativa dos sujeitos diluídos.. 2001. (Relatório de pesquisa).

MORAES, Alexandre J. M. ; Diluição e memória na narrativa brasileira contemporânea. Estudos de narrativa brasileira dos anos 80 e 90. 2000. (Relatório de pesquisa).

MORAES, Alexandre J. M. ; Literatura Brasileira: a prosa contemporânea. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MORAES, Alexandre J. M. ; Coordenação da Mesa Modernidades, contemporaneidades: poesia e utopia, formas e fluxos. 1999. (Coordenação de Mesa).

MORAES, Alexandre J. M. ; Apresentação da conferencista Bella Jozef no VIII Congreso Brasileño de Profesores de Español. 1999. (Coordenação de Mesa).

MORAES, Alexandre J. M. ; Prosa Brasileira Contemporânea. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MORAES, Alexandre J. M. ; Redação para o Vestibular. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, Alexandre J. M. ; Literatura Hispano-americana. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MORAES, Alexandre J. M. ; Literatura para o Vestibular. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, Alexandre J. M. ; Redação para o Vestibular. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, Alexandre J. M. ; A Via-crucis do Sentido. Sujeito, linguagem e tensão na narrativa. 1997. (Relatório de pesquisa).

MORAES, Alexandre J. M. ; Literatura para o Vestibular. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, Alexandre J. M. ; Redação para o Vestibular. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, Alexandre J. M. ; A literatura marginal no Espírito Santo. 1996. (Editoração/Livro).

MORAES, Alexandre J. M. ; Objetos com nomes. 1995. (Editoração/Livro).

MORAES, Alexandre J. M. ; Modernidade, Sujeito e Teoria da Literatura. 1994. (Relatório de pesquisa).

MORAES, Alexandre J. M. ; Teoria da Literatura. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MORAES, Alexandre J. M. ; Teoria Literária. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MORAES, Alexandre J. M. ; Literatura Brasileira. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Movimentos e texturas da recente literatura brasileira, Descrição: Através das obras de Caio Fernando Abreu, Rubem Fonseca, João Gilberto Noll e Rubens Figueiredo, dentre outras, pretendemos estabelecer parâmetros crítico-analíticos para vislumbrar uma possível efabulização do sujeito na narrativa brasileira recente; verificaremos, ainda, como encontram-se reorganizados os conceitos de real, de movimento violência e sujeito.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Alexandre Jairo Marinho Moraes - Coordenador / Rafaela Scardino Lima Pizzol - Integrante / Darcilia Moysés - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo - Outra.Número de orientações: 2

  • 2010 - Atual

    Pulsações infinitas: representações do eu no texto literário, Descrição: Dando continuidade a pesquisas anteriores, analisam-se, textos modernos e, em contraponto, aqueles ditos pós-modernos. Objetiva-se o estudo das estruturas ficcionais que encenam textualmente a modernidade e a pós-modernidade, seus problemas, sujeitos e situações. Neste sentido, toma-se como problemática central a temática do sentido (seus usos, definições e consequências) das representações e configurações do eu e do corpo entendidos como territórios em que se encontram e se constituem feixes de relações múltiplas de produção e propulsão de subjetividade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Alexandre Jairo Marinho Moraes - Coordenador / Danilo Barcelos Corrêa - Integrante / Alexander Jeferson Nassau Borges - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo - Outra.

  • 2007 - 2010

    Pulsações infinitas: representações do corpo no texto literário pós-moderno, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Jairo Marinho Moraes - Coordenador.

  • 2005 - 2007

    Os inquietos da esquina: narrativa brasileira contemporânea, juventude e drogas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Jairo Marinho Moraes - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Departamento de Línguas e Letras. , Av. Fernando Ferrari 514 - Campus de Goiabeiras - Prédio Bernadette Lyra, Goiabeiras, 29075910 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 33352515, Fax: (27) 33352800, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1991 - 2013

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado IV Aposentado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2011 - 04/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Letras, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2001 - 04/2013

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Departamento de Línguas e Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Pesquisa do DLL-UFES.

  • 10/1991 - 04/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e Naturais, Departamento de Línguas e Letras.,Linhas de pesquisa

  • 03/2012 - 06/2012

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Línguas e Letras, .,Atividade realizada, Licença Capacitação.

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira da Geração de 45 a atual, Literatura Brasileira Das Origens ao Realismo, Literatura Brasileira I: Lírica, Literatura Brasileira I: Periodização, Literatura Brasileira III: Cânones, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Práticas Culturais: Oficina de Leitura e Interpretação literária II, Literatura Brasileira Das Origens ao Realismo, Literatura Brasileira I: Lírica

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira Das Origens ao Realismo, Literatura Brasileira I: Lírica

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Mestrado em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Culturas Poéticas (Leituras de Poesia) (Cecília Meireles, Fiama Hasse Pais Brandão, Orides Fontela)

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Doutorado em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Culturas Poéticas (Leituras de Poesia) (Cecília Meireles, Fiama Hasse Pais Brandão, Orides Fontela)

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Práticas Culturais: Cânones da crítica brasileira, Literatura Brasileira da Geração de 45 a atual, Estudos Literários II, Literatura Brasileira III - Cânones, Teoria da Literatura Narrativa

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Práticas Culturais - Criação Literária, Literatubra Brasileira Lírica, Tópicos especiais Seminário de Pesquisa

  • 07/2004 - 03/2008

    Direção e administração, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Publicações do CCHN.

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Práticas Culturais: Oficina de Leitura e Análise de Texto, Literatura Brasileira: Narrativa Contemporânea (dos anos 50 à atualidade) - Turma 2

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Mestrado em Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura. Literatura Brasileira: Textos Canônicos e Narrativa Moderna e Contemporânea

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira da Geração de 45 à atualidade - Turma 3, Estudos Literários II, Literatura Brasileira da Geração de 45 à atualidade - Turma 1

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Práticas Culturais: Literatura e Recriação Intersemiótica

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Mestrado em Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura. Narrativa Moderna e Contemporânea. Literatura Brasileira: textos canônicos

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Literários I - Turma 4, Monografia - Turma 6, Estudos Literários I - Turma 2, Monografia - Turma 5

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira da Geração de 45 a atualidade

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, MEL - Mestrado em Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Terio da Literatura

  • 04/2005 - 07/2005

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira da Geração de 45 aos Dias Atuais - Turma 2, Literatura Brasileira da Geração de 45 aos Dias Atuais - Turma 4, Monografia de Literatura Brasileira

  • 10/2004 - 03/2005

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira - Da Geração de 45 aos dias atuais - Turma 1, Literatura Brasileira - Da Geração de 45 aos dias atuais - Turma 3

  • 10/2004 - 03/2005

    Ensino, MEL - Mestrado em Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativa Moderna e Contemporânea, Teoria da Literatura

  • 11/2003 - 04/2004

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura Lírica Turma 3, Teoria da Literatura Lírica Turma 1

  • 11/2003 - 04/2004

    Ensino, MEL - Mestrado em Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativa Moderna e Contemporânea, Teoria da Literatura

  • 01/2002 - 12/2003

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Departamento de Línguas e Letras.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado em Estudos Literários.

  • 05/2003 - 10/2003

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais: Seminário de Pesquisa, Monografia Turma 3, Monografia Turma 6

  • 05/2003 - 10/2003

    Ensino, MEL - Mestrado em Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativa Moderna e Contemporânea, Teoria da Literatura

  • 11/2002 - 04/2003

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura brasileira - da Geração de 45 aos dias atuais - turma 01, Literatura Brasileira - da Geração de 45 aos dias atuais - turma 03

  • 12/2001 - 05/2002

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira. Da Geração de 45 a atualidade, Monografia - Literatura Brasileira, Literatura Brasileira. Da Geração de 45 à atualidade

  • 04/2001 - 09/2001

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Literária - Lírica

  • 04/2001 - 09/2001

    Ensino, MEL - Mestrado em Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativa Brasileira Moderna e Contemporânea

  • 03/1997 - 02/2000

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Línguas e Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Extensão do DLL-UFES.

  • 09/1999 - 01/2000

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira. Da Geração de 45 à atualidade, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura - Narrativa

  • 07/1997 - 12/1999

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Línguas e Letras.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação - PPGL-MEL.

  • 10/1999 - 10/1999

    Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Línguas e Letras.,Atividade de extensão realizada, Modernidades & Pós-Modernidades: Literatura em dois tempos..

  • 04/1999 - 08/1999

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira - Monografia, Literatura Brasileira. Do Simbolismo à Geração de 30.

  • 04/1999 - 08/1999

    Ensino, MEL - Mestrado em Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativa Brasileira Moderna e Contemporânea. Romances negros de um sujeito apunhalado: geografias narrativas de Rubem Fonseca e Caio Fernando Abreu.

  • 10/1998 - 04/1999

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Línguas e Letras.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior - CEPE - UFES.

  • 07/1998 - 12/1998

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais: Seminário de Pesquisa, Teoria da Literatura - Teatro, Literatura Brasileira. Da Geração de 45 a Atual., Literatura Brasileira

  • 11/1998 - 11/1998

    Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Línguas e Letras.,Atividade de extensão realizada, I Seminário Clarice Lispector. Clarice Lispector em muitos olhares..

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira - Monografia, Literatura Brasileira. Da Geração de 45 aos dias atuais.

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, MEL - Mestrado em Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativa Brasileira. Diluição, memória e corte na narrativa brasileira contemporânea

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura - Narrativa - Turma 7, Teoria da Literatura - Narrativa - Turma 3, Literatura Brasileira - Monografia - Turma 7, Literatura Brasileira - Monografia - Turma 11

  • 03/1997 - 07/1997

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura - Lírica - Turma 1, Teoria da Literatura - Lírica - Turma 3, Teoria da Literatura - Narrativa - Turma 1, Teoria da Literatura - Narrativa - Turma 3, Literatura Brasileira - Monografia - Turma 1, Literatura Brasileira - Monografia - Turma 2

  • 08/1996 - 07/1997

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Línguas e Letras.,Cargo ou função, Coordenador de Ensino do PPGL-MEL-UFES.

  • 08/1996 - 12/1996

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura - Narrativa, Literatura Brasileira. Das Origens ao Realismo, Literatura Brasileira I, Teoria da Literatura II

  • 03/1994 - 12/1996

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Línguas e Letras.,Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa (conselho de centro) do Centro de Estudos Gerais - UFES.

  • 03/1996 - 07/1996

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura - Lírica, Literatura Brasileira. Das Origens ao Realismo

  • 03/1996 - 07/1996

    Ensino, MEL - Mestrado em Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Literatura. Antonio Candido e a formação da tradição crítica na História da Literatura Brasileira

  • 08/1994 - 07/1996

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Línguas e Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Pesquisa e Pós-Graduação do DLL-UFES.

  • 08/1995 - 12/1995

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura - Lírica - Turma 7, Teoria da Literatura - Lírica - Turma 9, Literatura Brasileira - Monografia - Turma 1, Literatura Brasileira - Monografia - Turma 2

  • 03/1995 - 07/1995

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira. Da geração de 45 aos dias atuais, Teoria da Literatura - Teatro, Literatura Brasileira III

  • 03/1995 - 07/1995

    Ensino, MEL - Mestrado em Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativa Brasileira. As tantas veredas do Grande Sertão (Leituras de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa)

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira III

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino, MEL - Mestrado em Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira e outras literaturas. As cabeças da Hidra: modernidade, sujeito e formas literárias (Estudo de textos de Clarice Lispector e Jullio Cortázar)

  • 03/1994 - 07/1994

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira. Das Origens ao Realismo, Teoria da Literatura - Narrativa, Literatura Brasileira I

  • 01/1993 - 07/1994

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Línguas e Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Recursos Humanos do DLL-UFES.

  • 08/1993 - 12/1993

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura - Lírica - Turma 7, Teoria da Literatura - Lírica - Turma 9, Teoria da Literatura I - Turma 7, Teoria da Literatura I - Turma 9

  • 03/1993 - 07/1993

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura I - Turma 1, Teoria da Literatura I - Turma 3, Teoria da Literatura - Lírica - Turma 3, Teoria da Literatura - Lírica - Turma 1

  • 08/1992 - 12/1992

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura - Narrativa, Teoria da Literatura - Lírica

  • 03/1992 - 07/1992

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Literatura, Teoria da Literatura II - Turma 1, Teoria da Literatura II - Turma 2

  • 09/1991 - 12/1991

    Ensino, Português - Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa II, Teoria da Literatura II - Turma 1, Teoria da Literatura II - Turma 2