Jocimar Prates Müller

Possui graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade Feevale (1989), Mestrado na Universidade Federal do rio grande do Sul .Coordenador do serviço de Fisioterapia na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: teste de caminhada e fibrose cística.

Informações coletadas do Lattes em 16/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em FISIOTERAPIA

1985 - 1989

Universidade Feevale

Formação complementar

2003 - 2003

Curso Internacional de Mobilização Neural. (Carga horária: 20h). , Valéria Figueiredo - Cursos Internacionais em Fisioterapia.

1998 - 1998

Atualização e Prática em Fisioterapia Respiratória. (Carga horária: 24h). , Sociedade Gaúcha de Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva.

1996 - 1996

Estratégias Fisioterapêuticas ao Paciente Crítico. (Carga horária: 24h). , Sociedade Gaúcha de Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva.

1996 - 1996

Técnico em Espirometria. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Administração em Fisioterapia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Hospitalar.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Respiratória.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Terapias Manuais (Reducação postural e do movimento).

Participação em eventos

IX Simpósio de Fisoterapia em Terapia Intensiva, V Simpósio de Fisioterapia no Transplante, V Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia.Fisioterapia em Terapia Intensiva, Transplante e Cardiologoa. 2013. (Simpósio).

IX Simpósio de Fisoterapia em Terapia Intensiva, V Simpósio de Fisioterapia no Transplante, V Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia.Capacidade de Endurance após um Programa de Reabilitação Pulmonar em Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. 2013. (Simpósio).

IX Simpósio de Fisoterapia em Terapia Intensiva, V Simpósio de Fisioterapia no Transplante, V Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia.Reabilitação Pulmonar no Transplante de Pulmão em um Hospital de referência de Porto Alegre / RS. 2013. (Simpósio).

IX Simpósio de Fisoterapia em Terapia Intensiva, V Simpósio de Fisioterapia no Transplante, V Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia.Reabilitação Pulmonar em Indivíduos Portadores de Fibrose Cística Pré e Pós Transplante de Pulmão. 2013. (Simpósio).

IX Simpósio de Fisoterapia em Terapia Intensiva, V Simpósio de Fisioterapia no Transplante, V Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia.Perfil Funcional dos Pacientes da Reabilitação Pulmonar da Santa Casa de Porto Alegre. 2013. (Simpósio).

IX Simpósio de Fisoterapia em Terapia Intensiva, V Simpósio de Fisioterapia no Transplante, V Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia.Impacto de Reabilitação Pulmonar na Capacidade Funcional de Pacientes de um Programa Transplante Pulmonar. 2013. (Simpósio).

Penumo Sul - Congresso de Pneumologia da Região Sul. Qualidade de Vida Relacionada à Adesão de um Programa de Reabilitação Pulmonar. 2011. (Congresso).

Penumo Sul - Congresso de Pneumologia da Região Sul. Efeito de Reabilitação Pulmonar na Capacidade Funcional em Pacientes em Lista de Espera para Transplante de Pulmão. 2011. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e XI Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória. Efeitos de um Programa de Reabilitação Pulmonar na Capacidade Funcional e na Qualidade de Vida de Pacientes Transplantados de Pulmão. 2010. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e XI Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória. Análise da Capacidade Funcional dos Pacientes do Programa de Transplantes Pulmonar do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre. 2010. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e XI Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória. Estado Funcional de Pacientes em Lista de Transplante de Pulmão do Programa de Reabilitação Pulmonar. 2010. (Congresso).

PneumoSul - Congresso de Pneumologia da Região Sul. I Congresso de Atendimento Multi disciplinar em Doenças Respiratórias. 2007. (Congresso).

II Encontro Científico Anual do Institutode Cardiologia - FUC. 2004. (Encontro).

III Jornada de Fibrose Cística de Campinas.Fisioterapia Respiratória na Fibrose Cística. 2003. (Outra).

X Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva e VII Fórum Latino-Americano de Ressuscitação. 2002. (Congresso).

XII Encontro dos Pneumologistas e Cirurgiões do Tórax do RGS. 2002. (Encontro).

IX Congresso Brasileiro e V Latino Americano de Pneumologia Pediátrica, X Congresso Latino Americano de Fibrose Cística. Reabilitação Pulmonar em Paciente Portador de Fibrose Cística, candidato a Transplante. 2001. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro e V Latino Americano de Pneumologia Pediátrica, X Congresso Latino Americano de Fibrose Cística. Fibrose Cística e Refluxo Gastroesofágico: Ajustes na Fisioterapia Respiratória. 2001. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro e V Latino Americano de Pneumologia Pediátrica, X Congresso Latino Americano de Fibrose Cística. Efeitos da Fisioterapia Respiratória em Crianças com Refluxo Gastro Esofágico Associado à Doença Pulmonar. 2001. (Congresso).

I Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Respiratória e II Jornada Gaúcha de Fisioterapia Respiratória. Sessão de temas livres. 2001. (Congresso).

I Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Respiratória e II Jornada Gaúcha de Fisioterapia Respiratória. Técnicas Desobstrutivas em Pediatria. 2001. (Congresso).

X Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e III Congresso Brasileiro de Fisioterapia Respiratória. Atuação da Fisioterapia em Pediátria. 2000. (Congresso).

XXX Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e I COngresso Luso-Brasileiro de Pneumologia. 2000. (Congresso).

I Simpósio Internacional de Cirurgia da Obesidade. 2000. (Simpósio).

Curso Internacional de Fisioterapia Respiratória e Ausculta Pulmonar. 2000. (Outra).

III Jornada Gaúcha de Fisioterapia.Análise da Evolução das Técnicas da Fisioterapia Respiratória em Pediatria através do RX de Tórax. 1999. (Simpósio).

VIII Jornada Sulbrasileira de Terapia Intensiva.Neonatologia e Pediatria - Pós operatório Cirurgia Torácica. 1999. (Outra).

VIII Jornada Sulbrasileira de Terapia Intensiva.Cuidados Respiratórios no Paciente Cirúrgico. 1999. (Outra).

Jornada Avanços em Terapia Respiratória Pediátrica e Neonatal. 1996. (Simpósio).

I Curso de Fisioterapia Aplicada em Pneumo-Pediatria.Técnicas de Fisioterapia Respiratória em Pediatria. 1996. (Oficina).

VI Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica e VI Jornada Brasileira de Fibrose Cística. Fisioterapia aplicada na Fibrose Cística para pais, enfermeiras, médicos e fisioterapeutas.. 1995. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, II Congresso Gaúcho de Fisioterapia e I Encontro de Fisioterapia do Mercosul. Programa de Fisioterapia Respiratória para pais de crianças com Fibrose Cística. 1995. (Congresso).

VII Congresso Latino Americano de Fibrosis Quistica. 1995. (Congresso).

II Curso de Pneumologia Pediátrica e Radiologia do Aparelho Respiratório em Pediatria.Fisioterapia Respiratória. 1995. (Oficina).

XXVII Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia. 1994. (Congresso).

Jornada de Fisioterapia Santa Casa/IPA.Joelho. 1994. (Outra).

Associação Médica de Caxias do Sul.Abordagem atual de Fisioterapia Respiratória em UTI. 1993. (Simpósio).

I Jornada Gaúcha de Fisioterapia.Fisioterapia Respiratória. 1991. (Outra).

XXV Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia. 1990. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Fisioterapia e I Congresso Paulista de Fisioterapia. 1989. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica e III Jornada Brasileira de Fibrose Cística. O papel da Fisioterapia e do Exercício no Tratamento da Doença Respiratória na Fibrose Cística. 1989. (Congresso).

I Encontro Multidisciplinar: Patologias Respiratórias Crônicas na Infância.Fisioterapia Respiratória. 1988. (Encontro).

Temas de Medicina Esportiva. 1987. (Oficina).

I Curso Internacional de Fisioterapia Ventilo-respiratória - Curso de Respiradores Artificiais. 1987. (Outra).

I Curso Internacional de Fisioterapia Ventilo-respiratória - Curso de Espirometria e Função Pulmonar. 1987. (Outra).

I Curso Internacional de Fisioterapia Ventilo-respiratória com Paciente Crítico. 1987. (Outra).

I Jornada de Fisioterapia da FEEVALE. 1987. (Outra).

II Jornada de Fisioterapia Respiratória. 1986. (Simpósio).

Orientou

Melissa Tedesco

Comparação dos Resultados do Teste de Caminhada de Seis Minutos e do Shuttle Walk Test de Pacientes com Fibrose Cística; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FIsioterapia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Jocimar Prates Muller;

Produções bibliográficas

  • MULLER, JOCIMAR PRATES ; FONTOURA, FABRÍCIO FARIAS DA ; MATTIELLO, RITA ; FLORIAN, JULIESSA . Aplicabilidade da escala London Chest Activity of Daily Living em pacientes em lista de espera para transplante de pulmão. Jornal Brasileiro de Pneumologia (Impresso) , 2013.

  • MULLER, J. P. ; Capacidade de Endurance após um Programa de Reabilitação Pulmonar em Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Prêmios

2003

11 Prêmio Top Ser Humano, Associação Brasileira de Recursos Humanos - RGS.

2003

3 Prêmio Top Cidadania, Associação Brasileira de Recursos Humanos- RGS.

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - Atual

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR, Carga horária: 220

2004 - Atual

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Disciplina Fisioterapia Hospitalar, Carga horária: 80

Outras informações:
Professor titular das disciplinas Fisioterpia Hospitalar I,II,III e supervisão de estágio Hospitalar

1989 - 2002

Centro Universitário Metodista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Outras informações:
professor da disciplina fisioterapia cardio-pulmonar I,II Supervisor de estágio em fisioterapia Hospitalar

1999 - 2005

Hospital Moinhos de Vento

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: gerente, Carga horária: 220, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerente do Serviço de fisioterapia do Hospitala Moinhos de Vento Coordenador do Curso de Fisioterapia Hospitalar do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento