Marcos Souza Veloso

Mestre em Sistemas de Informação com Linha de Pesquisa em Banco de Dados pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) obtido em 2005. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação e Desenvolvimento de Software.

Informações coletadas do Lattes em 12/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Sistemas de Informação

2009 - 2011

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: CG-OLAP: Uma Estratégia para Otimização de Consultas Espaciais sobre Clusters de Bancos de Dados,Ano de Obtenção: 2011
Leonardo Guerreiro Azevedo.Palavras-chave: Integração de Dados; Arquitetura de TI; Distribuição.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Banco de Dados. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.

Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação

1998 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Siga no Palm: Um Exemplo de Extensão Portátil para Um Sistema de Informação
Orientador: Gilson Tavares

Formação complementar

2005 - 2005

Extensão universitária em Scientific Writing. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2003 - 2003

JAVA/J2EE. (Carga horária: 60h). , Núcleo de Computação Eletrônica (NCE-UFRJ).

2003 - 2003

Orientação a Objetos e UML. (Carga horária: 60h). , Núcleo de Computação Eletrônica (NCE-UFRJ).

2002 - 2002

Power Builder. (Carga horária: 20h). , Tools Software.

2002 - 2002

Linguagem Procedural. (Carga horária: 20h). , Tools Software.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Participação em eventos

Workshop de Teses e Dissertações - Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI).Otimização de Consultas sobre Dados Espaciais em Clusters de Bancos de Dados. 2010. (Simpósio).

Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI). 2009. (Simpósio).

Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI). 2008. (Simpósio).

Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - Workshop Brasileiro de Tecnologias para Computação. 2005. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • VELOSO, M. S. ; AZEVEDO, L. G ; BAIAO, F. . Otimização de Consultas sobre Dados Espaciais em Clusters de Bancos de Dados. In: Workshop de Teses e Dissertações - Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2010, Marabá. Workshop de Teses e Dissertações - Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 2010.

  • VELOSO, M. S. ; CG-OLAP: Uma Estratégia para Otimização de Consultas Espaciais sobre Clusters de Bancos de Dados. Rio de Janeiro: PPGI/UNIRIO, 2011 (Dissertação de Mestrado).

  • VELOSO, M. S. ; BAIAO, F. A. ; AZEVEDO, L. G . Indexação em Bancos de Dados Espaciais. Rio de Janeiro: RelaTe-DIA, 2009 (Relatório Técnico).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2009

    Ontologias, Descrição: Essa linha de pesquisa visa diminuir a distância entre as pesquisa acadêmica e a aplicação de ontologias em ambientes corporativos, pesquisando melhores práticas para utilização de ontologias em diferentes formas de aplicação, como apoio para modelagem conceitual em banco de dados e sistemas, melhorias de consultas em dados relacionais e documentos XML,anotação semântica de modelos (processos, UML, modelos de dados lógico, etc). Este projeto tem como objetivo propor uma metodologia para alinhamento entre os modelos de dados (conceitual, lógico e físico) através de ontologias, e aplicação desta metodologia em um estudo de caso de integração de dados em um sub-domínio da base integrada, a ser definido; implantação de um repositório de ontologias e ferramental computacional correspondente; estudo de suporte computacional adequado para realização de consultas à base integrada com apoio semântico, através de integração entre o SGBD Oracle e reasoners.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Marcos Souza Veloso - Integrante / Jairo Francisco de Souza - Integrante / Fernanda Araujo Baiao - Coordenador / Claudia Cappelli - Integrante / Mauro Lopes - Integrante / Vanessa Tavares Nunes - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.

  • 2007 - 2009

    CG-OLAP, Descrição: Implementação e Análise de Desempenho de clusters de PCs usando aplicações OLAP sobre Bancos de Dados Espaciais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Marcos Souza Veloso - Integrante / Fernanda Araujo Baiao - Coordenador / Asterio Tanaka - Integrante.

  • 2006 - Atual

    Termo de Cooperação para Modelagem de Processos de Negócio, Descrição: Estabelecimento de um Termo de Cooperação para Modelagem de Processos de Negócio da Área de Exploração e Produção da Petrobras. Faz parte deste termo: construção de modelos de processo assim como padrões e procedimentos documentados a partir destes modelos; derivação de requisitos de negócio, modelos conceituais de dados e arquiteturas de software; e desenvolvimento de trabalhos de pesquisa para aprimoramento de metodologias e técnicas. Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos através do estabelecimento deste Termo de Cooperação firmado com a Petrobras, destacam-se: 1) Diretrizes para Elicitação e Modelagem de Processos de Negócios. 2) Metodologia de Identificação de Serviços a partir de Modelos de Processos de Negócios. 3) Simulação e Análise de Processos de Negócios. 4) Uso de Ontologias associadas a Modelos de Processos de Negócios: semântica e integração de dados. 5) Modelo de Gestão de Escritórios de Processos de Negócios. 6) Aplicação da Orientação a Aspectos na Modelagem de Processos de Negócios. 7) Estudo e construção de ferramentas para apoio ao Levantamento de Modelos de Processos de Negócios. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Souza Veloso - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto Tecgraf. , Pontifícia Universidade Católica - PUC, Gávea, 22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 35204000, Ramal: 4542

Experiência profissional

2015 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação em projeto do Instituto Tecgraf

2012 - 2014

BTG PACTUAL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2012

Concrete Solutions

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2010

    Serviços técnicos especializados , Área de Desenvolvimento, .,Serviço realizado, Desenvolvimento de camada de serviços.

  • 07/2010

    Serviços técnicos especializados , Área de Desenvolvimento, .,Serviço realizado, Gestão de conteúdo com Oracle UCM.

2004 - 2012

Dheka Informática

Vínculo: Sócio e Diretor, Enquadramento Funcional: Sócio e Diretor

2006 - 2010

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 30

Atividades

  • 03/2009 - 12/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , NP2Tec, .,Linhas de pesquisa

  • 05/2007 - 07/2010

    Serviços técnicos especializados , NP2Tec, .,Serviço realizado, Mentoring em desenvolvimento de scripts ARIS.

  • 10/2008 - 10/2008

    Treinamentos ministrados , NP2Tec, .,Treinamentos ministrados, Desenvolvimento de Scripts ARIS

  • 09/2007 - 09/2007

    Treinamentos ministrados , NP2Tec, .,Treinamentos ministrados, Desenvolvimento em Java Script

  • 11/2003 - 05/2005

    Serviços técnicos especializados , NP2Tec, .,Serviço realizado, Desenvolvimento do sistema SINBPA (Sistema INtegrado da Bioestratigrafia e Paleoecologia Aplicada) - consultas cruzando informações em diferentes bancos de dados e exibindo o resultado graficamente - no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES).

2001 - 2002

Tools Software

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 30

Atividades

  • 11/2001 - 09/2002

    Serviços técnicos especializados , Área de Desenvolvimento, .,Serviço realizado, Desenvolvimento e Teste de Sistemas Financeiros.