Henika Priscila Lima Silva

Doutora em Estado e Sociedade pela Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB. Mestre em Ciências da Saúde, com ênfase na Educação, Saúde e Sociedade, numa perspectiva interdisciplinar (Mestrado em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB).Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Pós-graduada em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde do Sistema Único de Saúde pela Universidade Federal Fluminense -UFF. Pós- Graduada em Fisioterapia Traumato Ortopédica Funcional pela Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC. Aperfeiçoamento em Apoio Matricial na Atenção Básica pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e em Saúde Coletiva, com ênfase na prevenção de agravos (ISC/FMB/UFBA). Experiência em Atenção Primária à Saúde (Núcleo de Apoio à Saúde da Família 2013/2016 e Coordenação da Atenção Básica 2017/2020), Saúde do Trabalhador, Epidemiologia e as causas externas e Vigilância em saúde. Autora e orientadora de produções científicas ligadas ao SUS, acumula experiência no ensino superior (Unesulbahia/ início em 2012 e Faculdade Pitágoras de Medicina/início em 2022) com atuação nos cursos de enfermagem, fisioterapia e medicina (Disciplinas de Saúde Coletiva teoria e prática, Vigilância e Planejamento em Saúde, Estágio Supervisionado, Prática Interinstitucional de Interação Ensino-Serviço e Comunidade - PINESC I e II, Tutoria - Funções e Metabolismo). Foi responsável pelo processo de avaliação de desempenho e progressão de carreira dos ACS e atuou como apoio técnico epidemiológico com análise dos dados da Covid-19 do município de Itabela-BA. Encontra-se inserida nos grupos de pesquisa: Estudos Interdisciplinares sobre subjetividade, relações de poder e violência e Grupo interprofissional de pesquisa em gestão, educação, direito e saúde.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade

2019 - 2023

Universidade Federal do Sul da Bahia
Título: LEI DO SILÊNCIO: Representações Sociais de Agentes Comunitários de Saúde acerca da Violência Urbana.
Rafael Andrés Patino Orozco. Coorientador: Sergio Correa Marques. Palavras-chave: Violência Urbana; Agentes Comunitários de Saúde; Representações Sociais.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Enfermagem e Saúde

2011 - 2012

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Homicídios no Estado da Bahia e seus determinantes socioeconômicos, Ano de Obtenção: 2012
ADRIANA ALVES NERY.Coorientador: Cesar Casotti. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: epidemiologia; homicídio; mortalidade.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde

2018 - 2018

Universidade Federal Fluminense
Título: DESENVOLVIMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE, ITABELA-BAHIA.
Orientador: Emanuelle Daltro

Especialização interrompida em 2015 em Gestão em Saúde

2014 - Atual

Universidade Estadual de Santa Cruz
Ano de interrupção: 2015

Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional

2007 - 2009

Faculdade de Tecnologia e Ciências
Título: IMPACTO DA DOR OSTEOMUSCULAR NA QUALIDADE DE VIDA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS DA REDE PÚBLICA.
Orientador: Jocinei Ferreira Constâncio

Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em Saúde Coletiva, com ênfase na Prevenção de Agravos

2020 - 2021

Universidade Federal da Bahia
Título: Desafios da atividade preventiva frente as condições crônicas de morbimortalidade na APS. Ano de finalização: 2021

Aperfeiçoamento em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica

2020 - 2021

Universidade Federal do Ceará
Título: Educação em tempos de pandemia: experiências no ensino da saúde. Ano de finalização: 2021

Aperfeiçoamento em Curso Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos de Apoio à S

2016 - 2017

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Apoio Matricial na Atenção Básica: um estudo de caso. Ano de finalização: 2017

Graduação em fisioterapia

2003 - 2009

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: OCORRÊNCIA DE SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM CIRURGIÕES-DENTISTAS DA REDE PÚBLICA
Orientador: Cléber Souza de Jesus

Formação complementar

2014 -

Gestão em saúde. (Carga horária: 30h). , cursos24horas, CURSOS 24 HORAS, Brasil.

2021 - 2021

Curso IRaMuTeQ: teoria e prática. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2021 - 2021

?Política de Desenvolvimento Profissional Docente: Inovar na formação de pr. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2021 - 2021

Tópicos Avançados do Conhecimento (Produção e Análise de Dados em RS). (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2021 - 2021

aperfeiçoamento em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagó. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2021 - 2021

?Impactos da pandemia de Covid-19 na Educação Infantil?. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2020 - 2021

Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas. (Carga horária: 480h). , Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, FAMEESP, Brasil.

2020 - 2021

Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Coletiva com Ênfase na Prevenção de Agrav. (Carga horária: 228h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2020 - 2021

Capacitação BASIs UniFTC. (Carga horária: 40h). , CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR, IMES, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em PRÁTICA DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.

2020 - 2020

Retrospectiva Curso Expert em Ensino Remoto. (Carga horária: 12h). , Moonshot Education, MOONSHOT, Brasil.

2020 - 2020

Estatística. (Carga horária: 30h). , Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, FAMEESP, Brasil.

2020 - 2020

FUNDAMENTOS DO EXERCÍCIO DE PARECERISTA AD HOC. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2020 - 2020

Introdução à análise de dados qualitativos verbais: Discurso do Sujeito Co. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.

2020 - 2020

Ferramentas Google- Jornada Pedagógica 2020.1. (Carga horária: 4h). , FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA, UNESULBAHIA, Brasil.

2017 - 2017

Crochetagem. (Carga horária: 20h). , Miná Cursos, MCS, Brasil.

2016 - 2016

Agulhamento a seco - Dry Needling. (Carga horária: 20h). , Miná Cursos, MCS, Brasil.

2015 - 2015

Hanseníase na Atenção Básica. (Carga horária: 45h). , Universidade Aberta do SUS, UNASUS, Brasil.

2014 - 2014

Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2014 - 2014

Gestão das Práticas Integrativas e Complementares. (Carga horária: 80h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2011 - 2011

PESQUISA EM BASE DE DADOS. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2011 - 2011

TREINAMENTO NO PROGRAMA ESTATÍSTICO Epi Info.. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2009 - 2009

Pilates: Condicionamento Através da Visão Clínica. (Carga horária: 60h). , Qualy Fisioterapia, QUALY, Brasil.

2009 - 2009

Curso online: Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2009 - 2009

Proficiência em língua inglesa. , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2008 - 2008

Curso teórico/prático: ventilação mecânica. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2008 - 2008

Capacitação de Professores. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação de professores. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2006 - 2006

Reabilitação de lesões ortopédicas no joelho. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2005 - 2005

Curso de Prim Socorros do I Simpósio de Fisioterap. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2005 - 2005

Medidas de Atividade Física: teoria e aplicação. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Humanidades.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Epidemiologia.

Organização de eventos

Silva, Henika Priscila Lima . Simpósio de Fisioterapia da Unesulbahia. 2022. (Outro).

Silva, Henika Priscila Lima ; COUTO, J. A. . I SEMINARIO DE PEDIATRIA DA UNESULBAHIA. 2019. (Outro).

Silva, Henika Priscila Lima . I Congresso Multidisciplinar em Doenças Parasitárias e Infectocontagiosas.. 2011. (Congresso).

PORTO, G. ; ORRICO, C. ; Silva, Henika Priscila Lima . I SIMPÓSIO DE CARDIOLOGIA DA UESB. 2008. (Outro).

ROSA, V. ; Silva, Henika Priscila Lima . II JORNADA DE CONSTRUÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. 2007. (Outro).

MATOS FILHO, S. A. ; Silva, Henika Priscila Lima . SEMINÁRIO: DISCUTINDO A SAÚDE DO TRABALHADOR. 2006. (Outro).

Silva, Henika Priscila Lima ; SANTANA, M. . Educação da Pertença Afro-brasileira. 2005. (Outro).

Participação em eventos

Capacitação docente: Resultado da Pesquisa Institucional. 2024. (Encontro).

Capacitação docente: Treinamento Curriculo Interprofissional da Saúde. 2024. (Oficina).

Capacitação - Curriculo Lattes.Capacitação - Curriculo Lattes. 2023. (Outra).

Capacitação docente: como otimizar o binômio ensino aprendizagem. 2023. (Oficina).

Capacitação docente: Educação Inclusiva. 2023. (Oficina).

CONGRESSO BRASILEIRO DE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. COMPLICAÇÕES PÓS-COVID 19. 2023. (Congresso).

Congresso do Sudeste de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva da ASSOBRAFIRSUDESFIR. HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: NA PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA. 2023. (Congresso).

I SIMPÓSIO DE SAÚDE E LONGEVIDADE.Seletividade Alimentar em Crianças com TEA. 2023. (Simpósio).

SUDESFIR ? Congresso do Sudeste de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva da ASSOBRAFIR. MUDANÇAS NO PERFIL DOS FISIOTERAPEUTAS ATUANTES NO ESTADO DA BAHIA/BRASIL E NAS ROTINAS DE TRABALHO HOSPITALAR FRENTE À PANDEMIA PELA COVID-19. 2023. (Congresso).

VIII Seminário de Pesquisa e Extensão - IFBA.Longitudinalidade do Cuidado: perspectivas de atenção à saúde da mulher no município de Eunápolis, Bahia. 2023. (Seminário).

Capacitação docente: como fazer um podcast. 2022. (Oficina).

Capacitação docente: O que é formação baseada em competência ?. 2022. (Oficina).

1 Simpósio Virtual de Pesquisa em Enfermagem. 2021. (Simpósio).

Curso Comunicação Não-Violenta e Justiça Restaurativa. 2021. (Outra).

Curso Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica. 2021. (Outra).

Ensino e Aprendizagem utilizando a Metodologia Ativa de Estudo de Caso. 2021. (Oficina).

II CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE). 2021. (Congresso).

Inovando na educação com modelos ativos flexíveis. 2021. (Outra).

Jornada Pedagógica UNIFTC 2021.1. 2021. (Encontro).

Plano de Ensino e Aprendizagem: do processo de ensinar ao processo de aprender. 2021. (Oficina).

Pré-Conferência Municipal de Saúde do Município de Eunápolis-BA.Eixo - Financiamento do SUS. 2021. (Encontro).

Uso da TIC no processo avaliativo. 2021. (Seminário).

A escrita científica. 2020. (Oficina).

Avaliação Osce. 2020. (Oficina).

Ferramentas Google. 2020. (Oficina).

Jornada Pedagógica 2020.1. 2020. (Oficina).

O uso de tecnologias no ensino da saúde. 2020. (Oficina).

Seminário de Saúde. 2020. (Oficina).

Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica da Bahia. 2018. (Encontro).

CONFERÊNCIA MACRORREGIONAL DE SAÚDE DA MULHER DO EXTREMO SUL DA BAHIA. 2017. (Encontro).

Meios Adequados de Resolução de Conflitos. 2017. (Seminário).

III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade. 2014. (Congresso).

I MOSTRA BAIANA DE NÚCLEOS DE APOIO A SAÚDE DA FAMILIA. 2014. (Encontro).

CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DE ONCOLOGIA. 2013. (Congresso).

I JORNADA INTERDISCIPLINAR DE ENFERMAGEM. 2013. (Outra).

I SIMPÓSIO DE BIOÉTICA DO SUDOESTE DA BAHIA. 2013. (Simpósio).

I SIMPÓSIO DE BIOÉTICA DO SUDOESTE DA BAHIA. 2013. (Simpósio).

I CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR EM DOENÇAS PARASITÁRIAS E INFECTOCONTAGIOSAS. JOGO EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. 2011. (Congresso).

II Simpósio de Saúde Mental. 2011. (Simpósio).

V Simpósio sobre Doença de Alzheimer. 2011. (Simpósio).

I Simpósio sobre a Doença de Alzheimer. 2007. (Simpósio).

X CONPEX- CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO. 2007. (Congresso).

I Simpósio Baiano Interdisciplinar de Ortopedia e Desporto. 2006. (Simpósio).

I Simpósio Multidisciplinar de Saúde do Idoso. 2006. (Simpósio).

I Simpósio sobre Saúde da Mulher. 2006. (Simpósio).

Seminário sobre saúde do trabalhador.Discutindo a Saúde do Trabalhador na Perspectiva da Prevenção. 2006. (Seminário).

I Simpósio de Fisioterapia da UESB. 2005.. 2005. (Simpósio).

IX CONPEX - Congresso de Pesquisa e Extensão / IX Seminário de Iniciação Científica da UESB. 2005. (. 2005. (Congresso).

I Simpósio de Saúde Coletiva em Atenção a Grupos Especiais. 2004. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Bruna Maia Rodrigues

Silva, Henika Priscila Lima; ALVES, M.. Estratégia para redução do tabagismo entre a população da área adscrita a UBS. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva: Concentração em Atenção Básica ?) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Bruno Márcio Sampaio Coelho Mororó

Silva, Henika Priscila Lima; ALVES, M.. Ações de controle da sífilis na ESF coroa vermelha/ Santa Cruz Cabrália/Ba: um relato de intervenção. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva: Concentração em Atenção Básica ?) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Dionatta Sales Gomes

Silva, Henika Priscila Lima; ALVES, M.. Plano de Intervenção: Prevenção do descontrole da HAS a partir de mudanças do estilo de vida. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva: Concentração em Atenção Básica ?) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: EDER CALDAS SOUZA

Silva, Henika Priscila Lima; ALVES, M.. Plano de intervenção UBS João Nunes: adesão ao aleitamento materno exclusivo em menores de seis meses. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva: Concentração em Atenção Básica ?) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fernando Castrillon Lara Veiga

Silva, Henika Priscila Lima; ALVES, M.. A ginástica laboral para trabalhadores atendidos na UBS Osvaldo de Mello. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva: Concentração em Atenção Básica ?) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Flávio Jório Ambrósio

Silva, Henika Priscila Lima; ALVES, M.. Intervenção em saúde para redução da prevalência de sobrepeso e obesidade na infância e na adolescência no distrito de posto da mata, município de Nova Viçosa no extremo sul da Bahia. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Coletiva: Concentração em Atenção Básica ?) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Macline Portugal Dourado

DOURADO, M. P.;Silva, Henika Priscila Lima. O PAPEL DA ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA.

Aluno: CRISTINA DIAS ALMEIDA

ALMEIDA, C. D.;Silva, Henika Priscila Lima. DESAFIOS DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO A MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA.

Aluno: Catiane Souza Alves

ALVES, C. S.; DIEGO,;Silva, Henika Priscila Lima. A Importância da Enfermagem na adesão do paciente com insuficiência renal crônica ao tratamento de homodiálise. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA.

Aluno: Dacirlene Lopes Rocha Medeiros

MEDEIROS, D. L. R.; DIEGO,;Silva, Henika Priscila Lima. Punção Venosa Periférica: Investigação sobre os conhecimentos dos técnicos e auxiliares de enfermagem do Hospital e Maternidade Joana Moura de Guaratinga-Ba.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA.

Aluno: Adrielle W

BARBARA,; BOEKER, A. W.;Silva, Henika Priscila Lima. Boeker.Os benefícios da reeducação postural global no tratamento da hérnia discal lombar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA.

Aluno: Polyana Neves de Assunção

NERY, A. A.; CASOTTI, C. A.;Silva, Henika Priscila Lima. ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DE HOMICÍDIOS NO INTERIOR DA BAHIA NO PERÍODO DE 2000 A 2010. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Silva, Henika Priscila Lima. I Congresso Multidisciplinar em Doenças Parasitárias e Infectocontagiosas.. 2011. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Silva, Henika Priscila Lima. II Simpósio de Saúde Mental. 2011. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Orientou

Silas dos Santos Marques

BARREIRAS E POTENCIALIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE PROMOÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA; ; Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde) - Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novais; (Orientador);

Sanielle Freire Reis

?PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES SUBMETIDOS À FISIOTERAPIA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO EXTREMO SUL DA BAHIA, BRASIL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - UNECE; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

DEBORAH DE SOUZA FERRAZ

RESPOSTAS PSICOLÓGICAS IMEDIATAS E FATORES ASSOCIADOS DURANTE ISOLAMENTO PELA EPIDEMIA DE COVID-19: a realidade de estudantes do Extremo Sul da Bahia, Brasil; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - UNECE; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Erica Silva

PERCEPÇÃO DE GESTORES DA SAÚDE PÚBLICA QUANTO A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

STEFANY OLIVEIRA DOS SANTOS

ATRASO DIAGNÓSTICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM RELATO DE CASO COM ENFOQUE NA ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

IGNÊS SOUZA BOMFIM

MULHERES EM CAMPO: reflexões acerca dos desafios para as praticantes de futebol feminino e fisioterapeutas; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

ARIANE ALVES VIEIRA

INFLUÊNCIA DA PRESSÃO PSICOLÓGICA SOFRIDA POR POLICIAIS SOBRE O SISTEMA OSTEOMUSCULAR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Daniele Conceicao Ramos

SATISFAÇÃO DA EQUIPE DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE ITABELA, BAHIA: um estudo de caso; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Milena Oliveira Brandão

CONHECIMENTO DE FORMANDOS EM FISIOTERAPIA SOBRE HANSENIASE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

CATRINE SORIANO LAGE

Intervenção fisioterapêutica no paciente pediátrico com leucemia mielóide aguda: relato de caso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Luana Cristina Santos Menezes

Conhecimento de gestantes a respeito do aleitamento materno e as causas que podem levar ao desmame precoce; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - UNECE; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Aquine Santos de Lima

Influencias do ambiente de Terapia Intensiva Neonatal no desenvolvimento neuropsicomotor de recém-nascido pré-termo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Caliane Stolze Paixão

Impacto da fisioterapia na funcionalidade do idoso portador da doença de alzheimer; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Catiane de Jesus Silva

Cinesioterapia na prevenção de quedas em idosos com alzheimer; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

RICARDO NATAL DA SILVA

Aplicação da ventosa como recurso terapêutico no tratamento da cervicalgia: um relato de experiência; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Erico Bittencourt Shigeto

MANEJO DA TECNOLOGIA NA ÁREA DA ENFERMAGEM: PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

ROSE ELLEN DA VITÓRIA

A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM FRATURAS EXPOSTAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Camila Carvalho Delgado

HUMANIZAÇÃO NOS CUIDADOS AO PACIENTE ONCOLÓGICO PEDIÁTRICO: UM RELATO DE CASO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Roussau Souza Santos

RESPEITO E ÉTICA NO PREPARO DO CORPO NO PÓS-MORTE PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

PATRICIA CARVALHO PEREIRA

QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DA REDE BÁSICA, EUNÁPOLIS-BA; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

AMANDA ÉVEN DE SOUSA FREITAS

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ? PPRA Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ? PCMSO: Uma abordagem da visão de profissionais ocupacionais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

IONARA FERREIRA PORTO

PERFIL SOCIODEMOGRAFICO DOS DOADORES DE SANGUE DO INTERIOR DA BAHIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

CATRINE SORIANO LAGE

INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PACIENTE PEDIÁTRICO COM LEUCEMIA MIELÓIDE AGUDA: RELATO DE CASO; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Hemilli Seidel Regly

AVALIAÇÃO GONIOMÉTRICA DE UM PACIENTE COM PARALISIA CEREBRAL ESPÁSTICA PRÉ E PÓS INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Morgana Ribeiro Correia

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS DE CRECHE COM CARÊNCIA NUTRICIONAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

THAÍS QUINTO SOARES FERREIRA

REABILITAÇÃO VESTIBULAR NA VERTIGEM POSICIONAL PAROXÍSTICA BENIGNA: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Sarah Virginia Wengrat Ferreira

IMPACTO DO ISOLAMENTO SOCIAL POR COVID 19: análise das mortes por violência na Regional de Saúde de Porto Seguro; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em fisioterapia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Sarah Virginia Wengrat Ferreira

IMPACTO DO ISOLAMENTO SOCIAL POR COVID 19: análise das mortes por violência na Regional de Saúde de Porto Seguro, Bahia, 2019 a 2021; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em fisioterapia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológic; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Valdimeire Oliveira Santos

SAÚDE DOS CATADORES DE LIXO DO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS/BA; 2014; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - UNECE; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

PATRICIA MARIA DE ARAUJO

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA EXECUÇÃO DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS GERADOS NO SETOR DE SAÚDE; 2014; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - UNECE; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Clemacia Rocha de Souza Ferreira

DIFICULDADES DE ADESÃO AO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA UNIDADE DE SAÚDE DO ASSENT(; ; ; ); 2014; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - UNECE; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Ianne Costa Lima

ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA; 2013; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - UNECE; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Jéssica Priscila Ludovino de Souza

BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES NO TRATAMENTO DA ARTRITE REUMATOIDE; 2013; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - UNECE; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Jaíza Brito Mueller Botelho Silva

QUALIDADE DE VIDA DO CUIDADOR DE PACIENTE COM PARALISIA CEREBRAL E A SUA VISÃO DIANTE DO TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO; 2013; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - UNECE; Orientador: Henika Priscila Lima Silva;

Produções bibliográficas

  • ALVARENGA, CECÍLIA GIANINI MUNIZ ; CARVALHO, FABIANO SANTOS ; TROCOLI, FERNANDA OLIVEIRA SANTOS ; SILVA, KELIANY ACIOLI ; GONÇALVES, LARA COSTA ; PEREIRA, PATRÍCIA CARVALHO ; Silva, Henika Priscila Lima . Desafios e perspectivas para a longitudinalidade do cuidado na Estratégia Saúde da Família: A experiência de estudantes de Medicina. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 12, p. e42121444413, 2023.

  • DULTRA, ISAAC VINHAS ; SILVA, THÂMARA COÊLHO DA ; LISBOA, ANA LUIZA RAMALHO DE MATOS ; OLIVEIRA, RAFAELA AMARAL ; MOREIRA, MATEUS MAYNARD ; MOURA JÚNIOR, JOÃO ALBERTO BORGES ; Silva, Henika Priscila Lima . Relato de experiência: Sexualidade na adolescência com uma abordagem prática e integrativa na Estratégia Saúde da Família. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 12, p. e53121344172, 2023.

  • RIBEIRO, RUTE OLIVEIRA ; SILVA, KASSIELLY CORDEIRO ; OLIVEIRA, RAFAELA LINO DE ; NOVAIS, LARA COSTA ; BARRETO, ÍTALO EDUARDO SANTIGO ; Silva, Henika Priscila Lima . Relato de experiência: estudo sobre saúde mental e uso de psicofármacos entre estudantes de medicina do Extremo Sul da Bahia. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 12, p. e12712642063, 2023.

  • REIS, SANIELLE FREIRE ; Silva, Henika Priscila Lima ; ARAÚJO, MARÍLIA CAIXETA DE ; SANTOS, ARIANE DÓREA . Perfil dos pacientes submetidos à fisioterapia em uma Unidade de Terapia Intensiva do Extremo Sul da Bahia, Brasil. ASSOBRAFIR CIÊNCIA , v. 12, p. e41995, 2021.

  • Silva, Henika Priscila Lima ; FERRAZ, D. S. ; REIS, S. F. . PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E PSICOLÓGICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM ISOLAMENTO SOCIAL DURANTE PANDEMIA POR COVID-19. DIÁLOGOS & CIÊNCIA (ONLINE) , v. 1, p. 1, 2021.

  • Silva, Henika Priscila Lima . Curto Relatos de Grandes Experiências. 2. ed. , 2023.

  • Mendonça, Iasmin Silva ; Oliveira, Giovanna Lopes da Silva ; Melo, edmon venicius Xavier Albuquerque ; Beato, Caroline Andrade ; Case, João Antônio Alves ; Nunes, Susan Giovanna lima ; Silva, Henika Priscila Lima . DEPRESSÃO PÓS PARTO EM MULHERES NEGRAS E DE BAIXA RENDA NO BRASIL. Ciência, Cuidado e Saúde: contextualizando saberes. 1ed.: Editora Científica Digital, 2024, v. , p. 113-120.

  • Soares, Samira Silva Santos ; Passinho, Renata Soares ; Belasco, Isabel Cristina ; Silva, Henika Priscila Lima ; Mendes, Francis Celi Pinheiro ; Carvalho, Eloá Carneiro ; Souza, Norma Valéria Dantas de O. . CLOROQUINA E COVID-19: REFLEXÕES À LUZ DA ÉTICA, BIOÉTICA E CIÊNCIA. In: Samira Silva Santos Soares; Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza; Eloá Carneiro Carvalho; Sheila Nascimento Pereira de Farias;. (Org.). O Complexo Mundo do Trabalho em Saúde e as Implicações para Enfermagem. 1ed.: Synapse Editora, 2021, v. , p. 27-34.

  • Silva, Henika Priscila Lima ; TOLEDO, H. ; DANTAS, R.C.M. ; CASTRO, D. A. . Consequências da pandemia? Discussões em torno da vitimização e determinantes sociais da violência em municípios do Extremo Sul da Bahia. In: Bougleux Bomjardim da Silva Carmo . (Org.). Retratos intempestivos em diálogos do sul baiano. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2021, v. , p. 152-167.

  • Silva, Henika Priscila Lima ; DANTAS, R.C.M. . A estreita trama entre exclusão social, violência e manipulação das emoções. In: Bougleux Bomjardim da Silva Carmo . (Org.). Retratos intempestivos em diálogos do sul baiano. 1ed.SÃO PAULO: Pimenta Cultural, 2021, v. 1, p. 187-198.

  • FERRAZ, D. S. ; REIS, S. F. ; Silva, Henika Priscila Lima . PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E PSICOLÓGICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM ISOLAMENTO SOCIAL DURANTE PANDEMIA POR COVID-19. Revista Diálogo & Ciência, Online, p. 87 - 99, 20 out. 2021.

  • Silva, Henika Priscila Lima ; NERY, A. A. ; CASOTTI, C. A. . HOMICÍDIOS NO ESTADO DA BAHIA E SEUS DETERMINANTES SOCIOECONOMICOS. Revista Inspirar, 09 jul. 2014.

  • Silva, Henika Priscila Lima . O que é fibromialgia?. Classi Porto, Porto seguro-Ba, , v. 33, p. 12 - 12, 20 jul. 2009.

  • Silva, Henika Priscila Lima . O Salto Alto pode ser um perigo!. Classi Porto, Porto Seguro-BA, , v. 32, p. 12 - 12, 20 jun. 2009.

  • Silva, Henika Priscila Lima . Síndrome de Down tem tratamento?. Jornal Classi Porto, Porto Seguro-Ba, , v. 31, p. 12 - 12, 20 maio 2009.

  • REIS, S. F. ; BARBOSA, A. C. F. ; FERRAZ, D. S. ; SARTORE, C. S. C. ; Silva, Henika Priscila Lima . IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA PRECOCE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PREMATURAS. In: 11 CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA, 2019, SALVADOR. ANAIS DO 11 CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA/REVISTA BRASILEIRA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO - 2019 SOCIEDADE BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA | www.sbf.org.br, 2019.

  • SALLES, S. ; Silva, Henika Priscila Lima ; FAIR, R. S. ; DUARTE, A. C. S. ; BOERY, R. N. O. . O JOGO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE QUANTO A DOENÇAS NEGLIGENCIADAS.. In: I Congresso Multidisciplinar em Doenças Parasitárias e Infectocongiosas, 2011, Jequié. I Congresso Multidisciplinar em Doenças Parasitárias e Infectocongiosas, 2011.

  • SOUZA, C. ; Silva, Henika Priscila Lima ; Thaís Alves Brito . OCORRÊNCIAS DE LESÕES OSTEOMUSCULARES EM CIRURGIÕES DENTISTAS DA REDE PÚBLICA. In: 8 CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 2011, SÃO PAULO. 8 CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 2011.

  • Silva, Henika Priscila Lima ; NERY, A. A. ; CASOTTI, C. A. ; VILLELA, A. B. A. . IMPACTO DA DOR OSTEOMUSCULAR NA QUALIDADE DE VIDA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS DA REDE PÚBLICA. In: I Mostra de Saúde da 13ª DIRES, 2011, Jequié. I Mostra de Saúde da 13ª DIRES, 2011.

  • TEIXEIRA, J. R. B. ; MOREIRA, R. M. ; OLIVEIRA, B. S. ; BOERY, E. ; Silva, Henika Priscila Lima . ESTUDO DAS DOENÇAS DIARREICAS AGUDAS DURANTE PERÍODO PLUVIOSO NO INTERIOR DA BAHIA. In: I Mostra de Saúde da 13ª DIRES, 2011, JEQUIÉ. I Mostra de Saúde da 13ª DIRES, 2011.

  • ALVES, G. S. ; REIS, L.A ; Silva, Henika Priscila Lima . Fisioterapia na prevenção de quedas na terceira idade. In: X Congresso de Pesquisa e Extensão, 2007, Vitória da Conquista. XI Seminário de Iniciação Cientifica da UESB, 2007.

  • SANTOS, G. A. ; Silva, Henika Priscila Lima ; REIS, L.A . Intervenção Fisioterapêutica em Crianças com Paralisia Cerebral. In: XII Encontro Nordestino de Estudantes de Fisioterapia, 2006, Maceió. XII ENEEFISIO, 2006.

  • Silva, Henika Priscila Lima ; SANTOS, G. A. ; Thaís Alves Brito . Eficácia do tratamento cinesioterapêutico nas entorses de tornozelo. In: Simpósio Baiano Interdisciplinar de Ortopedia e Desporto, 2006, Jequié. Revista saúde.com, 2006.

  • Silva, Henika Priscila Lima ; LEONARDO, C. ; MARTINS, F. . O uso da Drenagem Linfática Manual (DLM) como recurso terapêutico no pós-operatório. In: XII Encontro Nordestino de Estudantes de Fisioterapia, 2006, Maceió-AL. Autonomia profissional: Ciência e Política caminham juntos, 2006.

  • Silva, Henika Priscila Lima ; SANTOS, G. A. ; REIS, J. ; BOERY, E. . ALAVANCA DE 2ª CLASSE E SUA APLICABILIDADE NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO FÍSICA. In: IX CONPEX - Congresso de Pesquisa e Extensão / IX Seminário de Iniciação Científica da UESB. 2005. (, 2005, JEQUIÉ. IX CONPEX, 2005.

  • Silva, Henika Priscila Lima ; SOUZA, C. . SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM CIRURGIÕES-DENTISTAS DA REDE PÚBLICA. Revista AMRIGS , 2013.

  • FERREIRA, S. V. W. ; MARQUES, S. S. ; MARQUES, N. S. ; SANTOS, E. S. ; Silva, Henika Priscila Lima . DESAFIOS DA GESTÃO SOCIAL FRENTE À VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE EM UM BRASIL PÓS-PANDEMIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, S. V. W. ; Silva, Henika Priscila Lima ; MARQUES, N. S. . CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA? PERFIL DAS MORTES VIOLENTAS EM MUNICÍPIOS DA BAHIA, 2019 A 2021.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIEIRA, A. A. ; SANTOS, S. O. ; BOMFIM, I. S. ; Silva, Henika Priscila Lima . ATRASO DIAGNÓSTICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM RELATO DE CASO COM ENFOQUE NA ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIEIRA, A. A. ; SANTOS, S. O. ; BOMFIM, I. S. ; Silva, Henika Priscila Lima . INFLUÊNCIA DA PRESSÃO PSICOLÓGICA SOFRIDA POR POLICIAIS SOBRE O SISTEMA OSTEOMUSCULAR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BOMFIM, I. S. ; VIEIRA, A. A. ; SANTOS, S. O. ; Silva, Henika Priscila Lima . MULHERES EM CAMPO: REFLEXÕES ACERCA DOS DESAFIOS PARA AS PRATICANTES DE FUTEBOL FEMININO E FISIOTERAPEUTAS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Henika Priscila Lima . Financiamento do SUS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva, Henika Priscila Lima ; COUTO, J. A. ; LEMOS, A. . PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: IMAGENS DO CONHECIMENTO NO ÂMBITO DA SAÚDE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, H. P. L. ; MARQUES, S. S. ; MARQUES, J. ; BONFIM, J. S. ; Silva, Henika Priscila Lima . AVALIAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS QUANTO AOS SEUS CONHECIMENTOS EM SEMIOLOGIA ORTOPÉDICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TOLEDO, H. ; Silva, Henika Priscila Lima ; NERY, A. A. ; CASOTTI, C. A. . CONTRIBUIÇÕES DA ARMA DE FOGO NO CENÁRIO DA VIOLÊNCIA HOMICIDA NA BAHIA EM 2010. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Silva, Henika Priscila Lima ; REIS, S. F. ; SARTORE, C. S. C. ; BARBOSA, A. C. F. . IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA PRECOCE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PREMATURAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, L. S. ; Silva, Henika Priscila Lima ; BARRETO, T. S. ; NECKEL, R. . Autocuidado em hanseníase no município de Porto Seguro: experiências do NASF. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Henika Priscila Lima ; BARRETO, T. S. ; NECKEL, R. ; LOPES, L. S. . PSE: relato de experiência do NASF de Porto Seguro, Bahia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, V. O. ; LEAL, D. R. ; Silva, Henika Priscila Lima ; LOPES, L. S. ; BARRETO, T. S. . SAÚDE DOS CATADORES DE LIXO DO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS/BA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Henika Priscila Lima ; LEAL, D. R. ; CASCALHO, M. M. . SÍFILIS EM GESTANTES: condutas de enfermagem na estratégia de saúde da família para a prevenção da transmissão vertical.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Henika Priscila Lima . Gerenciamento do Estresse e Comportamento Preventivo: Qualidade de vida no Trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva, Henika Priscila Lima ; VAILANT, V. A. ; DESOUZA, J. P. L. ; MARQUES, S. S. ; BONFIM, J. S. . Benefícios do Método Pilates no Tratamento da Artrite Reumatóide. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Henika Priscila Lima ; NERY, A. A. ; CASOTTI, C. A. ; MARQUES, S. S. ; MARQUES, J. . Homicídios no Estado da Bahia e seus Determinantes Sócioeconomicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Henika Priscila Lima ; MARQUES, S. S. ; MARQUES, J. ; BONFIM, J. S. ; CONSTANCIO, J. F. . Impacto da dor oesteomuscular na qualidade de vida de cirurgiões dentistas da Rede Pública. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Henika Priscila Lima ; VAILANT, V. A. ; MARQUES, S. S. ; MARQUES, J. ; SILVA, J. M. B. . Qualidade de Vida do cuidador de paciente com paralisia cerebral e a sua visão diante do tratamento fisioterapêutico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Henika Priscila Lima ; NERY, A. A. ; FERREIRA NETO, B. ; SANTANA, C. M. ; LAVIGNE, C. . Análise Epidemiológica das Hospitalizações por causas externas no interior da Bahia, Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAGE, C. S. ; Silva, Henika Priscila Lima . INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PACIENTE COM LEUCEMIA MEILOIDE: RELATO DE CASO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NERY, A. A. ; MACHADO, CL ; MATOS FILHO, S. A. ; Silva, Henika Priscila Lima . PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES E VIOLÊNCIAS EM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Henika Priscila Lima . JOGO EDUCATIVO PARA ACS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REIS, L.A ; SANTOS, G. A. ; Silva, Henika Priscila Lima . Atuação da Fisioterapia na Prevenção de Quedas na Terceira Idade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, G. A. ; Silva, Henika Priscila Lima . Intervenção Fisioterapêutica em Crianças com Paralisia Cerebral. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Silva, Henika Priscila Lima ; SANTOS, G. A. ; Thaís Alves Brito . Eficácia do tratamento cinesioterapêutico nas entorses de tornozelo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Silva, Henika Priscila Lima ; MARTINS, F. ; LEONARDO, C. . Eficácia da drenagem linfática manual no pós operatório.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Henika Priscila Lima ; SANTOS, G. A. ; REIS, J. ; BOERY, E. . Alavanca de 2ª Classe e sua aplicabilidade no processo de reabilitação física. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Henika Priscila Lima ; FONSECA, A. S. P. ; SANTOS, A. O. ; MARTINS, A. B. L. ; MYERS, A. C. S. L. ; VIEIRA, A. M. L. ; ALMEIDA, A. S. A. . Curto Relatos de Grandes Experiências. Eunápolis-Bahia: EDITORA LEGAL & AI COLLABORATION, 2023 (Coletânea).

  • REIS, M. M. A. ; Silva, Henika Priscila Lima . MULHERES QUE FAZEM CIÊNCIA ? REGIÃO COSTA DO DESCOBRIMENTO ? VOLUME 1- MULHERES QUE FAZEM LITERATURA - POÉTICAS E TEXTOS LITERÁRIOS ? ANTOLOGIA FEMININA DA COSTA DO DESCOBRIMENTO. UNEB_BA: Edição Especial do Programa de Apoio a Projetos de Extensão (PROAPEX), 2022 (Coletânea).

Outras produções

Silva, Henika Priscila Lima . Avaliação de Desempenho de Agentes Comunitários de Saúde. 2022.

Silva, Henika Priscila Lima . Avaliação do Processo de Enquadramento/Progressão na carreira de ACS e ACE. 2022.

Silva, Henika Priscila Lima ; Nery, P.I. . Enquadramento e Avaliação de Desempenho dos ACS e ACE do Município de Itabela-BA. 2018.

Silva, Henika Priscila Lima ; ARAUJO, D. . Violência Contra Mulher em Tempos de Pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BOERY, ; BOERY, E. ; CASOTTI, C. A. ; DUARTE, A. C. S. ; NERY, A. A. ; VILLELA, A. B. A. ; Silva, Henika Priscila Lima . Capacitação dos Conselheiros Municipais de saúde.. 2011. (Capacitação).

SOUZA, C. ; Silva, Henika Priscila Lima . OCORRÊNCIA DE SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM CIRURGIÕES-DENTISTAS DA REDE PÚBLICA. 2008. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    APTIDÃO FÍSICA X OBESIDADE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE UMA FACULDADE PRIVADA DO EXTREMO SUL DA BAHIA, Descrição: A obesidade é um grave problema de saúde em escala global, associada a doenças e impactos negativos na qualidade de vida e aptidão física. A prática regular de exercícios pode melhorar a condição física, mesmo em indivíduos obesos. Estudantes universitários representam um grupo de interesse devido aos riscos de adotarem hábitos sedentários e alimentares inadequados durante a vida acadêmica. É fundamental abordar a obesidade precocemente e realizar pesquisas para embasar políticas públicas efetivas de prevenção e tratamento. Este estudo tem como objetivo avaliar a relação entre obesidade e aptidão física em estudantes universitários, considerando a crescente prevalência da obesidade e o impacto do ambiente universitário na saúde dos alunos. Compreender essa relação pode fornecer informações cruciais para a prevenção da obesidade e promoção de hábitos saudáveis entre os jovens adultos. Utilizando uma abordagem descritiva e quantitativa, o estudo empregará entrevistas, avaliações e técnicas estatísticas como parte de uma pesquisa de campo. Espera-se que os resultados revelem uma relação inversa entre aptidão física e obesidade em estudantes universitários, indicando que aqueles com maior aptidão física apresentam menor índice de massa corporal e porcentagem de gordura corporal. Além disso, pretende-se identificar fatores como atividade física regular, dieta, estresse e hábitos de vida que contribuem para essa relação. Com base nos resultados, estratégias mais eficazes de promoção da saúde podem ser desenvolvidas, como programas de atividade física e políticas de prevenção e conscientização sobre os riscos da obesidade, visando melhorar a saúde dos estudantes universitários e combater a obesidade de forma abrangente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Henika Priscila Lima Silva - Coordenador / Silas dos Santos Marques - Integrante / KATHARINA REBLIM SANTOS - Integrante / MARIANA LOURENA MARQUES - Integrante / THAIS JUNIA FONSECA MENDES - Integrante / VITOR SILVA NOGUEIRA - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Atenção à saúde de pessoas trans na Atenção Primária à Saúde: um estudo à luz da Teoria das Representações Sociais., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Henika Priscila Lima Silva - Coordenador / MARIANA LOPES RIOS - Integrante / Joice Kelly Ramos Braga - Integrante / Bianca Rios - Integrante / Maria Eduarda Ferraz Machado de Araújo - Integrante / Maria Clara Carvalho Martins Leal - Integrante / Yasmim Nascimento Gonçalves - Integrante / Carlos Alberto Matos - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.

  • 2020 - 2021

    IMPACTO DO ISOLAMENTO SOCIAL POR COVID 19: análise das mortes por violência na Regional de Saúde de Porto Seguro, Bahia, 2019 a 2021., Descrição: Projeto de Iniciação Cientifica da FTC, desenvolvido na Unesulbahia-Eunápolis, com a colaboração da bolsista FTC Sarah Virginia Wengrat Ferreira e voluntária Nadja Marques. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Henika Priscila Lima Silva - Coordenador / Sarah Virginia Wengrat Ferreira - Integrante / Nadja Marques - Integrante., Financiador(es): CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR - Bolsa.

  • 2019 - 2022

    Observatório da Violência, Conflitos e Segurança Cidadã do Extremo Sul da Bahia, Descrição: O Observatório da Violência, Conflitos e Segurança Cidadã do Extremo Sul da Bahia é uma instituição de direito privado com fins não econômicos abrigado pela Fundação para o Desenvolvimento Social do Extremo Sul da Bahia ? FUNDESBA, com sede em Teixeira de Freitas ? BA, criado em 2019 com o objetivo de subsidiar a sociedade da região de informações e dados produzidos a partir de estudos acadêmicos ligados ao GPECS ? Grupo de Pesquisas em Conflitos e Segurança Social (UFSB/CNPq).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Henika Priscila Lima Silva - Integrante / HERBERT TOLEDO - Coordenador / Raimundo Cézar Magalhães Dantas - Integrante / Fernanda Hellmeister de Oliveira Martins - Integrante / Tiago Pereira Aguiar Susmickat - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Grupo de Pesquisa em Conflitos e Segurança Social - GPECS/CNPq, Descrição: A presente proposta visa realizar uma Pesquisa de Vitimização no município de Teixeira de Freitas/BA com o objetivo de diagnosticar os índices de vitimização criminal da referida cidade. Pesquisas de vitimização têm por objetivo medir o crime e estimar com maior precisão o perfil das vítimas, as condições sociais e físicas que podem se relacionar de alguma forma com a ocorrência criminal. Além disso, mensura o impacto do crime na vida das pessoas, avalia a experiência das vítimas com as instituições de segurança pública, indicando seu grau de efetividade e de confiança. Pesquisas desse tipo são especialmente relevantes para formulação de políticas preventivas, permitindo traçar mapas de risco, identificar grupos mais expostos a determinados tipos de delitos, estimar a frequência dos pequenos crimes, que por serem mais numerosos, causam grande impacto no sentimento de insegurança na população. Ao todo serão aplicados 599 questionários no município. Essa amostra foi definida com um erro amostral de 4% com um intervalo de confiança de 95%.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Henika Priscila Lima Silva - Integrante / HERBERT TOLEDO - Coordenador / Raimundo Cézar Magalhães Dantas - Integrante., Financiador(es): Associação dos Servidores do CNPq - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares sobre Subjetividade, Relações de Poder e Violência, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Henika Priscila Lima Silva - Coordenador / RAFAEL PATINO - Integrante / GABRIELA LAMEGO - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Grupo de pesquisa em Epidemiologia e Saúde, Descrição: O Grupo de Pesquisa Epidemiologia e Saúde têm por finalidade realizar estudos e pesquisas epidemiológicas com ênfase na morbi-mortalidade e vigilância à saúde dos grupos populacionais, e ainda no âmbito das causas externas e saúde do trabalhador com vistas a contribuir para a (re)organização dos serviços de saúde na perspectiva da produção da saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Henika Priscila Lima Silva - Integrante / Adriana Alves Nery - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    HOMICÍDIOS EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA E SEUS DETERMINANTES SOCIOECONOMICOS., Descrição: O Extremo Sul da Bahia vem passando por importantes transformações espaciais e socioeconômicas, paralelo a isso, houve um crescente aumento nos casos de morte por causas violentas. Mesmo diante desse contexto, pesquisas que ressaltem a magnitude da mortalidade por causas externas no Extremo Sul da Bahia ainda são escassas. Os estudos existentes geralmente falam da Bahia como um todo ou da capital do Estado. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo a ser realizada através de coleta de dados no SIM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Henika Priscila Lima Silva - Integrante / Adriana Alves Nery - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Grupo INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E SOCIEDADE, Descrição: O grupo de pesquisa Interdisciplinidade de estudos em Ciências da Saúde e sociedade é composto por multiprofissionais docentes do Departamento de Saúde voltados para a abordagem interdisciplinar na perspectiva das ações ao processo de viver humano em seu ciclo vital, atentos para os aspectos da atenção à família e sociedade, vigilância à saúde, políticas, planejamneto e gestão de saúde e educação em saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Henika Priscila Lima Silva - Integrante / Adriana Alves Nery - Integrante / Rita Narriman Silva de Oliveira Boery - Integrante / Luzia Wilma Santana da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    MORBIMORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM UM HOSPITAL GERAL DO INTERIOR DA BAHIA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Henika Priscila Lima Silva - Integrante / Adriana Alves Nery - Coordenador / Murilo da Silva Alves - Integrante / CÁSSIA LAVINE MACHADO - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Aspectos psicossociais e fatores associados ao processo saúde-doença em pacientes atendidos pelo Centro Regional de Saúde do Trabalhador (CEREST), carga horária 12 horas semanais, Descrição: Grupo de estudo em epidemiologia: "Perfil Epidemiológico das Morbidades Ocupacionais no Município de Jequié". , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Henika Priscila Lima Silva - Integrante / Cléber Souza - Coordenador / Thaís Alves Brito - Integrante / Thalles da Costa Lobê Pereira - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Cooperação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2023

Universidade Federal do Sul da Bahia

Vínculo: participante, Enquadramento Funcional: Estudante participante

Outras informações:
Participante do Grupo de Pesquisas em Conflitos e Segurança Social - GPECS

Atividades

  • 08/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire.,Linhas de pesquisa

2012 - Atual

FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação nos cursos de fisioterapia, enfermagem e medicina. Já lecionou disciplinas as seguintes disciplinas: epidemiologia, semiologia, pediatria teórica e prática, Projeto de Pesquisa. Atualmente leciona as disciplinas de Vigilância e Planejamento em Saúde, Estágio Supervisionado I, Saúde Coletiva teoria e prática. Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE entre 2020 e 2021

2022 - Atual

Faculdade Pitágoras de Eunápolis (BA)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 25

Outras informações:
Atua no curso de medicina como tutora nos módulos de introdução aos estudos da medicina, funções biológicas e metabolismo; Prática Interinstitucional de Interação Pesquisa-Ensino e Comunidade - PINESC I e II.

2019 - 2020

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABELA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do PACS/PSF, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde do Município de Itabela-BA, participou na condução do enquadramento dos ACS à Lei de Plano de Cargos e Carreiras do Município de Itabela, bem como conduziu junto à Coordenação da Atenção Básica a Avaliação de Desempenho e Progressão dos ACS e ACE.

2017 - 2019

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABELA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Atenção Básica, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando com Coordenadora da Atenção Básica do Município de Itabela que atualmente conta com 11 Unidades Básicas de Saúde, 1 Núcleo de Saúde da Família e aproximadamente 150 funcionários.

2011 - 2012

Faculdade de Formação Técnica Egídio José

Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação na Egídio José como professora substituta das disciplinas Higiene e Profilaxia; Anatomia I e II e Doenças Regionais.

2013 - 2016

Prefeitura Municipal de Porto Seguro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta NASF, Carga horária: 30

2007 - 2009

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Professor-monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como professor/monitor do Projeto Universidade para Todos-UPT, na cidade de Jequié, na disciplina Literatura.Realizando a interpretação das obras literárias cobradas nos principais vestibulares da Bahia. A quantidade total de horas no Projeto UPT desde 2007 foi de 900h, com mais 32h de capacitação de professores.

2006 - 2007

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora Geral do Centro Acadêmico de Fisioterapia

2006 - 2006

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor-voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Programa de Bolsa de Monitoria, de acordo com as normas estabelecidas pelo CONSEPE, exercendo atividade como monitora da disciplina POLÍTICAS DE SAÚDE sob orientação da professora Poliana Alaves Andrade Rios do Departamento de Saúde-DS, com carga horára de 228horas.

2005 - 2006

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativa, Carga horária: 30

Outras informações:
Lotada na Coordenação do Núcleo ODEERE.

Atividades

  • 02/2008 - 02/2008

    Estágios , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.,Estágio realizado, Estágio Extracurricular de Observação na Clínica Escola de Fisioterapia , 36horas.

  • 05/2007 - 02/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Disciplina: Literatura no Projeto Universidade Para Todos

  • 11/2005 - 11/2006

    Estágios , Departamento de Ciências Humanas e Letras, Centro Interdisciplinar de Memória e Núcleo de Estudo das Culturas Afro.,Estágio realizado, Estagiária do Núcleo ODEERE.

2017 - 2019

Conselho Municipal de Saúde de Itabela

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselheira, Carga horária: 10

Outras informações:
Conselheira do CMSI , representante da gestão municipal

2009 - 2009

Clinica Aliança

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: FISIOTERAPEUTA, Carga horária: 8

2009 - 2009

Clinica São Lucas

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação em Fisioterapia reumatológica, ortopédica e neurológica.

2010 - 2013

GRAUS REABILITAÇÃO ESPECIALIZADA E PILATES

Vínculo: Responsável Técnica, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

Outras informações:
Fundadora, atuante na administração e coordenação da Graus Clínica de Reabilitação LTDA. Clínica de Reabilitação Especializada composta por um grupo de profissionais qualificados de diversas áreas: nutrição, psicologia, fisioterapia e terapias holísticas.

Atividades

  • 12/2010

    Direção e administração, GRAUS CLINICA DE REABILITAÇÃO LTDA.,Cargo ou função, administração/gerencia.

2022 - Atual

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABELA

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Diretor de departamento, Carga horária: 12

Outras informações:
Contrato temporário para acompanhamento do processo de progressão e avaliação de desempenho dos ACS e ACE vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Itabela.