Luciana Andrade de Lima

Mestre em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (UFRN). Especialista em saúde da criança.Graduação em Enfermagem e Obstetrícia. Atualmente é enfermeira coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Regional do Agreste, Caruaru-PE. . Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em enfermagem pediátrica, oncohematológica, segurança do paciente.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde

2016 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Análise de causa Raiz e análise modal de falhas e efeitos em unidades pediátricas: revisão sistemática, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Rodrigo Assis Neves Dantas
Coorientador: Daniele Vieira Dantas. Palavras-chave: Pediatrics,; Patient Safety; Root Cause Analysis; Healthcare Failure Mode and Effect Analysis; Failure Mode and Effect Analysis.Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Saúde Materna, neonatal e do lactente

2012 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A avaliação da dor, um desafio para a enfermagem pediátrica
Orientador: Mariana de Oliveira Fonseca Machado

Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde:Enfermagem

2003 - 2004

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Título: Processo avaliativo do educando: dificuldades e possibilidades

Especialização em Onco-hematologia Pediátrica

2003 - 2003

Sociedad de Profesionales de Enfermeria
Título: Onco-hematología Pedipatrica
Bolsista do(a): St. Jude Children's Research Hospital, STCRH, Estados Unidos.

Especialização em Saúde da Família

2001 - 2002

Universidade de Ribeirão Preto
Título: A Importância da Orientação prestada pelo enfermeiro no tratamento do portador de tuberculose pulmonar
Orientador: Clébio Marques

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia

1995 - 1999

Fundação de Ensino Superior de Olinda
Título: Orientações prestadas pelo enfermeiro ao portador de tuberculose pulmonar
Orientador: Clébio Machado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Formação do trabalhador de Saúde no contexto do vírus Zika. (Carga horária: 70h). , Instituto de pesquisa e apoio ao Desenvolvimento Social, IPADS, Brasil.

2014 - 2014

Sistematização da Assistência de Enfermagem. (Carga horária: 40h). , Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, COREN, Brasil.

2013 - 2013

ACLS. (Carga horária: 18h). , Hospital Agamenon Magalhães, HAM, Brasil.

2012 - 2012

Aperfeiçoamento no Transporte das Urgências. (Carga horária: 24h). , Escola de Saúde Pública de Pernambuco, ESSPE, Brasil.

2012 - 2012

PALS. (Carga horária: 16h). , Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria, FSBP, Brasil.

2012 - 2012

Treinamento Simulação Realística em Urgência e Emergência Pediátricas. (Carga horária: 9h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2011 - 2011

Ações de enfermagem na prevenção das infecções. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de enfermagem, COFEN, Brasil.

2010 - 2010

Manejo da dor na criança: um cuidado de enfermagem. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de enfermagem, COFEN, Brasil.

2008 - 2008

Alterações e Intervenções Associadas ao envelhecim. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de enfermagem, COFEN, Brasil.

2007 - 2008

Atensão a saúde da mulher. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2007 - 2008

Quimioterapia: Atualizando o saber e o fazer do en. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de enfermagem, COFEN, Brasil.

2007 - 2008

Ações governamentais em Póliticas Públicas. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2001 - 2001

Medicina Intensiva. (Carga horária: 36h). , Hospital Universitário Oswaldo Cruz, HUOC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: ENFERMAGEM ONCOLOGICA.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Mulher/Especialidade: Enfermagem em Neonatologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Mulher.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio Internacional de Atualização em MPS II. 2011. (Simpósio).

IV Congresso Brasileiro de Enfermagem pediátrica e Neonatal. A eficácia da terapia de reposição enzimática para crianças portadoras de mucopolissacaridose tipos I,II e IV visão do enfermeiro e familiares em hospital público do Recife.. 2011. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. A eficácia da terapia de reposição enzimática para crianças portadoras de mucopolissacaridose tipo I, II e VI: visão do enfermeiro e familiares em hospital público do Recife. 2011. (Congresso).

1º Workshop de Enfermagem em Doenças Lisossômicas. 2010. (Outra).

Simpósio Internacional: Evitando Erros na Medicação. 2010. (Simpósio).

I Capacitação Pedagógica do Curso de Habilitação. 2009. (Encontro).

I Oficina Técnica do Curso de Habilitação de Técnico.Produção do Caderno do Aluno- Curso de Habilitação de Técnico de Enfermagem-Complementação. 2009. (Oficina).

I Fórum de Educação Profissional em Saúde. 2006. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria Nathália da Silva Souza

LIMA, L. A.. Análise do conhecimento e prática dos profissionais de enfermagem de uma unidade de emergência frente as metas internacionais de segurança do paciente.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência de Enfermagem em Emergência Geral) - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.

Aluno: Sara Porfírio de Oliveira

LIMA, L. A.. Possibilidades e ocorrências de interações medicamentosas em prescrições aprazadas pelo enfermeiro no serviço de emergência de um hospital do agreste pwenambucano.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência de Enfermagem em Emergência Geral) - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO

DANTAS, Rodrigo Assis Neves; COSTA, Nilma Dias Leão;MELO, Gabriela de Sousa Martins. Avaliação e melhoria dos processos de preparo e administração de medicamentos em um hospital de pernambuco. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO

DANTAS, Rodrigo Assis Neves; COSTA, Nilma Dias Leão;MELO, Gabriela de Sousa Martins. Avaliação e melhoria dos processos de preparo e administração de medicamentos em um hospital de Pernambuco. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

nilma dias Leão costa

DANTAS, R. A. N.;COSTA, N. D. L.; MELO, G. S. M.. Avaliação e melhoria dos processos de preparo e administração de medicamentos em um hospital de Pernambuco. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rodrigo Assis Neves Dantas

DANTAS, Rodrigo Assis Neves; XAVIER, Thaiza Teixeira;SANTOS, Renata Silva. Análise de causa raíz e análise modal de falhas e efeitos em unidades pediátricas: revisão sistemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rodrigo Assis Neves Dantas

DANTAS, Rodrigo Assis Neves; COSTA, Nilma Dias Leão;MELO, Gabriela de Sousa Martins. Avaliação e melhoria dos processos de preparo e administração de medicamentos em um hospital de Pernambuco. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rodrigo Assis Neves Dantas

Análise de causa raiz e análise modal de falhas e efeitos em unidades pediátricas: revisão sistemática; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Rodrigo Assis Neves Dantas;

Daniele Vieira Dantas

Análise de causa raiz e análise modal de falhas e efeitos em unidades pediátricas: revisão sistemática; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Daniele Vieira Dantas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Xavier, Italo Rocemberg de Moura ; Florêncio, Aline Silva ; Gomes, Edlainy Andrade ; Nascimento, José Daniel do ; Brock, Karla Simone de Brito ; Torres, Kathia Priscila Silva ; Lima, Luciana Andrade de ; Silva, Mariana Batista da ; Sousa, Raissa Wiviane Nunes dos Santos ; Lira, Priscila Alves da ; Melo, Renilde Lima Muniz de ; Ribeiro, Sarana Héren Pereira . ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE E A FAMÍLIA NO ÂMBITO DOMICILIAR. Difusão do Conhecimento Através das Diferentes Áreas da Medicina. 001ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 1-7.

  • LIMA, L. A. . Análise de causa Raiz e análise modal de falhas e efeitos em unidades pediátricas: revisão sistemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, L. A. . Protocolo de Queda, para a segurança do paciente na unidade hospitalar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, L. A. . Avaliação da dor, um desafio para a enfermagem pediátrica.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LIMA, L. A. . Curso de Aperfeiçoamento no Transporte das Urgências e Emergências Obstétricas e Neonatais. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno do Aluno).

LIMA, L. A. . Curso de Aperfeiçoamento em Cuidado Intensivo Neonatal.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro do aluno do curso de Aperfeiçoamento em Cuidado Intensivo Neonatal.).

LIMA, L. A. . Curso de Aperfeiçoamento Técnico em Assistência Materno- Infantil.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de aperfeiçoamento técnico).

LIMA, L. A. . Curso Técnico de Enfermagem-Complementação, área II. Participando do Processo de Recuperação da Saúde. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno do Aluno).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Avaliação e melhoria dos processos de preparo e administração de medicamentos em um hospital de alta complexidade do Estado de Pernambuco, Descrição: Foi observado que um dos maiores problemas encontrado em um hospital de alta complexidade, situado em Recife-PE, é o grande número de eventos adversos relacionados a erros na administração de medicações. Muitas são as causas que levam a ocorrência desses eventos, entre elas as falhas na identificação do paciente, a falta do conhecimento do profissional de enfermagem na preparação e administração das medicações, ausência de participação dos profissionais nos cursos da educação permanente, falta de uma supervisão direta por parte dos enfermeiros nas atividades dos técnicos de enfermagem. Entendendo que estas ocorrências podem levar um paciente a óbito e que elas são cem por cento evitáveis, que órgãos competentes como a Agência Nacional de Vigilância e Saúde (ANVISA) vem criando mecanismos para fazer os registros e monitoramento desses eventos afim de orientar as instituições na prevenção desses casos, criando protocolos e definindo condutas. Neste contexto, objetiva-se aplicar o ciclo de melhoria da qualidade para evitar erros e aumentar a eficiência no preparo e administração de medicações em um hospital de Alta Complexidade do Estado de Pernambuco.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Luciana Andrade de Lima - Integrante / DANTAS, Rodrigo Assis Neves - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Hospital Barão de Lucena, Hospital Barão de Lucena. , Av. Caxangá, Iputinga, 50000000 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 31846537

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Hospital Barão de Lucena

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 30

  • 2006 - Atual

    Hospital Barão de Lucena

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Coordenadora de Enfermagem da Clínica Pediátrica

  • 2001 - 2014

    ACADEMIA DE PROFISSOES

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Cursos Técnicos de Enfermagem, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Coordenadora dos Cursos Técnicos de Enfermagem, Cuidador de Idosos, Auxiliar de Laboratório

  • 2000 - 2008

    Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

    Vínculo: Enfermeira Assistencial, Enquadramento Funcional: Enfermeira

  • 2009 - 2012

    Escola de Saúde Pública de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Lecionando no Curso de Habilitação de Técnico de Enfermagem-Complementação, disciplina Clínica Cirúrgica , CH 45h/a. Outubro a Novembro 2009. Lecionando no Curso de aperfeiçoamento nos Transportes das Urgências e Emergências Obstétricas e Neonatais, na área Saúde da Criança, CH 30h/a e Enfermagem no Transporte, CH 40h/a, Julho a Dezembro 2012

  • 2010 - 2010

    Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Preceptor de Estágio, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Na disciplina de Estágio Curricular II, CH 238h acadêmicas.

  • 2009 - 2009

    Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Preceptora de Estágio de graduação de Enferma, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Da disciplina de Semiologia e Semiotécnica, CH 72h/a