Elis dos Anjos Sousa

Designer formada em Comunicação Visual com especialização em Inovação e Gestão Estratégica de Marcas, trabalhando do Rio de Janeiro para o mundo. Acredito no Design como uma grande ferramenta para ajudar na transformação do mundo e na construção de sonhos. Especialidades: Design Estratégico, Inovação, Branding, Design Social, Experience Design.

Informações coletadas do Lattes em 08/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Comunicação Visual Design

2006 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Ilha Design: A Multiplicidade do Olhar
Orientador: Celso Pereira Guimarães

Graduação em Design de Comunicação

2010 - 2011

Universidade do Porto
Orientador: em Universidade do Porto ( -)
com

Formação complementar

2014 - 2016

MBA em Branding Innovation. (Carga Horária: 360h). , Faculdades Integradas Rio Branco, FIRB, Brasil. , Título: Branding em Negócios Sociais. , Orientador: Luciane Adário Biscolla Robic. , Palavras-chave: branding; social; inovação; negócios; processos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Gestão Estratégica de Marcas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Experience Design.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Design Social.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.

Produções bibliográficas

  • Sousa, E. dos Anjos ; GUIMARAES, C. P. . Ilha Design: A Multiplicidade do Olhar. In: Simpósio Brasileiro de Design Sustentável | International Symposium on Sustainable Design, 2013, Porto Alegre. A Insustentável Leveza do Ter, 2013. p. 351-369.

  • Sousa, E. dos Anjos ; CARRIÇO, F. . Ilha Design: The Project, its development and its accomplishments. In: Lens Conference, Sustainability in Design: NOW!, 2010, Bangalore, India. Proceedings of the LeNS Conference, Bangalore, India. UK: in association with Greenleaf Publishing Limited Aizlewood?s Mill, Nursery Street, Sheffield S3 8GG, 2010. v. 2. p. 1064-1070.

  • Sousa, E. dos Anjos ; GUIMARAES, C. P. ; AMARAL, K. F. ; ALCANTARA, A. C. R. ; GOMES, B. R. F. ; FELGUEIRAS, C. A. M. ; SILVA, C. V. ; RODRIGUEZ, F. A. M. ; MOTA, F. D. ; PEDROZA, L. F. ; SOUSA, L. B. . Ilha Design. In: IV Congresso de Extensão da UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. IV Congresso de Extensão da UFRJ | Anais 2012. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. v. 1. p. 38-38.

  • Sousa, E. dos Anjos ; GUIMARAES, C. P. ; MARZULLO, R. ; FERNANDES, P. C. V. L. ; CARRIÇO, F. ; SANCHES, B. F. ; GUERRA, P. C. . Ilha Design. In: VIII Congresso de Extensão da UFRJ | Anais 2011, 2009, Rio de Janeiro. VI Congresso de Extensão da UFRJ | Anais 2009. UFRJ: UFRJ, 2009. v. 1. p. 55-55.

  • Sousa, E. dos Anjos ; GUIMARAES, C. P. ; AMARAL, K. F. ; BRAGA, I. F. ; FERNANDES, P. C. V. L. ; MARZULLO, R. ; FONSECA, M. B. N. . Ilha Design. In: V Congresso de Extensão da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. V Congresso de Extensão UFRJ | Anais. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008. v. 1. p. 64-64.

  • Sousa, E. dos Anjos ; GUIMARAES, C. P. . Ilha Design, a multiplicidade do Olhar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Sousa, E. dos Anjos . Colorindo Sonhos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Prêmios

2012

Menção Honrosa no IV Congresso de Extensão da UFRJ | Projeto Ilha Design, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

2011

Menção Honrosa no VIII Congresso de Extensão da UFRJ | Projeto Ilha Design, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

2008

Menção Honrosa no V Congresso de Extensão da UFRJ | Projeto Ilha Design, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Criamia Design e Tecnologia LTDA-ME. , Ladeira Ari Barroso 2 201 (escritório), Leme, 22010060 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 37383200, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - Atual

Shell Iniciativa Jovem

Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: Tutora de Startups, Carga horária: 1

Outras informações:
Suporte aos empreendedores do Programa Shell Iniciativa Jovem (Shell LiveWIRE Brasil) . O Programa Shell é um Laboratório de Startups que auxilia empreendedores a desenvolverem o seu negócio e principalmente a se desenvolverem, a desenvolverem a consciência do seu papel na sociedade e da sua capacidade para promover mudanças no mercado através de soluções criativas. O programa forma empreendedores. O papel do tutor é conhecer bem o grupo de empreendedores, desenhar em conjunto a Trilha Empreendedora e o orientar na construção do Plano de Negócios.

2011 - Atual

Criamia Design e Tecnologia LTDA-ME

Vínculo: Sócia Fundadora, Enquadramento Funcional: Diretora de Branding, Carga horária: 30

Outras informações:
Designer e empreendedora direto do Rio de Janeiro a procura de novos desafios. Acredito no Design como uma forte ferramenta de transformação. Trabalho e respiro design. Venho desenvolvendo sonhos ao longo da minha caminhada profissional e pessoal, sonhos carregados de cor, design, estratégia e chocolate. Pro futuro? Continuar sonhando e ajudando a colorir sonhos. Principal atuação: Design de Sonhos, Design Estratégico, Branding Innovation, Social Design, User Experience Design, Gestão de projetos em Design

2007 - Atual

ILHA DESIGN

Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 5

Outras informações:
Autora e coordenadora do projeto. O Ilha Design é um projeto de estudantes da Escola de Belas Artes da UFRJ. O principal objetivo do projeto é levar Artes e Design como fatores de integração social e cultural para estudantes em comunidades isoladas.

2013 - 2015

Polo Criativo

Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 5

Outras informações:
O Polo Criativo é um espaço de estudo, discussão e disseminação do conhecimento através do convívio intelectual. É um ambiente extra-acadêmico, que oferece cursos livres, workshops, oficinas e encontros nas áreas de artes, comunicação, design, economia, filosofia, fotografia, literatura, história, música, pensamento contemporâneo, psicologia e teatro. Cursos que eu ministro no Polo: UX - User Experience. Storytelling - Narrativas Inovadoras. Briefing - Como fazer um bom Briefing. http://www.polocriativo.com.br/professores/elis-dos-anjos/

2012 - 2013

Instituto Bramante de Arquitetura e Design - Botafogo, IB/Botafogo

Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrei aulas de Photoshop e Corel Draw para Arquitetos.

2012 - 2012

Future Challenges

Vínculo: blogueira, Enquadramento Funcional: Blogueira, Carga horária: 10

Outras informações:
Future Challenges é um projeto gerenciado pela fundação Bertelsmann e com o apoio de diversas outras instituições como Rockefeller Foundation e o Kiel Institute. Esse grupo estava desenvolvendo o GES no Rio de Janeiro e foi montada uma equipe de bloggers para cobrir o evento no site. A equipe local era responsável por gerar conteúdo envolvendo as expertises de cada blogger e o material levantado para o simposium. O trabalho obteve resultado positivo e a proposta foi expandida para a formação de uma equipe exclusiva do Brasil.

2010 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Designer WEB | estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento da identidade e ux do portal interno de administração acadêmica da UFRJ.

2010 - 2010

Globosat

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Foco em Experiência do Usuário no setor de Novas Mídias, trabalhando com intermídias (da TV para a Web, da web para o telefone, do discurso para o diálogo) na maior programadora de TV a cabo da América Latina.

2009 - 2010

Centrais Elétricas - Sede

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalho com mídia impressa e design web para a intranet do setor de Suprimentos de Furnas.

2009 - 2010

Fundação Nacional de Artes

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Assistente de Artes do Portal das Artes, Carga horária: 30

Outras informações:
Assistente de Artes no projeto de criação do Novo Portal das Artes da Funarte, órgão que concentra um grande acervo da Arte Brasileira. O Portal das Artes foi feito para facilitar a distribuição de conteúdo da Funarte para artistas brasileiros e interessados por Arte do Brasil.

2009 - 2009

Logomotiva Comunicação

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Auxiliar na criação de sites focados em web 2.0. A Logomotiva é uma agência de comunicação digital que oferece soluções completas no desenvolvimento dos seus produtos.

2008 - 2009

Globo.com

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Trabalhava ajudando a projetar e desenvolver experiências em mídias interativas para uma melhor experiência do usuário do G1 (portal de jornalismo online da globo.com).

2008 - 2008

Vianápole Comunicação

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Ajudar na criação de mídias impressas (livros, cadernos) e sites. A Vianapole é uma agência de publicidade responsável por conceituar, criar e desenvolver todos os seus projetos.