Fernanda Maria Agostinho de Araújo
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco(2016).Possui Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1983). Pós-graduação em Psicopedagogia pela Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro-1984). Pós-graduação em Educação Especial pela PUC-RJ (1996). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2005).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, Psicopedagogia e Psicologia Educacional. Professora contratada da UFPE-Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais-DPOE-2002/2004, Professora contratada da UFRPE Área 3-Psicologia e Orientação Profissional- 2006/2008-Coordenou o Serviço de Psicologia Educacional do Colégio Rosa Gattorno (Recife-PE),2005/2010. Professora de Pós-graduação em Educação Especial / Educação Inclusiva e de Psicopedagogia das seguintes instituições; Faculdade Santa Helena-FASH(PE), Faculdade de Igarassú-FACIG (PE), Faculdade da Escada(FAESC),Facudade Salesiana do Nordeste-FASNE (PE), Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- FAMASU (PE)Faculdade Santa Catarina-FASC, Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ(PB), Centro Educacional Madre Tereza (PE) e da Universidade Salgado de Oliveira-UNIVERSO (PE)- 2000/2011.Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores, Arte e Inclusão (GEFAI) / UFPE/CNPQ-2011. Membro voluntário do Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz- Recife/PE. Professora executora do Ensino a Distância (EAD) do Grupo Ser Educacional-UNINASSAU-2017- Curso de Pedagogia-Polo Recife. Professora da graduação do cursos de Psicologia e Serviço Social- UNINASSAU- Recife-2019. Professora convidada do curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica da Faculdade Frassinetti- FAFIRE- Recife-PE-2018/2019- Professora formadora do projeto "Exposições Acessíveis para Pessoas com Deficiência-FUNCULTURA- (2019-2021). Professora Executora- EAD- UNIFACIMED-Centro Universitário-RO( 2020).
Informações coletadas do Lattes em 11/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Educação
2012 - 2016
Universidade Federal de Pernambuco
Título: As Representações Sociais dos alunos dos cursos de Licenciatura da UFPE sobre Educação Inclusiva
Clarissa Araújo Martins. Palavras-chave: EDUCAÇÃO INCLUSIVA; Formação de Professores; Cursos de Licenciatura.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
2003 - 2005
Universidade Federal de Pernambuco
Título: DESVELANDO O LUGAR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E DO CURSO NORMAL SUPERIOR À LUZ DA TEORIA DA INCLUSÃO
, Ano de Obtenção: 2005.Francisco José de Lima.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: EDUCAÇÃO ESPECIAL; EDUCAÇÃO INCLUSIVA.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL
1995 - 1996
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Contribuições Psicopedagógicas para a compreensão do Fracasso Escolar
Orientador: Maria Luiza Texeixeira
Especialização em PSICOPEDAGOGIA
1984 - 1984
Fundação Getúlio Vargas
Título: UMA REFLEXÃO ACERCA DO FRACASSO ESCOLAR NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO PRIMEIRO GRAU
Orientador: Sheila Pereira de azevedo
Formação complementar
2002 - 2002
Espanhol Básico 1. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Psicopedagogia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas.
Organização de eventos
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2013. (Outro).
Participação em eventos
VI Colóquio Internacional de Políticas Curriculares " Currículo: (RE) Construindo sentidos de Educação e Ensinoe. 2013. (Seminário).
VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2013. (Seminário).
XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2013. (Encontro).
I Semana da pessoa com Deficiência do IFPE-Campus Pesqueira.Educação Inclusiva na Era Virtual. 2011. (Encontro).
XX Encontro de pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2011. (Encontro).
XX Encontro de pesquisa Educacional do Norte e Nordeste-EPENN.Narrativas Docentes e a Formação Profissional. 2011. (Encontro).
XX Encontro de pesquisa Educacional do Norte e Nordeste-EPENN.Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa:Contribuições para uma Educação Inclusiva. 2011. (Encontro).
II Seminário Temático- Currículo na Perspectiva da Educação Inclusiva-UFPE.Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva. 2010. (Seminário).
IV Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais. 2010. (Seminário).
VII Encontro Pernambucano de Arte/Educadores. 2010. (Encontro).
19º Encontro de pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Áudio-descrição-Recurso de acessibilidade de Inclusão Cultural destinado à pessoas com Deficiência Visual. 2009. (Encontro).
III congresso das Escolas Filhas de Sant'Ana. Escola e Família: Espaço de Valorização da Vida. 2009. (Congresso).
III Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais.Um olhar da Educação Inclusiva para a Avaliação da Aprendizagem. 2008. (Seminário).
18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.A Formação de Professores para a Diversidade. 2007. (Encontro).
II Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais Necessidades.Desvelando o lugar da Educação Especial nas matrizes curriculares dos Cursos de pedagogia e do Curso Normal Superior à luz da Teoria da Inclusão. 2006. (Seminário).
16º Encontro de pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.A Avaliação da Aprendizagem Escolar na Perspectiva Inclusiva. 2005. (Encontro).
II Encontro em Educação-APAE.Lesão Cerebral e Síndromes que interferem na Aprendizagem. 2005. (Encontro).
I Congresso Paraibano de Psicologia. As Teorias Psicológicas e a Educação Inclusiva. 2004. (Congresso).
Palestras-Universidade Salgado de Oliveira-UNIVERSO.Educação Inclusiva. 2004. (Encontro).
Programa de Formação Continuada em Educação Especial-Prefeitura do Recife-PE.Deficiência Mental. 2004. (Seminário).
Educação, Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social. 2003. (Encontro).
I Colóquio Internacional de Políticas Curriculares. 2003. (Simpósio).
I SEMINÁRIO PEDAGÓGICO. 2003. (Seminário).
I Seminário Pedagógico-UFPE.A Formação do Pedagogo-. 2003. (Seminário).
Capacitação de Agentes de Segurança Penitenciária-Universidade de Pernambuco (UPE).Ética e Bioética. 2002. (Encontro).
Ciclo de Palestras do Tribunal Regional Federal.Educação Especial e o Processo de Inclusão. 2002. (Encontro).
Ciclo de Palestras-Escola Especial Recanto Feliz.Construção e Reconstrução da Auto-Estima. 2002. (Encontro).
Projeto de Formação Docente Continuada em rede local-Centro Paulo Freire.Psicopedagogia. 2002. (Encontro).
Projeto de Formação Docente Continuada em rede local-Centro Paulo Freire.Dinâmica de Grupo. 2002. (Encontro).
Participação em bancas
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo; LAUTERT, S. L.; BRANDÃO,M.R.Fátima. Um olhar para as crianças que apresentam Síndrome de Down no contexto escolar. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades da Escada.
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo; LAUTERT, S. L.; BRANDÃO,M.R.Fátima. Intervenção Psicopedagógica no processo de aprendizagem da leitura e da escrita de crianças e adolescentes da ONG-CEAJEL. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades da Escada.
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo; LAUTERT, S. L.; BRANDÃO,M.R.Fátima. Intervenção Psicopedagógica para alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem com Síndrome de Landau-Kleffner. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades da Escada.
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo; LAUTERT, S. L.; BRANDÃO,M.R.Fátima. Intervenção Psicopedagógica para pais e professores de alunos da Educação Infantil que apresentam TDAH. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades da Escada.
ARAUJO, Fernanda M. A.; SANTANA, M. Z.; SANTOS, T. R. F. S.. A Formação do Licenciado em Educação Física do Centro Acadêmico de Vitória-UFPE na perspectiva da inclusão do aluno com deficiência na escola regular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAUJO, Fernanda M. A.; ( SANTANA,Zélia); SANTOS, T. R. F. S.. O uso de tecnologia Assistiva para as aulas de Educação Física. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAUJO, Fernanda M. A.; SANTANA, M. Z.; SANTOS, T. R. F. S.. Os sentidos dados pelos estudantes de Educação física no desafio de sua formação frente ao aluno com deficiência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAUJO, Fernanda M. A.; ARAUJO, C. M.. A produção dos saberes docentes relacionados a pessoas com deficiência no Curso de Pedagogia da UFPE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAUJO, Fernanda M. A.; ARAUJO, C. M.. As adequações curriculares nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que dizer das práticas de professores no atendimento aos alunos com deficiência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAUJO, Fernanda M. A.; ARAUJO, C. M.. A Prática Pedagógica na Escola no Atendimento às crianças com deficiência-o papel do acompanhante na educação desse alunado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAUJO, Fernanda M. A.; ARAUJO, C. M.. A representação social da educação de jovens e adultos a partir do olhar dos educandos desta modalidade de ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo; ARAUJO, C. M.; MORAES, A. G.. A sala de recursos multifuncionais: um olhar na prática pedagógica para o atendimento educacional especializado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo; ALBUQUERQUE, E. B. C.; ARAUJO, C. M.. Torres.O papel dos saberes disciplinares da Educação Inclusiva na formação de professores: um estudo a partir do Perfil Curricular 1322 do Curso de Pedagogia da UFPE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAUJO, Fernanda M. A.; ARAUJO, C. M.. Banca de seleção de defesa de Projeto de Pesquisa da Seleção de Mestrado em Educação. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo. Membro da Comissão de Avaliação da IX Ciência Jovem-PE.. 2003. Universidade Federal de Pernambuco.
Orientou
Rosicleide; Desvelando a Contribuição da Tecnologia Assistiva e da Comunicação Alternativa para a Educação Inclusiva; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática na Educação) - Faculdade Frassinetti do Recife; Orientador: Fernanda Maria Agostinho de Araujo;
Luzinete; Avaliação da Aprendizagem numa perspectiva Psicopedagógica no 6ºano do Ensino Fundamental deuma Escola Pública Municipal de Nazaré da Mata-PE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina; Orientador: Fernanda Maria Agostinho de Araujo;
Aldenir; A importâcia da Psicopedagogia para a Educação Inclusiva; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Fernanda Maria Agostinho de Araujo;
Telma; A Inclusão do Aluno Especial no Ensino Regular; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Fernanda Maria Agostinho de Araujo;
Valéria; Síndrome de Landau-Kleffner; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Fernanda Maria Agostinho de Araujo;
Intervenção Psicopedagógica para pais e professoresde alunos da Educação Infantil que apresentam TDAH; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades da Escada; Orientador: Fernanda Maria Agostinho de Araujo;
Heleno; Intervenção Psicopedagógica para alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e Síndrome de Landau-Kleffner; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades da Escada; Orientador: Fernanda Maria Agostinho de Araujo;
Venúcia; Intervenção Psicopedagógica no Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita de Crianças e Adolescentes da ONG-CEAJEL; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades da Escada; Orientador: Fernanda Maria Agostinho de Araujo;
Erivanda; As modalidades de Avaliação e suas Contribuições no Processo de Aprendizagem dos Alunos do Ciclo Fundamenta I; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades da Escada; Orientador: Fernanda Maria Agostinho de Araujo;
Veronica; Inclusão Social e Educacional do Deficiente Visual; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Fernanda Maria Agostinho de Araujo;
Produções bibliográficas
-
ARAUJO, Fernanda M. A. ; ARAUJO, C. M. . QUANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIALOGA COM A TEORIA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPE. In: Ramon Missias-Moreira; Zenilda Nogueira Sales; Vera Lúcia Chalegre de Freita; Tatiane Dias Casimiro Valença (Org).. (Org.). COLEÇÃO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO E SAÚDE: UM ENFOQUE MULTIDISCIPLINAR. 1ªed.Curitiba: CRV Editora, 2017, v. 1, p. 25-35.
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Adaptações Curriculares na Formação de Professores para a Educação Inclusiva e as novas Tecnologias. In: VI Colóquio Internacional de Políticas Curriculares 'Currículo: (RE)construindo os sentidos de Educação e Ensino', 2013, João Pessoa-PB. VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2013.
-
Coutino, B.C. Marta ; SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Narrativas Docentes e a Formação Profissional. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Educação Cultura e Diversidade-XX EPENN, 2011.
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo ; Coutino, B.C. Marta . Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa:Contribuições para uma Educação Inclusiva. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Educação Cultura e Diversidade-XX EPENN, 2011.
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Áudio-descrição: Recurso de Acessibilidade de Inclusão Cultural destinado à pessoas com Deficiência Visual. In: 19º Encontro de pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa-PB. 19º EPENN. João Pessoa-PB: Editora-UFPB, 2009.
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Um olhar da Educação Inclusiva para a Avaliação da Aprendizagem Escolar. In: IV Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão social de Pessoas com Necessidades Especiais, 2008, Natal-RN. Práticas Inclusivas no sistema de ensino e em outros contextos. Natal-RN: EDUFRN, 2008.
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . A Formação de professores para a diversidade. In: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Macéio/AL. Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação, 2007.
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo ; Lima,J.Francisco . Desvelando o lugar da Educação Especial das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia e do curso Normal Superior à luz da teoria da Inclusão. In: II Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais, 2006, Natal-RN. Políticas e Práticas Educacionais Inclusivas. Natal-RN: EDUFRN, 2006.
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . A Avaliação da Aprendizagem Escolar na Perspectiva Inclusiva. In: XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2005, Belém-PA. Educação,Ciência e Desenvolvimento Social-XVII EPENN, 2005.
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . As Teorias Psicológicas e a Educação Inclusiva. In: I Congresso Paraibano de Psicologia, 2004, João Pessoa. As teorias Psicológicas e a Educação Inclusiva, 2004.
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo ; ARAUJO, C. M. . A Formação de Professores para a Educação Inclusiva:Contribuições da Teoria das Representações Sociais. In: VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013, Recife-PE. VII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013.
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo ; ARAUJO, C. M. . Quando a Educação Inclusiva Interroga a Formação Docente:Um estudo das Representações Sociais. In: VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013, Recife-PE. VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013.
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Aprofundamento metodológico da Educação Inclusiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . As Representações Sociais de Pessoas com Deficiência dos estudantes dos cursos de Pedagogia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Educação Inclusiva na Era Virtual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Educação Inclusiva na Era Virtual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Comunicação Alternativa e Tecnologia Assisitiva x Educação Inclusiva. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Ensino de Arte e a educação Especial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . A importância da Gestão Visionária no Processo de Inclusão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Visão das Inteligências Múltiplas para a Aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . A contribuição da Educação Inclusiva para o processo de Avaliação da Aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Teoria das Inteligências Múltiplas e suas implicações educacionais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Avaliação da Aprendizagem. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Deficiências Múltiplas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Educação Especial e o processo de Inclusão. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Educação Especial. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
ARAUJO, Fernanda M. A. . Audiovisual para disciplina Psicologia do Desenvolvimento-EAD. 2021. (Material Audiovisual).
ARAUJO, Fernanda M. A. . Audiovisual para disciplina Psicologia e Educação-EAD. 2021. (Material Audiovisual).
ARAUJO, Fernanda M. A. . Banco de Questões para composição do processo avaliativo da disciplina PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO,. 2021. (Banco de questões-EAD).
ARAUJO, Fernanda M. A. . Material Didático da disciplina Psicologia da Educação-EAD. 2021. (Material Didático -EAD).
ARAUJO, Fernanda M. A. . Material Didático da disciplina Psicologia do Desenvolvimento-EAD. 2021. (Material Didático).
ARAUJO, Fernanda M. A. . Banco de Questões para composição do processo avaliativo da disciplina PSICOLOGIA DO DES ENVOLVIMENTO-EAD. 2021. (Banco de questões-EAD).
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Teoria das Inteligências Múltiplas e suas Implicações Educacionais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Curso de Atualização em Educação Especial. 2004. .
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Curso de Atualização em Educação Especial. 2003. .
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Curso de Formação Continuada em Relações Interpessoais para os professores do Ensino Fundamental e demais Profissionais da Escola. 2003. .
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Curso de Formação Continuada em Relações Interpessoais para os professores do Ensino Fundamental e demais Profissionais da Escola. 2003. .
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Curso de Atualização em Educação Especial. 2002. .
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Educação Especial. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Educação Especial-Formação Continuada para professores do Ensino Fundamental das Redes Municipais de Ensino. 2001. .
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Psicopedagogia-Formação Continuada para Professores do Ensino Fundamental das Redes Municipais de Ensino. 2001. .
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Psicopedagogia e Dinâmica de Grupo-Formação Continuada para professores do Ensino Fundamental das Redes Municipais de Ensino. 2001. .
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Psicopedagogia-Formação Continuada para Professores do Ensino Fundamental das Redes Municipais de Ensino. 2000. .
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Educação Especial-Formação Continuada para professores do Ensino Fundamental das Redes Municipais de Ensino. 2000. .
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Educação Especial-Formação Continuada para professores do Ensino Fundamental das Redes Municipais de Ensino. 2000. .
SANT'ANA, Fernanda Maria Araújo . Psicopedagogia e Dinâmica de Grupo-Formação Continuada para professores do Ensino Fundamental das Redes Municipais de Ensino. 2000. .
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2011
Universidade Salgado de OliveiraVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação em Psicopedagogia
Outras informações:
Disciplina: Psicopedagogia e Educação Inclusiva
2010 - 2011
Universidade Salgado de OliveiraVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-graduação- Educação Especial
Outras informações:
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
2009 - 2010
Faculdade Santa CatarinaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação em Psicopedagogia
Outras informações:
Atuação na Especialização em Psicopedagogia e orientadora de Monografia.Disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I; Avaliação de Demandas em Atendimento Psicopedagógico (Clínico e Institucional).
2009 - 2010
Centro Educacional Madre Tereza-FUNESOVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação - Psicopedagogia
Outras informações:
Disciplinas: Dinâmica Educativa para alunos com Necessidades Especiais; Fundamentos da Psicopedagogia e a atuação do Psicopedagogo.
2006 - 2010
Colégio Rosa GattornoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20
2007 - 2009
Centro Universitário de João PessoaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação - Psicopedagogia
Outras informações:
Atuação na Especialização em Psicopedagogia e Orientadora de alunas da Especialização em Educação Inclusiva.Disciplina: Diagnósticos e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem.
2005 - 2009
Faculdade de IgarassuVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora Pós-graduação de Educação Especial
Outras informações:
Atuação na Especialização em Educação Especial.Disciplina: Adequações Curriculares e Inovação Pedagógica.
2007 - 2007
Faculdades da EscadaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
Outras informações:
Atuação na Especialização em Psicopedagogia e Orientadora de Monografia.Disciplinas: Diagnóstico e Avaliação Psicopedagógica; Intervenção Psicopedagógica.
2008 - 2008
Faculdade Salesiana do NordesteVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora Pós-graduação de Educação Especial
Outras informações:
Atuação na Especialização em Educação Especial.
2002 - 2004
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto-Centro de Educação, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Educação Especial; Dinâmica de Grupo; Psicologia da Educação-Personalidade; Fundamentos Psicológicos da Educação,na graduação em Pedagogia.
Atividades
-
01/2002 - 01/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação Especial, Dinâmica de Grupo, Psicologia da Educação- Personalidade
2006 - 2008
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Psicologia Geral; Psicologia do Desenvolvimento; Psicologia da Aprendizagem,Psicologia Social,,Psicologia da Educação,nos cursos de Licenciatura em História,Física,Matemática,Química,Biologia e Sociologia.
2005 - 2005
Faculdade de Formação de Professores da Mata SulVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor- Cursos de Licenciatura
Outras informações:
Atuação em cursos de Licenciatura.Disciplinas: Introdução à Pesquisa; Didática Geral.
2001 - 2001
Universidade de PernambucoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Capacitador, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2001 - 06/2001
Treinamentos ministrados , Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão.Treinamentos ministrados, Capacitação de Agentes de Segurança penitenciária
2002 - 2004
FACULDADE SANTA HELENAVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
Outras informações:
Atuação na Especialização em Psicopedagogia.Disciplinas: Psicopedagogia Institucional
2001 - 2001
Fundação de Ensino Superior de OlindaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor substituto
Outras informações:
Atuação na graduação em Pedagogia- Disciplina-Psicologia da Educação II
1993 - 1998
Escola de Educação Especial TupambaéVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicólogo
Outras informações:
Atuação como Psicóloga Educacional e como Coordenadora do Setor Terapêutico da Instituição.
2019 - Atual
Centro Universitário Maurício de Nassau - RecifeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações:
Docente dos cursos de Psicologia e Serviço Social.
2018 - Atual
Centro Universitário Maurício de Nassau - RecifeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do curso de Psicologia
2018 - Atual
Centro Universitário Maurício de Nassau - RecifeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
2017 - Atual
Centro Universitário Maurício de Nassau - RecifeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente dos Cursos de Pedagogia e Psicologia
2018 - Atual
Faculdade Frassinetti do RecifeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente-Pós graduação-Psicopedagogia
2020 - Atual
UNIFACEMEDVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Executor EAD- UNIFACIMED-RO, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernanda Maria Agostinho de Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?