Dionis de Castro Dutra Machado
Bacharela em Fisioterapia (UCB/1999), pós-graduada em Fisioterapia em Traumato-Ortopedia (UCB/2000), pós-graduada em Anatomia e Biomecânica Humana (UCB/2003); mestre em Saúde Mental (UFRJ/2006) e doutora em Saúde Mental (UFRJ/2015). Professora do curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí (Campus Ministro Petrônio Portella); Chefe do Departamento de Educação Física; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento (UFPI). Ingressou em 1999 na Força Aérea Brasileira, sendo 1Ten QCOA Fisioterapeuta até 2008 (Quadro Temporário). Fisioterapeuta concursada da Cidade do Rio de Janeiro, tendo atuado na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (2007 a 2010). Professora da graduação em Fisioterapia da UNIFESO (2006 a 2009), UFVJM (2010 a 2011), UFDPar (2012 a 2018) e docente do Curso de Educação Física da UFPI (2018 até a presente data). Lecionou em cursos de pós-graduação em Fisioterapia (UVA, Pestalozzi e UGF). É parecerista da revista Fisioterapia Brasil e faz parte do Corpo Editorial da revista Fisioterapia Ser. Foi consultora técnica, tradutora e revisora científica da Editora Elsevier na área de Fisioterapia. Tem experiência na área de Fisioterapia, na linha atividade física, saúde e doença
Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental
2010 - 2015
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Imobilização da mão e repercussões corticais: análise eletroencefalográfica
Alair Pedro Ribeiro de Souza e Silva. Palavras-chave: EEGq; mapeamento cerebral; imobilização; reabilitação funcional.
Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental
2005 - 2006
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Atividade eletrencefalográfica na banda alfa associada à prática motora sob efeito do bromazepam
Orientador: Roberto Airthon Marques Piedade
, Ano de Obtenção: 2006.Palavras-chave: aprendizagem motora; cortex cerebral; neuroplasticidade; eletrencefalografia; bromazepam.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Neurociências.
Especialização em Anatomia e Biomecânica Humana
2002 - 2003
Universidade Castelo Branco
Título: Avaliação do nível de atenção em homens e mulheres através do teste de Stroop
Orientador: Victor Hugo do Vale Bastos
Especialização em Fisioterapia em Traumato-ortopedia
1999 - 2000
Universidade Castelo Branco
Título: Prevalência de dor lombar em gestantes
Orientador: Marco Antônio Guimarães
Graduação em Formação Pedagógica Ciências Biológicas e Biologia
1999 - 2000
Graduação em Fisioterapia
1995 - 1999
Universidade Castelo Branco
Título: Cinesioterapia aplicada em queimaduras de segundo grau em mãos
Orientador: Vicente de Lima Bessa
Formação complementar
2022 - 2022
Bioressonância. (Carga horária: 16h). , Academia Brasileira de Reflexologia, ABR, Brasil.
2020 - 2020
Introdução à aromaterapia. (Carga horária: 3h). , CONGRESSE.ME, CONGRESSE.ME, Brasil.
2018 - 2018
Imersão em altas tecnologias na fisioterapia dermato-funcional. (Carga horária: 20h). , Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região, CREFITO-14, Brasil.
2017 - 2017
Treinamento de processos éticos administrativos. , Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região, CREFITO-14, Brasil.
2016 - 2016
Atuação Fisioterapêutica em Cirurgia Plástica. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Crochetagem, ABC, Brasil.
2016 - 2016
Terapia de Indução do Colágeno. (Carga horária: 9h). , Associação Brasileira de Crochetagem, ABC, Brasil.
2015 - 2015
Bioestatística aplicada ao uso do SPSS. (Carga horária: 40h). , Instituto Domingos Batista, IDB, Brasil.
2013 - 2013
Seminário de Docência Superior. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2011 - 2011
Plataforma vibratória. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
2009 - 2009
Atualização em uroginecologia e sexualidade femini. (Carga horária: 10h). , Associação dos Fisioterapeutas do Brasil, AFB, Brasil.
2008 - 2008
Aperfeiçoamento em Protocolos Corporais. (Carga horária: 8h). , ADCOS Indústria e Comércio, ADCOS, Brasil.
2008 - 2008
Fisioterapia uroginecológica. (Carga horária: 24h). , Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação, ABBR, Brasil.
2007 - 2007
Deficiência Mental e transtornos mentais. (Carga horária: 16h). , Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
2007 - 2007
Mobilização Neuromeníngea. (Carga horária: 20h). , Hospital Central da Aeronáutica, HCA, Brasil.
2007 - 2007
Turismo social - a rota da inclusão. (Carga horária: 16h). , Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em RPG. (Carga horária: 200h). , Instituto Philippe Souchard, IPSRPG, Brasil.
2005 - 2005
Crochetagem. (Carga horária: 20h). , Hospital Central da Aeronáutica, HCA, Brasil.
2005 - 2005
Bandagens funcionais. (Carga horária: 20h). , Hospital Central da Aeronáutica, HCA, Brasil.
2004 - 2004
Anatomia Palpatória. (Carga horária: 27h). , Hospital Central da Aeronáutica, HCA, Brasil.
2004 - 2004
Atualização em Eletroterapia de Baixa Freqüência. (Carga horária: 20h). , Ciência em Movimento, CM, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Fisioterapia em Uroginecologia. (Carga horária: 100h). , Associação Brasileira de Ajuda e Formação em Incontinência Urinária, ABAFI, Brasil.
2003 - 2003
Spiral Taping. (Carga horária: 20h). , Hospital Central da Aeronáutica, HCA, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Projeto convergências. (Carga horária: 240h). , Centro de São Paulo, CSP, Brasil.
2001 - 2001
Bad Ragaz. (Carga horária: 40h). , Fundação Terapia Física Aquática, FTFA, Suiça.
2001 - 2001
Halliwick. (Carga horária: 40h). , Fundação Terapia Física Aquática, FTFA, Suiça.
1997 - 1997
Eletro foto termoterapia. (Carga horária: 12h). , RBC Fisioterapia, RBC, Brasil.
1997 - 1997
Método Neuroproprioceptivo Kabath. (Carga horária: 6h). , Associação Paulista de Fisioterapia, APF, Brasil.
1997 - 1997
Kabat. (Carga horária: 10h). , Figueiredo Cursos e Eventos Científicos, FCEC, Brasil.
1997 - 1997
Fisioterapia em Traumatologia. (Carga horária: 12h). , RBC Fisioterapia, RBC, Brasil.
1997 - 1997
Eletrodiagnóstico. (Carga horária: 13h). , RBC Fisioterapia, RBC, Brasil.
1997 - 1997
Condutas cinesioterapêuticas. (Carga horária: 15h). , Jurema Rosa Cursos, JRC, Brasil.
1989 - 1992
Freedom English Course. , Freedom, FREEDOM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Organização de eventos
MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA ; CARDOSO, G. A. . Mulheres em ação!. 2024. (Outro).
MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA ; PARMEZANNI, P. A. M. . I CIEFCMov. 2024. (Congresso).
MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA ; PARMEZANNI, P. A. M. . II Arraiá do DEF. 2023. (Outro).
MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA ; PARMEZANNI, P. A. M. . Bem-vindos ao DEF-UFPI!. 2023. (Outro).
MACHADO, DIONIS C. D. ; BRITO, A. K. A. ; LIMA, K. C. G. . Dia do Profissional de Educação Física. 2021. (Outro).
MACHADO, DIONIS C. D. ; BRITO, A. K. A. . II Seminário de Pesquisa Científica em Educação Física. 2021. (Outro).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BRITO, A. K. A. . Semana Integra Educação Física. 2021. (Outro).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Seminário de Pesquisa Científica em Educação Física da UFPI. 2019. (Outro).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Curso Básico de Eletroterapia. 2018. (Outro).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Ciclo de Palestras - Fisioterapia em Evidência. 2018. (Outro).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Curso Básico de Eletrotermoterapia. 2018. (Outro).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Curso de Fisioterapia em Neonatologia - aspectos hospitalares. 2018. (Outro).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; GOUVEIA, SAMARA SOUSA VASCONCELOS ; GOUVEIA, GUILHERME PERTINNI DE MORAIS . Mostra de estágio em Fisioterapia Preventiva. 2017. (Outro).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; GOUVEIA, G. P. M. . V Mostra de casos clínicos de estágio supervisionado I, II e III. 2017. (Outro).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; GOUVEIA, G. P. M. . IV Mostra de casos clínicos de estágio supervisionado I, II e III em Fisioterapia. 2016. (Outro).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; VERAS, D. . III Evento comemorativo ao Dia do Fisioterapeuta. 2016. (Outro).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; GOUVEIA, G. P. M. ; MEDEIROS, N. T. . II Mostra de estágio supervisionado. 2015. (Outro).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . IV Congresso Piauiense de Saúde Pública. 2014. (Congresso).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; VERAS, D. . Evento comemorativo ao Dia do Fisioterapeuta. 2014. (Outro).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . I Congresso de Fisioterapia da UFPI. 2012. (Congresso).
Participação em eventos
1º Encontro Nordeste de Saúde da Família.Liga Acadêmica de Fisioterapia Dermatofuncional - contribuições da extensão universitária para a sociedade e formação profissional: relato de experiência.. 2018. (Encontro).
IV SIMPARFOR.A necessidade de profissionais qualificados atuando na disciplina de Educação Física. 2017. (Simpósio).
Mostra de estágio em Fisioterapia Preventiva.Ação em saúde na comunidade. 2017. (Outra).
Mostra de estágio em Fisioterapia Preventiva.Acessibilidade e fisioterapia. 2017. (Outra).
V Mostra de casos clínicos de estágio supervisionado I, II e III.Fisioterapia em Hanseníase. 2017. (Outra).
Ciclo de palestras do XII CONAFISIO.Regeneração de estrias por meio da corrente direta. 2016. (Encontro).
II Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba. Avaliação da sobrecarga dos cuidadores de pacientes atendidos no serviço escola de fisioterapia - UFPI. 2016. (Congresso).
III Evento comemorativo ao dia do Fisioterapeuta.Especialidades da Fisioterapia. 2016. (Outra).
I Jornada Multiprofissional em Saúde Pélvica.Avaliadora dos trabalhos apresentados na modalidade oral. 2016. (Outra).
IV Mostra de casos clínicos de estágio supervisionado I, II e III.Fundamentação teórica para o uso de recursos de eletrotermoterapia. 2016. (Outra).
XII CONAFISIO. Avaliação do risco de desenvolvimento de lesão por pressão em idosos institucionalizados. 2016. (Congresso).
Coletânea professores em formação: saberes e práticas do PARFOR.Parecerista ad hoc. 2015. (Outra).
I Congresso Internacional de Saúde Pública. Avaliação da satisfação e qualidade de vida dos usuários do serviço escola de fisioterapia da UFPI. 2015. (Congresso).
I Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia. 2015. (Encontro).
II COFIDEP. Abordagem fisioterapêutica no paciente queimado. 2015. (Congresso).
II Simpósio de Fisioterapia Aquática.Membro da Comissão Científica. 2015. (Simpósio).
II Simpósio de Fisioterapia Aquática.Fisioterapia aquática da graduação ao reconhecimento como especialistas: desafios e futuro. 2015. (Simpósio).
I Simpósio de Fisioterapia nas Disfunções Posturais.Fisioterapia aquática para pacientes com lombalgia crônica inespecífica: um estudo piloto sobre dor e funcionalidade. 2015. (Simpósio).
IX Congresso Internacional de Educação Físico. Efeito agudo da mobilização neural e da aplicação de infravermelho no nervo mediano sobre a extensão do cotovelo. 2015. (Congresso).
Comemoração ao Dia do Fisioterapeuta.Organização e estrutura do curso de Fisioterapia da UFPI. 2014. (Oficina).
I Ciclo de Palestras do X CONAFISIO.Pesquisa, desenvolvimento e tecnologia. 2014. (Outra).
I COFIDEP. Aspectos neurofisiológicos da variável eletroencefalográfica assimetria: uma revisão integrativa baseada em repercussões da funcionalidade cortical. 2014. (Congresso).
I COFIDEP. Mecanismos envolvidos no fenômeno cross-education e seus instrumentos de mensuração: revisão literária. 2014. (Congresso).
I COFIDEP. Alterações da banda gama na variável coerência em pacientes hemiparéticos. 2014. (Congresso).
I COFIDEP. Viscoelasticidade do nervo mediano: um estudo sobre o efeito agudo da mobilização neural. 2014. (Congresso).
I COFIDEP. Atuação fisioterápica na neuropatia do pé diabético: revisão literária. 2014. (Congresso).
II CONFISIO UFPI. Um estudo da efetividade da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) na lombalgia: revisão integrativa. 2014. (Congresso).
I Simpósio de Fisioterapia Aquática.Membro na mesa redonda Fisioterapia aquática e atualidade. 2014. (Simpósio).
IV Congresso Piauiense de Saúde Pública. Membro da Comissão Científica. 2014. (Congresso).
XV Semana de Enfermagem.Iniciação científica. 2014. (Outra).
II Jornada de Fisioterapia da UESPI.A neurofisiologia do princípio da irradiação no FNP: uma revisão de literatura. 2013. (Outra).
II Jornada de Fisioterapia da UESPI.A neurofisiologia do princípio da irradiação no FNP: uma revisão de literatura. 2013. (Outra).
IX CONAFISIO. Síndrome de Pisa e doença de Parkinson: análise da marcha e do grau de escoliose. 2013. (Congresso).
IX CONAFISIO. Análise eletroencefalográfica da potência absoluta na banda alfa em áreas centrais e frontais em um sujeito hemiparético. 2013. (Congresso).
IX CONAFISIO. Análise eletroencefalográfica da banda alfa em sujeitos hígidos e hemiparéticos: estudo comparativo. 2013. (Congresso).
IX Jornada de Fisioterapia (CEST).Análise da representação eletroencefalográfica em sujeito hígido e sujeito hemiparético. 2013. (Outra).
XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Análise eletroencefalográfica na hemiparesia à esquerda: um estudo de caso. 2013. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Análise das bandas eletroencefalográficas alfa, beta e gama em sujeito hígido e hemiparético. 2013. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Análise eletroencefalográfica na hemiparesia à esquerda: um estudo de caso. 2013. (Congresso).
I CONFISIO. Membro da Comissão Científica. 2012. (Congresso).
Congresso Sul-Americano de Fisioterapia. Membro da Comissão Científica. 2011. (Congresso).
II Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva. Fisioterapeuta na equipe interdisciplinar. 2010. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Fisioterapia na incontinência urinária masculina pós prostatectomia radical. 2009. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Atuação Interdisciplinar: programa de reabilitação baseada na comunidade. 2009. (Congresso).
33º ENAF. 2002. (Encontro).
Kinesio Taping: nova abordagem para Fisioterapia. 2002. (Oficina).
I Congresso Paulista Acadêmico de Fisioterapia. 1998. (Congresso).
II Congresso Brasileiro de Ortopedia Técnica. 1998. (Congresso).
III Congresso Brasileiro Acadêmico de Fisioterapia. Projeto Ser Menina: A Fisioterapia na equipe interdisciplinar destinada ao apoio de adolescentes carentes. 1998. (Congresso).
2ª Jornada Catarinense de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica. 1997. (Outra).
II Simpósio Carioca de Fisioterapia. 1997. (Simpósio).
VI Congresso Paulista de Fisioterapia. 1997. (Congresso).
XIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 1997. (Congresso).
I Simpósio Carioca de Fisioterapia. 1996. (Simpósio).
Participação em bancas
ROSSI, F. E.;MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA; SABINO, J. P. J.; PARMEZANNI, P. A. M.. Efeitos crônicos do treinamento resistido realizado pelo corpo inteiro e fracionado no apetite, ingestão alimentar,perfil lipídico corporal e composição de adultos jovens: um estudo clínico randomizado. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Piauí.
ALMEIDA, F. R. C.; LOPES, I. M. R. S.;MACHADO, DIONIS C. D.. Avaliação da satisfação ao atendimento prestado pelo SUS para incontinência urinária na população feminina. 2021. Dissertação (Mestrado em Saúde da Mulher) - Universidade Federal do Piauí.
SANTOS, M. A. P.; COSTA, P. V. L.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra; PORTELA, F. T. C.. Efeitos da quimioterapia no estado nutricional, na capacidade funcional e na função autonômica de mulheres com câncer de mama. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Piauí.
SANTANA, L. C. L. R.; SANTOS, R. F.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Watsu e flutuação simples na qualidade de vida e depressão em mulheres de 45 a 55 anos. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde da Mulher) - Universidade Federal do Piauí.
PEDROSA, J. I. S.; MARIA ZELIA DE ARAUJO MADEIRA;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. A Residência Multiprofissional em Saúde da UFPI: expectativas dos profissionais ingressantes e percepções dos egressos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Piauí.
PEDROSA, J. I. S.; CAMPELO, V.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Análise da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde em uma Unidade de Terapia Intensiva. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Piauí.
BASTOS, Victor Hugo; TEIXEIRA, SILMAR;MACHADO, Dionis de Castro Dutra; CAGY, Mauricio. Diagonal de membro superior aumenta mais a potência absoluta da banda beta do que o movimento de flexão no plano sagital. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Biomédicas) - Universidade Federal do Piauí.
Coertjens, M; CLAUDINO, J. G. O.;MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA; MAGALHAES, F. E. X.; HAZIME, F. A.. EFEITO IMEDIATO DA MANIPULAÇÃO VERTEBRAL NA POTÊNCIA MECÂNICA PRODUZIDA DURANTE O SALTOVERTICAL DE CORREDORES AMADORES. 2025.
CLAUDINO, J. G. O.;MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA; SERRAO, J. C.; PARMEZANNI, P. A. M.; AMADIO, A. C.. O PRIMEIRO ESTUDO DE CONFIABILIDADE DO DINAMÔMETRO DE PREENSÃO MANUAL DESENVOLVIDO NO BRASIL: O PADRÃO OURO (JAMAR®) E O MADE IN BRAZIL (CROWN®). 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências do Movimento) - Universidade Federal do Piauí.
ROSSI, F. E.; SABINO, J. P. J.;MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA; PARMEZANNI, P. A. M.. Efeitos crônicos do treinamento resistido realizado pelo corpo inteiro e fracionado no apetite, ingestão alimentar,perfil lipídico corporal e composição de adultos jovens: um estudo clínico randomizado. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Piauí.
PEDROSA, J. I. S.; CAMPELO, V.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. ANÁLISE DA FUNCIONALIDADE DE PACIENTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NA PERSPECTIVA DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE: ESTUDO PILOTO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Piauí.
BASTOS, V. H. V.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra; TEIXEIRA, SILMAR. A facilitação neuromuscular proprioceptiva aumenta a atividade cortical: uma análise da banda Alfa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Biomédicas) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, A. K. A.; Janete de Páscoa Rodrigues;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Aptidão física relacionada à saúde em escolares do ensino médio em duas escolas públicas do Piauí: uma na capital (Teresina) e a outra no interior (Miguel Alves). 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, A. K. A.; Janete de Páscoa Rodrigues;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Desafios de professores de educação física ao ministrarem aulas remotas durante a pandemia de COVID-19. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Federal do Piauí.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Exercícios abdominais hipopressivos na redução da diástase do músculo reto abdominal no pós-parto: um estudo de revisão. 2020 - Instituto Lato Sensu.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. O uso da bola suíça como método facilitador no trabalho de parto: revisão sistemática. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia na Saúde da Mulher) - Instituto Lato Sensu.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. O uso da bola suíça na primeira fase do trabalho de parto. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia na Saúde da Mulher) - Instituto Lato Sensu.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Assistência da fisioterapia na diminuição da dor no trabalho de parto. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia na Saúde da Mulher) - Instituto Lato Sensu.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. O efeito da fisioterapia nos prolapsos de órgãos pélvicos: uma revisão sistemática. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia na Saúde da Mulher) - Instituto Lato Sensu.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Atenção fisioterapêutica nas complicações pós-cirúrgicas em mulheres com câncer de mama: uma revisão de literatura. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia na Saúde da Mulher) - Instituto Lato Sensu.
BRITO, A. K. A.; Janete de Páscoa Rodrigues;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Práticas ambientais desenvolvidas por professores de Educação Física em escolas privadas de Teresina. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, A. K. A.; Janete de Páscoa Rodrigues;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Percepção e nível de satisfação com a imagem corporal de alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Amarante-MA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Federal do Piauí.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Recursos não farmacológicos para diminuição da dor no trabalho de parto vaginal: revisão sistemática. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia na Saúde da Mulher) - Instituto Lato Sensu.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Atuação do fisioterapeuta no trabalho de parto humanizado: uma revisão de literatura. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia na Saúde da Mulher) - Instituto Lato Sensu.
CUNHA, R. M. J. S.;MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA; Mara Jordana Magalhaes Costa. JOGOS E BRINCADEIRAS NA ORIENTAÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
PARMEZANNI, P. A. M.; CLAUDINO, J. G. O.;MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA. Relação do estado nutricional, nível de atividade física e fatores socioeconômicos: publicações nacionais einternacionais em escolares brasileiros. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
PARMEZANNI, P. A. M.;MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA; THAÍS ALVES DE PAIVA FERREIRA. Efeito do treinamento resistido de corpo inteiro e fracionado na composição corporal em jovens adultos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
PARMEZANNI, P. A. M.;MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA; ORSANO, V. S. M.. Relação entre a prática da natação, qualidade do sono, estado nutricional e classificação socioeconômica em crianças. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
LUSTOSA, A. A.;MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA; BARBOZA, N. A.. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E INCLUSÃO EM UMA CAPITAL BRASILEIRA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
SABINO, J. P. J.;MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA; LEAL, F. L. T.. EFEITOS DA ASSOCIAÇÃO DO EXERCÍCIO E TRATAMENTO COM ÓXIDO ROSA SOBRE PARÂMETROS HEMODINÂMICOS E TÔNUS PARASSIMPÁTICO DE RATOS ESPONTANEAMENTE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
Janete de Páscoa Rodrigues;MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA; VICENTE MATIAS DA SILVA NETO. Fatores Intervenientes na Prática Pedagógica de Professores de Educação Física em Teresina/Pi. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
MACHADO, DIONIS C. D.; MAGALHÃES, FRANCISCO ELEZIER XAVIER; LIMA, K. C. G.. Vivências de discentes da licenciatura em Educação Física acerca dos primeiros socorros.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
MACHADO, DIONIS C. D.; MAGALHAES, F. E. X.; FORTES, E. R. C.. Incidência de lesões musculoesqueléticas durante a prática de jiu-jitsu no ginásio Sarah Meneses. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
ROSSI, F. E.; BRITO, ALDENI SILVA;MACHADO, DIONIS C. D.. ASPECTOS MOTIVACIONAIS PARA A REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, DE ACORDO COM O TEMPO DE PRÁTICA E SEXO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
PARMEZANNI, P. A. M.; ROSSI, F. E.;MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA. Impacto da pandemia do covid-19 na prevalência de sobrepeso, obesidade, nível de atividade física e comportamento sedentário em adultos brasileiros. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
LUSTOSA, A. A.;MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA; FIGUEREDO, R. G.. Inclusão nas aulas de educação física escolar: Revisão sistemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
MACHADO, DIONIS C. D.; MAGALHAES, F. E. X.; LIMA, K. C. G.. Educação inclusiva: vivências de professores de Educação Física da rede pública e provada de Teresina- PI. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra; SABINO, J. P. J.; ROSSI, F. E.. Efeito do treinamento aeróbico associado com a suplementação de whey protein na pressão arterial média basal, frequência cardíaca basal e sensibilidade barorreflexa de ratos Wistar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
SABINO, J. P. J.; ROSSI, F. E.;MACHADO, DIONIS C. D.. EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM WHEY PROTEIN SOBRE PARÂMETROS HEMODINÂMICOS E TÔNUS VAGAL DE RATOS WISTAR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
ROSSI, FABRÍCIO EDUARDO; BRITO, A. K. A.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. PERCEPÇÃO E SATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL: COMPARAÇÃO ENTRE PRATICANTES DE JIU-JITSU E PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra; SABINO, J. P. J.; ROSSI, FABRÍCIO EDUARDO. CORRELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE SONO E A FORÇA DE PREENSÃO MANUAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
ROSSI, FABRÍCIO EDUARDO; BRITO, A. K. A.;MACHADO, DIONIS C. D.. Correlação entre a qualidade do sono e o nível de atividade física em adultos jovens durante a pandemia da COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
FEITOSA, R. A.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra; ARAUJO, M. C.. Medalhistas Piauienses no atletismo dos jogos escolares da juventude e o ingresso no Ensino Superior. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
RIBEIRO, M. C. L.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra; OLIVEIRA, J. M. S.. Avaliação da sintomatologia depressiva de adolescentes do ensino médio em escola pública de Teresina-PI. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
MATOS NETO, E. M.; SOUSA, V. G. S.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Efeitos de uma sessão aguda de circuito de corrida sobre a pressão plantar e o equilíbrio postural estático. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
PINHEIRO, S. H. M.; GOUVEIA, G. P. M.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. O perfil do professor de Educação Física nas escolas públicas de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) no município de Araioses. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
PINHEIRO, S. H. M.; GOUVEIA, G. P. M.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. A prática da Educação Física para crianças do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental como condição de desenvolvimento de hábitos saudáveis com o corpo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
PINHEIRO, S. H. M.; GOUVEIA, G. P. M.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Educadores Físicos: as suas dificuldades em aulas práticas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
PINHEIRO, S. H. M.; GOUVEIA, G. P. M.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Importância da Educação Física para a Cidadania: a opinião dos alunos de uma escola de Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí.
BEZERRA, J. L. C.; MACHADO, C. S.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Desafios, avanços e limitações da atuação do fisioterapeuta no contexto da Hanseníase. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Maurício de Nassau.
FILGUEIRAS, M. C.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra; FARIAS, F. F.. Correlação da laserterapia e lesões do esporte: revisão bibliográfica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí.
GOUVEIA, SAMARA SOUSA VASCONCELOS; CARNEIRO, E. M.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Efeitos da termoterapia superficial e profunda associada ao alongamento sobre a flexibilidade dos isquiotibiais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí.
BASTOS, Victor Hugo Do ValeMACHADO, Dionis de Castro Dutra; TEIXEIRA, SILMAR. Efeitos da realidade virtual associada à facilitação neuromuscular proprioceptiva no tempo de reação visual, euilíbrio dinâmico e força muscular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí.
HUGO DO VALE BASTOS, VICTOR;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Análise qualitativa e quantitativa das irradiações referentes às diagonais de facilitação neuromuscular proprioceptiva da cintura escapular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí.
HUGO DO VALE BASTOS, VICTOR;MACHADO, Dionis de Castro Dutra; TEIXEIRA, SILMAR. Avaliação do padrão de irradiação das diagonais da pelve utilizando o conceito de facilitação neuromuscular proprioceptiva em acadêmicos de uma instituição de ensino superior. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí.
TEIXEIRA, SILMAR; HUGO DO VALE BASTOS, VICTOR;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Mecanismo cerebral da percepção do tempo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí.
HUGO DO VALE BASTOS, VICTOR;MACHADO, Dionis de Castro Dutra; GOUVEIA, SAMARA SOUSA VASCONCELOS. Repercussões neurofisiológicas e consequências posturais ocasionadas pela ocorrência de síndromes vestibulares em quadros agudos e crônicos de AVE isquêmico: uma revisão sistemática da literatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí.
GOUVEIA, SAMARA SOUSA VASCONCELOS;MACHADO, Dionis de Castro Dutra; GOUVEIA, G. P. M.. Efeito do protocolo nórdico comparado ao alongamento passivo na flexibilidade de isquiotibiais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí.
BASTOS, V.H.V.; NUNES, R. A. O.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Avaliação da descarga de peso resultante da irradiação pela facilitação neuromuscular proprioceptiva usando as diagonais de tronco. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí.
BASTOS, V.H.V.; NUNES, R. A. O.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Efeito agudo da mobilização neural associada ao infravermelho na viscoelasticidade do nervo mediano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. A estimulação elétrica nervosa transcutânea(TENS) como terapia alternativa no tratamento da lombalgia: uma revisão bibliográfica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Relevância neurofisiológica dos mecanismos proprioceptivos dos fusos neuromusculares no controle postural e estabilidade articular: uma revisão literária fundamentada no paradigma da fisioterapia neurofuncional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Efeito hipoalgésico da modulação da TENS na dor pós-cesárea: um estudo clínico controlado e randomizado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí.
COERTJENS, P. C.; Coertjens, M;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Respostas cardiorrespiratórias agudas após exercício aeróbico de diferentes segmentos corporais em indivíduos hipertensos. 2013 - Universidade Federal do Piauí.
BASTOS, V.H.V.; GOUVEIA, SAMARA SOUSA VASCONCELOS;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Parâmetros eletroencefalográficos em sujeitos hemiparéticos à direita: investigações das alterações da potência absoluta nas bandas alfa, beta e gama nas condições de treino mental, ativação do sistema de neurônios espelho e prática do gesto motor de alimentação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí.
BASTOS, V. H. V.; PEREZ, N. C. S.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Autismo: uma revisão acerca da etiologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra; Vitorino, Débora; Martins, Fábio. Avaliação do conhecimento sobre câncer de mama em auxiliares de serviços gerais antes e após palestra educativa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra; Vitorino, Débora; Balthazar, Claúdio. Levantamento do número e avaliação da qualidade de vida de idosas que apresentam incontinência urinária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
BASTOS, Victor Hugo Do ValeMACHADO, Dionis de Castro Dutra; Gaiad, Thaís. Perfil e características da dor no ombro após acidente vascular encefálico da população de Diamantina - MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
BASTOS, Victor Hugo Do ValeMACHADO, Dionis de Castro Dutra; Gaiad, Thaís. Manobras de tronco da facilitação neuromuscular proprioceptiva e avaliação da força e do padrão de movimento irradiado resultante. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
BASTOS, Victor Hugo Do ValeMACHADO, Dionis de Castro Dutra; Balthazar, Claúdio. Sobrecarga física e mental dos cuidadores de pacientes em atendimento fisioterapêutico domiciliar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra; Ana Paula Santos;BASTOS, Victor Hugo Do Vale; Peterson Marco de Oliveira Andrade. Relações entre cuidadores e pacientes de Parkinson: uma abordagem da qualidade de vida e da capacidade funcional.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra; Vanessa Pereira Lima; Débora F de Melo Vitorino; Vanessa Amaral Mendonça. Comportamento das variáveis cardiorrespiratórias na gestação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Incontinência urinária de esforço em multíparas: uma abordagem fisioterapêutica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Metodista Bennett.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. O método de reeducação postural global na escoliose idiopática do adolescente com até 20 graus no ângulo de Cobb. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Metodista Bennett.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. A utilização do método Biofeedback na recuperação da continência urinária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Metodista Bennett.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. A utilização do Bilevel nos portadores de DPOC. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Metodista Bennett.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra; MAGALHAES, A. T.; Baldomero Antonio Kato da Silva; SILVA, A. V. F.. Banca examinadora Edital 14/2015 Área Fisioterapia. 2015. Universidade Federal do Piauí.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. 2016. Editora Abril.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. 2015. Editora Abril.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. 2014. Editora Abril.
HOLANDA, A. S. S.; VERAS, A. C. C.;MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA; OLIVEIRA, L. X.. Processo seletivo para professor substituto do departamento de Educação Física. 2025. Universidade Federal do Piauí.
Janete de Páscoa Rodrigues;MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA; ARAUJO, D. M. E.. Processo seletivo para professor substituto do departamento de Educação Física. 2021. Universidade Federal do Piauí.
SILVA, A. F. E.; ROCHA, K. M.; LUZ FILHO, C. A.; RIBEIRO, G. D. A.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra; DUARTE, E. A.. Comissão de Seleção do Processo Seletivo nº01/2020 do CREFITO-14. 2020. CREFITO.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra; GOUVEIA, G. P. M.; FARIAS, F. F.. Processo seletivo para professor substituto do curso de Fisioterapia. 2017. Universidade Federal do Piauí.
MEDEIROS, N. T.; GOUVEIA, G. P. M.;MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Banca examinadora dos trabalhos apresentados na III Mostra de Estágio Supervisionado. 2015. Universidade Federal do Piauí.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra; GOUVEIA, SAMARA SOUSA VASCONCELOS; MEDEIROS, N. T.. Processo seletivo para professor substituto do curso de Fisioterapia da UFPI. 2015. Universidade Federal do Piauí.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra; REIS, P. S.; BASTOS, Victor Hugo. Professor Substituto na área de anatomia humana do curso de Biomedicina. 2013. Universidade Federal do Piauí.
MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Professor Substituto na área de Recuperação físico-funcional e Supervisão de estágios(ambulatorial e hospitalar) do curso de Fisioterapia. 2013. Universidade Federal do Piauí.
Orientou
Efeitos do Pilates em mulheres com endometriose; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
EFEITOS AGUDOS DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA (PNF) EM IDOSAS SAUDÁVEIS: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
NÍVEL DE SATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM TIMON-MA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
O EFEITO DA FISIOTERAPIA NOS PROLAPSOS DE ÓRGÃOS PÉLVICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia na saúde da mulher) - Centro Universitário UNINOVAFAPI; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
AVALIAÇÃO DOS SINTOMAS MICCIONAIS EM MULHERES PRATICANTES DE DIFERENTES MODALIDADES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
HISTÓRICO DE SAÚDE DE UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO FERRAMENTA PARA PRÁTICA SEGURA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE NATAÇÃO NA INFÂNCIA COMO MEDIDA PREVENTIVA AO AFOGAMENTO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA FILANTRÓPICA DE TERESINA-PI; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
"Projeto de extensão Cine Saúde: contribuição na formação em Educação Física; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Psicomotricidade e sua relação com dificuldades de aprendizagem: revisão sistemática; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Análise comparativa do desenvolvimento motor de crianças de 9 a 10 anos nascidas pré-termo e a termo, estudantes do ensino fundamental de uma escola particular em Teresina-PI"; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
O apreço pela Educação Física Escolar pode influenciar o nível de atividade física dos futuros adultos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Educação inclusiva: vivências de professores de Educação Física da rede pública e privada de Teresina - PI; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Incidência de lesões musculoesqueléticas durante prática de jiu-jitsu; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Vivências de discentes da licenciatura em Educação Física acerca dos primeiros socorros; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Identificação dos comportamentos de autolesão representados no cinema: Uma reflexão do ato praticado e suas possibilidades de discussão; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
O corpo educador na visão de Paulo Freire: desmontagem e os três starts para composição do professor de Educação Física; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
COVID-19: IMPACTO DO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL NA PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
PAPEL DO REFORÇO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS EM UM CONTEXTO PANDËMICO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
O PAPEL DO TREINO FUNCIONAL NA REDUÇÃO DE MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS DE MULHERES ACIMA DO PESO E SEDENTÁRIAS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO AERÓBICO NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO:UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA PANDEMIA DO COVID-19: COMO FICA O DESENVOLVIMENTO MOTOR?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Imagem corporal e adolescência: um estudo de revisão sistemática; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
O PAPEL DO BRINCAR E DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
NEUROAPRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA: A DINÂMICA ENTRE FUNÇÕES EXECUTIVAS E ATIVIDADE FÍSICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
"O PAPEL DO TREINO FUNCIONAL NA REDUÇÃO DE MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS DE MULHERES ACIMA DO PESO E SEDENTÁRIAS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Relação entre a prática de atividade física e o desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista: um estudo de revisão; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Impacto da pandemia de COVID-19 no nível de atividade física de jovens da zona sul de Teresina; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Aspectos motivacionais de praticantes de jiu-jitsu em Teresina-PI; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Prevalência de lesões musculoesqueléticas durante a prática de jiu-jitsu em um projeto social em Teresina-PI; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Alunos com adequado desenvolvimento psicomotor em lateralidade apresentam melhor rendimento em matemática?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DOS PROFESSORES LOTADOS NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
"AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
O uso de smartphones e suas repercussões posturais na coluna cervical; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
AUTOIMAGEM CORPORAL DE ATLETAS FISICULTURISTAS DO SEXO MASCULINO NA CIDADE DE TERESINA - PI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TERESINA/PI: NARRATIVAS DE PROFESSORES; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA ENTRE ESTUDANTES OUVINTES E SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM TERESINA-PI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Abordagem fisioterapêutica no tratamento de crianças autistas: uma revisão de literatura; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Atuação fisioterapêutica na hanseníase: uma revisão de literatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Efeitos da fisioterapia aquática na redução da dor lombar: uma revisão de literatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Efeitos da fisioterapia aquática em mulheres com lombalgia gestacional: uma revisão de literatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Dificuldades encontradas pelo professor de educação física na realização de suas aulas nas escolas estaduais de Parnaíba-PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Dificuldades relacionadas ao exercício profissional de professores de educação física do município de Araioses-MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Níveis de hidratação e a prática de atividades físicas por adolescentes em uma escola municipal de Araioses-MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
As razões do afastamento da educação física escolar em uma escola municipal de Araioses-MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Expectativas dos alunos para Educação Física escolar: a realidade de uma escola municipal de Araioses-MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
A necessidade de profissionais qualificados atuando na disciplina de Educação Física; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Efeitos do frio e do calor no tratamento da dismenorreia primária: uma revisão de literatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Efeitos da aplicação do ultrassom terapêutico no tratamento do fibro edema geloide; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Involvement of beta absolute power in motor areas after hand immobilization: an EEG study; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Avaliação da sobrecarga dos cuidadores de pacientes do serviço escola de fisioterapia - UFPI; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Saúde no climatério: contribuição da fisioterapia aquática na qualidade de vida da mulher; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Avaliação da satisfação dos usuários do serviço escola de fisioterapia da UFPI Parnaíba; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Efeitos de um programa de Fisioterapia aquática aliada à abordagem educativa na dor, funcionalidade e mobilidade de pessoas com lombalgia crônica específica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Ultrassom terapêutico no tratamento de úlceras de pressão: uma revisão da literatura; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Efeito da associação do ondas curtas à atividade de flexibilidade por facilitação neuromuscular proprioceptiva; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Cryptococcal meningitis in immunocompetent patient; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Eletroencephalographic analysis in left hemiparesis: a case study; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Comparative analysis eletroencephalographic of alpha, beta and gamma bands of a health individual and one with hemiparesis; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Comparação dos efeitos do alongamento dos músculos isquiotibiais pela facilitação neuromuscular proprioceptiva(FNP) associado à crioterapia e a terapia por ultrassom; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Verificação da resposta de Regeneração de estrias atróficas à galvanoterapia com punturação perpendicular e transversal; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Fisioterapia nas disfunções sexuais femininas: uma revisão de literatura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Análise eletroencefalográfica do gesto motor de alimentação , acionamento do sistema de neurônios espelho e imagética em sujeitos hígido e hemiparético; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Depressão, funcionalidade e qualidade de vida em idosos institucionalizados: uma revisão de literatura; ; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Avaliação do risco de quedas em idosos portadores de osteoartrite de joelho e lombalgia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Prática do auto-exame das mamas e avaliação da qualidade de vida de mulheres mastectomizadas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Especialidades reconhecidas pelo COFFITO; 2006; 66 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
O Fisioterapeuta frente à Resolução COFFITO 10; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Hidroterapia como recurso terapêutico no tratamento da Fibromialgia; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Incidência de sintomas miccionais em mulheres praticantes de diferentes modalidades de exercícios físicos; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Piauí, Fundação Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Utilização da eletroencefalografia quantitativa como instrumento para análise das modificações corticais; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Análise das variações eletroencefalográficas associadas à execução e observação do movimento; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Procedimentos de análise da potência absoluta em Beta nos eletrodos de áreas frontais em diferentes condições de realização e observação do movimento; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Monitoria da disciplina Primeiros Socorros; 2022; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Monitoria em Primeiros socorros; 2021; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Monitoria em Primeiros socorros; 2019; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Monitoria; 2017; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Monitoria; 2017; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Monitoria; 2017; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Monitoria; 2016; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Monitoria de Fisioterapia Dermato-funional; 2016; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Monitoria de Fisioterapia Dermato-funional; 2016; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Monitoria; 2015; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Monitoria; 2015; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Monitoria; 2014; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Monitoria de Fisioterapia Geral; 2014; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Monitoria de Fisioterapia Geral; 2014; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Monitoria da disciplina Fisioterapia Geral; 2013; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Dionis de Castro Dutra Machado;
Produções bibliográficas
-
Flávio Rogério de Sousa Morais ; OLIVEIRA JUNIOR, P. R. M. ; Emanuelle Paiva de Vasconcelos Dantas ; MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA ; Davi Leal Sousa ; Marcos Ryan Carneiro de Melo ; Camila Beatriz de Sousa Moura ; Luane Thaise Assunção de Freitas ; VIEIRA, C. E. N. ; Diego Rodrigues Pessoa . AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE E QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM OSTEOARTROSE DE JOELHO. REVISTA BRASILEIRA DE PRESCRIÇÃO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO , v. 19, p. 102-109, 2025.
-
PRADO, DANILO M. ; DRAGONE, FRANCISCO ; VERAS-SILVA, ACÁCIO S. ; RIBEIRO, SÉRGIO L. ; MACHADO, DIONIS C. ; FERREIRA, CIRLEY P. ; SILVINO, VALMIR O. ; SANTOS, MARCOS A. . The effect of respiratory protective masks on ventilatory efficiency and operating lung volumes in a recreational runner. GAZZETTA MEDICA ITALIANA. ARCHIVIO PER LE SCIENZE MEDICHE (TESTO STAMPATO) , v. 180, p. 117, 2022.
-
SOUSA, M. V. G. ; DIAS, S. F. L. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Crenças parentais nas práticas maternas de gestantes na cidade de Parnaíba-PI. revista brasileira de fisioterapia pélvica , v. 2, p. 28-38, 2022.
-
Simone Rodrigues Rocha ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BRITO, A. K. A. . Aptidão Física Relacionada à Saúde: a Realidade de Adolescentes de uma Escola Pública do Piauí. REVISTA BRASILEIRA CIÊNCIAS DA SAÚDE , v. 26, p. 421-430, 2022.
-
SILVA, IGOR ALMEIDA ; DA SILVA SANTOS, ARILENE MARIA ; MALDONADO, ALBERTO JIMENEZ ; DE MOURA, HELTON PEREIRA DOS SANTOS NUNES ; ROSSI, PRISCILA ALMEIDA QUEIROZ ; NEVES, LUCAS MELO ; DOS SANTOS, MARCOS ANTONIO PEREIRA ; MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA ; RIBEIRO, SERGIO LUIZ GALAN ; ROSSI, FABRICIO EDUARDO . Detraining and retraining in badminton athletes following 1-year COVID-19 pandemic on psychological and physiological response. SPORT SCIENCES FOR HEALTH (TESTO STAMPATO) , v. 19, p. 1-11, 2022.
-
GOMES, KELLY ; SILVA, LARISSE ; MACHADO, DIONIS . Nível de atividade física em estudantes ouvintes e surdos de uma escola em Teresina-PI. REVISTA PSICOPEDAGOGIA , v. 38, p. 55-64, 2021.
-
DA SILVA SANTOS, ARILENE MARIA ; ROSSI, FABRÍCIO EDUARDO ; DOS SANTOS NUNES DE MOURA, HELTON PEREIRA ; DE SOUSA JUNIOR, ANTONIO VALDECI MARREIRO ; MACHADO, DIONIS C. D. ; NEVES, LUCAS MELO ; BRITO, ALDENI SILVA ; MOURA, PEDRO ; MONTEIRO, PAULA ALVES ; FREITAS JUNIOR, ISMAEL FORTE ; DOS SANTOS, MARCOS ANTONIO PEREIRA ; RIBEIRO, SÉRGIO LUIZ GALAN . COVID-19 pandemic impacts physical activity levels and sedentary time but not sleep quality in young badminton athletes. SPORT SCIENCES FOR HEALTH (TESTO STAMPATO) , v. 21, p. 1-9, 2021.
-
CARVALHO, KAROLINE BARBOSA DE ; IBIAPINA, FRANCISCO TIAGO OLIVEIRA ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Força muscular do assoalho pélvico em mulheres com queixas de disfunção pélvica. FISIOTERAPIA BRASIL , v. 22, p. 425-441, 2021.
-
SILVA, BRUNA SOUZA ; SOL, NAIARA CRISTINA CORREIA ; MESQUITA, JULIANA VENTURA ; VILELA, ISADORA PRADO DE ARAÚJO ; MACÊDO, KEILA MÁRCIA FERREIRA DE ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Mangueira, Nilton Maciel ; SILVA, MARIANNE LUCENA DA ; Rodrigues, Glauco Lima ; Vilela, Daisy de Araújo . CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SAÚDE: VIVÊNCIA DOS ACADÊMICOS / CONTRIBUTIONS AND CHALLENGES OF RESEARCH IN THE TRAINING OF HEALTH PROFESSIONALS: ACADEMIC EXPERIENCE. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 27060-27071, 2021.
-
SANTOS, ARILENE MARIA DA SILVA ; RIBEIRO, SÉRGIO LUIZ GALAN ; SOUSA JUNIOR, ANTÔNIO VALDECI MARREIRO DE ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; MONTEIRO, PAULA ALVES ; MOURA, PEDRO ; MARTINS, CLARICE MARIA DE LUCENA ; FREITAS JUNIOR, ISMAEL FORTE ; SANTOS, MARCOS ANTÔNIO PEREIRA DOS ; ROSSI, FABRÍCIO EDUARDO . ARE THERE DIFFERENCES BETWEEN MALE AND FEMALE BADMINTON ATHLETES IN SLEEP, PHYSICAL ACTIVITY AND SEDENTARY TIME?. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 27, p. 174-178, 2021.
-
MARIANO, M. R. ; SOUSA, I. V. ; SANTOS, P. T. A. ; OLIVEIRA JUNIOR, P. R. M. ; MAGALHAES, F. E. X. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Efeito agudo das correntes Russa e Aussie na força muscular de flexores de punho e dedos. FISIOTERAPIA BRASIL , v. 21, p. 438-445, 2020.
-
MARIZ, H. N. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, P. R. M. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Autoimagem corporal de atletas fisiculturistas do sexo masculino na cidade de Teresina-PI. REVISTA BRASILEIRA DE PRESCRIÇÃO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO , v. 13, p. 1394, 2019.
-
OLIVEIRA, M. L. ; MEDEIROS, N. T. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Fisioterapia na Atenção Básica à Saúde: dificuldades no cuidado longitudinal a crianças com comprometimentos neurológicos. FISIOTERAPIA SER , v. 13, p. 1, 2018.
-
Kedma, Monara ; Fontenele, Gabrielly ; Silva DCM ; FREITAS, A. C. M. ; Henriques, Isadora F. ; ANDRADE, P. M. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Teixeira Silmar ; ORSINI, Marco ; LIMA, G. D. ; SILVA JUNIOR, F. L. E. ; BASTOS, Victor Hugo . Acute effects of neural mobilization and infrared on the mechanics of the median nerve. Journal of Physical Therapy Science , v. 28, p. 1720-1723, 2016.
-
FONTES, R. ; RIBEIRO, J. A. ; GUPTA, D. S. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; SILVA JUNIOR, F. L. E. ; MAGALHÃES, FRANCISCO ELEZIER XAVIER ; BASTOS, Victor Hugo ; Melo, Kaline ; MARINHO, F. V. C. ; LIMA, G. D. ; VELASQUES, Bruna ; RIBEIRO, Pedro ; Orsini, Marco ; Teixeira Silmar . Time perception mechanisms at central nervous system. Neurology International , v. 8, p. 14-22, 2016.
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; FRANÇA, JADNA HELENA DOS SANTOS ; TEIXEIRA, SILMAR ; BASTOS, Victor Hugo ; SANTOS, RAYELE PRICILA MOREIRA DOS ; CAGY, Maurício ; MACHADO, Sergio ; VELASQUES, Bruna ; RIBEIRO, Pedro . Gamma absolute power reveals activation of motor areas after hand immobilization. MEDICAL EXPRESS , v. 3, p. 1-7, 2016.
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; FRANÇA, JADNA HELENA DOS SANTOS ; TEIXEIRA, SILMAR ; BASTOS, Victor Hugo ; CAGY, Maurício ; SÁ FILHO, ALBERTO SOUZA DE ; MACHADO, SÉRGIO ; VELASQUES, Bruna ; RIBEIRO, Pedro . Involvement of beta absolute power in motor areas after hand immobilization: An EEG study. MEDICAL EXPRESS , v. 3, p. 1-8, 2016.
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; HUGO DO VALE BASTOS, VICTOR ; Teixeira S ; CAGY, Maurício ; SANDOVAL-CARRILLO, ADA ; SALAS-PACHECO, JOSE ; MACHADO, S. ; VELASQUES, Bruna ; RIBEIRO, Pedro ; ARIAS-CARRIÓN, OSCAR . Hand immobilization causes changes in cortical areas: qEEG alpha band absolute power. International Archives of Medicine , v. 8, p. 1-12, 2015.
-
Souza N ; Martins Ana ; Canuto KS ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Teixeira Silmar ; Orsini, Marco ; Gonzalez MM ; VELASQUES, Bruna ; RIBEIRO, Pedro ; BASTOS, Victor Hugo ; ARIAS-CARRIÓN, OSCAR . Postural Control Modulation During Motor Imagery Tasks: A Systematic Review. International Archives of Medicine , v. 8, p. 1-12, 2015.
-
CORDEIRO, F. R. ; LIMA, R. S. ; SOUZA, M. M. M. ; SANTOS, M. P. ; LIA, L. R. B. ; SANTOS, R. P. M. ; SOUZA, N. S. ; MARTINS, A. C. G. ; ORSINI, M. A. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; NADER, S. ; BASTOS, V. H. V. . Relevância neuro-ortopédica dos mecanismos proprioceptivos dos fusos neuromusculares para a reabilitação. Fisioterapia Ser , v. 10, p. 22-25, 2015.
-
MAGALHÃES, FRANCISCO ELEZIER XAVIER ; JUNIOR, ARLINDO RODRIGUES DE MESQUITA ; MENESES, HARNOLD?S TYSON DE SOUSA ; MOREIRA DOS SANTOS, RAYELE PRICILA ; RODRIGUES, EZAINE COSTA ; GOUVEIA, SAMARA SOUSA VASCONCELOS ; GOUVEIA, GUILHERME PERTINNI DE MORAIS ; ORSINI, Marco ; BASTOS, Victor Hugo ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Comparison of the effects of hamstring stretching using proprioceptive neuromuscular facilitation with prior application of cryotherapy or ultrasound therapy. Journal of Physical Therapy Science , v. 27, p. 1549-1553, 2015.
-
Souza N ; MARTINS, A. C. G. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo ; Orsini, Marco ; LEITE, M. A. A. . Motor imagery and its effect on complex regional pain syndrome: an integrative review. Neurology International , v. 7, p. 58-61, 2015.
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; LIMA, GLENDA CRISPIM ; SOUZA DOS SANTOS, RODRIGO ; RAMOS, AMANDA JÚLIA BEZERRA ; MENEZES DE SOUSA, CÁIO CÉSAR ; MOREIRA DOS SANTOS, RAYELE PRICILA ; COELHO, KARYNA KELLY OLIVEIRA ; CAGY, Mauricio ; ORSINI, Marco ; BASTOS, Victor Hugo . Comparative Analysis Electroencephalographic of Alpha, Beta and Gamma Bands of a Healthy Individual and One with Hemiparesis. Journal of Physical Therapy Science , v. 26, p. 801-804, 2014.
-
Maquele Lago Ramos ; NEVES, D. R. ; LIMA, V. P. ; ORSINI, Marco Antonio ; MACHADO, Dionis ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; SANTOS, A. P. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Análise de parâmetros pneumofuncionais em pacientes com doença de Parkinson: estudo piloto. Revista Brasileira de Neurologia , v. 50, p. 38-43, 2014.
-
MARTINS, A. C. G. ; Souza N ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; ORSINI, Marco ; BARBOSA, A. D. M. . Historical and diagnostic trajectory of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD): a literature review. Revista Brasileira de Neurologia , v. 50, p. 26-32, 2014.
-
BRAUNS, IGOR ; TEIXEIRA, SILMAR ; VELASQUES, Bruna ; BITTENCOURT, JULIANA ; MACHADO, Sergio ; CAGY, Mauricio ; GONGORA, MARIANA ; BASTOS, Victor Hugo ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; SANDOVAL-CARRILLO, ADA ; SALAS-PACHECO, JOSE ; PIEDADE, Roberto ; RIBEIRO, Pedro ; ARIAS-CARRIÓN, OSCAR . Changes in the theta band coherence during motor task after hand immobilization. International Archives of Medicine , v. 7, p. 51, 2014.
-
Orsini, Marco ; SILVA, Julio Guilherme ; Takano, L ; Souza, CCM ; Santos, RPM ; SANTOS, G. F. ; Lial, L.R.B. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Bastos, Victor Hugo . Síndrome de pisa e doença de Parkinson: análise da marcha e do grau de escoliose. Fisioterapia Ser , v. 9, p. 2014-2023, 2014.
-
Araújo Leite, Marco ; Orsini, Marco ; FREITAS, M. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; MACHADO, S. ; ARIAS-CARRIÓN, OSCAR ; Oliveira Acary Souza Bulle . Another perspective on fasciculations: when is it not caused by the classic form of amyotrophic lateral sclerosis or progressive spinal atrophy?. Neurology International , v. 6, p. 47-51, 2014.
-
KS, S. ; PESSOA, A. ; CAMBERIMBA, L. ; ORSINI, Marco ; HUGO DO VALE BASTOS, VICTOR ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Um estudo da efetividade da Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) na lombalgia: Revisão integrativa. Fisioterapia Ser , v. 9, p. 110-113, 2014.
-
Orsini, Marco ; Oliveira Acary SB ; Araújo Leite, Marco ; FREITAS, Marcos Rg de ; HUGO DO VALE BASTOS, VICTOR ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Souza JA . Rehabilitation in amyotrophic lateral sclerosis: risks and benefits. Revista Brasileira de Neurologia , v. 50, p. 57-59, 2014.
-
SANTOS, G. F. ; Lial, L.R.B. ; Sousa, C.C.M ; Santos, RPM ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; ORSINI, Marco ; HUGO DO VALE BASTOS, VICTOR . Neuralgia do trigêmeo: uma revisão integrativa acerca da clínica médica, cirúrgica e fisioterspêutica. Fisioterapia Brasil , v. 15, p. 304-310, 2014.
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Santos, RPM ; Silva, AP ; REIS FILHO, S. B. S. ; Alves, GVS ; CAGY, Mauricio ; ORSINI, Marco ; BASTOS, Victor Hugo ; Bastos, Victor Hugo . Electroencephalographic analysis in left hemiparesis: a case study. Revista Brasileira de Neurologia , v. 49, p. 129-136, 2013.
-
Costa, ECS ; Pereira, Polianna Delfino ; Miranda, Rodrigo Aparecido Prates ; BASTOS, Victor Hugo ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . SOBRECARGA FÍSICA E MENTAL DOS CUIDADORES DE PACIENTES EM ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO DOMICILIAR DAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE DIAMANTINA (MG). Revista Baiana de Saúde Publica , v. 37, p. 133-150, 2013.
-
Bello YB ; Machado HG ; SILVEIRA, J. O. F. ; Fernanda Schettini de Oliveira ; Martins Junior GC ; Dortas Junior ; Carlos Henrique Melo Reis ; Orsini, Marco ; Peter Salem Junior ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; HUGO DO VALE BASTOS, VICTOR ; Amanda Julia Ramos Bezerra ; Catharino FMC ; CATHARINO, A. M. . Cryptococcal meningitis in immunocompetent patient: case report. American Medical Journal , v. 4, p. 100-104, 2013.
-
Souza N ; Vianna Glória ; Gaban G ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Martins Ana ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale . Tratamento da lombalgia crônica influenciada pela discrepância dos membros inferiores: um estudo de caso. Ciência em Movimento (Impresso) , v. 27, p. 11-19, 2012.
-
Melo, Laíss Ferreira ; Henriques, Isadora F. ; Rodrigues, Thamires C.P. ; Silva, Raíssa Pollyanny Gomes ; Barbosa, Alexandre W.C. ; Santos AP ; Gaiad, T ; Souza N ; Martins Ana ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo . Características da dor no ombro após acidente vascular encefálico e perfil de pacientes de Diamantina/MG. Fisioterapia Brasil , v. 13, p. 189-194, 2012.
-
Souza N ; Martins Ana ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Dias, KP ; Nader Sergio ; BASTOS, Victor Hugo . A Influência do Eixo Visuo-Podal na Regulação do Equilíbrio Morfoestático em Idosos. Revista de Neurociências (EPM. Impresso) , v. 20, p. 320-327, 2012.
-
Joppert D ; ORSINI, Marco ; MELLO, Mariana Pimentel de ; BASTOS, Victor Hugo ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; SILVA, Julio Guilherme ; CATHARINO, Antônio Marcos da Silva ; Barros, IC ; Brás, Lima MA ; Júnior NK ; Freitas M . Escalas ASIA Impairment Scale (AIS) e a Spinal Cord Independence Measure (SCIM) como indicadores clinicos e funcionais para avaliação do resultado da reabilitação em pacientes vítimas de traumatismo raquimedular na fase de cuidado hospitalar.. Revista Brasileira de Neurologia , v. 47, p. 16-32, 2012.
-
Melo, Laíss Ferreira ; Silva, Raíssa Pollyanny Gomes ; Henriques, Isadora F. ; Rodrigues, Thamires C.P. ; Souza N ; Martins Ana ; orsini, marco ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo . Intervenção fisioterapêutica em pacientes com dor no ombro após Acidente Vascular Encefálico (AVE): um estudo de dois casos.. Terapia Manual , v. 10, p. 1-6, 2012.
-
SILVEIRA, J. O. F. ; Fernanda Schettini de Oliveira ; Fernanda Arrua Vares ; Yanes Brum Bello ; REIS, C. H. M. ; orsini, marco ; Peter Salem Junior ; CANEDO JR., G. ; Lino Sieiro Neto ; Amanda Julia Ramos Bezerra ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo ; Bastos, Victor Hugo ; CATHARINO, Antônio Marcos da Silva . Schizencephaly: Case Report. American Medical Journal , v. 3, p. 228-230, 2012.
-
Pereira, Polianna Delfino ; Miranda, Rodrigo Aparecido Prates ; ORSINI, Marco ; Leite M.A.A. ; BASTOS, Victor Hugo ; Bastos, Victor Hugo ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Assessment of Risk of Falls in Elderly Patients with Osteoarthritis of the Knee and Low Back Pain. American Medical Journal , v. 3, p. 231-236, 2012.
-
SILVEIRA, J. O. F. ; Fernanda Schettini de Oliveira ; Yanes Brum Bello ; REIS, C. H. M. ; Eduardo Micmacher ; ORSINI, Marco ; Peter Salem Junior ; CANEDO JR., G. ; Amanda Julia Ramos Bezerra ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Bastos, Victor Hugo ; BASTOS, Victor Hugo ; CATHARINO, Antônio Marcos da Silva . Ramsay Hunt Syndrome: Case Report. American Medical Journal , v. 3, p. 237-239, 2012.
-
GONTIJO, L. B. ; Pereira, Polianna Delfino ; NEVES, C. ; Santos AP ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale . Evaluation of Strength and Irradiated Movement PatternResulting from Trunk Motions of the Proprioceptive Neuromuscular Facilitation. Rehabilitation Research and Practice , v. 2012, p. 281937, 2012.
-
Orsini, Marco ; SILVA, J.G. ; CORREA, C.L ; RODRIGUES, D. ; Oliveira, A.B. ; COELHO, V. M. ; Gollo D. ; CATHARINO, A. M. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, V.H.V. ; Leite M.A.A. ; Souza, G.G.L. ; REIS, C. H. M. ; MENEZES, S.L.S . Physical Therapy Improved Hand Function in a Patient with Traumatic Peripheral Lesion: A Case Study.. American Medical Journal , v. 3, p. 161-168, 2012.
-
MIANA, LUIZ ; HUGO DO VALE BASTOS, VICTOR ; BASTOS, Victor Hugo ; MACHADO, Sergio ; ARIAS-CARRIÓN, OSCAR ; NARDI, ANTONIO EGIDIO ; ALMEIDA, LAÍS ; RIBEIRO, Pedro ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; KING, HOLLIS ; SILVA, Julio Guilherme . Changes in alpha band activity associated with application of the compression of fourth ventricular (CV-4) osteopathic procedure: A qEEG pilot study. Journal of Bodywork and Movement Therapies , v. 1, p. 1-6, 2012.
-
MELLO, Mariana Pimentel de ; ORSINI, Marco ; Júnior NK ; FREITAS, Marcos Rg de ; Araújo Leite, Marco ; Baldez, Anne C. ; SILVA, Júlio Guilherme ; Menezes, Sara Lucia Silveira ; Pássaro, Caroline Pinto ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Bastos, Victor Hugo ; BASTOS, Victor Hugo ; Carrapatoso, BC ; Souza, Paulo CS . QUALIDADE DE VIDA DE CUIDADORES DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA. Revista de Neurociências (EPM. Impresso) , v. 20, p. 320-327, 2012.
-
Furtado Bastos, Aline ; Orsini, Marco ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Pimentel Mello, Mariana ; Nader, Sergio ; SILVA, Júlio Guilherme ; Da Silva Catharino, Antonio Marcos ; Pereira, Alessandra ; Lacerda Pessoa, Luciane ; Sztajnbok, Flavio R. ; Araújo Leite, Marco ; Nascimento, Osvaldo J.M. ; Bastos, Victor Hugo . Amyotrophic lateral sclerosis: one or multiple causes?. Neurology International , v. 3, p. 12-16, 2011.
-
CARDOSO, R. P. G. S. E. ; MELO, L. F. ; GONTIJO, L. B. ; NEVES, C. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Furtado Bastos, Aline ; Marco Antonio Orsini Neves ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale . Dor no ombro após Acidente Vascular Encefálico: uma revisão dos aspectos mecânicos e clínicos relevantes à Fisioterapia.. Fisioterapia Ser , v. 6, p. 16-21, 2011.
-
Verônica O M P B R de Carvalho ; GONTIJO, L. B. ; Teixeira S ; SILVA, Júlio Guilherme ; ORSINI, Marco Antonio ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; MIANA, Luis Cláudio ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale . Estabilização segmentar vertebral no controle da dor lombar crônica: efetividade e variações.. Fisioterapia Brasil , v. 12, p. 229-233, 2011.
-
Daniel Jopert ; Bastos, Victor Hugo ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Nunes, T ; Silveira, LM ; Nelson Kale Júnior ; Goulart, R ; Mello MP ; SILVA, Julio Guilherme ; Marco Antonio Orsini Neves . Fechamento de úlceras de pressão em pacientes com lesão medular: uma proposta terapêutica. Fisioterapia Brasil , v. 12, p. 303-309, 2011.
-
Nelson Kale Júnior ; Orsini, Marco ; Mello MP ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; Daniel Jopert ; Carlos Henrique Melo Reis ; Oliveira Acary SB ; FREITAS, M. ; SILVA, Júlio Guilherme . Gerenciamento da dor na síndrome pós-poliomielite: Estudo de caso. Fisioterapia e Pesquisa , v. 8, p. 382-387, 2011.
-
Molleri N ; Mello MP ; Orsini, Marco ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; MARQUES, Juliana ; André Luiz Menezes da Silva ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale . Aspectos relevantes da integração sensorial: organização cerebral, distúrbios e tratamento., v. 6, p. 173-179, 2011.
-
Daniel Jopert ; Orsini, Marco ; Mello MP ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; SILVA, Júlio Guilherme ; Antônio Marcos da Silva Catharino ; Barros, IC ; Brás, Lima MA ; Nelson Kale Júnior ; FREITAS, M. . Escalas ASIA Impairment Scale (AIS) e a Spinal Cord Independence Measure (SCIM) como indicadores clínicos e funcionais para avaliação do resultado da reabilitação em pacientes vítimas de traumatismo raquimedular na fase de cuidado hospitalar. Revista Brasileira de Neurologia , v. 47, p. 16-32, 2011.
-
Orsini, null ; FREITAS, Marcos Rg de ; NASCIMENTO, Osvaldo Jm ; Oliveira Acary Souza Bulle ; Leite M.A.A. ; QUINTANILHA, G. ; Pupe C ; Cardoso F ; BASTOS, Victor Hugo ; Bastos, Victor Hugo ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; SILVA, Julio Guilherme ; Guimarães, Fernando Silva ; Menezes, Sara Lucia Silveira ; Puccioni-Sohler, Marzia ; CATHARINO, Antônio Marcos da Silva ; MACHADO, Sergio . Clinical and Functional Profile of Amyotrophic Lateral Sclerosis Patients: A One Year Follow Up. American Journal of Neuroscience , v. 2, p. 65-71, 2011.
-
MINC,D ; MACHADO, S. ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; CUNHA, Marlo ; CAGY, Maurício ; Budde H ; BASILE, Luis ; PIEDADE, Roberto ; RIBEIRO, Pedro . Gama band oscillations under influence of bromazepam during a sensorimotor integration task: an EEG coherence study. Neuroscience Letters (Print) , v. 469, p. 145-149, 2010.
-
Marco Antonio Orsini Neves ; Daniel Jopert ; Nelson Kale Júnior ; SILVA, Julio Guilherme ; Antônio Marcos da Silva Catharino ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; André Luiz Menezes da Silva ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; Carlos Henrique Melo Reis . Neuropraxia do nervo ulnar: tratamento clínico e reabilitativo. Fisioterapia Ser , v. 4, p. 266-271, 2010.
-
Aguiar AI ; Juliana Bittencourt ; André Luiz Menezes da Silva ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Mello MP ; Marco Antonio Orsini Neves ; BASTOS, Victor Hugo Do Vae . Aspectos clínicos e terapêuticos da Vertigem Postural Paroxística Benigna (VPPB): um estudo de revisão.. Ciência em Movimento , v. XI, p. 79-87, 2010.
-
Souza N ; Vianna Glória ; Gaban G ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; MIANA, Luis Cláudio ; Marco Antonio Orsini Neves ; Martins Ana . A influência da estabilização segmentar vertebral no tratamento da lombalgia por disfunção postural em flexão. Fisioterapia Ser , v. 5, p. 180-183, 2010.
-
ORSINI, Marco Antonio ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; SILVA, Julio Guilherme . Síndrome do homem no barril. Neurociências (Rio de Janeiro) , v. 6, p. 131-133, 2010.
-
CUNHA, Marlo ; MACHADO, S. ; MIANA, Luis Cláudio ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; Velasques B ; CAGY, Maurício ; BASILE, Luis ; PIEDADE, Roberto ; RIBEIRO, Pedro . Effects of a cognitive modulator in the theta and alpha asymmetry during a typewriting task: a sensorimotor integration perspective. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso) , v. 67, p. 214-218, 2009.
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; CUNHA, Marlo ; Velasques B ; MACHADO, S. ; BASILE, Luis ; CAGY, Maurício ; PIEDADE, Roberto ; RIBEIRO, Pedro . The effects of bromazepam on the performance of a sensory-motor activity: an electroencephalographic study. Revista de Neurología (Ed. Impresa) , v. 49, p. 295-299, 2009.
-
Úrsula Berchtold ; DOMINGUES, M. V. D. ; CHAVES, Christianne Pereira Giesbrecht ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; NEVES, Marco Antônio Orsini ; SILVA, Julio Guilherme ; Julia Fernandes Eigenheer ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Exercícios terapêuticos na prevenção da condromalácia patelofemoral em atletas. Fisioterapia Brasil (São Paulo) , v. 9, p. 43-48, 2008.
-
CUNHA, Marlo ; PORTELLA, Cláudio Elídio ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; MACHADO, S. ; Velasques B ; Budde H ; CAGY, Maurício ; BASILE, Luis ; PIEDADE, Roberto ; RIBEIRO, Pedro . Responsiveness of sensorimotorcortex during pharmacological intervention with bromazepan. Neuroscience Letters , v. 448, p. 33-36, 2008.
-
PORTELLA, Cláudio Elídio ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; CUNHA, Marlo ; Coelho DM ; RIBEIRO, Pedro ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale . Processos eletrofisiológicos corticais produzidos em função da aprendizagem motora sob efeito de ansiolítico. Revista Científica UNIABEU , v. 1, p. 67-77, 2008.
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; CARVALHO, M. ; MACHADO, B. ; PACHECO, F. . A formação ética do fisioterapeuta. Fisioterapia em Movimento , v. 20, p. 101-105, 2007.
-
Juliana Bittencourt ; Danielle de Paula Aprígio ; MELLO, Hugo Leonardo ; SILVA, Johnatas ; Luciana Noronha Pinto ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale . Contribuições da equipe multiprofissional de saúde no programa saúde da família (psf): uma atualização da literatura. Revista Baiana de Saúde Pública , v. 31, p. 248-257, 2007.
-
SILVA, Johnatas ; Danielle de Paula Aprígio ; Juliana Bittencourt ; MELLO, Hugo Leonardo ; Luciana Noronha Pinto ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; ORSINI, Marco Antonio ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale . Meralgia Parestésica (MP) - Aspectos Neurológicos e abordagem diagnóstica. Fisioterapia Ser , v. 2, p. 135-138, 2007.
-
SALLES, José Inácio ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; CUNHA, Marlo Marques da ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; CAGY, Maurício ; FURTADO, Vernon ; PIEDADE, Roberto Airton ; RIBEIRO, Pedro . Efeitos Modulatórios do Bromazepam quando indivíduos são expostos a uma tarefa de aprendizagem motora: eletrencefalografia quantitativa. Arquivos de Neuro-Psiquiatria , São Paulo, in press, v. 64, p. 112-117, 2006.
-
Fátima de Lima Paula ; Edmundo de Drummond Alves Junior ; Marco Antonio Orsini Neves ; SILVA, Júlio Guilherme ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale . Eficácia dos exercícios de Tai Chi Chuan na prevenção do risco de quedas em idosos. Fisioterapia Brasil (São Paulo) , Rio de Janeiro, v. 7, n.2, p. 155-158, 2006.
-
PORTELLA, Cláudio Elídio ; SILVA, Julio Guilherme ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; CUNHA, Marlo ; CAGY, Maurício ; BASILE, Luis ; PIEDADE, Roberto ; RIBEIRO, Pedro . Aprendizagem de procedimentos e efeitos ansiolíticos. Arquivos de Neuro-Psiquiatria , São Paulo, v. 64, n.2, p. 478-484, 2006.
-
SILVA, Julio Guilherme ; KNACKFUSS, Irocy Guedes ; PORTELLA, Cláudio Elídio ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASILE, Luis ; PIEDADE, Roberto ; RIBEIRO, Pedro . Coerência espectral do eletroencefalograma em pacientes submetidos a transposição tendinosa. Arquivos de Neuro-Psiquiatria , São Paulo, v. 64, n.2, p. 473-477, 2006.
-
NEVES, Marco Antônio Orsini ; SILVA, Julio Guilherme ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale . Atividade Física no Controle da Fadiga e Fraqueza Muscular na Síndrome Pós-Pólio. Fisioterapia Brasil (São Paulo) , Rio de Janeiro, v. 7, n.4, p. 295-300, 2006.
-
CUNHA, Marlo ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; CAGY, Maurício ; PIEDADE, Roberto ; RIBEIRO, Pedro . Effects of bromazepam on motor learning: an electroencephalogram analysis based on the beta rhythm. Revista de Neurología , Espanha, v. out 16, n.43, p. 507-510, 2006.
-
CUNHA, Marlo ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; FERREIRA, Camila ; CAGY, Maurício ; BASILE, Luís ; PIEDADE, Roberto ; RIBEIRO, Pedro . Neuromodulatory effect of bromazepam on motor learning: an electroencephalographic approach. Neuroscience Letters , v. 23, n.407, p. 166-170, 2006.
-
LANNES, Priscilla ; NEVES, Marco Antônio Orsini ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; MIANA, Luis Cláudio ; SILVA, Julio Guilherme ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale . Paraparesia espástica tropical - mielopatia associada ao vírus HTLV I: possíveis estratégias cinesiológicas para a melhora dos padrões de marcha em pacientes sintomáticos.. Revista de Neurociências , São Paulo, v. 14, n.3, p. 153-160, 2006.
-
ORSINI, Marco Antonio ; MELLO, Hugo Leonardo ; SILVA, Johnatas ; MARQUES, Juliana ; ANTONIOLI, Reny ; PORTELLA, Cláudio Elídio ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale . Aspectos neurológicos da Doença de Hirayama. Neurociências (Atlântica Editora) , Rio de Janeiro, v. 3, p. 204-208, 2006.
-
MACHADO, Ricardo ; BARRETO, Henrique Jatobá ; TORRES, Marcelo ; MIANA, Luís ; ORSINI, Marco Antonio ; CHAVES, Christianne Pereira Giesbrecht ; SILVA, Júlio Guilherme ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale . Funcionalização proprioceptiva nas entorses de tornozelo em atletas de basquete: uma atualização da literatura.. Fisioterapia Ser , Rio de Janeiro, v. 1, n.4, p. 254-256, 2006.
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vae ; SILVA, Paulo Alberto Porto ; ANDRADE, Ubiratã Fonseca de ; SILVA, Júlio Guilherme ; FURTADO, Vernon ; RIBEIRO, Pedro . Diferenças Sexuais encefálicas e níveis de atenção em homens e mulheres. Fitness & Performance Journal (Online) , Rio de janeiro - Brasil, v. 4, n.4, p. 232-235, 2005.
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; CUNHA, Marlo ; CAGY, Maurício ; PIEDADE, Roberto ; RIBEIRO, Pedro . Efeitos do Bromazepam observados pela eletroencefalografia quantitativa (EEGq)durante a prática de datilografia.. Arquivos de Neuro-Psiquiatria , Rio de Janeiro - Brasil, v. 63, p. 452-458, 2005.
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; CUNHA, Marlo ; PORTELLA, Claudio Elídio ; CAGY, Maurício ; PIEDADE, Roberto ; RIBEIRO, Pedro . Medidas eletroencefalográficas durante a aprendizagemde tarefa motora sob o efeito do Bromazepam. Arquivos de Neuro-Psiquiatria , São Paulo, v. 63, n.2, p. 443-451, 2005.
-
BRITO, A. K. A. (Org.) ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra (Org.) . Contextualizando temas da Educação Física. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2023. v. 1. 194p .
-
MACHADO, DIONIS C. D. ; ROSSI, FABRICIO EDUARDO ; RIBEIRO, S. L. G. . Interação entre o Departamento de Educação Física (Centro de Ciências da Saúde / UFPI) e o ecossistema esportivo brasileiro: cases de sucesso e o que ainda está por vir. In: João Gustavo de Oliveira Claudino. (Org.). Ecossistema de Inovação na área da Educação Física e Esporte: desafios e perspectivas. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2023, v. , p. 90-92.
-
Gomes, Samarah Fagundes de Almeida ; Pinheiro, Anne Gabrielle da Silva ; Ribeiro, Janaíne de Siqueira ; Martins, Pedro Vitor Goulart ; Costa, Marilia Lima ; Ferreira, Juliana Alves ; Vasconcelos, Andréia Coelho de ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Serafim, Gisella Maria Lustosa ; Mangueira, Nilton Maciel ; Rodrigues, Glauco Lima ; Vilela, Daisy de Araújo . CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE. In: Ana Grasielle Dionísio Corrêa. (Org.). Fisioterapia e Terapia Ocupacional: Promoção & Prevenção e Reabilitação 3. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. , p. 82-90.
-
Rodrigues, Janete de Páscoa ; Silva, Ingrid Lohayne Lima ; Silva, Francisco Elismar da ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; RIBEIRO, SÉRGIO LUIZ GALAN . A EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE ESTILO DE VIDA E SAÚDE ENTRE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA/PI. In: José Carlos de Sousa; Fábio Soares da Costa. (Org.). EDUCAÇÃO FÍSICA:pesquisas e reflexões no contexto escolar. 1ed.Parnaíba: Even3 Publicações, 2021, v. , p. 241-260.
-
Lima, Raylane Virginia Venancio Ferreira ; Brito, Antonia Shirley Ferreira dos Santos ; Lélis, Antonia Sandra Veras ; Dutra, Dionis de Castro . Direita ou esquerda? Como está sua lateralidade? ¿ Um estudo envolvendo acadêmicos do curso de pedagogia da UFPI. Série Educar- Volume 16 ¿ Ensino Superior. 16ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. , p. 153-.
-
SOUZA, L. B. A. ; VILELA, I. P. A. ; MESQUITA, J. V. ; SANTANA, C. H. S. ; BRAGA, J. M. ; PRADO, L. X. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; VILELA, D. A. . Fragilidade em idosos segundo classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde. In: Fabiana Coelho Couto Rocha Corrêa Ferrari. (Org.). Fisioterapia na atenção à saúde 3. 1ed.Ponta Grossa: Athena Editora, 2020, v. , p. 127-135.
-
CARVALHO, F. A. F. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Efeitos do método de facilitação neuromuscular proprioceptiva em pacientes acometidos por hemiparesia. In: Ana Vannise de Melo Gomes; Paloma Vanessa Coelho Campos; Rauirys Alencar de Oliveira. (Org.). Atualizações do conhecimento científico: evidências em fisioterapia clínica. 1ed.São Paulo: Garcia Edizioni, 2018, v. , p. 125-.
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale . Hidroterapia em reabilitação neurológica. Reabilitação nas doenças neuromusculares:abordagem interdisciplinar. 1ed.Rio de Janeiro: GEN, 2012, v. , p. 252-259.
-
BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; Sergio Eduardo de Carvalho Machado ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; ORSINI, Marco . O futuro próximo em reabilitação neurológica: o que será possível?. Reabilitação nas doenças neuromusculares:abordagem interdisciplinar. 1ed.Rio de Janeiro: GEN, 2012, v. , p. 335-343.
-
ORSINI, Marco ; Mello MP ; BASTOS, Victor Hugo ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Reabilitação funcional nas atrofias musculares espinhais. Reabilitação nas doenças neuromusculares:abordagem interdisciplinar. 1ed.Rio de Janeiro: , 2012, v. , p. 163-166.
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Atuação da fisioterapia na equipe interdisciplinar destinada ao apoio de adolescentes carentes - Projeto Ser menina. In: III Congresso Brasileiro Acadêmico de Fisioterapia, 1998, São Paulo. Atuação da fisioterpia na equipe interdisciplinar destinada ao apoio de adolescentes carentes - Projeto Ser menina, 1998.
-
Almerinda Carvalho Sousa ; Danilo da Silva Costa ; Joao Lopes de Miranda Neto ; Luís Carlos da Silva ; Simone Carvalho Rodrigues ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . NÍVEL DE SATISFAÇAO COM A IMAGEM CORPORAL E ASPECTOS ÉTNICO-RACIAIS. In: SIMPARFOR, 2023, Batalha. SIMPARFOR. Teresina: EDUFPI, 2023. v. 14. p. 56-56.
-
Natalyanne Alves da Silva ; MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA . EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A REALIDADE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE URUÇUÍ-PI. In: SIMPARFOR, 2022, Uruçuí. Seminário Interdisciplinar do PARFOR UFPI - Anais do XII SIMPARFOR. Teresina: EDUFPI, 2022. v. 12. p. 84-84.
-
Kelly Cristina Carvalho Siqueira ; Dutra, Dionis de Castro . EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO À DANÇA: DADOS PRELIMINARES DE UM ESTUDO COM PROFESSORES DE URUÇUÍ-PI. In: SIMPARFOR, 2022, Uruçuí. Seminário Interdisciplinar do PARFOR UFPI - Anais do XII SIMPARFOR. Teresina: EDUFPI, 2022. v. 12. p. 37-37.
-
Karine Araújo de Freitas ; MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA . PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE URUÇUÍ-PI EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE URUÇUÍ-PI. In: SIMPARFOR, 2022, Uruçuí. Seminário Interdisciplinar do PARFOR UFPI - Anais do XII SIMPARFOR. Teresina: EDUFPI, 2022. v. 12. p. 42-42.
-
TRAJANO, L. V. L. ; VIANA, R. C. ; OLIVEIRA JUNIOR, P. R. M. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . EFEITO DA ASSOCIAÇÃO DO ONDAS CURTAS À ATIVIDADE DE FLEXIBILIDADE POR FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA. In: 11º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA, 2019, Salvador-BA. ANAIS DO 11º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA REVISTA BRASILEIRA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO, 2019.
-
TRAJANO, L. V. L. ; ARAUJO, L. A. ; MANGABEIRA, V. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, P. R. M. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . EFEITOS DO MÉTODO WATSU NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM LOMBALGIA CRÔNICA NÃO-ESPECIFICA: RESULTADOS PRELIMINARES. In: 10º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA, 2018, Fortaleza, CE. REVISTA BRASILEIRA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO, 2018.
-
MACHADO, DIONIS C. D. ; MENESES, H. T. S. ; MAGALHÃES, FRANCISCO ELEZIER XAVIER ; ORSANO, V. S. M. . EFEITO DE 2 PROTOCOLOS DE ALONGAMENTO SOBRE A FLEXIBILIDADE E DESEMPENHO NO SALTO VERTICAL. In: Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2018, Belo Horizonte. Anais do Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2018. v. 2.
-
ROCHA, R. B. ; SILVA, K. S. ; VERAS, I. S. ; SILVA, J. S. ; Alves, GVS ; CARNEIRO, E. M. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Avaliação da satisfação e qualidade de vida dos usuários do serviço escola de fisioterapia da UFPI Parnaíba. In: V COPISP, 2016, Parnaíba. V COPISP, 2016. v. 15. p. 317-318.
-
SILVA, K. S. ; PESSOA, A. B. ; Leena Thais Lima Cardoso Camberimba ; ROCHA, R. B. ; BRANDAO, C. C. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Um estudo da efetividade da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) na lombalgia: revisão integrativa. In: II CONFISIO, 2014, Parnaíba. II CONFISIO. Fortaleza, 2014. v. 3. p. 40.
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Juliana Câmara ; Luciana Rodrigues ; Rosana Alves ; Waléria Gonzalez . Fisioterapeuta na equipe interdisciplinar. In: II Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, 2010, Belo Horizonte. II Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, 2010.
-
SILVA, F. W. F. E. ; CARVALHO, KAROLINE BARBOSA DE ; MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA . Avaliacao dos síntomas miccionais en mulheres practicantes de diferentes modalidades de exercicios físicos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Mário Gultierres Da Silva Sousa ; Anakiel Rodrigues dos Santos ; João Victor Moraes Lima ; Emily Rodrigues Lopes ; MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA ; Paula Alves Monteiro Parmezzani . Influência da prática de atividade física moderada e vigorosa na qualidade do sono em atletas iniciantes de esgrima. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
João Victor Moraes Lima ; LUIS EDUARDO LIMA SANTOS ; MARIA APARECIDA FERNANDES DA PAZ ; MARCOS VINÍCIUS LIMA SANTOS ; SAMILLA LARISSE SANTOS SOUSA ; MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA . HEALTH HISTORY FOR SAFE EXERCISE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, F. W. F. E. ; MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA . Incidência de Sintomas Miccionais em Mulheres Praticantes de Diferentes Modalidades de Exercícios Físicos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Natalyanne Alves da Silva ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE URUÇUÍ-PI EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE URUÇUÍ-PI. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Kelly Cristina Carvalho Siqueira ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO À DANÇA: DADOS PRELIMINARES DE UM ESTUDO COM PROFESSORES DE URUÇUÍ-PI .. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Karine Araújo de Freitas ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE URUÇUÍ-PI. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . 'Ética e Deontologia em Fisioterapia: código ético profissional e órgãos de classe. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRAJANO, L. V. L. ; VIANA, R. C. ; OLIVEIRA JUNIOR, P. R. M. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . EFEITO DA ASSOCIAÇÃO DO ONDAS CURTAS À ATIVIDADE DE FLEXIBILIDADE POR FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARIZ, H. N. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, P. R. M. ; VIEIRA, C. E. N. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Autoimagem corporal de atletas fisiculturistas do sexo masculino na cidade de Teresina-PI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA JUNIOR, P. R. M. ; MANGABEIRA, V. S. ; ARAUJO, L. A. ; SILVA, D. V. E. ; NUNES, R. A. O. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Efeitos do método Watsu em pacientes com lombalgia crônica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TRAJANO, L. V. L. ; Liviane Alves de Araújo ; MANGABEIRA, V. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, P. R. M. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Efeitos do Método Watsu na Qualidade de Vida de Pacientes com Lombalgia Crônica Não-Especifica: Resultados Preliminares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Regeneração de estrias por meio da corrente direta. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Fisioterapia na Saúde da Mulher. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Repercussões corticais da imobilização e estratégias terapêuticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Organização / estrutura do curso de Fisioterapia da UFPI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Os benefícios da Hidroterapia no tratamento de pacientes com fibromialgia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; HUGO DO VALE BASTOS, VICTOR . Mini Curso: Produção de artigos científicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NUNES, R. A. O. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; PASSOS, V. . Avanços da Fisioterapia Aquática (Mesa Redonda). 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Hidroterapia no paciente neurológico: viabilidades e limitações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Daniel Jopert ; ORSINI, Marco Antonio ; Nelson Kale Júnior ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; CALHEIROS, M. ; GONCALVES, M. ; Braz MA ; Carlos Henrique Melo Reis ; Antônio Marcos da Silva Catharino . Escalas ASIA e SCIM como indicadores clínicos e funcionais em pacientes vítimas de traumatismo raquemedular na fase de cuidado hospitalar.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Daniel Jopert ; ORSINI, Marco Antonio ; Mello MP ; GONCALVES, M. ; MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; BASTOS, Victor Hugo Do Vale ; Braz MA ; Nelson Kale Júnior . Aplicação Clínica neurodinâmica no tratamento dos distúrbios sensitivos em vítimas de traumatismo raquimedular com diagnóstico de síndrome centromedular: estudo de 3 casos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Juliana Câmara ; Luciana Rodrigues ; Rosana Alves ; Waléria Gonzalez . Fisioterapeuta na equipe interdisciplinar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Juliana Câmara ; Luciana Rodrigues ; Rosana Alves ; Waléria Gonzalez . Atuação interdisciplinar: programa de reabilitação baseada na comunidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; Juliana Bittencourt . Fisioterapia na incontinência urinária masculina pós prostatectomia radical. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Hidroterapia: da estrutura do setor aos benefícios para o paciente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Efeitos da cafeína na atividade elétrica cortical durante prática motora. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Avaliação Ergonômica do Posto de Trabalho do Cirurgião Dentista. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Projeto ser menina: a fisioterapia na equipe interdisciplinar destinada ao apoio de adolescentes carentes. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Netter Anatomia Clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. (Tradução/Livro).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Cinesiologia do aparelho musculo-esquelético. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011 (Revisão científica).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Avaliação Ortopédica - David Magee. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011 (Revisão científica).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Avaliação Ortopédica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. (Tradução/Livro).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . CINESIOLOGIA DO APARELHO MUSCULOESQUELÉTICO. Elsevier, 2011. (Tradução/Livro).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Fisioterapia Essencial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 (Revisão científica).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Trilhos Anatômicos ? Myers ? 2ª edição.. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 (Revisão científica).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Agentes Físicos na Reabilitação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009 (Revisão científica).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Reabilitação Neurológica - Umphred et al. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009 (Revisão científica).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Diagnóstico Diferencial em Fisioterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009 (Revisão científica).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Eletroterapia Explicada ? Princípios e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009 (Revisão científica).
-
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Netter Atlas de Neurociências. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009 (Revisão científica).
Outras produções
MACHADO, DIONIS C. D. ; BRITO, A. K. A. . UFPI realiza ação pelo Dia do Profissional de Educação Física. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA ; ROLF, M. . Prevenção e combate ao incêndio. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MACHADO, DIONIS CASTRO DUTRA ; PARMEZANNI, S. ; ROSSI, P. A. Q. ; SILVA, M. F. L. ; BRITO, N. R. L. . Iniciação ao Esporte Paraolímpico. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Caderno de textos - PARFOR (Primeiros Socorros). 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernodetextos).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; NOGUEIRA, T. A. . Caderno de textos - PARFOR (Educação Física Adaptada). 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernodetextos).
MACHADO, DIONIS C. D. ; ROSSI, F. E. ; BRITO, A. K. A. ; RIBEIRO, SERGIO LUIZ GALAN ; Janete de Páscoa Rodrigues . Elaboração do projeto pedagógico do curso de Educação Física. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernodetextos).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Curso Básico de Eletroterapia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Caderno de textos - PARFOR (Motricidade e escola). 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de textos).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Curso de Eletroterapia Sensorial e Motora. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Atuação fisioterapêutica no Fibro Edema Geloide. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Caderno de textos - PARFOR (Metodologia da Pesquisa). 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos de textos).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Caderno de textos - PARFOR (Biomecânica). 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de textos).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Introdução à Fisioterapia Aquática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; FARIAS, F. F. ; GOUVEIA, SAMARA SOUSA VASCONCELOS . Coletânea - artigos em Fisioterapia. 2015. (Editoração).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; FARIAS, F. F. ; GOUVEIA, SAMARA SOUSA VASCONCELOS . Coletânea - artigos em Fisioterapia. 2015. (Editoração).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; HUGO DO VALE BASTOS, VICTOR . Produção de Artigo Científico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; GOUVEIA, SAMARA SOUSA VASCONCELOS ; HUGO DO VALE BASTOS, VICTOR . Coletânea - artigos em Fisioterapia. 2014. (Editoração).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra ; GOUVEIA, SAMARA SOUSA VASCONCELOS ; BASTOS, Victor Hugo . Coletânea - artigos em Fisioterapia. 2014. (Editoração).
MACHADO, Dionis de Castro Dutra . Coletânea-Artigos em Fisioterapia. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Coletânea).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Comportamento motor e funcionalidade, Descrição: Objetivo: A linha de pesquisa em Comportamento Motor e Funcionalidade tem como foco o estudo das habilidades motoras, dos processos subjacentes ao controle motor e da funcionalidade humana em diferentes contextos e fases da vida. Esta área busca compreender como os indivíduos desenvolvem, executam e adaptam seus movimentos, considerando fatores como desenvolvimento motor, aprendizagem, envelhecimento, patologias e intervenções específicas. Os estudos dessa linha investigam, por exemplo, o impacto de condições neurológicas, ortopédicas e metabólicas na capacidade funcional, além de explorar estratégias de reabilitação e prevenção de disfunções motoras. Para isso, utilizam abordagens multidisciplinares que combinam conhecimentos da biomecânica, neurociências, fisiologia e psicologia. Entre os principais objetivos da linha de pesquisa estão: Avaliar os padrões de movimento e desempenho funcional em diferentes populações (crianças, adultos, idosos, atletas, pessoas com deficiências ou doenças crônicas); Identificar fatores que influenciam a coordenação motora, a postura e o equilíbrio; Desenvolver tecnologias e métodos inovadores para avaliação e intervenção funcional; Promover o bem-estar e a qualidade de vida, com ênfase na recuperação de funções motoras e na otimização do desempenho físico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Dionis de Castro Dutra Machado - Integrante / Janaína de Moraes Silva - Coordenador / Amanda Virgínia Teles Rocha - Integrante / Joaquim Ruan do Nascimento - Integrante / Tassiane Maria Alves Pereira - Integrante / Angelo Eduardo Vasconcelos Guimarães - Integrante.
-
2024 - Atual
Efeitos de modalidades de exercícios físicos para a saúde da mulher, Descrição: As mulheres apresentam desvantagens em muitos aspectos, como a questão de poder social e econômico, fato que limita seu acesso às necessidades da vida, especialmente no que tange à saúde. Nos países em desenvolvimento, o nível de desvantagem é ainda maior e tem impacto adverso em sua saúde. As ações que visem promover o bem-estar físico e mental das mulheres constituem relevante ferramenta nas políticas públicas voltadas para a saúde feminina. A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) é uma abordagem promissora na fisioterapia, mostrando benefícios em força e mobilidade em idosas. Já o Pilates consiste em exercícios físicos direcionados para fortalecimento muscular, melhora da flexibilidade e da postura, além de redução do estresse; mostrando-se eficaz em diversas condições da saúde feminina. O projeto visa investigar os efeitos das modalidades (FNP e Pilates), em mulheres nas mais diferentes fases da vida, bem como em relação às diversas condições de saúde. Os efeitos em curto, médio e longo prazo serão investigados nas diferentes propostas que compõem o projeto. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Dionis de Castro Dutra Machado - Coordenador / Andrei Iago Gonçalves Viana Soares Feitosa - Integrante / Janaína de Moraes Silva - Integrante / Nayara Sâmia Vaz Borges de Sousa - Integrante / Felipe Henrique de Araújo Costa - Integrante / Amanda Virgínia Teles Rocha - Integrante.
-
2024 - Atual
CONHECIMENTO DO HISTÓRICO DE SAÚDE EM UNIVERSITÁRIOS COMO FERRAMENTA PARA PRÁTICA SEGURA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, Descrição: A prática regular de exercício físico é essencial para a qualidade de vida do ser humano, haja vista que seus benefícios estão bem descritos na literatura científica. Em universitários, percebe-se que a inatividade física é frequente, visto que as atividades acadêmicas geralmente exigem muito tempo sentado, contribuindo para o sedentarismo. A prática de exercícios físicos para este público é incentivada como forma de promover e manter os níveis de saúde física e mental dentro dos parâmetros desejados. No entanto, alguns estudantes apresentam problemas prévios de saúde, como doenças cardíacas e respiratórias que podem exigir ajustes na prescrição dos exercícios físicos. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar a frequência de doenças e/ou problemas relacionados à saúde de universitários do curso de Educação Física da UFPI para discutir aspectos relacionados à prática segura dos exercícios físicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Dionis de Castro Dutra Machado - Coordenador / Wenner Pires Ferreira - Integrante / João Victor Moraes Lima - Integrante / Maria Vitória Araujo Silva - Integrante / Andrei Iago Gonçalves Viana Soares Feitosa - Integrante.
-
2022 - 2023
Incidência de sintomas miccionais em mulheres praticantes de diferentes modalidades de exercícios físicos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dionis de Castro Dutra Machado - Coordenador / CARVALHO, KAROLINE BARBOSA DE - Integrante / Francisco Willian Feitosa e Silva - Integrante.
-
2021 - Atual
Efeitos do exercício físico, estimulação sensorial e terapia manual sobre a funcionalidade de atletas e não-atletas, Descrição: O projeto tem por objetivo investigar a repercussão da aplicação de diferentes modalidades (exercício físico, estimulação sensorial e terapia manual) na funcionalidade. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Dionis de Castro Dutra Machado - Coordenador / Fabrício Eduardo Rossi - Integrante / João Gustavo de Oliveira Claudino - Integrante / Paula Alves Monteiro Parmezanni - Integrante.
-
2017 - 2018
O uso de smartphones e suas repercussões posturais na coluna cervical, Descrição: O uso inadequado de smartphones e similares tem influenciado no desenvolvimento de alterações posturais.Os atuais aparelhos de telefonia vêm munidos de recursos que os tornam de primeira necessidade e, por esta razão, muitos usuários tornam-se dependentes de realizarem suas tarefas via aparelho, diante a praticidade e agilidade que estes oferecem. Nas posições de pé e ou em sedestação, com o manuseio do aparelho por longos períodos, costuma haver um desalinhamento da postura ideal que altera centro de gravidade corporal. Esse desequilíbrio constante gera dor e deformidades, podendo com o avançar da idadeconcorrer para restrição da capacidade funcional. O desajuste anatômico inicia-se pela coluna cervical em razão da busca constante pelo campo de visão da tela do aparelho em mãos e em manuseio. As alterações anatômicas ocasionadas na região cervical desencadeiam compensações das cinturas adjacentes, que por sua vez causam desajustes e repercussões corporais. O objetivo da pesquisa será identificar as consequências do uso deste tipo de tecnologia para os usuários em relação à coluna cervical. A coleta de dados contará com o registro fotográfico para análise das posturas estáticas e o software SAPO será utilizado para proceder a avaliação postural dos voluntários da pesquisa. Os dados referentes ao tempo de uso de smartphones será correlacionado às alterações posturais da região cervical.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Dionis de Castro Dutra Machado - Coordenador / Adelino Fernandes Oliveira - Integrante / Rodrigo Stéfano de França Costa - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2017 - Atual
Efeito agudo da estimulação sensorial associada à terapia manual no controle postural e sensibilidade plantar de idosos, Descrição: Participarão da pesquisa 30 idosos de ambos os sexos que sejam capazes de caminhar de forma independente e não apresentem lesões recentes nos membros inferiores e não serão incluídos aqueles com histórico de doenças cerebelares, vestibulares, presença de lesões cutâneas nos pés e lesões graves nos membros inferiores. Os participantes receberão aleatoriamente estimulação sensorial real associada à terapia manual (SRTM) e estimulação sensorial simulada associada a terapia manual (SSTM) em dias separados. Será avaliada a sensibilidade plantar e o controle postural antes (PRÉ-intervenção) e após a intervenção (PÓS-intervenção). O estudo tem por objetivo avaliar o efeito agudo da estimulação sensorial plantar com uso da TENS associada à massagem manual no controle postural e sensibilidade plantar de idosos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dionis de Castro Dutra Machado - Coordenador / Cristiana Maria dos Santos - Integrante.
-
2015 - 2016
Análise eletroencefalográfica das repercussões corticais decorrentes da imobilização da mão dominante, Descrição: O estudo permitiu identificar alterações corticais precoces decorrentes da imobilização da mão dominante de voluntários jovens e saudáveis. Igualmente oportunizou o entendimento de modalidades terapêuticas a serem inseridas previamente às alterações funcionais decorrentes da imobilização.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dionis de Castro Dutra Machado - Coordenador / TEIXEIRA, SILMAR - Integrante / Alair Pedro Ribeiro de Souza e Silva - Integrante / Victor Hugo Bastos - Integrante / jadna helena dos santos frança - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2014 - 2015
Efeito do alongamento por FNP associado a modalidades de termoterapia, Descrição: Projeto selecionado para Iniciação Científica Voluntária, contando com a participação de um aluno de graduação e um técnico administrativo Fisioterapeuta.Teve por objetivo avalia os efeitos agudos e crônicos do ondas curtas e do ultrassom sobre a flexibilidade dos isquitibiais em voluntários saudáveis. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dionis de Castro Dutra Machado - Coordenador / Ester Martins Carneiro - Integrante / Daniel Alves Costa - Integrante.
-
2013 - 2014
Procedimentos de análise da potência absoluta em Beta nos eletrodos de áreas frontais em diferentes condições de realização e observação do movimento., Descrição: Projeto vinculado ao Programa Jovens Talentos para a Ciência da CAPES. Teve por objetivo permitir a inserção precoce de aluno selecionado pelo programa em atividades de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dionis de Castro Dutra Machado - Coordenador.
-
2012 - 2014
Análise das variações eletroencefalográficas associadas à execução e observação do movimento., Descrição: O projeto consistiu na análise da atividade elétrica cortical mediante captação por EEG em voluntários saudáveis durante a realização e observação do movimento utilizado em modalidades terapêuticas da Fisioterapia. O projeto integrou o programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV) da UFPI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Dionis de Castro Dutra Machado - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4
-
2012 - 2013
VERIFICAÇÃO DA RESPOSTA DE REGENERAÇÃO DE ESTRIAS ATRÓFICAS À GALVANOTERAPIA COM PUNTURAÇÃO PERPENDICULAR E TRANSVERSAL, Descrição: Trata-se de um ensaio clínico randomizado no qual 30 sujeitos do sexo feminino com idade entre 18 e 25 anos serão alocados em três grupos: controle (GC), galvanopuntura (GG)e placebo (GP). Cada sujeito será avaliado usando instrumentos específicos para avaliação das estrias de distensão e receberão dez sessões de atendimento (uma por semana), com exceção ao GC o qual passará por uma avaliação inicial e final somente. As estrias de distensão da região glútea serão tratadas por meio da corrente galvânica no GG usando duas modalidade de punturação e no GP serão utilizados os mesmos procedimentos do GG, porém não haverá passagem da corrente elétrica (intensidade zero). Os dados identificados na avaliação inicial serão comparados aos dados da avaliação final e serão comparados os resultados obtidos quanto à resposta de regeneração das estrias de distensão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Dionis de Castro Dutra Machado - Coordenador / Samanta Kariella Silva Figueiredo - Integrante / Samara Dayana Silva de Moura - Integrante.
-
2012 - 2013
COMPARAÇÃO DOS EFEITOS DO ALONGAMENTO DOS MÚSCULOS ISQUIOTIBIAIS PELA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA (FNP) ASSOCIADO À CRIOTERAPIA E A TERAPIA POR ULTRASSOM, Descrição: 60 sujeitos saudáveis, porém com retração dos músculos isquiotibiais do lado dominante serão alocados em 4 grupos. Um grupo funcionará como controle, não receberá intervenção fisioterapêutica, mas será orientado quanto à condição que apresenta. Os três grupos restantes serão tratado por meio de exercícios de flexibilidade envolvendo o alongamento por facilitação neuromuscular proprioceptiva, sendo que: um grupo receberá somente os exercícios, outro grupo receberá os exercícios e crioterapia e outro grupo receberá os exercícios e terapia por ultrassom. Pretende-se comparar o efeito dos exercícios na condição de retração muscular, bem como a adição de terapias coadjuvantes (frio e calor)ao exercício proposto (alongamento dos músculos isquiotibiais).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Dionis de Castro Dutra Machado - Coordenador / Victor Hugo do Vale Bastos - Integrante / Francisco Elezier Xavier Magalhães - Integrante / Arlindo Rodrigues de Mesquita Junior - Integrante / Harnolds Tyson de Sousa Meneses - Integrante.
-
2010 - 2012
ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ELETROFISIOLÓGICAS ASSOCIADAS À EXECUÇÃO E OBSERVAÇÃO DO MOVIMENTO, Descrição: Este estudo tem por finalidade investigar as alterações neuronais detectadas pelo uso da eletroencefalografia quantitativa (EEGq) produzidas pela execução do movimento em diferentes condições e pela observação do movimento. Para tal foi selecionada a prática do ato motor de extensão do punho direito que será realizada de modo passivo, ativo, eletroestimulado, associando eletroestimulado e ativo, bem como será observado o movimento em um vídeo que será apresentado aos sujeitos. Ampla é a literatura quanto ao córtex cerebral, especialmente quanto sua modificação em aspectos diversos durante os mecanismos de aprendizagem. Entretanto, questiona-se o fato de haver ou não modificação cortical durante a prática em questão. A captação dos dados será feita pelo BNT 36.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Dionis de Castro Dutra Machado - Coordenador / Victor Hugo do Vale Bastos - Integrante / Roberto Airton Piedade - Integrante / Pedro Ribeiro - Integrante.
-
2010 - 2011
AVALIAÇÃO DO RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS PORTADORES DE OSTEOARTRITE DE JOELHO E LOMBALGIA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Dionis de Castro Dutra Machado - Coordenador.
-
2004 - 2006
ATIVIDADE ELETRENCEFALOGRÁFICA NA BANDA ALFA ASSOCIADA À PRÁTICA MOTORA SOB EFEITO DO BROMAZEPAM, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Dionis de Castro Dutra Machado - Coordenador / Victor Hugo do Vale Bastos - Integrante / Marlo Marques da Cunha - Integrante / Roberto Airton Piedade - Integrante / Pedro Ribeiro - Integrante / Maurício Cagy - Integrante.
Prêmios
2018
Patronesse e Nome de turma - Fisioterapia 2018.1, UFPI.
2017
Patronesse da turma de Fisioterapia concludente em 2017.1, UFPI.
2017
Paraninfa da turma de Fisioterapia 2017.2, UFPI.
2016
Professora homenageada turma de Fisioterapia 2016.2, UFPI.
2016
3º Lugar Pôster: Avaliação do risco de desenvolvimento de lesão por pressão em idosos institucionalizados, CONAFISIO.
2015
Paraninfa da turmado curso de Fisioterapia em 2015.1, UFPI.
2015
Professora homenageada turma 2015.2, UFPI.
2015
5º Lugar Tema Livre Oral: Fisioterapia Aquática para pacientes com lombalgia crônica inespecífica: um estudo piloto sobre dor e funcionalidade, CAPACITAR.
2014
Professora homenageada turma 2014.1, UFPI.
2013
Paraninfa da turma 2013.2 do curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Piauí.
2013
1º Lugar Tema Livre Oral: Medidas eletroencefalográficas durante o gesto motor de alimentação, UESPI.
2013
3º Lugar Tema Livre Oral: Alterações da banda alfa do eletroencefalograma na potência absoluta durante condições de treino mental, ativação do sistema de neurônios espelho e prática do gesto motor, UESPI.
2006
Professora Homenageada, FESO.
2005
Medalha Jubileu de Ouro, Associação dos Ex-Combatentes do Brasil.
2005
Professora Homenageada, FESO.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educacao Fisica. , Avenida Raul Lopes, 1971, Fátima, 64049548 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32155860
Experiência profissional
2023 - Atual
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada I, Regime: Dedicação exclusiva.
2021 - 2023
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Chefe do Departamento de Educação Física
2021 - 2021
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora de Programas e Cursos de Formação Profissional e Políticas Sociais/PREXC (substituição em razão das férias da titular).
2021 - 2021
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro da Comissão de seleção para tutor do grupo PET História - Portaria PREXC-UFPI nº04/2021
2021 - 2021
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro da comissão avaliadora das propostas submetidas ao Edital PIBEX/2021
2019 - 2021
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2019
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40
2015 - 2017
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40
2014 - 2015
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40
2012 - 2014
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campos Ministro Petrônio Portella.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
-
12/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Campos Ministro Petrônio Portella, Departamento de Educação Física.,Linhas de pesquisa
-
06/2021
Direção e administração, Campos Ministro Petrônio Portella, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Educação Física.
-
01/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Campos Ministro Petrônio Portella.,Linhas de pesquisa
-
01/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Campos Ministro Petrônio Portella.,Linhas de pesquisa
-
08/2017
Extensão universitária , Campus Ministro Reis Velloso, Curso de Bacharelado em Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora da Liga Acadêmica de Fisioterapia Dermato-funcional do Piauí.
-
05/2019 - 08/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campos Ministro Petrônio Portella.,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão para elaboração da APCN do Mestrado em Educação Física.
-
08/2019 - 09/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educacao Fisica.,Cargo ou função, Presidente da Comissão para elaboração do PPC de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado).
-
12/2020 - 06/2021
Direção e administração, Campos Ministro Petrônio Portella, Departamento de Educação Física.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Educação Física.
-
07/2019 - 12/2020
Direção e administração, Campos Ministro Petrônio Portella.,Cargo ou função, Subcoordenadora do Curso de Educação Física.
-
07/2019 - 12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campos Ministro Petrônio Portella.,Cargo ou função, Vice-presidente do colegiado do curso de Educação Física.
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da pesquisa, Motricidade e escola, Primeiros socorros, Seminário de pesquisa
-
09/2019 - 11/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, Membro de comissão de sindicância (portaria 35/2019).
-
07/2019 - 11/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campos Ministro Petrônio Portella.,Cargo ou função, Membro da Comissão Interna do CCS para elaboração do PDI.
-
10/2018 - 11/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campos Ministro Petrônio Portella, Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários.,Cargo ou função, Presidente de comissão de sindicância (portaria 16/2018).
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Motricidade e escola, Seminário de pesquisa, Metodologia da pesquisa científica, Primeiros socorros
-
04/2019 - 05/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campos Ministro Petrônio Portella.,Cargo ou função, Membro da comissão eleitoral para escolha da Chefia do Departamento de Educação Física.
-
05/2013 - 08/2018
Direção e administração, Campus Ministro Reis Velloso, Curso de Bacharelado em Fisioterapia.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de Fisioterapia.
-
05/2013 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ministro Reis Velloso.,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental do CMRV.
-
05/2013 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ministro Reis Velloso, Curso de Bacharelado em Fisioterapia.,Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante.
-
05/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Motricidade e escola
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em fisioterapia preventiva, Ética e deontologia, Fisioterapia dermatofuncional, Imaginologia, Trabalho de conclusão de curso
-
06/2012 - 05/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Ministro Reis Velloso.,Linhas de pesquisa
-
02/2013 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ministro Reis Velloso, Curso de Bacharelado em Fisioterapia.,Cargo ou função, Membro da comissão de normatização de trabalho de conclusão de curso.
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em fisioterapia preventiva, Ética e deontologia, Fisioterapia dermato-funcional, Informática na saúde, Trabalho de conclusão de curso
-
08/2016 - 08/2017
Extensão universitária , Campus Ministro Reis Velloso, Curso de Bacharelado em Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora da Liga Acadêmica de Fisioterapia na Saúde da Mulher.
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de introdução ao curso, Fisioterapia dermato-funcional, Trabalho de conclusão de curso
-
01/2016 - 03/2017
Serviços técnicos especializados , COPESE.,Serviço realizado, Elaborador de questões do processo seletivo da Residência Multiprofissional em Saúde da Família.
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia dermato-funcional, Seminário de introdução ao curso, Estágio em fisioterapia preventiva, Trabalho de conclusão de curso
-
07/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ministro Reis Velloso.,Cargo ou função, Membro da comissão de ensino para criação da UFDPar.
-
01/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ministro Reis Velloso.,Cargo ou função, Delegada do Congresso Estatuinte (representante do CMRV).
-
01/2014 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ministro Reis Velloso.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa.
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia dermato-funional, Seminário de introdução ao curso, Estágio em fisioterapia preventiva, Trabalho de conclusão de curso
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Inserção da Fisioterapia na Comunidade e a Ética Profissional
-
05/2016 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campos Ministro Petrônio Portella.,Cargo ou função, Membro da comissão eleitoral (Eleições para reitor e vice-reitor - CMRV).
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia geral, Seminário de introdução ao curso, Trabalho de conclusão de curso
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia geral, Seminário de introdução ao curso, Trabalho de conclusão de curso
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioética, Fisioterapia geral, Seminário de introdução ao curso, Trabalho de conclusão de curso
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia geral, Seminário de introdução ao curso, Trabalho de conclusão de curso
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia geral, Seminário de introdução ao curso, Fisioterapia estética e dermatológica, Estágio supervisionado I, Trabalho de conclusão de curso
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia geral, Ética e deontologia, Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia, Estágio supervisionado I, Trabalho de conclusão de curso
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia geral, Estágio supervisionado I, Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia, Trabalho de conclusão de curso
-
04/2012 - 07/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia geral, Epidemiologia, Nutrição, Semiologia funcional
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia, Fisioterapia Geral, Nutrição, Semiologia funcional
2017 - Atual
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª RegiãoVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Delegada, Carga horária: 2
Atividades
-
04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, CREFITO-14(PI).,Cargo ou função, Membro da comissão de ética.
2010 - 2011
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JKVínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações:
Selecionada por concurso público com prova didática e análise de currículo
Atividades
-
04/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Departamento de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão Universitária Papo de Mulher (colaboradora).
-
03/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Departamento de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão- Prevenção do Câncer de Mama-quem ama se cuida e se toca (colaboradora).
-
04/2010 - 06/2011
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Movimento e Desenvolvimento Humano II; Cinesioterapia; Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia e Estágio Supervisionado (ambulatorial e PSF)
-
04/2010 - 06/2010
Extensão universitária , Departamento de Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Projeto Melhor Idade: curso de capacitação para cuidadores de idosos (colaboradora).
2010 - 2015
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Aluna de mestrado e doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
2008 - 2010
Consultório de FisioterapiaVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 8
Outras informações:
Atendimento nas áreas de Correção Postural, Fisioterapia dermato-funcional e uro-ginecologia.
2007 - 2010
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 24
Outras informações:
Atendimento a pessoas com deficiência residentes nas comunidades da Cidade do Rio de Janeiro; atuação em equipe multidisciplinar.
Atividades
-
01/2007 - 09/2010
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.,Serviço realizado, Fisioterapeuta do Programa de Reabilitação Baseado em Comunidades.
2006 - 2009
Associação Pestalozzi de NiteróiVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
08/2006 - 12/2009
Ensino, Fisioterapia neurofuncional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Eletroterapia na neuro reabilitação, Hidroterapia aplicada às disfunções neurológicas, Metodologia científica
2009 - 2009
Universidade Veiga de AlmeidaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor
Atividades
-
05/2009 - 12/2009
Ensino, Fisioterapia em Traumatologia e Ortopedia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica em Fisioterapia
2005 - 2009
Centro Universitário Serra dos ÓrgãosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2005 - 01/2009
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração em Fisioterapia e Reabilitação, Deontologia e ética profissional
2007 - 2009
Universidade Gama FilhoVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
01/2008
Ensino, Neurociências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia científica
-
01/2007
Ensino, Fisioterapia Neurológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Hidroterapia aplicada às disfunções neurológicas
1999 - 2008
Força Aérea BrasileiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta
Outras informações:
1° Tenente QCOA Fis (Quadro Temporário)
Atividades
-
01/1999
Direção e administração, Hospital Central da Aeronáutica.,Cargo ou função, Assistente de Direção.
-
01/1999
Serviços técnicos especializados , Hospital Central da Aeronáutica.,Serviço realizado, Fisioterapeuta do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), atendimento a pacientes hospitalizados e ambulatoriais; Fisioterapia aquática.
1999 - 2000
Prefeitura Municipal de Itaguaí, PM/ItaguaíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 20
1996 - 2001
Prefeitura Municipal de Nova IguaçuVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 20
1998 - 1998
Secretaria Estadual de Saúde do Rio de JaneiroVínculo: Acadêmico bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico de Fisioterapia, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1998 - 12/1998
Estágios , Hospital Estadual Pedro II.,Estágio realizado, Acadêmico bolsista do setor de Fisioterapia.
1995 - 1995
Instituto Iguaçuano de EnsinoVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Dionis de Castro Dutra Machado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?