George Márcio da Costa e Souza
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, possui formação em Saúde Baseada em Evidências pelo Hospital Sírio Libanês, possui especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade de São Paulo - USP e Docência do Ensino Sperior pela Fundação Educacional Jayme de Altavila - FEJAL, mestre em Ciências pelo programa de Reabilitação da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, doutor em ciências pelo programa de Saúde Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Professor da Universidade Estadual de Ciencias da Saúde de Alagoas - Uncisal, onde exerce a função de Pró-Reitor de Extensão, coordena os programas de extensão universitária: Núcleo de Apoio à Cessação do Tabagismo-PrevFumo e o Programa de reabilitação da coluna, coordenou o programa de iniciação científica da Uncisal o qual foi responsável pela inclusão da Instituição no Programa Interinstitucional de Iniciação Científica - PIBIC. Formação em osteopatia estrutural pela Escola de Osteopatia de Madrid,formação no método McKenzie pelo Instituto McKenzie Brasil. Presidente fundador da regional em Alagoas da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e em Fisioterapia Intensiva - ASSOBRAFIR. Tem experiência na área de Fisioterapia cardiorrespiratória e intensiva, com ênfase em reabilitação cárdiopulmonar e fisiologia do exercício, atualmente atua como fisioterapeuta no tratamento das disfunções da aluna vertebral.
Informações coletadas do Lattes em 08/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Medicina Interna e Terapêutica
2013 - 2017
Universidade Federal de São Paulo
Título: Estratégias Ventilatórias para Pacientes Obesos Submetifdos à Cirurgia Bariátrica: revisão sistemática e metanálise
Tamara Melnik. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Metanálise; Revisão Sistemática; Cirurgia bariátrica; Ventilação mecânica.Grande área: Ciências da Saúde
Mestrado em Reabilitação
2003 - 2005
Universidade Federal de São Paulo
Título: Avaliação da Aprendizagem de Pacientes Portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Submetidos a um Programa Educativo,Ano de Obtenção: 2006
José Roberto Jardim.Palavras-chave: Educação em Saúde; Educação; DPOC; Comportamento.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reabilitação Pulmonar / Especialidade: Reabilitação Pulmonar. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.
Especialização em Fisiologia do Exercício na Saúde na Doença e no En
2004 - 2005
Universidade de São Paulo
Título: Resposta Ventilatória induzida por Exercícios de Membros Superiores em Pacientes DPOC
Orientador: José Maria Santarém Sobrinho
Especialização em Docência Para o Ensino Superior
2002 - 2003
Fundação Universidade Jaine de Altavila
Título: Avaliação Formativa: uma nova perspectiva no ensino superior
Orientador: Maria Nanci Lucena
Graduação em Fisioterapia
1997 - 2001
Universidade Federal da Paraíba
Título: Avaliação do Método Cinesioterapêutico em Pacientes de Pós-Operatório de Cirurgia Abdominal
Orientador: Simone dos Santos Maciel
Formação complementar
2011 -
MBA em Gestão Empresarial. (Carga Horária: 480h). , Faculdade Maurício de Nassau - Maceió, FMN, Brasil. , Palavras-chave: Plano de Negócio; Gestão Empresarial; Administração.
2007 - 2008
Extensão universitária em Saúde Baseada em Evidências. (Carga horária: 150h). , Hospital Sírio-Libanês, SIRIO-LIBANÊS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reabilitação Pulmonar/Especialidade: Fisioterapia Respiratória.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reabilitação Pulmonar/Especialidade: Reabilitação Pulmonar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reabilitação Pulmonar/Especialidade: Fisiologia do Exercício.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reabilitação Pulmonar/Especialidade: Reabilitação cardíaca.
Organização de eventos
SOUZA, George Márcio da Costa . II Congresso Norte Nordeste de Fisioterapia e VI Encontro Paraibano de Fisioterapia. 2000. (Congresso).
SOUZA, George Márcio da Costa . I Encontro Paraibano de Acadêmicos de Fisioterapia. 1999. (Outro).
Participação em eventos
XXVI Congresso da Sociedade Norte-Nordeste de Cardiologia. XXVI Congresso da Sociedade Norte-Nordeste de Cardiologia na qualidade de: conferencista de Stress oxidativo na ICC: visão do fisioterapeuta. 2006. (Congresso).
Fisioterapia no Tribunal da Ciência.Fisioterapia no Tribunal da Ciência como conferencista de: Treinamento muscular em DPOC. 2005. (Simpósio).
I Workshop de ventilação mecânica da UNCISAL na qualidade de: conferencista de.I Workshop de ventilação mecânica da UNCISAL como conferencista de: ventilação mecânica invasiva em DPOC. 2005. (Oficina).
Curso de DPOC do Centro Universitário Adventista.Curso de DPOC do Centro Universitário Adventista de São Paulo como conferencista de: oxigenoterapia a curto e longo prazo. 2004. (Outra).
II Jornada Científica Lar Escola São Francisco - Unifesp.II Jornada Científica Lar Escola São Francisco - Unifesp como conferencista de: componentes de um programa de reabilitação pulmonar e suas evidências científicas. 2004. (Simpósio).
XIII Congresso brasileiro de cirurgia torácica. XIII Congresso brasileiro de cirurgia torácica como coordenado do colóquio: consenso de fisioterapia de Lion. 2003. (Congresso).
III Jornada de fisioterapia da UNCISAL.III Jornada de fisioterapia da UNCISAL como conferencista de: amputação de membros superiores. 2002. (Outra).
II Jornada de fisioterapia da UNCISAL e I jornada alagoana de fisioterapia respiratória.II Jornada de fisioterapia da UNCISAL e I jornada alagoana de fisioterapia respiratória como conferencista de: biomecânica tóraco-abdominal. 2001. (Outra).
VII Encontro Norte-Nordeste de estudantes de fisioterapia.VII Encontro Norte-Nordeste de estudantes de fisioterapia como conferencista de: atuação fisioterapeutica em pacientes submetidos à cirurgia abdominal. 2001. (Encontro).
II Congresso Norte-Nordeste de Fisioterapia. II Congresso Norte-Nordeste de Fisioterapia na qualidade de : presidente do I forum Norte-Nordeste de acadêmicos de fisioterapia. 2000. (Congresso).
Participação em bancas
SOUZA, George Márcio da Costa. Banca examinadora para o estágio probatório do mestrado em pediatria - UNCISAL/Unifesp. 2006. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
SOUZA, George Márcio da Costa. Banca examinadora para o estágio probatório do mestrado em Enfermagem - UNCISAL/Unifesp. 2006. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
SOUZA, George Márcio da Costa. Banca examinadora para o estágio probatório do mestrado em Distúrbio da Comunicação Humana - UNCISAL/Unifesp. 2006. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
SOUZA, George Márcio da Costa. Banca examinadora para o estágio probatório do mestrado em Ciências da Saúde - UNCISAL/Unifesp. 2006. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
Orientou
Influencia do tabagismo na função pulmonar e nos níveis de qualidade de vida e depressão; Início: 2006; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas; (Orientador);
Modulação Autonômica do Ciclo Cardíaco em Tabagistas Propensos à Ansiedade e Depressão; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: George Márcio da Costa e Souza;
Influência do Tabagismo na Modulação Autonômica do Ciclo Cardíaco; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: George Márcio da Costa e Souza;
Prevalência do Tabagismo em uma Universidade de Saúde; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: George Márcio da Costa e Souza;
Impacto da Cessação do Tabagismo na Qualidade de Vida; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: George Márcio da Costa e Souza;
Produções bibliográficas
-
SILVA, PATRÍCIA NOBRE CALHEIROS DA ; JARDIM, José Roberto ; SOUZA, GEORGE MÁRCIO DA COSTA E ; HYLAND, MICHAEL E ; NASCIMENTO, OLIVER AUGUSTO . Adaptação cultural e reprodutibilidade do questionário para problemas respiratórios em pacientes portadores de DPOC no Brasil. Jornal Brasileiro de Pneumologia , v. 38, p. 339-345, 2012.
-
SOUZA, George Márcio da Costa . Avaliação do Método Cinesioterapêutico em Pacientes de Pós-Operatório de Cirurgia Abdominal. Revista Brasileira de Ciências da Saúde , Brasil, v. 5, n.2, p. 199-206, 2001.
Outras produções
SOUZA, George Márcio da Costa ; PARAGUASSU, F. . Softwer educativo para auxílio do processo ensino-aprendizagem em neurologia. 2006.
SOUZA, George Márcio da Costa . Elaboração do Projeto de Inclusão da Uncisal no Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação - PIBIC. 2007.
SOUZA, George Márcio da Costa . Ambulatório de reabilitação da Santa Casa de Misericórdia de Maceió. 2006.
SOUZA, George Márcio da Costa . Especialização em Fisioterapia Cárdio-Respiratória da Uncisal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, George Márcio da Costa . Curso de ventilação mecânica básica e avançada. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, George Márcio da Costa . Aula de fisiologia do exercício. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2010 - Atual
Influencia do tabagismo na variabilidade da frequência cardíaca, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: George Márcio da Costa e Souza - Coordenador.
-
2008 - 2009
Prevalência de tabagismo na comunidade universitária, Descrição: Programa de extensão universitária. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: George Márcio da Costa e Souza - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Núcleo de Propedêutica e Terapêutica. , Rua Jorge de Lima, 113, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Trapiche, 00000000 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 33156728, Fax: (82) 33156722, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - 2005
Instituto Dante Pazzanese de CardiologiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sem Vínculo
Outras informações:
Lecionado o módulo de fisiologia do exercício da especialização em fisioterapia cardiorrespiratória do Instituto
2004 - 2004
Instituto Dante Pazzanese de CardiologiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sem vínculo
Outras informações:
Lecionado o módulo de fisiologia do exercício da especialização em fisioterapia cardiorrespiratória do Instituto
Atividades
-
05/2004 - 05/2005
Ensino, Fisioterapia Cárdio Respiratória, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia do exercício
2002 - Atual
Universidade Estadual de Ciencias da Saúde de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor assistente da disciplina de Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia e supervisor de estagio prático em Fisioterapia Cárdio-respiratória. Coordenador de iniciação científica da Instituição, coordenador da especialização em Fisioterapia Cárdio-Respiratória e coordenador do programa de mestrado fora de sede em Reabilitação em parceria com a Unifesp. Autor do programa de extensão em prevenção e cessação do tabagismo da Uncisal.
Atividades
-
05/2006
Direção e administração, Pró Reitoria de Pesquisa, Pró Reitoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
05/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pesquisa, .,Linhas de pesquisa
-
05/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pesquisa, .,Linhas de pesquisa
-
03/2006
Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Pesquisa, .,Serviço realizado, Formulação do Projeto de Criação de Centro de Pesquisas Experimentais.
-
01/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Conselheiro titular do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação.
-
10/2005
Direção e administração, Pró Reitoria de Pesquisa, Pró Reitoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Coordenador do programa de bolsas de iniciação científica.
-
07/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pesquisa, .,Linhas de pesquisa
-
07/2005
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Programa de Prevenção e Apoio à Cessação do Tabagismo.
-
06/2002
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnica de Avaliação em Fisioterapia, Supervisão em estágio prático de Fisioterapia Cárdio-pulmonar
-
06/2002
Estágios , Departamento de Fisioterapia, .,Estágio realizado, Supervisor de Estagio Curricular em Fisioterapia Respiratória.
2006 - Atual
Hospital Escola Hévio AltoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20
2001 - Atual
Santa Casa de Misericórdia de MaceióVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2006
Serviços técnicos especializados , Santa Casa de Misericórdia de Maceió, .,Serviço realizado, Formulação do projeto de criação do Centro de Reabilitação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de George Márcio da Costa e Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?