Aline Gomes de Mello de Oliveira

Nutricionista pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em gestão de qualidade e segurança dos alimentos pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), Mestre em Vigilância Sanitária pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade e Saúde (INCQS/ FIOCRUZ) e Doutora em Ciência de alimentos (IQ/UFRJ). Atualmente é docente do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de nutrição, Departamento de Nutrição e Dietética, Setor de administração de serviços de alimentação. Com experiência na área de alimentação coletiva, com ênfase em Gestão da Qualidade em serviço de alimentação.

Informações coletadas do Lattes em 17/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência de Alimentos

2010 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Perfil da microbiota de um serviço de alimentação do município do Rio de Janeiro e análise da eficácia dos métodos empregados no controle higiênico-sanitário
Orientador: Selma Leite; Marco Antônio Miguel e Luciléia G. T. Colares
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Vigilância Sanitária

2007 - 2009

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Avaliação das condições higiênico-sanitárias do processo produtivo de refeições em Restaurante Populares localizados no Estado do Rio de Janeiro, Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Victor Agustus Marin e Luciléia Granhen Tavares Colares
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em MBA em gestão de qualidade e seg. dos alimentos

2006 - 2008

Universidade Veiga de Almeida
Título: Avaliação das Condições Higiênico-Sanitárias de Restaurantes Comerciais Localizados no Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Profa Dra Luciléia Granhen Tavares Colares

Graduação em Nutrição

1998 - 2003

Universidade Federal Fluminense
Título: Análise do tempo e da temperatura no processo de manipulação e dispensação de dietas enterais
Orientador: Prof. Marília Ferreira Tavares

Formação complementar

2017 - 2017

Empreendedorismo. (Carga horária: 6h). , SENAC, S_FORN, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Bioestatística Aplicada à Pesquisa Científica. (Carga horária: 56h). , Prof. Lucio Souza Gonçalves, LSG, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Controle de qualidade microbiológico na indústria. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2010 - 2010

Biofilme microbianos e ferramentas da qualidade.. (Carga horária: 16h). , Escola de Quimica - UFRJ, EQ - UFRJ, Brasil.

2010 - 2010

Compostos Bioativos. (Carga horária: 9h). , Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro, ANERJ, Brasil.

2010 - 2010

Técnicas de cozinheiro. (Carga horária: 960h). , SENAC - RJ, SENAC, Brasil.

2009 - 2009

Politicas públicas de segurança alimentar e nutric. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 40h). , Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.

2008 - 2008

Biossegurança: conceitos básicos. (Carga horária: 30h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2001 - 2001

Supervisor de segurança Alimentar. , Instituto de Hospitalidade, IH, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Controle de qualidade e implantação de boas práticas em serviço de alimentação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Higiêne de alimentos/Especialidade: Vigilância Sanitária.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Higiêne de alimentos/Especialidade: Administração de Serviços de Alimentação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Higiêne de alimentos/Especialidade: Técnica Dietética.

Organização de eventos

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Guedes, H ; Feijó, TS ; Frank, AA . I Encontro de Formação Profissional: Desafios e perspectivas. 2024. (Outro).

MELLO, ALINE GOMES DE ; Limoeiro, L ; PENHA, M. P. . I Jornada de alimentação Coletiva - CRN 4. 2023. (Outro).

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . II Jornada de Nutrição - UFRJ Campus Macaé. 2013. (Outro).

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Ribeiro, BG ; OLIVEIRA, M. F. B. ; Van Boekel, S . Alimentação saudável: Preparo de caldos artesanais em substtuição ao uso de caldos comerciais... 2013. (Outro).

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Ribeiro, BG ; GASPAR, A. ; Manhães, LT . Capacitação de manipuladores de alimentos: Higiene pessoal e alimentos.. 2013. (Outro).

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Oficina de culinária saudável. 2013. (Outro).

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . 2º Jornada de nutrição. 2013. (Outro).

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . 2º Fórum de avaliação interna. 2013. (Outro).

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Ribeiro, BG ; Menezes, EMS ; Manhães, LT . Enerramento e formatra dos alunos do curso de cozinha brasileira.. 2012. (Outro).

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Ribeiro, BG ; Menezes, EMS ; Manhães, LT . Curso de cozinha brasileira para qualificação da mão de obra de Macaé. 2011. (Outro).

Participação em eventos

Conhecendo a UFRJ 2023.O curso de nutrição do INJC. 2023. (Outra).

III Encontro de técnica dietética da Universidade do Estado do Rio de J Janeiro. 2019. (Encontro).

II seminário latino-americano sobre ambiente alimentar e saúde. 2019. (Outra).

Reverenciando Josué de Castro ? 110 Anos do Nascimento do Cidadão do Mundo?,. 2018. (Outra).

II congresso Brasileiro Multidisciplinar de Saúde Assistência , inovação e empreendedorismo: Nutrição. Uso de controle de processo e higiênico-sanitário na avaliação do desempenho ambiental em serviços de alimentação. 2017. (Congresso).

I Seminário Latinoamericano Sobre Ambiente Alimentar e Saúde. 2017. (Seminário).

Conhecer e comer: Caminhos para redescobrir a comida de verdade. 2015. (Outra).

Fórum Regional de Construção Coletiva do Novo Código de Ética. 2015. (Outra).

Conbran 2014. 2014. (Congresso).

VI Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ Macaé.Sensibilização dos manipuladores de alimentos de um restaurante comercial quanto a importância dos procedimentos de higiene pessoal. 2014. (Outra).

IV Encontro de Sabores e Saberes.Satisfação dos clientes quanto a qualidade de um serviço de alimentação localizado no município de Macaé;RJ.. 2012. (Encontro).

IV Encontro sabores e saberes.Aproveitamento integral de alimentos e alimentação saudável.. 2012. (Encontro).

Semana Nacional de ciencia e tecnologia 2012.?Água - Alimento x Corpo x Planeta?. 2012. (Outra).

XXII Congresso Brasileiro de Nutrição. Qualidade nutricional e sensorial de preparações de cardápios: Estudo em um serviço de alimentação - Macaé, RJ.. 2012. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Nutrição. Redução da subjetividade de interpretação dos itens que compõem o roteiro de inspeção sanitária para serviço de alimentação não hospitalar a partir da validação de conteúdo. 2012. (Congresso).

26° Congresso Brasileiro de Microbiologia. Avaliação das Boas práticas de manupulação durante a distribuição de refeições: estudo em um restaurante p[ublico popular do município do Rio de Janeiro.. 2011. (Congresso).

Projeto CRN-4 itinerante. 2011. (Encontro).

XXI Congresso Brasileiro de Nutrição 2010. Conhecimento dos manipualdores de alimentos sobre boas práticas nos Restaurantes públicos populares do estado do Rio de Janeiro.. 2010. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN. Restaurantes Públicos Populares: Caracterização quanto ao processo produtivo. 2008. (Congresso).

III XCongresso Latino-Americano de Higienistas de Alimentos. Verificação dos Aspectos higiênico-sanitários de restaurante público popular do município do Rio de Janeiro. 2007. (Congresso).

IX Seminário de Nutrição em Saúde Coletiva: Tendências e Desafios.Uso de reoteiro de inspeção sanitária em serviço de alimentação. 2007. (Seminário).

III Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária - Simbravisa.Avaliação da qualidade higiênisco-sanitária de uma rede de lanchonetes que comercializa salgados no Estado do Rio de Janeiro. 2006. (Simpósio).

III Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária - SIMBRAVISA.Avaliação da qualidade higiênico-sanitária de uma rede de lanchonetes que comercializa salgados no Estado do Rio de Janeiro. 2006. (Simpósio).

VI Jornada de nutrição em saúde coletiva do Estado do Rio de Janeiro.VI Jornada de nutrição em saúde coletiva do Estado do Rio de Janeiro. 2006. (Outra).

XIX Congresso Brasileiro de Nutrição. XIX Congresso Brasileiro de Nutrição. 2006. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Nutrição.XIX Congresso Brasileiro de Nutrição. 2006. (Oficina).

I curso de capacitação para planejamento e implantação de boas práticas.I Curso de capacitação para planejamento e implantação de manual de boas práticas - RDC 216 ANVISA - UNIMEV RIO. 2005. (Outra).

Avaliação nutricional de idoso.Avaliação nutricional de idoso. 2003. (Outra).

Curso de atualização em avaliação nutricional na prática clínica - SINERJ.Curso de atuaçização em avaliação nutricional na prática clínica - SINERJ. 2003. (Outra).

Primeiro aniversário do Centro de Estudos Hélio Gomes da Rocha.Primeiro aniversário do Centro de Estudos Hélio Gomes da Rocha. 2002. (Seminário).

VIII Jornada Bianual de Nutrição Parenteral e Enteral do CAP - SBNPE.VIII Jornada Bianual de Nutrição Parental e Enteral do CAP - RJ - SBNPE. 2002. (Outra).

II Ciclo de palestras em alimentação coletiva - ANERJ.II Ciclo de palestras em alimentação coletiva - ANERJ. 2001. (Outra).

Alimentos e alimentação: avanços riscos e controvérsias.Alimentos e alimentação: Avanços, riscos e controvérsias. 2000. (Outra).

Interpretação de exames laboratoriais na prática clínica.Interpretação de exames laboratoriais na prática clínica. 2000. (Outra).

IV Jornada de nutrição clínica do HMMC.IV Jornada de nutrição clínica do HMMC. 2000. (Outra).

XI Gastren - RIO.XI Gastren-Rio. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Simone de Pinho Ferreira Azevedo

LACERDA, E. M. A.;MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. Gestão da qualidade do serviço de lactário hospitalar de um instituto nacional de saúde: proposição de indicadores. 2020. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Nutrição clínica) - UFRJ.

Aluno: Julia Medeiros Ramalho

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE UMSOFTWARE OARA OFERECER SUPORTE À GESTÃO DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de alimentos) - IFRJ.

Aluno: Gisele Ferreira Santos

Padilha, PC;MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM; LOPES, M. L. M.; Garcia, SRMC; CAMPOS, J. C.. Avaliação do processo de higienização de alface crespa "Lactuca sativa var. crispa) em uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar com a finalidade de reúso da solução clorada.. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Nutrição clínica) - UFRJ.

Aluno: Ana Luiza Coutinho Favilla

VIEIRA, V. V.; Golinelli, L;MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. Detecção de genes que codificam toxinas, leucocidina de Panton-Valentine e resistência a antibióticos em Staphylococcus aureus e estafilococos coagulase negativos isolados de queijo minas frescal.. 2017. Dissertação (Mestrado em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz - INCQS.

Aluno: Marlete Pereira da Silva

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM; Rosa, G; Sant'Anna, SR. Elaboração e aprimoramento de instrumentos para avaliar aceitação e qualidade de dietas hospitalares?. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Pesquisa Clínica) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Deborah Rodrigues Siqueira

Garcia, SRMC;MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM; LOPES, M. L. M.; Oliveira, EF. Gestão da qualidade no preparo de fórmulas infantis e dietas enterais pediátricas num lactário de um hospital universitário. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Nutrição clínica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Felipe Brandão Augusto

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM; GASPAR, A.. Estudo de caso: Condições higiênico-sanitárias em uma propriedade de leite em cachoeiros de Macaé. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Alves Aragão

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. Vigilância Sanitária de serviços de vacinação:um roteiro para inspeção sanitária. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagemna Atenção Primária em Saúde no SUS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Yone da Silva

CONTE JUNIOR, C. A.; Marin, VA;MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. Klebisiella pneumoniae veiculado por alimento: detecção, resistência aos antimicrobianos e fatores de virulência. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gisele Ferreira Santos

LOPES, M. L. M.; CAMPOS, J. C.; Leite, AMO;MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. Aspectos fisico-quimicos e microbiológicos da água residual do processo de higienização de vegetais em uma Unidade de Alimentação e Nutrição. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Alves Aragão

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. Vigilancia sanitária de serviços de vacinação: um roteiro para a inspeção sanitária. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagemna Atenção Primária em Saúde no SUS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thatiana Nepomuceno Mariano e Joyce Silva Jesus dos Santos

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM; FIGUEIREDO, V. O.; MUZZI, T.. UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE CONTROLE DE ESTOQUE NA GESTÃO DE CUSTOS DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Alimentação Coletiva) - UFRJ.

Aluno: Erika Modesto dos Santos

MUZZI, T.; FIGUEIREDO, V. O.;DE OLIVEIRA, ALINE GOMES DE MELLO. IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA DE COVID-19 NOS HÁBITOS ALIMENTARES DE MORADORES DE BAIRROS DA ZONA NORTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO EM SITUAÇÃO DE TRABALHO REMOTO. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Alimentação Coletiva) - UFRJ.

Aluno: BIANCA VALVERDE MACEDO DOS SANTOS JULIA FERNANDES RUIZ CORR

MUZZI, T.; FIGUEIREDO, V. O.;MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. ANÁLISE DO CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA A PARTIR DA FICHA TÉCNICA DE PREPARAÇÃO, EM UMA PIZZARIA DA ZONA SUL DE NITERÓI - RJ.. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Alimentação Coletiva) - UFRJ.

Aluno: Carolina Beres

NASCIMENTO, JS; GARCIA, AS;MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. Qualidade microbiológica da superfície de embalagens do tipo sachê para molhos e tenperos de mesa e avaliação de um abridor de sachês.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança alimentar e qualidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Letícia Coelho Viana e Stephanie de Almeida Rosendo dos Sant

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM; PENHA, M. P.; CARNEIRO, M. S.. AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PERMISSIONÁRIOS DE ALIMENTAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EM TEMPOS DE COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminanse.

Aluno: Agnes Maria Cupertino Fernandes Araujo

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. Características Microbiológicas e processo de higienização e alface crespa consumida em uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiologia) - UFRJ.

Aluno: Jaqueline Lapa da Costa e Silva

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM; Leite, AMO; Fracalanzza, SEL. Controle da qualidade e caracterização microbiológica de suco de jabuticaba (Myrciaria jaboticaba) obtido por arraste a vapor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Heloisa Faleiros de Carvalho

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. Avaliação da multiplicaçãode Bacillus cereus ATCC 14579 em arroz acidificado para culinária oriental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniela Betzler Cardoso Gomes

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. Condições higiênico-sanitárias de um restaurante público popular localizado no município do Rio de Janeiro.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maximiliano Dias da Silva Moraes

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. Aspectos microbiológicos de vegetais minimamente processados comercializados no Município do Rio de Janeiro.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Aimee de Oliveira Gonçalves

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. Proposta de elaboração de um instrumento para avaliação de preferências alimentares de comensais em uma unidade de alimentação e nutrição.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - UFRJ - Campus Macaé.

Aluno: Wanessa Natividade Marinho

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM; SANICO, G.. Avaliação do Perfil ocupacional dos colaboradores de uma UPR do RJ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Instituto Metodista Bennett.

Aluno: Ana Paula da Silva de Oliveira

Falcão, ACML;MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. Avaliação do consumo de corantes artificiais por escolares ao ingerirem balas e chicletes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Carolina Bonfim Bela

Falcão, ACML;MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. A importância de um manual de boas práticas em uma unidade de alimentação e nutrição. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Rita de Cássia Souza Oliveira

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM; Falcão, ACML. Higiene pessoal dos manipuladores de alimentos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Daniele Costa e Silva

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM; Falcão, ACML. A importância do ferro na alimentação de gestantes adolescentes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Augusto Motta.

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGMCOLARES, LGT; FIGUEIREDO, V. O.. Concurso Público para provimento de cargos técnico-administrativo - Prova objetiva. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGMCOLARES, LGT; FIGUEIREDO, V. O.. Concurso público para o cargo de técnico em alimentos e laticínios - Restaurante Universitário (Prova Prática). 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM; FIGUEIREDO, V. O.;COLARES, LGT. Concurso público para o cargo de técnico em alimentos e laticínios - Restaurante Universitário (Prova Prática- elaboração). 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Manhães, LT; Menezes, EMS;MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. Comissão julgadora do processo seletivo para professor temporário no setor de nutrição alimentação coletiva. 2012. Universidade Federal do RIo de Janeiro - Campus Macaé.

GASPAR, A.;MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGMManhães, LT. Comissão julgadora do Processo seletivo para prof. substituto no setor de técnica dietética, alimentação coletiva e higiene de alimentos.. 2012. Univerisidade Federal do Rio de Janiero - Campus Macaé.

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM; GASPAR, A.; OLIVEIRA, M. F. B.. Processo seletivo para contratação de professor substituto para o curso de nutrição- Alimentação coletiva /ESAC/tecnica dietética. 2013. UFRJ - Campus Macaé.

Orientou

Larissa Gama

Instrumento de avaliação da qualidade de alimentos orgânicos processados: validação de aparência, conteúdo, confiabilidade interavaliadores; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);

KARINE LOPES DA ROCHA

Elaboração, validação e implantação de protocolo técnico-científico na assistência nutricional e dietoterápica em lactári; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Pós Graduação em Nutrição clínica) - UFRJ; (Coorientador);

Ana Paula Correia Portugal Laudano

Elaboração e validação de ferramenta para avaliação e monitoramento de rótulos de fórmulas infantis; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Márcia Ronqueti dos Santos

Elaboração de ferramenta para controle da produção de nutrição enteral; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Pós Graduação em Nutrição clínica) - UFRJ; (Coorientador);

Caroline dos Santos de Castro

ANÁLISE DO TEMPO DE ESPERA EM FILA DURANTE A DISTRIBUIÇÃO DE REFEIÇÕES EM UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO A PARTIR DO SISTEMA LEAN MANUFACTURING; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Alimentação Coletiva) - UFRJ; (Orientador);

Isabela Rodrigues Mansur

ANÁLISE DAS PERDAS E DESPERDÍCIOS DE CARNE BOVINA EM REDES DE SUPERMERCADOS LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Alimentação Coletiva) - UFRJ; (Orientador);

Ana Paula Coelho da Silva

Validação de instrumento de avaliação e monitoramento da rotulagem nutricional obrigatória para alimentos embalados; 2021; Dissertação (Mestrado em SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Mariana Miranda Rodrigues Vidal

Instrumento de avaliação da qualidade de alimentos orgânicos processados: validação de aparência, conteúdo, confiabilidade interavaliadores; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Ana Beatriz de Azevedo Huguenin

? UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICs) NAS DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA; 2021; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Nutrição clínica) - UFRJ, ; Coorientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

CAMILA ROCHA DE OLIVEIRA

Âdaptação e validação de uma lista de verificação dos processos produtivos de fpormulas infantis, dietas enterais pediátricas e leite humano ordenhado pasteurizado; 2019; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Nutrição clínica) - UFRJ, ; Coorientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Darlene Francisco de Brito Cruz

PERFIL DISCENTE E FATORES DE EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação educação em cincia e saúde da UFRJ) - UFRJ, ; Coorientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Débora Santos da Silva de Oliveira

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DA CLIENTELA EM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Alimentação Coletiva) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

JOÃO GABRIEL FONSECA BASTOS

ATUAÇÂO PROFISSIONAL NO SETOR DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA: ANTES E DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Alimentação Coletiva) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Jamilia Silva dos Santos

Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio de um Restaurante Escola localizado em uma Universidade Federal; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Alimentação Coletiva) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Luana Gonçalves Nunes

FATOR DE CORREÇÃO DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: CONTROLE DE CUSTO E DESPERDÍCIO; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Alimentação Coletiva) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Rafaele Maria Henriques

FATOR DE CORREÇÃO DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: CONTROLE DE CUSTO E DESPERDÍCIO; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Alimentação Coletiva) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Ana Paula Abreu de Souza Moreira

?Impacto da pandemia de COVID-19 na captação de Leite Humano no Banco de Leite Humano da Maternidade Leila Dini; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Terapia Nutricional em Pediatria) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Mariana Vilas Boas Pereira

Avaliação do processo de higienização do processador de alimentos utilizado em uma unidade de alimentação e nutrição; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Microbiologia) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Ana Beatriz Teixeira Frederico

Aspectos microbiológicos de vegetais crus prontos para consumo servidos em um restaurante do município do Rio de Janeiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Lorena Gonçalves de Oliveira

Alimentação offshore: caracterização do serviço, atuação do nutricionista e controles higieênico-sanitários em uma empresa de hotelaria marítima; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - UFRJ - Campus Macaé; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Daniela Bletzer

Condições higienico-sanitárias de Restaurante Público Popular Localizado no município do Rio de Janeiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Marcele Correa Garcia

PROPOSTA DE EMPRESA JÚNIOR EM NUTRIÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO- CAMPUS MACAÉ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - UFRJ - Campus Macaé; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Marina Ferreira Chaves

Alimentação saudável e sustentável: elaboração, validação de instrumento para avaliação e inovação de cardápios; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Laís Santos Simões

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL: ELABORAÇÃO, VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO DE CARDÁPIOS; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Mariana Figueiredo de Souza

INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ALIMENTOS ORGÂNICOS PROCESSADOS; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Juliana Dean de Carvalho Correa

Validação de instrumento de avaliação e monitoramento da rotulagem nutricional obrigatória para alimentos embalados; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Letícia Trigo de Almeida Fischer

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL: ELABORAÇÃO, VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO DE CARDÁPIOS; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Thais Venâncio

: Alimentação saudável e sustentável: elaboração, validação de instrumento para avaliação e inovação de cardápios; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ, PIBIC - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Bruna Carraco de Azeredo Peres

Ferramenta de avaliação da qualidade de alimentos orgânicos processados; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Mariana Miranda Rodrigues Vidal

INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ALIMENTOS ORGÂNICOS PROCESSADOS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Larissa Gama

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL: ELABORAÇÃO, VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO DE CARDÁPIOS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Mariana Miranda Rodrigues Vidal

Ferramenta de avaliação da qualidade de alimentos orgânicos processados; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Bianca Biscacio

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE PREPARAÇÕES À BASE DE CARNE TOMANDO POR BASE OS CONTROLES DE PROCESSO E HIGIENICO-SANITÁRIO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ, PIBIC - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Karine de Souza Peixoto

PERFIL DISCENTE E FATORES DE EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Nathalia Carvalho Martin

PERFIL DISCENTE E FATORES DE EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Juliana Ceraso seixas Pires

PERFIL DISCENTE E FATORES DE EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Luene Adriana Lauriano da Silva

PERFIL DISCENTE E FATORES DE EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Gabriela Barbosa Correa

Impacto financeiro e ambiental de garrafas de água e copo de chá gelado consumidos em um serviço de alimentação: proposta de medidas para o desenvolvimento sustentável; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Milena Maçano da Costa Macedo Martins

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE PREPARAÇÕES À BASE DE CARNE TOMANDO POR BASE OS CONTROLES DE PROCESSO E HIGIENICO-SANITÁRIO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Isis Castro Gomes da Costa

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE PREPARAÇÕES À BASE DE CARNE TOMANDO POR BASE OS CONTROLES DE PROCESSO E HIGIENICO-SANITÁRIO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ, PIBIC - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Isis Castro Gomes da Costa

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE PREPARAÇÕES À BASE DE CARNE TOMANDO POR BASE OS CONTROLES DE PROCESSO E HIGIENICO-SANITÁRIO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PIBIC - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Rita Barreira Zanon

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE PREPARAÇÕES À BASE DE CARNE TOMANDO POR BASE OS CONTROLES DE PROCESSO E HIGIENICO-SANITÁRIO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UFRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Ana Beatriz Teixeira Frederico

Avaliação microbiológica das saladas servidas em unidade de alimentação e nutrição; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Ana Gabriela de Oliveira

Avaliação microbiológica de bandejas utilizadas em unidade de alimentação e nutrição; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Eduarda Mundy

Avaliação de risco na produção de refeições coletivas: Estudo em um restaurante popular do estado do Rio de Janeiro; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Ana Luiza Coutinho Favilla

Avaliação de risco na produção de refeições coletivas: Estudo em um restaurante popular do estado do Rio de Janeiro; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Daniela Cardoso Betzler

Desenvolvimento de ferramentas para ações educativas visando a implantação de boas práticas de manipulação na produção de refeições em larga escala; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Renata Baratta dos Passos

Avaliação do desperdício de alimentos em unidade de alimentação e nutrição localizada em um clube da cidade do Rio de Janeiro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Luciana de Almeida Pires

Avaliação do desperdício de alimentos em unidade de alimentação e nutrição localizada em um clube da cisade do Rio de Janeiro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Luana da Silva Pimentel

Uso de fichas técnicas como instrumento de padronização de produtos em diversos tipos de serviços de alimentação; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Luciana Braga Gomes

Avaliação das condições higiênico-sanitárias em restaurantes comerciais do tipo self-service; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Vivian Rodrigues das Neves; Delayne Azevedo de O

Alexandre;; Verificação dos aspectos higiênico-sanitários de um Restaurante Público Popular do Município do Rio de Janeiro; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Luciana Braga Gomes

Avaliação da qualidade higiênico-sanitária de uma rede de lanchonetes que comercializa salgados no estado do Rio de Janeirio; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Flavia cristina Vaz Gonçalves

Avaliação das condições higiênico-sanitárias de Unidades de Alimentação e Nutrição; 2006; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Aimee de Oliveira Gonçalves

Capacitação de manipuladores de alimentos dos serviços de alimentação do município de Macaé; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - UFRJ - Campus Macaé, PIBEX - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Luana Pereira Braga

Capacitação de manipuladores de alimentos dos serviços de alimentação do município de Macaé; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - UFRJ - Campus Macaé, PIBEX - UFRJ; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

LORENA DE OLIVEIRA GONÇALVES

Capacitação de manipuladores de alimentos dos serviços de alimentação do município de Macaé; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - UFRJ - Campus Macaé; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

HArrison Maycon Vieira

Capacitação de manipuladores de alimentos dos serviços de alimentação do município de Macaé; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - UFRJ - Campus Macaé; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Larissa Helena Pastana

Capacitação de manipuladores de alimentos dos serviços de alimentação do município de Macaé; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - UFRJ - Campus Macaé; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Natália Souza

Projeto alimentando saberes: Alimentação saudável; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - UFRJ - Campus Macaé; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Caroline Passos

Projeto alimentando saberes: Alimentação saudável; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - UFRJ - Campus Macaé; Orientador: Aline Gomes de Mello de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • DA SILVA, THADIA TURON COSTA ; FALCO, BIANCA BISCACIO ; DE CASTRO, ISIS GOMES ; ZANON, RITA BARREIRA ; GUERRA, JULIANA VIDAL VIEIRA ; YAGINUMA, KARINA YURIKO ; OLIVEIRA, VERÔNICA ; DE OLIVEIRA, ALINE GOMES DE MELLO . Carbon, Water, Ecological Footprints, Energy and Nutritional Densities of Omnivore and Vegan Culinary Preparations. FOOD AND NUTRITION SCIENCES , v. 14, p. 626-637, 2023.

  • ABREU DE SOUZA MOREIRA, ANA PAULA ; Gomes de Mello de Oliveira, Aline ; TURON COSTA DA SILVA, THADIA . Impacto da pandemia de COVID-19 no funcionamento de do banco de leite humano de um hospital maternidade do município do Rio de Janeiro, Brasil. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 11, p. 1, 2023.

  • Gomes de Mello de Oliveira, Aline ; CARRACO DE AZEREDO PERES, BRUNA ; MARTINS DE SOUZA DO VALLE, TAYRINE ; DE ALBUQUERQUE COSTA FONSECA, MARIA FERNANDA ; TURON COSTA DA SILVA, THADIA ; MIRANDA RODRIGUES VIDAL, MARIANNA ; MAYRA MENEZES AYRES, ELLEN ; PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL ; INSTITUTO DE NUTRIÇÃO JOSUÉ DE CASTRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL ; EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (PESAGRO-RIO), RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL / PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA ORGÂNICA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, NOVA FRIBURGO, RJ, BRASIL ; DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DE NUTRIÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL . Perfil e desafios da produção e da comercialização de alimentos orgânicos processados no estado do Rio de Janeiro. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 10, p. 50, 2022.

  • Valle, TMS ; Silva, TTC ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Menezes, EMS . INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ALIMENTOS ORGÂNICOS PROCESSADOS. Semear, revista de alimentação, nutrição e saúde , v. 2, p. 13, 2021.

  • SANTIAGO, CECI FIGUEIREDO DE MOURA ; DE OLIVEIRA, ALINE GOMES DE MELLO ; FALLER, ANA LUÍSA KREMER ; DE CNOP, MARA LIMA ; DE CARVALHO, RODRIGO COTRIM ; ACCIOLY, ELIZABETH . Trajetória dos cursos de graduação do Instituto de Nutrição Josué de Castro: 75 anos de história. DEMETRA: ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO & SAÚDE , v. 16, p. e61215, 2021.

  • OLIVEIRA, ALINE GOMES DE MELLO DE ; MELO, LAURO ; GOMES, DANIELA BETZLER CARDOSO ; PEIXOTO, RAQUEL SILVA ; LEITE, DEBORAH CATHARINE DE ASSIS ; LEITE, SELMA GOMES FERREIRA ; COLARES, LUCILÉIA GRANHEN TAVARES ; MIGUEL, MARCO ANTÔNIO LEMOS . Condições higiênico-sanitárias e perfil da comunidade microbiana de utensílios e mesas higienizadas de um serviço de alimentação localizado no Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Food and Technology , v. 22, p. 1-14, 2019.

  • FIGUEIREDO, V. O. ; SIlva, MEM ; Moura, LHC ; ROSA, LPP ; Brito, CMP ; Tannuri, LP ; Coutinho, LS ; Kraemer, FB ; Campos, FM ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Ide, Lk ; Cofiero, JTG . Atividades educativas: iniciativas para a construção do Direito Humano à Alimentação Adequada. RAÍZES E RUMOS , v. 7, p. 7, 2019.

  • FIGUEIREDO, V. O. ; SILVA, M. E. M. ; MOURA, L. H. C. ; LOPES, L. P. P. ; BRITO, C. M. P. D. ; TANNURI, L. P. ; KRAEMER, F. B. ; CAMPOS, F. M. ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; IDE, L. K. ; CAFIERO, J. T. G. ; COUTINHO, L. S. . Atividades educativas: iniciativas para a construção do Direito Humano à Alimentação Adequada. RAÍZES E RUMOS , v. 7, p. 7-14, 2019.

  • COLARES, LGT ; FIGUEIREDO, V. O. ; Ferreira, Aline Alves ; MELLO, ALINE GOMES DE . Lista de verificação de boas práticas ambientais para serviços de alimentação: elaboração, validação de conteúdo e confiabilidade interavaliadores. Brazilian Journal of Food and Technology , v. 21, p. 1-12, 2018.

  • MELLO, ALINE GOMES DE ; ALMEIDA, GABRIELA BARCELLOS ; OLIVEIRA, LORENA GONÇALVES DE ; COLARES, LUCILÉIA GRANHEN TAVARES ; OLIVEIRA, MARIANA FERMANDES BRITO DE . HOTELARIA MARÍTIMA: SEGMENTO DE ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde , v. 11, p. 337-353, 2016.

  • MELLO, ALINE GOMES ; CARMO, CLEBER NASCIMENTO DO ; LEITE, SELMA GOMES FERREIRA ; MIGUEL, MARCO ANTÔNIO LEMOS ; COLARES, LUCILÉIA GRANHEN TAVARES . Elaboração, validação de conteúdo e da confiabilidade do instrumento para avaliação higiênico-sanitária de serviços de alimentação. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 2, p. 86-93, 2014.

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; SALES, G. L. P. ; CARVALHO, L. M. J. ; COLARES, LGT . Estrutura fisico-funcional de restaurantes populares do estado do Rio de Janeiro: Influência sobre as Condições Higiênico-Sanitárias. DEMETRA:Alimentação, Nutrição e Saúde , v. 8, p. 21-25, 2013.

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; BACK, FS ; COLARES, LGT . Condições higiênico-sanitárias de restaurantes self-services localizados no Estado do Rio de Janeiro. Higiene Alimentar , v. 25, p. 64-69, 2011.

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; BACK, FS ; BARATTA, R. ; PIRES, LA ; COLARES, LGT . Avaliação do desperdício de alimentos em unidade de alimentação e nutrição localizada em clube na cidade do Rio de Janeiro. Higiene Alimentar , v. 25, p. 33-39, 2011.

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; GAMA, M. ; Marin, VA ; COLARES, LGT . Conhecimento dos manipualdores de alimentos sobre boas prátucas demanipulação nos restaurantes públicos populares do Estado do Rio de Janeiro.. Brazilian Journal of Food Technology (Online) , v. 13, p. 60-66, 2011.

  • FONSECA, M. F. A. C. ; SILVA, T. T. C. ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: Manual para produtores e técnicos. 1. ed. Curitiba: Editora CRV Ltda, 2023. 118p .

  • Granhen Tavares Colares, Luciléia ; Luciana Pereira de Sales, Gizene ; Gomes de Mello de Oliveira, Aline ; Oliveira Figueiredo, Verônica . Management of Organic Solid Waste in Meal Production. Municipal Solid Waste Management. 1ed.London: IntechOpen, 2019, v. 1, p. 1-18.

  • MELLO, ALINE GOMES ; Manhães, LT ; SANICO, G. . Alimentação Coletiva e Ciência dos Alimentos. In: Claudia Valéria Cardim da Silva; Flávia Farias Lima; Bruna Kulik Hassan; Aline Gomes de Mello de Oliveira; Betina Schmidt; Gabriela Fernandes Samico; Giselle França da Costa; Luciana Ribeiro Trajano Manhães. (Org.). Quimo nos Concursos - Nutrição. 2ed.Rio de Janeiro: Águia Dourada, 2015, v. 1, p. 10-568.

  • Silva, CVC ; Lima, FF ; Hassan, BK ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Alimentação Coletiva e Ciência dos alimentos. "Quimo" No Concurso - Nutrição. 22ed.Rio de Janeiro: Águia Dourada, 2012, v. 1, p. -.

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Marin, VA ; LEITE, SGF ; Miguel, MAL ; COLARES, LGT . Redução da subjetividade de interpretação dos itens que compõem o roteiro de inspeção sanitária para serviço de alimentação não hospitalar a partir da validação de conteúdo. In: XXII Congresso brasileiro de Nutrição, 2012, Recife. XXII Congresso brasileiro de Nutrição, 2012.

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; BACK, FS ; GOMES, LB ; COLARES, LGT . Avaliação das condições higiênico-sanitárias em restaurantes comerciais do tipo self-service. In: !!! Congresso Latino-americano de higienistas de alimentos, 2007, Porto Seguro. Revista Higiene Alimentar. São Paulo: DPI, 2007. v. 21. p. 3-554.

  • BACK, FS ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; COLARES, LGT . Avaliação da qualidade higiênico-sanitária de uma rede de lanchonetes que comercializa salgados no Estado do Rio de Janeiro após a implantação das boas práticas de manipulação. In: III Congresso Latino- americano de higienistas de alimentos, 2007, Porto Seguro. Revista Higiene Alimentar. Sâo Paulo: DPI, 2007. v. 21. p. 3-554.

  • BACK, FS ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; COLARES, LGT . Perfil higiênico-sanitário de panificadoras do município do Rio de Janeiro. In: III Congresso Latino-Americano de higienistas de alimentos, 2007, Porto Seguro. Revista Higiene Alimentar. São Paulo: DPI, 2007. v. 21. p. 3-554.

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; COLARES, LGT ; LOPES, M. L. M. . Verificação dos aspectos higiênico-sanitários de restaurante público popular do município do Rio de Janeiro. In: III XCongresso Latino-Americano de Higienistas de Alimentos, 2007. Revista Higiene Alimentar. São Paulo: DPI, 2007. v. 21. p. 3-554.

  • AZEVEDO, A. L. S. ; LOURENCO, A. I. R. ; MOREIRA, B. V. F. ; CAMPOS, B. S. ; COLARES, LUCILÉIA GRANHEN TAVARES ; FIGUEIREDO, V. O. ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Boas Práticas Ambientais em Unidades de Alimentação e Nutrição. In: XXXVII Jornada Guilio Massarani, 2015, Rio de Janeiro. XXXVII Jornada Guilio Massarani. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015.

  • CAMPOS, B. S. ; AZEVEDO, A. L. S. ; MOREIRA, B. V. F. ; LOURENCO, A. I. R. ; COLARES, LGT ; FIGUEIREDO, V. O. ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Lista de verificação para orientar a adoção das boas práticas ambientais em unidades de alimentação e nutrição. In: XXXVII Jornada Guilio Massarani, 2015, Rio de Janeiro. XXXVII Jornada Guilio Massarani, 2015.

  • FERREIRA, A. G. O. ; FREDERICO, A. B. ; MELLO, ALINE GOMES ; SANTOS, A. C. ; Miguel, MAL . Aspectos microbiológicos da superfcie de bandejas utilizadas em restaurantes. In: XXXVII Jornada Guilio Massarani, 2015, Rio de janeiro. XXXVII Jornada Guilio Massarani, 2015.

  • FREDERICO, A. B. ; FERREIRA, A. G. O. ; MELLO, ALINE GOMES ; SANTOS, A. C. ; Miguel, MAL . Aspectos microbiológicos dos vegetais crus prontos para consumo. In: XXXVII Jornada Guilio Massarano, 2015, Rio de Janeiro. XXXVII Jornada Guilio Massarano, 2015.

  • MOREIRA, B. V. F. ; LOURENCO, A. I. R. ; AZEVEDO, A. L. S. ; CAMPOS, B. S. ; MELLO, ALINE GOMES ; COLARES, LGT ; FIGUEIREDO, V. O. . Oficina de Alimentação saudável e aproveitamento integral de alimentos: Reeducando o paladar. In: 12º Congresso de Extensão da UFRJ, 2015, RIo de Janeiro. 12º Congresso de Extensão da UFRJ, 2015.

  • LOURENCO, A. I. R. ; MOREIRA, B. V. F. ; AZEVEDO, A. L. S. ; MELLO, ALINE GOMES ; COLARES, LGT ; FIGUEIREDO, V. O. . Oficina de alimentação saudável e aproveitamento integral de alimentos: uso de ervas e especiarias em preparações doces e salgadas. In: 12º Congresso de extensão da UFRJ, 2015, Rio de Janeiro. 12º Congresso de extensão da UFRJ, 2015.

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; GASPAR, A. ; Ribeiro, BG ; MARTINS, L. H. ; Manhães, LT ; OLIVEIRA, M. F. B. . Oficina sobre boas práticas de manipulação para os manipuladoresde serviços de alimentação localiados em Macaé/RJ: Hiigiene pessoal e de alimentos.. In: 5º Semana de integração acadêmica da UFRJ-Macaé, 2013, Rio de Janeiro.. 5º Semana de integração acadêmica da UFRJ-Macaé, 2013.

  • BETZLER, D. C. G. ; Favilla, AL ; Torrero, EM ; LEITE, SGF ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; COLARES, LGT ; Miguel, MAL . Susceptibilidade de Staphylococcus spp isolados de utensílios e mesas do refeiitório de um serviço de alimentação do município do Rio de Janeiro aos antimicrobianos.. In: 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Rio Grande do Norte. 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013.

  • Favilla, AL ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; RUBATINO, R. ; COLARES, LGT ; Miguel, MAL . Uso de indicadores microbiológicos como apoio na capacitação de manipualdores de alimentos: estudo em restaurantes público popular do município do rio de janeiro.. In: 8º Congresso de Extensão da UFRJ, 2011, Rio De Janeiro. 8° Congresso de extensão da UFRJ, 2011. v. 01.

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Marin, VA ; COLARES, LGT . conhecimento dos manipualdores de alimentos sobre boas práticas de manipulação nos restaurantes públicos populares.. In: XXI Congresso Brasileiro de Nutrição 2010, 2010, Joinville - SC. COnbran 2010 - temas livres e pósteres, 2010.

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; COLARES, LGT ; Miguel, MAL . Elaboração de roteiro de inspeção sanitária para restaurantes públicos populares do Governo do estado do Rio de Janeiro.. In: XXI Congresso Brasileiro de Nutrição 2010, 2010, Joinville - SC. COnbran 2010 - temas livres e pósteres, 2010.

  • PIRES, LA ; BARATTA, R. ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; BACK, FS ; COLARES, LGT . Avaliação do disperdício de alimentos em unidades de alimentação e nutrição localizada em um clube na cidade do Rio de Janeiro.. In: XXI Congresso Brasileiro de Nutrição 2010, 2010, Joinville - SC. COnbran 2010 - temas livres e pósteres, 2010.

  • BACK, FS ; FERNANDES, AGS ; CADORNA, MD ; Ayeta, ACC ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . ANÁLISE DO FATOR DE CORREÇÃO DE CARNES PARA O CONTROLE DO CUSTO E DESPERDÍCIO EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO.. In: I Congresso Brasileiro de Alimentação Coletiva, 2009, Porto Alegre. I Congresso Brasileiro de alimentação Coletiva: Crise do abastecimento X Segurança alimentar, 2009. v. 1. p. 1-70.

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Marin, VA ; COLARES, LGT . CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES EM RESTAURANTES PÚBLICOS POPULARES LOCALIZADOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.. In: I Congresso Brasileiro de Alimentação Coletiva, 2009, Porto Alegre. I Congresso Brasileiro de Alimentação Coletiva, 2009. v. 1. p. 1-70.

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; SALES, G. L. P. ; Santos, K.C. ; Lisboa, D. M. ; COLARES, LGT . Restaurantes Públicos Populares: Caracterização quanto ao processo produtivo. In: XX Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, 2008, Rio de Janeiro. Revista da Associação Brasileira de Nutrição. Rio de Janeiro: }INDEXA, 2008. v. 1. p. 228-228.

  • BACK, FS ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; COLARES, LGT . Avaliação das condições higiênico-sanitárias e fisico-estruturais de um restaurante de comida japonesa. In: XX Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, 2008, Rio de Janeiro. Revista da Associação Brasileira de Nutrição. Rio de Janeiro: INDEXA, 2008. v. 1. p. 104-104.

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; BACK, FS ; COLARES, LGT . Proposta de um roteiro de inspeção sanitária para avaliação de restaurantes de culinária japonesa. In: XX Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, 2008, Rio de Janeiro. Revista da associação Brasileira de Nutrição. Rio de Janeiro: INDEXA, 2008. v. 1. p. 249-249.

  • Neves, VR ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Almeida, CDEM ; Marin, VA ; COLARES, LGT . Uso de roteiro de inspeção sanitária em serviço de alimentação. In: IX Seminário de Nutrição em Saúde Coletiva: Tendências e Desafios, 2007. Instituto de Nutrição Annes Dias, 2007.

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; SOARES, A. G. ; FONSECA, M. J. O. ; FREIRE JUNIOR, M. . Caracterização dos Bancos de Alimentos inseridos no Programa Fome Zero. In: XIX Congresso Brasileiro de Nutrição, 2006, São Paulo. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Nutrição, 2006.

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; SOARES, A. G. ; FONSECA, M. J. O. ; FREIRE JUNIOR, M. . Caracterização dos doadores e das doações recebidas pelos Bancos de Alimentos inseridos no Programa Fome Zero. In: VI Jornada de Nutrição em Saúde Coletiva do Estado do Rio de Janeiro, 2006, Rio de Janeiro. Mostra de Trabalhos Científicos e Experiências Exitosas na Área de Nutrição e Saúde. Rio de Janeiro, 2006. v. 1.

  • COLARES, LGT ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; BACK, FS ; GOMES, LB . Avaliação da qualidade higiênico-sanitária de uma rede de lanchonetes que comercializa salgados no Estado do Rio de Janeiro. In: III Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária - SIMBRAVISA, 2006, Florianópolis. Revista Brasileira de Vigilância Sanitária - REVISA, 2006. v. 2.

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Formação de pessoal na área da saúde: nutrição. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Curso de nutrição. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Curso de NUTRIÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; FIGUEIREDO, V. O. ; Marques, RTP ; COSTA, I. C. G. ; COLARES, LGT . CAPACITAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DE AGENTES PREPARADORES DE ALIMENTOS QUE ATUAM EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUEIREDO, V. O. ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; ROSA, LPP ; SIlva, MEM ; Tannuri, LP ; BRITO, C. M. P. D. ; Moura, LHC ; COLARES, LGT ; Kraemer, FB ; Campos, FM . PRÁTICAS DE ENSINO NO PROJETO GRAMACHINHOS: ETAPA INICIAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; COSTA, I. C. G. ; Zanon, RB ; Predebon, AP ; FIGUEIREDO, V. O. ; COLARES, LGT . PEGADA HÍDRICA DO CARDÁPIO DE UM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO LOCALIZADO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Santana, TS ; FIGUEIREDO, V. O. ; BACK, FS . AVALIAÇÃO DA PERDA DE PESO DO PEITO DE FRANGO NO PRÉ- PREPARO: ETAPA INICIAL PARA SELEÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Miguel, MAL ; COSTA, I. C. G. ; Vilas Boas, M . AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE HIGIENIZAÇÃO DO PROCESSADOR DE ALIMENTOS UTILIZADO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Turon, T ; ALBUQUERQUE, N. M. C. ; FREIRE, N. F. ; Fernandes, A ; COSTA, R. B. ; PAULA, T. P. . MONITORAMENTO DO TEMPO E TEMPERATURA DE DIETAS LÍQUIDAS OFERECIDAS À PACIENTES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Marques, RTP ; COLARES, LGT ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; FIGUEIREDO, V. O. ; COSTA, I. C. G. . 'COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS GERADOS NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COLARES, LUCILÉIA GRANHEN TAVARES ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; FIGUEIREDO, V. O. ; AMORIM, V. R. ; Quintaes, BR . COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM REATOR: GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS GERADOS NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, ALINE GOMES DE ; FERREIRA, A. G. O. ; FREDERICO, A. B. ; LOPES, M. L. M. ; MIGUEL, MARCO ANTÔNIO LEMOS . Aspectos higienico sanitários de restaurantes comerciais do campus Ilha do Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, ALINE GOMES ; FREDERICO, A. B. ; FERREIRA, A. G. O. ; Miguel, MAL ; LOPES, M. L. M. . Desenvolvimento de material informativo sobre boas práticas de manipulação para manipuladores de alimentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, ALINE GOMES ; COLARES, LGT ; FIGUEIREDO, V. O. ; CURSINO, G. N. ; Oliveira, EM ; Marques, RTP ; Moreira, BVF ; AZEVEDO, A. L. S. ; Padilha, PC ; LOURENCO, A. I. R. . Escolha Alimentares de Estudantes do Ensino Medio: Uma experiência no 'Conhecendo a UFRJ'.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COLARES, LGT ; Quintaes, BR ; Conde, ALFM ; AMORIM, V. R. ; FIGUEIREDO, V. O. ; LOURENCO, A. I. R. ; MOREIRA, B. V. F. ; Marques, RTP ; CURSINO, G. N. ; Oliveira, EM ; MELLO, ALINE GOMES DE . Avaliação das características fiísico-químicas e microbiológicas de compostos obtidos a partir do processo de biodegradação de resíduos sólidos alimentares do restaurante universitário da UFRJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, ALINE GOMES ; COLARES, LGT ; Banharo, R ; Crancio, SGS ; Saddy, MA . QUalidade higiêncio-sanitária das refeições servidas em unidades prisionais do estado do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. G. O. ; FREDERICO, A. B. ; SANTOS, A. C. ; MELLO, ALINE GOMES ; MIGUEL, MARCO ANTÔNIO LEMOS . Microbiological aspects restaurantes trays: risk in utensils containation. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREDERICO, A. B. ; FERREIRA, A. G. O. ; SANTOS, A. C. ; MELLO, ALINE GOMES ; MIGUEL, MARCO ANTÔNIO LEMOS . Microbiological aspects of raw ready-to-use vegetables. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Estratégias para elaboração de cardápios saudáveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, ALINE GOMES ; COLARES, LUCILÉIA GRANHEN TAVARES ; FIGUEIREDO, V. O. . Oficina de Aproveitamento integral de alimentos e alimentação saudável - Ceia Natalina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Princípios da admnistração plicados a UAN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Perfil da microbiota de um serviço de alimentação do município do Rio de Janeiro e análise da eficácia dos métodos empregados no controle higiênico-sanitário. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; OLIVEIRA, M. F. B. . Uso de ferramentas da qualidade para avaliar e nortear a adoção de boas práticas em unidades de alimentação e nutrição. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GONCALVEZ, A. ; MARTINS, L. H. ; AMADO, T. ; OLIVEIRA, M. F. B. ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Capacitação de manipuladores de serviços de alimentação localizados em Macaé/RJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Oliveira LG ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; OLIVEIRA, M. F. B. . Alimentação offshore: controles higiênico-sanitários em um empresa de hotelaria marítima. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, M. F. B. ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Capacitação dinâmica em boas praticas de manipulação com manipuladores de alimetos de uma unidade de alimetação em Macaé/RJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; BETZLER, D. C. G. ; Torrero, EM ; LEITE, SGF ; COLARES, LGT ; Miguel, MAL . Perfil de susceptibiidade aos antimicrobianos e desinfetantes a base de cloro em estirpes de acinetobacter sp. enterobacter sp, Klebsiella sp isoladas de serviços de alimentação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Planejamento físico-funcional da UAN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Favilla, AL ; BETZLER, D. C. G. ; Torrero, EM ; LEITE, SGF ; Miguel, MAL ; COLARES, LGT . Desenvolvimento de material educativo sobre higienização de superfícies para manipuladores de alimentos de um serviço de alimentação do Município do Rio de Janeiro.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Oliveira LG ; Maciel, NFP ; Manhães, LT ; Menezes, EMS ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Adoção das boas práticas de manipualação de uma unidade de alimentação e nutrição localizada no município de Macaé. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; CADORNA, MD ; BACK, FS ; COLARES, LGT . Uso de ferramentas da qualidade para elaboração de manual de boas práticas de manipulação em serviço de alimentação localizado em um hospital privado da zona oeste do rio de Janeiro.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Favilla, AL ; LEITE, SGF ; COLARES, LGT ; Miguel, MAL . Higienização das superfícies de restaurantes públicos populares: controle do risco de contaminação microbiológica das refeições.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Oliveira LG ; GONCALVEZ, A. ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Menezes, EMS ; Manhães, LT . Fator de correção como um aliado ao controle de resíduos sólidos no pré preparo de refeições em serviço de alimentação, Macaé-RJ.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Torrero, EM ; Favilla, AL ; BETZLER, D. C. G. ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; LEITE, SGF ; COLARES, LGT ; Miguel, MAL . Condições microbiológicas do ar ambiente e de utensílios de um restaurante público popular localizado no município do Rio de Janeiro.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Torrero, EM ; Favilla, AL ; BETZLER, D. C. G. ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; LEITE, SGF ; COLARES, LGT ; Miguel, MAL . Perfil microbiano das mesas do refeitório de um restaurante público popular localizado no município do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BETZLER, D. C. G. ; Torrero, EM ; Favilla, AL ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; LEITE, SGF ; COLARES, LGT ; Miguel, MAL . Perfil microbiano das superfícies inertes de um restaurante público popular no município do Rio de Janeiro.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Oliveira LG ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Menezes, EMS ; Manhães, LT . Qualidade nutricional e sensorial de preparações de cardápios: Estudo em um serviço de alimentação - Macaé, RJ.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Oliveira LG ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Menezes, EMS ; Manhães, LT . Satisfação dos clientes quanto a qualidade de um serviço de alimentação localizado no município de Macaé;RJ.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Favilla, AL ; BETZLER, D. C. G. ; Torrero, EM ; COLARES, LGT ; Miguel, MAL ; LEITE, SGF . Desenvolvimento de práticas educativas para os manipuladores de alimentos do Restaurante Público Popular do Município do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Torrero, EM ; Favilla, AL ; BETZLER, D. C. G. ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; LEITE, SGF ; COLARES, LGT ; Miguel, MAL . Perfil microbiano das mesas do refeitório de um restaurante público popular localizado no município do rio de janeiro.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BETZLER, D. C. G. ; Torrero, EM ; Favilla, AL ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; LEITE, SGF ; COLARES, LGT ; Miguel, MAL . Condições microbiológicas do ar ambiente e de utensílios de um restaurante público popular localizado no município do rio de janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Roteiro de inspeção sanitária.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Favilla, AL ; RUBATINO, R. ; COLARES, LGT ; LEITE, SGF ; ALVARENGA, A. B. ; Miguel, MAL . Avaliação das boas práticas de manipulação durante a distribuição de refeições: estudo em um restaurante público popular do município do rio de janeiro.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Favilla, AL ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; RUBATINO, R. ; Miguel, MAL . Qualidade Microbiológicaq de Máquinas de vende de refrigerantes: análise do reservatório de coleta das latas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Favilla, AL ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Miguel, MAL ; COLARES, LGT . Caracterização do processo de higienização sob o ponto de vista dos manipualdores de alimentos do restaurante universitário Central e Letras da UFRJ.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. G. M. ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Ferramentas da qualidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Fiscalização Técnica nas unidades de alimentação e nutrção dos restaurantes populares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Introcução as toxiinfecções alimentares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Fundamentos da pesquisa epidemiológica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Atuação do nutricionista em serviços de alimentação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . COndições higienico sanitárias na produção de refeições em Restaurantes Públicos Populares do Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Atuação do nutricionista em controle de qualidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Implantação das boas praticas em serviçosde alimentação.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Boas práticas de manipulação em serviços de alimentação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Boas práticas de manipulação em serviços de alimentação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Resolução RDC 216/2004. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, A. G. ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; FONSECA, M. J. O. ; FREIRE JUNIOR, M. . Preparo de frutas e hortaliças minimamente processadas em Banco de Alimentos. Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2006 (Série Documento - Embrapa).

  • SOARES, A. G. ; MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; FONSECA, M. J. O. ; FREIRE JUNIOR, M. . Boas Práticas de Manipulação em Banco de Alimentos. Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2006 (Série Documento - publicação interna da Embrapa).

Outras produções

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM . Saiba como evitar a intoxicação alimentar na hora de preparar alimentos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COLARES, LGT ; MELLO, ALINE GOMES . Terças científicas da ANERJ. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; LEONOR, C. F. A. ; Lacerda, EC ; FALLER, A. L. K. ; Brito, D . @profissaonutri_ufrj. 2021. (Rede social).

Lacerda, EC ; LOPES, M. L. M. ; Bouts, DMD ; DE OLIVEIRA, ALINE GOMES DE MELLO ; LEONOR, C. F. A. . @saudemeioambienteufrj. 2020. (Rede social).

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; GONCALVEZ, A. ; Ribeiro, BG ; GOMES, LB ; COLARES, LGT ; Miguel, MAL ; OLIVEIRA, M. F. B. ; AMADO, T. ; MARTINS, L. H. . Projeto Quali Mesa - UFRJ Macaé. 2013; Tema: Boas Práticas de Manipulação. (Rede social).

MELLO, ALINE GOMES DE ; Limoeiro, L ; PENHA, M. P. ; Moeckel, M ; Mendes, K . Guia para a elaboração do Manual de Boas Práticas para Serviço de Alimentação. 2023. (Material Técnico).

MELLO, ALINE GOMES ; COLARES, LGT ; FIGUEIREDO, V. O. . Promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável visando a saúde do trabalhador. 2016. .

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; Miguel, MAL . Capacitação de manipuladores de alimetos em serviços de alimentação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM ; COLARES, LGT . Alimentação saudável e aproveitamento integral de alimentos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COLARES, LGT ; MELLO, ALINE GOMES ; FIGUEIREDO, V. O. . Lista de Verificação das Boas Práticas Ambientais em serviços de alimentação. 2014. (Ferramenta da qualidade).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICs) NAS DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA, Descrição: Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo cujo objetivo é Avaliar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) nas diferentes áreas de atuação do nutricionista. A coleta de dados será feita por meio de questionários disponibilizados em ambiente virtual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aline Gomes de Mello de Oliveira - Coordenador / Ana Luisa Kremer Faller - Integrante / Ana Beatriz de Azevedo Huguenin. - Integrante.

  • 2020 - Atual

    ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL: ELABORAÇÃO, VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO DE CARDÁPIOS, Descrição: Elaborar e validar instrumento que auxilie na oferta de refeição saudável (tanto no aspecto nutricional como no higiênico-sanitário) e sustentável e propor preparações com alimentos saudáveis, provenientes de sistemas alimentares sustentáveis. Para isso será elabrada ferramenta para instrumentalizar os gestores dos serviços de alimentação na elaboração e distribuição de refeições saudáveis e sustentáveis. O instrumento será submetido ao processo de validação do conteúdo pelos juizes e público alvo. Proceder a análise da reprodutibilidade e a confiabilidade da ferramenta para instrumentalizar os gestores dos serviços de alimentação na elaboração e distribuição de refeições saudáveis e sustentáveis. Além disso será avaliada a oferta refeições saudáveis e sustentáveis em diferentes serviços de alimentação, a partir da aplicação do instrumento validado e desenvolver preparações (alimentos e bebidas) saudáveis, provenientes de sistemas alimentares sustentáveis, utilizando a análise sensorial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aline Gomes de Mello de Oliveira - Coordenador / Veronica de Oliveira Figueiredo - Integrante / Thadia Turon - Integrante / Ellen Cristina Lacerda - Integrante / Bianca Biscacio Falco - Integrante.

  • 2019 - 2024

    ANÁLISE DE FATORES RELACIONADOS À EVASÃO UNIVERSITARIA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE, Descrição: Esse projeto busca analisar os motivos de evasão existentes nos cursos de graduação em Nutrição e Gastronomia do Instituto Josué de Castro da universidade Federal do Rio de Janeiro. Para isso prentende-se Conhecer o perfil social, econômico e cultural dos estudantes dos cursos de graduação de nutrição da UFRJ; Compreender a relação da evasão com as condições do mercado de trabalho e identificar e caracterizar as principais razões relacionadas à evasão do cursos de graduação em Nutrição do INJC/UFRJ.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Aline Gomes de Mello de Oliveira - Integrante / Gustavo Figueiredo - Coordenador / Darlene Brito - Integrante / Karine de Souza Peixoto - Integrante / Juliana Ceraso Seixas Pires - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Impacto financeiro e ambiental de garrafas de água e copo de chá gelado consumidos em um serviço de alimentação: proposta de medidas para o desenvolvimento sustentável., Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Aline Gomes de Mello de Oliveira - Coordenador / Veronica de Oliveira Figueiredo - Integrante / Ellen Cristina Lacerda - Integrante / Joyce Leite da Silva  - Integrante / Gabriela Barbosa Corrêa Dantas - Integrante.

  • 2019 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ALIMENTOS ORGÂNICOS PROCESSADOS: ELABORAÇÃO E VALDIAÇÃO DE APARÊNCIA E CONTEÚDO, CONFIABILIDADE INTERAVALIADORES, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aline Gomes de Mello de Oliveira - Integrante / Mariana Vidal - Integrante / Thadia Turon da Costa Silva - Coordenador / Bruna Carraco - Integrante.

  • 2017 - 2020

    ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA LISTA DE VERIFICAÇÃO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS DE FÓRMULAS INFANTIS, DIETAS ENTERAIS PEDIÁTRICAS E LEITE HUMANO ORDENHADO PASTEURIZADO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Aline Gomes de Mello de Oliveira - Integrante / Silvia Regina Magalhães Couto Garcia - Coordenador / Camila Rocha de Oliveira - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Estudo do perfil e dos fatores relacionados à evasão de estudantes do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aline Gomes de Mello de Oliveira - Integrante / Avany Fernandes - Integrante / Ceci Santiago - Integrante / Gloria Valéria da Veiga - Integrante / Gustavo Figueiredo - Integrante / Darlene Brito - Coordenador / Natália Carvalho Martins. - Integrante / Luene Adriana Lauriano da Silva - Integrante / Karine de Souza Peixoto - Integrante / Juliana Ceraso Seixas Pires - Integrante.

  • 2017 - Atual

    AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE PREPARAÇÕES À BASE DE CARNE TOMANDO POR BASE OS CONTROLES DE PROCESSO E HIGIENICO-SANITÁRIO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Aline Gomes de Mello de Oliveira - Coordenador / COLARES, LUCILÉIA GRANHEN TAVARES - Integrante / Veronica de Oliveira Figueiredo - Integrante.

  • 2017 - Atual

    FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ALIMENTOS ORGÂNICOS E/OU AGROECOLÓGICOS: ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE APARÊNCIA E CONTEÚDO, CONFIABILIDADE INTERAVALIADORES., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aline Gomes de Mello de Oliveira - Integrante / Ellen Mayra da Silva Menezes - Integrante / Thadia Turon - Coordenador / Mariana Vidal - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Validação do processo de higienização do processador de alimentos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Gomes de Mello de Oliveira - Integrante / Marco Antonio Lemos Miguel - Coordenador / mariana vilas boas - Integrante.

  • 2016 - 2016

    ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS DA HIGIENIZAÇÃO DE VEGETAIS SERVIDOS CRUS EM UM RESTAURANTE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aline Gomes de Mello de Oliveira - Coordenador / Marco Antonio Lemos Miguel - Integrante / Ana Beatriz Frederico - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2012

    Reestruturação do serviço de alimentação do núcleo de pesquisa em ecologia marinha (NUPEM), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luciana Ribeiro Trajano Manhães em 19/02/2014., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Gomes de Mello de Oliveira - Integrante / Beatriz Gonsalves Ribeiro - Integrante / Luciana Trajano Manhães - Coordenador / Ellen Mayra da Silva Menezes - Integrante.

  • 2010 - 2014

    Estudo da Microbiota, Avaliação do Processo de Higienização e Capacitação dos Manipuladores de Alimentos de Restaurantes Públicos Populares do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: O número de pessoas que realizam suas refeições fora do domicílio tem aumentado nos últimos anos e com isso houve um incremento no número de serviços de alimentação. Com isso o Governo do Estado do Rio de Janeiro implantou os Restaurantes Públicos Populares que são unidades de alimentação e nutrição, destinados a um público em vulnerabilidade social e que tem por objetivo fornecer refeições em quantidade e qualidade higiênico-sanitária adequada. Estão em funcionamento dezesseis Restaurantes Públicos Populares que servem juntos, em média, 247.500 cafés da manhã e 617.500 almoços por mês, de segunda à sexta-feira. Tendo em vista o público a que se destinam estes restaurantes e o número de refeições que são servidas, diariamente, o objetivo deste projeto é caracterizar a microbiota, com ênfase na busca de microrganismos de interesse em Saúde Pública, adaptar e implementar medidas corretivas definidas em estudo prévio, e capacitar com ferramentas de estímulo à educação os manipuladores de alimentos dos Restaurantes Públicos Populares localizados no município do Rio de Janeiro. O projeto será realizado em sete Restaurantes Públicos Populares localizados no município do Rio de Janeiro, será desenvolvida a caracterização da microbiota predominante nestes estabelecimentos, assim como a busca por microrganismos de interesse em Saúde Pública. Com base no perfil da microbiota, o processo de higienização será adaptado à estrutura do restaurante e implementado de modo a aumentar a segurança higiênico sanitária no processo produtivo de refeições. A ação educativa implementada será baseada em ferramentas de ampla aceitação popular, como aplicativos para computador e telefones celulares (smartphones), bem como material impresso. Também serão realizadas atividades teórico-práticas a fim de transmitir conhecimento sobre manipulação higiênica dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos, contaminantes e boas práticas. Espera-se com o presente projeto implementar ações corretivas detectadas em edições anteriores deste projeto, assim como estimular a adoção das boas práticas no preparo de refeições através do incentivo à busca pela educação continuada pelos manipuladores utilizando ferramentas interativas atuais como jogos, aplicativos e fun page em redes sociais. Como benefícios para a sociedade, acreditamos que os resultados deste projeto contribuam para aumentar a segurança na produção de alimentos nos Restaurantes Públicos Populares (RPP), reduzindo as não conformidades existentes durante o processo produtivo de refeições. Além de promover o desenvolvimento humano e a saúde da população atendida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Gomes de Mello de Oliveira - Integrante / Marco Antonio Lemos Miguel - Coordenador.

  • 2004 - 2006

    Desenvolvimento e implementação de tecnologias e procedimentos operacionais visando a redução de desperdício no Bancos de Alimentos., Descrição: O objetivo deste projeto é propor soluções tecnológicas e estratégias para um melhor funcionamento dos Bancos de Alimentos implantados no país e conveniados ao MDS. Desta forma, o projeto visa reduzir as perdas e desperdícios e garantir a oferta de alimentos seguros, sob o ponto de vista higiênico-sanitário, para a população beneficiada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Gomes de Mello de Oliveira - Integrante / Regina Isabel Nogueira - Coordenador / Antonio Gomes Soares - Integrante / Marcos José de Oliveira Fonseca - Integrante / Murillo Freire Junior - Integrante / Felix Cornejo - Integrante / Sergio Agostinho Cenci - Integrante / André Bonnet de Alvarenga - Integrante / Fernando Teixeira Silva - Integrante / Roberto Machado - Integrante / Virgínia da Matta - Integrante., Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Outra., Número de produções C, T & A: 4

Prêmios

2018

Menção Honrosa na área temática saúde - 9º Semana de Integração Acadêmica da UFRJ - Trabalho. Escolhas Alimentares de estudantes do Ensino Médio: Uma experiência no "Conhecendo a UFRJ"., Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2018

Menção Honrosa na área temática saúde - 9º Semana de Integração Acadêmica da UFRJ - AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE HIGIENIZAÇÃO DO PROCESSADOR DE ALIMENTOS UTILIZADO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2018

Menção Honrosa na área temática saúde -9º Semana de Integração Acadêmica da UFRJ - MONITORAMENTO DO TEMPO E TEMPERATURA DE DIETAS LÍQUIDAS OFERECIDAS À PACIENTES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2017

Menção Honrosa ao trabalho A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL COMO TEMA DE CAPACITAÇÃO DE AGENTES PREPARADORES DE ALIMENTOS QUE ATUAM EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO., 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

2017

Menção Honrosa ao trabalho QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DOS VEGETAIS SERVIDOS IN NATURA E COM CASCA EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

2017

Menção Honrosa ao trabalho AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

2016

Menção Honrosa na área temática saúde - 7º Semana de Integração Acadêmica da UFRJ - Trabalho. Escolhas Alimentares de estudantes do Ensino Médio: Uma experiência no "Conhecendo a UFRJ"., Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2013

Melhor trabalho.V JPE. Oficina sobre boas práticas de manipulação para os manipuladores de serviços de alimentação localiados em Macaé/RJ: Hiigiene pessoal e de alimentos., Universidade Federal do Rio de Janeiro / Macaé.

2012

Menção Honrosa. Redução da subjetividade de interpretação dos itens que compõem o roteiro de inspeção sanitária para serviço de alimentação não hospitalar a partir da validação de conteúdo, XXII Congresso Brasileiro de nutrição.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de nutrição. , CCS - Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária, 21941902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39386799, Ramal: 000

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2018

    Direção e administração, Instituto de Nutrição Josué de CAStro.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de graduação em nutrição.

  • 03/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Nutrição Josué de CAStro.,Cargo ou função, Membro da Comissão da Reforma Curricular do Curso de Nutrição ..

  • 01/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de nutrição.,Cargo ou função, Participo da comissão de estruturação e implantação do restaurante escola. Projeto Celebrado entre o COPPEAD e INJC - 2016.

  • 08/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Nutrição Josué de CAStro.,Linhas de pesquisa

  • 12/2018 - 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Nutrição Josué de CAStro.,Cargo ou função, Comissão avaliadora do curso de nutrição do INJC para o processo seletivo TIM 2019.1. Portaria 12834 de 14 de dez de 2018..

  • 10/2018 - 10/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Nutrição Josué de CAStro, Instituto de Nutrição Josué de CAStro.,Atividade realizada, avaliador de resumos na 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ; Coordenador de sessão na 9° semana de integração acadêmica..

  • 08/2018 - 08/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Nutrição Josué de CAStro, Instituto de Nutrição Josué de CAStro.,Atividade realizada, Avaliador de banner no X Encontro Sabores e Saberes..

  • 11/2016 - 08/2018

    Direção e administração, Instituto de Nutrição Josué de CAStro.,Cargo ou função, Substituta eventual da coordenação de graduação do Curso de Nutrição. Portaria 9992 de 3 de novembro de 2016..

  • 05/2017 - 05/2017

    Extensão universitária , Instituto de Nutrição Josué de CAStro.,Atividade de extensão realizada, Participação no conhecendo a UFRJ. Palestra sobre o curso de nutrição..

  • 06/2016 - 12/2016

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO I - COORDENADOR, HIGIENE DOS ALIMENTOS - COLABORADOR, ESTAGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO NORMAL

  • 03/2016 - 12/2016

    Extensão universitária , Instituto de Nutrição Josué de CAStro.,Atividade de extensão realizada, Integrante da comissão de comemoração de 70 anos do INJC..

  • 06/2016 - 06/2016

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aula na disciplina Saneamento. Gerenciamento de resíduos sólidos gerados na produção de refeições . Ch 2h

  • 01/2016 - 06/2016

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Colaborador na disciplina administração de serviços de alimentação 1, Responsável por turma em estágio Supervisionado em Nutrição Normal

  • 05/2016 - 05/2016

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aula sobre"Gerenciamento de resíduos sólidos gerados na produção de refeições" - Disciplina: Saneamento

  • 03/2016 - 03/2016

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Nutrição Josué de CAStro, Instituto de Nutrição Josué de CAStro.,Atividade realizada, Progressão horizontal - Professor Adjunto Nivel 1 para nível 2. Em 20 de março de 2016. Portaria 4994 de 01 de junho de 2016..

  • 03/2015 - 06/2015

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de serviços de alimentação 2, Estágio Supervisionado em Nutrição Normal

  • 05/2015 - 05/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Atuei como mesário na seção CCS03 durante o processo de pesquisa para indicação de reitor e vice-reitor da UFRJ gestão 2015-2019..

  • 04/2015 - 04/2015

    Extensão universitária , Instituto de nutrição.,Atividade de extensão realizada, Oficina sobre ervas e especiarias oferecida aos moradores da vila residencial da UFRJ, ministrada no Restaurante Universitário com carga horária de 5 horas..

  • 04/2015 - 04/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Atuei como mesário na seção CCS03 durante o processo de pesquisa para a indicação de reitor e vice-reitor da UFRJ, gestão 2015-2019, 1º turno..

  • 11/2014 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de nutrição.,Cargo ou função, Comissão de furto da jss05 -.

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de serviços de alimentação 2, Estágio supervisionado

  • 08/2014 - 08/2014

    Extensão universitária , Instituto de nutrição.,Atividade de extensão realizada, Curso para manipuladores de alimentos em serviços de alimentação.

  • 08/2014 - 08/2014

    Extensão universitária , Instituto de nutrição.,Atividade de extensão realizada, Alimentação saudavel e aproveitamento integral dos alimentos.

2011 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2013

    Outras atividades técnico-científicas , UFRJ/ Campus Macaé, UFRJ/ Campus Macaé.,Atividade realizada, Colabora na estruturação e organização do curso de especialização em alimentação coletiva do Instituto de Nutrição josué de Castro.

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Alimentação coletiva I e II ; Técnica Dietética aplicada a diferentes fases da vida (lactente, pré-escolar, escolar, adolescentes, gestante e idoso); Técnica dietética aplicada ao esporte e a alimentação vegetariana; higiene de alimentos

  • 06/2013 - 07/2014

    Serviços técnicos especializados , UFRJ/ Campus Macaé.,Serviço realizado, Implantação do laboratório de microbiologia de alimentos.

  • 01/2012 - 07/2014

    Serviços técnicos especializados , UFRJ/ Campus Macaé.,Serviço realizado, Implantação do laboratório de microbiologia de alimentos do curso de nutrição.; Responsável pelo laboratório de microbiologia de alimentos.

  • 06/2013 - 12/2013

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Alimentação coletiva I e I; e Higiene e micorbiologia de alimentos., Técnica dietética aplicada as diferentes fases da vida ( lactente, pré escolar, escolar, adolescente, gestante e idoso); Técnica dietética aplicada ao esporte e ao preparo de refeições vegetarianas.

  • 03/2013 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ/ Campus Macaé.,Cargo ou função, Parte da Comissão de eventos -.

  • 02/2013 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ/ Campus Macaé.,Cargo ou função, Membro suplente da comissão de biblioteca.

  • 02/2013 - 10/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ/ Campus Macaé.,Cargo ou função, Membro da comissão de orientação e acompanhamento acadêmico.

  • 02/2013 - 10/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ/ Campus Macaé.,Cargo ou função, Comissão de sistematização de compras e previsão de compras para 2013.

  • 01/2013 - 06/2013

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnica dietética aplicada as diferentes fases da vida ( lactente, pré-escolar, escolar, adolescente, gestante e idoso) Técnica dietética aplicada ao esporte e a alimentação vegetariana),, Alimentação coletiva e Microbiologia de alimentos ( Atividade em laboratório)., Técnica dietética aplicada a alimentos de origem animal.

  • 03/2013 - 03/2013

    Extensão universitária , UFRJ/ Campus Macaé.,Atividade de extensão realizada, Capacitação dos manipuladores de alimentos dos serviços de alimentação do pólo gastronomico de Macaé em Higiene Pessoal e de alimentos..

  • 01/2012 - 12/2012

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Alimentação coletiva; Higiene de alimentos; Microbiologia de Alimentos, Ténica dietética aplicada a alimentos de origem animal., Técnica dietética aplicada as diferentes fases da vida (lactente, pré-escolar, escolar, adolescente, gestante e idoso); Técnica dietética aplicada ao esporte e ao preparo de refeições vegetarianas.

  • 10/2011 - 11/2011

    Extensão universitária , UFRJ/ Campus Macaé.,Atividade de extensão realizada, Curso de Cozinha Brasileira para comunidade de Macaé - Proj. Alimentando Saberes em Macaé..

  • 06/2011 - 11/2011

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Colaboração da disciplina bases da dietética ministrando aulas de técnica dietética aplicada as diferentes fases da vida., Planejamento e organização da produção de refeições para a coletividade aos alunos do quinto período do curso de nutrição., Práticas integradas IV aos alunos do quinto preríodo do curso de nutrição.

  • 09/2011 - 09/2011

    Outras atividades técnico-científicas , UFRJ/ Campus Macaé, UFRJ/ Campus Macaé.,Atividade realizada, Provocadora do grupo de Trabalho - Núcleo de Nutrição e dietética do 1º Seminário de Avaliação Curriculas da Nutrição..

  • 04/2011 - 06/2011

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene de alimentos para os alunos do segundo período.

2009 - 2010

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Preceptor de nutrição, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuei na preceptoria de alunos para estágio de alimentação coletiva. Fui responsável por implantar as boas práticas de Laboratório (BPL) no laboratório de técnica dietética.

2010 - 2010

Universidade Veiga de Almeida

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador

Outras informações:
.

Atividades

  • 06/2010 - 12/2010

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrei aulas práticas e teóricas de Técnica dietética I.

  • 06/2010 - 06/2010

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrei aula para o curso preparatório para o ENADE - Disciplina Administração de serviços de alimentação. Com a duração de 4 horas, Ministrei aulas práticas e teóricas de tecnica dietética I

2006 - 2006

Fundação Arthur Bernardes - FUNARBE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 30

2005 - 2011

Melback Consultoria

Vínculo: Consultora Autônoma, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuei como consultora para serviços de alimentação realizando as seguintes atividades: elaboração do Manual de Boas práticas e implantação as Boas Práticas de Produção, treinamento de funcionários, elaboração de cardápio, elaboração de fichas técnicas das preparações culinárias, implantação de um sistema de controle de estoque e outras atividades que sejam necessárias para manter a qualidade dos alimentos. Locais para os quais já realizei consultoria: Q maneiro, casa da Empada, Hotel Gloria Garden suites, restaurante pizza e grill tijuca e vila isabel, restaurante Bella Blú, padarias e buffet.

2006 - 2006

Q. Maneiro Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Nutricionista consultora, Carga horária: 6

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Elaboração de fichas técnicas de preparo Implantação de boas práticas e dos Procedimentos Operacionais Padrão e elaboração do manual de boas práticas. Capacitação dos manipuladores de alimentos de acordo com o sugerido pela RDC 216/04.

Atividades

  • 04/2006 - 04/2006

    Treinamentos ministrados , Q. Maneiro Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda.,Treinamentos ministrados, Para os manipuladores de alimentos e gestores da Q maneiro foram ministrados os seguintes cursos de capacitação: Contaminantes alimentares; doenças transmitidas por alimentos; manipulação adequada dos alimentos e boas práticas.

2006 - 2006

Casa da Empada Lanches Ltda

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Nutricionista consultora, Carga horária: 10

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Elaboração de Manual de Boas Práticas, Elaboração de fichas técnicas de preparo e Elaboração de rótulos das empadas de acordo com a legislação em vigor.

Atividades

  • 05/2006 - 06/2006

    Treinamentos ministrados , Casa da Empada Lanches Ltda.,Treinamentos ministrados, Para os manipuladores de alimentos e gestores da Casa da Empada foram ministrados os seguintes treinamentos: Contaminantes alimentares; doenças transmitidas por alimentos; manipulação higiênica dos alimentos e boas práticas de manipulação de alimento

2005 - 2006

Hotel Gloria Garden Suites

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Nutricionista Consultora, Carga horária: 16

Outras informações:
Atividades Realizadas: Implantação dos procedimentos de boas práticas na cozinha do restaurante do Hotel Gloria Garden Suítes, Elaboração do manual de boas práticas e Elaboração do cardápio do restaurante e do cardápio de eventos. Treinamento dos manipuladores com relação quanto as técnicas de preparo e a apresentação das preparações. Capacitação dos manipuladores de alimentos e garçons de acordo com o sugerido pela RDC 216/04.

Atividades

  • 08/2006 - 08/2006

    Treinamentos ministrados , Hotel Gloria Garden Suites.,Treinamentos ministrados, Para os manipuladores de alimentos e gestores do Hotel Gloria Garden Suítes foram ministradas as seguintes capacitações Contaminantes alimentares; doenças transmitidas por alimentos; manipulação higiênica dos alimentos e boas práticas

2004 - 2005

Laboratório de Alimentos Consultoria M. Mattos LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2004 - 03/2005

    Serviços técnicos especializados , Laboratório de Alimentos Consultoria M. Mattos LTDA - RJ - BRA.,Serviço realizado, Consultoria de controle de qualidade para serviços de alimentação, orientando conforme as Boas Práticas de Manipulação.

  • 05/2004 - 03/2005

    Treinamentos ministrados , Laboratório de Alimentos Consultoria M. Mattos LTDA - RJ - BRA.,Treinamentos ministrados, Treinamento de boas práticas de manipulação para manipuladores de alimentos, proprietários e gerentes de restaurantes comerciais.

2003 - 2004

H.I Rio Alimentação e Eventos LTDA EPP.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40

Atividades

  • 12/2003 - 04/2004

    Serviços técnicos especializados , H.I Rio Alimentação e Eventos LTDA.,Serviço realizado, Responsável pelo Serviço de Nutrição da Unidade Abolição. (Contratação de funcionários, compra de generos, controle de estoque, adaptação do cardápio e outras).

2002 - 2003

Ganutre

Vínculo: Estagiário de nutrição, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 18

2001 - 2002

La Mole Serviço de Alimentação Ltda

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de nutrição, Carga horária: 988

Outras informações:
Atuei como estagiária de controle de qualidade realizando visitas mensais nas 13 lojas da rede.

Atividades

  • 07/2001 - 07/2002

    Estágios , La Mole Serviço de Alimentação Ltda.,Estágio realizado, em controle de qualidade, com vistas mensais as nas 13 lojas da Rede para supervisão dos procedimentos de manipulação e aplicação do roteiro de inspeção.

2001 - 2001

Comissaria Aérea Santos Dumont LTDA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário de nutrição, Carga horária: 560

Atividades

  • 01/2001 - 07/2001

    Estágios , Comissaria Aérea Santos Dumont Ltda.,Estágio realizado, em controle de qualidade e administração de serviços de alimentação. Com aplicação de check list na área de produção, planejamento e requisição de insumos e suporte técnico na linha de montagem.

2022 - Atual

Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região

Vínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Conselheira, Carga horária: 10

Outras informações:
Conselheira suplente Coordenadora da câmara de alimentação coletiva

2013 - 2016

Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região

Vínculo: COlaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora

Outras informações:
Participei como colaboradora na câmara técnica de alimentação coletiva, no projeto intitulado "Avaliação da qualidade da alimentação servida no âmbito do sistema prisional do estado do Rio de Janeiro".