Robson Anselmo Santos
Doutorando no Programa de Pós- Graduação em Educação- PPGED, na linha de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, da Universidade Federal de Sergipe- UFS, sob a orientação da Professora Doutora Edineia Tavares Lopes. Mestre em Educação pelo UFS e graduação em Arte pela mesma instituição. Pesquisador do Caleidoscópio das Ações Afirmativas: avaliação, experiências alcances das políticas de Cotas nas universidades públicas (CNPQ); do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI-UFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Identidades e Alteridades: diferenças e desigualdades na Educação (GEPIADDE-UFS). A partir de 2024 atuando como Agente de Governança Regional da Política Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola- PNEERQ, da SECADI/MEC.É professor da Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro, onde tem atuado na Educação de Jovens e Adultos. Esteve como professor substituto na Universidade Federal de Sergipe e ministrou disciplina no curso de Pós-Graduação em Direito Educacional da Faculdade Pio Décimo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e Igualdade étnica, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, estatuto da criança e adolescente, doutrina de proteção integral; identidade, igualdade e ações afirmativas. Tem desenvolvido processos formativos junto aos conselhos tutelares e conselhos municipais dos direitos da criança e do adolescente e Educadores Sociais em Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Teve como gestor de escola de Ensino Fundamental de junho de 2015 a março de 2022, na Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro/SE. Atualmente está como Técnico Pedagógico na Diretoria de Educação de Aracaju- DEA/SEDUC, responsável pela Educação de Jovens e Adultos -EJA e pela Educação para as Relações Étnico-raciais.Fundador e Coordenador Executivo do Instituto Braços Centro de Defesa dos Direitos Humanos em Sergipe, tendo sua suas atribuições a gestão da entidade, a elaboração de projetos sociais e representações institucionais.
Informações coletadas do Lattes em 17/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2024 - Atual
Universidade Federal de Sergipe
Título: Ações Afirmativas na Pós-graduação da UFS para Quilombolas.Percepções dos/as sujeitos/as e de suas comunidades
Edineia Tavares Lopes. Palavras-chave: AÇÃO FORMATIVA; Cotas no serviço público; Quilombola; Quilombo; Decolonialidade; Investigação Ação Participante. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
2003 - 2005
Universidade Federal de Sergipe
Título: Ágora Grega ou República de Palmares.Experiências e Representações de Negros Universitários no Ensino Superior da UFS
Orientador: Maria Helena Santana Cruz
, Ano de Obtenção: 2005.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação e Igualdade étnica. Setores de atividade: Educação Superior.
Especialização em Gerencia Social para o Des.de comunidades afro
2002 - 2002
Instituto Interamericano de Desenvolvimento Social
Bolsista do(a): Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, Estados Unidos.
Formação complementar
2023 - 2023
Introducción a la Investigación Acción Participativa. (Carga horária: 20h). , Universidad del Sinú en Monteria, ELIAP, Colômbia.
2022 - 2022
Extensão universitária em Inglês Instrumental - Estratégias de Leitura. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2022 - 2022
Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz. (Carga horária: 70h). , Ministério Público do Estado de Sergipe - MPSE, MPSE, Brasil.
2022 - 2022
Modelo Moradia Primeiro. (Carga horária: 9h). , MINISTÉRIO DA MULHER,DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS, MMFDH, Brasil.
2022 - 2022
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (Carga horária: 100h). , INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, IFC, Brasil.
2020 - 2020
FORMAÇÃO DE FORMADORES - SERGIPE ETAPA 1. (Carga horária: 90h). , FUNDAÇÃO LEMANN, FM, Brasil.
2020 - 2020
FORMAÇÃO DE FORMADORES / ETAPA 2. (Carga horária: 60h). , FUNDAÇÃO LEMANN, FM, Brasil.
2019 - 2020
Elaboração do PPP à Luz do Currículo de Sergipe. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, SEES, Brasil.
2018 - 2018
CAPACITAÇÃO TÉCNICA DE GESTORES ESCOLARES. (Carga horária: 120h). , Faculdade São Luis de França, FSLF, Brasil.
2014 - 2015
POLÍTICAS AFIRMATIVAS, COTAS RACIAIS E BANCA DE HETEROIDENTIFICAÇÃO. (Carga horária: 60h). , INSTITUTO BRAÇOS, IB, Brasil.
2010 - 2010
Os Atuais Desafios da Eudcação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 20h). , Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de, SINTESE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Professor Pesquisador no Cotidiano Escolar. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Curta Duração. , Modus Faciendi, MODUS FACIENDI, Brasil.
2006 - 2006
ELABROAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. (Carga horária: 24h). , Prefeitura Municipal de Aracaju-, PMA, Brasil.
2006 - 2006
Captção de Recursos para Projetos Sociais. (Carga horária: 12h). , Prefeitura Municipal de Aracaju-, PMA, Brasil.
2006 - 2006
Formação de Conselheiros em Direitos Humanos. (Carga horária: 40h). , Secretaria Especial de Direitos Humanos, SEDH, Brasil.
2003 - 2003
Capacitação de Professores para Alfabetização de C. (Carga horária: 120h). , Treinamento, Consultoria e Assessoria-LTDA, TCA, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em racismo e seus efeitos em crianças e adolescentes. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2002 - 2002
CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS NA ÁREA DE SEGURIDADE. (Carga horária: 40h). , Conselho Regional de Serviço Social/SE, CRESS, Brasil.
2002 - 2002
Gerência Social para o Desenvolvimento de Comunida. (Carga horária: 160h). , Instituto Interamericano de Desenvolvimento Social, INDES, Estados Unidos.
2001 - 2001
Curso de Curta Duração. , Ministério da Integração Nacional, MIN, Brasil.
1998 - 1998
AUTO-SUSTENTAÇÃO PARA ONGS. (Carga horária: 24h). , Grupo de Apoio à Pessoa com Aids-BA, GAPA, Brasil.
1997 - 1997
Contribuições da Arte-Educação para o sucesso da c. (Carga horária: 45h). , Fundação Municipal de Cultura e Arte-, FUNDARTE, Brasil.
1994 - 1994
análise do texto artístico. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação e Igualdade étnica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: ARTES VISUAIS.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado.
Organização de eventos
ANSELMO,R. . Curso de Formação de Educadores Sociais. 2024. (Outro).
CONCEICAO, J. ; MARTINS, A. ; VIERA, C. S. ; ANSELMO,R. . 3º COPENE NORDESTE. 2021. (Congresso).
ANSELMO,R. ; SANTOS, C. E. T. . Oficina de Elaboração de Projetos Sociais para o Fórum Estadual de Entidades Negras. 2019. (Outro).
ANSELMO,R. . II Confe^rência Muncipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto da Folha. 2018. (Outro).
ANSELMO,R. . Seminário Nacional Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento. 2012. (Congresso).
ANSELMO,R. . I SEMINÁRIO DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ARACAJU. 2012. (Congresso).
GUEDES, F. F. ; ANSELMO,R. . Seminário Estadual Trabalho Infantil e Exploração Sexual de Meninas. 2009. (Outro).
ANSELMO,R. . VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2009. (Outro).
BATISTELA, M. ; ANSELMO,R. . Seminário Criança e Adolescente, responsabilidade de todos. 2008. (Outro).
Participação em eventos
26º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias. 2024. (Outra).
OXÉ PENSADORES DE CONSCIÊNCIA NEGRA.RECEBE O TÍTULO DE OXÉ PENSADORES DA CONSCIÊNCIA NEGRA EMITIDO PELA CASA DE CULTURA AFRO SERGIPANA.. 2019. (Outra).
OXÉ PENSADORES DE CONSCIÊNCIA NEGRA.RECEBE O TÍTULO DE OXÉ PENSADORES DA CONSCIÊNCIA NEGRA EMITIDO PELA CASA DE CULTURA AFRO SERGIPANA.. 2019. (Outra).
PALESTRA " O Marco Regulatório das Organizações da Sociedadeade.O Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. 2018. (Simpósio).
PALESTRA " O Marco Regulatório das Organizações da Sociedadeade.O Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. 2018. (Simpósio).
SEMINÁRIO ATLAS DA VIOLÊNCIA E A FACE LETAL DO ESTADO DE EXCEÇÃO.ATLAS DA VIOLÊNCIA E A FACE LETAL DO ESTADO DE EXCEÇÃO. 2018. (Seminário).
Curso de Formação dos Atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.Sistema de Garantias. Bases Metodológicas para Integração e Atuação. 2009. (Oficina).
Curso de formação dos atores do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente.Sistema de Garantias. Bases metodológicas para integração e atuação. 2009. (Outra).
III Curso de Extensão Compartilhando as Diferenças no Espaço Escolar: Diversidades de Gênero, Orientação Sexual e Étnico/Racial.Metodologias Pedagógicas Para Cumprimento da Lei 10.639/2003. 2009. (Outra).
Curso de formação dos Atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.Sistema de Garantias. Bases metodológicas para integração e atuação. 2008. (Outra).
Curso de Formação dos Atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.Sistema de Garantias. Bases metodológicas para integração e atuação. 2008. (Outra).
Curso de formação dos Atores do Sistema de Garantia de Direitos da Crinaça e do Adolescente.Sistema de Garantias. Bases metodológicas para integração e atuação. 2008. (Outra).
II FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES: Práticas e Discursos em Múltiplos Espaços.IDENTIDADES E AFRICANIDADES EM CONTEXTOS CULTURAIS E EDUCACIONAIS. 2008. (Seminário).
Projeto Capacitação de Educadores da Rede Básica de Educação em Direitos Humanos.MULTICULTURALISMO E DIREITOS HUMANOS. 2008. (Outra).
Projeto Capacitação de Educadores da Rede Básica de Educação em Direitos Humanos.MULTICULTURALISMO E DIREITOS HUMANOS. 2008. (Outra).
IV SEMANA DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA.AÇÕES AFIRMATIVAS, CAMINHOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA DEMOCRACIA. 2007. (Seminário).
IV SEMANA DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA.MINI CURSO PRÁTICAS ESCOLARES E IDENTIDADES A PARTIR DA LEI 10.639/03. 2007. (Oficina).
IV SEMANA DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA.VÍDEO DEBATE: CHICO REI. 2007. (Outra).
Relações Raciais e Políticas Afirmativa.Políticas de Cotas e promoção da igualdade. 2007. (Seminário).
Seminário de mobilização social e prevenção às DSTs.Direitos da Criança e Adolescente. A cidadania ampliada.. 2007. (Seminário).
VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Prioridade absoluta. 2007. (Outra).
Curso de capcitação de Conselheiro Tutelar.Direitos da Criança e Adolescente. 2006. (Oficina).
Elaboração, aplicação e avaliação da prova de conselheiros.Eleição de Conselho tutelar. 2006. (Outra).
Formação de conselheiro tutelar.Direito da Criança e Adolescente. 2006. (Oficina).
Legislação educacional. 2006. (Oficina).
Curso de formação Básica.Curso de Formação Básica de Educadores Sociais. 2005. (Outra).
Curso de formação de Conselheiros Tutelares.Direito e Cidadania. 2005. (Outra).
Curso de Formação e Capacitação de Gestores de Entidades Sociais.Curso sobre elaboração de projetos sociais. 2005. (Outra).
Encontro dos Estudantes de História.A emergência da lei 10639. 2005. (Encontro).
Encontro Nacional dos Estudantes de História.Identidade Étnica e Igualdade. 2005. (Encontro).
Mesa Redonda o ECA e a Mídia.O Estatuto da Criança e Adolescente e o papel da mídia. 2005. (Outra).
Simpósio sobre o terceiro setor.O Terceiro Setor em Sergipe. 2005. (Simpósio).
Curso de capacitação e candidatos.Curso de Formação de Candidatos ao Conselho Tutelar. 2004. (Outra).
Curso de formação e capacitação de conselheiros tutelares.Curso de Formação e Capacitação de Conselheiros Tutelares. 2004. (Outra).
Curso de formação e capacitação de conselheiros tutelares.Curso de Formação e Capacitação de Conselheiros Tutelares. 2004. (Outra).
Palestra sobre o terceiro setor.o perfil político do terceiro setor. 2004. (Outra).
Projeto Sergipe Igual Para Todos.Curso de formação de multiplicadores em direitos humanos e ações afirmativas. 2004. (Outra).
Seminário Nacional de Estudos Jurídicos.Ações Afirmativas e princípio de igualdade. 2004. (Seminário).
Cruso de Formação em direito e cidadania.Curso de Formação de Conselheiros de Direito. 2003. (Outra).
Curso de formação de Conselheiros do Alto Sertão.Curso de formação de conselheiros Tutelares. 2003. (Outra).
I SEMANA DE CIDADANIA.Formas de Promoção da Igualdade na Sociedade Brasileira. 2003. (Outra).
I Seminário de Direitos Humanos:Um mundo em construção.Políticas Afirmaticas e cotas para os negros. 2003. (Seminário).
VI Seminário de Educação. 2003. (Seminário).
I CONGRESSO DA CIDADE. Trabalho infantil e degenerescência social. 2002. (Congresso).
Participação em bancas
ANSELMO,R.. A Importância do Ensino de Fiolosofia no Ensino Médio para a Formação Política e Ética do Adolescente. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Esp. em Met.de Ens. da Edu.Básica) - Universidade Federal de Sergipe.
ANSELMO,R.. Identidade Étnico-Racial e Racismo:Um Estudo no Colégio de Aplicação/UFS. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Met.Ens. para Educação Básica) - UNIVERSIDADE FEDERAL DESERGIPE.
ANSELMO,R.; Mascarenhas, Maria da C.S.G.. Identidades Étnico-Raciais e Práticas Escolares da Comunidade Quilombola de Ladeiras/SE. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Esp. em Met.de Ens. da Edu.Básica) - Universidade Federal de Sergipe.
ANSELMO,R.. Educação Escolar Indígena: Um estudo da relação com o saber de alunos do 5º ano do ensino fundamental do povo indígena Kariri. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Esp. em Met.de Ens. da Edu.Básica) - Universidade Federal de Sergipe.
ANSELMO,R.. Kiriri de Mirandela: um estudo da relação com o saber dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Esp. em Met.de Ens. da Edu.Básica) - Universidade Federal de Sergipe.
ANSELMO,R.. Educação Sexual e Transversalidade: Práticas e Experiências dos Professores do Ensino Fundamental de Macambira/SE. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Esp. em Met.de Ens. da Edu.Básica) - Universidade Federal de Sergipe.
ANSELMO,R.. Livro Didático: Reflexões sobre Gênero e Sexualidade. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Esp. em Met.de Ens. da Edu.Básica) - Universidade Federal de Sergipe.
ANSELMO,R.. O Ensino de Química e o Fracasso Escolar. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Met.Ens. para Educação Básica) - UNIVERSIDADE FEDERAL DESERGIPE.
SANTOS, M.;ANSELMO,R.; LIMA, Maria Batista. Currículo Sergipano e Educação das Relações Étnico-Raciais: Uma análise a partir do documento curricular de Sergipe. 2024.
ANSELMO,R.. Direito e relações raciais. 2004 - Universidade Federal de Sergipe.
ANSELMO,R.. Direito e relações raciais. 2004. Universidade Federal de Sergipe.
Jânio Ribeiro dos Santos;ANSELMO,R.. Relação com o Saber: alunos das 4ª séries do Ensino Fndamental da Educação do Campo no município de Coronel Jão Sá- BA. 2008. Universidade Federal de Sergipe.
ANSELMO,R.; SANTOS, V. J. A.. Relação com o Saber: No Ensino de Ciências Naturais das 4ª,5ª e 8ª Séries do Ensino Fundamental na Cidade de Coronel João Sá-BA. 2008. Universidade Federal de Sergipe.
ANSELMO,R.; Mascarenhas, Maria da C.S.G.; LIMA, Maria Batista. Concepções de Identidades Étnico Raciais: Reflexos nas práticas escolares da comunidade quilombola de Ladeiras/SE. 2008. Universidade Federal de Sergipe.
ANJOS, L. C. A.; SANTOS, E. C. S.; SILVA, J. M.; SANTOS, R. M. R.;ANSELMO,R.. Banca de Heteroidentificação concurso público. 2024. INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTAO E PESQUISA.
ANSELMO,R.; SANTOS, R. M. R.; ANJOS, L. C. A.; SANTOS, A. D. A.; SILVA, J. M.. Banca de Heteroidentificação concurso público. 2024. Instituto AOCP.
SANTOS, A. D. A.; SILVA, J. M.; ANJOS, L. C. A.; SOUZA, D. J. D.; SANTOS, A. L.;ANSELMO,R.. coordenador da banca de heteroidentificação do concurso público. 2024. Câmara de Vereadores de Aracaju.
ANSELMO,R.; OLIVEIRA, S.; MENEZES, T.. Banca de heteroavaliação de candidatos a professor na prefeitura de Aracaju. 2019. Escola de Governo e Administração Pública.
ANSELMO,R.; MENEZES, T.; OLIVEIRA, S.; OLIVEIRA, I. M.; SANTOS, C. E. T.. Banca de Heteroidentificação concurso público. 2018. Secretaria Municipal de Educação de Aracaju.
ANSELMO,R.; SANTOS, C. E. T.; SANTOS, R. M. R.. Banca de heteroavaliação de candidatos negros para o campus da Universidade Federal de Sergipe. 2017. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
ANSELMO,R.; SANTOS, C. E. T.; SANTOS, R. M. R.. Banca de heteroavaliação de candidatos negros para o campus da Universidade Federal de Sergipe. 2017. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
ANSELMO,R.; SANTOS, R. M. R.; OLIVEIRA, S.. Banca de Heteroidentificação concurso público. 2014. Hospital Universitário da UFS/Ebserh.
OLIVEIRA JUNIOR, J. A.;ANSELMO,R.. O ENSINO DE QUÍMICA E O FRACASSO ESCOLAR NO COLÉGIO Prof.ZIZINHA GUIMARÃES. 2008. Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, M. S. S.;ANSELMO,R.. Livro Didático: Reflexões sobre Gênero e Sexualidade. 2008. Universidade Federal de Sergipe.
ANSELMO,R.; MARTINS, J. O.. EDUCAÇÃO SEXUAL E TRANSVERSLIDADE:PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MACAMBIRA-SE. 2008. Universidade Federal de Sergipe.
ANSELMO,R.; CARDOSO, H. M.; LIMA, Maria Batista. Representações Sociais de Alunos(as) Negros(as) Sobre Discriminação Étnico-Racial: Um Estudo no Colégio de Aplicação-UFS. 2008. Universidade Federal de Sergipe.
Orientou
Pedagogia do Proeja; Planejamento e Interdisciplinaridade; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização lato sensu em Educação Profissionad) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Robson Anselmo Santos;
O que leva o aluno à evasão?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização lato sensu em Educação Profissionad) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Robson Anselmo Santos;
Ensino de Matemática no PROEJA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização lato sensu em Educação Profissionad) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Robson Anselmo Santos;
Habilidades e Competências do Professor do PROEJA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização lato sensu em Educação Profissionad) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Robson Anselmo Santos;
Luciana Andrade da Fraga; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização lato sensu em Educação Profissionad) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Robson Anselmo Santos;
Métodos de Avaliação no PROEJA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização lato sensu em Educação Profissionad) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Robson Anselmo Santos;
O PROEJA no IFS Aracaju em seus primeiros anos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização lato sensu em Educação Profissionad) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Robson Anselmo Santos;
Produções bibliográficas
-
ANSELMO,R. ; LOPES, Ednéia Tavares ; ANJOS, L. C. A. ; SANTOS, J. A. ; BALOI, B. P. . Escola resiliente: desenvolvendo fortalezas. 1. ed. Curitiba: CRV, 2024. v. 500. 116p .
-
OLIVEIRA, I. M. ; PINTO, J. B. M. ; TOSI, G. ; REBOUCAS, G. M. ; RUIZ, C. M. M. B. ; LIMA, Maria Batista ; ANSELMO,R. . Seminário Nacional Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento. 01. ed. ARACAJU: Instituto Braços, 2014. v. 20000. 496p .
-
LIMA, Maria Batista ; LOPES, Ednéia Tavares ; ANSELMO,R. . IDENTIDADES E ALTERIDADES:DEBATES E PRÁTICAS A PARTIR DO COTIDIANO ESCOLAR. 1. ed. SÃO CRISTOVÃO: EDITORA UFS, 2009. v. 01. 203p .
-
ANSELMO,R. . TERRITÓRIO NEGRO:QUILOMBOS EM SERGIPE. In: CARLOS MAGNO GOMES;MARCELO ALARIO ENNES. (Org.). IDENTIDADES, TEORIA E PRÁTICA. 01ed.Aracaju: Editora - UFS, 2008, v. 01, p. 108-124.
-
ANSELMO,R. . Impactos Positivos na Educação. Jornal da Cidade, Seção Opinião, p. A-5 - A-5, 25 nov. 2007.
-
ANSELMO,R. . UFS.ÁGORA GREGA OU REPÚBLICA DE PALMARES. Revista Fórum Identidades, ITABAIANA, p. 33 - 33, 11 set. 2007.
-
ANSELMO,R. . TERRITÓRIO NEGRO:LENTES E OLHARES SOBRE COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBO EM SERGIPE. Revista Fórum Identidades, ITABAIANA, p. 32 - 32, 11 set. 2007.
-
ANSELMO,R. . Identidade Negra, Ações Afirmativas e as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais. In: IV Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2010, São Cristovão. IV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2010.
-
ANSELMO,R. ; CARVALHO, José Ricardo ; GOMES, Carlos Magno ; LIMA, Maria Batista ; LOPES, Ednéia Tavares ; MELO, Marcos Ribeiro ; SILVA, Gicélia Mendes da, . SACI: Elaboração, Diretividade e o Ecoar de um Discurso Racial. In: II Fórum Identidades e Alteridades: Práticas e discursos em múltiplos espaços, 2008, Itabaiana-SE. II Fórum Identidades e Alteridades: Práticas e discursos em múltiplos espaços- ANAIS. São Cristovão: EDITORA UFS, 2008. v. 001. p. 64-72.
-
ANSELMO,R. . Território Negro: Lentes e olhares sobre comunidades remanescentes de quilombo em Sergipe. In: Fórum Identidade e alteridades:diálogos(im)pernitentes, 2007, Itabaiana. resumo do forum identidade e alteridades, 2007.
-
ANSELMO,R. . UFS. Ágroa grega ou República de Palmares. In: Forum Identidade e Alteridades:diálogos(im)pernitentes, 2007, Itabaiana. Resumo do Forum Identidade e alteridades, 2007.
-
ANSELMO,R. . Semelhanças e Diferenças da Escravidão na África e nas Américas. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANSELMO,R. . Educação antirracista: Bases éticas, jurídicas e pedagógicas. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANSELMO,R. . Letramento Racial. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANSELMO,R. . Racismo e identidade Racial no Brasil. Um desafio da sociedade e da escola. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANSELMO,R. . Palestra sobre Racismo Estrutural. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANSELMO,R. . Curso de Formação Básica de Educadores Sociais. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANSELMO,R. . Oficina de Desenvolvimento Institucional. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANSELMO,R. . Seminário de Planejamento Estratégico. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANSELMO,R. . Falácias do Racismo: o que fazer??. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANSELMO,R. . Educação como Ferramenta de Enfrentamento ao Racismo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANSELMO,R. . Urgência da Aplicação da Lei 10.639. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANSELMO,R. . Ações Afirmativas de Cotas na universidade para negros e estudantes de escola pública. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANSELMO,R. . A LEI DE COTAS NAS UNIVERSIDADES E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANSELMO,R. . SACI: Elaboração, Diretividade e o Ecoar de um Discurso Racial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANSELMO,R. . território negro:lentes e olhare sobre comunidades remanescentes de quilombo em sergipe. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANSELMO,R. . PRESENÇAS NEGRAS, PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DOS NEGROS DA UFS E AS COTAS RACIAIS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANSELMO,R. . UFS.ÁGORA GREGA OU REPÚBLICA DE PALMARES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
ANSELMO,R. . Assessoria Técnica. 2012.
ANSELMO,R. . Assessoria Técnica para Desenvolvimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adoelscente. 2011.
ANSELMO,R. . Assessoria Técnica para Desenvolvimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adoelscente. 2008.
ANSELMO,R. . Oficina Preparatória - Banca de Heteroidentificação. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ANSELMO,R. . Banca de Heteroidentificação. 2024. .
ANSELMO,R. . Banca de Heteroidentificação. 2024. .
ANSELMO,R. . Formação Básica de Conselheiros Tutelares. 2023. .
ANSELMO,R. . Capacitação de Servidores para Bancas de Heteroidentificação. 2023. .
ANSELMO,R. . III CURSO DE EXTENSÃO COMPARTILHANDO AS DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR:DIVERSIDADE DE GÊNERO,ORIENTAÇÃO SEXUAL E ÉTNICO/RACIAL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ANSELMO,R. . Educação Inclusiva de Jovens e Adultos.Capacitação de Técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANSELMO,R. . PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS- MÓDULO FUNDAMENTOS CULTURAIS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANSELMO,R. . DIREITO EDUCACIONAL-DISCIPLINA DIREITOS E GARANTIAS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, DO IDOSO E DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ANSELMO,R. . CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA PARA OS BENEFICIÁRIOS DA REFORMA AGRÁRIA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANSELMO,R. . DIREITO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANSELMO,R. . EDUCAÇÃO E CIDADANIA. 2006. .
ANSELMO,R. . EDUCAÇÃO INTÉTNICA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANSELMO,R. . DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANSELMO,R. ; FONSECA, V. ; BRITO, C. A. . ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS NO TERCEIRO SETOR. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANSELMO,R. ; FONSECA, V. ; BRITO, C. A. . CURSO DE DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES RACIAIS. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANSELMO,R. . FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANSELMO,R. . Curso de Aperfeiçoamento Para Profissionais Envolvidos na Educação de Jovens e Adultos. 2005. .
ANSELMO,R. . SISTEMA GARANTIA DE DIREITOS. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANSELMO,R. . DIREITO E CIDADANIA. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANSELMO,R. . ARTE E EDUCAÇÃO. 2002. .
ANSELMO,R. . AÇÕES AFIRMATIVAS À POPULAÇÃO AFRODESCENDENTE EM SERGIPE. 2004 (CARTILHA) .
ANSELMO,R. . Olhando em Outros Olhos. Uma leitura Crítica dos Mapemantos sobre crianças e adolescentes em situação de rua em Aracaju.. 2003 (cartilha) .
ANSELMO,R. . CAPOEIRA ANGOLA,cultura e reistência negra. 1998 (CARTILHA) .
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Diretrizes curriculares nacionais da educação para relações étnicorraciais, ações afirmativas e decolonialidade, Descrição: Podemos afirmar que parte expressiva do que se produz em sala de aula, pautado no que determina a Lei 10639, tem o protagonismo professoras e professores que trazem para a sala de aula os conteúdos descritos na Lei, mesmo antes da sua promulgação. O potencial transformador envolvido na alteração da arquitetura do currículo da educação básica brasileira, passados quase 20 anos da sua aprovação, cabe uma inferência sobre a sua tradução nos programas de formação de professores, nos cursos de formação continuada dos profissionais de educação e por fim, na sua efetividade nos planos de aulas dos professores. Dessa forma, compreender o processo de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnicorraciais e sua efetividade nas escolas da rede pública Sergipe constitui um grande desafio... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Robson Anselmo Santos - Coordenador / Lídia Carla Araújo dos Anjos - Integrante / Najó Glória dos Santos - Integrante / Edmilson Batista Lima Júnior - Integrante.
Prêmios
2023
Atuação Histórica, Movimento Nacional de Direitos Humanos em Sergipe (MNDH_SE).
2022
Prêmio Malungo, Centro de Excelência John Kennedy.
2019
Comenda Senador Abdias Nascimento, Assembleia Legislativa de Sergipe.
2004
AMIGO DA CRIANÇA, MISSÃO CRIANÇA ARACAJU/INICEF.
2003
AMIGO DA CRIANÇA, Missão Criança Aracaju/ UNICEF.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, Diretoria de Educação de Aracaju. , Rua Mariano Salmeron, Siqueira Campos, 49075370 - Aracaju, SE - Brasil, Telefone: (79) 21409912
Experiência profissional
2014 - Atual
Secretaria de Educação do estado de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 25
Outras informações:
Como Professor do Ensino Básico , estou lotado no Colégio Estadual Professor Paulo Frfeire
Atividades
-
04/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Diretoria de Educação de Aracaju.Linhas de pesquisa
2000 - 2000
Capacitação SolidáriaVínculo: Contrato por produto, Enquadramento Funcional: MONITOR DE PROJETOS, Carga horária: 5
Outras informações:
Neste espaço desempenhamos as seguintes atividades: seminários de formação, reuniões técnicas e oficinas pedagógicas, visitas às organizaçõs capacitadoras e elaboração de relatórios diversos.
2005 - 2008
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de AracajuVínculo: CONTRATO POR TEMPO DETERMINADO, Enquadramento Funcional: ASSESSOR TÉCNICO, Carga horária: 10
Outras informações:
Assessoria na área de gestão, elaboração de projetos, produção de artigos e textos temáticos, bem como em formação e capacitação.
2007 - Atual
Faculdade Pio DécimoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor do curso de Pós Graduação em Direito Educacional, ministrando a disciplina Direitos da Criança e Adolescente, idoso e pessoa com deficiência.
2002 - 2004
Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua/SEVínculo: Contrato de trabalho formal, Enquadramento Funcional: Gerente Social, Carga horária: 20
Outras informações:
Nesta função fomos responsáveis pela gerência de escritório da Coordenação Estadual, elaborando e implementando os planos operativos, os planejamentos estratégios, elaborando projetos, negociando e captando recursos, fazendo a formação de educadores, fazendo representação institucional da organização.
1996 - 1997
Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua/SEVínculo: Contrato de Trabalho, Enquadramento Funcional: Educador Social de Rua, Carga horária: 20
Outras informações:
Neste condição desenvolvemos ações de:
organização de meninos e meninas; oficinas pedagógicas; assembléias juvenis; produção de relatórios; reuniões com o Poder Público; seminários, produção de relatórios.
2005 - Atual
Prefeitura Municipal de AracajuVínculo: Assessoria temporária, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico do Cons.Mun.dos Dir. Criança, Carga horária: 20
Outras informações:
Prestamos dos serviços de implantação e consolidação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente; executamos um programa de formação e capacitação de educadores sociais, dos conselhos de direito e conselheiros tutelares, desenvolvemoso plano de reordenamento institucional das entidades sociais que atuam na área da infância.
2005 - Atual
Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do SocorroVínculo: Servidor concursado, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor da rede municipal de ensino.
1997 - 2000
Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do SocorroVínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Diretor de Cultura, Carga horária: 20
Outras informações:
Nesta ocupação éramos responsáveis pela elaboração, execução e monitoramento da política cultural do município.Responsável pela gerência dos equipamentos públicos destinados á preservação, manutenção e propagação das expressões artísticas e culturais.
1999 - 2004
Sociedade Afrosergipana de Estudos e CidadaniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico Operacional, Carga horária: 20
1993 - 1999
Sociedade Afrosergipana de Estudos e CidadaniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 40
2007 - Atual
Universidade Federal de SergipeVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: contrato temporário, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisa em desenvolvimento. A UFS POR TRÁS DOS NÚMEROS
2007 - Atual
Universidade Federal de SergipeVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato de trabalho, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministra as disciplinas:
Introdução à Pscicologia da Aprendizagem
Teorias da Prendizagem e do Ensino
História Social da Criança
2024 - 2024
Instituto AOCP - Concursos PúblicosVínculo: COORDENAÇÃO, Enquadramento Funcional: COORDENADOR GERAL, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenação geral da Banca Avaliadora do Procedimento de Heteroidentificação, conforme previsto na Lei n 12.990/2014 e quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, para concurso público Edital 22/23.
2020 - Atual
Secretaria de Estado da Educação de SergipeVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisa em desenvolvimento, Carga horária: 4
Outras informações:
Práticas sociais voltadas às questões que envolvam: Educação das Relações Étnico-Raciais;Ações Afirmativas;Decolonialidade.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Robson Anselmo Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?