Beatriz Ferraz Buhler

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010). Tem experiência nas áreas de Química e Biologia com ênfase no Ensino Médio. Mestre em Ciências Ambientais pela UNEMAT (2016). Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) (2017). Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com ênfase em qualidade da água e macrófitas aquáticas.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ecologia e Recursos Naturais

2016 - Atual

Universidade Federal de São Carlos
Orientador: Marcela Bianchessi da Cunha-Santino
Coorientador: Célia Alves de Souza. Palavras-chave: Macrófitas aquáticas; Qualidade da água; Geomorfologia fluvial.

Mestrado em Ciências Ambientais

2014 - 2016

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: A influência da geologia e do uso e ocupação da terra na qualidade da água e composição sedimentar do córrego Jacobina, município de Cáceres-MT.,Ano de Obtenção: 2016
Célia Alves de Souza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: litologia; limnologia; córrego rural; características ambientais.Grande área: Outros

Graduação em Ciências Biológicas

2004 - 2010

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: ASPECTOS SANITÁRIOS DA COMERCIALIZAÇÃO DA CARNE SUÍNA NA FEIRA LIVRE DE CÁCERES - MT, BRASIL.
Orientador: SUELY TOCANTINS

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer, SEDUC, Brasil.

2010 - 2010

Tecnologia Educacional. (Carga horária: 15h). , Fundação Universa, FUNIVERSA, Brasil.

2010 - 2010

Aprendizagem em Ambientes Virtuais. (Carga horária: 15h). , Fundação Universa, FUNIVERSA, Brasil.

2010 - 2010

Avaliação Educacional. (Carga horária: 15h). , Fundação Universa, FUNIVERSA, Brasil.

2009 - 2009

Mini Curso Interdisciplinar Conclusão de Estági. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2009 - 2009

Métodos de Pesquisa em Estudos Biológicos. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2008 - 2008

Práticas Iniciais em Microbiologia. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ciências Ambientais.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BÜHLER, B. F. . Seminário DINTER e XIV Semana da Geografia. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I SEMANARQ ? Semana de Arquitetura e Urbanismo - FAPAN.Banca de avaliação dos artigos acadêmicos apresentados. 2017. (Seminário).

III Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas. Percentual de áreas vegetadas e desmatadas da bacia hidrográfica do córrego Jacobina, município de Cáceres, MT. 2016. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Agroecologia. 2015. (Congresso).

I Seminário - Pesquisa, Gestão e Conservação de Recursos Hídricos. 2014. (Seminário).

Seminário DINTER e XIV Semana da Geografia.Aspectos sedimentares do rio Paraguai entre a cidade de Cáceres/MT e o Barranco do Touro. 2014. (Seminário).

Simpósio Nacional de Geomorfologia Fluvial.Aporte de sedimentos do rio Paraguai entre a cidade de Cáceres/MT e o Barranco do Touro. 2014. (Simpósio).

2a Mostra de Iniciação Científica no Pantanal. ETA - Estação de Tratamento de Água - Etapas I e II - Coagulação e Floculação. 2013. (Exposição).

2a Mostra de Iniciação Científica no Pantanal. ETA - Estação de Tratamento de Água - Etapas III e IV - Decantação e Filtração. 2013. (Exposição).

2a Mostra de Iniciação Científica no Pantanal. Reprodução do experimento realizado por Ernest Rutherford para criação do seu modelo atômico. 2013. (Exposição).

2a Mostra de Iniciação Científica no Pantanal. ETA - Estação de Tratamento de Água - Etapas V e VI - Desinfecção e correção do pH. 2013. (Exposição).

Refletindo sobre ideias e práticas, investigação e ação para educadores. 2013. (Simpósio).

Neurociência e Educação - Como potencializar o aprendizado do cérebro. 2012. (Outra).

V Congresso Internacional Conexão RCE - Metodologia e Aprendizagem. 2012. (Congresso).

IV Congresso Nacional da Rede Católica - Educação e Resultados. 2011. (Congresso).

Circuito Docente de Ciências da Natureza. 2010. (Encontro).

III Congresso Nacional Conexão RCE - Inovação e currículo. 2010. (Congresso).

II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extenão. 2009. (Simpósio).

VII SEMABIO - Métodos de Pesquisa em Estudos Biológicos. 2009. (Oficina).

I Congresso de Ciência e Divulgação Científica - Práticas Iniciais em Microbiologia. 2008. (Oficina).

IV Congresso Interno de Iniciação Científica. 2008. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gustavo Laet Rodrigues

LAET-RODRIGUES, G.. ASPECTOS SANITÁRIOS DA COMERCIALIZAÇÃO DA CARNE SUÍNA NA FEIRA LIVRE DE CÁCERES - MT, BRASIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Alexsander Leandro Marques

MARQUES, Alexsander Leandro; TOCANTINS, S.; RODRIGUES, G. L.. Aspectos Sanitários da Comercialização de Carne Suína na Feira Livre de Cáceres - MT, Brasil.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Marcela Bianchessi da Cunha Santino

CUNHA-SANTINO, M. B.. A influência da geologia e do uso e ocupação da terra na qualidade da água e composição sedimentar do córrego Jacobina, município de Cáceres-MT. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Marcela Bianchessi da Cunha Santino

CUNHA-SANTINO, MARCELA B.. A influência da geologia e do uso e ocupação da terra na qualidade da água e composição sedimentar do córrego Jacobina, município de Cáceres ? MT. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Celia Alves de Souza

SOUZA, C. A.SOUSA, J. B.; Marcela Biachessi Cunha Santino. A INFLUÊNCIA DA GEOLOGIA E DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NA QUALIDADE DA ÁGUA E COMPOSIÇÃO SEDIMENTAR DO CÓRREGO JACOBINA, MUNICÍPIO DE CÁCERES ? MT. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Ciencias Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ludimila de Oliveira Santos

Incidência de diarreia em crianças de 0 a 14 anos no município de Jauru, MT; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Beatriz Ferraz Bühler;

Leila Teixeira Santiago de Abreu

Impactos ambientais causados por ações antrópicas no córrego Saúde em Jauru, MT; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Beatriz Ferraz Bühler;

Marcos Carneiro Fernandes

Degradação ambiental do córrego Saúde, município de Jauru, MT; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Beatriz Ferraz Bühler;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Suely Tocantins

Avaliação das condições sanitárias dos alimentos de origem animal comercializados na feira livre de Cáceres/MT; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Suely Tocantins;

Marcela Bianchessi da Cunha Santino

Efeito da presença de macrófitas aquáticas na qualidade da água, sedimentação e processos erosivos em uma represa do rio Juba, Ganhará da Serra, Mato Grosso (MT); Início: 2016; Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Celia Alves de Souza

O EFEITO DA PRESENÇA DAS MACROFITAS AQUÁTICAS NA QUALIDADE DA ÁGUA, SEDIMENTAÇÃO E PROCESSOS EROSIVOS EM RESERVATÓRIOS DO RIO JUBA, TANGARÁ DA SERRA, MT; ; Início: 2016; Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA JUNIOR, ERNANDES S. ; TEMMINK, RALPH J. M. ; BUHLER, BEATRIZ F. ; SOUZA, RENATA M. ; RESENDE, NATHÁLIA ; SPANINGS, TOM ; MUNIZ, CLAUMIR C. ; LAMERS, LEON P. M. ; KOSTEN, SARIAN . Benthivorous fish bioturbation reduces methane emissions, but increases total greenhouse gas emissions. FRESHWATER BIOLOGY , v. 64, p. 197-207, 2019.

  • BÜHLER, B. F. ; SOUZA, C. A. . HIDRODINÂMICA E COMPOSIÇÃO SEDIMENTAR DO CÓRREGO JACOBINA, MUNICÍPIO DE CÁCERES, MT, PANTANAL. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 9, p. 1-10, 2018.

  • BUHLER, BEATRIZ F. ; SOUZA, C.A. . O USO DA TERRA DO ENTORNO E DA ÁGUA DO CÓRREGO JACOBINA, MUNICÍPIO DE CÁCERES - MT. CIÊNCIA GEOGRÁFICA , v. 22, p. 115-129, 2018.

  • BÜHLER, B. F. . O USO DA TERRA DO ENTORNO E DA ÁGUA DO CÓRREGO JACOBINA, MUNICÍPIO DE CÁCERES - MT. CIÊNCIA GEOGRÁFICA , v. 22, p. 115-129, 2018.

  • BÜHLER, B. F. ; SOUZA, C. A. ; SOUZA, C. A. . Hidrodinâmica e composição sedimentar do córrego Jacobina, município de Cáceres, MT, Pantanal. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 9, p. 273-284, 2018.

  • BÜHLER, B. F. ; SOUZA, C. A. . O uso da terra do entorno e da água do Córrego Jacobina, município de Cáceres - MT. CIÊNCIA GEOGRÁFICA , v. 22, p. 115-129, 2018.

  • CRUZ, J. S. B. ; SOUZA, C.A. ; OLIVEIRA JUNIOR, E. S. ; BÜHLER, B. F. . Qualidade da água na confluência dos rios Bugres e Paraguai, Mato Grosso. Cadernos de Agroecologia , v. 10, p. 312-318, 2016.

  • BÜHLER, B. F. ; SOUZA, C.A. ; PAULA, W. C. S. . CARACTERIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO JACOBINA, MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT. Enciclopédia Biosfera , v. 13, p. 1551-1568, 2016.

  • SOUZA, I. C. ; SOUZA, C. A. ; GALBIATI ; BÜHLER, B. F. . Assentamentos na bacia hidrográfica do córrego Salobra, Porto Estrela ? Mato Grosso. Cadernos de Agroecologia , v. 10, p. 68-74, 2016.

  • Soares José Carlos de Oliveira ; SOUZA, C. A. ; BÜHLER, B. F. ; FERREIRA, Evaldo . Hidrodinâmicas e qualidade da água na nascente do córrego Carnaíba na subbacia hidrográfica do Caeté, sudoeste do estado de Mato Grosso. Cadernos de Agroecologia , v. 10, p. 247-254, 2016.

  • BÜHLER, B. F. ; Santos, C. ; SOUZA, C.A. ; BELOTE, L.C.G. ; TESTONI, M.C. . Aporte de sedimentos do rio Paraguai entre o perímetro urbano de Cáceres, MT e o Barranco do Touro. Cadernos de Geociências , v. 12, p. 34-41, 2015.

  • BÜHLER, B. F. ; Santos, C. ; SOUZA, C.A. ; BELOTE, L.C.G. ; TESTONI, M.C. . Aporte de sedimentos do rio Paraguai entre a cidade de Cáceres/MT e o Barranco do Touro. Revista Geonorte , v. 10, p. 111-116, 2014.

  • BÜHLER, B. F. ; SOUZA, C. A. . Percentual de áreas vegetadas e desmatadas da bacia hidrográfica do córrego Jacobina, município de Cáceres, MT. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, J. S. B. ; SOUZA, C.A. ; OLIVEIRA JUNIOR, E. S. ; BÜHLER, B. F. . Qualidade da água na confluência dos rios Bugres e Paraguai, Mato Grosso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, I. C. ; SOUZA, C.A. ; GALBIATI, C. ; BÜHLER, B. F. . Assentamentos na bacia hidrográfica do córrego Salobra, Porto Estrela ? Mato Grosso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, J. C. O. ; SOUZA, C.A. ; FERREIRA, E. ; SILVA, V. N. ; BÜHLER, B. F. . Hidrodinâmicas e qualidade da água na nascente do córrego Canaíba na sub-bacia hidrográfica do Caeté, sudoeste do estado de Mato Grosso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BÜHLER, B. F. ; Santos, C. ; SOUZA, C.A. ; BELOTE, L.C.G. ; TESTONI, M.C. . Aspectos sedimentares do rio Paraguai entre a cidade de Cáceres/MT e o Barranco do Touro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BÜHLER, B. F. ; Santos, C. ; SOUZA, C.A. ; BELOTE, L.C.G. ; TESTONI, M.C. . Aporte de sedimentos do rio Paraguai entre a cidade de Cáceres/MT e o Barranco do Touro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BÜHLER, B. F. . Parâmetros físico-químicos da água para a gestão dos recursos hídricos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TELES PIRES: DINÂMICA FLUVIAL E EMPREENDIMENTOS HIDROELÉTRICOS ENTRE OS MUNICÍPIOS DE NOVA CANAÃ DO NORTE E ITAÚBA, MATO GROSSO, Descrição: A pesquisa objetiva avaliar a dinâmica fluvial, bem como o processo do uso/ocupação da terra com proposta para gestão dos recursos hídricos. Para o desenvolvimento serão necessários: caracterização geoambiental, levantamento do uso/ocupação; mapeamento espaço-temporal das geoformas deposicionais; avaliação da dinâmica fluvial; monitoramento da hidrodinâmica; sistematização e divulgação. Espera-se com execução do projeto, a geração de banco de dados sobre a temática e formação de recursos humanos em pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Beatriz Ferraz Bühler - Integrante / Gustavo Roberto dos Santos Leandro - Integrante / Leila Nalis Paiva da Silva Andrade - Coordenador / Flávio Rodrigues do Nascimento - Integrante / Juberto Babilônia de Sousa - Integrante / Celia Alves de Souza - Integrante / Alfredo Zenen Dominguez Gonzalez - Integrante / Judite de Azevedo do Carmo - Integrante / Marcelo Leandro Holzschuh - Integrante / Ivan de Souza Soares - Integrante / Henry Willian Van Der Laan Barbosa - Integrante / Anderson Ritela - Integrante / André Luiz Nascentes Coelho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Processo de Sedimentação e qualidade da água no rio Paraguai no trecho entre a foz do rio Bugres e a Estação Ecológica da Taiamã-MT, Descrição: O estudo será realizado no corredor fluvial (calha e planície de inundação) do rio Paraguai entre a foz do rio Bugres e a Reserva ecológica da Ilha de Taiamã, no sudoeste do estado de Mato Grosso com intuito de monitorar o aporte de sedimentos e qualidade da água. O trecho possui uma dinâmica própria em termos de escoamento do fluxo, refletindo seu gradiente suave. Parte de seu volume de água é desviada, no período das cheias, para a planície de inundação e armazenado nas lagoas e baías.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Beatriz Ferraz Bühler - Integrante / Evaldo Ferreira - Integrante / Juberto Babilônia de Sousa - Integrante / Celia Alves de Souza - Coordenador / Anderson Ritela - Integrante / Antônio Rosestolado Filho - Integrante / Maria Aparecida Pereira Pierangeli - Integrante / Ivaniza de Lourdes Lazzarotto Cabral - Integrante / Marcela Bianchini da Cunha Santino - Integrante / Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Escola Estadual Onze de Março

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da educação básica, Carga horária: 30

  • 2018 - 2018

    CENTRO DE EDUCAÇÃO ANÁLIA FRANCO

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio, Carga horária: 4

  • 2010 - 2014

    CENTRO DE EDUCAÇÃO ANÁLIA FRANCO

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio, Carga horária: 10

  • 2010 - 2013

    Instituto Santa Maria

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio, Carga horária: 11

  • 2011 - 2013

    Colégio Imaculada Conceição

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio, Carga horária: 11

  • 2015 - Atual

    Universidade Aberta do Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Área: Ciências Biológicas Disciplina: Estágio Supervisionado

  • 2015 - 2015

    Universidade Aberta do Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Área: Ciências Biológicas Disciplina: Genética Básica

  • 2015 - 2015

    Universidade Aberta do Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Área: Ciências Biológicas Disciplina: Imunologia

  • 2014 - 2014

    Universidade Aberta do Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Àrea: Ciências Biológicas Disciplina: Bioquímica II

  • 2014 - 2014

    Universidade Aberta do Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Área: Ciências Biológicas Disciplina: Biologia Celular II

  • 2014 - 2014

    Universidade Aberta do Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Área: Ciências Biológicas Disciplina: Bioquímica I

  • 2014 - 2014

    Universidade Aberta do Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Área: Pós Graduação em Gestão em Saúde Disciplina: Gestão de Logística em Saúde

  • 2014 - 2014

    Universidade Aberta do Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Disciplina: Dinâmicas da Terra

  • 2014 - 2014

    Universidade Aberta do Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Disciplina: Didática para licenciaturas

  • 2014 - 2014

    Universidade Aberta do Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Disciplina: Introdução às Ciências Físicas