Regis Duprat

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1961) e doutorado em Música pela Universidade de Brasília (1966). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: historia da musica brasileira, musicologia, brasil periodo colonial, hist.da cultura e hermenêutica.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

1959 - 1966

Universidade de Brasília
Título: A MUSICA NA MATRIZ E SE DE SAO PAULO COLONIAL
Orientador: SERGIO BUARQUE DE HOLLANDA
com Palavras-chave: Historia da Musica Brasileira.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Graduação em História

1958 - 1961

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1988

Livre-docência. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. , Título: OS MANUSCRITOS MUSICAIS DE ANDRE DA SILVA GOMES(1752-1844), Ano de obtenção: 1988., Palavras-chave: Brasil; Musicologia; Sao Paulo., Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

1987

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.

Espanhol

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Latim

Fala Bem, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Grego

Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paulo Augusto Soares

Os Ofertórios de André da Silva Gomes (1752-1844); 2000; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Coorientador: Regis Duprat;

Edilson Vicente de Lima

As modinhas do Brasil; 2000; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Coorientador: Regis Duprat;

CLAUDIA POLASTRE

A Musica Sacra de Miguel Dutra (1810 - 1875); 1997; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Regis Duprat;

MONICA VERMES

A Musica Para Piano de Alberto Nepomuceno; 1995; Dissertação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Regis Duprat;

MARIA ALICE VOLPE

Música de Câmara do Período Romântico Brasileiro, 1850-1930; 1994; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Regis Duprat;

ESTEVAM GAVA

Aspectos Harmonicos da Bossa Nova; 1994; Dissertação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Regis Duprat;

SERGIO FREDI JUNIOR

A Musica de Tradicao Reformada No Brasil; 1994; Dissertação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Regis Duprat;

JAIRO JOSÉ BOTELHO CAVALCANTI

Luiz Heitor Corrêa de Azevedo na Historiografia Musical Brasileira: História, ideologia e sociabilidade; 2011; Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Regis Duprat;

Edilson Vicente de Lima

A modinha e o lundu: dois clássicos nos trópicos; 2010; Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Regis Duprat;

MARIA FRANCISCA JUNQUEIRA

A Escola de Musica de Luis Chiafarelli; 1985; Tese - Universidade Presbiteriana Mackenzie,; Orientador: Regis Duprat;

NISE OBINO

Interpretacao Pianistica: Tudo e Tecnica; 1968; Tese; Orientador: Regis Duprat;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DUPRAT, R. . O legado de Cleofe Person de Mattos (1918-2002). Revista Brasileira de Música , v. 23, p. 175-179, 2010.

  • DUPRAT, R. . O legado de Francisco Curt Lange (1903-1997). Revista Brasileira de Música , v. 23, p. 261-265, 2010.

  • DUPRAT, R. . A musicologia à luz da hermenêutica. Claves (João Pessoa. Online) , v. 3, p. 7-19, 2007.

  • DUPRAT, R. . Rogério Duprat (1932-2006). Brasiliana (Rio de Janeiro) , v. 26, p. 22-31, 2007.

  • DUPRAT, R. . Linguagem musical e criação. Brasiliana (Rio de Janeiro) , v. 19, p. 12-21, 2005.

  • DUPRAT, R. . Música Brasileira. Oficina do Inconfidência (Ouro Preto) , v. 2/1, p. 112-128, 2001.

  • DUPRAT, R. . Musicologia e Hermenêutica: teoria e prática. Revista de Ciências, Educação e Artes Don Domênico , v. 1/2, p. 29-38, 2001.

  • DUPRAT, R. . A Música Sacra no Brasil colonial e imperial. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , v. 29, p. 242-255, 2001.

  • DUPRAT, R. . Luís Heitor Corrêa de Azevedo: o cinqüentenário de um livro. Revista Música, Departamento de Música - ECA/USP , v. 9/1-2, p. 11-19, 1999.

  • DUPRAT, R. . A Nova Onda da Musica Sertaneja. ANAIS DO IX ENCONTRO DA ANPPOM, v. IX, p. 307-312, 1997.

  • DUPRAT, R. . Francisco Curt Lange (1903-1997) [Necrológio]. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros , v. 42, p. 173-175, 1997.

  • DUPRAT, R. . Analise, Musicologia, Positivismo. REVISTA MUSICA, v. 7, n.1/2, p. 38-47, 1996.

  • DUPRAT, R. . Andre da Silva Gomes: Mestre de Capela da Se de Sao Paulo. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MUSICOLOGIA, v. 1, p. 14-21, 1995.

  • DUPRAT, R. . Ramos de Pareja: O Grande Teorico Musical do Pre-Renascimento. REVISTA BRASILEIRA DE MUSICA, v. 21, p. 45-50, 1995.

  • DUPRAT, R. . Pós-Moderno Ou Neo Barroco?. FACE - REVISTA DE SEMIOTICA E COMUNICACAO, v. N ESP, p. 135-150, 1994.

  • DUPRAT, R. . Cinquentenario de Um Texto A Luz do Tempo. REVISTA MUSICA, v. 4, n.1, p. 115-127, 1993.

  • DUPRAT, R. . Memória Musical e Musicologia Histórica. Revista da Biblioteca Mário de Andrade , v. 50, p. 116-120, 1992.

  • DUPRAT, R. . O ensino musical e a Pós-graduação no Brasil. Em Pauta (Porto Alegre) , v. 4, p. 12-23, 1992.

  • DUPRAT, R. . Pesquisa Histórico-Musical no Brasil: algumas reflexões. Revista Brasileira de Música, UFRJ, Escola de Música , v. 19, p. 81-90, 1991.

  • DUPRAT, R. . A Polifonia Seiscentista Portuguesa Em Minas Gerais. BARROCO, v. 14, p. 41-48, 1989.

  • DUPRAT, R. . Itu;Musica Sacra do Periodo Colonial. ARTE UNESP, v. 2/4, p. 89-104, 1988.

  • DUPRAT, R. . Da Modinha Ao Samba. D.O.LEITURA, v. 76, p. 6-7, 1988.

  • DUPRAT, R. . A Polifonia Seiscentista Portuguesa Em Minas Gerais do Seculo Xviii. BOLETIM DA ASSOCIACAO PORTUGUESA DE EDUCACAO MUSICAL, v. 52, p. 35-38, 1987.

  • DUPRAT, R. . Line Decouverte Au Bresil: Les Manuscrits Musicaux de Moji das Cruzes,C. 1730. MUSIQUE E INFLUENCIES RECIPROQUES, v. XVI, p. 139-144, 1986.

  • DUPRAT, R. . A Polifonia Portuguesa Em Obras de Brasileiros. PAU BRASIL, v. 15, p. 69-78, 1986.

  • DUPRAT, R. . O Estanco da Musica No Brasil Colonial (Ii). ART, v. 8, p. 3-19, 1984.

  • DUPRAT, R. . Sao Paulo. THE NEW GROVE DICIONNARY OF MUSIC AND MUSICANS, n.16, p. 487-488, 1980.

  • DUPRAT, R. . Francisco Mignone/80 Anos, p. 1-31, 1977.

  • DUPRAT, R. . Catalogo Tematico de Jose Mauricio Nunes Garcia (Resenha). YEARBOOK, v. X, p. 203-208, 1974.

  • DUPRAT, R. . Recitativo e Aria Para Soprano Violinos e Baixo. UNIVERSITAS, UFBA, v. 8/9, p. 291-299, 1971.

  • DUPRAT, R. ; OBINO, N. P. . O Estanco da Musica No Brasil Colonial (I). YEARBOOK, v. 4, p. 98-103, 1968.

  • DUPRAT, R. ; BIASON, M. A. . Acervo de Manuscritos Musicais Coleção Francisco Curt Lange do Museu da Inconfidência - Vol. 3 - Compositores Anônimos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. 240p .

  • DUPRAT, R. ; VOLPE, M. A. . Recitativo e Ária para Mascarenhas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000. v. 01. 178p .

  • DUPRAT, R. (Org.) ; LIMA, E. V. (Org.) ; LANDI, M. S. (Org.) ; SOARES, P. A. (Org.) . A Arte Explicada de Contraponto de André da Silva Gomes. 1a.. ed. São Paulo: Editora Arte e Ciência, 1998. v. 01. 192p .

  • DUPRAT, R. . Musica do Brasil Colonial / Compositores Mineiros (Org.). SAO PAULO: EDUSP - MUSEU DA INCONFIDENCIA, 1997. 200p .

  • DUPRAT, R. . Estudos Sobre A Musica do Brasil Colonial. LISBOA - PORTUGAL: FUNDACAO GULBENKIAN, 1997. 180p .

  • DUPRAT, R. . Musica Na Sé de São Paulo Colonial. São Paulo: PAULUS, 1995. 175p .

  • DUPRAT, R. ; BALTAZAR, C. A. . Acervo de Manuscritos Musicais Coleção Francisco Curt Lange do Museu da Inconfidência - Vol. 2 - Compositores Não-Mineiros dos Séculos XVI a XIX. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1994. 91p .

  • DUPRAT, R. ; BALTAZAR, C. A. . Acervo de Manuscritos Musicais Coleção Francisco Curt Lange do Museu da Inconfidência - Vol. 1 - Compositores Mineiros dos Séculos XVIII e XIX. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1991. 175p .

  • DUPRAT, R. . Garimpo Musical. SAO PAULO: NOVAS METAS, 1985. 181p .

  • DUPRAT, R. ; VOLPE, M. A. . Vanguardas e Posturas de Esquerda na Música Brasileira (1920 a 1970). In: ILLIANO, Roberto; SALA, Massimiliano. (Org.). Music and Dictatorship in Europe and Latin America. 1ed.Turnhout: Brepols Publishers, 2009, v. , p. 573-611.

  • DUPRAT, R. . Música sertaneja e urbanização. In: MARCONDES, Neide; BELLOTTO, Neide. (Org.). Cidades Histórias Mutações Desafios. 1ed.São Paulo: Arte & Ciência Editora, 2007, v. , p. 259-272.

  • DUPRAT, R. . A pós-graduação em Música no Brasil. In: OLIVEIRA, Alda; CAJAZEIRA, Regina. (Org.). Educação Musical no Brasil. Salvador: P&A Editora, 2007, v. , p. 29-36.

  • DUPRAT, R. . Música Popular, consumo e modernidade: uma rapsódia sócio-musical. In: Neide Marcondes et al.. (Org.). Turbulência Cultural em Cenários de Transição. O Século XIX Ibero-Americano. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005, v. , p. 231-250.

  • DUPRAT, R. . A Visão do Paraíso e o Triunfo do Inferno. In: José Machado Pais; Joaquim Paius de Brito; Mário Vieira de Carvalho. (Org.). Sonoridades luso-afro-brasileiras. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2004, v. 32, p. 32-38.

  • DUPRAT, R. ; MACHADO NETO, D. . Os manuscritos musicais de Mogi das Cruzes. In: Percival Tirapeli. (Org.). Igrejas Paulistas: Barroco e Rococó. São Paulo: Editora Unesp/ Imprensa Oficial do Estado, 2003, v. , p. 76-79.

  • DUPRAT, R. . O Barroco Musical no Brasil. In: Percival Tirapeli. (Org.). Arte Sacra Colonial - Barroco Memória Viva - literatura / música / artes plásticas. São Paulo: Editora Unesp/ Imprensa Oficial do Estado, 2001, v. , p. 230-235.

  • DUPRAT, R. . O Estanco da Música no Brasil Colonial. In: Neide Marcondes; Manoel Lello Belloto. (Org.). Labirintos e Nós: imagem ibérica em terras da América. São Paulo: Editora Unesp, 1999, v. , p. 53-74.

  • DUPRAT, R. . A Música Barroca no Brasil. In: Emanuel Araújo. (Org.). O Universo Mágico do Barroco Brasileiro. São Paulo: FIESP, 1998, v. , p. 348-357.

  • DUPRAT, R. . Uma pesquisa sobre a Música Popular Brasileira do século XIX. In: Seminário de Música do Museu da Inconfidência: Bandas de música no Brasil, 2008, Ouro Preto. Anais do I Seminário de música do Museu da Inconfidência : bandas de música no Brasil. Ouro Preto: Museu da Inconfidência, 2008. v. 1. p. 33-40.

  • DUPRAT, R. . Perspectivas para a Musicologia Brasileira. In: II Encontro de Pesquisa em Música. Universidade Estadual de Maringá, 2004, Maringá, PR. Anais do II Encontro de Pesquisa em Música. Universidade Estadual de Maringá. Maringá: Ed. Massoni. p. 18-33.

  • DUPRAT, R. . Musicologia e Interpretação: Teoria e Prática. In: I Encontro de Pesquisa em Música. Universidade Estadual de Maringá, 2003, Maringá, PR. Anais do I Encontro de Pesquisa em Música. Universidade Estadual de Maringá. Maringá: Ed. Massoni. p. 21-34.

  • DUPRAT, R. . Pós moderno ou neo-barroco?. In: VII Encontro Nacional da Anppom, 1994, São Paulo. Anais do VII Encontro Nacional da Anppom. São Paulo; Campinas: ECA/ UNESP/ UNICAMP. p. 201-210.

  • DUPRAT, R. . América Latina: Música, Abismo e Perspectivas. In: VI Encontro Nacional da ANPPOM, 1993, Rio de Janeiro. Anais do VI Encontro Nacional da ANPPOM. Rio de Janeiro: ANPPOM. p. 143-145.

  • DUPRAT, R. ; NOGUEIRA, I. C. . Régis Duprat em seus 80 anos. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Música, 2010 (Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARCONDES, M. A. ; DUPRAT, R. . Enciclopédia da Música Brasileira: erudita, folclórica e popular. 1998. (Editoração/Enciclopédia).

MARCONDES, M. A. ; DUPRAT, R. . Enciclopédia da Música Brasileira: erudita, folclórica e popular. 1977. (Editoração/Enciclopédia).

DUPRAT, R. . Garimpo Musical. 1995. (Apresentação em rádio ou TV/Música).

DUPRAT, R. . Quarted Op.46 e Quitero Op 18 Henrique Oswald Revisao e Texto(1 Disco Lp). 1984 (FILME, VIDEO OU AUDIOVISUAL ARTISTICO REALIZADO).

DUPRAT, R. . Tres Seculos de Musica Brasileira (Colecao de Cinco Discos Lp). 1978 (FILME, VIDEO OU AUDIOVISUAL ARTISTICO REALIZADO).

DUPRAT, R. . Musica Popular do Vale do Paraiba do Seculo Xix (Um Disco Lp)Em Colaboracao Com Rogerio Dupret.Dote Pecas P/Instrum.De Banda Pesquisa Transcricao e Textos 1967-1977. 1977 (FILME, VIDEO OU AUDIOVISUAL ARTISTICO REALIZADO).

DUPRAT, R. . Missa A 8 Vozes, de Andre da Silva Gomes (Pesquisa, Transcricao e Texto(Um Disco Lp). 1970 (FILME, VIDEO OU AUDIOVISUAL ARTISTICO REALIZADO).

DUPRAT, R. . Adjuta e Immutemur,De Andre da Silva Gomes(1752-1844)(Lp)Pesquisa,Transcricao e Texto. 1967 (FILME, VIDEO OU AUDIOVISUAL ARTISTICO REALIZADO).

DUPRAT, R. . Recitativo,Bahia,1759.P/Soprano e Cordas Pesquisa,Trancrissao e Texto.(1 Disco Lp). 1965 (FILME, VIDEO OU AUDIOVISUAL ARTISTICO REALIZADO).

DUPRAT, R. . Musica Sacra Paulista (Colecao de Tres Discos Lp)Resistro Fonografico de Seis de Dois Compositores Paulistas do Periodo Registro Fonografico de Seis Obras Compositores Paulistas do Periodo Colonial:Andre da Silva Gomes(1752-1844)E Pe Jesuino do Norte Carmelo(1764-1819). 1900 (FILME, VIDEO OU AUDIOVISUAL ARTISTICO REALIZADO).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 1995 - Atual

    Memória Musical Paulista, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Regis Duprat - Coordenador.

  • 1995 - Atual

    Coleção Francisco Curt Lange do Museu da Inconfidência de Ouro Preto, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Regis Duprat - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1996

PREMIO CLIO DE HISTORIA DA MUSICA, ACADEMIA PAULISTA DE HISTORIA.

1994

MEMBRO ELEITO - CADEIRA NO. 10, ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA.

1994

MEMBRO ELEITO, INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO.

1993

SÓCIO HONORÁRIO, SOCIEDADE BRASILEIRA DE MUSICOLOGIA.

1970

PREMIO ESPECIAL PELA PESQUISA MUSICOLOGICA DO PERIODO COLONIAL PAULISTA, ASSOCIACAO PAULISTA DE CRITICOS TEATRAIS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música. , Cidade Universitária, Sao Paulo, SP - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1995 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 08/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 08/2000

      Ensino, Musicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estética Musical

    • 08/2000 - 07/2002

      Ensino, História da Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética Musical, História da Música, Música Brasileira

  • 1981 - 1995

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TITULAR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/1983 - 07/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 03/1983 - 07/2000

      Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética Musical, Música Brasileira, História da Música

    • 03/1992 - 03/1994

      Direção e administração, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.