André Damasceno Brown Duarte
Doutor em Educação (ProPEd / Uerj - 2014). Possui graduação em Pedagogia (2002) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Pesquisador membro do grupo de pesquisa LINGUAGENS DESENHADAS E EDUCAÇÃO coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Sgarbi (Uerj). Membro da equipe de professores e pesquisadores da FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL / INTERNATIONAL BOARD ON BOOKS FOR YOUNG PEOPLE (FNLIJ / IBBY). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino profissional, cidadania, leitura, histórias em quadrinhos, cultura visual, estética, imagens, linguagens desenhadas, comunicação, tecnologias educacionais.
Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Educação
2010 - 2014
Programa de Pós-graduação em Educação UERJ
Título: OS USOS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PROCESSOS DE APRENDIZAGENSINO NAS ESCOLAS E EM OUTROS ESPAÇOS EDUCATIVOS
Paulo Sergio Sgarbi Goulart. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: histórias em quadrinhos; cotidiano escolar; processos educativos.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
2004 - 2006
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Histórias em quadrinhos sobre culturas afrodescendentes na Educação,Ano de Obtenção: 2006
Orientador: Nilda Guimarães Alves
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Educação, quadrinhos, desenho, gibi, arte, imagens.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Graduação em Pedagogia /Licenciatura Plena
1999 - 2002
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: OS QUADRINHOS ME LEVARAM À PEDAGOGIA, MAS A PEDAGOGIA NÃO ME AFASTOU DOS QUADRINHOS
Orientador: Paulo Sergio Sgarbi Goulart
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Mecânica
1987 - 1992
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Imagem/Especialidade: Pedagogia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Imagem/Especialidade: Uso de Desenhos na Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Imagem/Especialidade: Ensino de Desenho.
Organização de eventos
BROWN, André ; NOGUEIRA, Alessandra . OS JOGOS DA PAZ. 2016. (Exposição).
BROWN, André . I Seminário das Disciplinas Pedagógicas das Licenciaturas EAD/UERJ. 2013. (Outro).
BROWN, André . 1ª Bienal Internacional da Caricatura. 2013. (Festival).
BROWN, André . Guerra e Paz: Portinari com Humor. 2012. (Concurso).
BROWN, André . Guerra e Paz: Portinari com Humor. 2012. (Exposição).
BROWN, André . Caricatura Solidária. 2011. (Exposição).
Participação em eventos
2ª BIENAL INTERNACIONAL DA CARICATURA / CCJF. CENTENÁRIO DO 1º SALÃO DOS HUMORISTAS DE 1916. 2017. (Exposição).
2º Congresso Educativo Latinoamericano Lassalista. Uso de metodologias alternativas e ativas na formação continuada. 2017. (Congresso).
FEIRA DE INFORMAÇÃO PROFISSIONAL MILITAR (CMRJ). Conhecendo profissões. 2017. (Feira).
1ª FLIPEN - FESTA LITERÁRIA DO PEDRINHO DO ENGENHO CPII/CAMPUS ENGENHO NOVO I.OFICINA DE PERSONAGENS. 2016. (Oficina).
II SEMINÁRIO DO NAPNE/SESOP-CPII/CAMPUS ENGENHO NOVO I.DIÁLOGO "IMAGEM: QUE LEITURA É ESSA QUE SE FAZ?". 2016. (Seminário).
Os Jogos da Paz Sesc Engenho de Dentro RJ. Exposição os jogos da paz Sesc Engenho de Dentro RJ. 2016. (Exposição).
Semana de quadrinhos e outros traços CPII / Uerj.Semana de quadrinhos e outros traços. 2016. (Seminário).
1º ENCONTRO EJA DO IFRJ.Quadrinhos na EJA. 2015. (Seminário).
III JORNADA ACADÊMICA iNTEGRADA CNEC/ FACNEC/FAI.crise criatividade e inovação. 2015. (Seminário).
Histórias em quadrinhos:uma paixão nacional / TORCIDA SESC COPA DO MUNDO. Histórias em quadrinhos:uma paixão nacional. 2014. (Exposição).
15º salão do Livro FNLIJ.A literatura e os jovens. 2013. (Seminário).
I Seminário das Disciplinas Pedagógicas das Licenciaturas EAD / UERJ.Mediação de comunicações e pôsteres.. 2013. (Seminário).
Capacitação para monitores de exposição e oficineiros do Projeto Guerra e Paz: Portinari com Humor.Guerra e Paz: Portinari com Humor. 2012. (Outra).
Curso leitura, literatura e formação de leitores SME RJ / FNLIJ.Clássicos da literatura em quadrinhos. 2012. (Outra).
II Semana Paulo Freire CAPF / UERJ.Clássicos da Literatura em Quadrinhos. 2012. (Seminário).
Salão FNLIJ do Livro Para Crianças e Jovens. Clássicos da Literatura em Quadrinhos. 2012. (Congresso).
VI encontro de Literatura Infantil e Juvenil.Quadrinhos e leitura. UFRJ - Faculdade de Letras. 2012. (Encontro).
II Jornada de Pesquisa e Extensão / ISERJ.O que é pesquisa?. 2011. (Seminário).
Imagens desenhadas no ensino de História / UNESA.As caricaturas do carnaval carioca na República Velha. 2011. (Seminário).
I Semana Paulo Freire - Educação em Perspectiva CAPF / UERJ.Educação e Quadrinhos. 2011. (Oficina).
XVI Semana da Educação / UERJ.Gibiteca Armando Sgarbi: espaço de criação e preservação da memória das histórias em quadrinhos. 2011. (Seminário).
XVI Semana da Educação / UERJ.Oficina Linguagens desenhadas e educação. 2011. (Oficina).
18º EFEPE / FEBF- UERJ - Encontro Fluminense de estudantes de Pedagogia.Arte como forma de resistência. 2010. (Outra).
Coloquio de Semiótica SELEPROT. 2010. (Seminário).
Oficina de Mangá / Feira do Livro / CAp-UERJ.Oficina de Mangá. 2010. (Oficina).
Projeto SOU D+ do Serviço de Capacitação UERJ / SRH / DESEN.Curso de Ética e Cidadania. 2010. (Oficina).
Relações Raciais no Brasil: As Políticas de Cotas (UERJ). 2010. (Seminário).
Relações Raciais no Brasil: Heróis Negros: a desmistificação da imagem do negro no Brasil.. 2010. (Seminário).
UNIRIO Linguagens desenhadas e educação: usos dos quadrinhos na Escola..Linguagens desenhadas e educação: usos dos quadrinhos na Escola.. 2010. (Encontro).
VI Encontro de Literatura Infantil e Juvenil - Percursos de Leitura UFRJ.Linguagens desenhadas e narrativas. 2010. (Encontro).
V Seminário do Laboratório Educação e Imagem. 2010. (Seminário).
III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Gênero e Pobreza: Imagens da Escola.História emquadrinhos da Luana e sua turma: instrumento cntra preconceitos racial e de gênero na Edcação. 2009. (Outra).
III Seminário de Mídias&Educação do Colégio Pedro II.Oficina de quadrinho: criando personagens. 2009. (Seminário).
II Seminário de pesquisa e práticas pedagógicas: linguagem visual e educação no Instiuto de Aplicação Fernano Rodrigues da Silveira - CAp/UERJ.criação de imagens ao vivo. 2009. (Seminário).
Semana de Educação Univer Cidade / Mangueira / Vila Olímpica.Histórias em quadrinhos: narrativas. 2009. (Seminário).
Semana de valorização do profissional de educação. Palesta histórias em quadrinhos sobre culturas afro-descendentes na educação. 2009. (Congresso).
XIV Semana da Educação UERJ.Oficina de fanzines como prática de ensino. 2009. (Seminário).
XIV Semana da Educação UERJ.Oficina de Fanzines. 2009. (Seminário).
A literatura e seus caminhos (Editora Moderna). 2008. (Seminário).
IV Semana de Ciências Humanas - Ministério da Defesa Exército Brasileiro DEP- DPEP Centro de Estudos de Pessoal). 2008. (Seminário).
Festa das crianças ABBR.Oficina de Desenho / festa das crianças ABBR 2007. 2007. (Oficina).
Semana da Criança / Colégio Pedro II / Unidade Tijuca I.Aulas e atividades de Desenho. 2007. (Oficina).
VI BLOCH Audiovisual LUZ, CÂMERA e ANIMAÇÃO / E.T.E. Adolbho Bloch / FAETEC.Oficina de Cartoon. 2007. (Oficina).
I Semana de Quadrinhos ECO - UFRJ.Oficina de Quadrinhos. 2006. (Seminário).
Mesa Redonda sobre Mídia e Educação - Universidade Candido Mendes.Mídia e Educação. 2006. (Seminário).
Palestra / Oficina de Quadrinhos e Educação - UFF (Faculdade de Educação).Oficina de Quadrinhos e Educação. 2006. (Oficina).
Aula Unati na Futura - Universidade Aberta da Terceira Idade / UERJ.Histórias em Quadrinhos. 2005. (Oficina).
III Seminário Internacional As Redes de Conhecimento e a Tecnologia: Professores/Profesoras: textos, imagens e sons.Quadrinhos e Educação: a criação / produção de personagens e histórias. 2005. (Oficina).
III Seminário Internacional As redes de conhecimento e a tecnologia: professores / professoras: textos, imagens e sons (UERJ). 2005. (Seminário).
Mês da Cultura.Conversando com um desenhista. 2004. (Oficina).
XII ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. As Culturas Afro-descendentes Estão no Gibi. 2004. (Congresso).
II Seminário Internacional As Redes de Conhecimentos e a Tecnologia.Os quadrinhos me levaram à pedagogia, mas a pedagogia não me afastou dos quadrinhos.. 2003. (Seminário).
Círculo de Leitura - Programa de Leitura da UERJ.Histórias em Quadrinhos e Educação. 2001. (Seminário).
I Fórum de Educação Ambiental da Faculdade de Educação da UERJ.Oficina de Desenho. 2001. (Oficina).
Uma Alternativa Educativo-Cultural do Adolescente Internado na Enfermaria do NESA/HUPE/UERJ.Oficina de Desenho Artístico e Pintura. 2001. (Oficina).
Colóquio Michel Foucault - IFCH / UERJ. 1999. (Seminário).
Exposição Prá mim Portugal é assim - Secretaria Municipal de Cultura de Niterói.Cartuns sobre Portugal. 1998. (Outra).
1º Salão de Humor de Mangaratiba.Cartuns e Caricaturas. 1997. (Outra).
Exposição Coletiva Niterói é Assim - Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro.Cartuns sobre a Cidade de Niterói e seu cotidiano.. 1996. (Encontro).
11ª Gincana de Pintura - Sociedade de Amigos da Rua da Carioca (SARCA).Tela a óleo intitulada Convento de Santo Antônio. 1993. (Outra).
1º Salão de Humor de Cataguases - Prefeitura de Cataguases / MG.Caricatura do cantor/ compositor João Bosco. 1993. (Outra).
10ª Gincana de Pintura - Sociedade de Amigos da Rua da Carioca (SARCA).Tela a óleo intitulada. 1991. (Outra).
Ateliê Livre de Pintura.Pinturas em aquarela, óleo e acrílica.. 1991. (Oficina).
Participação em bancas
BROWN, André; GUSTSACK, F.; RICHTER, S. R. S.. História em quadrinhos: leitura e educação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
BROWN, André; PAULA, M. S.; SOUZA, A. C.. GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA, UM CAMINHO POSSÍVEL?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; PAULA, M. S.; SOUZA, A. C.. ALMEIDA. A GESTÃO E INCLUSÃO COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; PAULA, M. S.; SOUZA, A. C.. O PERFIL DO GESTOR NO COTIDIANO ESCOLAR: DESAFIOS DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; PAULA, M. S.; SOUZA, A. C.. A PRÁTICA DA GESTÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO GESTOR PARA AS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; PAULA, M. S.; SOUZA, A. C.. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; PAULA, M. S.; SOUZA, A. C.. HORTA SUSTENTÁVEL: DESAFIO PARA UM GESTOR COM VISÃO EM MEIO AMBIENTE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; PAULA, M. S.; SOUZA, A. C.. DESAFIOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA SURDOS: ESTUDOS DE CASO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; PAULA, M. S.; SOUZA, A. C.. GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: CAMINHOS E POSSIBILIDADE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; SANTOS, S. O. S.; ALMEIDA, F. M. C.. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL i. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
ACHKAR, A. M. N. E.; CUNHA, E.; RAMON, S.; QUINTANILHA, L.;BROWN, André. AS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR NA EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; ACHKAR, A. M. N. E.; RAMON, S.; QUINTANILHA, L.; CUNHA, E.. METODOLOGIA DE PROJETOS: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DOS PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; SANTOS, S. O. S.; ALMEIDA, F. M. C.. AS VÁRIAS LINGUAGENS DA CRIANÇA: UMA DESCOBERTA EM CURSO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; SANTOS, S. O. S.; ALMEIDA, F. M. C.. TAPAS E MORDIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; SANTOS, S. O. S.; ALMEIDA, F. M. C.. PROFESSOR PESQUISADOR E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROTAGONISMO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; SANTOS, S. O. S.; ALMEIDA, F. M. C.. PROFESSOR PESQUISADOR E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROTAGONISMO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; PAULA, M. S.; SOUZA, A. C.. DE SOUZA.CONSUMO NA INFÂNCIA: A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; SANTOS, S. O. S.; ALMEIDA, F. M. C.. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; SANTOS, S. O. S.; ALMEIDA, F. M. C.. BRINQUEDOTECA DO COLÉGIO CENECISTA ALBERTO TORRES: BRINCADEIRA, ESTUDO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; SANTOS, S. O. S.; ALMEIDA, F. M. C.. O BRINCAR NO CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL RIBEIRA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; SANTOS, S. O. S.; ALMEIDA, F. M. C.. AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC).
BROWN, André; PEREIRA, C. S.; ACHKAR, A. M. N. E.; CHRISPINO, A.. REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA DE PROJETOS A CONSTRUÇÃO DE SABERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - REDE CNEC DE ENSINO SUPERIOR - FACNEC.
BROWN, André; ACHKAR, A. M. N. E.; PEREIRA, C. S.; CHRISPINO, A.. A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS A EMPRESA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - REDE CNEC DE ENSINO SUPERIOR - FACNEC.
BROWN, André; ACHKAR, A. M. N. E.; PEREIRA, C. S.; CHRISPINO, A.. FAMÍLIA E ESCOLA - A IMPORTÂNCIA DA COLABORAÇÃO DOS PAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - REDE CNEC DE ENSINO SUPERIOR - FACNEC.
GARCIA, R. C. A.;BROWN, André. História e cultura afro-brasileira no livro didático de história das séries iniciais: Coleção Travessia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia) - Faculdade de Educação UERJ.
SILVA, J. V. F.;BROWN, André. A invasão dos mangás: a relação do docente com o leitor de mangás no espaço escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/ UERJ.
BROWN, André; SANTOS, Amândio Miguel; PACHECO, Dirceu Castilho; VERDADE, Maria Beatriz Guedes Palmeira; SILVA, Tamires Rodrigues da. Comissão julgadora concurso de logomarca Faculdade de Educação da UERJ. 2010. Faculdade de Educação UERJ.
Orientou
O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ITABORAÍ - UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS SALAS DE LEITURA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES: VALORIZAÇÃO OU PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO?; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
A DEPRESSÃO E O FRACASSO ESCOLAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
GESTÃO DEMOCRÁTICA: A RELEVÂNCIA DE UMA GESTÃO DIALÓGICA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
FAMÍLIA E ESCOLA: A PARCERIA QUE FAVORECE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM INSTRUMENTO PARA REFLEXÃO SOBRE A ESCOLA PÚBLICA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NOS CONFLITOS GERADOS PELO USO DA INTERNET ATRAVÉS DE APARELHOS ELETRÔNICOS PORTÁTEIS EM SALA DE AULA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
GESTÃO DEMOCRÁTICA: AUTONOMIA X DEPENDÊNCIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
O QUE PENSAM OS PROFESSORES DO 3º ANO SOBRE A EDUCAÇÃO DIGITAL E O USO DAS NOVAS MÍDIAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO ESCOLAR NA GESTÃO DEMOCRÁTICA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
GESTÃO ESCOLAR: COMO O GESTOR PODE AJUDAR NAS PRÁTICAS DE BRINCAR NA ESCOLA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
OS CONSELHOS ESCOLARES COMO ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA EM ITABORAÍ NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
LEITURA: FORMAÇÃO DE LEITORES NAS SÉRIES INICIAIS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
O PAPEL DA SUPERVISÃO EDUCACIONAL NO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
GESTÃO DE BALCÃO: O PÚBLICO PROMOVENDO O PRIVADO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: O PAPEL DA ESCOLA NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
O PAPEL DA ESCOLA COMO FACILITADORA NA PRÁTICA DA SUSTENTABILIDADE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
A GESTÃO EDUCACIONAL NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
EJA-GESTÃO DA DIVERSIDADE: TENSÕES NOSSAS DE CADA DIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
O PAPEL DA FAMÍLIA NA GESTÃO PARTICIPATIVA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
A ESCOLA E SEUS PARADIGMAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: INCLUSÃO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONCEPÇÃO E PRÁTICA EM ITABORAÍ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
GESTÃO DEMOCRÁTICA: O TRABALHO EM EQUIPE NUMA PERSPECTIVA HORIZONTAL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
Tantas Cores - Um novo prisma sobre as diferenças; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Arte Educação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
Brasil Tua Cara - Mudando Conceitos; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós - Graduação em Arte Educação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
A contação de história e seu aspecto lúdico no processo de ensino-aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
As histórias em quadrinhos e usos pedagógicos: leiturae aprendizagem dentro e fora da escola; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
Os usos das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
Mangás e animes, elementos da cultura otaku: formação de subjetividades de crianças e jovens; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
Exercício de poder na sala de aula e seu impacto no aprendizado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
A importância de uma administração profissional junto ao gestor do condomínio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Administração) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
Pesquisa de clima organizacional: um estudo de caso feito em uma confecção de roupas no município de Itaboraí - RJ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Administração) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
Desmotivação x qualidade de vida: a importância do bem estar refletidano ambiente corporativo, estudo de caso em uma agência bancária em Papucaia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Administração) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
Marketing de serviços como fator crítico de sucesso para fidelização e retenção de clientes no setor bancário; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Administração) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
A importância do controle de custos nas micro e pequenas empresas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Administração) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
Aplicação do método Kaizen na secretaria de uma instituição escolar no município de Itaboraí-RJ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Administração) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
A influência da sustentabilidade na empresa Leroy Merlin; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Administração) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
Satisfação do cliente: um estudo de caso para identificar os fatores que influenciam os clientes da Chácara São José; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Administração) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
A contação de histórias na Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
A importância dos desenhos na Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC); Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
O valor do líder na gestão escolar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Facnec Itaboraí RJ; Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
Contação de história uma metodologia que auxilia no desenvolvimento da criança e desperta o gosto pela leitura; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Facnec Itaboraí RJ; Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
A import5ância de contar história na educação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Facnec Itaboraí RJ; Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
Educação infantil: um olhar psicomotor; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Facnec Itaboraí RJ; Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
O atendimento educacional nas salas de recursos multifuncionais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Facnec Itaboraí RJ; Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
A importância do brincar na educação infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Facnec Itaboraí RJ; Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
Educação Ambiental: òleo de cozinha utilizado; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Facnec Itaboraí RJ; Orientador: André Damasceno Brown Duarte;
Produções bibliográficas
-
BROWN, André ; TRINDADE, D. A. . Participação do coletivo Caricatura Solidária na I Bienal Nacional de Imagens na Ciência, Arte, Tecnologia, Educação e Cultura(Ibict/Coepe -2013). Ciência da Informação (Impresso) , v. 43, p. 239-242, 2018.
-
BROWN, André . Angelo Agostini e suas histórias em quadrinhos abolicionistas. Jornal Eletrônico Redes Educativas e Currículos Locais , v. 12, p. Culturas e Imag-Culturas e Imag, 2009.
-
BROWN, André . Oficina de Desenho: uma experiência de liberdade criativa. A Página da Educação , v. 186, p. 40-41, 2009.
-
BROWN, André . Oficina de fanzines como prática de ensino. Jornal Eletrônico Redes Educativas e Currículos Locais , v. 11, p. culturas e Imag-Culturas e Imag, 2009.
-
BROWN, André . Quadrinhos e ensino de história, culturas, e religiões afro-brasileiras na escola. Educação & imagem (UERJ) , v. 7, p. Pens. c/ Imagem-Pens.c/ Imagem, 2008.
-
BROWN, André . Histórias em quadrinhos e Educação. Educação & imagem (UERJ) , v. 3, p. Voz do Leitor-Voz do Leitor, 2007.
-
BROWN, André . Quadrinhos, racismo e culturas afro-descendentes. Educação & imagem (UERJ) , v. 5, p. Voz do Leitor-Voz do Leitor, 2007.
-
BROWN, André . A literatura e os jovens seminário realizado no 14º Salão do Livro para crianças e jovens da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. 1. ed. São Paulo: Global, 2013.
-
BROWN, André . HQtrônicas para educação a distância. 2013. (I Seminário das Disciplinas Pedagógicas das Licenciaturas EAD / UERJ: Praticando a teoria e teorizando a prática). UERJ / SR1/ EDU/ Laboratório Educação e Imagem / Latic / Cecierj / UAB. 1. ed. Rio de Janeiro: EDU UERJ, 2013.
-
BROWN, André . A cinestética nas histórias em quadrinhos de Will Eisner. In: Mailsa Carla Pinto Passos; Rita Maria Ribes Pereira. (Org.). Educação experiência estética. Rio de Janeiro: , 2011, v. , p. -.
-
BROWN, André . Caricaturas e quadrinhos de Angelo Agostini: imagens de afro-brasileiros no século XIX. In: Aristóteles Berino; Conceição Soares. (Org.). Educação e Imagens:instituições escolares, mídias e contemporaneidade. Petrópolis / Rio de Janeiro: DP et Alii / FAPERJ, 2010, v. , p. 152-163.
-
BROWN, André . REENCONTRANDO NÁSSARA. Jornal de Letras, Rio de Janeiro, p. 14 - 14, 15 nov. 2010.
-
BROWN, André . Quando desenhar vira esporte. Jornal A Página da Educação, Portugal, p. 33 - 33, 15 ago. 2008.
-
BROWN, André . IMPRENSA ALTERNATIVA - Ainda é a alternativa. Quadro Negro - Informativo do Centro Acadêmico Paulo Freire- Pedagogia UERJ, Rio de Janeiro, , v. 3, p. 5, 20 abr. 2002.
-
BROWN, André . HQtrônicas para educação a distância. In: I Seminário das Disciplinas Pedagógicas das Licenciaturas EAD / UERJ, 2013, Rio de Janeiro. Praticando a teoria e teorizando a prática. Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem UERJ, 2013.
-
BROWN, André . Catálogo Guerra e paz: Portinari com humor. In: Guerra e paz: Portinari com humor, 2012, Rio de Janeiro. Guerra e paz: Portinari com humor / catálogo. Rio de Janeiro: Decult SR3 UERJ, 2012. v. 1. p. 8-29.
-
BROWN, André . Histórias em quadrinhos da Luana e sua turma: Instrumento contra preconceitos racial e de gênero na educação. In: III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Gênero e Pobreza: Imagens da Escola, 2009, Rio de Janeiro. III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Gênero e Pobreza: Imagens da Escola. Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem (ProPEd / UERJ), 2009.
-
BROWN, André . " A cultura negra está no gibi". In: XII ENDIPE, 2004, Curitiba. XII ENDIPE- CONHECIMENTO LOCAL E CONHECIMENTO UNIVERSAL (CD), 2004.
-
BROWN, André . Os quadrinhos me levaram à pedagogia, mas a pedagogia não me afastou dos quadrinhos. In: II Seminário Internacional As Redes de Conhecimentos e a Tecnologia, 2003, Rio de Janeiro. II Seminário Internacional As Redes de Conhecimentos e a Tecnologia. Petrópolis: Vozes, 2003. v. único. p. 16-16.
-
BROWN, André ; CHRISPINO, A. . Cursos de férias Unilasalle: metotologias alternativas na formação continuada. CONHECIMENTO & DIVERSIDADE , 2017.
-
BROWN, André ; KABUNA, H. . Quadrinhos, roteiros e fanzines. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FEIJO, M. ; BROWN, André ; RICHE, R. C. . Quadrinhos e leitura. UFRJ - Faculdade de Letras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BROWN, André . Arte como forma de resistência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BROWN, André . UNIRIO - Linguagens desenhadas e educação: usos dos quadrinhos na Escola.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, J. R. ; ROSA, R. B. ; BROWN, André ; NOGUEIRA, Alessandra . 'Ativismo, movimentos sociais e educação'. Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2017 (Ilustração de capa do livro "Ativismo, movimentos sociais e educação").
-
BROWN, André ; ACHKAR, A. M. N. E. ; ALMEIDA, F. M. C. ; FAJARDO, I. N. ; YUNES, M. A. M. . EDUCAÇÃO, CIENCIA E CULTURA. CANOAS RS: UNILASSALE EDITORA (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNILASALLE), 2016 (REVISOR (REVISTA CIENTÍFICA)).
Outras produções
BROWN, André . 15º Salão do Livro FNLIJ. 2013.
BROWN, André . 1ª Bienal Internacional da Caricatura. 2013.
BROWN, André . Prêmio FNLIJ 2012. 2012.
BROWN, André . I Seminário das Disciplinas Pedagógicas das Licenciaturas EAD/UERJ. 2013.
BROWN, André . Jornal Inverta. 1999.
BROWN, André ; DIAS, L. S. R. ; NOGUEIRA, Alessandra . Jornal da UNIWAY Cooperativa de Profissionais Liberais. 1998.
BROWN, André ; DIAS, L. S. R. . Jornal A Graúna nº Zero. 1995.
BROWN, André ; DIAS, L. S. R. . Jornal A Graúna nº 1. 1995.
BROWN, André . Humor e arte - Unidiversidade Fiocruz Canal Saúde. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BROWN, André . Literatura clássica é refeita em quadrinhos - TV Brasil. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BROWN, André . Portinari com Humor - TV UERJ Programa Andante nº 49. 2012.
BROWN, André . A invasão das Histórias em Quadrinhos na sala de aula. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BROWN, André ; SANTOS, S. O. S. ; CHRISPINO, A. ; NOGUEIRA, Alessandra . 50 CURSOS DE FÉRIAS DA UNILASALLE / RJ. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BROWN, André . Jornada Acadêmica e Científica /Logotipo. 2016. (Criação de logotipo e identidade visual).
BROWN, André . Cursos de Formação de Leitor da FNLIJ. 2014. .
BROWN, André . Clássicos da literatura em quadrinhos? ABL / FNLIJ / FIRJAN. 2013. .
BROWN, André . Curso leitura, literatura e formação de leitores SME RJ / FNLIJ. 2013. .
BROWN, André . Curso leitura, literatura e formação de leitores. 2012. .
BROWN, André . Minicurso Clássicos da Literatura em Quadrinhos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BROWN, André . Narrativas Digitais. 2011. .
GLAT, Rosana ; BROWN, André . Ser mãe - e viva a vida. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ilustrações para livro).
BROWN, André . O PIRATINHA LEGAL. 1997. (Livro Infantil).
BROWN, André . CONTACARTUM - EVENTO DE CONTAR HISTÓRIAS. 1996. (Apresentação de contadores de história).
BROWN, André ; GONCALVES, M. L. ; DIAS, L. S. R. ; FELIX, M. L. ; PINHEIRO, M. V. T. ; SOUSA, M. M. ; SILVA, H. H. B. D. . BUUUMM!!! HQ. 1993. (Criação e produção de jornal alternativo).
BROWN, André ; SOUSA, M. M. . COLETÂNEA DE PERSONAGENS POR MARTÍLIO E BROWN. 1992. (Criação de personagens.).
BROWN, André . Exposição Interfaces (Unilasalle) André Brown e CHA.. 2017. Outra.
BROWN, André ; NOGUEIRA, Alessandra . Exposição Histórias em quadrinhos - uma paixão nacional. 2014. Outra.
BROWN, André ; NOGUEIRA, Alessandra ; KABUNA, H. ; NOVAES, D. . Copa do Humor - desenhando nas quatro linhas / Torcida Sesc. 2014. Outra.
BROWN, André . Bom mesmo era o Garrincha / Torcida Sesc. 2014. Pintura.
BROWN, André . Anjo no balanço de Portinari. 2012. Pintura.
BROWN, André . Contando e Ilustrando Histórias. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BROWN, André . Curso Prático de Histórias em Quadrinhos e Caricaturas. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
BRINQUEDOTECA E EDUCAÇÃO INFANTIL, Descrição: O projeto foi criado para promover uma efetiva interação entre a Faculdade Cenecista de Itaboraí e o Colégio Cenecista Alberto Torres aliando ensino, pesquisa e extensão. Participando do Grupo de Pesquisa e atuando na Brinquedoteca os futuros pedagogos podem atuar na promoção de atividades lúdicas para crianças, adolescentes e jovens, na promoção de cursos de extensão para a comunidade, além dedicar-se aos estudos e pesquisas sobre a relevância da brincadeira e da Brinquedoteca para os alunos do CCAT.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) . , Integrantes: André Damasceno Brown Duarte - Integrante / SIMONE DE OLIVEIRA DA SILVA SANTOS - Coordenador / FLÁVIA MARIA CABRAL DE ALMEIDA - Integrante / LUCILIA DA SILVA CORDEIRO SOUTO - Integrante / ALEXANDRA DE SOUZA SILVA DOS SANTOS - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Educação UERJ. , Avenida São Francisco Xavier, 524 sl. 12026A, Maracanã, 20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340792, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - 2017
FACULDADE CENECISTAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuou nos cursos de graduação em Pedagogia e Administração. Ministrou as disciplinas Didática; Fundamentos da Educação: Abordagens Filosóficas; Filosofia e Educação; Pedagogo na Educação Fundamental e Ensino Profissionalizante; Estágio Supervisionado I (ADM); Estágio Supervisionado II (ADM). Atuou na pós-graduação em Gestão Escolar nas disciplinas Metodologia do Trabalho Científico e Trabalho de Conclusão de Curso.
2003 - 2005
Colégio Marista São José RjVínculo: Professor de oficinas, Enquadramento Funcional: Contrato de parceria., Carga horária: 3
2006 - Atual
Faculdade de Educação UERJVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Disciplina Educação Estética, Carga horária: 4
2013 - 2013
Faculdade de Educação UERJVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Disciplina Formação de leitores e escritores
2012 - 2013
Faculdade de Educação UERJVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Disciplina Currículo, Carga horária: 8
2012 - 2012
Faculdade de Educação UERJVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Disciplina Avaliação (Licenciaturas), Carga horária: 4
2010 - 2012
Faculdade de Educação UERJVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Discip. pós-graduação Linguagens Desenhadas, Carga horária: 4
2011 - 2011
Faculdade de Educação UERJVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Disciplina Didática, Carga horária: 4
2009 - 2011
Faculdade de Educação UERJVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Disciplina Tecnologias em Educação, Carga horária: 8
2009 - 2011
Faculdade de Educação UERJVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Disciplina Estágio Supervisionado e práticas, Carga horária: 8
2006 - 2006
Universidade Católica de PetrópolisVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Discip. pós-graduação arte e multimeios, Carga horária: 4
1998 - Atual
Oficina de Desenho André Brown & Alessandra NogueiraVínculo: Diretor / Professor, Enquadramento Funcional: Diretor / Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrei aulas em outras Instituições de Ensino: Na UNESA ministrei o curso livre de Desenho de Humor desde 1995 até 2005. No Colégio Marista São José/ RJ fui professor da Oficina de Desenho do Departamento de Arte e Cultura (2003 a 2005) . Na Universidade Católica de Petrópolis ministrei a Disciplina Arte e Multimeios na Pós-graduação em Educação Artística em 2006. No Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UERJ, ministrei as disciplinas Educação Estética (2005, 2009 e 2013), Tecnologias em Educação (2009 a 2011), Estágio Supervisionado e Práticas de Ensino (2009 a 2011), Didática (2011), Currículo (2012 e 2013), Avaliação (2012), Formação de leitores e escritores (2013). Na Pós- Graduação em Informática e Educação (EDU / UERJ) ministrei a disciplina Linguagens desenhadas e educação (2011 e 2012).
2008 - 2008
Colégio RealengoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do curso de formação de professores, Carga horária: 20
1994 - 1995
Curso Oberg de Ensino de DesenhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador técnico, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2017
Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC/CNEC)Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
2013 - 2014
ISEACVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 10
Outras informações:
Declaramos para fins de comprovação acadêmica, que, respectivamente, nos dias 28/09/13; 20/07/2013; 03/08/2013; 13/07/2014 no horário de 8 às 18h, o professor ANDRÉ DAMASCENO BROWN DUARTE ministrou aulas, na modalidade de professor convidado, nos seguintes cursos: Especialização em Gestão Educacional Integrada; Educação Infantil, neste pólo da Faculdade Afonso Cláudio / INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE AFONSO CLÁUDIO. Disciplinas lecionadas: Didática do Ensino Superior; Gestão Educacional- A proposta pedagógica e a democratização da escola; Visão Histórica sobre a Gestão de Políticas Públicas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de André Damasceno Brown Duarte e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?