André Forlin Dosciati

Especialista em TI com 20 anos de experiência em infraestrutura e segurança patrimonial. Atuação em levantamento de requisitos, planejamento e instalação de sistemas de médio e grande porte, coordenação de equipes multidisciplinares e desenvolvimento de treinamentos.Formação AcadêmicaPós-graduação em Ciência de Dados e Big Data Analytics (Faculdade Metropolitana, 2023)Tecnólogo em Gestão de TI (IMED, 2004)Experiência ProfissionalLíder de Testes e InfraestruturaPlanejamento e instalação de data center e sistemas físicos; redução de downtime em 30; coordenação de equipes de suporte, projetos e desenvolvimento.Especialista em Segurança PatrimonialLevantamento e especificação de requisitos de segurança; elaboração de documentação e treinamentos técnicos.CompetênciasTécnicas: VBA/macros, planejamento de infraestrutura, segurança patrimonial, criação de relatórios e documentação.Comportamentais: Liderança, comunicação, negociação e trabalho em equipe.

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Tecnologo em Gestão da Tecnologia da Informação

2018 - 2020

Faculdade América Latina
Título: Potencialidades do Uso de Dispositivos Móveis para Fortalecimento e Engajamento de Clientes nos Petshops
Orientador: Diogo Andreatta Mendes

Graduação interrompida em 2011 em Licenciatura em Matemática

2008 - Atual

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ano de interrupção: 2011

Curso técnico/profissionalizante

1990 - 1994

Escola Estadaul 25 de julho Ijui(rs)

Formação complementar

2022 - 2022

BANCO DE DADOS E SQL SEM MISTÉRIOS. (Carga horária: 58h). , UDEMY, UDEMY, Brasil.

2021 - 2022

MBA em Ciência de Dados e Big Data Analytics. (Carga Horária: 600h). , Metropolitan Educação Ltda, FAMEESP, Brasil. , Palavras-chave: Ciência de dados; Big Data; Data Driven.

2011 - 2011

Linux Servidores. (Carga horária: 40h). , sisnema, SS, Brasil.

2010 - 2010

Linux Serviços de Rede. (Carga horária: 40h). , sisnema, SS, Brasil.

2010 - 2010

Linux Administração. (Carga horária: 20h). , sisnema, SS, Brasil.

2005 - 2005

Tecnologias de Acesso a internet BL. (Carga horária: 100h). , Atento Brasil, ATB, Brasil.

2003 - 2003

Formação de professores através do micro ensino. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2001 - 2001

Borland Delphi 6.0 ? Programação Orientada a Objet. (Carga horária: 200h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Psicologia Geral. (Carga horária: 60h). , Seminário Teologico Batista, STB, Brasil.

1999 - 1999

TWOWCC. (Carga horária: 120h). , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Curso de Extensão Univ. em Língua Portuguesa. (Carga horária: 30h). , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.

1994 - 1994

MS-DOS 5.0 e WORD 5.0. (Carga horária: 44h). , CDI Informatica e idiomas, CDI, Brasil.

1992 - 1993

Eletronica Basica. (Carga horária: 600h). , Instituto Universal Brasileiro, IUB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação/Especialidade: Matemática Simbólica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Matemática Discreta e Combinatória.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Participação em eventos

X EGEM.Explorando Conceitos da Trigonometria Através de Software Livre. 2009. (Encontro).

X Jornada de Extensão.Softwares livres de matemática: Clique Aqui. 2009. (Outra).

X Jornada de Extensão. 2009. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: PEDRO ARTHUR PUGNES SARATE

SARATE, P. A. P.;PAVANI, G.DOSCIATI, A. F.. MEMORIAL PROFISSIONAL ATUAÇÃO COMO DESENVOLVEDOR JÚNIOR, 2022 A 2024. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: John Wesley de Andrade Ortiz

ORTIZ, J. W. A.;PAVANI, G.DOSCIATI, A. F.. SISTEMA PARA REGISTRO DE PONTO EMPRESARIAL PONTO CLEAN. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jeferson Martins dos Santos

SANTOS, J. M.;PAVANI, G.DOSCIATI, A. F.. PROPOSTA PARA REFORMULAÇÃO DO SISTEMA E.D.A. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: MAYCON JORDAN DA SILVA PADILHA

PADILHA, M. J. S.;PAVANI, G.DOSCIATI, A. F.. ACESSIBILIDADE DO SISTEMA DE RESERVA DE SALAS E CONSUMO DOS DADOS DO TIMETABLES. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Produções bibliográficas

  • PIVA, C. ; SPILIMBERGO, A. P. G. ; Dorneles, L. D. ; DOSCIATI, A. F. . Articulação entre álgebra e geometria de sistemas lineares em ambiente informatizado: uma experiência em curso de engenharia. In: Congresso Internacional de Matemática, Engenharia e Sociedade, 2009, Curitiba. Congresso Internacional de Matemática, Engenharia e Sociedade, 2009.

  • DOSCIATI, A. F. ; BATISTTI, I. K. ; POZZOBON, M. C. C. . A VIRTUALIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. In: Salão do Conhecimento, 2011, Ijuí. Salão do Conhecimento, 2011.

  • DOSCIATI, A. F. ; POZZOBON, M. C. C. ; PIVA, C. . VIRTUALIDADE EDUCACIONAL - APROXIMAÇÕES COM O ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E DA UNIVERSIDADE. In: XVIII Seminário de iniciação Cientifica, 2010, Ijui. XVIII Seminário de iniciação Cientifica, 2010.

  • DOSCIATI, A. F. ; FAORO, V. ; BATISTTI, I. K. . Ensinar e aprender geometria plana com e a partir do uso do software GeoGebra � uma vivência no contexto escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BATISTTI, I. K. ; FAORO, V. ; DOSCIATI, A. F. ; PIZOTTO, M. A. P. . Ensinar e aprender trigonometria com e a partir do uso do software GeoGebra um olhar à formação o inicial do professor de matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DOSCIATI, A. F. ; PIVA, C. . Explorando Conceitos da Trigonometria Através de Software Livre. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DOSCIATI, A. F. ; angela ; PIVA, C. ; Dorneles, Lecir Dalabrida . Softwares livres de matemática: Clique Aqui. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

DOSCIATI, A. F. . Alfabetizando WordComposer. 2024.

DOSCIATI, A. F. . Ensino e Matemática. 2010.

DOSCIATI, A. F. . Gerenciamento de escola. 2003.

DOSCIATI, A. F. . Manual de PowerShell. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para suporte a ensino de sistemas operacionais).

DOSCIATI, A. F. . Excel Avançado para profissionais de gestão de empresas de saúde. 2010. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - 2024

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor EBTT substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - 2022

Shelter

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gesto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestão técnica e comercial de equipes, atendimentos a clientes. Desenvolvimento de projetos de segurança patrimonial e análise de KPI

2018 - 2022

CORTEX 6B

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fundador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento de planilhas eletrônicas, Modelagem de dados com SQL, Portais de serviços com WordPress, Modelagem com VBA, Dashboards para BI com PowerBi

2019 - 2020

Faculdade América Latina - Unidade Ijuí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Suporte TI, Carga horária: 20

Outras informações:
Suporte técnico a rede de computadores, atendimento de chamados técnicos e projeto de infraestrutura para instalação de servidor de domínio.

2012 - 2021

Protec Alarmes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE DE TI, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável por instalar e acompanhar os processos técnicos, promovendo mudanças na gestão de monitoramento de imagens e entregando e empregando melhores práticas tecnológicas para os clientes.

2021 - 2021

Colégio Tiradentes da Brigada Militar - Ijuí

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: SUPORTE DE TI, Carga horária: 15

Outras informações:
Técnico de suporte para transmissão de aulas ao vivo por intermédio do Google Meet.

2021 - 2021

L&V GESTÃO DIGITAL DE CONDOMINIOS

Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: DESENVOLVIMENTO DE SITE CORPORATIVO, Carga horária: 10

Outras informações:
Organização e produção de site corporativo e mídias digitais.

2003 - 2003

CDI Informática e Idiomas

Vínculo: Painelista/instrutor, Enquadramento Funcional: instrutor, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades de ensino em informática básica e intermediária desenvolvimento de material didático de apoio às disciplinas do curso Design gráfico e uso de ferramentas para produção de impressos em geral, Webdesign e desenvolvimento de produtos vendáveis do ponto de vista da web.

2003 - 2004

SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul

Vínculo: Painelista/instrutor, Enquadramento Funcional: instrutor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades de ensino na área de eletrotécnica e instalações prediais / industriais, desenvolvimento de material didático de apoio.

2000 - 2002

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS

Vínculo: Painelista/instrutor, Enquadramento Funcional: instrutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Instrutor de formação profissional na área de informática com ênfase em manutenção de hardware e software

1994 - 1998

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Laboratorista em elet analógica e digital, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Acompanhamento em eletrônica básica para alunos iniciantes do curso de engenharia elétrica, Gestão dos equipamentos eletro ? eletrônicos pertencentes ao laboratório de eletrônica analógica e digital.

2005 - 2005

ATENTO Brasil

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assitente de suporte, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades de atendimento telefônico a base de clientes com cerca de 1,8 milhões de assinantes do Provedor Terra Networks compreendendo todo o território nacional nas tecnologias: Speedy, Banda Larga, Wi-Fi, Star One, Cable, Discado;