Benny Schvarsberg

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Sociologia Urbana pela Universidade de Brasília (1993). Atualmente é professor titular da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, politica urbana, planejamento e gestão territorial, politica regional e urbanismo, legislação urbanística, planos diretores e instrumentos de planejamento e política urbana. Foi Chefe do Departamento de Urbanismo (1993 - 1994) e Coordenador do Programa de Pós-graduação da FAU/UnB (1993 - 1995). Foi Diretor de Projetos (1995-1998) e Diretor-Presidente (1998) do IPDF - Instituto de Planejamento Territorial e Urbano do DF. Foi Diretor de Planejamento Urbano (2003 - 2006) e Secretario Nacional de Programas Urbanos (2006 - 2007) do Ministério das Cidades. Foi Secretário Executivo da ANPUR - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (2013 -2014). Foi Conselheiro do CONPLAN - Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (2011 -2014). Foi Diretor de Política Urbana do SINARQ-DF - Sindicato dos Arquitetos do DF(1999 - 2000). É pesquisador do Grupo de Pesquisa Paisagem, Projeto e Planejamento do Laboratório de Estudos da Urbe (PPP-LabeUrbe), membro da Câmara Técnica de Revisão do PLANDHIS - Plano de Habitação de Interesse Social do DF, e conselheiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB-DF.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

1990 - 1993

Universidade de Brasília, UnB
Título: O OCIDENTE INACABADO DA POLITICA URBANA NO BRASIL
BRASILMAR FERREIRA NUNES. Palavras-chave: Alocacao Espacial; Infra-Estrutura Urbana; Politica Urbana.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Planejamento Urbano e Regional

1985 - 1989

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: ESPACO E CULTURA : POLITICA URBANA E CULTURAL, ALOCACAO DOS EQUIPAMENTOS URBANOS NO RIO DE JANEIRO;,Ano de Obtenção: 1989
ANA CLARA TORRES RIBEIRO.Palavras-chave: Equipamentos Urbanos; Urbanizacao; Patrimonio Historico Cultural.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Arquitetura

1988 - 1988

Centro Nacional de Conservación
Título: Postgrado sobre Centros Urbanos Históricos y Conservación Arquitetônica",

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1977 - 1982

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Técnicas de Planejamento e Projeto Urbanos e Regionais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Política Urbana.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Equipamento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SCHVARSBERG, B. ; CIDADE, L. C. F. ; LIRA, F. B. ; PELUZO, M. ; CAMPOS, Neio Lúcio . VI SEPEPUR - Seminário de avaliação do ensino e da pesquisa em estudos urbanos e regionais com tema encruzilhadas no ensino, pesquisa e extensção em planejamento urbano e regional. 2012. (Outro).

SCHVARSBERG, B. ; CAMPOS, Neio Lúcio ; FARRET, R. L. ; PAVIANI, A. . VI Encontro Nacional da ANPUR - Associação Nacional de Pos-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. 1995. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

congresso brasileiro de direito urbanístico. Recolocando o Direito à Cidade e a política urbana em xeque: o planejamento urbano e ambiental e os desafios metropolitanos.. 2019. (Congresso).

II Seminario de PLanejamento, paisagem urbana e sustentabilidade.Panorama do Planejamento Urbano no Brasil: do Plano de Melhoramentos ao Plano Metropolitano. 2019. (Seminário).

IV WORLD PLANNING SCHOOL CONGRESS. PLANNING LAW, ADMINISTRATION AND PROCESS. 2016. (Congresso).

9o. Seminario DOCOMOMO Brasil.Politicas de preservação do conjunto urbanistico de brasilia e desenvolvimento territorial e urbano da area metropolitana de brasilia: a indissociabilidade necessaria. 2011. (Seminário).

XIV Encontro Nacional da ANPUR - Associação Nacional de Pos Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.Dez anos do Estatuto da Cidade: e quem disse que ia ser fácil?. 2011. (Encontro).

IV Conferencia Nacional das Cidades.Delegado representando a ANPUR - Associação Nacional de Pos Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. 2010. (Encontro).

Seminario Internacional Brasilia Metropolitana 2050: preservação e desenvolvimento.O processo de metropolização de Brasilia. 2010. (Seminário).

V Seminario do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais.Condições do trabalho universitario no campo de estudos urbanos e regionais:contribuições para a discussão da inserção institucional e desafios didaticos. 2010. (Seminário).

XVII Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito. Avanços e desafios na gestão do solo: desenvolvimento urbano e habitação no Brasil. 2010. (Congresso).

Desafios do urbanismo na frança e no brasil.Urbanismo frente à urbanização contemporanea na frança e no brasil: alternativas críticas e propositivas. 2009. (Simpósio).

XIV Encontro Nacional da ANPUR - Associação Nacional de Pos Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.Apresentação na Mesa Redonda da Rede Nacional de Avaliação de Planos Diretores. 2009. (Encontro).

Seminario Estudo de Impacto de Vizinhança - a legislação do EIV em Porto Alegre.A experiencia de aplicação do EIV - Estudo de Impacto de vizinhança no Brasil. 2008. (Seminário).

Seminario Internacional sobre Gestão Metropolitana.Perspectivas para o planejamento e a gestão metropolitana no Brasil. 2008. (Seminário).

Seminario Politica e Planejamento: economia, sociedade e territorio.Estado, nação e planejamento urbano. 2008. (Seminário).

.Projeto de Extensão Projetando com a população, atividades de orientação de trabalhos de projeto urbanístico de alunos da FAU/UnB nas Cidades Satélites de São Sebastião, Vila do Varjão, e Acampamento da Telebrasília. 2003. (Oficina).

.Organizador do Seminário Subsídios para o Plano-Diretor Local da Vila do Paranoá, em conjunto com a Associação de Moradores da Vila Paranoá, Cedep/Paranoá, Conselho de Usuários do Núcleo de Extensão da UnB no Paranoá e Decanato de Extensão da UnB. 2001. (Seminário).

. Conferencista no Seminário Recursos Hídricos do Distrito Federal e Entorno : uma abordagem sustentável, realizado na Câmara Legislativa do DF, em 25/03/99, Palestra : Plano Diretor de Ordenamento Territorial, Agenda 21, abastecimento de águas nos condomínios e novas cidades.. 1999. (Congresso).

.Conferencista no Seminário Recursos Hídricos do Distrito Federal e Entorno : uma abordagem sustentável, realizado na Câmara Legislativa do DF, em 25/03/99, Palestra : Plano Diretor de Ordenamento Territorial, Agenda 21, abastecimento de águas nos condomínios e novas cidades.. 1999. (Seminário).

.Apresentação do trabalho Avanços e limites ao planejamento urbano e territorial: insumos ao desafio urbano para a próxima década, no VIII Encontro Nacional da ANPUR, Porto Alegre, 24 a 28 de maio de 1999.. 1999. (Encontro).

.Palestra sobre globalização e novos critérios de articulação territorial na escala local, realizada no Centro Integrado de Ordenamento Territorial/UnB, no curso de planejamento municipal integrado, em 04/06/99. 1999. (Outra).

.Palestra sobre globalização e novos critérios de articulação territorial na escala local, realizada no Centro Integrado de Ordenamento Territorial/UnB. 1999. (Outra).

.Apresentação do trabalho Avanços e limites ao planejamento urbano e territorial: insumos ao desafio urbano para a próxima década, no VIII Encontro Nacional da ANPUR, Porto Alegre, 24 a 28 de maio de 1999, com artigo de mesmo nome, publicado nos Anais do VIII Encontro Nacional da ANPUR, em CD-ROM.. 1999. (Outra).

X Semana de Geografia.Conferencista na X Semana de Geografia, promovida pelo Departamento de Geografia da UnB, com a Conferencia Gestão Urbana e Planejamento Participativo.. 1999. (Outra).

.Conferencista no Seminário Nacional Planejamento e Gestão Urbana e Ambiental : o estado das artes, promovido pela FAU/UnB, IAB/DF e IPEA, Brasília, 26 a 28 de Agosto de 1998, Palestra : A experiência de planejamento e gestão urbana do DF de 1995 a 1998.. 1998. (Seminário).

.Conferencista no Seminário Internacional sobre Gerenciamento de rendas fundiárias e custos urbanos, promovido pelo Lincoln Institute of Land Policy, Terracap e IPDF/GDF, Brasília, 24 e 25 de Junho/98, Palestra : A Política de Ocupação Territorial e Urbana do Distrito Federal. 1998. (Seminário).

.Conferencista no Seminário Revendo Brasília - Núcleo Bandeirantes, Cidade primeira, Brasília, organizado pela Administração Regional do Núcleo Bandeirantes, Dezembro/1996. 1996. (Seminário).

.Trabalho Urbanização do Distrito Federal: Viabilidade Ambiental e Equipamentos Urbanos, Sessão Temática Dinâmica Intraurbana e Infraestrutura social e econômica, Subsessão Qualidade de Vida na Cidade, do VI Encontro Nacional da ANPUR, Brasília, Maio de 1995, (publicado Anais do VI Encontro da Anpur Modernidade, exclusão e espacialidade do futuro, pgs.739 a 747, Brasília, 1996. 1996. (Outra).

.Conferencista no Seminário do ICOMOS sobre Brasília: a questão da autenticidade, Brasília, ENAP, organizado pela Seção Regional do Centro-Oeste do ICOMOS, Novembro/1995.. 1995. (Seminário).

VI Encontro Nacional da ANPUR.Urbanização do Distrito Federal, os equipamentos sociais urbanos e a viabilidade ambiental. 1995. (Encontro).

.Trabalho Projetando com a população: uma experiência de ensino, pesquisa e extensão universitária em urbanismo, apresentado na Sessão de Comunicações sobre O ensino da arquitetura no Brasil e as realidades regionais, e publicado nos Anais do XIV Congresso Brasileiro dos Arquitetos, Fortaleza/CE, 24 a 28/10/94. 1994. (Outra).

.Trabalho Subsídios para o Plano Diretor da Vila Paranoá, apresentado no Simpósio sobre Extensão Universitária do Centro-Oeste, realizado na UFMT, Cuiabá, 15 e 16/12/94. 1994. (Outra).

.Coordenação do Projeto Interdepartamental de Extensão Universitária Oficina de Estudos da Cidade, Oficina n.1: A questão da Degradação Urbana em Brasília, UnB, Setembro a Dezembro de 1993.. 1993. (Outra).

.Expositor na Sessão de Comunicações Integradas do CEAM-Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares na SEMANA UNIVERSITARIA da UnB, Brasília, 1992. 1992. (Outra).

.Trabalho Do tecnocrata ao traficante de prebendas: o ocidente inacabado da Política e do Planejamento Urbano do pós-autoritarismo brasileiro, Work-shop Pocessos Formadores do Espaço Urbano do Distrito Federal, NEUR/CEAM/UnB (Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais/Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB), Brasília, 24, 25 e 26/02/92. 1992. (Outra).

.Trabalho Urbanização da Crise e Modernidade: indicações à Teoria, à prática e ao ensino do Planejamento Urbano e Regional no Brasil apresentado na Sessão de Comunicações no IV Encontro Nacional da ANPUR (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional), Salvador, 1991. 1991. (Outra).

.Entrevista sobre o Plano-Diretor do Distrito Federal, publicada no Jornal da Codeplan (Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central), no.2, pg. 8, Outubro de 1990, D.F. 1990. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Raquel Cerqueira Santos

SCHVARSBERG, B.; FERNANDES, A.; SOUZA, J. G.. PARTICIPAÇÃO POPULAR E DIREITO A CIDADE ESTUDO DE CASO PLANO SALVADOR 500. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Brasília.

Aluno: Igor Dias Marques Ribas Brandão

ABERS, R.; COELHO, D. B.;SCHVARSBERG, B.. Por que falha a regularização? Fragilidade institucional e (in)capacidades estatais no Distrito Federal.. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria José Antunes da Silva

SCHVASBERG, BENNY; SOUZA, P. C.; YANOULAS, S.; RAMOS, M. R.. A cidade de Palmas a partir da teoria marxista sobre a renda da terra urbana. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Politica Social) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Ester de Souza

SCHVASBERG, BENNY; ARRAIS, T. A.. Erosão do espaço publico: cartografia da desafetação das áreas públicas municipais em goiania. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Maria da Assunção Pereira Rodrigues

SCHVARSBERG, B.; CAMPOS, NEIO LUCIO; BARCELLOS, V.; ALMEIDA, J.; BARROS, J. C. A.. RESSIGNIFICAÇÃO HISTORICO-SOCIAL DA PRAÇA NA CIDADE MEDIA BRASILEIRA. 2016. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Fernandes Caldas

SCHVARSBERG, B.; MENDONCA, J.. POLITICA URBANA AÇÃO GOVERNAMENTAL E A UTOPIA DA REFORMA URBANA. 2015. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Madson Reis

SCHVARSBERG, B.; carlos frederico burnett; PINTO, V. C.; CAMPOS, N. L. O.; FICHER, S.. Gestão de centros historicos no Brasil: o caso das cidades patrimonio mundial. 2011. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Aluno: Orlando Cariello Filho

SCHVARSBERG, B.; CAMPOS, N. L. O.; BICCA, P.R.; SVENSSON, F.A.; GOUVEA, L.A.. A trajetoria da politica habitacional brasileira. 2010. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Aluno: Adriana Marques Rosseto

SCHVARSBERG, B.. Sistema de Informações para a Gestão e o Planejamento Territorial. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Agnes de França Serrano

SCHVARSBERG, B.. Reflexões sobre a existencia de uma politica nacional de desenvolvimento urbano no periodo de 2003 a 2010. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia) - Universidade de Brasília.

SCHVARSBERG, BENNY; MACHADO, D. P.; NAZARETH, M.. Concurso público para professor adjunto de urbanismo na FAU UFRJ. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SCHVARSBERG, BENNY; VALENCA, M. M.. Concurso público para professor adjunto de planejamento urbano na UFABC. 2017. Universidade Federal do ABC.

BUENO, LAURA MACHADO DE MELLO; CARDOSO, ANA CLAUDIA;SCHVARSBERG, B.. CONCURSO PUBLICO PARA PROFESSOR ADJUNTO. 2016. Universidade de Brasília.

SCHVARSBERG, B.. Avaliação de Projetos de Reforma Urbana em Municipios de pequeno e medio porte. 2011. FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ARQUITETOS E URBANISTAS.

SCHVARSBERG, B.; Azevedo, Marlice. Concurso Publico para Professor Adjunto na area de Urbanismo. 2010. Universidade de Brasília.

SCHVARSBERG, B.; cohen, t.. Comissão Julgadora de Projetos de Pesquisa sobre o Programa Minha Casa Minha Vida e PAC no CNPq. 2012. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

SCHVARSBERG, B.; CAMPOS, Neio Lúcio; CARPINTERO, Antônio Carlos. Membro da FAU-UnB na defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Ricardo Batista Bitencourt. Título: Constituição do Espaço Metropolitano da Capital do Brasil. 2005. Universidade de Brasília.

SCHVARSBERG, B.. Membro da FAU-UnB na defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Antônio Menezes Junior. Título: Um Estudo das transformações Espaciais do Plano Piloto. 2004. Universidade de Brasília.

SCHVARSBERG, B.. Membro da FAU-UnB na defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Iacimary Socorro de Oliveira Pereira. Título: A Formação do Espaço Urbano de Belém.. 2004. Universidade de Brasília.

SCHVARSBERG, B.. Membro da FAU-UnB na defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Antônio Menezes Junior. Título: Um Estudo das Transformações Espaciais do Plano Piloto de Brasília. 2004. Universidade de Brasília.

SCHVARSBERG, B.. Membro da FAU-UnB na defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Bruno Tamm Rabelo. Título: O Impacto do Metrô no Mercado Imobiliário de Brasília.. 2004. Universidade de Brasília.

SCHVARSBERG, B.. Membro da FAU-UnB na defesa de Dissertação de Mestrado do aluna Simone Gueresi de Mello. Título: Participação Social na Política Urbana.. 2004. Universidade de Brasília.

SCHVARSBERG, B.. Membro da FAU-UnB na defesa de Dissertação de Mestrado do aluna Leyla Elena Lascar Alarcon. Título: A Centralidade em Goiania.. 2004. Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Renato Schattan

Programa de Equipamentos urbanos coletivos: estudo de caso do CEU; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Carolina Bayma Cavalcanti

Indicadores aplicados ao planejamento urbano e o Direito à Cidade; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Roberta Pereira da Silva

Urbanização de favelas e o direito à cidade: referências de análise pelo caso da Vila DNOCS, no Distrito Federal; ; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; (Orientador);

André Santos

A experiencia do planejamento territorial participativo no Estado do Pará; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Beatrice Arruda Eller

Planejamento Urbano e a Cidade Real: a Região do Cruzeiro/DF; Início: 2003; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Mauricio Guimarães

O Patrimonio Histórico em Uberlândia/ MG; Início: 2003; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Edinardo Lucas

Planejamento urbano de cidades de pequeno porte no centro-oeste; Início: 2019; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Marcela Ruggieri Meneses

O processo de expansão urbana do município de Goiânia e as consequências para o contexto metropolitano (As consequências do processo de expansão urbana de Goiânia para a porção Oeste da Região Metropolitana de Goiânia); Início: 2019; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Carlos Adriano Constantino

Análise do Programa Minha Casa Minha Vida modalidade Entidades; Início: 2019; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Flávia Pedrosa Pereira

Os imóveis da União e as modificações recentes na legislação urbanística brasileira; Início: 2019; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Fernanda Gomes

O sistema de transporte metroviário como indutor da ocupação urbana no DF; Início: 2013; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Luana Miranda Esper Kallas

Avaliação dos Planos Diretores Locais do Distrito Federal; Início: 2013; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; (Orientador);

George da Guia

Politicas de Patrimônio Cultural; Início: 2013; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Jorge Munchen

Politica Urbana de Regularização Fundiaria; Início: 2013; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Cristina Monção Soares

A politica nacional de desenvolvimento urbano no ambito do II PND; Início: 2011; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Alessandra d´Avila Vieira

O Sistema Nacional de Habitação; Início: 2010; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; (Orientador);

CAROLINA BAIMA CAVALCANTI

Medindo o Direito à Cidae; 2020; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Felipe Cláudio da Silva

Luziânia, inserção metropolitana e plano diretor; 2019; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Henrique Soares Rabelo Adriano

A regulação pública da valorização da terra no DF: análise das outorgas urbnísticas; 2018; Dissertação (Mestrado em mestrado em arquitetura e urbanismo) - universidade de brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Luciana Rocha de Moraes

Meio cheio, meio vazio: analise dos vazios urbanos no Distrito Federal; 2018; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Raquel Furtado Martins de Paula

Permanencias e Fissuras: ZEIS vazias na experiencia recente da Politica Habitacional de Belo Horizonte; 2018; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Alejandra Zapata Guerra

Moravia: das logicas da informalidade às logicas da formalidade; 2016; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Benny Schvarsberg;

Roberta Pereira da Silva

A POLITICA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E O DIREITO A CIDADE: O CASO DA VILA DNOCS; 2014; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Luciana Pessoa Cavalcanti

O papel da politica urbana no DF: analise comparada das diretrizes do PDOT e PDTU; 2013; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Marcelo Baiocchi Villa-Verde Carvalho

A conservação do patrimônio público - dos fenômenos de abandono e degradação urbana no DF; 2013; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Francisco Ricardo Costa Pinto

Um caso peculiar de unidade do diverso: um olhar sobre a apropriação de espaços publicos em areas residenciais de plano piloto; 2011; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Dominique Cortês de Lima

Planejamento Urbano e Metropolitano na porção leste do Distrito Federal; 2011; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Cláudio Oliveira Silva

Avaliação de indicadores de mobilidade urbana nos Planos Diretores; 2010; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Priscila Cavalcanti

Avaliação do Processo Participativo na elaboração dos Planos Diretores do Programa Cidade pra Gente; 2010; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Maria Ester Leme de Andrade

Regularização Fundiaria de favelas: o caso HBB; 2008; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

José Roberto Bassul Campos

Estatuto da Cidade: Quem Ganhou? Quem Perdeu?; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Thais Waldow de Souza Barros

Regularização Fundiária em Cidades Planejadas: O Caso de Brasília e Goiânia; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Mônica Fernandes Burkhardt

Instrumento da Outorga Onerosa do Direito de Construir: Uma Avaliação da sua Aplicação no Distrito Federal; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Marta Litwinczik Sinoti

Quem me quer, não me quer: Brasília Metrópole-Patrimônio; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Sandra Bernardes Ribeiro

Brasília: Memória, Cidadania e Gestão do Patrimônio; ; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Maurício Guimarães Goulart

O Patrimonio Historico em Uberlandia/MG; 2003; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Beatrice Arruda Eller

Planejamento Urbano e a Cidade Real: a Região do Cruzeiros; 2003; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Isabella Campos Versiani

Gama, DF: A trajetória de um Planejamento Urbano; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Rosemarie Dornelles Fittipaldi

Espaços Comerciais de Brasília e a Questão das Irregularidades: Estudo de Caso dos Setores CRN e CLRN; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Tatiana Celliert Ogliari

O Sistema de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal a partir da Década de 90: Uma avaliação dos planos diretores locais de Sobradinho e Taguatinga; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Jônio Cintra e Oliveira

Sistema de Informação para o Planejamento Urbano: O Caso de Goiânia; ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Carlos Madson Reis

Brasilia: Espaço, Patrimônio e Gestão Urbana; 2001; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Márcio Marques Rezende

Pedagogia e Planejamento Urbano nas Remoções em Brasília - Política de Assentamento da População de Baixa Renda e a Interface Educacional - 1988/1994; ; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

CLAUDIO VANDERLY DE SOUZA

Avaliação das Políticas Públicas de Transporte em Uberlândia MG; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Miguel Fernando Maximiliano Maria Baron von Behr

Um enfoque metodológico e estratégico para elaboração de planos diretores: município de Alto Paraíso, Chapada dos Veadeiros - Goiás; ; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

DENISE PORTELA ROSA

O processo de Revitalização de Áreas Portuárias no Brasil - Possibilidades e Limites - O caso do Rio de Janeiro; ; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

MARIA CRISTINA QUINTAO CARNEIRO

O Espaco Urbano do Turismo Em Natal : O Caso de Ponta Negra; 1995; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

George da Guia

Trajetórias do Desenvolvimento: o BID e o patrimônio cultural na América Latina; 2018; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Jorge Munchen

Regularização fundiária e conflitos urbanos nos municípios de Cidade Ocidental, Novo Gama e Valparaíso - GO; 2017; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Claudio Oliveira da Silva

Brasília sem carros? : um estudo sobre o espaço ocupado pelos carros e a propensão a medidas de restrição e controle de acesso; 2017; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Fernanda Silva Gomes

Áreas de influência das estações de metrô como foco irradiador na formação de subcentros : desafios da interação entre o planejamento urbano e o de transportes; 2016; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Luana Esper Kallas

O Direito a Cidade e o coeficiente único para a outorga onerosa; 2015; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Benny Schvarsberg;

Cristina Soares Monção

A politica urbana do II PND; 2015; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília,; Orientador: Benny Schvarsberg;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Clara Torres Ribeiro

Espaço e cultura - equipamentos coletivos (Política cultural e Recursos Urbanos); 1989; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional,; Orientador: Ana Clara Torres Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SCHVARSBERG, BENNY . O direito à cidade achado nas ruas metropolitanas brasileiras. PAPERS DO NAEA (UFPA) , v. 28, p. 10-20, 2020.

  • SCHVARSBERG, BENNY . Consistência do planejamento e da gestão urbana na área metropolitana de Brasília. URBE. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO URBANA , v. 11, p. 1-13, 2019.

  • SCHVARSBERG, BENNY . Do ensino do urbanismo ao do planejamento urbano e suas interações. REVISTA POLÍTICAS PÚBLICAS & CIDADES , v. 6, p. p.5-p.18, 2018.

  • SCHVARSBERG, BENNY . A carroça ao lado do avião: o direito à cidade metropolitana em Brasília. CADERNOS METRÓPOLE , v. 19, p. 313-334, 2017.

  • SCHVARSBERG, B. ; SCHVARSBERG, B. . Desafios ao planejamento e à gestão territorial integrada da área metropolitana de Brasília. Brasília em debate , v. 1, p. 23-28, 2012.

  • SCHVARSBERG, B. . Avanços e Dilemas após 10 anos do Estatuto da Cidade no Brasil: uma agenda de politica urbana comprometida com o direito a cidade. Cadernos INESP , v. 1, p. 63-76, 2011.

  • VIEIRA, ALESSANDRA D?ÁVILA ; NIZZOLA, LILIANE JANINE ; KALLAS, LUANA MIRANDA ESPER ; BRITO, MANUELITA FALCÃO ; SCHVASBERG, BENNY ; FARIA, RODRIGO SANTOS DE . Estudos recentes sobre a rede urbana brasileira: diferenças e complementaridades. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR) , v. 13, p. 55-70, 2011.

  • SCHVARSBERG, B. . Brasilia, dos varios planos ao plano piloto. Carta Fundamental , v. 16, p. 16-22, 2010.

  • SCHVARSBERG, B. . Problemas e Desafios da Urbanização Brasileira. Urbanização Brasileira, 2003.

  • SCHVARSBERG, B. . Mudanças e desafios ao planejamento e gestão urbana e territorial no Distrito Federal. Espaço e Geografia (UnB) , v. 2, 1999.

  • SCHVARSBERG, B. . Planejamento urbano, projetos urbanisticos, planos diretores e ensino. Fna, v. 1, p. 34-36, 1997.

  • SCHVARSBERG, B. . Modernidade e Planejamento Urbano : Elementos Para A Praxis e O Ensinodo Planejamento Urbano No Brasil. BOLETIM DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE BRASILIA, p. 0-0, 1992.

  • SCHVARSBERG, B. . Atualizar o Tombamento e Planejar o Distrito Federal. A Cultura da Cidade, 1998.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SCHVARSBERG, B. . Assessoria técnica Coordenação da Revisão do Plano Diretor do Municio de Pirenópolis/GO. 2014.

SCHVARSBERG, B. . Coordenador da Comissão intersetorial encarregada de estabelecer Diretrizes urbanísticas e viárias, e de viabilidade econômico-financeira para a elaboração dos Projetos básicos da 3a. Ponte do Lago Sul e 2a. Ponte do Lago Norte, para a montagem do Edital de Licitação. 1997.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão dos Planos de Ocupação urbanística da expansão do Setor Habitacional Sudoeste - QMSW 1 e 3, e Coordenação do Projeto Urbanístico, Memorial Descritivo e Normas de Uso e Gabarito das Quadras do Centro Urbano do Sudoeste com total de 22 (vinte e duas) projeções residenciais, lotes para comércio local e lotes institucionais e equipamentos coletivos.. 1997.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão do Plano de Ocupação Urbanística do novo Bairro Noroeste/Plano Piloto de Brasília. 1997.

SCHVARSBERG, B. . Consultor técnico da Pesquisa Nacional organizada pelo IPEA (Instituto de Planejamento Econômico Aplicado) : Gestão do Uso do Solo e Disfunções do Crescimento Urbano, componente Planejamento e Gestão do Uso do Solo em Cidades e Metrópoles, responsável pelos capítulos de Uso e Ocupação do Solo, e Normatização Urbanística, IPEA, FAU/NEUR/UnB, GDF/IPDF, Brasília, 1997.. 1997.

SCHVARSBERG, B. . Membro da Equipe técnica do Plano Diretor das Areas Economicas do DF, coordenado pela SIC- Secretaria de Indústria e Comércio do DF. 1996.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão do Plano de Ocupação Urbanística para o reparcelamento da gleba destinada ao Camping de Brasília, com 117 hectares, na área do Setor Recreativo Público Norte, com vistas à criação de novas áreas de lazer e turismo no Plano Piloto de Brasília.. 1996.

SCHVARSBERG, B. ; CAMPOS, NEIO LUCIO . Revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial de Pirenópolis/GO. 2014.

SCHVARSBERG, B. . Desenvolvimento dos Planos Estratégicos de Assentamentos Subnormais, no âmbito do Programa Habitar Brasil BID (entre janeiro/2000 e janeiro/2003): Município de Campina Grande/PB; Maceió/AL; Araguaína/TO; Juiz de Fora/MG; Macapá/AP; Santarém/PA; Município de São Luis/MA. Município de Palmas/TO. 2003.

SCHVARSBERG, B. . Estudo de reurbanização da Vila Varjão, Brasília/DF, fevereiro/2002. 2002.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão do Plano Diretor do Litoral do Piauí, Parnaíba/PI, março/2001. 2001.

SCHVARSBERG, B. . Estudo de Revitalização urbanística integrada ao sistema viário da Avenida Floriano Peixoto no Município de Campina Grande/ PB, Dezembro/1999 a Março/2000.. 2000.

SCHVARSBERG, B. . Estudo de uso e ocupação do solo na área de influencia da 3a Ponte do Lago Sul e seus impactos na concepção de acesso viário à Ponte, Brasília, Junho/2000. 2000.

SCHVARSBERG, B. . Coordenação-geral dos Planos-Diretores Locais de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, da Área Tombada de Brasília (Plano-Piloto, Candangolândia, Cruzeiro e Lagos Sul e Norte), do Guará, do Núcleo Bandeirante e colaborador da revisão do PDOT (Plano de Ordenamento Territorial e Urbano do DF). Coordenador da aprovação dos PDL's de Taguatinga e Candangolândia junto à Câmara Legislativa do DF.. 1999.

SCHVARSBERG, B. . Acompanhamento e supervisão do Plano de ocupação urbanística da Estação Aduaneira/Porto Seco, Região Administrativa de Santa Maria do DF. 1997.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão do Projeto Urbanístico, Memorial Descritivo e Normas de Uso, Gabarito e Edificação do Acampamento Pioneiro da Vila Telebrasília, com vistas à sua fixação e urbanização no Plano Piloto de Brasília. 1997.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão da licitação pública, aprovação e acompanhamento técnico da Execução dos seguintes Projetos Urbanísticos contratados. 1997.

SCHVARSBERG, B. . Elaboração e apresentação de Projeto Urbanístico de Revitalização da Avenida W3 Sul no Seminário A Avenida W3 que queremos, Brasília, organizado pela Associação Comercial do Distrito Federal, Maio/1996. 1996.

SCHVARSBERG, B. . Acompanhamento e supervisão técnica dos estudos e levantamentos dos potenciais urbanísticos e de valorização imobiliária/fundiária das áreas lindeiras às Estações do Metrô do DF. 1996.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão do Projeto Urbanístico de Revitalização do SCS - Setor Comercial Sul - Área Central do Plano Piloto de Brasília. 1996.

SCHVARSBERG, B. . Acompanhamento dos estudos urbanísticos e arquitetônicos de revitalização do CONIC - Setor de Diversões Sul do Plano Piloto de Brasília. 1996.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão do Estudo Urbanístico de reparcelamento do SAF - SUL - Setor de Administração Federal Sul - Plano Piloto de Brasília com vistas à criação de lotes destinados à Sedes dos Partidos Políticos nacionais. 1996.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão do Projeto Urbanístico de reparcelamento do Setor de Embaixadas Norte do Plano Piloto de Brasília com vistas à criação de lotes destinados à Embaixadas e Representações Diplomáticas de novos países e Instituições Internacionais.. 1996.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão do Projeto Urbanístico da Quadra Residencial QSQ 7 da Cidade de Ceilândia.. 1996.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão do Plano de Ocupação Urbanística da Área de Expansão da Vila do Varjão do Torto - Lago Norte de Brasília.. 1996.

SCHVARSBERG, B. . Elaboração de levantamento topográfico planialtimétrico, Plantas de Parcelamento, Memorial Descritivo e Normas de Uso, Gabarito e Edificação da Cidade de São Sebastião - DF. 1996.

SCHVARSBERG, B. . Elaboração das Plantas de Parcelamento, Memorial Descritivo e Normas de Uso, Gabarito e Edificação da Área de Desenvolvimento Econômico Sul de Samambaia. 1996.

SCHVARSBERG, B. . Elaboração do Projeto Urbanístico, Memorial Descritivo e Normas de Uso, Gabarito e Edificação do Pistão Norte de Taguatinga - TAGUAPARK. 1996.

SCHVARSBERG, B. . Coordenação do Projeto Urbanístico da Expansão - IIª etapa da Cidade Satélite do Riacho Fundo II, com vistas à criação de quadras econômicas para comércio, indústria e serviços, lindeiras a BR-040, e quadras residenciais para 2.000 lotes habitacionais unifamiliares.. 1996.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão do Projeto Urbanístico do Mirante do Colorado, com vistas à criação de área de lazer na Região Administrativa de Sobradinho.. 1996.

SCHVARSBERG, B. . Coordenação do Plano de Ocupação Urbanística do Bairro Sudeste, localizado na área acima das Quadras 25 a 28 do Lago Sul e delimitado pela DF - 001, previsto como Mancha E do Documento Técnico Brasília Revisitada de autoria do urbanista Lúcio Costa.. 1996.

SCHVARSBERG, B. . Presidente e Relator da Comissão de Análise do Programa de Assentamentos Urbanos para População de Baixa-Renda do DF, conforme Decreto n 17/95, do Governo do Distrito Federal. 1995.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão dos Planos Diretores Locais das Regiões Administrativas de Planaltina e do Gama.. 1995.

SCHVARSBERG, B. . Participante da Equipe de Projeto Urbanístico do Centro Urbano do Setor Habitacional Sudoeste - Região Administrativa do Cruzeiro. 1995.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão da Equipe do Projeto Urbanístico dos Centros Comunais I e II do Guará II -Região Administrativa do Guará.. 1995.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão da Equipe do Projeto Urbanístico da Expansão da Quadra Residencial QE-38 do Guará. 1995.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão do Plano de Ocupação Urbanística da Expansão da Cidade Satélite do Paranoá.. 1995.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão da Equipe do Projeto Urbanístico do Setor de Grandes Areas lindeiras à Estrada Parque Indústria e Abastecimento - EPIA - Região Administrativa de Brasília.. 1995.

SCHVARSBERG, B. . Supervisão do Plano de Ocupação Urbanística do Centro Urbano da Cidade Satélite de Santa Maria. 1995.

SCHVARSBERG, B. . Elaboração do Projeto Urbanístico, Memorial Descritivo e Normas de Uso, Gabarito e Edificação da Expansão Residencial da Vila Areal, Taguatinga, DF. 1995.

SCHVARSBERG, B. . Elaboração do Projeto Urbanístico, Memorial Descritivo e Normas de Uso, Gabarito e Edificação da Área de Desenvolvimento Econômico (Pólo Industrial) Águas Claras, Taguatinga/DF. 1995.

SCHVARSBERG, B. . Projeto de Lei de criação do Instituto de Preservação e Planejamento Metropolitano de Brasilia. 2015. (Projeto).

SCHVARSBERG, B. ; SCHVARSBERG, B. . BASES URBANÍSTICAS E INSTITUCIONAIS PARA O PLANEJAMENTO E GESTÃO TERRITORIAL INTEGRADA DA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA. 2014. (Relatório de pesquisa).

PAVIANI, A. ; BUENO, LAURA MACHADO DE MELLO ; BESSA, ELIANE RIBEIRO ; FIRKOWSKI, OLGA LUCIA ; SIMOES, RODRIGO FERREIRA ; THEIS, IVO MARCOS ; CARDOSO, ANA CLAUDIA ; SANTOS JR, ORLANDO ; BRAGA, SANDRA RODRIGUES ; SCHVARSBERG, Benny ; SCHVARSBERG, B. ; SCHVARSBERG, B. . VI SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL. 2013. (Editoração/Anais).

SCHVARSBERG, B. ; CARLOS, A. F. A. ; PAVIANI, A. ; BUENO, LAURA MACHADO DE MELLO ; FIRKOWSKI, OLGA LUCIA ; SANTOS JR, ORLANDO ; THEIS, IVO MARCOS . Paranoá Cadernos de Arquitetura e Urbanismo. 2013. (Editoração/Periódico).

SCHVARSBERG, B. . Aplicação dos instrumentos de política urbana do Estatuto da Cidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SCHVARSBERG, B. . Consultor na pesquisa e Projeto de Urbanização e Saneamento da Favela da Tijuquinha, localizada na estrada Jacarepaguá - Barra da Tijuca, RJ, desenvolvimento de Projeto de Loteamento em Cluster da Gleba, coordenado pela arquiteta Marie Iwakiri, supervisão arquiteta Maria Elisa Canedo, R.J., 1982.. 1982. (Projeto).

SCHVARSBERG, B. . Desenvolvimento dos Planos Estratégicos de Assentamentos Subnormais, no âmbito do Programa Habitar Brasil BID (entre janeiro/2000 e janeiro/2003) dos municípios: Campina Grande/PB; Maceió/AL; Araguaína/TO; Juiz de Fora/MG; Macapá/AP; Santarém/PA; São Luis/MA e Palmas/TO.. 2003 (Consultoria) .

SCHVARSBERG, B. . Estudo de reurbanização da Vila Varjão, Brasília/DF. 2002 (Pesquisa) .

SCHVARSBERG, B. . Supervisão do Plano Diretor do Litoral do Piauí, Parnaíba/PI, março/2001. 2001 (Consultoria) .

SCHVARSBERG, B. . Estudo de Revitalização urbanística integrada ao sistema viário da Avenida Floriano Peixoto no Município de Campina Grande/ PB, Dezembro/1999 a Março/2000. 2000 (Consultoria) .

SCHVARSBERG, B. . Estudo de uso e ocupação do solo na área de influencia da 3a Ponte do Lago Sul e seus impactos na concepção de acesso viário à Ponte, Brasília, Junho/2000. 2000 (Pesquisa) .

SCHVARSBERG, B. . Palestrante convidado no XX Congresso Panamericano de Arquitetos, Palestra sobre O sistema de planejamento urbano em Brasília, Brasília, Maio de 1996. 1996 (Palestra) .

SCHVARSBERG, B. . Conferência O movimento Preservacionista e Patrimonialista no Brasil e o SPHAN: um percurso crítico, proferida no Mestrado em Centros Culturais da UNIRIO (Universidade do Rio de Janeiro), Setembro de 1989.. 1989 (Demais trabalhos relevantes) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Bases urbanísticas e institucionais para o planejamento e gestão territorial integrada da AMB, Descrição: O projeto objetiva a investigação das bases urbanísticas institucionais para o planejamento e gestão territorial da AMB, tomada como referencia territorial da pesquisa (DF e Entorno definido na RIDE-DF). Constituem tais bases o conjunto de normas e dispositivos legais, instituições, instrumentos, recursos financeiros e técnicos- administrativos, incidindo sobre o desenvolvimento e ocupação deste território. A delimitação espacial empírica da pesquisa estabelece quatro porções neste território: Central, Norte/Leste, Oeste (de maior adensamento da AMB) e Sul. Nestas porções, com o critério de contiguidade com o DF, concentra-se a pesquisa em duas cidades por porção, sempre de municípios adjacentes e limítrofes com o DF, como foco de analise. Este balizamento define como foco de pesquisa: 1) o DF, Porção Central, território composto por 30 RAs ? Regiões Administrativas, que não constituem municípios, tendo como foco o Plano Piloto e Taguatinga; 2) dois municípios na Porção Oeste - Águas Lindas/GO e Santo Antônio do Descoberto/GO; 3) dois municípios na Porção Norte/Leste ? Planaltina e Formosa/GO; e 4) dois municípios na porção sul ? Cristalina e Cidade Ocidental/GO. São três variáveis de analise pesquisadas nestas cidades: Variável 1 : instrumentos e legislação urbanística de ordenamento territorial, controle do uso e ocupação do solo (PD - Plano Diretor e LUB - Legislação Urbanística Básica ); busca-se checar o grau de aplicação dos instrumentos tributários, jurídicos e urbanísticos previstos nos PDs e legislação especifica regulamentando o PD; Variável 2: desenho institucional na área de planejamento e gestão urbana territorial (órgãos técnicos e conselhos de controle social); capacidade técnica instalada (pessoal, cartografia, cadastro, geoprocessamento); Variável 3: dinâmica imobiliária vista no levantamento dos principais parcelamentos urbanos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Benny Schvarsberg - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Bases urbanísticas e institucionais para o planejamento e gestão territorial integrada da AMB - Área Metropolitana de Brasília, Descrição: O projeto objetiva a investigação das bases urbanísticas institucionais para o planejamento e gestão territorial da AMB, tomada como referencia territorial da pesquisa (DF e Entorno definido na RIDE-DF). Constituem tais bases o conjunto de normas e dispositivos legais, instituições, instrumentos, recursos financeiros e técnicos- administrativos, incidindo sobre o desenvolvimento e ocupação deste território. A delimitação espacial empírica da pesquisa estabelece quatro porções neste território: Central, Norte/Leste, Oeste (de maior adensamento da AMB) e Sul. Nestas porções, com o critério de contiguidade com o DF, concentra-se a pesquisa em duas cidades por porção, sempre de municípios adjacentes e limítrofes com o DF, como foco de analise. Este balizamento define como foco de pesquisa: 1) o DF, Porção Central, território composto por 30 RAs ? Regiões Administrativas, que não constituem municípios, tendo como foco o Plano Piloto e Taguatinga; 2) dois municípios na Porção Oeste - Águas Lindas/GO e Santo Antônio do Descoberto/GO; 3) dois municípios na Porção Norte/Leste ? Planaltina e Formosa/GO; e 4) dois municípios na porção sul ? Cristalina e Cidade Ocidental/GO. São três variáveis de analise pesquisadas nestas cidades: Variável 1 : instrumentos e legislação urbanística de ordenamento territorial, controle do uso e ocupação do solo (PD - Plano Diretor e LUB - Legislação Urbanística Básica ); busca-se checar o grau de aplicação dos instrumentos tributários, jurídicos e urbanísticos previstos nos PDs e legislação especifica regulamentando o PD; Variável 2: desenho institucional na área de planejamento e gestão urbana territorial (órgãos técnicos e conselhos de controle social); capacidade técnica instalada (pessoal, cartografia, cadastro, geoprocessamento); Variável 3: dinâmica imobiliária vista no levantamento dos principais parcelamentos urbanos (loteamentos de iniciativa pública e privada) e empreendimentos de porte (edificações residenciais multifamiliares, come. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Benny Schvarsberg - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Avaliação da implementação dos instrumentos urbanisticos dos Planos Diretores da RIDE-DF, Descrição: A pesquisa pretende investigar a implementação dos instrumentos urbanisticos, juridicos e tributarios, regulamentados pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/01) previstos nos Planos DIretores dos Municipios de Formosa/GO, Luziania/GO, Novo Gama/GO e no Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal. A pesquisa dá continuidade à avaliação dos Planos Diretores daqueles municipios realizada no âmbito da Rede Nacional de Avaliação dos Planos Diretores Participativos coordenada pelo Observatório das Metropoles-IPPUR/UFRJ. Transcorrido um periodo médio de cinco anos da aprovação daqueles Planos busca-se investigar qual o grau de implementação dos instrumentos neles previstos partindo-se do pressuposto de que a aplicação dos instrumentos é um indicador fundamental para a aferição da efetividade daqueles Planos Diretores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Benny Schvarsberg - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Avaliação e Capacitação dos Planos Diretores, Descrição: Projeto de Rede Nacional de Pesquisa sobre avaliação dos Planos Diretores, coordenado pelo Observatorio das Metropoles/IPPUR-UFRJ. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Benny Schvarsberg - Coordenador.

  • 1995 - 1997

    Projeto de Pesquisa Integrada Avaliação dos Equipamentos Coletivos e Sustentabilidade da Urbanização do Distrito Federal, Descrição: Projeto de Pesquisa Integrada apoiado pelo CNPq. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Benny Schvarsberg - Coordenador / Vicente Barcellos - Integrante / Marta Romero - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1983 - 1984

    Avaliação da Preservação urbanistico-cultural da região sul do "Corredor Cultural" - Centro do Rio de Janeiro, Descrição: Projeto de Pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Benny Schvarsberg - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Pesquisador parceiro da imprensa, Universidade de Brasília.

2013

Título Pesquisador Parceiro da Imprensa, Universidade de Brasília.

2012

Título Pesquisador Parceiro da Imprensa, Universidade de Brasília.

2011

Título Pesquisador Parceiro da Imprensa, Universidade de Brasília.

2010

Arquiteto do ano do setor público, FNA - Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas.

1998

PIanos Diretores, Planejamento e Gestão Local do Distrito Federal, IAB-DF.

1997

Planos Diretores, Projetos Urbanísticos e Ações no Distrito Federal, IAB.

1986

PREMIO ANUAL NA AREA DE ARQUITETURA E URBANISMO APLICADO A EDUCACAO, INSTITUTO DOS ARQUITETOS DO BRASIL/IAB.

1981

PREMIACAO DE PROJETOS NA AREA DE HABITACAO POPULAR E ASSENTAMENTOS HU MANOS, (EXTINTA) BANCO NACIONAL DE HABITACAO/BNH.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Projeto, Expressão e Representação Arquitetura e Urbanismo. , CAMPUS UNIVERSITARIO, ICC, ALA NORTE, FAU, ASA NORTE, 70000-000 - Brasilia, DF - Brasil - Caixa-postal: 04431, Telefone: (61) 33072455, Ramal: 2454, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - 2010

Observatorio das Metropoles/IPPUR-UFRJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor associado, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2008

Ministério das Cidades

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CEDIDO PELA UNIVERSIDADE DE BRASILIA, Carga horária: 40

Outras informações:
OCUPOU OS CARGOS DE DIRETOR DE PLANEJAMENTO URBANO E SECRETARIO NACIONAL DE PROGRAMAS URBANOS DO MINISTERIO DAS CIDADES

1995 - 1998

Governo do Distrito Federal

Vínculo: Integrante de Equipe Tecnica, Enquadramento Funcional: cedido, Carga horária: 40

1995 - 1996

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: BOLSA DE PESQUISADOR

Atividades

  • 03/1995

    Pesquisa e desenvolvimento , Cnpq, Brasília.,Linhas de pesquisa

1992 - 1994

Instituto Municipal de Arte e Cultura do Rio de Janeiro

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR ASSISTENTE

Atividades

  • 10/1992 - 03/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Municipal de Arte e Cultura do Rio de Janeiro, .,Linhas de pesquisa

1992 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 4, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1992

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo.,Linhas de pesquisa

  • 01/1992

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ATELIE DE PLANEJAMENTO URBANO II (NIVEL MESTRADO) // ATELIE DE DESENHO URBANO II (NIVEL MESTRADO) // POLITICA URBANA (NIVEL MESTRADO)

  • 01/1992

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROJETO DE EDIFICACOES E URBANISMO I // PROBLEMAS ESPECIAIS DO URBANISMO

  • 01/1992

    Estágios , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo.,Estágio realizado, ASSESSORIA TECNICA ESPECIALIZADA NAS AREAS DE URBANIS- // MO, PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO, POLITICA URBANA E // PLANOS DIRETORES URBANOS.

  • 02/1994 - 01/1995

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Pós Graduação.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 11/1993 - 01/1995

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, CHEFE DO DEPARTAMENTO DE URBANISMO DA FAU/UNB DE NOV/93 // A JAN/95. // COORDENADOR DA POS-GRADUACAO - MESTRADOS DE PLANEJAMEN- // TO URBANO E DESENHO URBANO - DA FAU/UNB DE JAN/94 A.

1985 - 1989

Museu de Astronomia e Ciências Afins

Vínculo: Tecnico, Enquadramento Funcional: TECNICO DE DESENVOLVIMENTO ESPECIALIZADO

Atividades

  • 02/1985 - 12/1989

    Estágios , Museu de Astronomia e Ciências Afins, .,Estágio realizado, DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E PESQUISAS NA AREA DE PRESERVACAO DO PA- // TRIMONIO HISTORICO CONSTRUIDO MOVEL E IMOVEL, MUSEOLOGICO E AMBIENTAL.