ANA CLÁUDIA RODRIGUES
Possui graduação em LETRAS pela Universidade Estadual do Maranhão(2004), especialização em NEUROPSICOMOTRICIDADE pela Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí(2025), especialização em NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM pela Faculdade Única de Ipatinga(2024), especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA pela Faculdade Única(2022), especialização em Docência e Gestão da Educação pela Faculdade Einstein(2015), especialização em Especialização em Educação do Campo pela Universidade Estadual do Maranhão(2015) e especialização em LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA pela Faculdade Evangélica do Meio Norte(2011). Atualmente é CONTRATO da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BACABAL/MA e CONCURSADA/ATIVA da SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira.
Informações coletadas do Lattes em 17/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em NEUROPSICOMOTRICIDADE
2024 - 2025
FACULDADE DE TECNOLOGIA DO VALE DO IVAÍ
Título: OPCIONAL
Especialização em NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM
2022 - 2024
Faculdade Única de Ipatinga
Título: OPCIONAL
Especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA
2021 - 2022
FACULDADE UNICA
Título: OPCIONAL
Orientador: SEM ORIENTADOR
Especialização em Docência e Gestão da Educação
2014 - 2015
Faculdade Einstein
Título: Gestão de Sala de Aula e os Desafios da Aprendizagem em Sala Multisseriada de uma Escola do Campo, Quilombola, em Bacabal/MA
Orientador: Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior
Especialização em Especialização em Educação do Campo
2013 - 2015
Universidade Estadual do Maranhão
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um desafio para o professor da escola multisseriada do campo ?U. E. F. Quilombola Catucá?, da rede municipal de Bacabal
Orientador: Prof. Dr. José Sampaio de Mattos Junior
Especialização em LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
2010 - 2011
Faculdade Evangêlica do Meio Norte
Título: METODOLOGIA INOVADORA APLICADA A EDUCAÇÃO: ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Orientador: Profª. Ms. MÁRCIA DE SÁ BRITO
Graduação em LETRAS
2000 - 2004
Universidade Estadual do Maranhão
Título: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LAGO DA PEDRA/MA
Orientador: VILMA MARIA CAVALCANTE REIS
Formação complementar
2023 - 2023
PSICOPEDAGOGIA E IDOSOS. (Carga horária: 40h). , INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAPSES, SINAPSES, Brasil.
2023 - 2023
Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 250h). , ISTITUTO NEURO CAPACITAÇÃO, CURSOS E EVENTOS LDTA, INSTITUTO NEURO, Brasil.
2022 - 2022
Entendendo a Dislexia. (Carga horária: 8h). , INSTITUTO ABCD, ABCD, Brasil.
2022 - 2022
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA- TEA. (Carga horária: 180h). , ELLOCURSOS EDUCACIONAL, ELLOCURSOS, Brasil.
2021 - 2022
Extensão universitária em INTERVENÇÃO E AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. (Carga horária: 120h). , FACULDADE PROMINAS DE MONTES CLAROS, GRUPO PROMINAS, Brasil.
2021 - 2022
FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL. (Carga horária: 200h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2021 - 2022
ALFABATIZAÇÃO BASEADA NA CIÊNCIA. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA-GDE. (Carga horária: 180h). , UEMANET, UEMANET, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, Ana Claudia . FORMADORA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, Ana Claudia . FORMADORA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, Ana Claudia . ORIENTADORA DE ESTUDOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, Ana Claudia . METODOLOGIAS INOVADORAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
COLÉGIO MAURA JORGE DE MELO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO. , AV VIEIRA DE MELO , S/N, VILA ROCHA, 65715-000 - Lago da Pedra, MA - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - Atual
Secretária do Estado da Educação do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CONCURSADA/ATIVA, Carga horária: 20
Outras informações:
PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO.
2004 - Atual
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BACABAL/MAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CONTRATO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
COORDENADORA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO (EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL) E RESPONSÁVEL PELO PROGRAMA: ESCOLA ATIVA.
2002 - 2004
SesiVínculo: ESTAGIÁRIA, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO REMUNERADO, Carga horária: 20
Outras informações:
PROFESSORA DE TELESSALA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5ª A 8ª SÉRIE E DO ENSINO MÉDIO, DO PROGRAMA TELECURSO
1996 - 1999
ESCOLA COMUNITÁRIA PHIL CAMARÃOVínculo: VOLUNTÁRIA, Enquadramento Funcional: VOLUNTÁRIO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
PROFESSORA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO TURNO MATUTINO E SECRETÁRIA, NO TURNO VESPERTINO
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ANA CLÁUDIA RODRIGUES e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?