Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais sendo seu trabalho focado no projeto e implementação de sistemas de potência, de sinais e no controle de acionamentos elétricos aplicados a soluções mecatrônicas. Atua como professor da Universidade Federal de São João del-Rei desde 2009, tendo trabalhado nas disciplinas de graduação de Máquinas Elétricas II e III, Acionamentos Elétricos, Máquinas e Acionamentos Elétricos, Laboratório de Máquinas e Acionamentos Elétricos, Eletrônica de Potência, Projeto de Placas de Circuitos Impressos sob Premissas de Compatibilidade Eletromagnética, Laboratório de Eletrônica Digital, Introdução a Engenharia Mecatrônica e Eletrotécnica Geral para Engenharia Mecânica. Trabalhou no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSJ/CEFET-MG de 2017 a 2019, tendo lecionado as disciplinas de Eletrônica de Potência com Enfoque a Acionamentos Elétricos e Modelagem de Corpos no Espaço e Servocontroladores. De 2005 a 2009 atuou como professor do curso de Engenharia Elétrica da Fundação Municipal de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete, tendo trabalhado nas disciplinas de Acionamentos Elétricos, Análise de Sistemas Dinâmicos Lineares, Eletromagnetismo e Cálculo Numérico. Possui experiência de 6 anos como engenheiro eletricista atuando em uma empresa siderúrgica de grande porte, onde realizou trabalhos de manutenção, projeto, comissionamento, simulação e parametrização de acionamentos elétricos e conversores de eletrônica de potência. Além das atividades acadêmicas, tem prestado consultorias industriais pela Universidade Federal de São João del Rei, onde sua cartela de empresas parceiras inclui a Vale e a Petrobras.
Informações coletadas do Lattes em 15/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Elétrica
2010 - 2014
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Projeto e Implementação de um Acionamento Elétrico Embarcado para Auxílio à Tração Humana em Sistemas de Transporte de Carga
, Ano de obtenção: 2014. Braz de Jesus Cardoso Filho. Palavras-chave: cooperação homem-robô; Veículo elétrico; Acionamentos Elétricos.Grande área: OutrosGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Acionamentos Elétricos. Setores de atividade: Transporte terrestre; Atividades de atenção à saúde humana.
Mestrado em Engenharia Elétrica
2002 - 2005
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Controle do GIDE para Redução do Flicker Proveniente de Oscilações de Potência da Fonte Primária, Ano de Obtenção: 2005
Braz de Jesus Cardoso Filho.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Acionamentos Elétricos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Máquinas Elétricas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos.
Participação em eventos
IECON 2014 40th Annual Conference of the IEEE Industrial Electronics Society. Design and implementation of a low-cost robotic load carrier. 2014. (Congresso).
International Conference on Connected Vehicles and Expo (ICCVE), 2013. Human-robot cooperation system with mechanical impedance emulation for friendly human perception. 2013. (Congresso).
Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente. METODOLOGIA PARA ESPECIFICAÇÃO DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS PARA TRAÇÃO DE VEÍCULOS UTILIZADOS POR CATADORES DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS. 2011. (Congresso).
Induscon - VIII Conferência Internacional de Aplicações Industriais. Short Circuit and Overcurrent Protection of IGCT Based Three-Level NPC Inverters. 2008. (Congresso).
Participação em bancas
Silva, Leonardo Adolpho; Barroso, M.F.. Projeto e desenvolvimento de um sistema instrumentado para automação do protocolo de Cerny. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica (Ufsj / Cefet-Mg)) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Silva, Leonardo AdolphoL.M.R. Baccarini. Técnicas de detecção de falhas em barras do rotor nos motores de indução trifásicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica (Ufsj / Cefet-Mg)) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Furtado, E.C.;A. R. SILVA, LEONARDO. Detecção da presença de hidrato em poços de extração de petróleo por elevação artificial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Furtado, E.C.;A. R. SILVA, LEONARDO. Controle do processo de neutralização de efluentes industriais de um Sistema de Desmineralização de Água utilizando Controlador Fuzzy. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Toledo, J. A.;A. R. SILVA, LEONARDO. Avaliação do Controle Vetorial em Motor para Aplicação de Movimentação de Cargas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Barbosa, Tarsis P.; Corradi, D. R.;A. R. SILVA, LEONARDO. Modelagem computacional de um veículo elétrico e projeto de um dinamômetro veicular. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Furtado, E.C.;A. R. SILVA, LEONARDO. Análise dos Intervalos de Sensibilidade para Sistema de Medição Digital de Temperatura com Termopares. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Furtado, E.C.; Silva, G.G.;A. R. SILVA, LEONARDO. Desenvolvimento de um sistema de medição baseado em Processamento Digital de Imagem para inspeção de tijolos refratários. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Silva, G.G.;SILVA, LEONARDO ADOLPHO R.. Modelagem e controle de semáforos utilizando rede de Petri. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Silva, L.A.R.; Furtado, E.C.; Junior, M.S.. Sincronização de sistemas fotovoltaicos em operação isolada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Silva, L.A.R.; Furtado, E.C.; Silva, G.G.. Sincronismo de múltiplos osciladores: estudo de caso para UPS com carga resistivo-indutiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Silva, L.A.R.; Barroso, M.F.; Firmo, D.L.. Controle de um manipulador robótico para separação de cargas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
L.M.R. Baccarini; AMARAL, G. F. V.;Silva, L.A.R.. Obtenção dos parâmetros da máquina síncrona. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Silva, L.A.R.; AMARAL, G. F. V.;L.M.R. Baccarini. Sistema de compensação de reativo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Silva, L.A.R.L.M.R. Baccarini; AMARAL, G. F. V.. Modelagem da máquina de indução. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Silva, L.A.R.. Eficiência Energética no Controle de Vazão em Sistemas de Bombeamento de Água. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete.
FURTADO, EDGAR CAMPOS; Silva, G.G.;A. R. SILVA, LEONARDO. Concurso público para provimento de vaga no cargo de professor da carreira de magistério superior - CPD008/2022 - UFSJ. 2022. Universidade Federal de São João Del-Rei.
CARDOSO FILHO, BRAZ DE J.; VASCONCELOS, J. A.;A. R. SILVA, LEONARDO. Concurso Público de Magistério, área de conhecimento "Sistemas de Conversão Eletromecânica de Energia". 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.
Barbosa, C.H.N.R.;Silva, L.A.R.. Concurso 165/2010 - Engenharia Elétrica / Circuitos Magnéticos, Magnetismo e Eletromagnetismo. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.
Orientou
Desenvolvimento de um Sistema para Identificação e Mitigação de Falhas em Motores Elétricos em Falta por meio de um Compensador Série de Tensão; Início: 2024; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Coorientador);
Desenvolvimento de sistema prognóstico de detecção de falhas em cabos elétricos subterrâneos energizados; Início: 2022; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Coorientador);
Projeto de um motocultivador baseado em um sistema mecatrônico; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);
Desenvolvimento de uma Ponte H com MOSFETs para aplicação em veículos elétricos; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);
Metodologia para especificação de propulsão elétrica para hibridização de veículos de passeio; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);
Projeto de um sistema de instrumentação para motores de bombas centrífugas submersas; 2021; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Coorientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Modelagem do Processo de Formação de Espiras de fio-máquina com Foco no Aumento de Vida Útil do Tubo e na Uniformidade do Raio das Espiras; 2020; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Coorientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Projeto e prototipagem de um dinamômetro ativo de bancada de baixo custo aplicado a ensaios em motores de combustão interna de pequeno porte; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Coorientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Projeto de um Acionamento Híbrido Paralelo para Redução de Vibração e Rastreamento de Máxima Eficiência de Combustível; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica (Ufsj / Cefet-Mg)) - Universidade Federal de São João Del-Rei, ; Coorientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO DIRETA DE TORQUE DE BAIXO CUSTO APLICADO À MÁQUINAS ROTATIVAS; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Coorientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Projeto e implementação da estrutura mecatrônica de potência para um exoesqueleto robótico de membros superiores; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica (Ufsj / Cefet-Mg)) - Universidade Federal de São João Del-Rei, ; Coorientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Projeto e implementação da estrutura de controle de acionamento para um exoesqueleto robótico de membros superiores; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica (Ufsj / Cefet-Mg)) - Universidade Federal de São João Del-Rei, ; Coorientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Modelagem e análise de estratégias de gerenciamento da energia em veículos elétricos/hidráulicos híbridos com motor flex visando economia de combustível e o aumento da vida útil da bateria; 2021; Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Coorientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Projeto de Placa Eletrônica de Condicionamento para Interface de Sinais sob as Premissas da Compatibilidade Eletromagnética; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João del Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Projeto de uma Ponte H à MOSFETs especificados em 36 V e 31 A; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João del Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
PROJETO DE UM VEÍCULO ELÉTRICO INFANTIL BASEADO A ACIONAMENTO DE CORRENTE CONTÍNUA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Implementação de acionamento em injetora termoplástica para otimização do uso de energia; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Aumento da eficiência energética em tesouras volantes aplicadas ao processo de laminação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Análise de desarmes por curto-circuito em um conversor aplicado ao acionamento de um laminador Edger de perfis; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Sistema de Segurança para Detecção de Vazamento de Amônia Utilizada em Refrigeração Industrial; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Projeto e implementação de um robô à esteira teleoperado para monitoramento de barragens de rejeitos através de imagens em tempo real; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Sistema de automatização para barcaças de cacau com acionamento por máquina de indução trifásica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Projeto de um sistema de freio de emergência e estacionamento para veículo de transporte de carga; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Projeto e Implementação de uma ponte H a Mosfets para acionamentos CC especificados em 12 a 50V/ 100A; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Desenvolvimento de um sistema para medição de corrente elétrica utilizando sonda Hall; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Projeto e Implementação de uma Patinete Elétrica Destinada a Uso Urbano com Relevo Acidentado e Capacidade de Tração para Deslocamento em Escadas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Projeto e implementação de um observador de altura de laços formados entre cadeiras de laminação de barras de aço; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Projeto e implementação de um sistema de visão computacional para detecção de desvios de chapas de aço em laminadores; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Projeto de um acionamento elétrico para redução do consumo de energia em injetoras de plástico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Projeto e implementação de um sistema para monitoramento e apresentação do estado de carga de banco de baterias aplicados à veículos elétricos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Redução do efeito flicker em sistemas eólicos baseados no gerador de indução duplamente excitado; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Processamento de Sinais de Encoder Através de Sistema Microprocessado de Baixo Custo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO E DO SEU CARREGADOR PARA OPERAÇÃO COMO FONTE DE POTÊNCIA PRIMÁRIA EM UM ACIONAMENTO CA DE 220 V, 2,1 A, 60 HZ, 1720 RPM; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
DESENVOLVIMENTO DE UM MÓDULO EM LABVIEW PARA DETECÇÃO DE EVENTOS E ANÁLISE DA QUALIDADE DE ENERGIA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Detecção da força humana utilizando extensometria; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Análise do impacto e das consequências da partida direta de uma escavadeira na subestação elétrica unitária de uma mineradora de grande porte; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Modelagem e análise de cenários de operação, falhas e eficiência energética de uma máquina síncrona de 7MW aplicada a um laminador de tiras a quente; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Especificação de inversor de frequência para acionamento auxiliar de veículos de carga carga tracionados por seres humanos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Caracterização da Força Humana Para Produção de Intenção de Movimento de um Veículo Elétrico de Carga; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Funcionamento e Práticas de Otimização do Consumo de Energia Elétrica para o Sistema de Frios em uma Empresa de Bebidas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Estudo da viabilidade técnica da instalação de inversores de frequência em motores de uma peneira vibratória; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Implementação de um sistema de aquisição e armazenamento de dados de sensores em cartão SD baseado a PIC; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Metodologia para especificação e análise de banco de baterias para veículos elétricos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Projeto de um sistema de condicionamento de sinais para interface com os kits de desenvolvimento EZDSP baseados nas famílias TMS320LF2407 e TMS320LF2812; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Projeto e implementação de um sistema eletrônico de condicionamento de sinais para captura de dados provenientes de veículos de catadores de materiais recicláveis; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Eficiência Energética no Controle de Vazão em Sistemas de Bombeamento de Água; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Implementação de uma PCH utilizando motor de indução como gerador e bomba centrífuga como turbina; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Estudo e implementação de um capacitor para posicionamento no espaço com base no efeito Biefeld-Brown; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Análise, Estudo e Dimensionamento de um Sistema de Propulsão Elétrico à Baterias para Veículo Popular Urbano; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete; Orientador: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva;
Produções bibliográficas
-
LEMOS, A.F. ; RODRIGUES DA SILVA, L. A. ; NAGY, B. V. ; BARROSO, P. N. ; VIMIEIRO, C. B. S. . Biomechanical Hand Model: Modeling and Simulating the Lateral Pinch Movement. EXPERIMENTAL MECHANICS , v. 64, p. 1557-1578, 2024.
-
BARBOSA, TÁRSIS PRADO ; ECKERT, JONY JAVORSKI ; ROSO, VINÍCIUS RÜCKERT ; PUJATTI, FABRÍCIO JOSÉ PACHECO ; DA SILVA, LEONARDO ADOLPHO RODRIGUES ; HORTA GUTIÉRREZ, JUAN CARLOS . Fuel saving and lower pollutants emissions using an ethanol-fueled engine in a hydraulic hybrid passengers vehicle. ENERGY , v. 235, p. 121361, 2021.
-
BARBOSA, TARSIS PRADO ; ECKERT, JONY JAVORSKI ; SILVA, LUDMILA CORRÊA A. ; DA SILVA, LEONARDO ADOLPHO RODRIGUES ; GUTIÉRREZ, JUAN CARLOS HORTA ; DEDINI, FRANCO GIUSEPPE . Gear shifting optimization applied to a flex-fuel vehicle under real driving conditions. MECHANICS BASED DESIGN OF STRUCTURES AND MACHINES , v. 48, p. 1-18, 2020.
-
BARBOSA, TARSIS PRADO ; DA SILVA, LEONARDO ADOLPHO RODRIGUES ; PUJATTI, FABRÍCIO JOSÉ PACHECO ; GUTIÉRREZ, JUAN CARLOS HORTA . Hydraulic hybrid passenger vehicle: Fuel savings possibilities. MECHANICS BASED DESIGN OF STRUCTURES AND MACHINES , v. 48, p. 1-19, 2020.
-
BASTOS, RODRIGO RODRIGUES ; DE SOUZA, TAMIRES SANTOS ; DE CARVALHO, MARCELO MOREIRA ; SILVA, LEONARDO ADOLPHO R. ; FILHO, BRAZ J. CARDOSO . Assessment of a Nine-Phase Induction Motor Drive for Metal Industry Applications. IEEE TRANSACTIONS ON INDUSTRY APPLICATIONS , v. 56, p. 7217-7226, 2020.
-
LEMOS, ALINE DE FARIA ; DA SILVA, LEONARDO ADOLPHO RODRIGUES ; NAGY, BALÁZS VINCE . Automatic monitoring of steel strip positioning error based on semantic segmentation. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY , v. 110, p. 2847-2860, 2020.
-
Silva, Leonardo Adolpho ; GIANCOTI, KARINA ; AMARO, FRANCISCO ; AMARIZ PIRES, IGOR . Analyzing Burn Out and Random Trips at Starting: Induction Motors Driving Main Blowers. IEEE INDUSTRY APPLICATIONS MAGAZINE , v. 23, p. 66-75, 2017.
-
SILVA, LEONARDO ADOLPHO R. ; RODRIGUES, LUIZA A. ; CARDOSO, BRAZ JESUS . Methodology for Specification of Three-Phase Induction Motors Applied to Drive Vehicles Used by Collectors of Recyclable Materials. Journal of Control, Automation and Electrical Systems , v. 24, p. 897-906, 2013.
-
EDGAR CAMPOS FURTADO ; LEONARDO ADOLPHO RODRIGUES DA SILVA ; CELSO VIDAL BRITO FILHO ; JOSE ANTONIO TOLEDO . Projeto e Implementação de um Classificador Autônomo Baseado no Processamento Digital de Imagens de Espiras de Fio-Máquina. In: XXIV Congresso Brasileiro de Automática, 2022, Online. Campinas: SBA, 2022. v. 3.
-
A. TOLEDO, JOSE ; F. F. SILVA, LUIZ ; A. R. SILVA, LEONARDO ; C. FURTADO, EDGAR ; P. BARBOSA, TARSIS ; A. AGUIRRE, LUIS . Rede de Instrumentação para Sensoriamento de Temperatura e Vibração de BCSS. In: Congresso Brasileiro de Automática 2020, 2020, Campinas. Anais do Congresso Brasileiro de Automática 2020, 2020. v. 2.
-
DE FARIA LEMOS, ALINE ; RODRIGUES DA SILVA, LEONARDO ADOLPHO ; FURTADO, EDGAR CAMPOS ; DE PAULA, HELDER . Positioning error estimation of steel strips in Steckel rolling process using digital image processing. In: 2017 IEEE Industry Applications Society Annual Meeting, 2017, Cincinnati. 2017 IEEE Industry Applications Society Annual Meeting, 2017. p. 1.
-
IRIAS, NAYARA G. N. ; SOUZA, FREDERICO A. L. ; DE PAULA, HELDER ; SILVA, LEONARDO ADOLPHO R. . Challenges in using the physics-of-failure approach in practical applications. In: 2017 IEEE Industry Applications Society Annual Meeting, 2017, Cincinnati. 2017 IEEE Industry Applications Society Annual Meeting, 2017. p. 1.
-
SILVA, LEONARDO ; GIANCOTTI, KARINA ; AMARO, FRANCISCO ; PIRES, IGOR . Analysis of burn out and random trips at starting of a 2984kW induction motor driving a main blower. In: 2014 IEEE Industry Applications Society Annual Meeting, 2014, Vancouver. 2014 IEEE Industry Application Society Annual Meeting, 2014. p. 1.
-
FOUREAUX, NICOLE C. ; ADOLPHO, LEONARDO ; SILVA, SIDELMO MAGALHAES ; BRITO, JOSE ANTONIO DE S. ; CARDOSO FILHO, BRAZ DE J. . Application of solid state transformers in utility scale solar power plants. In: 2014 IEEE 40th Photovoltaic Specialists Conference (PVSC), 2014, Denver. 2014 IEEE 40th Photovoltaic Specialist Conference (PVSC). p. 3695-3695.
-
Guerra, J.C.G ; Silva, L.A.R. ; Rocha, A.V. ; De J Cardoso Filho, B. . Aspects of the Operation of Regular Ultra Fast Charging e-Bus in High Grade BRT Routes. In: Industrial Electronics Society, IECON 2014 - 40th Annual Conference of the IEEE, 2014, Dallas. Industrial Electronics Society, IECON 2014 - 40th Annual Conference of the IEEE, 2014. p. 3107-3107.
-
Silva, Leonardo Adolpho ; JUSTINO, JULIO ; DE JESUS CARDOSO, BRAZ ; PUJATTI, FABRICIO . Design and implementation of a low-cost robotic load carrier. In: IECON 2014 40th Annual Conference of the IEEE Industrial Electronics Society, 2014, Dallas. IECON 2014 - 40th Annual Conference of the IEEE Industrial Electronics Society, 2014. p. 2731.
-
Bastos, R.R. ; Silva, Leonardo A. R. ; Valle, R.M. ; De J Cardoso Filho, B. . Modelagem de uma máquina de indução de nove fases. In: Congresso Brasileiro de Automática - CBA 2014, 2014, Belo Horizonte. Anais do XX Congresso Brasileiro de Automática, 2014. p. 1981-1988.
-
Dias, F.A. ; Silva, L.A.R. ; Silva, C.E. ; L.M.R. Baccarini . Especificação de motores de indução trifásicos para acionamento de um exoesqueleto robótico de membros superiores. In: IEEE/IAS Induscon 2014, 2014, Juiz de Fora. IEEE/IAS Induscon 2014, 2014.
-
Silva, Leonardo Adolpho ; DE JESUS CARDOSO, BRAZ ; PUJATTI, FABRICIO PACHECO . Human-robot cooperation system with mechanical impedance emulation for friendly human perception. In: 2013 International Conference on Connected Vehicles and Expo (ICCVE), 2013, Las Vegas. 2013 International Conference on Connected Vehicles and Expo (ICCVE). p. 935.
-
Silva, L.A.R. ; RODRIGUES, L. A. ; CARDOSO FILHO, B. J. . Metodologia para especificação de motores de indução trifásicos para tração de veículos utilizados por catadores de resíduos recicláveis. In: Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2011, São João del Rei. ANAIS DO X SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AUTOMAÇÃO INTELIGENTE, 2011. v. X. p. 1346-1351.
-
SANTOS, M. E. ; Silva, L.A.R. ; ELEUTERIO, F. A. ; CARDOSO FILHO, B. J. . Short Circuit and Overcurrent Protection of IGCT Based Three-Level NPC Inverters. In: Induscon - VIII Conferência Internacional de Aplicações Industriais, 2008, Poços de Caldas. Short Circuit and Overcurrent Protection of IGCT Based Three-Level NPC Inverters, 2008.
-
CARMO, ELAINE C. ; Silva, Leonardo A. R. ; MAIA, THALES A. C. . Incipient Fault Localization Using Sheath and Impedance-Based Method for Single-Bonded Underground Cables. IEEE Access , 2025.
-
Moreira, E. I. ; Furtado, E.C. ; ADOLPHO, LEONARDO . Análise do paralelismo de UPS sem comunicação - estudo de caso para cargas lineares e não linear. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GALO, D. P. V. ; ADOLPHO, LEONARDO ; L.M.R. Baccarini . PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA PARA MAPEAMENTO DAS CURVAS CARACTERÍSTICAS DE UM MOTOR A COMBUSTÃO INTERNA PARA APLICAÇÃO EM VEÍCULOS HÍBRIDOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
Silva, L.A.R. . Especificação de bancos de capacitores para correção de fator de potência na unidade Vale Manganês de Conselheiro Lafaiete. 2013.
Silva, L.A.R. . Avaliação e eliminação dos desarmes de soft-starters na ETE-02 da planta siderúrgica Vallourec-Sumitomo Brasil. 2012.
Silva, L.A.R. ; SANTOS, M. E. . Avaliação da causa de desarmes no misturador de coque da Gerdau-Açominas. 2007.
Silva, L.A.R. ; SANTOS, M. E. ; ELEUTERIO, F. A. . Eliminação da queima de motores no acionamento elétrico do resfriador de sinter da Gerdau-Açominas. 2006.
Silva, L.A.R. ; SANTOS, M. E. ; ELEUTERIO, F. A. ; ONOFRI, V. C. . SimMot - Simulação de Acionamentos Elétricos. 2006.
Silva, L.A.R. ; MANOEL, . Estudo de coordenação e seletividade da proteção elétrica para o alto-forno 1. 2009.
Silva, L.A.R. . Economia de energia nos acionamentos elétricos do leito de resfriamento da laminação de fio máquina da Gerdau-Açominas. 2008.
Silva, L.A.R. ; ELEUTERIO, F. A. . Desenvolvimento e implementação da estratégia para o controle do acionamento elétrico da sonda de carga do alto forno 2 da Gerdau-Açominas. 2008.
Silva, L.A.R. ; SANTOS, M. E. . Economia de energia nos acionamentos elétricos das plantas de carboquímicos da Gerdau-Açominas. 2008.
Silva, L.A.R. . Determinação do tempo de partida para a bomba booster instalada no sistema hidráulico da laminação primária da Gerdau-Açominas. 2008.
Silva, L.A.R. ; BORGES, L. S. . Especificação de inversor de frequência para içamento principal da ponte rolante 46 da Gerdau-Açominas. 2008.
Silva, L.A.R. ; BORGES, L. S. . Especificação de inversor de frequência para o içamento auxiliar da ponte rolante 46 da Gerdau-Açominas. 2008.
Silva, L.A.R. . Especificação de inversores de frequência para os içamentos auxiliar e principal das pontes rolantes 48 e 50 instaladas na laminação primária da Gerdau-Açominas. 2008.
Silva, L.A.R. ; SANTOS, M. E. . Projeto de modernização dos acionamentos elétricos dos convertedores da Gerdau-Açominas. 2007.
SANTOS, M. E. ; Silva, L.A.R. . Avaliação da causa do curto-circuito no inversor de média tensão do acionamento do exaustor principal da sinterização 2 da Gerdau-Açominas. 2007.
Silva, L.A.R. ; SANTOS, M. E. . Avaliação para aproveitamento dos cabos atualmente utilizados na alimentaçao do convertedor para o novo acionamento baseado à inversor de frequência e motor de indução. 2007.
Silva, L.A.R. . Especificação de inversores de frequência para o sistema de bombeamento direto da laminação de perfis da Gerdau-Açominas. 2007.
Silva, L.A.R. . Especificação de inversores de frequência para o sistema indireto de recirculação de água da laminação de perfis da Gerdau-Açominas. 2007.
Silva, L.A.R. . Especificação de inversores de frequência para os sistemas de translação das pontes rolantes 32,33 e 34 instaladas na Aciaria da Gerdau-Açominas. 2007.
Silva, L.A.R. . Especificação de inversores de frequência para os movimentos de translação do carro, translação da ponte, içamento principal e içamento auxiliar das pontes rolantes 92,94 e 99 da laminação de perfis da Gerdau-Açominas. 2007.
Silva, L.A.R. ; ELEUTERIO, F. A. . Eliminação da quebra de arames nos acionamentos do trefilador e bobinador da Gerdau-Cumbica. 2006.
Silva, L.A.R. ; SANTOS, M. E. . Projeto de modernização do acionamento elétrico da desempilhadeira tambor da Gerdau-Açominas. 2006.
Silva, L.A.R. . Projeto, aquisição e instalação de um contador de peças para o setor de acabamento da Gerdau-Açominas. 2005.
Silva, L.A.R. . Inversão de imagem no televisor aplicado à estampadeira do código de produção instalada na escarfadeira da laminação primária da Gerdau-Açominas. 2004.
Silva, L.A.R. ; SILVA, S. M. . Desenvolvimento do software de controle para um DVR e sua IHM na plataforma DSP TMS320LF2407. 2003.
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2023
Monitoramento e controle híbrido de vibração utilizando lógica neuro-fuzzy em grupos diesel-geradores, Descrição: Os problemas associados a excentricidades mecânicas em GDG são, em geral, complexos e dinâmicos. Com a operação contínua da GDG, tais excentricidades podem ter diversas origens no motor Diesel, seja uma queima inadequada nas câmaras de combustão, ou até um desalinhamento causado por algum ponto de fixação que foi sendo degenerado com o tempo de operação, como por exemplo, o deslocamento axial do eixo do rotor do gerador.Logo, é essencial a identificação, o monitoramento e o controle das excentricidades mecânicas e possíveis impactos, de forma a se ter melhora da qualidade da geração de energia elétrica; no aumento da vida útil dos GDG; na redução de paradas operacionais indesejadas; e, principalmente, no aumento na segurança operacional.Para se alcançar esse objetivo, o presente projeto propõe a modelagem/caracterização eletro-magnético-mecânica, que permitirá identificar as causas da excentricidade, aliado ao desenvolvimento de um sistema especialista, usando a lógica neuro-Fuzzy, cuja finalidade é detectar não-conformidades operacionais e gerar sinais de controle para atuadores, criteriosamente posicionados no GDG.Além disso, haverá a associação entre esses fenômenos e processos de manutenção preditiva, de forma a representar um diferencial de análise, fazendo com que a partir de um campo básico inicial operacional, se possa contornar e avaliar esses fenômenos on-line.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva - Integrante / Edgar Campos Furtado - Coordenador / Guilherme Gomes da Silva - Integrante.
-
2019 - 2024
Projeto e implementação de um sistema para medição de grandezas térmicas e mecânicas para aumento de vida útil de BCSSs, Descrição: Este projeto visa desenvolver um sistema de instrumentação capaz de medir sinais térmicos e de vibração de bombas centrífugas subterrâneas submarinas para auxílio à identificação das causas de falhas pré-maturas no acionamento elétrico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva - Coordenador / Edgar Campos Furtado - Integrante / Tarsis Prado Barbosa - Integrante / Almir Silva Neto - Integrante.
-
2018 - 2019
Detecção e correção de erros no formador de espiras de fio máquina, Descrição: Este projeto visa identificar, por processamento digital de imagens, a qualidade da formação das bordas da bobina produzida no formador de espiras e atuar sobre o acionamento elétrico da mesma para corrigir erros de formação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva - Coordenador / Edgar Campos Furtado - Integrante / Marcelo Moreira de Carvalho - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2023 - Atual
Sistema para medição e geração preditiva de alarmes aplicado ao monitoramento do nível dos rios com calha na região urbana de Congonhas/MG, Descrição: O objeto da presente parceria de pesquisa e extensão é caracterizado pelo projeto e implementação de um sistema inteligente para monitoramento de nível e geração de alarmes de enchentes aplicável aos rios de Congonhas do Campo, Minas Gerais. A proposta visa trazer como inovação científica a geração de alarmes de enchentes com um prazo de antecedência maior que aquele atualmente disponíveis nas soluções comerciais, sendo tal funcionalidade suportada pela utilização de sinais de vazão aliados aos sinais de nível da água. Tais sinais de vazão poderão também ser utilizados como indicativos de pontos de assoreamento e concentração de resíduos no leito, contribuindo assim para a escolha dos pontos de limpeza do rio de maneira antecipada ao período chuvoso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva - Coordenador / Guilherme Gomes da Silva - Integrante / Tarsis Prado Barbosa - Integrante / C. FURTADO, EDGAR - Integrante.
Prêmios
2000
Seleção para programa de intercâmbio UFMG/UTexas, UFMG.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de São João Del-Rei, Departamento das Engenharias de Telecomunicações e Mecatrônica. , Rodovia MG443, km7, Fazenda do Cadete, 36420000 - Ouro Branco, MG - Brasil, Telefone: (031) 37497311
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade Federal de São João Del-ReiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2014
Universidade Federal de São João Del-ReiVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2009
Gerdau AçominasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação na área técnica com serviços dedicados à manutenção, projetos de expansão e de melhoria nos sistemas elétricos instalados nas unidades produtivas da usina.
2005 - 2009
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE CONSELHEIRO LAFAIETEVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador e Prof. do curso de Eng. Elétrica, Carga horária: 15
Outras informações:
Disciplinas lecionadas: Eletromagnetismo, Análise de Sistemas Dinâmicos Lineares, Acionamentos Elétricos, Cálculo Numérico, Projetos II, Projetos III
2001 - 2001
Berkeley Design Technology Inc.Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações:
Trabalhos executados na área de processamento de sinais contemplando algoritmos para teste de desempenho de DSPs através das linguagens C++, Matlab e Perl.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?