Janaina de Oliveira dos Santos

Sou graduada em Licenciatura em Computação pela Feevale e atualmente estou concluindo o curso de 2º Licenciatura em Ciências Biológicas na Faculdade Única. Além disso, possuo uma Pós-Graduação em Educação Infantil ? Anos Iniciais e Psicopedagogia, com carga horária de 760 horas, realizada na FAVENI em 2021. Em 2015, concluí uma Especialização em Educação Inclusiva, com carga horária de 760 horas, na UNICID. Ao longo da minha trajetória acadêmica e profissional, tenho atuado na área de educação, com ênfase na inclusão e no uso de tecnologias educacionais. Possuo experiência em docência em diferentes níveis de ensino, assim como em coordenação e desenvolvimento de projetos educacionais e tecnológicos. Atualmente, busco expandir meu conhecimento em áreas relacionadas à educação e tecnologia, a fim de contribuir para a melhoria da educação em nosso país.

Informações coletadas do Lattes em 17/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Educação Inclusiva

2011 - Atual

Universidade Cidade de São Paulo
Título: Desenvolvimento de Software educacional para Inclusão de crianças portadora de necessidades especiais na alfabetização

Especialização em ANOS INICIAIS E PSICOPEDAGOGIA

2021 - 2021

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCADEIRAS E FERRAMENTAS DIGITAIS

Graduação em andamento em LICENCIATURA EM BIOLOGIA

2021 - Atual

Prominas Brasil Equipamentos

Graduação

2002 - 2009

Universidade Feevale
Título: Software Educacional Segurança do Trabalho
Orientador: Marcelo Ritzel

Formação complementar

2021 - 2021

ENSINO RELIGIOSO. (Carga horária: 240h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.

2011 - 2011

Tutoria de EAD. (Carga horária: 20h). , Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.

2011 - 2011

Capacitação Pedagogica EAD. (Carga horária: 20h). , Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.

2011 - 2011

Java basico. (Carga horária: 20h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de Software.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.

Produções bibliográficas

  • SANTOS, J. O. . Simpósio de Informática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Meio ambiente e Inclusão, Descrição: Inclusão de crianças com trabalhados de reciclagem e conhecimento com meio ambiante, educação infantil.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina de Oliveira dos Santos - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Educação inclusiva Curso técnico de Informatica, Descrição: Criar software educacional para crianças com deficit de atenção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina de Oliveira dos Santos - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCACIONAL PARA JOVENS ALUNOS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN, Descrição: O Software Educacional para Jovens Alunos Portadores de Síndrome de Down, classificado como exercício e prática, será usado como uma ferramenta auxiliar no Curso Técnico de Informática nas disciplinas curriculares do curso. O software dispõe de conceito, comentários, além de jogos relacionados ao conteúdo das disciplinas. Viu-se a necessidade de desenvolver um software para alunos portadores de Síndrome de Down, que gostariam de fazer o curso técnico de informática, uma vez que a aprendizagem desses alunos é favorecida com um programa animado. Foi realizada, então, uma pesquisa sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos portadores da Síndrome de Down, conseguindo-se verificar que animações, textos sucintos e mudança de cores fazem com que o aluno se interesse pelo conteúdo proposto. Como qualquer adolescente, é preciso desenvolver estratégias para que ele aprenda se divertindo e interagindo, dando-lhe a possibilidade de múltiplas escolhas, em relação ao conteúdo abordado no software educacional. Dessa forma, desenvolveu-se um software que poderá ser utilizado pelos alunos como complemento da aula dada tradicionalmente através do método expositivo. Muitos alunos com Síndrome de Down, assim como outros alunos com necessidades educacionais especiais, não se adaptam a algumas práticas de sala de aula: aulas expositivas para a turma inteira, aprendizagem favorecendo um único sentido ? o de ouvir- e trabalho de reforço baseado em exercícios sem modificação didática. Assim, o desenvolvimento do software proposto possibilitaria que esses alunos acompanhassem o conteúdo ministrado na disciplina e se sentissem incluídos no grupo, que também será beneficiado com o desenvolvimento do programa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina de Oliveira dos Santos - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2002 - Atual

Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professora

2010 - 2012

Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 15