Mário Cesar Brinhosa
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979), graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor da Universidade Unifacvest. É colaborador no Diversitas (Núcleo de pesquisa da diversidade, intolerâncias e conflitos) ligado a Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas/ USP. Membro Pesquisador do NUSEC/DIVERSITAS/USP. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, política pública, concepção filosófica, história, nutrição, cultura e democracia.
Informações coletadas do Lattes em 18/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História Social
1998 - 2002
Universidade de São Paulo
Título: O Projeto Tecnoburocrático para o Brasil-1964-1979: A ação da Intelligentsia Brasileira no planejamento das Políticas e a questão Agrária.
Orientador: Prof.Dr. Zilda Marcia Gricolli Iokoi
Palavras-chave: Tecnoburocrático; políticas públicas; questão agrária; Intelligentsia.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral.
Mestrado em Educação
1993 - 1996
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Descentralização da Educação: Produção da Autonomia Drmocrática ou Desobrigação da Estado., Ano de Obtenção: 1996
Orientador: Prof. Dr. Lauro Wittman
Palavras-chave: descentralização; educação; autonomia; democrática.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Especialização em História
1986 - 1987
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Estudo sobre o período de 1964-1979 e as formas de resistência na Música Popular Brasileira.
Orientador: Prf. Dr. Joana Maria Pedro
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Cultura.
Organização de eventos
BRINHOSA, Mário Cesar ; Antonio Goper . Tempo Oculto. 2019. (Exposição).
BRINHOSA, Mário Cesar . Um Dia depois: 2016 e sua correlação com 1964. 2016. (Exposição).
BRINHOSA, Mário Cesar . Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentável.. 2015. (Congresso).
BRINHOSA, Mário Cesar . Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentável.. 2015. (Congresso).
Participação em eventos
Ensino Medio e suas perspectivas.Ensino Médio: profissionalização, mercado e sustentabilidade. 2024. (Seminário).
Semana da Vitoria: Russia pós 1945.Russia: Guerra fria, desmonte da URSS e Sustentabilidade no século XXI. 2024. (Encontro).
9 Simposio Internacional.Intelligentsia Multicultural, sustentabilidade e direitos das minorias. 2023. (Simpósio).
8 Simpósio Internacional: Cidades Inteligentes.Cidades Inteligentes ou Robotização\Controle Coletivo. 2022. (Simpósio).
8 Simpósio Internacional: Cidades Inteligentes. 2022. (Simpósio).
8 Simpósio Internacional: Cidades Inteligentes.Mobilidade urbana e sustentabilidade. 2022. (Simpósio).
8 Simpósio Internacional: Cidades Inteligentes.Inteligência Artificial: Uma questão de poder ou de socialização coletiva. 2022. (Simpósio).
8 Simpósio Internacional: Cidades Inteligentes.O Capital e a tese da sustentabilidade. 2022. (Simpósio).
Desenvolvimento\empregabilidade e sustentabilidade.Sustentabilidade: desafios e possibilidades. 2022. (Seminário).
Semana da Familia.Brasil: Ontem e hoje/educação e espectativas. 2019. (Encontro).
Seminarios de \Historia de Santa Catarina.Historia de SC: Cultura. 2019. (Seminário).
Seminarios de Historia de Santa Catarina.Historia de SC: Povoamento. 2019. (Seminário).
Seminários de Historia de Santa Catarina.Historia de Santa Catarina: Povos imigrantes e autoctones. 2019. (Seminário).
Seminários de Historia de Santa Catarina.Historia de SC: Economia. 2019. (Seminário).
Seminarios de Historia de SC.Historia de SC: Politica. 2019. (Seminário).
XIII Feira de Ciências e Tecnologia. Avaliação de trabalhos. 2019. (Feira).
III Conferencia Municipal de Educação de Lages/SC. Financiamento e Gestão de politicas publicas na educação. 2018. (Congresso).
III Conferencia Municipal de Educação de Sto Amaro da Imperatriz/SC. Gestão Democratica e apropriação de conhecimento. 2018. (Congresso).
III Conferencia Nacional da Edcuação - Etapa SC. Planos Decenais e Gestão democratica. 2018. (Congresso).
II Seminario de Ensino de Historia das Escolas Publicas.O Ensino de Historia em tempos de crise e conservadorismo. 2018. (Seminário).
II Seminario Internacional de Paises de Lingua Portuguesa.O golpe de 2016 e a crise forjada no Brasil frente as nações co-irmãs. 2018. (Seminário).
Conhecimento, Ciência e Cidadania.A criança, a ciência e a cidadania. 2017. (Seminário).
Criança, ciéncia e cidadania.A função social e publica da apropriação do conhecimento. 2017. (Seminário).
Educação e Cidadania.A produção do conhecimento e praxis. 2017. (Seminário).
Educação e Cidadania.Educação de Jovens e Adultos: conceitos e praxis. 2017. (Seminário).
Encontro Estadual de Hisotira.Historia, Pesquisa, CiIencia eEnsino. 2017. (Encontro).
Encontro Estadual de Historia.Historia, Pesquisa, Ciencia e Ensino. 2017. (Encontro).
III Seminario Internacional Historia do Tempo Presente.Brasil: Ditadura e materialidades historiograficas. 2017. (Seminário).
III Seminario Internacional Historia do Tempo Presente.Brasil: Ditadura e materialidades historiograficas. 2017. (Seminário).
I Semana de Historia da FFLCH/USP. De coadjuvante a protagonista da Historia. 2017. (Congresso).
I Semana de Historia da FFLCH/USP.De coadjuvante a protagonista da Historia. 2017. (Encontro).
XII Congresso de Educação do Município de Lages/SC. Diversidade: sentidos e práticas. 2017. (Congresso).
XII Congresso de Educação do Município de Lages/SC. Interdisciplinaridade: conceito e praxis. 2017. (Congresso).
XII Congresso de Educação do Município de Lages/SC. Multiculturalismo: a cor da pele. 2017. (Congresso).
XII Congresso de Educação do Município de Lages/SC. Diversidade: sentidos e práticas. 2017. (Congresso).
XII Congresso de Educação do Município de Lages/SC. Multicuralismo: na cor da pele. 2017. (Congresso).
XII Congresso de Educação do Município de Lages/SC. Indisciplinaridade: conceitos e praxis. 2017. (Congresso).
XI Semana Afro-brasileira.Sambas de enredo e africanidade. 2017. (Encontro).
XI Semana Afro-brasileira.Sambas de enredo e africanidade. 2017. (Encontro).
X Seminario de Pesq. do prog. de Pos grad. em Hist. Social.Linguagem: uma questão de Poder e Cultura. 2017. (Seminário).
X Seminario de Pesq. do prog. de Pos grad. em Hist. Social.Linguagem: uma questão de Poder e Cultura. 2017. (Seminário).
X Seminario de Pesq. do prog. de Pos grad. em Hist. Social.Linguagem: uma questão de Poder e Cultura. 2017. (Seminário).
Simposio Internacional: Midia, Educação e Sociedade.Meio Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento. 2016. (Simpósio).
Simposio Internacional: Midia, Educação e Sociedade.Conhecimento e inclusão social. 2016. (Simpósio).
Simposio Internacional: Midia, Educação e Sociedade.Nova Geopolitica: Brasil e o BRICS. 2016. (Simpósio).
Simposio Internacional: Midia, Educação e Sociedade.Um Dia Depois: 2016 e sua correlação com 1964. 2016. (Simpósio).
Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentavel.A Juridicização da Economia e a Sustentabilidade. 2015. (Simpósio).
Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentavel.Universidade e cotas afrodescendente : divida historica e intolerâncias. 2015. (Simpósio).
Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentavel.Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentável.. 2015. (Simpósio).
Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentavel.Brasil Real versus Brasil Midiático: ameaça a sutentabilidade social.. 2015. (Simpósio).
XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.A apropriação e a produção de conhecimento: Uma experiência de ensino. 2015. (Simpósio).
Encontro dos Programas de Pós-graduação Interdisciplinares/ SubáreaII - Sociais e Humanidades - Região Sudeste.Pesquisa, Ciência e Educação Básica. 2013. (Encontro).
Seminário de Pesquisa de Conflitos Armados, Massacres e genocídios na era Contemporanesa na. 2013. (Seminário).
Seminario Internacional Conhecimentos Compartilhados: Tradição e Modernidade. 2013. (Seminário).
XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 2013. (Simpósio).
II Histogeoarte.Globalização,desenvolvimento sustentável e meio ambiente. 2006. (Seminário).
XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Saberes pedagógicos e saberes específicos: desafios para o ensino da História. 2006. (Encontro).
V Semana de História da Unifebe.Os anos de chumbo e a resistência na MPB. 2004. (Encontro).
Comunicações em História da Educação.Comunicações em História da Educação. 2003. (Seminário).
Encontro Estadual de História.IX Encontro Estadual de História. 2002. (Encontro).
Semana de Estudos Históricos-Filosófficos.O Projeto Tecnoburocrático Brasileiro: 1964 -1980. 2002. (Encontro).
Seminário de Pesquisa.Seminário de Pesquisa/USP. 2001. (Seminário).
VIII Congresso de Educação. VIII Congresso de Educação. 2001. (Congresso).
XXI Simpósio Nacional de História.XXI Simpósio Nacional de História. 2001. (Simpósio).
Forum dos Conselhos Estaduais de Educação. XIV Forum Nacional dos Conselhos Estaduais. 2000. (Congresso).
Pedagogia 97. Interdisciplinaridade:possibilidades e equívocos. 1997. (Congresso).
Congresso Internacioanl de eDUCAÇÃO DE sANTA cATARINA. Congresso Internacional de Educação de Santa Catarina. 1996. (Congresso).
Participação em bancas
BRINHOSA, Mário Cesar. Cartilha - O direito do idoso e as mazelas na sociedade. 2023. Dissertação (Mestrado em DIREITO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) - Centro Universitário Facvest - Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. Os conceitos juridicos e as praticas para planejamento Regional, Gestão e sustentabilidade em municípios da Região Serrana de SC. 2023. Dissertação (Mestrado em DIREITO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) - Centro Universitário Facvest - Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar; Paiva, Odair da Cruz; SOUZA, C. M.. O negativo das migrações: o caso dos haitianos de Brusque,SC. 2019. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades) - Universidade de São Paulo.
BRINHOSA, Mário Cesar. Cidadania na Escola: entre limites e possibilidades. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
BRINHOSA, Mário Cesar. AS FISSURAS NA CONSTRUÇÃO DO NOVO HOMEM E DA NOVA MULHER: RELAÇÕES DE GENERO E SUBJETIVIDADE DO DEVIR - MST- 1979-2000. 2003. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.
BRINHOSA, Mário Cesar. Importancia da midia na opinião das pessoas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST.
BRINHOSA, Mário Cesar. A revolta tenentista e os movimentos sociais na visão da imprensa Lageana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST.
BRINHOSA, Mário Cesar. Lages e sua participação historica na construção do imaginario popular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST.
BRINHOSA, Mário Cesar. A importancia da colonia japonesa para a economia joaquinense. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST.
BRINHOSA, Mário Cesar. A vinda dos imigrantes alemães para a cidade de Bom Retiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST.
BRINHOSA, Mário Cesar. As crenças e o imaginario popular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST.
BRINHOSA, Mário Cesar. Emancipação da Mulher: Liberalismo versus socialismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST.
BRINHOSA, Mário Cesar. Mulher, lutas e movimentos sociais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST.
BRINHOSA, Mário Cesar. Negros em Lages: de agregados a cidadãos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST.
BRINHOSA, Mário Cesar. O avanço dos direitos das mulheres brasileiras em comparação com as mulheres dos EUA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST.
BRINHOSA, Mário Cesar. O enfrentamento e a relação: colonizados versus colonizador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST.
BRINHOSA, Mário Cesar. Prostituição feminina: uma abordagem conceitual em genero. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST.
BRINHOSA, Mário Cesar. Tropeiro: do avô tropeiro ao pai domador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST.
BRINHOSA, Mário Cesar. Turismo Rural em Lages. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. Trilhas do ouro no sul do Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. Montanha Sagrada: Representação Mistica do capitalismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. Tempos de reclusão: presidio de Lages. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. Classificar, Governar e Punir. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. A lista de Schindler. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. A muher na obra de Machado de Assis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. Historia da Ditadura Brasileira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. familias Lageanas nas serrarias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. Escolarização da elite feminina Lageana: 1901 a 1930. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. O Continente das Lagens: representações históricas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. Guerra do Contestado: invisibilidade das mulheres nos didaticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. Disciplina e Vigilancia na obra 1984. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. Mulheres burguesas e o matrimonio no século XIX. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. Modernidade e pornografia: familia, moral e sexo em Lages de 1970 a 1980. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. A noite dos mortos vivos: critica social cinematografica na obra de Romero. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. InTER DE LAGES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. Africanidade nos livros didáticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. O assassinato dos Irmãos Canozzi: lenda, tradição e história.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. Bairro Guarujá: desenvolvimento, sociabilidade e experiência (1952 - 1970). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. Vacaria: cultura, história e Turismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. O Pelourinho: monumento, poder e punição nas vilas (sec. XVIII e XIX). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. Homossexualidade: uma historia, uma invenção e o preconceito. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. A transposição do Rio São Francisco: realidade ou ilusão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. Bairro Martelo: origem e desenvolvimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. Brasil e as Classes Sociais: possibilidades de ascenção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. Desterro, Curitiba e Paranaguá não terão futuro: Tinha Augusto de Saint-Hilaire razão?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. Ditadura MILITAR E O ESPETÁCULO DO FUTEBOL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. ERAM OS MONGES FARDADOS?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. FRAIBURGO E A QUESTÃO FUNDIÁRIA CATARINENSE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. O golpe de 1964: infuências externas na República Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. Imperialismo na América Latina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. Juventude Brasileira: lutas no século XX e início do século XXI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. Juventude criminalizada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. LEBON REGIS: EMANCIPAÇÃO E ESCOLHA DO DISTRITO SEDE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. MULHERES: LUTA E ASCENÇÃO SOCIAL 1990 A 2010 EM CAÇADOR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. NAZIFACISMO: NO BRASIL E ARGENTINA 1930 -1954. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. PLANEJAMENTO FAMILIAR; 1964 A 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. Republica Brasileira na segunda metade do século XX. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. CATOLICISMO RUSTICO: RELIGIOSIDADE POPULAR E O HOMEM DO CONTESTADO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. DE MORAES.ERB FREI CANECA: INFLUENCIA SOCIOCULTURAL EM LEBON REGIS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. A CONTRIBUIÇÃO DO TROPEIRISMO NA REGIÃO DO CONTESTADO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. A FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA NO MUNICIPIO DE FRAIBURGO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTORICO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. COLONIZ\AÇÃO EM VIDEIRA: ALEMÃES VERSUS ITALIANOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. A FORMAÇÃO DO MUNICIPIO DE CAÇADOR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. MONTE CARLO: DO POVOAMENTO AO REFLORESTAMENTO 1850 - 1967. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. MST: O PROCESSO DE POLITIZAÇÃO E A LUTA PELA TERRA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. PRACINHAS CATARINENESE: O HOMEM, A GUERRA E A CRISE DO CAPITAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. Imigração Polonesa na Cidade de Canoinhas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador.
BRINHOSA, Mário Cesar. O Surgimento do catolicismo rústico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador.
BRINHOSA, Mário Cesar. A ESCOLA THOMAZ PADILHA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP.
BRINHOSA, Mário Cesar. História da América Colonial. 2004.
BRINHOSA, Mário Cesar. História e arqueologia. 2004.
BRINHOSA, Mário Cesar. História do Brasil Colonial. 2004.
BRINHOSA, Mário Cesar. Teoria da História I. 2004.
BRINHOSA, Mário Cesar. Didática. 2004.
BRINHOSA, Mário Cesar. História da Arte Geral e do Brasil. 2003.
BRINHOSA, Mário Cesar. História da América III. 2003.
BRINHOSA, Mário Cesar. História da Ásia. 2003.
BRINHOSA, Mário Cesar. História Antiga. 2003.
BRINHOSA, Mário Cesar. 8 Simpósio Internacional: Cidades Inteligentes. 2022. Centro Universitário Facvest - Unifacvest.
BRINHOSA, Mário Cesar. XII Feira de Ciências e Tecnologia. 2019. Instituto Estadual de Educação.
Orientou
A Vinda dos Imigrantes Alemães para a cidade de Bom Retiro e suas contribuições; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; (Orientador);
O enfentamento e a relação: colonizados versus colonizador (Bubres X Bugreiros); Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; (Orientador);
A influência da midia na opinião das pessoas; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; (Orientador);
O avanço dos direitos da mulher brasileira em comparação com a norte americana; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; (Orientador);
Mulher, Lutas e Movimentos Sociais; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; (Orientador);
Prostituição Feminina uma abordagem conceitual em generos e historia; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; (Orientador);
Emancipação da Mulher: liberalismo X socialismo; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; (Orientador);
Tropeiro: do avô tropeiro ao pai domador; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; (Orientador);
A importancia da colonia japonesa para economia joaquinense; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; (Orientador);
A revolta tenentista e os movimentos sociais na visão da imprensa lageana; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; (Orientador);
As crenças e o imaginário popular nos campos de Lages; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; (Orientador);
Negros em Lages: de agregados a cidadãos; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; (Orientador);
Lages e sua participação historica na construção da malha ferroviaria tronco principal sul; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; (Orientador);
A importancia da colonia japonesa para a economia joaquinense; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Historia) - Centro Universitário FACVEST; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Construção de um significado de interdisciplinaridade para a gestão escolar; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Pedagógica e Administração Escolar) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
O que é, Para Que e Para Quem?; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Pedagógica e Administração Escolar) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
A Gestão Democratica na Escola; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Pedagógica e Administração Escolar) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
A contribuiçãocultural do tropeirismo na região do Contestado; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Escola: espaço de ampliação de conhecimento e exercicio de uma democracia social; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestor Educacional) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Gestão Escolar: Produção de qualidade social ou autonomia democrática; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestor Educacional) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Escrituração Escolar: uma questão de formação e prática na gestão pedagógica; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestor Educacional) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Gestão Escolar: participação efetiva da sociedade civil ou referendo as decisões dos orgãos de Estado; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestor Educacional) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Gestão Escolar: processo de gerenciamento social ou reforço ao individualismo; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestor Educacional) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
A Gestão Democratica na EBEF Pe; Anchieta: produção da democracia ou exercicio do autoritarismo; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestor Educacional) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
A importancia da midia na opinião das pessoas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
A revolta tenentista e os movimentos sociais na visão da imprensa Lageana; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
A vinda dos imigrantes alemães para a cidade de Bom Retiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
As crenças e o imaginario popular; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Emancipação da Mulher: Liberalismo versus socialismo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Lages e sua participação historica na construção do imaginario popular; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Mulher, lutas e movimentos sociais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Negros em Lages: de agregados a cidadãos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
O avanço dos direitos das mulheres brasileiras em comparação com as mulheres dos EUA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
O enfrentamento e a relação: colonizados versus colonizador; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Prostituição feminina: uma abordagem conceitual em genero; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Tropeiro: do avô tropeiro ao pai domador; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário FACVEST; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Turismo Rural em Lages; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Trilhas do ouro no sul do Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Montanha Sagrada: Representação Mistica do capitalismo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Tempos de reclusão: presidio de Lages; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Classificar, Governar e Punir; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
A lista de Schindler; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
A muher na obra de Machado de Assis; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Historia da Ditadura Brasileira; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Familias Lageanas nas serrarias; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Escolarização da elite feminina Lageana: 1901 a 1930; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
O continente das Lagens: representações históricas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Guerra do Contestado: invisibilidade das mulheres nos didaticos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Disciplina e Vigilancia na obra 1984; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Mulheres burguesas e o matrimonio no século XIX; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Homossexualidade: uma historia, uma invenção e o preconceito; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Modernidade e pornografia: familia, moral e sexo em Lages de 1970 a 1980; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
A noite dos mortos vivos: critica social cinematografica na obra de Romero; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
INTER DE LAGES; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Africanidade nos livros didáticos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Irmãos Canozzi; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Bairro Guarujá: desenvolvimento, sociabilidade e experiência (1952 - 1970); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
O Pelourinho: monumento, poder e punição nas vilas (sec; XVIII e XIX); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Vacaria: cultura, história e Turismo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Centro Universitario Unifacvest; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
A transposição do Rio São Francisco: realidade ou ilusão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Bairro Martelo: origem e desenvolvimento; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Brasil e Classes Sociais: possibilidades de ascenção; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Desterro, Curitiba e Paranaguá não terão futuro: Tinha Augusto de Saint-Hilaire razão?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Ditadura MILITAR E O ESPETÁCULO DO FUTEBOL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Eram os MONGES FARDADOS?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Fraiburgo E A QUESTÃO FUNDIÁRIA CATARINENSE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
O Golpe de 1964: infuências externas na República Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Imperialismo na América Latina; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Juventude Brasileira: lutas no século XX e início do século XXI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Juventude criminalizada; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Lebon REGIS: EMANCIPAÇÃO E ESCOLHA DO DISTRITO SEDE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Mulheres: LUTA E ASCENÇÃO SOCIAL 1990 A 2010 EM CAÇADOR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
NAZIFACISMO: NO BRASIL E ARGENTINA 1930 -1954; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
PLANEJAMENTO FAMILIAR; 1964 A 2013; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Republica Brasileira na segunda metade do século XX; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
A formação da classe trabalhadora no municipio de Fraiburgo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
DESCENTRALIZAÇÃO GOVERNAMENTAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
MST: o processo de politização e a luta pela terra; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
PRACINHAS CATARINENSE: o homem, a guerra e a crise do capital; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
MONTE CARLO: DO POVOAMENTO AO REFLORESTAMENTO - 1850 -1967; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
A FORMAÇÃO DO MUNICIPIO DE CAÇADOR; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
COLONIZAÇÃO EM VIDEIRA: ALEMÃES VERSUS ITALIANOS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTORICO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Historia) - Universidade Alto Vake do Rio do Peixe; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
O Tropeirismo e sua contribuição no desenvolvimento de Santa catarina; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
A ESCOLA THOMAZ PADILHA; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
DE CASA CANONICA A MUSEU DO VINHO; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
TIMBO GRANDE: A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - UM ESTUDO DE CASO; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
O TROPEIRISMO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE SANTA CATARINA; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
CATOLICISMO RUSTICO E O HOMEM DO CONTESTADO; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
HISTORIA REGIONAL EM CAÇADOR: ESTUDO DE CASO; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
VILA BURITI: FUNDAÇÃO E RELAÇÃO COM BONET MADEIRA E PAPEIS; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
IMIGRAÇÃO POLONESA NA CIDADE DE CANOINHAS; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - FUNDACAO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - FUNIARP; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Cultura Imigrante Alemã; 2003; Iniciação Científica - Centro de Educação Superior; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Cultura do Imigrante Italiano; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Centro de Educação Superior; Orientador: Mário Cesar Brinhosa;
Produções bibliográficas
-
BRINHOSA, Mário Cesar . A Gestão da Terra e do Trabalhador Rural: uma questão de mercadoria. SYNTHESIS (LAGES) , v. 02, p. 1-27, 2022.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . A gestão de políticas públicas, cidadania e subsunção ao capital. SYNTHESIS (LAGES) , v. 2, p. 28-55, 2022.
-
BRINHOSA, Mário Cesar ; BRINHOSA, M. C. . Historia da Educação. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense , v. 6, p. 91-103, 2022.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Metodologia do Ensino de Historia. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense , v. 6, p. 390-405, 2022.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Curso Magistério: História e Desafios. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense , v. 6, p. 19-27, 2022.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . O Camponês no século XXI: A terra não é mais necessária. Tempo de Historia , v. 1, p. 1-14, 2020.
-
BRINHOSA, Mário Cesar ; Vaz, Rafael Araldi ; Camargo, Annelise Andrade . MULHERES BURGUESAS E O MATRIMONIO NO SECULOXIX. Tempo De Historia , v. 1, p. 34-45, 2020.
-
Cardoso, Isabel Cristina A.P. ; BRINHOSA, Mário Cesar ; Vaz, Rafael Araldi . As trilhas do ouro no sul do Brasil: lendas e tesouros, realidade ou ilusão?. Tempo De Historia , v. 1, p. 102-126, 2020.
-
Maia, Lenilson V. ; BRINHOSA, Mário Cesar ; Vaz, Rafael Araldi . Modernidade e Pornografia: Familia, Moral e Sexo em Lages de 1970 a 1980. Tempo De HIstoria , v. 2, p. 01-18, 2020.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . O Proj. Tecnoburocratico para o Brasil: 1964 - 1979. Inteligentsia Brasileira no Planejamento de Politicas Publicas. Tempo De Historia , v. 02, p. 19-29, 2020.
-
Desdewalle, Shayan ; BRINHOSA, Mário Cesar ; Vaz, Rafael Araldi . A Revolta Tenentista e os movimentos sociais na visão da imprensa lageana (1922-1930). Tempo De Historia , v. 02, p. 89-104, 2020.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . O Conceito de Sociedade Civil e a luta politico-social. Tempo De Historia , v. 02, p. 118-132, 2020.
-
Nandi, Thiago F.B. ; BRINHOSA, Mário Cesar ; Vaz, Rafael Araldi . Disciplina e Vigilancia através da obra: 1984. Tempo De Historia , v. 02, p. 133-143, 2020.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . As politicas publicas no Brasil e a construção da cidadania. Tempo de Historia , v. 01, p. 18-31, 2019.
-
Formento, Celito ; BRINHOSA, Mário Cesar ; Vaz, Rafael Araldi . A Montanha Sagrada: Representação mística do Capitalismo. Tempo De Historia , v. 01, p. 32-43, 2019.
-
Liz, Daniele de Oliveira ; BRINHOSA, Mário Cesar ; Vaz, Rafael Araldi . O Cotidiano da Familia Lageana nas Serrarias entre 1960 e 1970. Tempo de Historia , v. 01, p. 44-58, 2019.
-
MEDEIROS, D. ; BRINHOSA, Mário Cesar ; Vaz, Rafael Araldi . Representações de Africanidade nos livros didáticos. Tempo de Historia , v. 01, p. 59-73, 2019.
-
Oliveira, Diego Freitas ; BRINHOSA, Mário Cesar ; Vaz, Rafael Araldi . As representações históricas na obra: O continente das Lagens de Licurgo Costa. Tempo de Historia , v. 01, p. 74-83, 2019.
-
BRINHOSA, Mário Cesar ; Vaz, Rafael Araldi ; Zappelini, Eduardo Zanin . Homosexualidade: uma historia, uma invenção e o preconceito. Tempo De Historia , v. 01, p. 84-107, 2019.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Interdisciplinaridade e Transversalidade: possibilidades e equivocos em épocas de terra plana. Tempo de Historia , v. 01, p. 124-141, 2019.
-
SCHWEITZER, J. A. ; BRINHOSA, Mário Cesar ; Vaz, Rafael Araldi . A noite dos Mortos-Vivos:crítica social na obra cinematografica de George Romero. Tempo De Historia , v. 01, p. 142-157, 2019.
-
Chaves, Yasmin Oliveira ; BRINHOSA, Mário Cesar ; Vaz, Rafael Araldi . Guerra do Contestado: invisibilidade das mulheres nos livros didáticos. Tempo De Historia , v. 01, p. 158-170, 2019.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . A Juridiciação da Economia e a sustentabilidade. Synthesis (Lages) , v. 1, p. 22, 2016.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Brasil Real versus Brasil Midiático: ameaça a sutentabilidade social.. Synthesis (Lages) , v. 1, p. 33, 2016.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Universidade e cotas afrodescendente : divida historica e intolerâncias. Synthesis (Lages) , v. 1, p. 45, 2016.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Ciencia e Conhecimento na perspectiva do devir: o projeto DIVERSITAS. Revista Diversitas , v. 5, p. 28-41, 2015.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Historia e épocas: o risco e a cor como espelho de uma materialidade. Professare , v. 4, p. 15-35, 2015.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . O Camponês no séculoXXI: a terra não é mais necessária. Agora (UNC) , v. 12, p. 103-119, 2005.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . A FUNÇÃO social e publica da educação na sociedade contemporanea. Rastros (Joinville) , v. 04, p. 5-29-29, 2002.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . História: relações sociais e o ato de produzir história. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de São José, v. 1, p. 249-277, 2000.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . História:estudo da possibilidade de trabalho singular na educação básica. Subsídio para reorganização didáticado ensino fundamental, Florianópolis/SC, v. 1, p. 118-199, 2000.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Educação Religiosa: cultura e história das religiões. Subsídio para reorganização didática no ensino fundamental, Florianópolis/SC, v. 1, p. 200-222, 2000.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Regime de Colaboração entre Sistemas de Ensino. Jornal Administrador Escolar, Florianópolis/SC, p. 1-1, 1999.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Nova Ordem Constitucional: 1,2,3.. Jornal A Notícia/caderno AN Capital, Joinvile/SC, p. 2-2, 1999.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . A criança que brinca, pensa, sorri e produz história. Educação Infantil: Uma necessidade Social, Florianópolis/SC, p. 12-39, 1999.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Autonomia administrativa, fnanceira e pedagógica da escola pública. Grifos (UNOESC) , Chapecó, v. 1, p. 51-64, 1999.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Ensino de história, geografia e ciências sociais na EDUCAÇÃO INFANTIL. Serviço Social da Industria/Depto Regional de SC, Florianópolis/SC, v. 1, p. 107-116, 1998.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Interdisciplinaridade: possibilidadese equívocos. Acta Fisiatrica (USP) , São Paulo/SP, v. 1, p. 164-169, 1998.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Interdisciplinaridade: possibilidades e equivocos. Acta Fisiatrica , v. 5, p. 54-64, 1998.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Garantia do sucesso escolar para todos no Ensino Fundamental. Ações coletivas/Conquista da gestão democrática, Blumenau/SC, v. 1, p. 29-3, 1996.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Descentralização da Educação em SC(1991-1993); Omissão do Estado e mecanismo de reforço do poder sobre os municípios. Revista Brasileira de Administração da Educação , Brasília/BR, v. 1, p. 79-114, 1995.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . A caminho do resgate da totalidade do conhecimento. Fronteiras (Florianópolis) , Florianópólis/SC, v. 1, p. 91-94, 1990.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . America Latina em debates: Revoluções e Movimentos Socais. 1. ed. Florianopolis/SC: Insular, 2014. v. 1. 192p .
-
BRINHOSA, Mário Cesar . América Latina em debates: revoluções e movimentos sociais. 1. ed. Florianópolis/SC: Insular, 2014. v. 1. 194p .
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Colòquios de Història. 1º. ed. Florianópolis/Santa Catarina: Editora Insular, 2013. v. 01. 176p .
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Itacorubi: fazendo história em sala de aula. 1. ed. Florianópolis/SC: Secretaria Municipal de Educação, 2003. v. 1. 120p .
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Historia e época: risco e a cor como espelho de uma materialidade. In: Mario Cesar Brinhosa. (Org.). America Latina em debates: Revoluções e Movimentos Socais. 1ed.Florianopolis/SC: Insular, 2014, v. 1, p. 17-33.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . A economia é o poder. Para que discutir democracia?. In: Mario Cesar Brinhosa. (Org.). Colóquios de História. 1ºed.Florianópolis, Santa Catarina: Editora Insular, 2013, v. unico, p. 113-131.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Elites Sociais: sua relação com o crime organizado. In: Mario Cesar Brinhosa. (Org.). Coloquio de Historia. 1ºed.Florianopolis/Santa Catarina: Editora Insular, 2013, v. unico, p. 139-142.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Quem Colocou a cruz no Cruzeiro do Sul. In: Mario Cesar Brinhosa. (Org.). Coloquios de História. 1ºed.Florianópolis/Santa Catarina: Editora Insular, 2013, v. unico, p. 143-149.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Interdisciplinaridade e Transversidade: possibilidades e equívocos. In: José Claudinei Lombardi. (Org.). Globalização, pós-modernidade e educação. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2003, v. 1, p. 64-92.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . A função social e pública da educação na sociedade contemprânea. In: José Claudinei Lombardi. (Org.). Temas de Pesquisa em Educação. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2001, v. 1, p. 132-164.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Regime de Colaboração Entre Sistemas de Ensino. Jornal do Administrador Escolar, Florianóplis, p. 01, 01 set. 1999.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . O Ensino Médico em SC. Diário Catarinense, Florianóplis/SC, p. 12, 23 jun. 1999.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Nova Ordem Constitucional 3. A Notícia - caderno AN Capital, Florianópolis/SC, p. 2, 08 abr. 1999.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Nova Ordem Constitucional 2. A Notícia - caderno AN Capital, Florianópolis/SC, p. 2, 07 abr. 1999.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Nova Ordem Constitucional. A Notícia - caderno AN Capital, Florianópolis/SC, p. 2, 06 abr. 1999.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Kosovo: o querestou. A Notícia: Caderno AN Capital, Joinvile/SC, p. 2 - 2.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Cidadãos desiguais perante a lei. A Notícia: caderno ANCapital, Joinville/SC, p. 2 - 2.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Politicas Públicas de Saúde: avanços e retrocessos em 2019. In: I Seminário sobre Nutrição, Saúde, Educação e Cultura: avanços e retrocessos, 2020, São Paulo. Anais do I Seminario de Saude, Educação e Cultura, 2020.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Financiamento e gestão de politicas publicas na educação. In: III Conferencia Municipal de Educação de Lages/SC, 2018, Lages/SC. Anais da III Conferencia Municipal de Educação de Lages/SC, 2018.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Controle social do financimento e gestão na educacão. In: III Conferencia Municipal de Educação de Lages/SC, 2018, Lages/SC. Anais da III Conferencia Municipal de Educação de Lages/SC, 2018.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Planos decenais e gestão democratica. In: III Conferencial Nacional de Educação - etapa estadual de SC, 2018, Sao José/SC. Anais da III Conferencial Nacional da Educação - Etapa Estadual de SC, 2018.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . O Ensino de Historia em tempos de crise e conservadorismo. In: II Seminario de Ensino de Historia das Escolas Publicas da Grande Fpolis/SC, 2018, Florianopolis/SC. Anais do II Seminario de Ensino de Historia - Grande Florianopolis., 2018.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Multiculturalismo: na cor da pele. In: XII Congresso de Educação do Municipio de Lages, 2017, Lages/SC. Anais do XII Congresso de Educação de Lages, 2017.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Multiculturalismo: a cor da pele. In: XII Congresso de Educação do Municipio de Lages, 2017, Lages/SC. Anais do XII Congresso de Educação do Municipio de Lages, 2017.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Interdisciplinaridade: conceitos e praxis. In: XII Congresso de Educação do Municipio de Lages, 2017, Lages/SC. Anais do XII Congresso de Educação do Municipio de Lages, 2017.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Brasil: ditadura e materialidades historigraficas. In: III Seminario Internacional Historia do Tempo Presente, 2017, Florianopolis. Historia do tempo presente, 2017.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Linguagem: uma questão de poder e cultura. In: X Seminario de Pesquisa do programa de Pos-graduação em Historia Social, 2017, Londrina/PR. Tempo em Transcedito, 2017.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Brasil: Ditadura e materialidades historiograficas. In: III Seminario Internacional Historia do tempo presente, 2017, Fpolis/SC. Anais III Seminario Internacional, 2017.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Linguagem: uma questão de Poder e Cultura. In: X Seminario de Pesp. Prog. de Pos em Historia Social, 2017, Londrina/PR. Anais do X Seminario de Pesquisa/Historia Social, 2017.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Educacióm em derechos humanos em América Latina, hoy interdisciplinaridad e derechos humanos - um debate inconclúso.. In: Seminário Internacional de Direitos Humanos, 1990, São José / Costaa Rica. Seminário In Rio. São José / Costa Rica: Jayme Benvenuto Lima, 1990. v. um. p. 4-50.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Russia: Guerra fria, desmonte da URSS e Sustentabilidade no século XXI. In: Semana da Vitoria: Russia pós 1945, 2024, Florianópolis\SC. Russia: semana da vitoria, 2024.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Ensino Médio: profissionalização, mercado e sustentabilidade. In: Ensino Medio e suas perspectivas, 2024, Florianópolis\SC. Ensino Médio em perspectivas, 2024.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Intelligentsia Multicultural, sustentabilidade e direitos das minorias. In: 9 Simposio Internacional, 2023, Lages\SC. 9 Simposio Internacional Novas Tecnologias e Saude. Lages\SC: Editora Unifacvest, 2023.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Diversidade e direitos das minorias. In: I Coloquio de Historia, 2020, Florianópolis. Anais do I Coloquio de Historia, 2020.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Historia de SC: Povoamento. In: Seminários de |Historia de Santa Catarina, 2019, Fpolis/SC. Seminários de Historia de Santa Catarina, 2019.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Historia de SC: Economia. In: Seminarios de Historia de SC, 2019, Fpolis/SC. Seminários de historia de Santa Catarina, 2019.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Historia de SC: Politica. In: Seminarios de Historia de SC, 2019, Fpolis/SC. Seminarios de Historia de SC, 2019.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Historia de SC: Cultura. In: Seminários de Historia de SC, 2019, Fpolis/SC. Seminarios de Historia de Santa Catarina, 2019.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Historia de SC: Povos imigrantes e autoctones. In: Seminarios de H|istoria de SC, 2019, Florianópolis/SC. Seminarios de Historia de SC, 2019.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . SC no contesto brasileiro e mundial. In: Seminário de Historia de SC, 2019, Florianopolis. Seminario de Historia de SC, 2019.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Sambas de enredo e africanidade. In: XI Semana Afro-brasileira, 2017, Maringa/PR. Anais XI Semana Afro-brasileira, 2017.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Historia, Pesquisa, Ciencia e Ensino. In: Encontro Estadual de Hisotira, 2017, Maraba/PA. Anais do Encontro Estadual de Hisotira, 2017.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . La descentralización de la educación: produción de la autonomia democrática o desobligacion del Estado. In: Pedagogia 97, 1996, Havana/Cuba. Anais do Encuentro Por La Unidad de Los Educadores Latinoamericanos. Havana/Cuba: Ministério de Educación de Cuba, 1997. v. um. p. 120-182.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Interdisciplinaridad: possibilidades y edulbocos. In: Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos, 1996, Habana/Cuba. Pedagogia 97. Habana: Minstério de Educaci[on de Cuba, 1996. v. 1. p. 30-41.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . La velocidad de las transformaciones y la respuesta del sistema educacional. In: Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos, 1996, Habana. Pedagogia 97. Habana: Ministério de Educación de Cuba, 1997. v. 1. p. 8-18.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Cidades Inteligentes ou Robotização\Controle Coletivo. In: 8 Simpósio Internacional: Cidades Inteligentes, 2022, Lages -SC. 8 Simpósio Internacional: Cidades Inteligentes, 2022.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Inteligência Artificial: Uma questão de poder ou de socialização coletiva. In: 8 Simpósio Internacional: Cidades Inteligentes, 2022, Lages -SC. 8 Simpósio Internacional: Cidades Inteligentes, 2022.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Mobilidade urbana e sustentabilidade. In: 8 Simpósio Internacional: Cidades Inteligentes, 2022, Lages -SC. 8 Simpósio Internacional: Cidades Inteligentes, 2022.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . O Capital e a tese da sustentabilidade. In: 8 Simpósio Internacional: Cidades Inteligentes, 2022, Lages -SC. 8 Simpósio Internacional: Cidades Inteligentes, 2022.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . De coadjuvante a protagonista da Historia. In: I Semana de Historia FFLCH/USP, 2017, SAO PAULO. Anais da Semana de Historia, 2017.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Conhecimento e inclusão social. In: Simposio Internacional: Midia, Educação e Sociedade, 2016, LaGES/SC. Synthesis - Anais. Lages/SC: Editora Papervest, 2016. v. 1. p. 1-48.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Um Dia Depois: 2016 e sua correlação com 1964. In: Simpósio Internacional: Midia, Educação e Sociedade, 2016, LaGES/SC. Synthesis - Anais. Lages/SC: Editora Papervest, 2016. v. 1. p. 1-48.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Nova Geopolitica: Brasil e o BRICS. In: Simpósio Internacional: Midia, Educação e Sociedade, 2016, LaGES/SC. Synthesis - Anais. Lages/SC: Editora Papervest, 2016. v. 1. p. 1-48.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . A Juridicização da Economia e a Sustentabilidade. In: Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentável, 2015, LAGES/SC. Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentavel. Lages/SC: papervest, 2015. v. 1. p. 1-49.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Brasil Real versus Brasil Midiático: ameaça a sutentabilidade social.. In: Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentável, 2015, LAGES/SC. Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentavel. Lages/SC: Papervest, 2015. v. 1. p. 16-17.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Juridicização da Economia e a Sustentabilidade. In: Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentável, 2015, LAGES/SC. Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentavel, 2015.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . O Brasil Real versus Brasil Midiático: ameaça a sustentabilidade social. In: Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentável, 2015, LAGES/SC. Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentavel, 2015.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Universidade e cotas afrodescendente : divida historica e intolerâncias. In: Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentável, 2015, LAGES/SC. Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentavel. Lages/SC: Papervest, 2015. v. 1. p. 17-18.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Universidade e cotas afrodescendente : divida historica e intolerâncias. In: Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentável, 2015, LAGES/SC. Simposio Internacional de Desenvolvimento Sustentavel, 2015.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Amanhã há de ser outro dia: Estudo do Período de 1964 a 1979 e as formas de resistência que se produziram na música popular brasileira. In: II Encontro Estadual de História, 1990, Florianópolis/SC. Anais do II Encontro Estadual de História. Florianópolis/SC: Imprensa Universitária/UFSC, 1990. v. um. p. 91-94.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Intelligentsia Multicultural, sustentabilidade e direitos das minorias. SYNTHESE , 2023.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Curso Magistério: História e Desafios. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense , 2022.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . O Ensino de Historia, formação docente e a mercadoria. Synthesis (Lages) , 2016.
-
BRINHOSA, Mário Cesar ; BRINHOSA, H. S. . Politicas de Metas para inflação. Synthesis (Lages) , 2016.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Projeto Diversitas e a Educação Basica: ciência e conhecimento na perspectiva do devir. Synthesis (Lages) , 2016.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Ensino Médio: profissionalização, mercado e sustentabilidade. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Russia: Guerra fria, desmonte da URSS e Sustentabilidade no século XXI. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Intelligentsia Multicultural, sustentabilidade e direitos das minorias. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Intelligentsia Multicultural, sustentabilidade e direitos das minorias. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Publica versus Privado e sustentabilidade inclusiva. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . O desmonte do Estado: a quem interessa?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Historia de SC: Povoamento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Historia de SC: Economia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Historia de Santa Catarina: Politica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Historia de Santa Catarina: Povos imigrantes e autoctones. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Historia de Santa Catarina: Cultura. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Neofacismo e entreguismo com quebra de direitos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Financiamento e Gestão de politicas publicas na educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Controle social do financiamento e gestão na educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Planos Decenais e a gestão democratica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Planos Decenais e a gestão democratica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Gestão democratica e a apropriação de conhecimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . O golpe de 2016 e a crise forjada no Brasil frente as nações co-irmãs. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Diversidade, sentidos e praticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Multiculturalismo: a cor da pele. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Indisciplinaridade: conceitos e praxis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Multiculturalismoi: na cor da pele. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Diversidade: sentidos e práticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Linguagens: uma questão de poder e cultura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Brasil: Ditadura e materialidades historiograficas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Brasil: Ditadura e materialidades historiograficas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Linguagem: uma questão de Poder e Cultura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Sambas de enredo e africanidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . De coadjuvante a protagonista da Historia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Conhecimento e inclusão social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Um Dia Depois: 2016 e sua correlação com 1964. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Npva Geopolitica: Brasil e o BRICS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Brasil: Historia e atualidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . A inserção das mulheres na política. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . De coadjuvante a autoria; uma experiência de ensino materializada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . A Juridicização da Economia e a Sustentabilidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Brasil Real versus Brasil Midiático: ameaça a sutentabilidade social.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Universidade e cotas afrodescendente : divida historica e intolerâncias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Hstoria: como produzir conhecimento na Educação Basica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . BRASIL: DE COLONIA A POTENCIA NO MERCOSUL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . HISTORIA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . RETRATO DO BRASIL: CONTEXTO SOCIOECONOMICO E EDUCAÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . DIREITO E JUSTIÇA SOCIAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . CONHECIMENTO E TECNOLOGIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Farmaceutico: sua função social e publica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Projeto Catarinense de Desenvolvimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Africa: O berço da Humanidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Furlan. Aline ; Escher, Alisson A. ; Santos, Douglas j. ; Fagherazzi, Heloisa P. ; DEON, J. A. ; FAVARIN, J. ; VARGAS, M. G. ; BRINHOSA, Mário Cesar ; SANTOS, M. M. ; NEIS, N. A. A. ; RIBEIRO, V. B. . America Latina em Debates: Revoluções e Movimentos Socais. Florianopolis/SC, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
BRINHOSA, Mário Cesar . ISTVÀN MÉSZAROS: Para além do capital. Florianópolis/Santa Catarina: Editora Insular, 2013 (Resenha).
-
BRINHOSA, Mário Cesar . Caderno Pedagogico de Historia, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
BRINHOSA, Mário Cesar . Sustentabilidade: novas tecnologias e o trabalho morto. 2023.
BRINHOSA, Mário Cesar . Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. 2022.
BRINHOSA, Mário Cesar . Projeto de Mestrado Interdisciplinar: Humanidades, Politicas Publicas e Direitos. 2016.
BRINHOSA, Mário Cesar . Projeto Politico Pedagogico da EBM Albertina K. Maciel/ São Jose/SC. 2008.
BRINHOSA, Mário Cesar . Projeto Politico Pedagogico da EBM Vilson Kleinubing/ São Jose/SC. 2007.
BRINHOSA, Mário Cesar . Projeto Politico Pedagogico da EBM Vila Formosa/ São Jose/SC. 2006.
BRINHOSA, Mário Cesar . Projeto Politico Pedagogico da EBM Docilicio Vieira da Luz/ São Jose/SC. 2005.
BRINHOSA, Mário Cesar . Projeto Politico Pedagogico da EDM Caieira da Barra do Sul/PMFlorianópolis. 2004.
BRINHOSA, Mário Cesar . Projeto Politico Pedagogico da EBM Vitor Miguel de Souza/PMFlorianópolis. 2003.
BRINHOSA, Mário Cesar . Projeto Politico Pedagogico da EBM Ponta do Morro/PMFlorianópolis. 2002.
BRINHOSA, Mário Cesar . Contestado: uma questão de capital e trabalho. 2018.
BRINHOSA, Mário Cesar . Russia: O Urso vive após Guerra Fria e a liderança do BRICS. 2017.
BRINHOSA, Mário Cesar . Proposta Curricular de SC: processo e desafios. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BRINHOSA, Mário Cesar . Publico versus privado e sustentabilidade inclusiva. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRINHOSA, Mário Cesar . Publico versus privado e sustentabilidade inclusiva. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRINHOSA, Mário Cesar . Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Proposta Curricular).
BRINHOSA, Mário Cesar . Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Proposta Curricular).
BRINHOSA, M. C. ; BRINHOSA, Mário Cesar . Publico versus privado e sustentabilidade inclusiva. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRINHOSA, Mário Cesar . Publico versus privado e sustentabilidade inclusiva. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRINHOSA, Mário Cesar . Educação frente ao neofacismo. 2020. .
BRINHOSA, Mário Cesar . Russia e a liderança no BRICS. 2020. (Relatório de pesquisa).
BRINHOSA, Mário Cesar . O trem como grafito da exploração e da violencia.. 2020. (Relatório de pesquisa).
BRINHOSA, Mário Cesar . Espaço público, sustentabilidade e segurança pública. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . Financiamento e Gestão na Educação. 2018. .
BRINHOSA, Mário Cesar . Interdisciplinaridade: conceitos e praxis. 2017. .
BRINHOSA, Mário Cesar . Multiculturalismo: na cor da pele. 2017. .
BRINHOSA, Mário Cesar . Historia e Interdisciplinaridade. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . A Lei da Responsabilidade Fiscal: Historia e projeto de sociedade. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar ; IOKOI, Z. M. G. . Humanidades, Politicas Publicas e Direitos. 2016. (Projeto de Curso de Mestrado).
BRINHOSA, Mário Cesar . A Historia e Organização do Ensino Superior no Brasil. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . As estruturas curriculares e a ação inter e transdisciplinar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . Planejamento e Gestão Escolar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO MEDIO. 2013. .
BRINHOSA, Mário Cesar . EDUCAÇ?AO BASICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2013. .
BRINHOSA, Mário Cesar . GESTÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . Legislação e Gestão Escolar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . GESTÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . Gestão, espaço e segurança pública. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . GESTÃO DE PESSOAS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . Planejamento e Gestão Escolar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . GESTÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . ESPAÇO PUBLICO E SEGURANÇA PUBLICA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . Planejamento e Gestão Escolar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . Planejamento e Gestão Escolar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . Estudos sobre o Materialismo Historico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . Globalização, Educação e Politicas Publicas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BRINHOSA, Mário Cesar . África: estudos introdutórios. 2005. .
BRINHOSA, Mário Cesar ; Museu de Antropologia da UFSC . Franklin Cascaes: vida e obra. 2020. Gravura.
BRINHOSA, Mário Cesar . O Tempo Oculto. 2019. Gravura.
Antonio Goper ; BRINHOSA, Mário Cesar . Tempo Oculta. 2019. Gravura.
BRINHOSA, Mário Cesar . I Histogeoarte. 2019. Outra.
BRINHOSA, Mário Cesar ; Museu Victor Meirelles . Victor Meirelles: vida e obra. 2019. Pintura.
BRINHOSA, Mário Cesar . Em Nome da Segurança Nacional. 2016. Filme.
BRINHOSA, Mário Cesar . Um Mapa da Ideologia. 2018 (Resenha).
BRINHOSA, Mário Cesar . Um dia depois: 2016 e sua correlação com 1964. 2016 (Exposição de artes plásticas).
BRINHOSA, Mário Cesar . Em Nome da Segurança Nacional. 2016 (Exposição de artes plásticas).
BRINHOSA, Mário Cesar . Proposta Curricular da Rede Municipal de São José/SC. 2000 (Consultor) .
BRINHOSA, Mário Cesar . Reorganização Curricular do Município de Florianóplis.. 2000 (Consultor) .
BRINHOSA, Mário Cesar . O ensino de história e geografia e ciências sociais na Educação Infantil. 1998 (Consultoria) .
BRINHOSA, Mário Cesar . Proposta Curricular para a Educação Básica de Santa Catarina. 1991 (Política Pública) .
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Russia: O Urso vive após Guerra Fria e a liderança do BRICS, Descrição: Fazer levantamento de dados e documental acerca da sobrevida do Urso após queda da guerra fria até a liderança politica no BRICS. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário Cesar Brinhosa - Coordenador / Dimitri Olegovich Bobrovnikov - Integrante.
-
2017 - Atual
Russia: O Urso vive após Guerra Fria e a liderança do BRICS, Descrição: Coleta de dados e documentação acerca da sobrevida do Urso após o fim da guerra fria e a liderança no BRICS. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário Cesar Brinhosa - Coordenador / Dimitri Olegovich Bobrovnikov - Integrante.
-
2015 - Atual
Contestado: uma questão de capital e trabalho, Descrição: Levantamento de dados e estudo documental acerca da Guerra do Contestado no Meio Oeste Catarinense. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário Cesar Brinhosa - Coordenador.
-
2014 - 2017
Formação na área de alimentação e cultura Alimentar, Descrição: Produzir um banco de dados sobre as instituições de formação de profissionais na área de alimentos, niveis de graduação e sua geopolítica no Brasil. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mário Cesar Brinhosa - Coordenador.
-
2014 - Atual
O Contestado: o trem como grafito da violência e da mercadoria, Descrição: O projeto tem por objetivo revisitar o que já foi pesquisado com o proposito de buscar as razões pelas quais a historiografia negligenciou ou não, o imperialismo do final do século XIX e começo do XX como fator fundante da questão do Contestado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário Cesar Brinhosa - Coordenador / Dimitri Olegovich Bobrovnikov - Integrante / João Alexandre Hugen - Integrante / Diogo Jose Leal - Integrante / Dayana Agostinho Berkenbrock - Integrante / Heitor da Silva Brinhosa - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2025
Centro universitário UnifacvestVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 40
1991 - 2014
Universidade Alto Vake do Rio do PeixeVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Atividades
-
09/2010
Ensino, Licenciatura em Historia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Historia do Brasil, Historia Contemporanea, Teoria e filosofia da pesquisa historica, Historia de Santa Catarina
2014 - Atual
Grupo de Pesquisa Nutrição, Saúde, Educação e CulturaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
2008 - Atual
Grupo de Pesquisa Colóquios de HistóriaVínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador
2003 - 2008
Universidade da Região de JoinvilleVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
02/2003
Ensino, Gestão Ambiental: educação e sociedade, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Globalização, Ambiente e Sustentabilidade: concepção crítica
2004 - 2007
Associação Catarinense de EnsinoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
02/2003 - 04/2005
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Globalização, Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente
2002 - 2007
Centro de Educação SuperiorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
08/2002
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Historia de Santa Catarina I e II, Historiografia Geral e do Braisil, Brail República, História Moderna.
-
04/2004 - 08/2006
Ensino, História um tema contemporâneo: A intolerância na, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Movimentos Sociais: Século XX - (rural e urbano)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mário Cesar Brinhosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?