MICHELLY FERREIRA MONTEIRO ELIAS
Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília - UnB e do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB). Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus de Franca. Mestrado em Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Doutorado em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Realização de estudos e pesquisas sobre trabalho, lutas sociais, movimentos sociais e formação social brasileira. Docência na área de trabalho e sociabilidade, política social, movimentos sociais e fundamentos do Serviço Social. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social (TRASSO) - PPGPS/UnB.
Informações coletadas do Lattes em 08/01/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Serviço Social
2014 - 2018
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: LUTAS DE CLASSES NO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 1950 e 1980: aspectos históricos e expressões do debate sobre o significado político do novo sindicalismo
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Braz Moraes dos Reis
, Ano de obtenção: 2018.
Mestrado em Políticas Públicas
2006 - 2008
Universidade Federal do Maranhão
Título: A cooperação agrícola na organização política do MST: um estudo sobre as experiências desenvolvidas no Maranhão
, Ano de Obtenção: 2008.Profa. Dra. Josefa Batista Lopes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cooperação agrícola - Lutas sociais - MST; organização política - assentamentos.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Graduação em Serviço Social
1999 - 2002
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A história do acampamento Sepé-Tiaraju: na busca pela consciência da coletividade
Orientador: Prof. Dr. Ubaldo Silveira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2022 - 2023
Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Organização de eventos
ELIAS, Michelly F. M. . Membro da Comissão Organizadora da Semana Acadêmica de Serviço Social - UFVJM. 2014. (Outro).
ELIAS, Michelly F. M. ; Núcleo de Extensão e Pesquisa e Agrário e Movimentos Sociais . I Simpósio Interdisciplinar Questão Agrária e América Latina.. 2011. (Outro).
Participação em eventos
XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - ENPESS.Lutas sociais e movimentos populares no contexto atual da realidade brasileira. 2014. (Encontro).
1 Encontro Internacional de Política Social e 8 Encontro Nacional de Política Social..Luta de classes e movimentos populares no contexto da década de 1990 no Brasil.. 2013. (Encontro).
7 Encontro Nacional de Política Social.A questão agrária e os movimentos sociais populares no Vale do Mucuri. 2012. (Encontro).
I Seminário de Crítica da Economia Política: questões contemporâneas.. 2012. (Seminário).
Minicurso: E.P Thompson: historiados do trabalho e das lutas sociais.. 2012. (Outra).
XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Servili Social.Os movimentos populares como expressão da luta de classes na atualidade.. 2012. (Encontro).
I Seminário Dependência e Imperialismo no Brasil.. 2011. (Seminário).
Minicurso Gyorgy Lukács, de la tragedia a la ontologia: controversias marxistas.. 2011. (Outra).
Semana Acadêmica de Serviço Social - UNIPAC - Teófilo Otoni -MG.Os movimentos sociais e o Governo Lula.. 2011. (Outra).
Seminário Agroecologia e Reforma Agrária: para além da conquista da terra..A política de reforma agrária no atual contexto brasileiro.. 2011. (Seminário).
Seminário de Expansão da UFVJM em Unaí - MG.Perspectivas das políticas sociais para a agricultura familiar. 2011. (Seminário).
Debate: A questão agrária no contexto da crise da mundialização do capital.A questão agrária no contexto da crise da mundialização do capital. 2010. (Encontro).
Oficina Regional da ABEPSS Leste. 2010. (Oficina).
Universidade de Portas Abertas.O Curso de Serviço Social na UFVJM. 2010. (Outra).
XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. 2008. (Congresso).
5 Colóquio Marx e Engels. 2007. (Seminário).
Curso de Capacitação dos Profissionais das áreas de reforma agrária no estado do MA.. 2007. (Seminário).
III Jornada Internacional de Políticas Públicas. 2007. (Seminário).
Curso de capacitação de profissionais das áreas de reforma agrária do estado do MA.. 2006. (Seminário).
Curso de capacitação para profiionais das áreas de reforma agrária do estado do MA.. 2005. (Seminário).
II Jornada Internacional de Políticas Públicas. 2005. (Seminário).
Oficina de Capacitação de profissionais para elaboração de Planos de Desenvolvimento de Assentamentos. 2005. (Oficina).
Fórum Regional de Políticas Sociais. 2003. (Simpósio).
Categorias de Análise em Pesquisa Qualitativa: elementos para elaboração.. 2002. (Oficina).
A questão agrária, os movimentos sociais e a mídia no Brasil. 2001. (Seminário).
Participação em bancas
GOMES JUNIOR, N. N.;ELIAS, Michelly F. M.; YANNOULAS, S. C.. Educação e trabalho: reflexões sobre permanência e gênero na educação de jovens e adultos do campus de Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Política Social) - Universidade de Brasília.
GOMES JUNIOR, N. N.;ELIAS, Michelly F. M.; SANT'ANA, Raquel Santos; SILVA, Raimundo Pires.. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A ACUMULAÇÃO DO CAPITAL: OS PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA E SEU PAPEL NA ECONOMIA DEPENDENTE BRASILEIRA. 2021. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade de Brasília.
SOUSA JUNIOR, J. G.; RAMPIN, T. T. D.; COSTA, A. B.;ELIAS, Michelly F. M.. Mulheres, movimentos sociais e direito: feminismo popular eo direito achado na rua. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Direito, Estado e Constituição) - Universidade de Brasília.
ELIAS, Michelly F. M.; ROSSO, S. D.; SEABRA, R. L.; NEVES, F. M.. Dívida social do Estado para com os atingidos por barragens: reconhecimento e reparação. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.
ELIAS, Michelly F. M.; CARVALHO, M. A. B.; SILVA, R. S.. As tendências da Universidade Pública e a condição do trabalho docente: estudo dos assistentes sociais docentes no Curso de Serviço Social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri.
ELIAS, Michelly F. M.; OLIVEIRA, Ana Cristina Oliveira de.; SILVA, V. J.. "O que a gente faz com o que o povo do Vale faz"?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri.
LEITE., A. P. M.;ELIAS, Michelly F. M.; COSTA., C.. A dimensão investigativa e o trabalho do Assistente Social: uma análise dos CRAS de Teófilo Otoni. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri.
COSTA, V. C.; COSTA., C.;ELIAS, Michelly F. M.. Questão Agrária e Serviço Social: um enfoque sobre o processo de constituição do trabalhador rural "bóia-fria" e suas condições de trabalho e vida na região de Malacacheta - MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri.
ELIAS, Michelly F. M.; FERRI., M. F.; BARROS., S. C. T.. .As condições de trabalho dos comerciários do Município de Ladainha - MG.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universdiade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri.
ELIAS, Michelly F. M.; OLIVEIRA., A. C. O.; LEITE., A. P. M.. .A política de combate à pobreza no Brasil e o Banco Mundial: um olhar do XIII CBAs de 2010.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universdiade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri.
BRAZ, Raquel Leite.; CARVALHO, Marivaldo Aparecido de.;ELIAS, Michelly F. M.. Questão indígena e Serviço Social: a problemática indígena e o projeto ético-político do Serviço Social.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ELIAS, Michelly F. M.; KELMER, Andrea.; BARROS, Simone da Cunha Tourino.. A precarização do sistema de saúde e seus impactos na classe trabalhadora: a problemática dos trabalhadores da saúde terciária no município de Teófilo Otoni.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ELIAS, Michelly F. M.; FREIRE, José Carlos.; BRAZ, Raquel Leite.. Questão agrária, trabalho e gênero: coletivo de mulheres do acampamento "Mãe Esperança".. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ELIAS, Michelly F. M.; COSTA., C.; OLIVEIRA, Ana Crisitina Oliveira de.. Os rumos da política de assistência social a partir da década de 1990 e a implantação do Programa Bolsa Família no meio rural no município de Jenipapo de Minas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universdiade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri.
ELIAS, Michelly F. M.. A redução da maioridade penal como alternativa à situação de violência vivenciada pelos adolescentes infratores: será esta a solução?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão.
ELIAS, Michelly F. M.. Mulheres no Ensino Superior: visões femininas acerca da discriminação racial e de gênero na Universidade Federal do Maranhão.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão.
ELIAS, Michelly F. M.. A precarização das relações de trabalho das mulheres do Projeto "Mais" na Liberdade.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão.
ELIAS, Michelly F. M.. Mulheres de fibra: o arza biojóia na construção de novas alternativas de geração de trabalho e renda.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão.
ELIAS, Michelly F. M.. As relações sociais de gênero e a luta pela terra do Quebra Pote.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão.
ELIAS, Michelly F. M.. Os desafios da participação popular na política de reforma agrária da gestão de Roseana Sarney.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão.
ELIAS, Michelly F. M.. A relação MST-PT na luta pela reforma agrária: um estudo sobre a autonomia do movimento frente ao partido.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão.
ELIAS, Michelly F. M.. Relação MST e Estado do governo FHC ao governo Lula.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão.
ELIAS, Michelly F. M.. O processo de reintegração do setenciado no contexto da casa de detenção de Pedrinhas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão.
ELIAS, Michelly F. M.. As relações sociais de gênero e a questão do trabalho: a situação das mulhjeres quebradeiras d ecoco no assentamento Olho D`água dos Guaribas no Município de Itapecuru Mirim. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão.
ELIAS, Michelly F. M.. A ação interventiva do assistente social no serviço de necnatologia do hospital universitário materno infantil: limites, desafios e perspectivas.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão.
ELIAS, Michelly F. M.. Mulheres de fibra: a luta das quebradeiras de coco babaçu de lLago do Junco pela implementação da Lei Babaçu Livre.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão.
ELIAS, Michelly F. M.. A ação interventiva do Assistente Social no Serviço de Neonatologia do Hospital Universitário Materno Infantil: limites, desafios e perspectivas.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão.
ELIAS, Michelly F. M.. Parecerista do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. 2018. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa de Serviço Social.
ELIAS, Michelly F. M.; ALBUQUERQUE, M. S. L.; PEREIRA, L. B.. Seleção pública simplificada para Professor Substituto. 2016. Universidade de Brasília.
ELIAS, Michelly F. M.. Parecerista do V Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. 2016. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa de Serviço Social.
ELIAS, Michelly F. M.. Parecerista do XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. 2014. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa de Serviço Social.
ELIAS, Michelly F. M.. Comitê científico de avaliação do GT "Lutas Camponesas e indígenas na América Latina" - V Simpósio Internacional Lutas Sociais na América Latina.. 2013. Universidade Estadual de Londrina.
ELIAS, Michelly F. M.. Avaliadora dos Projetos do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX. 2012. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri.
ELIAS, Michelly F. M.; ANDRADE, Ciro.; OLIVEIRA, Ana Crisitina Oliveira de.. Processo seletivo simplificado para professor substituto. 2011.
FREIRE, José Carlos.; OLIVEIRA, Ana Cristina Oliveira de.; EVANGELISTA, Diogo Prado.; BARROS, Simone da Cunha Tourino.; MACEDO, Rogério Fernandes.;ELIAS, Michelly F. M.. Avaliação de trabalhos científicos no I Simpósio Interdisicplinar Questão Agrária e América Latina. 2011. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
ELIAS, Michelly F. M.; ANDRADE, Ciro.; OLIVEIRA, Ana Crisitina Oliveira de.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto. 2010. Universdiade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri.
Orientou
Lutas sociais em Angola no contexto do neoliberalismo; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Questão ambiental como expressão da questão social na atualidade brasileira; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília; (Orientador);
A luta por saúde pública no seio da classe trabalhadora: uma análise a partir da OSM-SP nas décdas de 1970 e 1980; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Política Social) - Universidade de Brasília,; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
As noções sobre feminismo das estudantes do ensino médio das escolas públicas do DF; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
O avanço neoconservador e a militarização das escolas públicas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
As mudanças socio culturais ocasionadas pela gestão compartilhada com a PMDF no Ced 308 Recanto das Emas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
Mujeres que paren nuevos mundos: partiicpação feminina nos governos autônomos do EZLN; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
A produção teórico-científica do Serviço Social sobre a questão agrária brasileira; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
Contribuições da tradição marxista ao debate do racismo estrutural na formação social brasileira; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
Serviço Social e organizações militares: a atuação do (a) assistente social no hospital naval de Brasília; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
O atendimento especializado da UPA de São Sebastiaão para muheres vítimas de violência no DF; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
A assistência social no Brasil e as condicionalidades do Programa Bolsa Família; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
A relação entre soberania alimentar e reforma agrária na atualidade brasileira; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
A perspectiva de gênero com enfoque na trabalhadora rural do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
As condições de subalternidade enfrentada pelas mulheres no mundo o trabalho e a feminização do Serviço Social brasileiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
Familismo e proteção social no Brasil: reflexões acerca do PNAS e do SUAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
Reestruturação produtiva e os rebatimentos na formação profissional do Assistente Social na atualidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
Desafios, atribuições e competências do exercício profissional na política de saúde hoje; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
A juventude e sua contribuição nos movimentos ?diretas já? na década de 1980 e o atual movimento pela Constituinte; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
; O papel do movimento estudantil da UFVJM - Campus Mucuri no processo da luta de classes; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universdiade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
HOMOSSEXUALIDADE E O MOVIMENTO LGBT NO BRASIL DA DÉCADA DE 1970 AOS DIAS ATUAIS: lutas e desafios; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
Violência rural: massacre de Felisburgo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
?Eu quero uma casa no campo?: uma análise do Programa Nacional de Habitação Rural; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
; ?A política Nacional de Alimentação Escolar enquanto mecanismo de fomento a agricultura familiar e desenvolvimento sustentável; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universdiade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
A questão agrária no Vale do Jequitinhonha e os desafios da organização dos trabalhadores rurais nas décadas de 1970 a 1980; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universdiade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
NEOLIBERALISMO E LUTAS SOCIAIS: um olhar sobre os desafios do Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
Educação popular: um estudo sobre a proposta político-pedagógica do MST; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
Movimento Estudantil em Serviço Social: uma análise de conjuntura, limites e possibilidades; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universdiade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
Possibilidades de assessoria do Serviço Social na Comissão Pastoral da Terra; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universdiade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
Questão agrária, trabalho e gênero: coletivo de mulheres do acampamento "Mãe Esperança"; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
A precarização do sistema de saúde e seus impactos na classe trabalhadora: a problemática dos trabalhadores da saúde terciária no município de Teófilo Otoni; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
Mulheres lésbicas lutando contra a violência: a experiência do grupo lésbico do estado do Maranhão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
Violência psicológica contra a mulher na relação conjugal: a incid~encia de casos de mulheres atendidas na casa-abrigo de São Luis; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
A violência sexual e o atendimento às mulheres vitimizadas na maternidade Marly Sarney; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
questão étnico-racial e ações afirmativas: uma reflexão sobre o sistema de cotas na UFMA frente ao processo da desigualdade social; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
Violência doméstica conjugal contra as mulheres: uma análise da violência simbólica vivenciada pelas mulheres atendidas no Hospital da Mulher em São Luis - MA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
As relações sociais de gênero e a luta pela terra do Quebra Pote; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
A problemática da participação dos programas governamentais: a experiência do Projeto Combi Dengue em São Luis/MA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Michelly Ferreira Monteiro Elias;
Produções bibliográficas
-
ELIAS, Michelly F. M. . Movimentos populares, políticas públicas e direitos de cidadania no Brasil. TEMPORALIS , v. 44, p. 319-334, 2022.
-
ELIAS, Michelly F. M. ; ALVES, Maria Elaene Rodrigues . Desafios da formação profissional em Serviço Social no contexto brasileiro da pandemia da covid-19. SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE , p. 71-90, 2022.
-
ELIAS, MICHELLY FERREIRA MONTEIRO . Expressões da desigualdade social no Distrito Federal entre 2018 e 2020: O acirramento da -questão social- durante a pandemia da COVID-19. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e28310514976-11, 2021.
-
PEREIRA, E. M. ; ELIAS, Michelly F. M. . Direitos, lutas sociais e 'questão democrática' no Brasil contemporâneo. SER Social (Online) , v. 18, p. 30-47, 2016.
-
ELIAS, Michelly F. M. . Os movimentos populares no Brasil: elementos sócio-históricos e desafios atuais. História e Cultura , v. 3, p. 225-247, 2014.
-
ELIAS, Michelly F. M. ; RODRIGUES, Laurinethe. . Breve reflexão sobre um debate teórico: os "Novos Movimeontos Sociais". Debates Sociais , v. 67-68, p. 197-208, 2007.
-
ELIAS, Michelly F. M. . LUTAS DE CLASSES E O SIGNIFICADO POLÍTICO DO NOVO SINDICALISMO. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2021. v. 1. 286p .
-
ELIAS, Michelly F. M. ; FIRMINO, M. L. ; LIARTE, B. S. . MOVIMENTOS POPULARES E OS DIREITOS DE CIDADANIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. In: Jader Luís da Silveira. (Org.). Demandas e desafios nas políticas públicas e sociais. 1ed.Formiga - MG: MultiAtual, 2022, v. 6, p. 201-213.
-
ELIAS, Michelly F. M. . Lutas da classe trabalhadora na consolidação da ordem monopólica no Brasil. In: Ângela Vieira Nves; Reginaldo Ghiraldelli. (Org.). Trabalho, democracia e participação no Brasil. 1ed.Brasília: Editora UnB, 2022, v. , p. 85-110.
-
ELIAS, Michelly F. M. . Classe trabalhadora, novo sindicalismo e autoemancipação. In: Reginaldo Ghiraldelli. (Org.). Trabalho, direitos e desigualdades na realidade brasileira. 1ed.Brasília: Editora UnB, 2020, v. , p. 61-86.
-
ELIAS, Michelly F. M. . Lutas sociais e movimentos populares no contexto atual da realidade brasileira. In: Alexandre Pilati; Eloisa Pilati. (Org.). Línguas, culturas e literaturas em diálogo: identidades silenciadas. 1ed.Campinas -SP: Pontes Editores, 2019, v. 1, p. 89-112.
-
ELIAS, Michelly F. M. . Formação social e serviço social ? a realidade brasileira em debate. In: Evelyne Medeiros; Leonardo Nogueira; Lucas Bezerra. (Org.). Lutas sociais e revolução brasileira. 1ed.São Paulo: Outras expressões, 2019, v. 1, p. 61-82.
-
ELIAS, Michelly F. M. . Movimentos sociais e políticas públicas no Brasil: reflexões à luz das Diretrizes Curriculares de 1996.. In: 9 Encontro Internacional de Política Social e 16 Encontro Nacional de Política Social, 2023, Vitória - ES. A política social na crise sanitária revelando outras crises, 2023. v. 1. p. 1-15.
-
ELIAS, Michelly F. M. ; FIRMINO, M. L. ; LIARTE, B. S. . Movimentos populares e os direitos de cidadania no Brasil contemporâneo. In: X Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2021, Ambiente virtual. Trabalho alienado, destruição da natureza e crise de hegemonia: consciência de classe e lutas sociais na superação da barbárie, 2021.
-
ELIAS, Michelly F. M. . Os movimentos populares no Brasil desde os anos de 1980 e alguns dos seus desafios nos anos 2000. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisadoras/res em Serviço Social, 2018, Vitória. XVI Encontro Nacional de Pesquisadoras/res em Serviço Social, 2018.
-
ELIAS, Michelly F. M. . Lutas sociais e desafios dos movimentos populares na realidade brasileira. In: VI Seminário Internacional de Política Social: que política social para qual emancipação?, 2017, Brasília - DF. VI Seminário Internacional de Política Social: que política social para qual emancipação?, 2017.
-
ELIAS, Michelly F. M. . Desafios da construção da cidadania na realidade brasileira. In: XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2016, Ribeirão Preto - SP. Formação e trabalho profissional: reafirmando as diretrizes curriculares da ABEPSS, 2016.
-
ELIAS, Michelly F. M. . Desafios e contradições da construção da cidadania na realidade brasileira. In: XXI Seminário Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social, 2015, Mazatlán - México. XXI Seminário Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social, 2015.
-
ELIAS, Michelly F. M. . Lutas sociais e movimentos populares no contexto atual da realidade brasileira. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - ENPESS, 2014, Natal - RN. XIV ENPESS - Lutas sociais e Produção do Conhecimento: desafios para o Serviço Social no contexto de crise do capital, 2014.
-
ELIAS, Michelly F. M. . Luta de Classes e Movimentos Populares no contexto da década de 1990 no Brasil. In: 1 Encontro Internacional de Política Social e 8 Encontro Nacional de Política Social., 2013, Vitória - ES. As transformações do Estado no mundo hoje: Anais do 8 Encontro Nacional de Política Social., 2013.
-
ELIAS, Michelly F. M. . A atualidade da questão agrária e das lutas sociais do campo no Vale do Mucuri - MG. In: V Simpósio Internacional Lutas Sociais na América Latina, 2013, Londrina - PR. Revoluções nas Américas: passado, presente e futuro., 2013.
-
ELIAS, Michelly F. M. . A questão agrária e os movimentos sociais populares no Vale do Mucuri. In: 7 Encontro Nacional de Política Social, 2012, Vitória. Trabalho e Lutas Sociais no mundo hoje, 2012.
-
ELIAS, Michelly F. M. ; MAIA, V. M. . Os movimentos populares como expressão da luta de classes na atualidade. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2012, Juiz de Fora -MG. Serviço Soical, acumulação capitalista e lutas sociais: o desenvolvimento em questão., 2012.
-
ELIAS, Michelly F. M. . Movimento Social e Questão Social no Capitalismo Contemporâneo Brasileiro. In: Colóquio Nacional Marx e o Marxismo 2011, 2011, Niterói. Colóquio Nacional Marx e o Marxismo 2011, 2011.
-
ELIAS, Michelly F. M. . A COOPERAÇÃO AGRÍCOLA NA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO MST: um estudo sobre as experiências desenvolvidas no Maranhão. In: IV Simpósio Lutas Sociais na América Latina: Imperialismo, militarismo e nacionalismo no séc. XXI, 2010, Londrina. IV Simpósio Lutas Sociais na América Latina: Imperialismo, militarismo e nacionalismo no séc. XXI. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010.
-
AZAR ; ELIAS, Michelly F. M. . A organização política do MST e sua atuação no Maranhão. In: XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2008, São Luis. XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. São Luis-MA: Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, 2008.
-
ELIAS, Michelly F. M. . Breve reflexão sobre o MST e a política de reforma agrária no Brasil. In: III Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2007, São Luis. III Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2007.
-
ELIAS, Michelly F. M. . A relação da cooperação com a construção da identidade social dos assentados. In: II Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2005, São Luis. II Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2005.
-
ELIAS, Michelly F. M. . Os sem terra na região de Ribeirão Preto. In: X Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto, 2002, Ouro Preto. X Seminário de Iniciação Científica da Universdiade Federal de Ouro Preto, 2002.
-
ELIAS, Michelly F. M. . A luta por terra no acampamento dos sem-terra. In: IX Seminário de Iniciação Científica da Universidade Ferderal de Ouro Preto, 2001, Ouro Preto. Análise do Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto, 2001.
-
ELIAS, Michelly F. M. . A importância do debate sobre lutas de classes, movimentos sociais e direitos na formação profissional em Serviço Social. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. ; FIRMINO, M. L. ; LIARTE, B. S. . Movimentos populares e os direitos de cidadania no Brasil contemporâneo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. . Lutas sociais e movimentos populares no contexto atual da realidade brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. . Colóquio GTP Movimentos Sociais e Serviço Social no XVI Encontro Nacional de Pesquisadoras/es em Serviço Social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. . Lutas sociais e desafios dos movimentos populares na realidade brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. . Desafios da construção da cidadania na realidade brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. . Lutas sociais e movimentos populares no contexto atual da realidade brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. . Questões contemporâneas: crises e manifestações populares.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ELIAS, Michelly F. M. . Luta de Classes e Movimentos Populares no contexto da década de 1990 no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. ; MAIA., V. M. . Os movimentos populares como expressão da luta de classes.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. . A mulher e a Revolução Russa.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ELIAS, Michelly F. M. . A extensão universitária e a sua interface com a formação profissional e com a comunidade externa.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ELIAS, Michelly F. M. . Os movimentos populares como expressão da luta de classes na atualidade.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. . Agroecologia e reforma agrária:para além da conquista da terra.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ELIAS, Michelly F. M. . Os Movimentos Sociais e o Governo Lula.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ELIAS, Michelly F. M. . Perspectiva de implantação das Políticas Sociais para Agricultura Familiar no Município de Unaí e Região.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ELIAS, Michelly F. M. . O papel da pesquisa e extensão no âmbito da relação Universidade e Sociedade.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ELIAS, Michelly F. M. . A COOPERAÇÃO AGRÍCOLA NA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO MST: um estudo sobre as experiências desenvolvidas no Maranhão.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. . O cenário político-econômico brasileiro: conjuntura e perspectivas.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ELIAS, Michelly F. M. . Os movimentos sociais no contexto atual da luta de classes.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ELIAS, Michelly F. M. ; RODRIGUES, Laurinethe. . Sobre a teoria dos novos movimentos sociais: reflexões acerca da falta de concretude de seu conteúdo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. ; AZAR . A organização política do MST e sua atuação no Maranhão.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. . Breve reflexão sobre o MST e a política de reforma agrária no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. . Elementos para um debate histórico e conceitual da cooperação no contexto das relações de produção capitalistas e a concepção do MST.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. . A relação da cooperação com a cosntrução da identidade social dos assentados. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. . Os sem terra na região de Ribeirão Preto. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. . A luta por terra no acampamento dos Sem Terra. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ELIAS, Michelly F. M. . Questão Social: particularidades no Brasil, de Josiane Soares Santos. Brasíllia: Revista Ser Social - Universidade de Brasília - UNB, 2014 (Resenha).
Outras produções
ELIAS, Michelly F. M. ; SILVA, Ernandes José da. ; BARBOSA, Gildásio Jardim. . Vídeo-depoimento: O sabor da sabedoria. 2011.
ELIAS, Michelly F. M. . Dilemas e desafios do trabalho na atualidade. 2014. .
ELIAS, Michelly F. M. . Movimentos sociais e formação política: desafios e possibilidades no contexto atual. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ELIAS, Michelly F. M. . A importância do estágio supervisionado em Serviço Social na formação profissional.. 2011. (Palestra).
ELIAS, Michelly F. M. . A importância da participação nos espaços de fomentação de cidadania.. 2011. (Palestra).
ELIAS, Michelly F. M. . Questão agrária e realidade regional: a atuação dos movimentos sociais do campo nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.. 2011. (Palestra).
ELIAS, Michelly F. M. . Movimentos populares e Serviço Social na contemporaneidade.. 2010. .
ELIAS, Michelly F. M. . O Serviço Social e o Idoso. 2009. .
ELIAS, Michelly F. M. . Trabalho e organização produtiva camponesa.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ELIAS, Michelly F. M. . Mini Curso sobre Educação Cooperativista. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2023
Movimentos populares, políticas públicas e os direitos de cidadania no Brasil entre 2003 e 2016, Descrição: Diante das especificidades da formação social brasileira em sua fase monopólica e considerando os movimentos populares enquanto expressões da dinâmica das lutas sociais e sujeitos de políticas públicas que atuam através da mobilização de suas bases sociais e da preposição de ações que atendam suas demandas e reivindicações, esse projeto enquanto tem como objetivo geral analisar a configuração dos principais movimentos populares que entre 2003 e 2016 atuaram enquanto sujeitos das políticas públicas no contexto da realidade brasileira. Para isso, a pesquisa possui enquanto objetivos específicos estabelecer uma amostragem que expresse a diversidade dos movimentos populares existentes nesse período; estudar sobre a forma de organização desses movimentos; identificar as suas principais formas de atuação enquanto sujeitos das políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Michelly Ferreira Monteiro Elias - Coordenador.
-
2020 - 2021
Expressões da desigualdade social no DF anterior e posterior à pandemia do COVID-19, Descrição: Esse projeto possui como objetivo geral pesquisar sobre os principais dados socioeconômicos do DF comparando o período anterior à pandemia do COVID-19 entre janeiro e março de 2020, com o período de duração da pandemia a partir de abril de 2020 até os dias atuais. Desta forma, visa por meio da análise de dados elencar os indicadores sociais que devem ser considerados para comparar as expressões da desigualdade social no DF anterior e posterior à pandemia do COVID 19; sistematizar e comparar os dados socioeconômicos do DF no período anterior e posterior à pandemia do COVID 19; refletir sobre os efeitos da pandemia do COVID-19 na realidade socioeconômica do DF.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michelly Ferreira Monteiro Elias - Coordenador.
-
2020 - 2021
Movimentos populares e direitos de cidadania no Brasil entre os anos de 1990 e 2016, Descrição: Considerando o importante papel que os movimentos populares tem na história luta pelos direitos de cidadania no Brasil e as diferentes conjunturas brasileiras estabelecidas durante a implantação do modelo neoliberal entre os anos de 1990 e 2002 nos Governos de Fernando Collor de Mello, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso e posteriormente durante os Governos de Lula e Dilma entre os anos de 2003 e 2016, que sem romperem com a hegemonia neoliberal, expandiram diversas políticas sociais que possibilitaram o acesso a direitos de cidadania a parte significativa da população brasileira; pretende-se com essa pesquisa conhecer as reivindicações dos principais movimentos populares nesses dois períodos e sua relação com a luta pelos direitos de cidadania. Nesta perspectiva essa pesquisa objetiva analisar quais foram as principais reivindicações e bandeiras de luta s dos movimentos populares no Brasil nos períodos de 1990 a 2002 e de 2003 a 2016. Associado a isso, a pesquisa visa identificar quais foram os movimentos populares que mais se destacaram na conjuntura brasileira em cada um desses dois períodos; mapear a que tipos de direitos de cidadania as reivindicações dos principais movimentos populares estavam relacionados; refletir sobre como os movimentos populares vem atuando como sujeitos de luta pela consolidação dos direitos de cidadania no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Michelly Ferreira Monteiro Elias - Coordenador / Beatriz Sousa Liarte - Integrante / Maíra Luciana Firmino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro. , Universidade de Brasília (UnB), Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 31076631
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2020
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais
-
01/2020 - 12/2020
Direção e administração, Campus Darcy Ribeiro.,Cargo ou função, Coordenação do curso de graduação em Serviço Social.
-
12/2018 - 08/2019
Direção e administração, Campus Darcy Ribeiro.,Cargo ou função, Coordenação do curso de graduação em Serviço Social.
-
03/2016 - 06/2019
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais
-
08/2016 - 12/2018
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Históricos e Teórico Metodológicos do Serviço Social 1
-
03/2016 - 06/2016
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisonado em Serviço Social II
2010 - 2016
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do MucuriVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente II, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
10/2012 - 12/2015
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Social e Serviço Social I
-
09/2012 - 12/2015
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Classes e Movimentos Sociais
-
06/2010 - 12/2015
Extensão universitária , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Núcleo de Extensão e Pesquisa Agrário e Movimentos Sociais - NEPAM/UFVJM..
-
04/2010 - 12/2015
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social.
-
04/2011 - 04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Serviço Social - FACSAE - UFVJM..
-
08/2011 - 09/2012
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Popular e Serviço Social
-
09/2010 - 09/2012
Direção e administração, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri.,Cargo ou função, Coordenadora de Estágio Supervisionado em Serviço Social..
-
04/2010 - 06/2011
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Social e Serviço Social III
2007 - 2009
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
2003 - 2009
Associação Estadual de Cooperação Agrícola do MaranhãoVínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 40
2009 - 2010
Universidade José do Rosário VellanoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2009 - 2009
Centro Universitário de FormigaVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Doscente, Carga horária: 6
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MICHELLY FERREIRA MONTEIRO ELIAS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?