Cleonice Adriana Schmitz dos Santos

Mestre em Ciências da Educação pela UDS - Univeridad de Desarrollo Sustentable (2018); Graduada em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (2006). Pós Graduada em Linguística e Literatura Infanto-Juvenil; Pós Graduada em Docência e Gestão do Ensino Superior; Psicopedagogia Clínica e Institucional; Gestão, Orientação Educacional e Supervisão Escolar; Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literaturas, no Ensino Fundamental II, no período de Setembro 2008 a Abril de 2010. Atuou como Formadora do PROINFO ? Introdução à Educação Digital ? 40h, de maio 2010 a junho de 2010. Atuou como Tutora do PROFUNCIONÁRIO no período de julho 2010 a Fevereiro de 2012. Atualmente, é professora Classe ?C?, vinculada a SEDUC/RO e desenvolve suas atividades na EMEIF 16 de Junho, em Colorado do Oeste, na função de Diretora. Foi nomeada por indicação política em 25/02/2011 e eleita de acordo com a implantação da Gestão Democrática em 15/09/2011, para o triênio 2012/14. Reeleita para o cargo de Diretora da EEEF 16 de Junho até 31/12/2017. Com a reorganização da escola, ou seja, municipalização em 02/01/2018, continua no cargo de Diretora da EMEIF 16 de Junho até a presente data. Possui publicação de alguns Artigos e a Dissertação de Mestrado apresentada em Assunção ? Paraguai, no dia 16 de janeiro de 2018, intitulada Gestão Escolar e qualidade do ensino: um estudo das concepções dos Gestores sobre as relações entre liderança e qualidade das práticas educativas na Rede Estadual de Colorado do Oeste/RO ? Brasil. Houve participação em inúmeros cursos de aperfeiçoamento profissional, entre os quais destacam-se: PROINFO INTEGRADO - Introdução à Educação Digital - 40 hs; Ensinando e Aprendendo com as TICs - 100 hs; Elaboração de Projetos - 40h; Formação Continuada em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, pela UFRJ (2017); Comunicação "Gestor Escolar e as Tecnologias na Alfabetização" no Grupo de Trabalho intitulado "GT 08. Educação à distância e tecnologias: olhares da/na Amazônia para o Brasil" no X SED ? Seminário de Educação: Desafios contemporâneos para a educação amazônica pela UNIR (2017); Portas Abertas para a Inclusão ? Educação Física ? EAD (40h); Busca Ativa Escolar na Prática (36h); A BNCC e a Gestão Escolar (30h); A BNCC e a Educação Infantil (30h); A BNCC no Ensino Fundamental (30h); Curso Bloco Fundamental em Autismo - Pandorga (100h); Iniciou a segunda graduação em Pedagogia no segundo semestre do 2020, pela FAEL ? Faculdade Educacional da Lapa ? Pólo de Colorado do Oeste.

Informações coletadas do Lattes em 16/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência da Educação

2016 - 2018

Univeridad de Desarrollo Sustentble
Título: Gestão Escolat e qualidade de ensino: Um estudo das concepções dos Gestores sobre as relações entre Liderança e qualidade das práticas educativas na Rede Estadual de Colorado do Oeste/Rondônia - Brasil, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Dr. Leopoldo Briones Salazar
Palavras-chave: Gestão Escolar; Liderança; qualidade.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em andamento em Especialização em Educação Digital

2021 - Atual

Universidade virtual do Estado de São Paulo

Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social

2015 - 2016

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Título: A importância da afetividade na Educação de Jovens e Adultos
Orientador: Esp. Maria Valdete da Silva Bolsoni

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

2012 - 2014

Faculdade da Amazônia de Vilhena
Título: Jogos Matemáticos: Aprender com prazeer nas Séries Iniciais
Orientador: Cleonice Batista de Jesus

Especialização em Gestão, Orientação Educacional e Supervisão Escola

2012 - 2014

Faculdade da Amazônia de Vilhena
Título: Família e Escola: As contribuições desta relação na Educação Infantil
Orientador: Cleonice Batista de Jesus

Especialização em Docência e Getão do Ensino Superior

2012 - 2013

Faculdade de Tecnologia Equipe DARWIN
Título: As ferramentas tecnológicas que envolvem o processo de ensino aprendizagem do educando x tutor na modalidade EAD
Orientador: Maildes Delgado Sampaio

Especialização em Linguistica e Literatura Infanto-Juvenil

2009 - 2010

Faculdade de Tecnologia Equipe DARWIN
Título: Aspectos Simbólicos em A casa da madrinha de Lygia Bojunga

Graduação em andamento em Pedagogia

2020 - Atual

Faculdade Educacional da Lapa

Graduação em LETRAS - Língua Portuguesa

2001 - 2006

Universidade Federal de Rondônia
Título: O Alçamento das vogais médias pretônicas no falar da cidade de Colorado do Oeste
Orientador: Marisa Fernandes

Formação complementar

2021 - 2021

Como Alcançar Objetivos Profissionais e Metas Financeiras. (Carga horária: 5h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2020 - 2021

Ningué para trás na reconexão escolar.. (Carga horária: 6h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2020 - 2021

Cuidando da saúde: conceitos e ações na Escola.. (Carga horária: 6h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2020 - 2021

Reorganizando a escola: nada será como antes.. (Carga horária: 6h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2020 - 2021

Protegendo a saúde mental e a vida. (Carga horária: 6h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2020 - 2020

e Formação continuada em práticas de alfabetização,. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

A BNCC na Educação Infantil. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

4ª Semana do Professor de AEE. (Carga horária: 40h). , Instituto ITARD - Capacitação Profissional, ITARD, Brasil.

2020 - 2020

A BNCC e a Gestão Escolar. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

Portas abertas para a inclusão - Educação Física - EAD. (Carga horária: 40h). , Instituto Rodrigo Mendes, IRM, Brasil.

2020 - 2020

Aplicações do Pensamento Computacional para os Anos Iniciais do Ensino Fun. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2020 - 2020

A BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

A BNCC e a Gestão Escolar. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

Busca Ativa Escolar na Prática. (Carga horária: 36h). , Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, Brasil.

2020 - 2020

COMER SAUDÁVEL, CRESCER SAUDÁVEL. (Carga horária: 8h). , Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, Brasil.

2020 - 2020

?Desenvolvimento Profissional Docente: Referenciais Teóricos? e ?Política d. (Carga horária: 3h). , Secretaria de Educação de Sobral, SEDUC (CE), Brasil.

2020 - 2020

?O Significado da Ciência para a Humanidade e para a Educação? e ?Avaliação. (Carga horária: 3h). , Secretaria da Educação de Sobral, SES, Brasil.

2020 - 2020

?Comunicação e aprendizagem em ambientes de aprendizagem? e ?Coprodução de. (Carga horária: 3h). , Secretaria da Educação de Sobral, SES, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação,. (Carga horária: 3h). , Secretaria da Educação de Sobral, SES, Brasil.

2020 - 2020

III Seminário de Educação Inclusiva. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de Sobral, PM/SOBRAL, Brasil.

2020 - 2020

Formação e Certificação Master em Inteligência Emocional. (Carga horária: 12h). , Mindset Academy, MA, Brasil.

2020 - 2020

Infancia e Leituras. (Carga horária: 20h). , Laboratório Emília, LE, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Formação de Professores do Projeto Escola Verde. (Carga horária: 2h). , Secretaria da Educação de Sobral, SES, Brasil.

2020 - 2020

Formação Pedagógica. (Carga horária: 40h). , Sistema Educação Família e Escola, SEFE, Brasil.

2020 - 2020

Aula 20 do Curso de Aperfeiçoamento em ?Tecnologias Digitais na Educação?. (Carga horária: 3h). , Secretaria da Educação de Sobral, SES, Brasil.

2020 - 2020

Aula 18 do Curso de Aperfeiçoamento em ?Tecnologias Digitais na Educação?. (Carga horária: 3h). , Secretaria da Educação de Sobral, SES, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação,. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Ceará, UFCE, Brasil.

2020 - 2020

Protocolo de retorno as aulas presenciais (4h). (Carga horária: 4h). , secretaria Municipal de Saúde Colorado do Oeste, SEMUSA, Brasil.

2020 - 2020

Portas Abertas para a Inclusão - Educação Física. (Carga horária: 40h). , Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, Brasil.

2020 - 2020

A BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

Práticas Pedagógicas para a Inclusão. (Carga horária: 20h). , Associação Mantenedora PANDORGA, PANDORGA, Brasil.

2020 - 2020

A BNCC na Educação Infantil. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

Bloco Fundamental - Autismo. (Carga horária: 100h). , Associação Mantenedora PANDORGA, PANDORGA, Brasil.

2020 - 2020

Mundo Sensorial do Autismo. (Carga horária: 20h). , Associação Mantenedora PANDORGA, PANDORGA, Brasil.

2020 - 2020

Autismo e Adequação Curricular. (Carga horária: 20h). , Associação Mantenedora PANDORGA, PANDORGA, Brasil.

2020 - 2020

?Comunicação e aprendizagem em ambientes de aprendizagem? e ?Coprodução de. (Carga horária: 3h). , Secretaria de Educação de Sobral, SEDUC (CE), Brasil.

2020 - 2020

Alfabetização de Crianças com Autismo. (Carga horária: 20h). , Associação Mantenedora PANDORGA, PANDORGA, Brasil.

2020 - 2020

Introdução ao Transtorno do Espectro do Autismo. (Carga horária: 20h). , Associação Mantenedora PANDORGA, PANDORGA, Brasil.

2020 - 2020

?Letramento Digital para a Tecnologia Educacional e a Alfabetização e letra. (Carga horária: 2h). , Secretaria de Educação de Sobral, SEDUC (CE), Brasil.

2020 - 2020

?Letramento Digital para a Tecnologia Educacional e a Alfabetização e letra. (Carga horária: 2h). , Secretaria da Educação de Sobral, SES, Brasil.

2020 - 2020

Evento EDUCARHEMA. (Carga horária: 8h). , Faculdade RHEMA, RHEMA, Brasil.

2020 - 2020

III Jornada de Pedagogia: os desafios da pedagogia na defesa da escola púb. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação,. (Carga horária: 3h). , Secretaria da Educação de Sobral, SES, Brasil.

2020 - 2020

?Metodologias Ativas e Competências Socioemocionais? e ?Formação docente em. (Carga horária: 3h). , Secretaria da Educação de Sobral, SES, Brasil.

2020 - 2020

Workshop Comunicação Alternativa na Prática 2.0. (Carga horária: 10h). , Academia do Autismo, AA, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação,. (Carga horária: 3h). , Secretaria da Educação de Sobral, SES, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Formação de Professores do Projeto Escola Verde. (Carga horária: 3h). , Secretaria da Educação de Sobral, SES, Brasil.

2020 - 2020

?O Significado da Ciência para a Humanidade e para a Educação? e ?Avaliação. (Carga horária: 3h). , Secretaria de Educação de Sobral, SEDUC (CE), Brasil.

2020 - 2020

Aula 34 do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação,. (Carga horária: 3h). , Secretaria da Educação de Sobral, SES, Brasil.

2020 - 2020

?Desenvolvimento Profissional Docente: Referenciais Teóricos? e ?Política d. (Carga horária: 3h). , Secretaria da Educação de Sobral, SES, Brasil.

2020 - 2020

Formação Pedagógica. (Carga horária: 40h). , Sistema Educação Família e Escola, SEFE, Brasil.

2020 - 2020

?Desenvolvimento Profissional Docente: Referenciais Teóricos? e ?Política d. (Carga horária: 3h). , Secretaria da Educação de Sobral, SES, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Formação de Professores do Projeto Escola Verde. (Carga horária: 3h). , Secretaria da Educação de Sobral, SES, Brasil.

2019 - 2019

BNCC - Do Currículo à Sala de Aula. (Carga horária: 10h). , Instituto Singularidades, IS, Brasil.

2019 - 2019

Minicurso - Reflexões sobre a inclusão escolar de crianças e adolescentes c. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, Brasil.

2018 - 2018

Grade Curricular do Curso de Alfabetização Multissensorial Boquinhas. (Carga horária: 100h). , Oficina da Inteligência, OI, Brasil.

2017 - 2017

Semiário em Autismo. (Carga horária: 4h). , Escola de Governo, EG, Brasil.

2017 - 2017

X SED ? SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: Desafios contemporâneos para a educação amaz. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2017 - 2017

XI Simpósio de Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul Ocidental: Narra. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2017 - 2017

Seminário em Autismo. (Carga horária: 4h). , Escola de Governo, EG, Brasil.

2015 - 2015

ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. (Carga horária: 80h). , Cidade Aprendizagem, Cid Apz, Brasil.

2014 - 2015

Uso Pedagógico de Recursos de TEcnologia Assistiva - TecnoAssist. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2014 - 2015

Uso Pedagógico de Recursos de TEcnologia Assistiva - TecnoAssist. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2013 - 2013

Conselheiro Escolar - Turmas Capacitação Conselheiro Escolar II. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2013 - 2013

Conselheiro Escolar - Turmas Capacitação em Conselheiro Escolar I. (Carga horária: 464h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2012 - 2012

Seminário de Educação Fiscal. (Carga horária: 8h). , SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, SEDUC, Brasil.

2012 - 2012

Objetivos do Milênio. (Carga horária: 20h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.

2012 - 2012

Objetivos do Milênio. (Carga horária: 20h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.

2011 - 2011

PROINFO - Introdução à Educação Digital. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, SEDUC, Brasil.

2011 - 2011

PROINFO INTEGRADO - Elaboração de Projetos. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, SEDUC, Brasil.

2011 - 2011

PROINFO INTEGRADO Tecnologias na Educação Ensinando e aprendendo com asTICs. (Carga horária: 100h). , SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, SEDUC, Brasil.

2011 - 2011

Inovação e Sucesso na Escola: O protagonismo dos Gestores. (Carga horária: 20h). , SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, SEDUC, Brasil.

2010 - 2010

Competências Básicas. (Carga horária: 40h). , Programa Formação pela Escola - FNDE, PFE FNDE, Brasil.

2010 - 2010

FUNDEB. (Carga horária: 40h). , Programa Formação pela Escola - FNDE, PFE FNDE, Brasil.

2010 - 2010

Ética Empresarial. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

NOVA REGRA ORTOGRÁFICA. (Carga horária: 20h). , Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.

2009 - 2010

Gestar II - Língua Portuguesa. (Carga horária: 300h). , SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, SEDUC, Brasil.

2009 - 2009

Técnicas para mudar o comportamento indesejável de Alunos. (Carga horária: 8h). , Curso de Educação e Treinamento em Recursos Humanos, CETREC, Brasil.

2009 - 2009

CONAE - Educação Integral com qualidade. (Carga horária: 30h). , PREFEITURA MUNICIPAL DE COLORADO DO OESTE, PMC, Brasil.

2005 - 2005

Filologia românica, conceito e abrangência. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2005 - 2005

I Simpósio de Direito. (Carga horária: 40h). , Associação Vilhenense de Educação e Cultura, AVEC, Brasil.

2004 - 2004

Oratória. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia, SEBRAE/RO, Brasil.

2004 - 2004

IX SELL - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2004 - 2004

os gêneros discursivos e o ensino da língua. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2001 - 2004

Parâmetros em Ação. (Carga horária: 40h). , PREFEITURA MUNICIPAL DE COLORADO DO OESTE, PMC, Brasil.

2003 - 2003

Líder Cidadão. (Carga horária: 40h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia, SEBRAE/RO, Brasil.

2003 - 2003

VII SELL - Seminário Lingústico e Literário. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2003 - 2003

Saber Empreender. (Carga horária: 27h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia, SEBRAE/RO, Brasil.

2003 - 2003

II Capacitação de Monitores de Açoes Sócio Educativas. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Educação de Colorado do Oeste, FAEC/CESUC, Brasil.

2003 - 2003

Iniciação à Crítica Literária. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2002 - 2002

Licitações e Contratos na Administração Pública. (Carga horária: 35h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Organização de eventos

MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. . Semana Pedagógica Alfabetização e Letramento da Escola Pública EMEIF 16 de Junho. 2020. (Outro).

MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. . Semana Pedagógica Alfabetização e Letramento da Escola Pública EMEIF 16 de Junho. 2019. (Outro).

BALBINOT, V. C. S. ; MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. . Semana Pedagógica EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: ESTUDO DAS SIGNIFICAÇÕES, TENSÕES E EXPECTATIVAS da Escola Pública EMEIF 16 de Junho - 2018. 2018. (Outro).

MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. . Semana Pedagógica Alfabetização e Letramento da Escola Pública EMEIF 16 de Junho. 2017. (Outro).

Participação em eventos

CONGRESSO INTERNACIONAL DE VOLTA ÀS AULAS. 2021. (Congresso).

Congresso Movimentos Docentes Internacional - Ensino Híbrido e as Novas Perspectivas na Educação.. A IMPORTANCIA DA PARTICIPAÇÃO DO DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DO CURRICULO ESCOLAR. 2021. (Congresso).

XIII Seminário de Educação ? SED.Construção do Referencial Curricular: A importância da participação coletiva. 2021. (Seminário).

15º Seminário Internacional de Avaliação. 2020. (Seminário).

Congresso Latino Americano de Educação Inovadora. 2020. (Congresso).

Formação Continuada: BNCC Educação Ensino Fundamental I. 2020. (Outra).

Formação Continuada: BNCC Educação Infantil. 2020. (Outra).

Formação Continuada: Editora OPET - Educação Infantil. 2020. (Outra).

III CONGRESSO AMAZONICO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - JAMAIS COMO ANTES - A ERA DA EDUCAÇÃO 5.0.. 2020. (Congresso).

III CONGRESSO AMAZONICO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - JAMAIS COMO ANTES - A ERA DA EDUCAÇÃO 5.0.. EDUCAÇÃO DIGITAL E OS DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR:. 2020. (Congresso).

III CONGRESSO AMAZONICO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - JAMAIS COMO ANTES - A ERA DA EDUCAÇÃO 5.0.. 2020. (Congresso).

III CONGRESSO AMAZONICO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - JAMAIS COMO ANTES - A ERA DA EDUCAÇÃO 5.0.. 2020. (Congresso).

Palestra: ENSINO HIBRIDO - APLICATIVOS E AÇÕES DOCENTES. 2020. 2020. (Outra).

Seminários Internacional de Tesis e Atividades acadêmicas.Educação e alfabetização:Estudos das significações, tensões e expectativas da participação da comunidade educativa.. 2018. (Seminário).

I Jornada do HISTEDBR-RO.TODOS CONTRA A DENGUE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE. 2017. (Seminário).

Jornada do HISTEDBR - RO.O papel do gestor, frente as formações de professores a partir do uso de recursos tencológicos. 2017. (Seminário).

Seminário de Autismo. 2017. (Seminário).

Seminário Internacional -Modelos de Gestão Escolar e a Qualidade da Aprendizagem: a experiência internacional e os desafios na América Latina.. 2017. (Seminário).

X SED ? SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: Desafios contemporâneos para a educação amazônica.Aprendizagem em rede: Tecnologias presentes na Formação Docente Teoria/Prática.. 2017. (Seminário).

X SED - Seminário de Educação Contemporânea.Desafios Contemporâneos para a Educação Amazônica. 2017. (Seminário).

Inovação e Sucesso na Escola: O Protagonismo dos Gestores. 2011. (Outra).

XIV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÚTICA. A SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA. 2011.. 2011. (Olimpíada).

Produções bibliográficas

  • MOREIRA, V. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. ; SANTOS, C. A. S. ; BOLSONI, M. V. S. . Tecnologias digitais: inovações pedagógicas contemporâneas. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. contin, p. 04-12, 2022.

  • MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. ; BOLSONI, M. V. S. . Covid-19 e mudanças educacionais no Ensino Fundamental I. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 21, p. 1-3, 2021.

  • MOREIRA, V. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. ; SANTOS, C. A. S. . A importância da equipe gestora e pedagógica, para amenizar os impactos da pandemia, COVID-19 na escola pública nas turmas de alfabetização. P@RTES (SÃO PAULO) , v. Ã?nico, p. 1-6, 2020.

  • SANTOS, C. A. S. ; MOREIRA, V. A. S. ; ARAUJO, A. F. . GESTÃO ESCOLAR E AÇÕES METODOLÓGICAS ENVOLVENDO MESA EDUCACIONAL ALFABETO NA ALFABETIZAÇÃO. P@RTES (SÃO PAULO) , v. 1, p. 1-5, 2018.

  • SANTOS, C. A. S. ; MOREIRA, V. A. S. . Gestão Escolar x Qualidade na Educação.. P@RTES (SÃO PAULO) , v. único, p. 1-1, 2017.

  • MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. ; BOLSONI, M. V. S. ; SALAZAR, L. B. . GESTOR ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS NA ALFABETIZAÇÃO.. REVISTA GEMINIS , v. 8, p. 68-76, 2017.

  • SANTOS, C. A. S. ; Telma Regina Miranda Anciutti ; Valdecira Aparecida da Silva Moreira ; Mirlany da Silva Pena ; Celia Maria Haas . TEMAS EM EDUCAÇÃO Olhares Interdisciplinares, Reflexões e Saberes ? Vol. 2. 1. ed. Curitiba- Pr: Bagai, 2023. v. 2.

  • SANTOS, C. A. S. ; MOREIRA, V. A. S. ; BOLSONI, M. V. S. . CURRÍCULO / PANDEMIA /VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ? SED, 2021, Vilhena. O Afeto na/da educação, perspectivas contemporâneas, 2021. v. Unico. p. 99-105.

  • MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. . CONSTRUÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR: IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO COLETIVA. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ? SED: O Afeto na/da educação, perspectivas contemporâneas, 2021, Vilhena. O Afeto na/da educação, perspectivas contemporâneas, 2021. v. Unico. p. 75-80.

  • MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. ; BOLSONI, M. V. S. . A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO. In: CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES IV SEPAD e II PRATIC, 2021, Diadema ? SP. CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES Volume VI V&V Editora Diadema. Diadema ? SP: V&V Editora, 2021. v. 6. p. 1090-1097.

  • MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. . EDUCAÇÃO DIGITAL E OS DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR. In: CONGRESSO AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - JAMAIS COMO ANTES - A ERA DA EDUCAÇÃO 5.0,, 2020, Porto Velho. EDUCAÇÃO DIGITAL E OS DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR. Porto Velho, 2020. v. 1. p. 1-10.

  • BOLSONI, M. V. S. ; BOLSONI, W. M. S. ; MOREIRA, V. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. ; SANTOS, C. A. S. . Educomunicação: reflexão sobre teorias e práticas na educação. In: Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental: Narrativas, Naturezas e Memórias, 2018, Porto Velho. Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental: Narrativas, Naturezas e Memórias, 2018. v. Único. p. 845-851.

  • MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. ; BOLSONI, M. V. S. ; BOLSONI, W. M. S. . Gestor escolar e as tecnologias na alfabetização. In: Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental[recurso eletrônico]: Narrativas, Naturezas e Memórias, 2018, Porto Velho. Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental: Narrativas, Naturezas e Memórias, 2018. v. Único. p. 845-851.

  • SANTOS, C. A. S. ; MOREIRA, V. A. S. ; BOLSONI, M. V. S. . EM DISCUSSÃO: O PAPEL DO GESTOR, FRENTE AS FORMAÇÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES A PARTIR DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. In: Jornada do HISTEDBR-RO: Educação e Marxismo: 100 anos da Revolução Russa (1.: 2017: Porto Velho, RO, 2017, Porto Velho. Anais da 1oJornada do HISTEDBR-RO: Educação e Marxismo: 100 anos da Revolução Russa, 2017. v. 1. p. 799-809.

  • BOLSONI, M. V. S. ; BOLSONI, W. M. S. ; MOREIRA, V. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. ; SANTOS, C. A. S. . GESTOR ESCOLAR E AS TECNOLOGIAS NA ALFABETIZAÇÃO.. In: : XI SIMPÓSIO DE LINGUAGENS E IDENTIDADES DA/NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL: NARRATIVAS, NATUREZAS E MEMÓRIAS I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DAS AMAZÔNIAS II SEMANA DE HUMANIDADE, 2017, Porto Velho. XI simpósio linguagens e identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental: narrativas, naturezas e memórias. Rio Branco- Acre: NEPAN Editora, 2017. v. I. p. 670-677.

  • MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. ; BOLSONI, M. V. S. ; BOLSONI, W. M. S. . Gestor escolar e as tecnologias na alfabetização. In: XI Simpósio Linguagens e Identidades dana Amazônia Sul-Ocidental, 2017, Porto Velho. XI simpósio linguagens e identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental: narrativas, naturezas e memórias, 2017.

  • MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. ; BOLSONI, M. V. S. ; Grey, Sandra Ribeiro dos Santos . OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA IMPLEMENTAÇÃO DA CULTURA DIGITAL NAS ESCOLAS. In: IV CONGRESSO AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Aprendizagens Amazônicas: Culturas e Diversidade, 2022, Porto Velho. Anais do Congresso Amazônico de Educação a Distância. Porto Velho: Even3, 2022. v. Unico.

  • MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. ; BOLSONI, M. V. S. ; Maria Socorro Lopes da Silva . A IMPORTANCIA DA PARTICIPAÇÃO DO DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR. In: CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES IV SEPAD e II PRATIC, 2021, Diadema-SP. CADERNO ESPECIAL IV SEPAD E II PRATIC CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES. Diadema- SP: V&V Editora, 2021. v. II. p. 675-680.

  • MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. ; BOLSONI, M. V. S. . Ensino Híbrido e o retorno às aulas presenciais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES, 2021, Diadema Sao Paulo. CADERNO DE RESUMOS DO CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES. São Paulo: V&V Editora, 2021. v. Unico. p. 734-735.

  • MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. . A importância da equipe gestora e pedagógica para amenizar os impactos da pandemia, COVID-19 na escola pública nas turmas de alfabetização.. P@RTES (SÃO PAULO) , 2020.

  • MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. . ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. P@RTES (SÃO PAULO) , 2020.

  • SANTOS, C. A. S. ; MOREIRA, V. A. S. ; BOLSONI, M. V. S. . CURRÍCULO / PANDEMIA / VOLTA AS AULAS PRESENCIAIS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. ; BOLSONI, M. V. S. . A IMPORTANCIA DA PARTICIPAÇÃO DO DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DO CURRICULO ESCOLAR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. . Construção do Referencial Curricular: A importância da participação coletiva. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. ; BALBINOT, V. C. S. . EDUCAÇÃO DIGITAL E OS DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR:. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. A. S. . Educação Inclusiva - Práticas Educativas no AEE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, V. A. S. ; BOLSONI, M. V. S. ; SANTOS, C. A. S. . Em discussão:O papel do gestor, frente as formações de professores professores a partir do uso de recursos tecnologicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. . 'Gestor Escolar e as Tecnologias na Alfabetização.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SANTOS, C. A. S. ; MOREIRA, V. A. S. . Avaliações Externas. 2019.

SANTOS, C. A. S. ; MOREIRA, V. A. S. . Avaliações Externas. 2017.

MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. . Formação docente em BNCC.. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. . Formação docente em BNCC.. 2020. (Formação Continuada).

MOREIRA, V. A. S. ; SANTOS, C. A. S. . Avaliações externas.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ; MG, ASSSESSORIA E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL LTDA ; SANTOS, C. A. S. . Curso Profissionalizante: Comércio - Auxiliar de Administração. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, C. A. S. ; MG, ASSSESSORIA E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL LTDA . AUXILIAR AFMINISTRATIVO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ; BOLSONI, M. V. S. ; SANTOS, C. A. S. . Tutora Programa PROFUNCIONÁRIO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ; BOLSONI, M. V. S. ; SANTOS, C. A. S. . PROINFO - Programa Nacional de Tecnologia Educacional. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ; SANTOS, C. A. S. . PROFUNCIONÁRIO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Pesquisa sobre tema pertinente a Alfabetização / Gestão e tecnologia, utilizando aportes teóricos e pesquisa in loco.., Descrição: Alfabetização / Gestão / tecnologia e educação Ambiental, Descrição: Pesquisa sobre tema pertinente a Alfabetização / Gestão e tecnologia, utilizando aportes teóricos e pesquisa in loco.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Valdecira Aparecida da Silva Moreira - Coordenador / Maria Valdete da Silva Bolsoni - Integrante / Valdicéia de Cassia da Silva Balbinot - Integrante / Cleonice Adriana Schmitz dos Santos - Integrante / Aderson Ferreira de Araújo - Integrante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Cleonice Adriana Schmitz dos Santos - Coordenador / Valdecira Aparecida da Silva Moreira - Integrante / Valdicéia de Cássia da Silva Balbinot - Integrante / Aderson Ferreira de Araújo - Integrante / Maria Valdete da Silva Bolsoni - Integrante.

Prêmios

2020

Prêmio Gestão Escolar 2020 - 3º Lugar em Rondônia - Equipe EMEIF 16 de Junho, CONSED - UNDIME.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, EEEFM 16 DE JUNHO. , AVENIDA RIO MADEIRA, 4870, Cruzeiro, 76993000 - Colorado do Oeste, RO - Brasil, Telefone: (69) 33412818, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

EMEIF 16 DE JUNHO

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2008 - Atual

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (RO)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA NÍVEL III - Língua Portuguesa, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuei como professora de Língua Portuguesa na EEEF Governador Ângelo Angelim até abril/2010. Fui convidada para atuar no Programa PROFUNCIONÁRIO, participando das formações realizadas até dezembro/2011. Atuei como Tutora do Profuncionário, na formação dos técnicos em Secretaria Escolar até fevereiro/2012. Atualmente, atuo como Diretora da EEEFM 16 de Junho, em Colorado do Oeste, desde 25/02/2011.

2004 - 2008

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: AGENTE EM ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS, Carga horária: 40

Outras informações:
Desempenhava as atividades junto a Representação de Ensino, na cidade de Cerejeiras

1998 - 2004

Prefeitura Municipal de Colorado do Oeste

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: AGENTE EM ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2012

SEDUC RO

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora do Programa PROFUNCIONÁRIO, Carga horária: 20

2010 - 2010

MG Assessoria e Planejamento Empresarial Ltda

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Curso de Auxiliar de Administração.