José Alencar de Carvalho
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências pela Universidade José do Rosário Vellano (1981), graduação em Bacharelado Em Biologia pela Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas (1982) e mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2006). Foi professor titular da área de biologia na Escola Agroténica Federal de Rio Verde, Go. Também professor de biologia na Escola Agroténica Federal de Machado - MG até 2009, época em que A nossa escola foi transformada em instituto federal. Atualmente é professor titular no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus Machado. .
Informações coletadas do Lattes em 09/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Florestal
2004 - 2006
Universidade Federal de Lavras
Título: Diversidade de Serpentes do Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, Lavras-MG,Ano de Obtenção: 2006
Orientador: Júlio Neil Cassa Louzada
Palavras-chave: 1. Parque Ecológico 2. Cobras 3. Taxocenose.
Especialização em Microbiologia
1987 - 1987
Universidade Federal de Alfenas
Título: não existiu
Orientador: Sem orientador
Especialização em Ciências Biológicas Para Docentes de Ensino Superi
1984 - 1985
Universidade Federal de Alfenas
Título: Estudo sobre as Células Caliciformes Linguais de alguns Peixes Brasileiros - Estudo Morfológico e Histoquímico
Orientador: José Renan Vieira da Costa
Aperfeiçoamento em Etiologia Geral da Enfermidades
1979 - 1979
Fundação de ensino e Tecnologia de Alfenas
Ano de finalização: 1979;
Graduação em Bacharelado Em Biologia
1978 - 1982
Fundação de ensino e Tecnologia de Alfenas
Título: Pesquisa de Coliformes na Agua de Abastecimento da Cidade de Carvalhópolis - MG
Orientador: Jorge Kleber Chavasco
Formação complementar
2007 - 2007
Atualização Pedagógica. (Carga horária: 20h). , IFET do Sul de Minas, Campus Machado, IFET, Brasil.
2003 - 2003
Uma Nova Práxis Educacinal. (Carga horária: 8h). , SEBRAE/MG, SEBRAE, Brasil.
1999 - 1999
Educação para a Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 40h). , Escola Agrotécnica Federal de Machado, EAFM, Brasil.
1999 - 1999
Drogas que Causam Dependência. (Carga horária: 60h). , Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, EFOA, Brasil.
1999 - 1999
Educaçao para Ciencia e Tecnologia. (Carga horária: 40h). , IFET do Sul de Minas, Campus Machado, IFET, Brasil.
1999 - 1999
Neuroanatomia. (Carga horária: 60h). , Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, EFOA, Brasil.
1998 - 1998
Capacitaçao de Multiplicadores em Educaçao Ambient. (Carga horária: 50h). , Secretaria de Educação Ambiental, SEA, Brasil.
1997 - 1997
Capacitaçao de Multiplicadores em Educaçao Ambient. (Carga horária: 50h). , Ministerio da Educaçao e do Desporto, MED, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Insetos de Importância Médica Nível II. (Carga horária: 4h). , Instituto Butantan, IB**, Brasil.
1996 - 1996
Animais Peçonhentos Nível 1. (Carga horária: 8h). , Instituto Butantan, IBU, Brasil.
1981 - 1981
Extensão universitária em Animais Peçonhentos. (Carga horária: 20h). , Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas, FETA, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Etiologia Geral das Enfermidades. (Carga horária: 12h). , Fundação de E nsino e Tecnologia de Alfenas, MG, FETA, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Citogenética. (Carga horária: 16h). , Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas, MG, FETA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Participação em eventos
Second International Meeting Vital para o Brasil. ?Acervo Ofidiológico Peçonhento do Museu de História Natural do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais ? Campus Machado?. 2014. (Congresso).
Second International Meeting Vital para o Brasil. O Uso do Museu de História Natural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais ? Câmpus Machado, Como Ferramenta de Extensão Didática em Animais Peçonhentos. 2014. (Congresso).
Second International Meeting Vital para o Brasil. ?Implementação de um Plantel de Serpentes Peçonhentas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais ? Campus Machado?. 2014. (Congresso).
Second International Meeting Vital para o Brasil held in Campanha, Minas Gerais, Brazi. ?Conscientização à Respeito de Animais Peçonhentos nas Escolas de Machado - MG?. 2014. (Congresso).
Second International Meeting Vital para o Brasil held in Campanha, Minas Gerais, Brazil,. Second International Meeting Vital para o Brasil held in Campanha, Minas Gerais, Brazil. 2014. (Congresso).
Ciclo de Palestras da Biologia.Taxidermia, Teste de paternidade, Biologia Marinha, Serpentes e Astronomia e Agroenergia. 2013. (Outra).
Curso de Biologia Marinha.Biologia Marinha. 2013. (Outra).
I Encontro de Biologia.I En contro de Biologia. 2013. (Encontro).
X Congresso Nacional de Meio Ambiente. X Congresso Nacional de Meio Ambiente. 2013. (Congresso).
Introdução A Biologia Marinha - Ambiente e Organismos.Introdução à Biologia Marinha - Ambiente e Organismos. 2012. (Outra).
I Seminário - Reforma Agrária, Educação do Campo e Agroecologia.I Seminário - Reforma Agrária, Educação do Campo e Agroecologia. 2012. (Seminário).
Viagem Técnica.Vista à Fiocruz, Mukseu da vida....Museu Nacional e Jardim Botânico. 2012. (Outra).
CICLO DE PALESTRAS. 2011. (Congresso).
Ciclo de Palestras na VII Semana Tecnológica no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnolologia do Sul de inas - Campus Machado.Atuação do Biólogo em banco de Sangue..... Gestão de qualidade em Biotecnologia. 2011. (Outra).
Expedição Científica ao Litoral Capixaba.Expedição Litoral Capixaba. 2010. (Outra).
Aprendizagem e Curriculum no Ensino Médio. 2001. (Encontro).
Primeiro Curso de Capacitação de Multiplicadores em Educação Ambiental. 1997. (Encontro).
XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA. XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA. 1993. (Congresso).
Participação em bancas
CARVALHO FILHO, C. G.; Michele Soares; Wanir Gomes Ferreira Júnior;CARVALHO, J. A.. Perfil Epidemiiológico de Acidentes Ofídicos em Machado - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.
CARVALHO, J. A.; CARVALHO FILHO, C. G.; Maria Aparecida Cangussu. Utilização de Hortas Orgânicas em Escola Públicas como Forma de Favorecer o Processo Ensino-aprendizagem em Educação Ambiental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.
CARVALHO, J. A.; Michele Soares; CARVALHO FILHO, C. G.. O Papel da Educaçãop Na Conscientização da Presença da Dengue. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.
CARVALHO, J. A.; CARVALHO FILHO, C. G.. Potencial de Utilização e Benefícios do Campis Vetiver no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em III JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓIGICA) - IFSULDEMINAS.
CARVALHO, J. A.; Correa, B.S.. Concurso para professor efetivo de biologia do IF do Sul de Minas. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.
CARVALHO, J. A.; CARVALHO FILHO, C. G.. ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS E PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DO BAIRRO SÃO PEDRO, OURO FINO-MG. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.
Produções bibliográficas
-
CARVALHO, J. A. . DIVERSITIES OF SNAKES AT PARQUE ECOLÓGICO QUEDAS DO RIO BONITO. Acta Tecnológica , v. 5, p. 1, 2010.
Outras produções
CARVALHO, J. A. . Palestra sobre Ecologia. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, J. A. . Palestra sobre a área de Ciências. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, J. A. . Ecologia Geral. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, J. A. . Ecologia Geral. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, J. A. . Palestra na Semana Agropecuária da EAFMuzambinho sobre Ecologia. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, J. A. . Expedição Científica. 1981. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
Catalogação da Avifauna do IF Sul de Minas Campus Machado, Descrição: O levantamento qualitativo da avifauna é uma interessante ferramenta para a avaliação das condições ambientais. O Brasil abriga uma das mais diversas biodiversidades de Avifauna do mundo, com mais de 1800 espécies. Somente a Mata Atlântica contém 75,6% das espécies de aves ameaçadas e endêmicas do Brasil, fazendo do bioma o de maior prioridade de conservação da avifauna no país. A perda e a fragmentação de habitats configuram as principais ameaças para as aves no Brasil. É urgente e necessário um levantamento faunístico dentro desses fragmentos para que se conheçam os estágios de conservação nessas áreas e se desenvolva projetos para mitigação de impactos e para manter ou alcançar o equilíbrio ecológico dentro dessas áreas. Dentro do contexto acima citado, encontra-se IFSULDEMINAS Câmpus Machado que está localizado em uma área que sofreu ação antrópica no limite urbano-rural, através deste estudo será possível reconhecer o potencial que tais cenários exercem sobre a fauna local favorecendo conhecimento útil para futuros planejamentos urbanos. Este projeto servirá para produção de um catálogo sobre a avifauna do Câmpus Machado, e os dados serão úteis para análises do estado de conservação da área, uma vez que a diversidade de aves em uma área tende a diminuir quando a área é devastada. Os dados serão úteis também para comparações entre a biodiversidade de fragmentos de diversas regiões do Brasil, caracterizando a fauna de acordo com cada região, ampliando assim, os dados da biogeografia nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Alencar de Carvalho - Coordenador / Tainá Teixeira Furtado - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Machado. , Rodovia Machado-Paraguaçu, km 3, Santo Antônio, 37750000 - Machado, MG - Brasil, Telefone: (35) 32959701, Fax: (35) 32959700, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - 2012
IFET do Sul de Minas, Campus MachadoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. Curso Licenciatura em Ciênc Biológicas, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ainda continuo como Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Sul de Minas - Campus Machado
2009 - 2009
IFET do Sul de Minas, Campus MachadoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão processo seletivo, Carga horária: 2
2000 - 2001
Grupo Conviver ecomitê Voluntários em Ação e coscientização de AlfenasVínculo: ´Professor, Enquadramento Funcional: Prof. de Biologia e Inglês no Pré-vestibular, Carga horária: 4
1998 - 1998
Escola estadual Dr André Cortez GraneroVínculo: 10 Semana Florestal de Guaxupé, Enquadramento Funcional: Ordem do Mérito de Preservação a Natureza, Carga horária: 40
1996 - 1996
Instituto ButantanVínculo: Atendimento Didático, Enquadramento Funcional: Insetos de Importância Médica, Carga horária: 4
1996 - 1996
Instituto ButantanVínculo: Atendimento Didático, Enquadramento Funcional: Animais Peçonhentos, Carga horária: 4
1995 - 1995
Escola Estadual João de Paula CaproniVínculo: Palestra, Enquadramento Funcional: Ecologia, Carga horária: 3
1994 - Atual
Escola Agrotécnica Federal de MachadoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor de Biologia
Atividades
-
03/2009
Direção e administração, Mec, Machado.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Licenciatura em Biologia.
-
08/1994
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professor de Biologia
-
04/2007 - 04/2007
Outras atividades técnico-científicas , Mec, Mec.,Atividade realizada, Coordenador do Curso de Agricultura Natural.
1992 - 1992
Educandário Almeida RodriguesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Biologia
Atividades
-
08/1992 - 12/1992
Ensino,,Disciplinas ministradas, BIOLOGIA
1992 - 1992
Associação ALUMINIVínculo: Institutional Test ScoreRecord, Enquadramento Funcional: TOEFL
1991 - 1994
Escola Agrotécnica Federal de Rio VerdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor de Biologia
Atividades
-
08/1991 - 07/1994
Ensino,,Disciplinas ministradas, BIOLOGIA
1999 - 1999
Universidade José do Rosário VellanoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Controle Biológico, Carga horária: 40
1993 - 1993
Universidade José do Rosário VellanoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Reconhecimento de tecidos vegetais, Carga horária: 6
1991 - 1992
Universidade José do Rosário VellanoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: taxonomia de insetos, Carga horária: 20
1991 - 1992
Universidade José do Rosário VellanoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Taxonomia de Insetos, Carga horária: 40
1991 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
1989 - 1991
Fundação Educacional de MachadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
02/1989 - 07/1991
Ensino, Licenciatura Em Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Citologia, Histologia e Ecologia
1989 - 1990
Colégio de Aplicação de I e II Graus de MachadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de Ciências e Biologia do I e II graus
1988 - 1988
Escola da Comunidade Senador Eduardo AmaralVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Biologia no Cursinho Universitário
Atividades
-
03/1988 - 12/1988
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professor de Biologia no Cursinho Pré-vestibular
1987 - 1989
Fundação de ensino e Tecnologia de AlfenasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
1979 - 1981
Fundação de ensino e Tecnologia de AlfenasVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Citologia e Histologia, Carga horária: 5
Atividades
-
05/1987 - 05/1989
Ensino, Bacharelado Em Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Ciências e Biologia
1987 - 1988
Escola Estadual João de Paula Caproni de I e II GrausVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Biologia
Atividades
-
03/1987 - 12/1988
Ensino, Curso de Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia
1987 - 1987
Colégio AtenasVínculo: Visita, Enquadramento Funcional: Visita à Petrobrás e Embrapa de Campinas, Carga horária: 10
1986 - 1989
Colégio AthenasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de Ciências e Biologia de I e II graus
1982 - 1986
Colégio AthenasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1986 - 04/1989
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professor de Ciências e Biologia no I e II graus
1983 - 1983
Escola Paulista de MedicinaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Aprendizado prático e aulas teóricas, Carga horária: 20
1979 - 1981
Hospital Universitário Alzira VelanoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitor de "Citologia e Histologia, Carga horária: 10
Atividades
-
09/1979 - 05/1981
Extensão universitária , Unifenas, .,Atividade de extensão realizada, Monitor de "Citologia e Histologia".
1984 - 1984
Escola de Farmácia e Odontologia de AlfenasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Campanha Anti-poliomielite
1979 - 1981
Escola de Farmácia e Odontologia de AlfenasVínculo: Estagiário de Histologia, Enquadramento Funcional: Produção de Lâminas e pesquisa, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Alencar de Carvalho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?