Carlos José da Silva de Abreu
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Severino Sombra (2012). Vassouras/ RJ. Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva (2018). Unifeso/ Teresópolis/RJ. Especialista em Oncologia Clínica (2019). UVA/ Vassouras/ RJ. Mestre em Ciências Aplicadas em Saúde ( 2023). UVA/ Vassouras/ RJ. Fisioterapeuta no Hospital Eufrasia Teixeira Leite (Ambulatório de Fisioterapia ) ( 2013) Vassouras/ RJ. Coordenador e rotina do serviço de Fisioterapia na UTI Covid (2020 a 2021). HUV/ Vassouras/ RJ. Fisioterapeuta Intensivista no HUV de 2019 até o momento. HUV/ Vassouras/ RJ. Sócio proprietário da empresa CORPORATION FISIOTERAPIA LTDA/ CNPJ: 50.214.495/0001-20. Vassouras/ RJ.
Informações coletadas do Lattes em 16/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em Ciências aplicadas em Saúde
2021 - 2023
Universidade de Vassouras
Título: Dispositivo para desobstruir tubo endotraqueal com secreção, Ano de Obtenção: 2023
Profa. Dra. Larissa Alexsandra da Silva Neto Trajano.Coorientador: Prof. Me. Adauri Silveira Rodrigues Junior.
Especialização em ONCOLOGIA CLINICA
2018 - 2019
Universidade de Vassouras
Título: ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NOS CUIDADOS PALIATIVOS DE PACIENTES ONCOLÓGICOS
Orientador: Prof. Dr.Marco Aurélio Santos Silva
Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva- do Ambulatório à UTI
2015 - 2017
Centro Universitário Serra dos Órgãos
Título: Fisioterapia respiratória em paciente com DPOC inseridos em um programa de reabilitação pulmonar: Revisão sistemática
Orientador: Prof. Me. Luana de DECCO Marchese
Graduação em Fisioterapia
2008 - 2012
Universidade de Vassouras
Título: EPIDEMIOLOGIA DAS FRATURAS DO TERÇO PROXIMAL DO FÊMUR NA CIDADE DE VASSOURAS-RJ
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Tavares Lima Trajano
Formação complementar
2013 - 2013
Curso de Pilates (Solo e Bola). (Carga horária: 20h). , CENTRO DE ESTÉTICA FISIOBELE, CEF, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Participação em eventos
Fisiologia do Exercício e Treinamento. 2024. (Congresso).
Simpósio de Tecnologia e Inovação na Avaliação e Tratamento Fisioterapêutico -XI Jornada Severino Sombra. 2024. (Simpósio).
Outras produções
TRAJANO, L. A. S. N. ; ABREU, C. J. S. . Dispositivo para desobstruir tubo endotraqueal com secreção. 2023. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Dispositivo para desobstruir tubo endotraqueal com secreção, Descrição: A impressão tridimensional (3D) tem sido utilizada nas áreas médica e farmacêutica otimizando o processo de trabalho sendo uma ferramenta de grande utilidade. A adaptação da modelagem 3D acelerou a pesquisa e o desenvolvimento do treinamento médico e a melhor compreensão periprocedimento. A ventilação mecânica (VM) é utilizada nas unidades de terapia intensiva para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória em todo mundo. A rolha de secreção é formada pelo depósito de muco na parede do tubo endotraqueal (TE). Devido ao tempo de intubação as secreções expelidas pelo pulmão vão aderindo na parede do TE, e com a constante passagem de ar no interior do tubo ocorre o ressecamento dessas secreções tornando-as endurecidas formando um muco que obstrui o seu interior, dificultando ou interrompendo a passagem do ar. O objetivo deste estudo é desenvolver um dispositivo na área médica com o auxílio da modelagem 3D que permita a retirada de secreções espessas do tubo endotraqueal. Os materiais e os métodos consistirão desde a confecção da ideia para a criação do dispositivo, em seguida será realizada a prototipagem e impressão em 3D, a descrição detalhada do protótipo, busca de anterioridade e o pedido de depósito de patente. Espera-se que seja realizado o depósito da patente do dispositivo criado e a posterior divulgação do produto... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Carlos José da Silva de Abreu - Integrante / ADAURI SILVEIRA RODRIGUES JÚNIOR - Integrante / LARISSA ALEXSANDRA DA SILVA NETO TRAJANO - Coordenador / BÁRBARA HERNANDES SOUZA CRUZ - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
UNIVERSIDADE DE VASSOURAS. , Avenida Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos nº 280, Centro, 27700000 - Vassouras, RJ - Brasil, Telefone: (24) 24718200, URL da Homepage:
Experiência profissional
2019 - Atual
Hospital Universitário de VassourasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Intensivista / UTI, Carga horária: 36
Outras informações:
COORDENADOR E ROTINA DO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA NA UTI COVID DO HUV (2020 À 2021)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carlos José da Silva de Abreu e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?