Gressa Amanda Chinelato
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2015) e mestrado em Fitopatologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2017). Atualmente doutoranda em Fitopatologia e cursando MBA em agronegócios pela Esalq/USP.
Informações coletadas do Lattes em 16/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Fitopatologia
2017 - Atual
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Jorge Alberto Marques Rezende. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Fitopatologia
2016 - 2017
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Título: Dinâmica temporal e distribuição espacial de Huanglongbing (HLB, Greening) e seu inseto vetor (Diaphorina citri) Kuwayama (Hemiptera: Liviidae),Ano de Obtenção: 2017
José Belasque Junior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Engenharia Agronômica
2011 - 2015
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Título: Dinâmica temporal do Huanglongbing (HLB) e flutuação de Diaphorina citri em áreas sob manejo intenso da doença e do vetor
Orientador: José Belasque Junior
Formação complementar
2016 -
MBA em Agronegócio. (Carga Horária: 250h). , Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas, I-PECEGE, Brasil.
2014 -
Estágio no departamento de fitopatologia-bactérias. , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
2018 - 2018
Genomics and transcriptomics of fungal plant pathogens. (Carga horária: 46h). , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
2017 - 2017
Ferramentas do Office. (Carga horária: 40h). , Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas, I-PECEGE, Brasil.
2016 - 2016
LAMP: da teoria à prática. (Carga horária: 8h). , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
2016 - 2016
Introdução à Biologia Molecular. (Carga horária: 16h). , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
2015 - 2015
Microscopia Eletrônica de Varredura. (Carga horária: 24h). , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
2015 - 2015
Monitoria da disciplina de Microbiologia. , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
2009 - 2009
Competência transversal em segurança no trabalho. , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2009 - 2009
Competência transversal em educação ambiental. , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2009 - 2009
Competência transversal em legislação trabalhista. , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2009 - 2009
Competência transversal em logística. , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2008 - 2009
Mecânico de Usinagem. (Carga horária: 1600h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2008 - 2009
Técnico em Hardware. , Colégio Poli Brasil, PEOPLE, Brasil.
2008 - 2008
Organização empresarial. , Colégio Poli Brasil, PEOPLE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.
Organização de eventos
CHINELATO, G. A. . 24º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo. 2016. (Congresso).
CHINELATO, G. A. . XXIX Congresso Paulista de Fitopatologia. 2016. (Congresso).
Participação em eventos
25º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo.-. 2017. (Simpósio).
Esalq Show. A pesquisa aplicada ao manejo do Greening dos citros. 2017. (Feira).
Workshop Citrosuco Manejo HLB.Dinâmicas temporal e espacial de plantas com HLB e do vetor Diaphorina citri. 2017. (Outra).
Workshop Citrosuco Manejo HLB. 2016. (Outra).
XXIX Congresso Paulista de Fitopatologia. Flutuação populacional de Diaphorina citri, detecção em armadilhas e concentração de plantas com Huanglongbing (HLB) em pomares com manejo da doença. 2016. (Congresso).
23°Simpósio Internacional de iniciação científica.INFLUÊNCIA DO TIPO DE CONTROLE DE HUANGLONGBING (HLB) EM ÁREAS CITRÍCOLAS NA DISPERSÃO DE Diaphorina citri E NA DISSEMINAÇÃO DA DOENÇA PARA POMARES PRÓXIMOS. 2015. (Simpósio).
23°Simpósio Internacional de iniciação científica.DINÂMICA TEMPORAL DO HUANGLONGBING (HLB) E DO SEU VETOR EM ÁREAS MANEJADAS. 2015. (Simpósio).
48°congresso brasileiro de fitopatologia. Influência do manejo do HLB na detecção de D. citri e no progresso da doença em áreas vizinhas. 2015. (Congresso).
6°Encontro de Iniciação Científica em Fitopatologia.influencia do tipo de manejo do HLB na detecção de Diaphorina citri e no progresso da doença em áreas circunvizinhas. 2015. (Encontro).
VI Encontro de Iniciação Científica em Fitopatologia.Influência do tipo de manejo do Huanglongbing (HLB) na detecção de Diaphorina citri e no progresso da doença em áreas circunvizinhas. 2015. (Encontro).
XXXVIII Congresso Paulista de Fitopatologia. INFLUÊNCIA DO MANEJO DO HUANGLONGBING (HLB) EM ÁREAS CITRÍCOLAS NA DISPERSÃO DE Diaphorina citri E NA DISSEMINAÇÃO DA DOENÇA PARA POMARES PRÓXIMOS. 2015. (Congresso).
workshop Citrosuco Manejo HLB. 2014. (Outra).
21°Simpósio Internacional de iniciação científica.Análise Técnico Econômico da Pecuária Leiteira no Brasil. 2013. (Simpósio).
21°Simpósio Internacional de iniciação científica.Caracterização do perfil hematológico de vacas das raças Nelore e Holandesa secas ou em lactação. 2013. (Simpósio).
Aproveitamento de resíduos na propriedade rural. 2012. (Outra).
Workshop de manejo reprodutivo de gado leiteiro. 2012. (Outra).
4°Simpósio Científico dos Pós-graduandos no CENA/USP.Avaliação da capacidade de biossorção de cádmio por leveduras mortas em alginato de sódio. 2011. (Simpósio).
4°Simpósio Científico dos Pós-graduandos no CENA/USP. 2011. (Outra).
Inova Senai. Dispositivo Punção. 2009. (Feira).
Olimpíada do conhecimento - Senai. Modalidade Robótica. 2009. (Olimpíada).
Simpósio trabalhador responsável. 2009. (Simpósio).
Participação em bancas
Caio Abreu;CHINELATO, G. A.. Gerenciamento da manutenção do ROV através de um estudo de caso e implementação da gestão de projetos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA gestão de projetos) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.
Giovanna Miranda Mendes;CHINELATO, G. A.. Método ágil na Gestão de Projetos em uma empresa de pequeno porte: redução de custo e tempo. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA gestão de projetos) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.
Nicole Rennó Castro;CHINELATO, G. A.. Inovar ou não: uma análise da realidade da aposta da indústria brasileira. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA gestão de projetos) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.
CHINELATO, G. A.. Análise de viabilidade econômico-financeira da cultura do café arábica na região da Alta Mogiana. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronegócio) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.
Giovanna Miranda Mendes;CHINELATO, G. A.. Avaliação das reclamações em garantia em uma empresa de equipamentos do setor de agregados. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA gestão de negócios) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.
CHINELATO, G. A.. Desafios e integração logística no transporte de fertilizantes. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronegócio) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.
CHINELATO, G. A.. Perfil dos apicultores e consumidores de produtos da colmeia em São José dos Campos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronegócio) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.
CHINELATO, G. A.. Gestão de um projeto sustentável para os hospitais brasileiros. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA gestão de projetos) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.
Orientou
Análise de viabilidade econômico-financeira da cultura do café arábica na região da Alta Mogiana; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronegócio) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas; Orientador: Gressa Amanda Chinelato;
Perfil dos apicultores e consumidores de produtos da colmeia em São José dos Campos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronegócio) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas; Orientador: Gressa Amanda Chinelato;
Desafios e integração logística no transporte de fertilizantes; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronegócio) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas; Orientador: Gressa Amanda Chinelato;
Gestão de um projeto sustentável para os hospitais brasileiros; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA gestão de projetos) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas; Orientador: Gressa Amanda Chinelato;
Produções bibliográficas
-
PAZOLINI, K. ; ARRUDA, J. H. ; CHINELATO, G. A. ; BELASQUE, J. ; BERGAMIN FILHO, A. . Huanglongbing (HLB) epidemiology in Brasilian orchards. In: 15th congress of the Mediterranean Phytopathological Union, 2017, Córdoba. Phytopathologia Mediterranea, 2017. v. 56.
-
CHINELATO, G. A. ; ARRUDA, J. H. ; PAZOLINI, K. ; BELASQUE, J. . Flutuação populacional de Diaphorina citri, detecção em armadilhas e concentração de plantas com Huanglongbing (HLB) em pomares com manejo da doença. In: XXIX Congresso Paulista de Fitopatologisa, 2016, Piracicaba. XXIX Congresso Paulista de Fitopatologia, 2016.
-
PAZOLINI, K. ; ARRUDA, J. H. ; CHINELATO, G. A. ; BERGAMIN FILHO, A. ; BELASQUE, J. . Progresso temporalde Huanglongbing em pomar com manejo da doença com erradicação e controle químico do inseto vetor. In: 49° Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2016, Maceió. 49° Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2016.
-
PAZOLINI, K. ; ARRUDA, J. H. ; CHINELATO, G. A. ; BERGAMIN FILHO, A. ; BELASQUE, J. . Incidência de Huanglongbing em lotes localizados na borda e no interior de propriedade com erradicação e controle químico do inseto vetor. In: 49° Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2016, Maceió. 49° Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2016.
-
CHINELATO, G. A. ; BELASQUE, J. ; MANDRO, M. A. E. ; BERGAMIN FILHO, A. . Influência do manejo do Huanglongbing (HLB)em áreas citrícolas na dispersão de Diaphorina citri e na disseminação da doenças para pomares próximos. In: XXXVIII Congresso Paulista de Fitopatologia, 2015, Araras. Summa phytopathologica, 2015.
-
CHINELATO, G. A. ; ARRUDA, J. H. ; PAZOLINI, K. ; MANDRO, M. A. E. ; BELASQUE, J. . influencia do tipo de manejo do HLB na detecção de D.citri e no progresso da doença em áreas vizinhas. In: 48 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2015, São Pedro. 48° Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2015.
-
BELASQUE, J. ; ARRUDA, J. H. ; CHINELATO, G. A. ; MANDRO, M. A. E. ; YAMAMOTO, P. T. ; FERREIRA, R. V. ; WULFF, N. A. ; BERGAMIN FILHO, A. . HLB epidemics in well managed groves result from primary dissemination from external sources. In: IRCHLB IV International Research Conference on Huanglongbing, 2015, Orlando. IRCHLB IV conference,, 2015.
-
CHINELATO, G. A. ; ARRUDA, J. H. ; PAZOLINI, K. ; MANDRO, M. A. E. ; BELASQUE, J. . Dinâmica temporal do Huanglongbing (HLB) e do seu vetor em áreas manejadas. In: 23 Simpósio internacional de iniciação científica, 2015, Piracicaba. 23 Simpósio internacional de iniciação científica, 2015.
-
MANDRO, M. A. E. ; CHINELATO, G. A. ; ARRUDA, J. H. ; PAZOLINI, K. ; BELASQUE, J. . Influência do tipo de controle de huanglongbing (HLB) em áreas citrícolas na dispersão de Diaphorina citri e na disseminação da doença para pomares próximos. In: 23 Simpósio internacional de iniciação científica, 2015, Piracicaba. 23 Simpósio internacional de iniciação científica, 2015.
-
ARRUDA, J. H. ; CHINELATO, G. A. ; PAZOLINI, K. ; MANDRO, M. A. E. ; BERGAMIN FILHO, A. ; BELASQUE, J. . Influencia de pomares citrícos sem manejo de HLB sobre áreas cítricas com rigoroso manejo da doença. In: 48° Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2015, São Pedro. 48° Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2015.
-
CHINELATO, G. A. ; NASCIMENTO, A. B. . Caracterização do perfil hematológico de vacas das raças Nelore e Holandesa secas ou em lactação. In: 21°Simpósio Internacional de iniciação científica, 2013, Piracicaba. 21° Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2013.
-
PRODOXIMO, R. ; CHINELATO, G. A. ; ZEN, S. . Análise Técnico Econômico da Pecuária Leiteira no Brasil. In: 21°Simpósio Internacional de iniciação científica, 2013, Piracicaba. 21° Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2013.
-
CHINELATO, G. A. ; LIRA, S. P. ; GOMES, L. H. ; ANDRINO, F. G. . Avaliação da capacidade de biossorção de cádmio por leveduras mortas em alginato de sódio. In: 19° Simpósio Internacional de iniciação Científica, 2011, Piracicaba. 19° Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2011.
-
TURINA, M. ; CHINELATO, G. A. ; DIAS, F. J. ; ROEL, J. P. G. ; SANTOS, M. M. ; CAMARGO, M. W. . Dispositivo Punção. In: Inova Senai, 2009, São Paulo. REETS-SP Edição especial composta de resumos de trabalhos do Inova SENAI 2009 com pedidos de patente em andamento, 2009.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2016
Cursinho AvanteVínculo: Professora voluntária, Enquadramento Funcional: Educação, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gressa Amanda Chinelato e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?