Marisa da Silva Nascimento

Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB no Centro de Ciências da Saúde, 2010.2. Experiência na área de Nutrição Clínica e Alimentação Escolar.

Informações coletadas do Lattes em 16/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em nutrição

2006 - 2010

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Orientador: Judelita Carvalho Santos

Formação complementar

2012 - 2012

Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

2012 - 2012

I Capacitação para Conselheiros Municipais. (Carga horária: 14h). , Prefeitura Municipal de Amargosa.

2010 - 2010

Minicurso: A bioestatística na Pesquisa em Saúde. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

2010 - 2010

Curso de Gastronomia. , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Monitoria da disciplina Avaliação nutricional. (Carga horária: 112h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2007 - 2007

Curso Coleta de Sangue de Doadores. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2007 - 2007

Curso Biossegurança em Unidades Hemoterápicas e La. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2006 - 2007

curso de inglês. (Carga horária: 36h). , ALL O seu curso de idiomas.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende PoucoLê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

Participação em eventos

Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Recôncavo da Bahia. 2010. (Outra).

Região Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.A Bioestatística na Pesquisa em Saúde. 2010. (Outra).

I Jornada Integrada a Saúde do Idoso. 2010. (Outra).

I Feira Universitária. 2010. (Outra).

XIIII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica. 2009. (Congresso).

I Congresso Multidisciplinar em Oncologia de Feira de Santana. 2009. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, VI Congresso Brasileiro Nutrição Clínica e I Congresso de Gastronomia Hospitalar. 2009. (Congresso).

I Simpósio Bahiano de Direito à Alimentação e Segurança Alimentar. 2009. (Simpósio).

Semana de Integração Acadêmica 2009.1 / Reencôncavo. 2009. (Oficina).

Jornada Nutrição UNEB. 2009. (Outra).

I Curso Multidisciplinar de Cuidados Gerais no Paciente Portador de Câncer. 2009. (Outra).

I Curso Multidisciplinar de Cuidados Gerais no Paciente Portador de Câncer. 2009. (Outra).

II SEMAE Seminário sobre Assuntos Estudantis. 2008. (Seminário).

I Semenário Estudantil- interdisciplinariedade & Saúde. 2008. (Seminário).

II Simpósio de Saúde Pública da Região Sudeste. 2008. (Simpósio).

II Simpósio Internacional de Alimentação e Cultura. 2008. (Simpósio).

II Encontro de Nutrição da UFRB: Cultura e Ritos Alimentares. 2008. (Encontro).

IV Expomandioca. 2008. (Outra).

XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Envelhecimento saudável: Levantamento do Perfil do Perfil do Idoso em uma Microárea do Município de Santo Antônio de Jesus - Bahia. 2008. (Outra).

II Seminário Interno de Iniciação Científica. 2007. (Seminário).

III Expo Mandioca. 2007. (Outra).

Ética em Pesquisa. 2007. (Outra).

Produções bibliográficas

  • PASSOS, J. A. ; FREITAS, A. M. A. ; Neidiane Pereira dos Santos ; Layane Thaís Carneiro de Almeida ; MARÍLIA NASCIMENTO ROCHA ; CAMPOS, H. R. ; Siene de Jesus Santos ; Jamile Andrade Passos ; NASCIMENTO, M. S. ; SOARES, M. D. ; FREITAS, F. . DINÂMICA CULTURAL DE UMA FEIRA LIVRE: ENTRE A CASA E A RUA. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Refice. Anais do IX Congresso de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2009.

  • LIMA, C. F. ; Lilia Bittencourt Silva ; FLORIANO, F. R. ; Suely Aires ; Thiago Onofre Freire ; Anna Thereza Pinto Monteiro ; Mônica de Jesus Araújo ; NASCIMENTO, M. S. . Envelhecimento Saudável: levantamento do Perfil do Idoso em uma Microárea do Município de Santo Antônio de Jesus. In: XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008, Uberlândia. Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto - SP, 2008.

  • NASCIMENTO, M. S. ; Dannieli do Espírito Santo Silva ; LIMA, C. F. ; Thiago Onofre Freire . Avaliação Antropométrica de Idosos na Instituição de Longa Peranência do Município de Santo Antônio de Jesus/BA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. D. ; SANTOS, A.C.C. ; APÔLONIO, D. ; Maiara Reis Almeida ; NASCIMENTO, M. S. ; Rosângela dos S. Barata ; Thainá Leal . Educação nutricional na creche: atividades lúdicas como estratégia para favorecer a adoção de práticas alimentares na infância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Avaliação Antropométrica, Funcional e Psicossocial de Idosos no Município de Santo Antônio de Jesus/BA, Descrição: Em virtude do aumento da prevalência da população idosa, torna-se cada vez mais perceptível a necessidade de compreensão da velhice nos seus aspectos funcionais e biopsicossociais, para que se possa oferecer melhor qualidade de vida e longevidade aos idosos. No tocante à região do recôncavo da Bahia, não foram encontradas publicações que trouxessem dados locais sobre esse tema. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa é avaliar idosos residentes numa instituição de longa permanência no município de Santo Antônio de Jesus/BA, considerando aspectos funcionais, antropométricos e psicossociais, buscando conhecer a real condição de saúde desta população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marisa da Silva Nascimento - Integrante / Claúdia Feio Lima - Integrante / Suely Aires - Integrante / thiago Onofre Freire - Coordenador / Mônica de Jesus Araújo - Integrante / Dannieli do Espírito Santo Silva - Integrante / Deise Apolônio Lima de Sena - Integrante / Inayara Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2010

MINISTÉRIO DA SAÚDE E FIOCRUZ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Entrevistador da Chamada Neonatal, Carga horária: 30

Outras informações:
Entrevistador da Chamada Neonatal nos Estados da Amazonas Legal e da Região Nordeste

2011 - Atual

Prefeitura Municipal de Amargosa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 40

Outras informações:
Nutricionista da Alimentação Escolar do Município de Amargosa

2011 - 2011

Restaurante Parrillero

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 20

Outras informações:
Consultoria ao Restaurante Parrillero durante o período do Carnaval no Camarote Oceania em Salvador

2010 - 2010

Hospital Maternidade Clélia Rebouças

Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estagiário

2007 - 2010

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: pesquisa e extenção, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participei como bolsista da PROPAE vinculada no projeto Universidade Aberta à terceira Idade: Promovendo qualidade de vida no Município de Santo Antônio de Jesus/BA. Na qualidade de bolsista desenvolvir as seguintes atividades: Pesquisas bibliográfica: busca de artigos em sites indexados, através de palavras chaves que relacionem o tema saúde do idoso; Elaboração do instrumento de pesquisa: construção de um questionário envolvento dados secundários e primários de acordo com as referências e objetivos da pesquisa; Conhecimento das informações coletadas na Unidade de Saúde da Família através da Ficha A; Construção do banco de dados: Capacitação do uso do programa Ipi-info: Digitação e análise dos dados através do Programa Epi-info; Desenvolvimento e realização de atividades dinâmicas com um grupo de idosos; - Coleta e análise de dados de saúde de idosos institucionalizados; - Apresentação de trabalhos em eventos científicos.

Atividades

  • 01/2010 - 12/2010

    Extensão universitária , Centro de Ciência da Saúde, .,Atividade de extensão realizada, Avaliação antropométrica em idosos institucionalizados.

  • 05/2009 - 05/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciência da Saúde, .,Atividade realizada, Atividade de Monitoria da V Expomandioca do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.