Mariana Silva Andrade

Mestranda beneficiada pelo programa Erasmus Mundus no curso European Forestry da universidade Eastern Finland, na Finlândia e da universidade Natural Resources and Life Sciences, na Áustria. Engenheira Florestal graduada na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Pariticpou de Iniciação Científica no Laboratório de Recuperação de áreas degradadas e também fez parte do Núcleo de Pesquisa em Recuperação de Áreas Degradadas (NERAD) do Departamento de Engenharia Florestal. Por um ano e meio fez parte da Empresa Júnior Arbórea Florestal, atuando como Diretora de Desenvolvimento no período de um ano. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa com o sensor LiDAR(Light Detection And Ranging) no laboratório: 3D-4st Lab do Departamento de Engenharia Florestal. Participou no GS/CSF - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE -PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS fomentado pela CAPES na Wayne State University, nos Estados Unidos.

Informações coletadas do Lattes em 15/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em European Forestry

2017 - Atual

University of Eastern Finland - Joensuu Campus
Orientador: ...
Bolsista do(a): Erasmus Mundus, ERASMUND, Finlândia.

Graduação em Engenharia Florestal

2010 - 2017

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

Graduação em Forest

2015 - 2015

Wayne State University
Orientador: em Wayne State University ( Lisa Kyle)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Curso de inglês

2014 - 2014

Humboldt State University
Orientador: em Humboldt State University ( Nicola M. Moloney)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio São Francisco Xavier

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

Oficina de treinamento e capacitação no processamento de dados LiDAR. 2016. (Oficina).

Sistemas de Cultivo na Silvicultura e Projetos Florestais. 2016. (Outra).

Curso Introdução ao Planejamento Estratégico. 2013. (Outra).

II Semana de Ciências Agrárias da UFVJM.Análise da espessura epidérmica adaxial e abaxial de cultivares de café submetidas a deriva simulada de glyphosate. 2013. (Outra).

VII Encontro sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. 2013. (Encontro).

Curso Potenciais espécies agroflorestais para produção de biocumbustíveises. 2012. (Outra).

Seminário de Pesquisa Científica do Parque Estadual do Biribiri. 2012. (Seminário).

II Semana de Ciências Agrárias da UFVJM. 2011. (Outra).

Rede Florestal de Tecnologia e Invação. 2011. (Outra).

Orientou

Eric Bastos Gorgens

Influência da densidade de pulsos na modelagem digital de terreno em floresta ombrófila; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • LOPES, R. ; L. C. ARAÚJO ; ANDRADE, M. S. ; Pereira, I. M. . Características Fisiológicas de Plantas de Vellozia scabrosa L.B. Sm. &Ayensus em função da froma de resgate e nível de sombreamento. In: X Simpósio Nacional sobre Recuperação de Áreas degradadas, 2014, Foz do Iguaçu. X Simpósio Nacional sobre Recuperação de Áreas degradadas, 2014.

  • ANDRADE, M. S. . Análise da espessura epidérmica adaxial e abaxial de cultivares de café submetidas a deriva simulada de Glyphosate. In: II Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão UFVJM, 2013, Diamantina. Anais da II Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão - O exercício da Indissociabilidade, 2013.

  • ANDRADE, M. S. . AVALIAÇÕES DA EFICIÊNCIA FOTOQUÍMICA MÁXIMA (FV/FM) E CONCENTRAÇÃO DE CLOROFILA TOTAL DE CULTIVARES DE CAFÉ SUBMETIDAS A DERIVA SIMULADA DE GLYPHOSATE.. In: II SEMANA DA INTEGRAÇÃO: Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Diamantina. Anais da II SEMANA DA INTEGRAÇÃO: Ensino, Pesquisa e Extensão - O exercício da Indissociabilidade, 2013.

  • ANDRADE, M. S. . AVALIAÇÕES DAS CONCENTRAÇÕES DE CLOROFILA A E B DE CULTIVARES DE CAFÉ SUBMETIDAS A DERIVA SIMULADA DE GLYPHOSATE.. In: II SEMANA DA INTEGRAÇÃO: Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Diamantina. Anais da II SEMANA DA INTEGRAÇÃO: Ensino, Pesquisa e Extensão - O exercício da Indissociabilidade, 2013.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Influência da densidade de pulsos na modelagem digital de terreno em floresta ombrófila, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Silva Andrade - Coordenador / Eric Bastos Gorgens - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Avaliação de técnicas de resgate de plântulas e indivíduos da flora, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Silva Andrade - Integrante / Israel Marinho Pereira - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. , Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000, Alto da Jacuba, 39100000 - Diamantina, MG - Brasil - Caixa-postal: 39100000, Telefone: (38) 3835326000, Fax: (38) 35326000

Experiência profissional

2020 - Atual

Umweltdata GmbH

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Junior pesquisador, Carga horária: 16

Outras informações:
Atualmente, trabalho meio período na empresa Umweltdata na Austria e contribuo na realização de projetos, especificamente na área de laser escaner terrestre (TLS) e participo na elaboração de relatórios de colheita.

2018 - 2018

Tonator S.R.L.

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio na área de manejo florestal no periodo de férias durante o meu mestrado.

2013 - 2014

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

Vínculo: , Enquadramento Funcional: