Ligia Maria Arruda Café

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1988) e doutorado em Lingüística - Université Laval Canadá (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Informação e Mediações Comunicacionais Contemporâneas (NEIMCOC) (2014-2017). Foi sub-coordenadora do Programa de Ciência da Informação (PGCIN) (2005-2009) e coordenadora do PGCIN no período de 2009 a 2012, quando o Programa foi promovido para conceito 4 da CAPES e criado e aprovado o curso de doutorado (2012). Realizou estágio em nível de pós-doutorado na Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (2016-2017) sob a orientação do Prof. Dr. Renato Rocha Souza. Tem experiência na área de Terminologia (Lingüística), atuando principalmente em temas relacionados com organização e representação do conhecimento e informação.

Informações coletadas do Lattes em 27/04/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

1995 - 1999

Universite Laval
Título: La description et l'analyse des unités terminologiques complexes en langue portugaise (variété brésilienne) : une contribution à l'automatisation de la Banque de données terminologiques du Brésil (Brasilterm)
Orientador: Pierre Auger
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: terminologia; gramática funcional; extração terminológica.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Outros Setores.

Mestrado em Biblioteconomia e Documentação

1985 - 1988

Universidade de Brasília, UnB
Título: Terminologia de informática em língua portuguesa: contribuição para uma linguagem documentária integrada (Brasil e Portugal),Ano de Obtenção: 1988
Ulf Gregor Baranow.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: terminologia; linguagem documentária.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Biblioteconomia e Documentação

1981 - 1984

Universidade de Brasília, UnB

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016

Pós-Doutorado. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Produção de Informações Documentárias. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2006 - 2006

El contenido de la imágenes y su representación do. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2000 - 2000

Recuperação da Informação na Internet : fundamento. , Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Lexicografia Geral. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Socioterminologia : análise variacionista do termo. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

1993 - 1993

Extensão universitária em Lexicologia: Léxico e Terminologia.. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

1993 - 1993

Extensão universitária em Estudo dirigido em semântica. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

1991 - 1991

Extensão universitária em Curso de Terminografia. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRASCHER, M. ; CUNHA, M. V. ; KERN, V. M. ; CAFÉ, Ligia ; SILVA, E. L. ; PINTO, A. L. ; FACHIN, Gleisy Regina Bóries . XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib) - Comissão Científica. 2013. (Congresso).

DUTRA, M. L. ; CUNHA, M. V. ; CAFÉ, Ligia ; VITAL, L. P. ; MEDEIROS, Graziela Martins ; BEDIN, Sonali Paula Molin ; MATIAS, Márcio . 3o Simpósio Brasileiro de Comunicação Científica. 2012. (Congresso).

GAUTHIER, F. O. ; CAFÉ, Ligia ; TODESCO, J. L. . 3 Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil. 2010. (Congresso).

CAFÉ, Ligia . VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Coordenadora da Comissão Científica). 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Semana Acadêmica do Curso de Biblioteconomia da UFRGS.Sistemas de Classificação, Tesauros e Ontologias. 2014. (Encontro).

I Encontro Nacional do Usuários do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - Euseer.A CAPES e os periódicos eletrônicos. 2010. (Encontro).

Perpectivas da informação na Arquivologia e Biblioteconomia no século XXI.Perpectivas da informação na Arquivologia e Biblioteconomia no século XXI: os sistemas de organização do conhecimento. 2010. (Seminário).

IV Workshop Internacional em Ciência da Informação.Sistemas de Organização do Conhecimento. 2009. (Encontro).

Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.DEFINIÇÃO DE METADADOS PARA O REPOSITÓRIO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DA EAD - UFSC. 2009. (Seminário).

57 Reunião Anual da SBPC - Reconstruindo a Comunicação Científica: ferramentas de software. E.LIS E DIÁLOGO CIENTÍFICO: NOVOS MODELOS DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA.. 2005. (Congresso).

Cruzando Fronteiras da Identidade - Organização do Conhecimento e a Construção de Redes de Pesquisa em Contextos.A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO SOB A LUZ DO PENSAMENTO FUNCIONALISTA. 2005. (Seminário).

I Encontro das Unidades de Jurisprudência dos Tribunais Eleitorais.A importância da Indexação e do uso do Thesaurus na Recuperação da Informação. 2004. (Encontro).

II Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais.Formas de publicação científica e intercâmbio de informação na era digital. 2004. (Simpósio).

.Diálogo Científico: uma opção para publicação eletrônica em sociedades científicas. 2003. (Outra).

1o Workshop em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana.Participação em Comitê Científico. 2003. (Outra).

54a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).Publicação eletrônica na Rede: a filosofia dos Arquivos Abertos. 2002. (Encontro).

70ème Congrès de l'Association Francophone pour le Savoir (ACFAS). Systhème d'auto-archivage par auteurs: l'expérience brésilienne. 2002. (Congresso).

VIII Simpósio Ibero-americano de Terminologia.Participação em Comitê Científico. 2002. (Simpósio).

XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU).Arquivos Abertos: uma opção para publicação eletrônica em comunidades científicas. 2002. (Seminário).

1o Simpósio de Biblioteconomia.A interdisciplinaridade da Ciência da Informação sob a ótica de outras disciplinas: contribuições da Lingüística para a Ciência da Informação. 2001. (Simpósio).

Curso de pós-graduação em Ciência da Informação.Reflexões sobre a estrutura da unidade terminológica complexa (UTC): pistas para uma indexação automática. 2001. (Outra).

Curso de Lexicologia e Terminologia.Análise funcional para unidades terminológicas complexas (UTC). 2000. (Outra).

Escola Internacional de Inverno de Terminologia.Análise da formação de unidades terminológicas complexas (UTCs) à luz da Gramática Funcional de Simon Dik. 2000. (Outra).

IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação.Coordenadora do Grupo Temático Representação do Conhecimento, Indexação e Teoria da Classificação. 2000. (Encontro).

Simpósio do Institut Univesitari de Lingüística Aplicada (IULA).A predicação sintático-semântica nas unidades terminológicas complexas (UTCs) de língua portuguesa (variante brasileira). 2000. (Seminário).

Semana de estudos lexicais e terminológicos.O modelo funcional de Simon Dik aplicado às unidades terminológicas complexas (UTC). 1999. (Encontro).

Cercle Cervantes-Camoens.A terminologia da informática em português : variantes do Brasil e de Portugal. 1997. (Outra).

Terminologie I.Terminologie et Documentation. 1997. (Outra).

Seminário sobre informação e os novos caminhos da informática.A informação referencial e bibliográfica. 1992. (Seminário).

43a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Programa de Elaboração de Glossários Técnicos em Microisis. 1991. (Outra).

III Encontro Nacional de Professores/Pesquisadores em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia.Formato de Intercâmbio de Dados Terminológicos em Fita Magnética para a Rede Ibero-americana de Terminologia. 1991. (Encontro).

II Simpósio Latino-americano de Terminologia e I Encontro Brasileiro de Terminologia Técnico-Científica.Relatora do Grupo de Trabalho: Bancos Terminológicos; implantação, operação e serviços. 1990. (Outra).

II Simpósio Latino-Americano de Terminologia e I Encontro Brasileiro de Terminologia Técnico-Científica.Coordenadora do Grupo de Trabalho: Tesauro de Ciência e Tecnologia. 1990. (Simpósio).

XXIII Congresso Nacional de Informática e III Congresso Internacional de Informática (SUCESU'90). Terminologia de Informática em língua portuguesa: contribuição para uma linguagem documentária integrada (Brasil e Portugal). 1990. (Congresso).

III Congresso Nacional de Automação de Escritórios. Programa de Elaboração de Tesauros em Microcomputador (TECER). 1988. (Congresso).

III Encontro Nacional de Biblioteconomia e Informática (ENBI).Programa de Elaboração de Tesauros em Microcomputador (TECER). 1988. (Encontro).

XXI Congresso Nacional de Informática e I Congresso Internacional de Informática (SUCESU'88). Programa de Elaboração de Tesauro em Microcomputador (TECER). 1988. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gustavo Vianna Avila

COELHO, F. C.; SOUZA, R. R.;CAFÉ, Ligia. Análise de sentimento para textos curtos. 2017. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática da Informação) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Isabela Santana de Moraes

MOREIRA, W.;CAFÉ, Ligia. Os conceitos de sistema de organização do conhecimento e de linguagens documentárias: análise de domínio nos PPGCIS-UNESP e UFMG. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ana Patrícia Guimarães

SOUZA, R. F.; SOUZA, R. R.;CAFÉ, Ligia. Uma Proposta de Classificação Facetada para organização e recuperação da informação do acervo técnico da Força Aérea Brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Informacao) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

Aluno: Lucas Augusto Alves Figueiredo

CAFÉ, LigiaSALES, R.. Mapas conceituais na perspectiva instrumental da organização do conhecimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eliane Martins de Aguiar

CAFÉ, Ligia; SOUZA, R. R.. Aplicação do Word2vec e do Gradiente descendente estocástico em tradução automática. 2016. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática da Informação) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Cristiano de Andrade Gonçalves

CAFÉ, Ligia; COELHO, F. C.. Análise de sentimentos em reclamações: uma aplicação no maior site de reclamações do Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática da Informação) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Alexandre Lucas

VIERA, Angel Freddy Godoy.; TODESCO, J. L.;CAFÉ, Ligia. Inteligência de Negócios em Instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTI). 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fabricio Gilberto Truppel

KERN, V. M.;CAFÉ, Ligia; CHAGAS, M. T.. A segurança pública como tema de teses de doutorado no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniel Cardoso

PINTO, A. L.;CAFÉ, Ligia. Enchentes, deslizamentos e a sociedade em rede: um estudo do fluxo de informação, no caso de Petrópolis 2013, pela lentes da Ciência da Informação. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Wánderson Cássio Oliveira Araújo

SILVA, E. L.CAFÉ, Ligia. O fluxo de informações em projetos de inovação: estudo em três organizações. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alexandre Pedro de Oliveira

CAFÉ, Ligia. A dimensão técnica da Competência Informacional: estudo com bibliotecários de referência das bibliotecas universitárias da Grande Florianópolis, SC. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mona Cleide Quirino da Silva Farias

ALMEIDA, C. C.CAFÉ, Ligia. A Semiótica da Cultura nas Abordagens Socioculturais da Organização do Conhecimento: uma análise teórico-conceitual. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Leila Cristina Weiss

CAFÉ, Ligia. Relações semânticas em tesauros: um estudo da abordagem pragmática. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Georgea Allievi Frizon

BAPTISTA, D. M.;CAFÉ, Ligia; ARAUJO JUNIOR, R. H.. A indexação de documentos digitais no portal corporativo de informações regulatórias relacionadas ao Acordo de Basiléia II do Banco do Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Thaís Collet

EMMEL, I.; ESQUEDA, M. D.;CAFÉ, Ligia; FERNANDES, L.. Procedimentos tradutórios na legendagem de House: análise da terminologia médica referente a exames e aparelhos. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Dias Droescher

SILVA, E. L.Bianca Amaro de Melo; KERN, V. M.;CAFÉ, Ligia. As publicações em acesso livre e a avaliação de impacto. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia

SILVA, E. L.; GUIMARAES, J. A. C.;CAFÉ, Ligia. Ofluxo da inforamção no processo de pesquisa na UFPE: as influências das tecnologias da informação e comunicação. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eliana Carlan

CAFÉ, Ligia; BAPTISTA, D. M.;BRASCHER, M.. Sistemas de Organização do Conhecimento: uma reflexão no contexto da Ciência da Informação. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Vagner Dalbosco

VIERA, Angel Freddy Godoy.; CHAGAS, M. T.; ROBREDO, Jaime;CAFÉ, Ligia. Mediação tecnológica da informação no parlamento: estudo de caso da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luíza da Silva Kleinubing

SANTOS, N. M. dos; GOMES, Henriette Ferreira;CAFÉ, Ligia; CHAGAS, M. T.. A ciência e a tecnologia da informação digital para a produção e disseminação do conhecimento em Instituição de Ensino Superior - SENAI SC. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Christiane Fabíola Momm

Santos, R. N. M. dos; REJOWSKI, M.;CAFÉ, Ligia; BLATTAMANN, U.. O conhecimento científico em Turismo no Brasil: curso de pós-graduação (stricto sensu) - período de 2000 a 2006. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Roberta Caroline Vesu Alves

MORES, J. B. E.; GUIMARAES, J. A. C.;CAFÉ, Ligia. Análise documental de textos literários infanto-juvenis: perspectivas metodológicas com vistas à identificação do tema. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Liliane Vieira Pinheiro

CAFÉ, Ligia. As redes cognitivas e a produção do conhecimento em Ciência da Informação. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Taylor Soares Rosa

CAFÉ, Ligia. Desenvolvimento de um sistema de gestão do conhecimento em metrologia. 2007. Dissertação (Mestrado em Metrologia Científica e Industrial) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Kárita Cristina Franciso

CAFÉ, Ligia. O estudo do economês nos jornais O Estado e Correio de Mato Grosso do Sul. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.

Aluno: André Luiz Dias Esbízaro

CAFÉ, Ligia. Recuperação de Informação sobre Log de Eventos. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Gilza Núria Brandão Marroni

CAFÉ, Ligia. Identificação e delimitação de relações associativas em tesauros: um estudo na área do direito do trabalho. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia

CAFÉ, Ligia. O fluxo da informação no processo de pesquisa na UFPE. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniel Parente Lemos dos santos

CAFÉ, Ligia. Um arcabouço teórico para autoria visando o surgimento do fenômeno da ambigüidade. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rosenilda Marques da Silva

CAFÉ, Ligia. Taxonomia com modelo de organização da informação do Mestrado em Entomologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Fabíola de Luca Coimbra

CAFÉ, Ligia. Avaliação da Linguagem Natural na Recuperação de Doutrina Jurídica. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Inêz Gomes Guedes

CAFÉ, Ligia; ABREU, S. P.; SILVA, D. E. G.; FAULSTICH, E.. Estudo da valência de alguns verbos da culinária arcaica. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Francisca Amorim Oliveira

CAFÉ, Ligia; FAULSTICH, E.; MAGALHAES, M. I. S.; GARCEZ, L. H. C.. O tratamento da sinonímia no dicionário escolar. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria do Rosário Loiola do Nascimento

CAFÉ, Ligia; SHERRE, M. M. P.; FAULSTICH, E.; NAKAYAMA, H.. Definição: paráfrase ou perífrase? Análise da estrutura de definições em dicionários. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Catharina Pires de Mello

CAFÉ, Ligia; FAULSTICH, E.; ABREU, S. P.; LEAL, M. C. D.. Da sincronia para a diacronia: a relação termo-conceito em movimento. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Patrícia Vieira Nunes

CAFÉ, Ligia; FAULSTICH, E.; ROGRIGUES, A. D.; BARBOSA, M. A.. Princípio icônico e tratamento lexicográfico: aplicações aos nomes da língua munduruhú. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Maria Brandão Cavalcanti

CAFÉ, Ligia; NAKAYAMA, H.; VIEIRA, J.; FAULSTICH, E.. Proposta de microestrutura para dicionário terminológico bilíngüe português-inglês para tradutores. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Cléia Maria Gomes Amaral

KOBASHI, N. Y.;CAFÉ, Ligia. Organização da informação nos arquivos: estudo crítico. 2017. Tese (Doutorado em Ciencia da Informacao e Documentacao) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rita do Carmo Ferreira Laipelt

KRIEGER, M. G.;CAFÉ, Ligia; LAAN, R. H. V. D.; CAREGNATO, S. E.; CHISHMAN, R. L. O.. Metodologia para seleção de termos e descritores de tesauros: um estudo no âmbito do Direito do Trabalho e do Direito Previdenciário. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: ROSE MARIA BELIM MOTTER

CATAPAN, A. H.;CAFÉ, Ligia. My way: um método para o Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rodrigo de Sales

GUIMARAES, J. A. C.; DIAS, E. J. W.; DODEBEI, V. L. D. L. M.;CAFÉ, Ligia. A presença de Kaiser no quadro teórico do Tratamento Temático da Informação. 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Gleisy Regina Boris Fachin

RADOS, J. V.;Santos, R. N. M. dos; CAMPOS, M. L. A.; TODESCO, J. L.;CAFÉ, Ligia; GAUTHIER, F. O.. Conjunto de metadados para periódico científico digital e uso de ferramenta ontológica. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mônica de Fátima Loureiro-Alves

CAFÉ, Ligia; CUNHA, M. V.; SANTOS, N. M. dos; KOBASHI, N. Y.. Conhecendo um campo de estudo: aspectos da institucionalização cognitiva e social da Ciência da Informação. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Manoel Palhares Moreira

CAFÉ, Ligia. Ambiente para geração e manutenção semiautomática de tesauros. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Evelyn Goyannes Dill Orrico

CAFÉ, Ligia; GOMEZ, M. N. G.; PINHEIRO, L. V. R.; SOUZA, R. F.; KOBASHI, N. Y.; DOURADO, A. B. F.; COSTA, I. T. M.; PADRO, G. M.. Binômio lingüística-ciência da informção: abordagem teórica para elaboração de metafiltro de recuperação da informação. 2001. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Abraão Pando

ALMEIDA, C. C.; GUIMARAES, J. A. C.;CAFÉ, Ligia. Epistemologia da organização da informação: um olhar sobre a cientificidade do tratamento temático da informação face à organização do conhecimento. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Luiz Antonio Lopes Mesquita

SOUZA, R. R.;CAFÉ, Ligia. A Temporalidade do fluxo de termos relevantes como critério para indexação automática: um protótipo automático para uma análise da variação temporal como um comportamento característico em dissertações e teses da UFMG. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Danielly Oliveira Inomata

RADOS, J. V.; VALLEJOS, R. V.;SILVA, E. L.CAFÉ, Ligia; MATHIAS, M.. Fluxo de informação em redes: análise em ambiente de inovação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rafaela Lunardi Comarella

CATAPAN, A. H.;CAFÉ, Ligia. Protocolo de gestão de objetos de aprendizagem. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rita do Carmo Ferreira Laipelt

CAFÉ, Ligia. Metodologia para seleção de termos e conceitos de tesauros: um estudo no âmbito do Direito do Trabalho e do Direito Previdenciário. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: ROSE MARIA BELIM MOTTER

CATAPAN, A. H.; REMOR, C. A. M.; FIALHO, F. A. P.;CAFÉ, Ligia; MASSINI-CAGLIARI, G.. Método para o Ensino-aprendizagem da língua inglesa: objetos digitais de aprendizagem. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: DORIS RONCARELLI

CATAPAN, A. H.; SOUZA, Richard Perassi Luiz de; VANZIN, T.; SILVEIRA, R. A.;CAFÉ, Ligia; BRUNO, A. R.. ÁGORA: concepção e organização de uma taxonomia para desenvolvimento e avaliação de objetos digitais de ensino-aprendizagem. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alessandro Botelho Bovo

KERN, V. M.; GONCALVES, A. L.; PACHECO, R. C. S.; PIETROBON, R.; TODESCO, J. L.;CAFÉ, Ligia. Um modelo de descoberta de conhecimento a partir de informações não estruturadas e temporais. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gleisy Regina Boris Fachin

Rodrigues, R. S.; SANTOS, N. M. dos; RADOS, J. V.; TODESCO, J. L.;CAFÉ, Ligia. Periódicos Científicos Digitais: Ontologia na Representação do Conhecimento. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ailton Luiz Gonçalves Feitosa

CAFÉ, Ligia. Sistemas Legislativos e Web Semântica: uma proposta metodológica em busca do controle terminológico e conceitual na indexação e na recuperação de informação legislativa. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Cristiane Barbosa Galvão

CAFÉ, Ligia. Modelo para manual técnico de software aplicativo. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Keitty Rodrigues Vieira

CAFÉ, Ligia; KARPINSKI, C.. As contribuições da Escola de Chicago para Biblioteconomia e suas influências na Ciência da Informação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ana Patrícia Guimarães

SOUZA, R. F.; SOUZA, R. R.;CAFÉ, Ligia. Uma proposta de classificação facetada para organização e recuperação da informação do acervo técnico da Força Aérea Brasileira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencia da Informacao) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabela Santana de Moraes

MOREIRA, W.;CAFÉ, Ligia. O conceito de sistemas de organização do conhecimento: análise de domínio do PPGCI-UNESP/MARÍLIA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Luciana Monteiro Krebs

KRIEGER, M. G.;CAFÉ, Ligia; CHISHMAN, R. L. O.. Estudo da variação conceitual no uso da terminologia do Direito Penal Brasileiro: proposta de categorias de análise. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Lucas Augusto Alves Figueiredo

SALES, R.CAFÉ, Ligia; ALMEIDA, C. H. M.. Mapas conceituais na perspectiva instrumental da organização do conhecimento. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mona Cleide Quirino da Silva Farias

CAFÉ, Ligia. A Semiótica da Cultura nas Abordagens Socioculturais da Organização do Conhecimento: uma análise teórico-conceitual. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Diego Napoleão Viana Azevedo

CAFÉ, Ligia. A terminologia aduaneira para viajantes: proposta de glossário monolíngue com equivalências. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Georgea Allievi Frizon

BAPTISTA, D. M.;CAFÉ, Ligia; ARAUJO JUNIOR, R. H.. Política de indexação para documentação de natureza bancária. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Nauria Inês Fontana

FONTANA, N. I.; CHAGAS, M. T.; BECKER, C. R. F.;CAFÉ, Ligia. Estudo da viabilidade para implantação do sistema de bibliotecas em rede de IFC. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Samyra Orben

ORBEN, S.; CHAGAS, M. T.; BECKER, C. R. F.;CAFÉ, Ligia. Percepção de leitura e de biblioteca escolar dos alunos da Escola de Educação básica São Ludgero. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cláudia Osvaldina dos Passos

CHAGAS, M. T.;CAFÉ, Ligia; MEDEIROS, Graziela Martins. Bibliotecário escolar: levantamento bibliográfico. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Irma Berthier Baggio Frag

MENEZES, E. M.;CAFÉ, Ligia; PINHEIRO, L. V.. Importância da biblioteca escolar na formação do leitor: levantamento bibliográfico. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Valentina Marchiori

CHAGAS, M. T.;CAFÉ, Ligia; RASCHE, F.. O livro didático na composição de acervos em bibliotecas de escolas da rede pública de ensino. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Morena Pereira Porto

FACHIN, Gleisy Regina BóriesCAFÉ, Ligia; WEBER, C.; GARCIA, P. B.. Objetos de aprendizagemem EaD: coleção do curso de letras espanhol. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Francine Soares Vieira

BARROS, Camila MonteiroCAFÉ, Ligia; VITAL, L. P.;PADILHA, R. C.. Semiótica peirceana na Ciência da Informação: abordagens na publicação brasileira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Aline da Silva

MEDEIROS, M. B. B.;CAFÉ, Ligia; VITAL, L. P.. Análise das relações semânticas em tesauros jurídicos brasileiros: orientações das normas e aplicação prática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bruna Rosa Pereira

CUNHA, M. V.;CAFÉ, Ligia; MATHIAS, M.. Blogs como serviços de informação: análise de blogs de bibliotecas universitárias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Andréia dos Santos

FACHIN, Gleisy Regina BóriesCAFÉ, Ligia; MENEZES, E. M.. Indexação sobre futebol: estudo de caso em biblioteca universitária. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jeane Martins da Silva Correa

CAFÉ, Ligia; CHAGAS, M. T.; MENEZES, E. M.. Análise de teses de programas interdisciplinares na UFSC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rosane Lima

VITAL, L. P.;CAFÉ, LigiaBARROS, Camila Monteiro. O uso de linguagens documentárias no processo de indexação nas bibliotecas universitárias privadas de Florianópolis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jacy de Amorim

BRASCHER, M.CAFÉ, Ligia; PINTO, A. L.. Análise bibliotemétrica das dissertações defendidas entre os anos de 2005 a 2011 no PGCIN/UFSC. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Francielli Lourenço

MEDEIROS, Graziela Martins;CAFÉ, LigiaBARROS, Camila Monteiro. Análise dos temas e abordagens da indexação nas teses e dissertações brasileiras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Possenti de Souza

SOUZA, Fernanda Possenti de; HILLESHEIM, A. I. A.; MENEZES, E. M.;CAFÉ, Ligia. Impacto das tecnologias da informação e comunicação no tratamento da informação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Ferreira Gabreira

CUNHA, M. V.; CHAGAS, M. T.;CAFÉ, Ligia. Serviços de Informação nas Bibliotecas Públicas da Grande Florianópolis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Débora Tatiana de Mello

CAFÉ, Ligia; MENEZES, E. M.; MEDEIROS, Graziela Martins. Política de indexação nas bibliotecas das universidades federais do Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Nain Biernaski

CAFÉ, Ligia; CUNHA, M. V.; MEDEIROS, Graziela Martins. A indexação de imagens fotográficas nos acervos das instituições públicas situadas em Florianópolis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Barbosa Felipini

CUNHA, M. V.;CAFÉ, Ligia; CHAGAS, M. T.. Serviços de informação em bibliotecas virtuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Renato Bensen

FILETO, R.;CAFÉ, Ligia; GAUTHIER, F. O.. Busca dirigida por ontologia e informações de contexto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Tiago Daniel de Jesus Costa

CUNHA, M. V.; MENEZES, E. M.;CAFÉ, Ligia. Perfil do bibliotecário de referência de bibliotecas universitárias da Grande Florianópolis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fabíola de Luca Coimbra

CAFÉ, Ligia. Avaliação e proposta de um vocabulário controlado para o núcleo de fotografia do Correio Brasiliense. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Universidade de Brasília.

CAFÉ, Ligia. Concurso para Cargo de Professor - Universidad de la República - Uruguai. 2014. Universidad de la Republica Uruguay.

CAFÉ, Ligia. Concurso para provimento de cargo efetivo para Professor Universitário. 2014. Universidade do Estado de Santa Catarina.

CAFÉ, Ligia. Concurso Público para Cargo Efetivo de Professor Doutor - USP. 2013. Universidade de São Paulo.

CUNHA, M. B.; BAPTISTA, D. M.;CAFÉ, Ligia. Comissão para Professor Adjunto da Faculdade de Ciência da Informação da UnB. 2012. Universidade de Brasília.

CUNHA, M. B.; BAPTISTA, D. M.;CAFÉ, Ligia. Comissão para Professor Assitente da Faculdade de Ciência da Informação da UnB. 2012. Universidade de Brasília.

CAREGNATO, S. E.; VAN DER LAAN, R. H.;CAFÉ, Ligia. Comissão para Professor Assitente da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CUNHA, M. V.;CAFÉ, LigiaBRASCHER, M.; KOBASHI, N. Y.. Concurso Público para Professor Adjunto Departamento Ciência da Informação. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.

SOUZA, F. C.; CHAGAS, M. T.;CAFÉ, Ligia; NEVES, D. A. B.; DAVOK, D. F.. Concurso Público para Professor Adjunto Depto de Ciência da Informação. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

CAFÉ, Ligia; BAPTISTA, D. M.; SIMEAO, E. L. M. S.. Concurso Público para Professor Assistente da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. 2010. Universidade de Brasília.

CAFÉ, Ligia; NEVES, D. A. B.; SIMEAO, E. L. M. S.. Concurso Público para Professor Adjunto da Faculdade de Ciência da Informação. 2010. Universidade de Brasília.

CAFÉ, Ligia. Concurso Público para Professor adjunto do Departamento de Ciência da Informação. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

CAFÉ, Ligia. Presidência de Concurso Publico para Professor Adjunto do Depto de Ciência da Informação da UFSC. 2005. Universidade Federal de Santa Catarina.

CAFÉ, Ligia. Participação da Comssão Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto no Depto de Ciência da Informação e Documentação da UnB. 2005. Universidade de Brasília.

AUGUSTÍN LACRUZ, Maria del Carmen;CAFÉ, LigiaBRASCHER, M.. Participação do Comitê Científico da Semana de la Comunicación y la Información. 2011. Universidad de Zaragoza.

CAFÉ, Ligia. Participação em Comissão Científica do 2o Integrar - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus. 2006. Federação Brasileira de Associações de Biblitoecários, Cientistas da Inform.

CAFÉ, Ligia. Participação do Comitê de Programa da 1a Conferência Iberoamericana de publicações eletrônicas no contexto da comunicação científica. 2006. Universidade de Brasília.

CAFÉ, Ligia. Coordenadora da Comissão Científica do VI ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2005. Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Osvaci Amaro Venâncio Júnior

Elaboração de cabeçalhos de ementas de acórdãos sob a perspectiva da semiótica peirceana: uma contribuição aos estudos da representação da informação na Ciência da Informação; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Igor Soares Amorim

Análise de domínio sob a luz do conceito de agenciamento de Gilles Deleuze; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Orestes Trevisol Neto

A institucionalização científica do campo da moda no Brasil: estudo baseado nas instituições, produtores e produtos científicos; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Renata Cardozo Padilha

O museu como um espaço de pesquisa: proposta para descrição do acervo fotográfico histórico; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Mario Bastos de Souza Júnior

Análise de tipos de ontologias nas áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Camila Monteiro de Barros

Representação da informação musical: subsídios para recuperação da informação em registros sonoros e partituras no contexto educacional e de pesquisa; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Graziela Medeiros

Organização da informação em repositórios digitais: implicações do auto-arquivamento na representação da informação; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Rochelle Martins Alvocem

O sistema eletrônico de editoração de revistas e sua navegabilidade: um estudo no fluxo do processo editorial no Portal de Periódicos da UFSC; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Jaqueline Costa Alves

Organização e representação da informação na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC: uma análise focada em metadados sob a luz do padrão MTD-BR; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Gerson Augé Tybush

A Comunicação entre Arquitetos e Marceneiros: o desenho técnico e a terminologia como vetores do processo produtivo do setor mobiliário sob medida; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Sinara Molossi

Inserção da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no Contexto da Web Semântica; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Rodrigo de Sales

Tesauro e ontologia sob a luz da Teoria comunicativa da terminologia; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Sonali Paula Molin Bedin

Metodologia para validação de ontolologias: o caso ORBIS_BC; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Recomendações para construção de taxonomia em portais corporativos; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Renata Cardozo Padilha

A representação do objeto museológico na época de sua reprodutibilidade digital; 2018; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Camila Monteiro de Barros

Informação musical: análise semiótica da experiência de não-especialista em música e as implicações teóricas na Organização do Conhecimento; 2017; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Liliane Vieira Pinheiro

O desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias na perspectiva dos desafios da pós-modernidade: diretrizes sob o olhar da teoria da complexidade e da análise de domínio; ; 2017; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Sueli Solovy

Estudo comparativo dos resumos registrados nos trabalhos de conclusão do curso de Direito e Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Taoana Cavalheiro

Análise dos resumos registrados nos trabalhos de conclusão do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Nelly Marilce Brandt

Mapeamento da produção científica brasileira sobre informação jurídica na área da Ciência da Informação e Biblioteconomia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Thais Lopez Franzoni Dau

Linguagem documentária utilizada na indexação dos processos na Secretaria do Estado da Fazenda de Santa Catarina; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Guilherme Goulart Rghetto

Indexação de fotografia:estudo focado no Getty Images; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Cristyane Cesarino da Rosa

Responsabilidade social nas pesquisas da área de Ciência da Informação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Tatiane Cristina Gheno

Estrutura de tesauro em Ciência da Informação: análise dos tesauros das bases de dados LISA e LISTA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Bruna Machado Lazzarin

Estudos teóricos e práticos sobre folksonomia nos periódicos científicos brasileiros; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Fernando Da Costa Pereira

A indexação de portarias da Polícia Militar de Santa Catarina; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Luciana Stábile Monteblanco

Estudo comparativo entre tesauros de Museus de Arte internacionais disponíveis online; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Letícia Jansen Gonçalves

Taxonomia: características reveladas na literatura de Ciência da Informação do Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Leila Cristina Weiss

Análise da estrutura do vocabulário controlado Descritores em Ciências da Saúde; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Camila Ribeiro Valerim

Análise da estrutura de metadados utilizada por softwares de gerenciamento de imagens; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Isadora dos Santos Garrido Steimer

Organização da Informação: abordagens nas teses e dissertações em CI no Brasil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Thayse Hingst

Análise da indexação de imagens fotográficas em um banco de imagens comercial; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Mario Bastos de Souza Júnior

Ontologias: abordagens nas teses e dissertações das universidades públicas brasileiras; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Débora Tatiana de Mello

Política de indexação em bibliotecas universitárias brasileiras; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Nain Biernaski

A indexação de imagens fotográficas nos acervos das instituições públicas situadas em FlorianópolisICAS SITUADAS EM FLORIANÓPOLIS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Kelly Debiazy

Estudo comparativo entre tesauros da área de Direito disponíveis online; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Francieli Tibes

Descrição dos assuntos no Arquivo Departamental: em busca de uma padronização; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Maira Helena de Souza Vicenzi

A representação de imagens em movimento; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Rosiane Maria

Análise da indexação adotada pela bibliotecas participantes do Grupo de Bibliotecários em Informação em Ciências da Saúde de Santa Catarina; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Karla Peres

Análise dos termos adotados na representação dos documentos da Administração Regional do SENAC: subsídios para a elaboração de um vocabulário controlado; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Adriana de Martino

Imagem e som: panorama nacional e internacional das investigações no campo da organização da informação; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Renata Duarte de Borja

Análise do termo Organização do Conhecimento nas teses brasileiras da área de Ciência da Informação; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Guilherme Goulart Righetto

Imagem e som: panorama nacional e internacional das investigações no campo da organização da informação; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Marieli Machiavelli

Análise do termo Organização do Conhecimento nas teses brasileiras da área de Ciência da Informação; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Bruna Ferreira

Análise do termo Organização do Conhecimento nas teses brasileiras da área de Ciência da Informação; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Manuela Soares da Fonseca

Organização do conhecimento: uma análise conceitual nos anais do ENANCIB; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Valéria Cunha dos Santos

Organização do conhecimento: uma análise conceitual nos periódicos em Ciência da Informação; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Isadora dos Santos Garrido Steimer

Organização da Informação: análise conceitual; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Daniel Xavier Garcia

Representação e Organização da Informação e do Conhecimento: análise conceitual; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Fernanda Mendes

Critérios lingüísticos adotados em modelos de organização do conhecimento para recuperação da informação - 2a parte; 2007; Iniciação Científica - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Aline Bratfisch

Critérios lingüísticos adotados em modelos de organização do conhecimento para recuperação da informação - 1a parte; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ligia Maria Arruda Café;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ulf Gregor Baranow

Terminologia de Informática em Língua Portuguesa: contribuição para uma linguagem documentária (Brasil-Portugal); ; 1988; 0 f; Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Brasília,; Orientador: Ulf Gregor Baranow;

Renato Rocha Souza

2016; Fundação Getúlio Vargas,; Renato Rocha Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARROS, Camila Monteiro ; CAFÉ, Ligia ; LAPLANTE, A. . AS CONTRIBUIÇÕES DA AUTONARRATIVA DA EXPERIÊNCIA SEMIÓTICA MUSICAL PARA A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. INFORMAÇÃO & SOCIEDADE (UFPB. ONLINE) , v. 29, p. 101-124, 2019.

  • BARROS, Camila Monteiro ; CUNHA, M. V. ; CAFÉ, Ligia . Estudo comparativo dos currículos dos cursos de Biblioteconomia no Brasil. Informação & Informação (Online) , v. 23, p. 290-310, 2018.

  • PINHEIRO, LILIANE VIEIRA ; CAFÉ, LIGIA MARIA ARRUDA ; DA SILVA, EDNA LUCIA . As bibliotecas universitárias e os desafios da pós-modernidade. EM QUESTÃO (UFRGS. IMPRESSO) , v. 24, p. 152-176, 2018.

  • CAFÉ, Ligia ; BARROS, Camila Monteiro . Abordagens metodológicas das pesquisas sobre organização da informação musical. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) , v. 14, p. 304-323, 2018.

  • SOUZA, R. R. ; CAFÉ, Ligia . Análise de sentimento aplicada ao estudo de letras de música. INFORMAÇÃO & SOCIEDADE (UFPB. ONLINE) , v. 28, p. 275-286, 2018.

  • PINHEIRO, L. V. ; CAFÉ, Ligia ; SILVA, E. L. . El desarrollo de colecciones en bibliotecas universitarias bajo el enfoque de la teoría de la complejidad y del análisis de dominio. BIBLIOS (LIMA) , v. 73, p. 65-90, 2018.

  • PADILHA, R. C. ; CAFÉ, Ligia . A interoperabilidade semântica entre acervos de museus: discutindo o caso dos museus da Imagem e do Som. Em Questão , v. 23, p. 113-128, 2017.

  • SILVA, E. L. ; CAFÉ, Ligia ; TREVISOL NETO, O. . A institucionalização científica do campo da moda no Brasil. ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação , v. 8, p. 1-15, 2017.

  • CAFÉ, Ligia ; BARROS, Camila Monteiro . Production scientifique brésilienne sur la classification à facettes. Les Cahiers du Numérique , v. 13, p. 69-87, 2017.

  • CAFÉ, Ligia ; SOUZA, R. R. . Sentiment Analysis and Knowledge Organization: An Overview of the International Literature. KNOWLEDGE ORGANIZATION , v. 44, p. 199-214, 2017.

  • CAFÉ, Ligia ; BARROS, Camila Monteiro ; BORJA, R. D. ; MACHIAVELLI, M. . Análise conceitual do termo organização do conhecimento em teses brasileiras. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) , v. 13, p. 82-113, 2017.

  • AMORIM, I. S. ; CAFÉ, Ligia . Agenciamento e análise de domínio: um encontro possível. INFORMAÇÃO & SOCIEDADE (UFPB. ONLINE) , v. 27, p. 75-88, 2017.

  • CAFÉ, Ligia ; BARROS, Camila Monteiro . Aplicação e uso de ontologias musicais. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ONLINE) , v. 46, p. 169-182, 2017.

  • TREVISOL NETO, O. ; CAFÉ, Ligia ; SILVA, E. L. . As instituições, produtores e produtos científicos do campo da moda no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação (on line) , v. 22, p. 152-169, 2017.

  • LUCAS, A. ; CAFÉ, Ligia ; VIERA, Angel Freddy Godoy. . Inteligência de negócios e inteligência competitiva na ciência da informação brasileira: contribuições para uma análise terminológica. Perspectivas em Ciência da Informação (Online) , v. 21, p. 168-187, 2016.

  • CAFÉ, Ligia ; BARROS, Camila Monteiro . Panorama da produção nacional e internacional sobre informação musical. Informação & Sociedade (UFPB. Online) , v. 26, p. 107-119, 2016.

  • CAFÉ, Ligia ; Santos, R. N. M. dos ; BARROS, Camila Monteiro . Os estudos de Gruber e Guarino sobre ontologias na Ciência da Informação e nas Ciências da Computação. Datagramazero (Rio de Janeiro) , v. 16, p. 1-15, 2015.

  • CAFÉ, Ligia ; PADILHA, R. C. . A representação do objeto museológico em exposição virtual: análise da fotografia histórica no Google Cultural Institute. Revista Iberoamericana de Turismo , v. 5, p. 120-141, 2015.

  • CAFÉ, Ligia ; CUNHA, M. V. . Les programmes de cycles supérieurs en sciences de linformation au Brésil. Documentation et Bibliothèques , v. 61, p. 104-108, 2015.

  • CAVALHEIRO, T. ; CAFÉ, Ligia . Análise dos resumos dos trabalhos de conclusão do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina. Biblionline (João Pessoa) , v. 11, p. 108-122, 2015.

  • PADILHA, R. C. ; CAFÉ, Ligia . Organização de acervo fotográfico histórico: proposta de descrição. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação , v. 5, p. 90-111, 2014.

  • CAFÉ, Ligia ; BARROS, Camila Monteiro ; FONSECA, M. S. . Organização do conhecimento: uma análise conceitual nos anais do ENANCIB. Em Questão , v. 20, p. 86-112-112, 2014.

  • PADILHA, R. C. ; CAFÉ, Ligia ; SILVA, E. L. . O papel das instituições museológicas na sociedade da informação/conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação (Online) , v. 19, p. 68-82, 2014.

  • CAFÉ, Ligia ; BARROS, Camila Monteiro ; SANTOS, V. C. . O conceito de organização do conhecimento nas revistas brasileiras de Ciência da Informação. Revista Interamericana de Bibliotecologia , v. 37, p. 201-2014, 2014.

  • CAFÉ, Ligia ; BARROS, Camila Monteiro . Informação musical: sistemas de classificação sob o olhar da semiótica. Ciência da Informação (Online) , v. 43, p. 134-144, 2014.

  • BARROS, Camila Monteiro ; CAFÉ, Ligia . The relevance of music information representation metadata from the perspective of expert users. Transinformação , v. 25, p. 213-223, 2013.

  • SOUZA JUNIOR, M. B. ; CAFÉ, Ligia . Ontologias: abordagens nas teses e dissertações das universidades públicas brasileiras. Informação & Sociedade (UFPB. Online) , v. 22, p. 81-98-98, 2012.

  • BARROS, Camila Monteiro ; CAFÉ, Ligia . Estudos da semiótica na Ciência da Informação: relatos de interdisciplinaridades. PERSPECT CIENC INF , v. 17, p. 18-33, 2012.

  • VITAL, L. P. ; CAFÉ, Ligia . Ontologias e taxonomias: reflexões conceituais. PERSPECT CIENC INF , v. 16, p. 115-130, 2011.

  • CAFÉ, Ligia ; BRASCHER, M. . Organização do Conhecimento: teorias semânticas como base para estudo e representação de conceitos. Informação & informação (UEL. Online) , v. 16, p. 25-51, 2011.

  • BARROS, Camila Monteiro ; CAFÉ, Ligia ; SILVA, E. L. . Mediação do Conhecimento para o acesso a informação: reflexão baseada em um perspectiva sociológica da ciência da informação. Ciência da Informação (Online) , v. 40, p. 468-477, 2011.

  • ALVES, J. C. ; CAFÉ, Ligia . Análise focada em metadados sob a luz do padrão MTD-BR. Em Questão (UFRGS. Impresso) , v. 6, p. 179-202, 2010.

  • SILVA, E. L. ; CAFÉ, Ligia ; CATAPAN, A. H. . Os objetos educacionais, os metadados e os repositórios na sociedade da informação. Ciência da Informação (Online) , v. 39, p. 93-104, 2010.

  • SALES, R. ; CAFÉ, Ligia . Diferenças entre tesauros e ontologias. PERSPECT CIENC INF , v. 14, p. 99-116, 2009.

  • CAFÉ, Ligia ; MENDES, F. . Estudo sobre a estrutura definitória para desenvolvimento de ontologias. Informação & Sociedade (UFPB. Online) , v. 19, p. 71-80, 2009.

  • CAFÉ, Ligia ; BRASCHER, M. . Organização de informação e bibliometria. Encontros Bibli (UFSC) , v. 2008.1, p. 54-75, 2008.

  • SALES, R. ; CAFÉ, Ligia . Semelhanças e Diferenças entre Tesauros e Ontologias. Datagramazero (Rio de Janeiro) , v. 9, p. 000-00 1, 2008.

  • COMARELLA, Rafaela Lunardi ; CAFÉ, Ligia . Chatterbot: conceito, características, tipologia e construção. Informação & sociedade (UFPB. Online) , v. 18, p. 55-67, 2008.

  • CAFÉ, Ligia ; MENDES, F. . Uma contribuição para a construção de instrumentos analítico-sintéticos de representação do conhecimento. PERSPECT CIENC INF , v. 13, p. 40-59, 2008.

  • SALES, R. ; CAFÉ, Ligia . O que há de comum entre tesauros e ontologias. Cibertextualidades (Porto) , v. 3, p. 233-243, 2008.

  • CAFÉ, Ligia ; FACHIN, Gleisy Regina Bóries . Provedores de dados, provedores de serviço e periódicos em Ciência da Informação, Bilioteconomia e áreas afins. Encontros Bibli (UFSC) , v. Espec., p. 59-76, 2007.

  • CAFÉ, Ligia ; BRATFISH, Aline . Classificação analítico-sintética: reflexões teóricas e aplicações. Transinformação , v. 19, p. 237-250, 2007.

  • CAFÉ, Ligia ; LAGE, M. B. . Auto-arquivamento: uma opção inovadora para produção científica. Datagramazero (Rio de Janeiro) , v. 3, n.3, 2002.

  • CAFÉ, Ligia ; SANTOS, C. ; MACEDO, F. . Proposta de um método para escolha de software de automação de bibliotecas. Ciência da Informação , Brasília, v. 30, n.2, p. 70-79, 2001.

  • CAFÉ, Ligia ; TRISKA, R. . Arquivos abertos: subprojeto da Biblioteca Digital Brasileira. Ciência da Informação , Brasília, v. 30, n.3, p. 92-96, 2001.

  • CAFÉ, Ligia . Uma proposta funcionalista para análise de unidades terminológicas complexas (UTC). Revista do GELNE (UFC) , Universidade Federal do Ceará, v. 2, n.1, p. 49-52, 2000.

  • CAFÉ, Ligia ; COCHRANE, G. . Unités terminologiques complexes et adverbes : des éléments compatibles ?. Travaux Du Lilla, Nice (França), v. 2, p. 33-43, 1997.

  • CAFÉ, Ligia ; LADOUCEUR, J. ; COCHRANE, G. . Une méthode pour l'alignement de termes complexes plurilingues dans les textes spécialisés. Tradterm , São Paulo, v. 4, n.2, p. 199-221, 1997.

  • CAFÉ, Ligia . Aplicação de base metodológica para pesquisa em socioterminologia na elaboração de um glossário demonstrativo em fitopatologia. Ciência da Informação , Brasília, v. 24, n.3, p. 341-343, 1995.

  • CAFÉ, Ligia ; MEDEIROS, M. B. B. ; SUJII, M. K. . Elaboração de tesauros utilizando o Programa de elaboração de tesauros em microcomputador (Tecer). Revista de Biblioteconomia de Brasília , Brasília, v. 18, n.2, p. 185-192, 1990.

  • CAFÉ, Ligia . Terminologia de informática em língua portuguesa : uma análise lingüística e terminológica. Ciência da Informação , Brasília, v. 18, n.2, p. 183-190, 1989.

  • BARROS, Camila Monteiro ; CAFÉ, Ligia . Fundamentos para a organização da informação musical. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2015. v. 1. 162p .

  • CAFÉ, Ligia . Organização da Documentação e da Informação II: classificação e indexação. 1. ed. Florianópolis: CIN/CED/UFSC, 2010. v. 1. 48p .

  • GAUTHIER, F. O. (Org.) ; CAFÉ, Ligia (Org.) ; TODESCO, J. L. (Org.) ; DANDOLINI, G. (Org.) . Anais do 3o Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil: Glossários, taxonomias e tesauros enriquecendo as ontologias. 1. ed. Florianópolis: , 2010. v. 1. 382p .

  • BARROS, Camila Monteiro ; CAFÉ, Ligia . Abordagem teórica da semiótica peirceana para identificação de assuntos em música e suas representações. In: Mariângela Spotti Lopes Fujita; Roberta Caroline Vesu Alves; Carlos Cândido de Almeida. (Org.). Modelos de leitura documentária para indexação : abordagens teóricas interdisciplinares e aplicações em diferentes tipos de documentos. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020, v. , p. 217-240.

  • SALDANHA, G. S. ; SALES, R. ; CAFÉ, Ligia . Reflexões sobre os conceitos de tratamento da informação e organização da informação. In: Maria Graça Simões; Gercina Ângela de Lima. (Org.). Do tratamento à organização da informação: reflexões sobre concepções, perspectivas e tendências. 1ed.Coimbra: Imprensa Universidade de Coimbra, 2020, v. , p. 23-48.

  • CAFÉ, Ligia ; SALES, R. . A presença de Ranganathan na organização do conhecimento do século XXI: um estudo no contexto da ISKO. In: Elaine Rosangela de Oliveira Lucas; Elisa Cristina Delfini Corrêa; Gisela Eggert-Steindel. (Org.). As contribuições de Ranganathan para a Biblioteconomia: reflexões e desafios. 1ed.São Paulo: FEBAB, 2016, v. , p. 126-142.

  • CAFÉ, Ligia ; BARROS, Camila Monteiro . Representação da informação musical: aspectos de indexação. In: Dulce Maria Baptista; Rogério Henrique de Araújo Júnior. (Org.). Organização da informação: abordagens e práticas. 1ed.Brasília: , 2015, v. , p. 69-93.

  • CAFÉ, Ligia . Pesquisa em organização e representação do conhecimento no Programa de pós - graduação em Ciên cia da Informação da Universidade federal de Santa Catarina (UFSC). In: José Augusto Chaves Guimarães; Vera Dodebei. (Org.). Desafios e perspectivas científicas para a organização e representação do conhecimento na atualidade. 1ed.Marília: ISKO - Brasil; FUNDEPE, 2012, v. 1, p. 195-202.

  • TOMAEL, M. I. ; CAFÉ, Ligia ; BORGES, L. C. . Diretrizes para a editoração de livros e revistas: ciência da informação e museologia. In: Joana Coeli Ribeiro Garcia; Maria das Graças Targino. (Org.). Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Ancib): reflexão e proposta para dinamização. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2011, v. , p. 93-128.

  • CAFÉ, Ligia ; SALES, R. . Organização da informação: Conceitos básicos e breve fundamentação teórica. In: Jaime Robredo; Marisa Bräscher. (Org.). Passeios pelo bosque da informação: estudos sobre representação e organização da informação e do conhecimento. 1ed.Brasília: IBICT, 2010, v. , p. 115-129.

  • BRASCHER, M. ; CAFÉ, Ligia . Grupos de trabalho: recortes da pesquisa contemporânea em Ciência da Informação no Brasil. In: Marilda Lopes Ginez de Lara; Johanna Wilhelmina Smit. (Org.). Temas de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. 1ed.São Paulo: Escola de Comunicações e Artes/USP, 2010, v. , p. 21-28.

  • BRASCHER, M. ; CAFÉ, Ligia . Organização da Informação ou Organização do Conhecimento?. In: Marilda Lopes Ginez de Lara; Johanna Wilhelmina Smit. (Org.). Temas de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. 1ed.São Paulo: Escola de Comunicações e Artes/USP, 2010, v. , p. 85-102.

  • CAFÉ, Ligia . Aplicação do modelo de predicação sintático-semântica na construção de linguagens documentárias. In: Miriam Vieira da Cunha; Francisco das Chagas de Souza. (Org.). Comunicação, gestão e profissão: abordagens para o estudo da Ciência da Informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, v. , p. 69-92.

  • CAFÉ, Ligia . Contribuições da Gramática Funcional na delimitação de segmentos descritores de informação. In: Georgete Medleg Rodrigues;Ilza Leite Lopes. (Org.). Representação e Organização do Conhecimento. 1ed.Brasília: Thesaurus, 2003, v. 2, p. 118-140.

  • CAFÉ, Ligia . Terminologia: aplicação do (re)modelo de Simon Dik. In: Enilde Faulstich;Sabrina Pereira de Abreu. (Org.). Lingüística Aplicada à Terminologia e à Lexicologia. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2003, v. , p. 59-82.

  • CUNHA, M. V. ; CAFÉ, Ligia . Information Science in Brazil. SIG III Newsletter, p. 6 - 7, 01 jun. 2006.

  • CAFÉ, Ligia . Recensão do livro : La terminologie : méthode et application de Maria Teresa Cabré. Langues et linguistique, Québec (Canadá), , v. 25, p. 245 - 250, 01 jan. 1999.

  • CAFÉ, Ligia . Recensão do livro : Base metodológica para pesquisa em socioterminologia de Enilde Faulstich. Revista internacional de língua portuguesa, Lisboa (Portugal), , v. 15, p. 175 - 176, 01 jul. 1996.

  • BARROS, Camila Monteiro ; CAFÉ, Ligia ; LAPLANTE, A. . The contribution of Semiotics to knowledge organization for music information. In: 15th International ISKO Conference, 2018, Porto, Portugal. Challenges and Opportunities for Knowledge Organization in the Digital Age. Baden: Ergon Verlag, 2018. v. 16. p. 137-143.

  • BARROS, Camila Monteiro ; CAFÉ, Ligia ; LAPLANTE, A. . Emotional Concepts in Music Knowledge Organization. In: 14th International ISKO Conference, 2016, Rio de Janeiro. Knowledge Organization for a Sustainable World: Challenges and Perspectives for Cultural, Scientific, and Technological Sharing in a Connected Society. Würzburg: Ergon, 2016. v. 15. p. 164-170.

  • VENANCIO JUNIOR, O. A. ; CAFÉ, Ligia . Elaboração de cabeçalhos de ementas de acórdãos sob a perspectiva da semiótica de Charles Sanders Peirce: uma contribuição aos estudos da representação da informação em Ciência Da Informação. In: XVII Enancib 2016: Descobrimentos da Ciência da Informação: desafios da multi, inter e transdisciplinaridade, 2016, Salvador. XVII Enancib 2016: Descobrimentos da Ciência da Informação: desafios da multi, inter e transdisciplinaridade. Salvador: UFPB/Ancib, 2016. v. 1. p. 1-15.

  • AMORIM, I. S. ; CAFÉ, Ligia . Os conceitos de comunidade discursiva , domínio e linguagem na análise de domínio hjorlandiana. In: XVII Enancib 2016: Descobrimentos da Ciência da Informação: desafios da multi, inter e transdisciplinaridade, 2016, Salvador. XVII Enancib 2016: Descobrimentos da Ciência da Informação: desafios da multi, inter e transdisciplinaridade. Salvador: UFPB/Ancib, 2016. v. 1. p. 1-15.

  • PADILHA, R. C. ; CAFÉ, Ligia . A representação do objetio museológico em exposição virtual pela perspectiva da reprodutibilidade técnica. In: XVII Enancib 2016: Descobrimentos da Ciência da Informação: desafios da multi, inter e transdisciplinaridade, 2016, Salvador. XVII Enancib 2016: Descobrimentos da Ciência da Informação: desafios da multi, inter e transdisciplinaridade. Salvador: UFPB/Ancib, 2016. v. 1. p. 1-15.

  • BARROS, Camila Monteiro ; CAFÉ, Ligia ; LAPLANTE, A. . Análise semiótica da informação musical e as implicações para a organização do conhecimento. In: XVII Enancib 2016: Descobrimentos da Ciência da Informação: desafios da multi, inter e transdisciplinaridade, 2016, Salvador. XVII Enancib 2016: Descobrimentos da Ciência da Informação: desafios da multi, inter e transdisciplinaridade. Salvador: UFPB/Ancib, 2016. v. 1. p. 1-15.

  • PADILHA, R. C. ; CAFÉ, Ligia . Organização da informação em acervo de museu: a fotografia histórica. In: XV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2014, Belo Horizonte. XV Enancib 2014. Além da nuvens: expandindo as fronteiras da Ciência da Informação. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2014. p. 3668-3687.

  • BARROS, Camila Monteiro ; CAFÉ, Ligia ; Rodrigues, R. S. . Proposal of a Theoretical Framework For Music Information Representation. In: IX ISKO France, 2013, Paris. Contextes, langues et cultures dans lorganisation des connaissances, 2013. p. 245-266.

  • BARROS, Camila Monteiro ; CAFÉ, Ligia ; ALMEIDA, C. C. . Informação musical e interpretação: contribuições semióticas para o campo da organização da informação. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2013, Florianópolis. XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2013.

  • CAFÉ, Ligia ; AUGUSTÍN LACRUZ, Maria del Carmen ; BARROS, Camila Monteiro . Organização do Conhecimento: análise conceitual. In: X Congreso ISKO Espanha, 2012, Ferrol. 20 aos del Capítulo Espaol de ISKO: 20 aos del Capítulo Espaol de ISKO: actas del X Congreso ISKO-Espaa. Ferrol, Espanha: Universidade da Corua, 2012. p. 283-302.

  • SALES, R. ; CAFÉ, Ligia . Tesauros e ontologias sob o olhar da Teoria Comunicativa da Terminologia. In: IX Congreso ISKO Espanha, 2009, Valência. IX Congreso ISKO Espanha. Nuevas perspectivas para la difusión y organización del conocimiento. Valência: Editorial UPV, 2009. v. 1. p. 435-451.

  • SALES, R. ; CAFÉ, Ligia . Os tesauros e as ontologias sob um olhar terminológico. In: Enancib - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2008, São Paulo. Diversidade Cultural e Políticas de Informação, 2008.

  • BRASCHER, M. ; CAFÉ, Ligia . Organização da informação ou organização do conhecimento.. In: Enancib - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2008, São Paulo. Diversidade Cultural e Políticas de Informação, 2008.

  • VITAL, L. P. ; CAFÉ, Ligia . Práticas de elaboração de taxonomias: análise e recomendações. In: VIII Enancib. Encontro Nacinal de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007, Salvador. Anais do VIII Enancib, 2007.

  • ARELLANO, R. M. S. ; MEINERT, C. R. ; CAFÉ, Ligia ; Miguel Angel Mardero Arellano . Electronic Journal Publishing System - SEER. In: 8th ICCC International Conference on Electronic Publishing - ElPub2004, 2004, Brasília. 8th ICCC International Conference on Electronic Publishing - ElPub2004. Brasília: UnB, 2004. p. 226-236.

  • CAFÉ, Ligia ; Bianca Amaro de Melo ; Elza Maria Ferreira Barboza ; Eny Marcelino Nunes ; Miguel Angel Mardero Arellano . Repositório Institucionais: nova estratégia para publicação científica na Rede. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2003, Belo Horizonte. Mídia, Ética e Sociedade, 2003.

  • CAFÉ, Ligia . A língua portuguesa nas publicações científicas: o caso brasileiro. In: Congresso Internacional sobre línguas neolatinas na Comunicação Especializada, 2002, México. Congresso Internacional sobre línguas neolatinas na Comunicação Especializada, 2002.

  • CAFÉ, Ligia ; Bianca Amaro de Melo ; Elza Maria Ferreira Barboza ; Miguel Angel Mardero Arellano ; MENDES, E. . Arquivos Abertos: inovação tecnológica para comunicação científica na Rede. In: XXVCongresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2002, Salvador. Comunicação para cidadania. Salvador: Sociedade Brasileira de Estudos Interdiciplinares da Comunicação, 2002.

  • CAFÉ, Ligia . Le préfixe de négation dans la formation des mots: une étude de cas des unités terminologiques complexes (UTC). In: Les professions langagières à l'aube de l'an 2000, 1999, Québec. Les professions langagières à l'aube de l'an 2000. Québec: Centre international de recherche en aménagement linguistique, 1998. p. 183-198.

  • CAFÉ, Ligia . Une vérification préliminaire des résultats générés par Termplus à partir d'un texte écrit en langue portugaise. In: Onzième journées de linguistique, 1997, Québec. Actes des Onzièmes journées de linguistique. Québec: Centre international de recherche en aménagement linguistique, 1997. p. 193-200.

  • FAULSTICH, E. ; CAFÉ, Ligia . Formulação de uma política comunitária em terminologia no Brasil. In: IV Simpósio ibero-americano de terminologia, 1994, Buenos Aires. Anais do IV Simpósio ibero-americano de terminologia. Buenos Aires: União Latina. Secretaria de Ciencia y Tecnologia da la Nación, 1994. p. 89-93.

  • AMORIM, I. S. ; CAFÉ, Ligia . Análise de domínio Hjorlandiana sob a luz da filosofia de Deleuze. In: XV Enancib 2014. Além da nuvens: expandindo as fronteiras da Ciência, 2014, Belo Horizonte. XV Enancib 2014. Além da nuvens: expandindo as fronteiras da Ciência da Informação. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2014. p. 1044-1050.

  • PADILHA, R. C. ; CAFÉ, Ligia . Museu como espaço de pesquisa: proposta para descrição de acervo fotográfico histórico. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2013. XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2013.

  • BARROS, Camila Monteiro ; CAFÉ, Ligia . Representação da informação musical: subsídios para recuperação da informação em registros sonoros e partituras no contexto educacional e de pesquisa. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2011, Brasília. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Brasilia: Thesaurus, 2011. v. 12. p. 731-745.

  • CAFÉ, Ligia . E.LIS E DIÁLOGO CIENTÍFICO: NOVOS MODELOS DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA.. In: 57 a Reunião Anual da SBPC - Reconstruindo a Comunicação Científica: ferramentas de software, 2005, Fortaleza. http://www.reacao.com.br/programa_sbpc57ra/sbpccontrole/textos/ligiacafe.htm, 2005.

  • CAFÉ, Ligia . Análise da formação de unidades terminológicas complexas (UTC) sob a perspectiva da Gramática Funcional de Simon Dik: pistas de cunho lingüístico-funcional para o processamento da linguagem natural. In: VII Simpósio Ibero-americano de Terminologia, 2000, Lisboa. Resumos do VII Simpósio Ibero-americano de Terminologia. Paris: União Latina, 2000.

  • CAFÉ, Ligia . Análise da formação de unidades terminológicas complexas (UTCs) à luz da Gramática Funcional de Simon Dik. In: Escola Internacional de Inverno de Terminologia, 2000, São Paulo. Resumo dos Anais da Escola Internacional de Inverno de Terminologia. São Paulo: IULA/USP, 2000.

  • CAFÉ, Ligia . Uma proposta funcionalista para a análise de unidades terminológicas complexas. In: XVII Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste, 1999, Fortaleza. Programas e Resumos. Fortaleza: UFC/GELNE, 1999.

  • CAFÉ, Ligia . Palestra para a Associação de Bibliotecólogos del Uruguay. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAFÉ, Ligia . Pesquisa em Organização e Representação do Conhecimento no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na UFSC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAFÉ, Ligia . Perpectivas da informação na Arquivologia e Biblioteconomia no século XXI: os sistemas de organização do conhecimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAFÉ, Ligia . Sistemas de Organização do Conhecimentos e Terminologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAFÉ, Ligia . Formas de publicação científica e intercâmbio de informação na era digital. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAFÉ, Ligia . Uma proposta funcionalista para a análise de unidades terminológicas complexas (UTC). 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAFÉ, Ligia . Le préfixe de négation dans la formation des mots : une étude de cas des unités terminologiques compelxes (UTC). 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAFÉ, Ligia . Une vérification préliminaire des résultats générés par Termplus à partir d'un texte écrit en langue portuguaise. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TENNIS, J. ; SOUZA, R. R. ; CAFÉ, Ligia . STUDYING METADATA IN THE WILD. UFSC - PGCIN - DCI, 2015 (Organização da Edição especial da Revista Encontros Bibli).

  • CAFÉ, Ligia . Préfácio do livro Cenários da Organização do Conhecimento. Brasília, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CAFÉ, Ligia . Prefácio do livro Fundamentos da Lingüística para a formação do profissional da informação. Brasília, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CAFÉ, Ligia ; KURAMOTO, H. . Tecnologia da Informação e Arquivos Abertos. Florianópolis: UFSC, 2007 (Organização da Edição especial da Revista Encontros Bibli).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CAFÉ, Ligia . Avaliação e emissão de parecer para quatro trabalhos submetidos ao IV Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC). 2014.

CAFÉ, Ligia . Avaliação e emissão de parecer para CAPES. 2014.

CAFÉ, Ligia . Avaliação e emissão de parecer para manuscrito submetido ao XV Enancib. 2014.

CAFÉ, Ligia . Emissão de parecer para Capes. 2013.

CAFÉ, Ligia . Avaliação e emissão de parecer para trabalhos submetidos ao CTCM 2013 Conferência sobre Tecnoloiga, Cultura e Memória. 2013.

CAFÉ, Ligia . Participação em comissões de apreciação de APCNs Acadêmicos da área de Ciências Sociais Aplicadas I. 2012.

CAFÉ, Ligia . Coordenação de sessão durante o I Congresso Brasileiro de Representação e Organização do Conhecimento (ISKO-Brasil). 2011.

CAFÉ, Ligia ; AUGUSTÍN LACRUZ, Maria del Carmen . Participação do Comitê Científico da Semana de la Comunicación y la Información da Universidad de Zaragoza. 2011.

CAFÉ, Ligia ; MEDEIROS, M. B. B. . Desenvolvimento do Tesauro do Conselho da Justiça Federal. 1992.

CAFÉ, Ligia ; MEDEIROS, M. B. B. . Desenvolvimento do Tesauro do Sistema de Tributação da Receita Federal. 1991.

CAFÉ, Ligia ; KURAMOTO, H. ; Miguel Angel Mardero Arellano ; ARELLANO, R. M. S. ; MEINERT, C. R. . SEER-Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. 2004.

CAFÉ, Ligia ; KURAMOTO, H. ; NED, F. . Diálogo Científico. 2004.

CAFÉ, Ligia ; MEDEIROS, M. B. B. ; SUJII, M. K. . TECER - Programa de elaboração de tesauros em microcomputador. 1989.

CAFÉ, Ligia . Avaliação de Trabalho para o XXV CBBD. 2013.

CAFÉ, Ligia . Avaliação de trabalho para o II Congresso da Isko Brasil. 2013.

RENDON ROJAS, Miguel Angel ; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira ; GONZALEZ DE GOMES, Maria Nélida ; ORTEGA, Cristina Dotta ; MURGUIA, Eduardo ; SALDANHA, Eduardo ; SMIT, Johanna W ; CAFÉ, Ligia ; GRACIOSO, Luciana de Souza ; KOBASHI, N. Y. ; MOSTAFA, Solange Puntel . Participação no Colóquio Internacional de Ciência da Informação. 2012.

RENDON ROJAS, Miguel Angel ; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira ; GONZALEZ DE GOMES, Maria Nélida ; ORTEGA, Cristina Dotta ; MURGUIA, Eduardo ; SALDANHA, Eduardo ; SMIT, Johanna W ; CAFÉ, Ligia ; GRACIOSO, Luciana de Souza ; KOBASHI, N. Y. ; MOSTAFA, Solange Puntel . Reunião para discutir sobre o Projeto Análisis Teórico-Epistemológico de la Bibliotecología y Estudios de la Información. Unidad en la diversidad: Bibliotecología, Documentación y Ciencia de la Información. 2012.

CAFÉ, Ligia . Participação do Conselho Editorial do livro Fundamentos em Organização da Informação. 2012.

CAFÉ, Ligia . Avaliação de trabalhos para o XIII Enancib. 2012.

CAFÉ, Ligia ; CUNHA, M. V. ; SOUZA, F. C. ; BARROS, Camila Monteiro ; TAGA, Vitor . Presidente de Comissão de Seleção de Bolsa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. 2011.

CAFÉ, Ligia . Avaliação de Trabalho XXiV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. 2011.

CAFÉ, Ligia . Avaliação de trabalho para o I Congresso Brasileiro da ISKO. 2011.

CAFÉ, Ligia . Avaliação de trabalho para o XII ENANCIB. 2011.

CAFÉ, Ligia . Avaliação de Trabalho 3 Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil. 2010.

CAFÉ, Ligia . Avaliação de Comunicação XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). 2010.

CAFÉ, Ligia . Debatedora da Mesa Redonda Estudos de Indexação, descrição de documentos e conteúdos (XI Enancib). 2010.

CAFÉ, Ligia . Debatedora da Mesa Redonda Sistemas de Organização do Conhecimento durante o IV Workshop Internacional em Ciência da Informação. 2010.

CAFÉ, Ligia ; GARRIDO, I. S. . Organização da Informação: uma análise conceitual. 2011. (Relatório de pesquisa).

CAFÉ, Ligia ; GARCIA, D. X. . Representação e Organização da Informação e do Conhecimento: análise conceitual. 2010. (Relatório de pesquisa).

CAFÉ, Ligia ; MENDES, F. . Estudo sobre estrutura definitória para desenvolvimento de ontologias. 2008. (Relatório de pesquisa).

CAFÉ, Ligia ; MENDES, F. . Critérios Lingüísticos adotados em modelos de organização do conhecimentos para fins de recuperação da informação. 2007. (Relatório de pesquisa).

CAFÉ, Ligia . Indexação para Rede de Bibliotecas do Senado Federal. 2004. .

CAFÉ, Ligia . Indexação - Curso de Extensão da UnB. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAFÉ, Ligia . Indexação - Curso de Extensão da UnB. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAFÉ, Ligia . Indexação para a Rede de Bibliotecas do Senado Federal. 2003. .

CAFÉ, Ligia . Indexação e Resumos para o Tribunal de Contas da União. 2003. .

CAFÉ, Ligia . Lexicologia e Lexicografia. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAFÉ, Ligia . Curso Básico do Tecer - Programa para Elaboração de Tesauros em Microcomputador. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAFÉ, Ligia ; MEDEIROS, M. B. B. . Curso de Indexação e Tesauro para o Conselho da Justiça Federal. 1992. .

CAFÉ, Ligia . Indexação e Tesauro para o Supremo Tribunal Federal. 1991. .

CAFÉ, Ligia . Tratamento da Informação. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CAFÉ, Ligia . Elaboração de Tesauros em Microcomputador. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    A letra de música como fonte de informação: aspectos linguísticos e variacionistas como metalinguagem para o tratamento da dimensão emocional no campo da música., Descrição: A música vista como objeto informacional é um tema complexo quando aplicado ao campo da Organização da Informação. Sua multiplicidade de características e a diversidade de suportes em que ela pode ser registrada tornam o estudo deste artefato um verdadeiro desafio. É neste contexto que apresentamos este projeto de pesquisa que foca essencialmente o registro textual das letras de música. O objetivo principal é investigar o comportamento linguístico e variacionista da terminologia adotada em letras de música de língua portuguesa do Brasil como fonte de metalinguagem para o tratamento da dimensão emocional no campo da música. Este objetivo configura esta pesquisa como exploratória e descritiva. Quanto à abordagem do problema, ela se define como um estudo quanti-qualitativo que adota procedimentos metodológicos que a caracterizam como um estudo de caso. Partindo do ponto de vista que as expressões revelam valores e sentimentos sobre os fenômenos culturais e sociais de uma
sociedade, aplicaremos a técnica de inteligência artificial e linguística de corpus, denominada Análise de sentimento, para identificar e categorizar a polaridade emocional dos sintagmas nominais existentes nos corpora selecionados. Posteriormente, examinaremos os sintagmas nominais sob a perspectiva da sua formação morfológica, sintática e semântica assim como em relação às possíveis variações denominativas com o intuito de determinar padrões de formação segundo a polaridade emocional. A finalidade última desta investigação é refletir sobre este objeto informacional tão complexo e contribuir para o avanço das pesquisas no domínio da organização e recuperação da informação que utilizam técnicas de processamento da linguagem natural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ligia Maria Arruda Café - Coordenador / Renato Rocha Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - 2017

    Imagem e som: panorama nacional e internacional das investigações no campo da organização da informação, Descrição: A fotografia histórica e a música, vistas como objetos informacionais, são temas complexos quando aplicados ao campo da Organização da Informação (OI). Este fato nos despertou para a necessidade de investigar e aprofundar os suportes teóricos e metodológicos que embasam a reflexão sobre estes objetos no domínio da OI. Nesse sentido, objetivamos investigar as abordagens teórico-metodológicas adotadas em estudos sobre fotografia histórica e música em nível nacional e internacional no campo da organização da informação. A pesquisa, a ser desenvolvida no período de três anos (2014-2017), se caracteriza como qualitativa e de caráter exploratório-descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos, define-se como uma pesquisa bibliográfica que tem como corpus de análise artigos científicos, trabalhos de eventos e livros que abordem a música e a fotografia histórica dentro da temática da Organização da Informação. O levantamento bibliográfico será realizado em fontes de ampla abrangência nacional e internacional como a base de dados Library and Information Science Abstracts (LISA), os capítulos do Annual Review of Information Science and Technology (ARIST) e os anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). Também serão consultadas fontes específicas sobre a música, como os anais da International Society for Music Information Retrieval Conference (ISMIR) e sobre fotografia/imagem serão investigadas as obras de autores como Manini (2008), Kossoy (2001), Pavão (1997), Tagg (1993), entre outros. O tratamento dos dados será realizado por meio do registro de informações em uma base de dados desenvolvida no software Access. A base será organizada em dois grupos de informações. O primeiro grupo disponibilizará campos para registro de dados bibliográficos. O segundo grupo de informações possibilitará o registro detalhado da temática específica do documento analisado, as principais correntes teóricas que apoiam a discussão e as bases metodológicas empregadas, além de um campo para observações gerais. A partir dessas informações, serão extraídos e analisados os resultados da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ligia Maria Arruda Café - Coordenador / Camila Monteiro de Barros - Integrante / Renata Cardozo Padilha - Integrante / Thayse Hingst - Integrante / Gulherme Goulart Rigetto - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Análise do termo Organização do Conhecimento na literatura científica da área de Ciência da Informação, Descrição: A eficiência da comunicação científica depende da precisão no uso de termos e seus respectivos conceitos. Em Ciência da Informação, verificam-se ambigüidades na aplicação do termo Organização do Conhecimento (OC), cujo conceito ocupa um espaço tão importante no sistema referencial da área. Com o intuito de contribuir para uma reflexão mais apurada sobre a estrutura conceitual deste termo, este projeto objetiva analisar os conceitos desta denominação presente ao longo da história na literatura da área. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e de caráter exploratório-descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos, define-se como uma pesquisa documental que tem como corpus de análise a literatura registrada na área de Ciência da Informação relativa ao tema objeto da pesquisa. Esta pesquisa será desenvolvida no período de três anos (2011 a 2014). Cada ano será dedicado a análise de um tipo de publicação. O levantamento bibliográfico será realizado nas diversas produções científicas da área como periódicos e anais de congresso nacionais e internacionais, teses e dissertações brasileira que abordem o tema OC, utilizando-se dos termos na estratégia de busca: ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO e KNOWLEDGE ORGANIZATION. Para sistematização do material coletado, será constituída uma base de dados utilizando o aplicativo Microsoft Access contendo dois grupos de campos. O primeiro servirá para a identificação formal da fonte consultada. O segundo grupo terá como objetivo registrar os atributos do conceito de OC definido em Bräscher e Café (2010). Após a identificação dos atributos do conceito, serão realizadas análises e sínteses dos resultados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ligia Maria Arruda Café - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2002 - 2004

    Projeto Biblioteca Digital Brasileira - Subprojeto de Estruturação de Arquivos Abertos, Descrição: O programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB) tem por objetivo contribuir para aumentar a presença brasileira de documentos eletrônicos na Internet, tornando de caráter público a produção científica e tecnológica nacional. Entre os seus projetos, encontram-se o Sistema eletrônico de editoração de revistas (SEER) e o Diálogo Científico (DICI), dois sistemas dedicados a publicação eletrônica na Rede. Estes projetos baseiam-se na moderna filosofia criada pela Iniciativa dos Arquivos Abertos (Open Archives Initiative OAI). O aparecimento desta iniciativa no mundo contribuiu para a solução de problemas referentes a interoperabilidade entre provedores de dados, congregando publicações eletrônicas de diversas áreas do saber e otimizando seu acesso. O SEER é uma ferramenta dedicada a automação dos procedimentos de publicação de revistas eletrônicas. Entre os principais interesses desta ferramenta, encontra-se o fato de que, ao final do processo, a publicação estará disponível para coleta automática (harvesting) pelos principais provedores de serviços existentes no mundo, contribuindo para a disponibilização do documento na Rede e facilitando seu acesso. O DICI se constitui em um sistema de publicação eletrônica que permite ao autor receber comentários sobre o seu documento desde o início de sua elaboração. Trata-se de um processamento automático dos mecanismos de discussão entre os pares, tornando o repositório mais dinâmico e eficiente. Uma vez que o pesquisador tenha depositado um documento no sistema, este fica disponível para comentários pelos outros especialistas da área. Estes comentários, por sua vez, podem ser visualizados tanto pelo autor como por qualquer outro usuário do sistema. O processo automático de comentários está estreitamente ligado à outra característica da ferramenta: a geração de versões de um mesmo documento. Uma vez que um documento seja comentado, o autor pode gerar novas versões do mesmo, atualizando a informação e mantendo um históric. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ligia Maria Arruda Café - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 2002 - 2004

    Projeto Biblioteca Digital Brasileira - Subprojeto de Estruturação de Arquivos Abertos, Descrição: O programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB) tem por objetivo contribuir para aumentar a presença brasileira de documentos eletrônicos na Internet, tornando de caráter público a produção científica e tecnológica nacional. Entre os seus projetos, encontram-se o Sistema eletrônico de editoração de revistas (SEER) e o Diálogo Científico (DICI), dois sistemas dedicados a publicação eletrônica na Rede. Estes projetos baseiam-se na moderna filosofia criada pela Iniciativa dos Arquivos Abertos (Open Archives Initiative OAI). O aparecimento desta iniciativa no mundo contribuiu para a solução de problemas referentes a interoperabilidade entre provedores de dados, congregando publicações eletrônicas de diversas áreas do saber e otimizando seu acesso. O SEER é uma ferramenta dedicada a automação dos procedimentos de publicação de revistas eletrônicas. Entre os principais interesses desta ferramenta, encontra-se o fato de que, ao final do processo, a publicação estará disponível para coleta automática (harvesting) pelos principais provedores de serviços existentes no mundo, contribuindo para a disponibilização do documento na Rede e facilitando seu acesso. O DICI se constitui em um sistema de publicação eletrônica que permite ao autor receber comentários sobre o seu documento desde o início de sua elaboração. Trata-se de um processamento automático dos mecanismos de discussão entre os pares, tornando o repositório mais dinâmico e eficiente. Uma vez que o pesquisador tenha depositado um documento no sistema, este fica disponível para comentários pelos outros especialistas da área. Estes comentários, por sua vez, podem ser visualizados tanto pelo autor como por qualquer outro usuário do sistema. O processo automático de comentários está estreitamente ligado à outra característica da ferramenta: a geração de versões de um mesmo documento. Uma vez que um documento seja comentado, o autor pode gerar novas versões do mesmo, atualizando a informação e mantendo um históric. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ligia Maria Arruda Café - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 2002 - 2004

    Projeto Biblioteca Digital Brasileira - Subprojeto de Estruturação de Arquivos Abertos, Descrição: O programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB) tem por objetivo contribuir para aumentar a presença brasileira de documentos eletrônicos na Internet, tornando de caráter público a produção científica e tecnológica nacional. Entre os seus projetos, encontram-se o Sistema eletrônico de editoração de revistas (SEER) e o Diálogo Científico (DICI), dois sistemas dedicados a publicação eletrônica na Rede. Estes projetos baseiam-se na moderna filosofia criada pela Iniciativa dos Arquivos Abertos (Open Archives Initiative OAI). O aparecimento desta iniciativa no mundo contribuiu para a solução de problemas referentes a interoperabilidade entre provedores de dados, congregando publicações eletrônicas de diversas áreas do saber e otimizando seu acesso. O SEER é uma ferramenta dedicada a automação dos procedimentos de publicação de revistas eletrônicas. Entre os principais interesses desta ferramenta, encontra-se o fato de que, ao final do processo, a publicação estará disponível para coleta automática (harvesting) pelos principais provedores de serviços existentes no mundo, contribuindo para a disponibilização do documento na Rede e facilitando seu acesso. O DICI se constitui em um sistema de publicação eletrônica que permite ao autor receber comentários sobre o seu documento desde o início de sua elaboração. Trata-se de um processamento automático dos mecanismos de discussão entre os pares, tornando o repositório mais dinâmico e eficiente. Uma vez que o pesquisador tenha depositado um documento no sistema, este fica disponível para comentários pelos outros especialistas da área. Estes comentários, por sua vez, podem ser visualizados tanto pelo autor como por qualquer outro usuário do sistema. O processo automático de comentários está estreitamente ligado à outra característica da ferramenta: a geração de versões de um mesmo documento. Uma vez que um documento seja comentado, o autor pode gerar novas versões do mesmo, atualizando a informação e mantendo um históric. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ligia Maria Arruda Café - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 2002 - 2004

    Projeto Biblioteca Digital Brasileira - Subprojeto de Estruturação de Arquivos Abertos, Descrição: O programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB) tem por objetivo contribuir para aumentar a presença brasileira de documentos eletrônicos na Internet, tornando de caráter público a produção científica e tecnológica nacional. Entre os seus projetos, encontram-se o Sistema eletrônico de editoração de revistas (SEER) e o Diálogo Científico (DICI), dois sistemas dedicados a publicação eletrônica na Rede. Estes projetos baseiam-se na moderna filosofia criada pela Iniciativa dos Arquivos Abertos (Open Archives Initiative ? OAI). O aparecimento desta iniciativa no mundo contribuiu para a solução de problemas referentes a interoperabilidade entre provedores de dados, congregando publicações eletrônicas de diversas áreas do saber e otimizando seu acesso. O SEER é uma ferramenta dedicada a automação dos procedimentos de publicação de revistas eletrônicas. Entre os principais interesses desta ferramenta, encontra-se o fato de que, ao final do processo, a publicação estará disponível para coleta automática (harvesting) pelos principais provedores de serviços existentes no mundo, contribuindo para a disponibilização do documento na Rede e facilitando seu acesso. O DICI se constitui em um sistema de publicação eletrônica que permite ao autor receber comentários sobre o seu documento desde o início de sua elaboração. Trata-se de um processamento automático dos mecanismos de discussão entre os pares, tornando o repositório mais dinâmico e eficiente. Uma vez que o pesquisador tenha depositado um documento no sistema, este fica disponível para comentários pelos outros especialistas da área. Estes comentários, por sua vez, podem ser visualizados tanto pelo autor como por qualquer outro usuário do sistema. O processo automático de comentários está estreitamente ligado à outra característica da ferramenta: a geração de versões de um mesmo documento. Uma vez que um documento seja comentado, o autor pode gerar novas versões do mesmo, atualizando a informação e mantendo um históric. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ligia Maria Arruda Café - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 2002 - 2004

    Projeto Biblioteca Digital Brasileira - Subprojeto de Estruturação de Arquivos Abertos, Descrição: O programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB) tem por objetivo contribuir para aumentar a presença brasileira de documentos eletrônicos na Internet, tornando de caráter público a produção científica e tecnológica nacional. Entre os seus projetos, encontram-se o Sistema eletrônico de editoração de revistas (SEER) e o Diálogo Científico (DICI), dois sistemas dedicados a publicação eletrônica na Rede. Estes projetos baseiam-se na moderna filosofia criada pela Iniciativa dos Arquivos Abertos (Open Archives Initiative ? OAI). O aparecimento desta iniciativa no mundo contribuiu para a solução de problemas referentes a interoperabilidade entre provedores de dados, congregando publicações eletrônicas de diversas áreas do saber e otimizando seu acesso. O SEER é uma ferramenta dedicada a automação dos procedimentos de publicação de revistas eletrônicas. Entre os principais interesses desta ferramenta, encontra-se o fato de que, ao final do processo, a publicação estará disponível para coleta automática (harvesting) pelos principais provedores de serviços existentes no mundo, contribuindo para a disponibilização do documento na Rede e facilitando seu acesso. O DICI se constitui em um sistema de publicação eletrônica que permite ao autor receber comentários sobre o seu documento desde o início de sua elaboração. Trata-se de um processamento automático dos mecanismos de discussão entre os pares, tornando o repositório mais dinâmico e eficiente. Uma vez que o pesquisador tenha depositado um documento no sistema, este fica disponível para comentários pelos outros especialistas da área. Estes comentários, por sua vez, podem ser visualizados tanto pelo autor como por qualquer outro usuário do sistema. O processo automático de comentários está estreitamente ligado à outra característica da ferramenta: a geração de versões de um mesmo documento. Uma vez que um documento seja comentado, o autor pode gerar novas versões do mesmo, atualizando a informação e mantendo um históric. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ligia Maria Arruda Café - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 2002 - 2004

    Projeto Biblioteca Digital Brasileira - Subprojeto de Estruturação de Arquivos Abertos, Descrição: O programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB) tem por objetivo contribuir para aumentar a presença brasileira de documentos eletrônicos na Internet, tornando de caráter público a produção científica e tecnológica nacional. Entre os seus projetos, encontram-se o Sistema eletrônico de editoração de revistas (SEER) e o Diálogo Científico (DICI), dois sistemas dedicados a publicação eletrônica na Rede. Estes projetos baseiam-se na moderna filosofia criada pela Iniciativa dos Arquivos Abertos (Open Archives Initiative ? OAI). O aparecimento desta iniciativa no mundo contribuiu para a solução de problemas referentes a interoperabilidade entre provedores de dados, congregando publicações eletrônicas de diversas áreas do saber e otimizando seu acesso. O SEER é uma ferramenta dedicada a automação dos procedimentos de publicação de revistas eletrônicas. Entre os principais interesses desta ferramenta, encontra-se o fato de que, ao final do processo, a publicação estará disponível para coleta automática (harvesting) pelos principais provedores de serviços existentes no mundo, contribuindo para a disponibilização do documento na Rede e facilitando seu acesso. O DICI se constitui em um sistema de publicação eletrônica que permite ao autor receber comentários sobre o seu documento desde o início de sua elaboração. Trata-se de um processamento automático dos mecanismos de discussão entre os pares, tornando o repositório mais dinâmico e eficiente. Uma vez que o pesquisador tenha depositado um documento no sistema, este fica disponível para comentários pelos outros especialistas da área. Estes comentários, por sua vez, podem ser visualizados tanto pelo autor como por qualquer outro usuário do sistema. O processo automático de comentários está estreitamente ligado à outra característica da ferramenta: a geração de versões de um mesmo documento. Uma vez que um documento seja comentado, o autor pode gerar novas versões do mesmo, atualizando a informação e mantendo um históric. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ligia Maria Arruda Café - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 2002 - 2004

    Projeto Biblioteca Digital Brasileira - Subprojeto de Estruturação de Arquivos Abertos, Descrição: O programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB) tem por objetivo contribuir para aumentar a presença brasileira de documentos eletrônicos na Internet, tornando de caráter público a produção científica e tecnológica nacional. Entre os seus projetos, encontram-se o Sistema eletrônico de editoração de revistas (SEER) e o Diálogo Científico (DICI), dois sistemas dedicados a publicação eletrônica na Rede. Estes projetos baseiam-se na moderna filosofia criada pela Iniciativa dos Arquivos Abertos (Open Archives Initiative ? OAI). O aparecimento desta iniciativa no mundo contribuiu para a solução de problemas referentes a interoperabilidade entre provedores de dados, congregando publicações eletrônicas de diversas áreas do saber e otimizando seu acesso. O SEER é uma ferramenta dedicada a automação dos procedimentos de publicação de revistas eletrônicas. Entre os principais interesses desta ferramenta, encontra-se o fato de que, ao final do processo, a publicação estará disponível para coleta automática (harvesting) pelos principais provedores de serviços existentes no mundo, contribuindo para a disponibilização do documento na Rede e facilitando seu acesso. O DICI se constitui em um sistema de publicação eletrônica que permite ao autor receber comentários sobre o seu documento desde o início de sua elaboração. Trata-se de um processamento automático dos mecanismos de discussão entre os pares, tornando o repositório mais dinâmico e eficiente. Uma vez que o pesquisador tenha depositado um documento no sistema, este fica disponível para comentários pelos outros especialistas da área. Estes comentários, por sua vez, podem ser visualizados tanto pelo autor como por qualquer outro usuário do sistema. O processo automático de comentários está estreitamente ligado à outra característica da ferramenta: a geração de versões de um mesmo documento. Uma vez que um documento seja comentado, o autor pode gerar novas versões do mesmo, atualizando a informação e mantendo um históric. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ligia Maria Arruda Café - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 2002 - 2004

    Projeto Biblioteca Digital Brasileira - Subprojeto de Estruturação de Arquivos Abertos, Descrição: O programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB) tem por objetivo contribuir para aumentar a presença brasileira de documentos eletrônicos na Internet, tornando de caráter público a produção científica e tecnológica nacional. Entre os seus projetos, encontram-se o Sistema eletrônico de editoração de revistas (SEER) e o Diálogo Científico (DICI), dois sistemas dedicados a publicação eletrônica na Rede. Estes projetos baseiam-se na moderna filosofia criada pela Iniciativa dos Arquivos Abertos (Open Archives Initiative ? OAI). O aparecimento desta iniciativa no mundo contribuiu para a solução de problemas referentes a interoperabilidade entre provedores de dados, congregando publicações eletrônicas de diversas áreas do saber e otimizando seu acesso. O SEER é uma ferramenta dedicada a automação dos procedimentos de publicação de revistas eletrônicas. Entre os principais interesses desta ferramenta, encontra-se o fato de que, ao final do processo, a publicação estará disponível para coleta automática (harvesting) pelos principais provedores de serviços existentes no mundo, contribuindo para a disponibilização do documento na Rede e facilitando seu acesso. O DICI se constitui em um sistema de publicação eletrônica que permite ao autor receber comentários sobre o seu documento desde o início de sua elaboração. Trata-se de um processamento automático dos mecanismos de discussão entre os pares, tornando o repositório mais dinâmico e eficiente. Uma vez que o pesquisador tenha depositado um documento no sistema, este fica disponível para comentários pelos outros especialistas da área. Estes comentários, por sua vez, podem ser visualizados tanto pelo autor como por qualquer outro usuário do sistema. O processo automático de comentários está estreitamente ligado à outra característica da ferramenta: a geração de versões de um mesmo documento. Uma vez que um documento seja comentado, o autor pode gerar novas versões do mesmo, atualizando a informação e mantendo um históric. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ligia Maria Arruda Café - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 2002 - 2004

    Projeto Biblioteca Digital Brasileira - Subprojeto de Estruturação de Arquivos Abertos, Descrição: O programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB) tem por objetivo contribuir para aumentar a presença brasileira de documentos eletrônicos na Internet, tornando de caráter público a produção científica e tecnológica nacional. Entre os seus projetos, encontram-se o Sistema eletrônico de editoração de revistas (SEER) e o Diálogo Científico (DICI), dois sistemas dedicados a publicação eletrônica na Rede. Estes projetos baseiam-se na moderna filosofia criada pela Iniciativa dos Arquivos Abertos (Open Archives Initiative ? OAI). O aparecimento desta iniciativa no mundo contribuiu para a solução de problemas referentes a interoperabilidade entre provedores de dados, congregando publicações eletrônicas de diversas áreas do saber e otimizando seu acesso. O SEER é uma ferramenta dedicada a automação dos procedimentos de publicação de revistas eletrônicas. Entre os principais interesses desta ferramenta, encontra-se o fato de que, ao final do processo, a publicação estará disponível para coleta automática (harvesting) pelos principais provedores de serviços existentes no mundo, contribuindo para a disponibilização do documento na Rede e facilitando seu acesso. O DICI se constitui em um sistema de publicação eletrônica que permite ao autor receber comentários sobre o seu documento desde o início de sua elaboração. Trata-se de um processamento automático dos mecanismos de discussão entre os pares, tornando o repositório mais dinâmico e eficiente. Uma vez que o pesquisador tenha depositado um documento no sistema, este fica disponível para comentários pelos outros especialistas da área. Estes comentários, por sua vez, podem ser visualizados tanto pelo autor como por qualquer outro usuário do sistema. O processo automático de comentários está estreitamente ligado à outra característica da ferramenta: a geração de versões de um mesmo documento. Uma vez que um documento seja comentado, o autor pode gerar novas versões do mesmo, atualizando a informação e mantendo um históric. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ligia Maria Arruda Café - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Nome de Turma - 2016.2 do Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Santa Catarina.

2016

Nome de Turma - 2015.2 do Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Santa Catarina.

2015

Patronesse da turma 2014.2 do Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Santa Catarina.

2013

Patronesse da turma 2013.1 do Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Santa Catarina.

2010

Paraninfa da turma 2010.2 do Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Santa Catarina.

2008

Melhor Trabalho apresentado no Grupo de Pesquisa 2, durante o IX Enancib, Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação.

2006

Paraninfa da turma 2006.1 do Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Santa Catarina.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina. , Campus Universitário Trindade, s/n, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 33319304, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2004 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2005

    Ensino, Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Modelos de representação do conhecimento

  • 07/2004

    Ensino, Curso de Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Indexação, Linguagens documentárias, Análise da Informação, Sistema de Classificação

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Gestão de Bibliotecas Escolares, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Organização da documentação e da informação II: classificação e indexação

  • 04/2013 - 06/2014

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Coordenadora de TCC do curso de Biblioteconomia.

  • 06/2012 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Pós-Graduação.,Cargo ou função, Representante dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu do CED na Câmara de Pós-Graduação da UFSC (Portaria 1412/GR/2012).

  • 03/2009 - 11/2012

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 05/2010 - 07/2010

    Ensino, Gestão de Bibliotecas Escolares, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Organização da documentação e da informaçãoII: classificação e indexação

  • 03/2005 - 03/2009

    Direção e administração, Centro de Ciências da Educação.,Cargo ou função, Subcoordenador do Programa.

1986 - 2004

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnologista, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2001 - 06/2004

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenadora do Laboratório de Tecnologia da Informação.

  • 11/1986 - 06/2004

    Serviços técnicos especializados , Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.,Serviço realizado, Atividades relacionadas a: elaboração de tesauros, construção de software de gerenciamento de tesauros, avaliação de software de automação de bibliotecas, terminologia, glossários,atribuição de ISSN e alimentação do Catálogo Coletivo Publicações Seriadas.

2006 - 2008

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação

Vínculo: LIVRE, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente