Sebastiana Raquel de Sousa

Graduada em Enfermagem na Universidade Estadual do Maranhão em 2012. Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família, pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco em 2013. Especialista em Docência do Ensino Superior, pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano-IESF em 2015.Aprovação no Seletivo Simplificado na disciplina Psiquiatria/psicologa na enfermagem para o curso de enfermagem do CESC-UEMA em 2014. Preceptora de estágio Supervisionado I do curso de Enfermagem do SESC-UEMA em 2015 ( Enfermagem em Psiquiatria 60H e Estratégia Saúde da Família 220h) e em 2018.1 (Estratégia em Saúde da Família 270h) .Preceptora de estágio do curso tecnico de Enfermagem em Saúde Coletiva do Centro Tecnico Nossa Senhora das Graças. Enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas - CAPS- AD em 2016.

Informações coletadas do Lattes em 15/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Docência do Ensino Superior

2013 - 2015

Instituto de Ensino Superior Franciscano
Título: O Ensino Superior no Brasil

Especialização em Saúde Pública e Saúde da Família

2011 - 2013

Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco
Título: PERCEPÇÃO MASCULINA SOBRE A UTILIZAÇÃO DA CAMISINHA NO PLANEJAMENTO FAMILIAR
Orientador: Magnólia de Jesus Sousa Magalhães

Graduação em Enfermagem Bacharelado

2007 - 2012

Universidade Estadual do Maranhão

Formação complementar

2019 -

Programa de Atualização em Feridas e Curativos- Módulo1. (Carga horária: 40h). , Clínica Humanizar, HUMANIZAR, Brasil.

2019 -

Programa de Atualização em Feridas e Curativos- Módulo2. (Carga horária: 8h). , Clínica Humanizar, HUMANIZAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

NETA, M. da C. C. dos S. ; SOUSA, S. R. . I Jornada de Cuidados Intensivos de Caxias-MA. 2011. (Outro).

SOUSA, S. R. ; QUEIROZ, S. M. ; ROSS, J. R. . Campanha Nacional de Combate ao AVC. 2011. (Outro).

SANTOS, D. V. de A ; NETA, M. da C. C. dos S. ; SOUSA, S. R. . I Conferência Intermunicipal de Saúde Mental. 2010. (Outro).

SOUSA, S. R. ; QUEIROZ, S. M. . II Simpósio Multiprofissional em Oncologia de Caxias-MA. 2010. (Outro).

SOUSA, S. R. ; QUEIROZ, S. M. . I Simpósio Multiprofissional em Oncologia de Caxias - MA. 2009. (Outro).

SOUSA, S. R. ; ROSS, J. R. ; QUEIROZ, S. M. . 70ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2009. (Outro).

SOUSA, S. R. ; ROSS, J. R. . II Dia da Saúde ações na Saúde da Mulher. 2008. (Outro).

Participação em eventos

Curso Básico de Libras. 2016. (Outra).

Curso de Gestão em saúde Pública. 2016. (Outra).

I Seminário de Promoção ao Aleitamento Materno. 2015. (Seminário).

Capacitação de Multiplicadores em Diagnóstico e Tratamento das Leishmanioses. 2014. (Oficina).

Fiscal do Processo Eleitoral do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão/COREN,. 2014. (Outra).

I Jornada Multidisciplinar de Interpretação de Exames Laboratoriais. 2014. (Outra).

Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem- CBCENF. 2012. (Congresso).

IV Jornada Multidisciplinar de Biologia e Saúde ( JORBIOS). 2012. (Outra).

Prevenção do Câncer de Pênis: um relato de experiência do PET-Saúde, IV Jornada Multidisciplinar de Biologia e Saúde e VII Mostra Científica do Centro de Estudos Superiores de Caxias / Universidade Estadual do Maranhão.Prevenção do Câncer de Pênis: um relato de experiência do PET-Saúde, IV Jornada Multidisciplinar de Biologia e Saúde e VII Mostra Científica do Centro de Estudos Superiores de Caxias / Universidade Estadual do Maranhão. 2012. (Outra).

Prevenindo o Câncer de Colo de Útero na Mulher Rural: relato de um projeto de extensão, IV Jornada Multidisciplinar de Biologia e Saúde e VII Mostra Científica do Centro de Estudos Superiores de Caxias / Universidade Estadual do Maranhão.Prevenindo o Câncer de Colo de Útero na Mulher Rural: relato de um projeto de extensão, IV Jornada Multidisciplinar de Biologia e Saúde e VII Mostra Científica do Centro de Estudos Superiores de Caxias / Universidade Estadual do Maranhão. 2012. (Outra).

Projeto Meu Bairro Sem Dengue: um relato de experiência, VIII Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem.Projeto Meu Bairro Sem Dengue: um relato de experiência, VIII Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2012. (Outra).

72ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2011. (Outra).

Campanha de vacinação contra Influenza. 2011. (Outra).

Campanha de Vacinação contra Rubéola, Influenza, Pólio. 2011. (Outra).

Capacitação e Campanha de vacinação contra Rubéola, Ingluenza e Pólio. 2011. (Outra).

Curso de Atualização dos Cuidados em Enfermagem Clínica. 2011. (Outra).

Curso de Saúde da Criança. 2011. (Outra).

Curso de Saúde da Mulher. 2011. (Outra).

Curso de UTI. 2011. (Outra).

I Congresso Piauiense de Saúde Pública, Universidade Federal do Piauí. 2011. (Congresso).

I Jornada de Cuidados Intensivos. 2011. (Outra).

I Oficina Científica do Estágio Supervisionado I. 2011. (Oficina).

Relato de experiência: Análise da Prática Administrativa do enfermeiro na Atenção Primária de Saúde, apresentado na I Semana Científica de Estágio Supervisionado I do curso de Enfermagem do CESC/UEMA.Relato de experiência: Análise da Prática Administrativa do enfermeiro na Atenção Primária de Saúde, apresentado na I Semana Científica de Estágio Supervisionado I do curso de Enfermagem do CESC/UEMA. 2011. (Outra).

Semana da Saúde: Promovendo Ações na Saúde do Trabalhador. 2011. (Feira).

VI Feira de Saúde " Saúde em Foco/ Um dia pela Vida Inteira. 2011. (Outra).

71 º Semana Brasileira de Enfermagem 2010 - seção Caxias.participante. 2010. (Outra).

Capacitação e Campanha de Multivacinação contra Rubéola. 2010. (Outra).

Curso em Obstetrícia. 2010. (Outra).

II Curso de Oncologia do Hospital São Marcos. 2010. (Outra).

II Curso de Oncologia do Hospital São Marcos. 2010. (Outra).

II Simpósio Multiprofissional em Oncologia de Caxias-MA. 2010. (Simpósio).

70ª Semana de Enfermagem. 2009. (Outra).

70º Semana Brasileira de Enfermagem 2009 Caxias / MA. 2009. (Outra).

I Simpósio de Trauma e Emergência de Caxias. 2009. (Simpósio).

I Simpósio Multiprofissional em Oncologia de Caxias - MA. 2009. (Simpósio).

69ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2008. (Outra).

II Dia de Saúde da Mulher: Secretaria de Transportes e Limpeza Pública promovendo ações na Saúde da Mulher. 2008. (Outra).

I SemicEnf Seminário de Iniciação Científica em Enfermagem.participante. 2008. (Seminário).

I Jornada Multidisciplinar de Biologia e Saúde e IV Mostra Científica do Cesc - UEMA. congressista. 2006. (Congresso).

II Seminário sobre Meio Ambiente. 2005. (Seminário).

Participação em bancas

SOUSA, S. R.. Relato de Experiência: Análise da prática administrativa do enfermeiro na atenção básica. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.

Produções bibliográficas

  • SOUSA, S. R. ; CHAVES, J. N. ; LEAL, E. M. ; CORREA, A. ; LOPES, K. . Prevenção de Câncer de Pênis: Um relato de experiência do PET-Saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, E. P. A. ; LIRA FILHO, R. ; SILVA, V. B. ; SOUSA, W. S. ; SOUSA, S. R. . Prevenindo o Câncer de Colo de Útero na Mulher Rural: Um Relato de Projeto de Extensão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, S. R. ; SILVA, K. P. ; TRINDADE, A. P. R. ; MATOS, R. L. ; CARVALHO, P. P. . Projeto Meu Bairro Sem Dengue: Um Relato de Experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, S. R. ; SOUSA, W. S. ; SILVA, K. P. ; SANTOS, P. O. ; BELEZA NETO, V. P. D. . Relato de Experiência: Análise da Prática Administrativa do Enfermeiro na Atenção Primária de saúde no Município de Caxias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2018

HOSPITAL GERAL MUNICIPAL GENTIL FILHO

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Voluntariado, Carga horária: 30

Outras informações:
Serviço prestado na unidade hospitalar, no setor de internação de Clínica Médica.

2016 - 2017

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira assistencialista, Carga horária: 20

Outras informações:
Enfermeira nesta instituição, respondendo a questões assistenciais ao paciente que esteja em crise ou não, porém que necessita de cuidados mais complexos. A mesma desempenhou função de Enfermeira por um período de 12 meses nesta instituição, se desligando pelo término do contrato.

2018 - 2018

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Preceptora, Carga horária: 20

Outras informações:
Perceptora de estágio supervisionado I do curso de Enfermagem do CESC-UEMA em 2018 ( Estrategia de Saúde da Família com carga horária de 270 horas).

2015 - 2018

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Perceptor, Carga horária: 20

Outras informações:
Perceptora de estágio supervisionado I do curso de Enfermagem do CESC-UEMA em 2015 (Enfermagem em Psiquiatria com carga horária de 60 horas e Estrategia de Saúde da Família com carga horária de 220 horas).

2015 - 2015

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 20

Outras informações:
Preceptora do Estagio Supervisionado em Psiquiatria CH 60

2014 - 2014

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aprovação em Seletivo Simplficado

Outras informações:
Aprovação em Seletivo Simplficado a disciplina Psiquiatria/Psicologia

2010 - 2012

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: monitora bolsista, Carga horária: 8

2015 - 2015

Centro de Educação Profissional Nossa Senhora das Graças

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Preceptora da disciplina prática de Saúde Coletiva

2014 - 2014

Centro de Educação Profissional Nossa Senhora das Graças

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente da disciplina Assistência Cirúrgica

2014 - 2014

Centro de Educação Profissional Nossa Senhora das Graças

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente da disciplina Aperfeiçoamento em Cuidador do Idoso

Atividades

  • 05/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Cuidador de Idosos, CH 100 ( Curso Cuidador de Idosos)

  • 01/2014 - 03/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Assistência Cirúrgica, CH 70 ( Curso tecnico de Enfermagem)

2013 - 2015

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente contratada temporária pela referida instituição

Atividades

  • 07/2013 - 07/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho, CH 20 ( Curso: Aprendizagem em assistente de Serviços Administrativos), Tecnicas de trabalho de Cuidador de Idoso, CH 100 ( Curso: Cuidador de Idosos), Noções de anatomia e Fisiologia Humana, CH 70 ( Curso: Massagista), Noções de higiene Pessoal e profissional, CH 20 ( Curso: Manicure e pedicure), Noções de Higiene Pessoal e Profissional, CH ( Curso: Cabeleireiro Assistente), Noções de Higiene Pessoal e Profissional, CH ( Curso: Depilador)

2011 - 2011

Exata Cursos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10

Outras informações:
Docente contratada por tempo determinado